ExtJS 4.0

30 respostas
davidbuzatto

Pessoal,

Hoje saiu a versão 4.0 do excelente framework Javascript ExtJS.

Site: http://www.sencha.com/products/extjs/
Novidades: http://www.sencha.com/products/extjs/whats-new-in-ext-js-4/
Exemplos e Demos: http://www.sencha.com/products/extjs/examples/

[]'s

30 Respostas

L

Muito bom

romarcio

Interessante, eu só tinha mexido com JQuery até agora.
Gostei dos exemplos, tem bastante coisa mesmo. Achei legal aquele exemplo web desktop e os grids também.

Adelar

Legal. :smiley:
Nunca usei ExtJS… vou dar uma olhada. Quem sabe substitua o JQuery.

Leozin

Sempre paguei pau pro ExtJS!

A primeira vez que ví foi num Falando em Java, acho que em 2008!

btw, nice news

Muito legal! :smiley:

davidbuzatto

ExtJS para substituir o jQuery eu acho besteira.
A parte dela para manipulação do DOM, Ajax direto (sem usar nos componentes), etc (Ext Core) é mais chata de usar. jQuery é MUITO mais fácil nisso.

O que a ExtJS mata a pau são os componentes de interface gráfica, estruturas de dados, classes utilitárias, etc. Tem muuuuita coisa boa.
O mais legal é que dá p/ usar a jQuery junto, bastando usar o adaptador correto (que é distribuído junto com a ExtJS).

A ferramenta que redesenvolvi no meu mestrado usa ExtJS. Versão 3.1 se não me engano.

Link da ferramenta: http://lia.dc.ufscar.br/cognitorweb

[]'s

E

Alguém saberia citar um pontos fortes e pontos fracos dele? Já ouvi dizer que ele é meio pesado. Porém sempre que vejo essas aplicações simples e showcase não me parece muito pesado…

davidbuzatto

Peso 1 - Tamanho
É pesado se você usar a versão para desenvolvimento e também não minificar o seu código Javascript.
Se usar a versao minificada e usar alguma ferramenta para minificar seu Javascript como o Google Closure Compiler, além de ativar compressão GZIP no seu servidor para arquivos .js, pode ficar tranquilo, pois tamanho não vai ser problema.

Peso 2 - Desempenho
Se vc estiver usando um navegador atualizado, não acredito que a aplicação vá ficar lenta.

[]'s

D

Acho o ExtJs interessante, mais eu não vejo vantagem nele, caso for desenvolver em java. Se for pra escolher entre ele e o GWT eu fico com o GWT, tem praticamente a mesma ideia, criar aplicações RIA, tem até uma versão do Ext Js para GWT, a vantagem nisso é que GWT você desenvolve em java e não javascript.

Como o @davidbuzatto falou, vai depender muito do navegador a questão da performance.

O navegador tem que carregar o javascript e interpretar, feito isso, o javascript gera o html e css, isso fica meio pesado.

Adelar

davidbuzatto:
A parte dela para manipulação do DOM, Ajax direto (sem usar nos componentes), etc (Ext Core) é mais chata de usar. jQuery é MUITO mais fácil nisso.

O que a ExtJS mata a pau são os componentes de interface gráfica, estruturas de dados, classes utilitárias, etc. Tem muuuuita coisa boa.
O mais legal é que dá p/ usar a jQuery junto, bastando usar o adaptador correto (que é distribuído junto com a ExtJS).

A ferramenta que redesenvolvi no meu mestrado usa ExtJS. Versão 3.1 se não me engano.

[]'s

Parece interessante a idéia de usá-las juntas. Vou ver como fica. Valeu :smiley:

Polverini

ele funciona como se fosse um jquery da vida ???

Markus_Alemao

davisnog:
Acho o ExtJs interessante, mais eu não vejo vantagem nele, caso for desenvolver em java. Se for pra escolher entre ele e o GWT eu fico com o GWT, tem praticamente a mesma ideia, criar aplicações RIA, tem até uma versão do Ext Js para GWT, a vantagem nisso é que GWT você desenvolve em java e não javascript.

Como o @davidbuzatto falou, vai depender muito do navegador a questão da performance.

O navegador tem que carregar o javascript e interpretar, feito isso, o javascript gera o html e css, isso fica meio pesado.

Cara na empresa que eu trabalhava foi feito um estudo com a ExtJs para o GWT mas ficou absurdamente pesado/lento com relação ao GWT “normal”,alem do componentes serem muito “componentizados” :smiley: o que tira um pouco da liberdade do programador.Alguem já usou GWT com ExtJs em algum projeto e teve o mesmo problema nessa questão?

Loiane

davidbuzatto:

[]'s

Concordo!

Pra mim Ext é o melhor framework JS do mercado para componentes.
A versão 4 está bem leve, eles fizeram várias otimizações na parte de layout, o que era que gastava mais tempo e era a parte “pesada”. Pra mim agora ficou perfeito!

Usei Ext em um projeto bem grande - pra uma empresa americana de grande porte da área de saúde, onde a rapidez e performance eram algumas das questões chaves, e Ext caiu como uma luva.

Ext não se compara a JQuery, existe um core da biblioteca, mas ainda não é tão bom quanto JQuery para manipulação de DOM.
Você pode comparar Ext com Dojo, YUI, JQuery UI.

Essa versão 4 ficou maravilhosa!

D

@Markus Alemao, realmente a versão do Ext JS pra GWT é bem pesada, mais tem algumas facilidades que eu interessantes.
Apesar de nunca ter usado nenhuma das soluções(GWT, GWT + Ext JS ou Ext JS), usei somente em aplicações protótipos.
Até então só usei o Jquery.

D

Eu discordo quanto ao GXT (gwt com extjs) ser pesado. Temos aplicações rodando internamente com ele e nunca tivemos problema com isso.
Muito pelo contrario, é muito satisfatorio sua performance…
Na minha opinião não tem como comparar GXT com GWT pois são coisas diferentes… Seria igual criar um campo html, e criar um campo usando JSF e comparar qual é o mais rapido… O HTML será muito mais rapido…

Desenvolvo aplicações com ele desde a versão 1 e é notavel a evolução que o framework vem tendo e agora com a versão 3 que está para sair será ainda melhor…;

:slight_smile:

fabiozoroastro

Loiane:

Usei Ext em um projeto bem grande - pra uma empresa americana de grande porte da área de saúde, onde a rapidez e performance eram algumas das questões chaves, e Ext caiu como uma luva.

Loiane, tudo bem?

Só por curiosidade, qual estrutura/arquitetura do backend você utilizou neste projeto? Tem idéia de capacidade de banda dos usuários? Era um sistema intranet?

Valeu.

Até. =)

g4j

Fizemos aqui alguns testes em projeto piloto com o ExtJS. Gostaria de expor alguns pontos que observamos:

1. É pago para desenvolver sistemas comerciais;
  2. Curva de aprendizado bem alta. Demoramos muito tempo para começar a produzir algo útil, sem ficar catando exemplos prontos da internet;
  3. Javascript puro. Sentimos falta de uma IDE que dê suporte decente a javascript, como code completion por exemplo;
  4. Existe um aplicativo chamado Ext Designer para desenvolver GUI. É pago. Testamos por 14 dias e observamos diversos bugs;

[]'s

Adelar

Vocês tentaram com Aptana no Eclipse?

g4j

Adelar:
g4j:

3) Javascript puro. Sentimos falta de uma IDE que dê suporte decente a javascript, como code completion por exemplo;

Vocês tentaram com Aptana no Eclipse?

Adelar,

Valeu pela dica. Vou avaliar.

Loiane

fabiozoroastro:
Loiane:

Loiane, tudo bem?

Só por curiosidade, qual estrutura/arquitetura do backend você utilizou neste projeto? Tem idéia de capacidade de banda dos usuários? Era um sistema intranet?

Valeu.

Até. =)

Utilizamos Java no backend + teradata + oracle portal + um monte de coisas! rs
Foi um projeto para um empresa de planos de saúde dos eua, a maior de lá. Capacidade para aprox. 1k usuários logados simultaneamente. Foi um projeto bem parrudo, com uma super infra.

bgbraga

Vou dar uma olhada na versão 4, mas até então achava o Dojo melhor.
http://www.dojotoolkit.org
http://demos.dojotoolkit.org

O ExtJS era muito pesado e chato de programar.

Loiane

Fizemos aqui alguns testes em projeto piloto com o ExtJS. Gostaria de expor alguns pontos que observamos:

2. Curva de aprendizado bem alta. Demoramos muito tempo para começar a produzir algo útil, sem ficar catando exemplos prontos da internet;
  3. Javascript puro. Sentimos falta de uma IDE que dê suporte decente a javascript, como code completion por exemplo;
  4. Existe um aplicativo chamado Ext Designer para desenvolver GUI. É pago. Testamos por 14 dias e observamos diversos bugs;

[]'s

Sim, é pago, mas a licença é consideravelmente barato para um empresa. Vale o custo benefício.

Eu achei a curva do Ext mt curta, com 15 dias vc já fica master na biblioteca. Se vc sabe OO, então com uns 3 dias estudando Ext vc aprende boa parte da API.

Eu uso o aptana + eclipse para desenvolver com ext. O code completion funciona perfeitamente. - tem um post no meu blog ensinando o passo a passo para instalar e usar tb. :slight_smile:

O Ext designer não recomendo para desenvolver, apenas para prototipar. A ferramenta ainda está bem crua e cheia de bugs mesmo.

Loiane

Aproveitando o tópico (vou fazer um merchan! rs :smiley: ), pra quem não conhece Ext, fiz um post reunindo alguns links principais para aprender: http://www.loiane.com/2011/01/como-aprender-ext-js/

Em breve também lançarei um livro sobre a versão 4 - já está a caminho! :slight_smile:

Grinvon

Não, ele é um framework feito em Javascript para camada de apresentação. Mas o seu propósito não é ser um lib auxiliar para outros frameworks. Ele cria widgets para camada visual.

Grinvon

Na época que estava me dedicando mais à RIA, vi um pouco de ExtJS, Flex e outras tecnologias, mas acabei optando por Flex por ser de um vendor maior e ter uma comunidade maior. Porém, hoje em dia, não sei se escolheria o Flex agora para uma app pessoal ou comercial, talvez o próprio ExtJS possa ser mais interessante por não depender de “requerimentos”, mas enfim, ambos são dois grandes projetos.

g4j

Loiane:

[]'s

Sim, é pago, mas a licença é consideravelmente barato para um empresa. Vale o custo benefício.

Eu achei a curva do Ext mt curta, com 15 dias vc já fica master na biblioteca. Se vc sabe OO, então com uns 3 dias estudando Ext vc aprende boa parte da API.

Eu uso o aptana + eclipse para desenvolver com ext. O code completion funciona perfeitamente. - tem um post no meu blog ensinando o passo a passo para instalar e usar tb. :slight_smile:

O Ext designer não recomendo para desenvolver, apenas para prototipar. A ferramenta ainda está bem crua e cheia de bugs mesmo.

Oi Loiane,

Interessante, lendo tua resposta acredito que talvez a nossa curva de aprendizado foi ruim por causa do Ext Designer e a falta de um plugin legal pra javascript (baixei ontem o aptana e realmente ele é ótimo).

Acredito que a idéia de usar o ExtDesigner seja boa, mas a maneira de desenvolver é diferente. A maioria dos exemplos que têm no site do Ext são bem diferentes do formato que o ExtDesigner propõe e fica difícil ganhar produtividade.

Ah, parabéns pelo blog (já o tinha visitado anteriormente) e boa sorte com o livro!

fredferrao

Ja que o tópico é sobre RIA, alguem aqui ja viu ou trabalhou com o Cappuccino? http://cappuccino.org/

O que acham dele?

fabiozoroastro

Loiane:

Utilizamos Java no backend + teradata + oracle portal + um monte de coisas! rs
Foi um projeto para um empresa de planos de saúde dos eua, a maior de lá. Capacidade para aprox. 1k usuários logados simultaneamente. Foi um projeto bem parrudo, com uma super infra.

Obrigado pela informação. =)

bombbr

ExtJS THE BEST!!!

Loiane

g4j:
Loiane:

[]'s

Oi Loiane,

Interessante, lendo tua resposta acredito que talvez a nossa curva de aprendizado foi ruim por causa do Ext Designer e a falta de um plugin legal pra javascript (baixei ontem o aptana e realmente ele é ótimo).

Acredito que a idéia de usar o ExtDesigner seja boa, mas a maneira de desenvolver é diferente. A maioria dos exemplos que têm no site do Ext são bem diferentes do formato que o ExtDesigner propõe e fica difícil ganhar produtividade.

Ah, parabéns pelo blog (já o tinha visitado anteriormente) e boa sorte com o livro!

Obrigada! :slight_smile:

A questão do Ext é que ele gera um código só para toda a aplicação. Isso dificulta bastante na hora de dar manutenção depois. O melhor seria separar tudo em arquivos diferentes, assim como organizamos cada classe em java em um arquivo separado.
Agora na versão 4 eles adotaram o padrão MVC como boas práticas. Estou na expectativa de que melhorem o código gerado pelo Ext Designer tb para essa padrão em uma versão futura.

Estou começando a trabalhar com Flex agora também. Não sou muito a favor de flash, mas estou dando uma chance! :slight_smile:
Vi que o flex tem várias coisas legais e a performance tb é mt boa, comparado a outros frameworks JS.

Kanin_Dragon

Jovem,
Irei avaliar a respeito e assim que possível posto a minha opinião.

abs,

Criado 27 de abril de 2011
Ultima resposta 29 de abr. de 2011
Respostas 30
Participantes 18