End Of Life for JUDE/Community
We would like to promote discontinuation of downloading for JUDE/Community on December 31st, 2009. Please use our new edition, astah* community after 2010.
Fim do JUDE Community
52 Respostas

Calma gente. Eles apenas mudaram o nome da ferramenta, principalmente devido ao fato de o nome antigo (JUDE) ser associado, na alemanha, com JUDEU.
Muda nome da ferramenta, muda site, muda tudo. Mas a versão community continua lá. Agora, ao invés de Jude, é Astah*
Calma gente. Eles apenas mudaram o nome da ferramenta, principalmente devido ao fato de o nome antigo (JUDE) ser associado, na alemanha, com JUDEU.Muda nome da ferramenta, muda site, muda tudo. Mas a versão community continua lá. Agora, ao invés de Jude, é Astah*
Astah tem a versão Community como JUDE, limitado como JUDE tambem.
Parece que tem um prazo de uso da versão Community ou estou enganado?
Mas parece que os tempos não são bons para vendedores de ferramental UML:
http://bit.ly/5pcwj3
Seria isto um reflexo de todo aquele aparato Agile onde o UML não é tachado como um deus, mas sim como uma ferramenta complementar sem aquelas interações mirabolantes que fazem no UML ?
O JUDE sempre foi “meia-boca”. Feio e pouco funcional, apesar de free… não posso “cuspir no prato que (de vez em quando) comi”. Mas, qualquer outra ferramenta UML é melhor que ele…
Seria muito bom se existissem boas opções Open Source para modelagem UML… penso que parte da não-adoção da UML nas empresas se deve ao fato de as boas ferramentas serem incompletas e caras…
Vamos ver como será daqui pra frente…
concordo como pcassiano a respeito de ser meia-boca a ferramenta. Eu uso o ArgoUML e na epoca da faculdade cheguei a usar o JUDE, porem se a ferramenta deixa de existir hj, nao faria falta pelo menos no meu caso usando a versao community.
Discordo. O JUDE é, na minha opinião, a segunda menos pior ferramenta UML, perdendo só pro Violet UML. Mas eu, se for usar UML (o que é raro, só quando me obrigam mesmo), fico naquela mentalidade de usar a ferramenta só pracomunicação com quem quer porque quer usar. Então StarUML e VisualParadigm eu acho MUITO ruim. Violet além de ser simples, é muito bonita, construída em Java (1 jarzinho e pronto) e muito leve.
Pela estatísica se vê que realmente as pessoas querem uma solução open source.
O StraUML cresceu em 3200% na busca (Eita!). Atualmente utilizo ele, porém enfrento uns bugs bem feios (Não sei se é porque estou usando o Win7 e Java 1.6.0_05. Mas a ferramenta é boa de usar.
Eu já acho UML indispensável no desenvolvimento de Software. Não o faço sem, nem em nome da agilidade agressiva.
só para constar o link, para quem quiser baixar novas versões do antigo JUDE, agora ASTAH(sendo a mesma coisa)
http://astah.change-vision.com/en/product/astah-community.html
O StarUML é bom, suporta um modelo mais gerenciável e tal, mas tá abandonado. Uma pena. O Argo, pelo que eu sei também parou no tempo, ainda está em UML 1.x (muito pior que 2). O Jude tem uma qualidade dos gráficos boa pra imprimir (sem aqueles degradês que estão na moda), mas é mais uma ferramenta de “desenho” de UML do que de modelagem. Ficar só desenhando figurinhas é muito difícil pra quem pretende usar UML em projetos, a ferramenta tem que suportar modelos, alguma rastreabilidade, etc. Não dá pra fazer um uso continuado dessas ferramentas que só suportam arrastar as figurinhas. E essas deficiências continuam até em implementações mais jovens, como o módulo do Netbeans, por exemplo…
…astah…
“Astah” lembra a palavra japonesa “ashita” ( 明日 ) - amanhã em português.
…astah…“Astah” lembra a palavra japonesa “ashita” ( 明日 ) - amanhã em português.
Parece mesmo. E no Japão se usava muito o JUDE.
Eu não consigo entender aqueles que, em nome de uma suposta “agilidade agressiva”, deixam de modelar seus sistemas… penso que é muito mais fácil, até para codificar mais rapidamente, ter tudo modelado… :roll:
Isso infelizmente é verdade… insisto que a realidade seria outra se tivessemos melhores ferramentas… 
Isso infelizmente é verdade… insisto que a realidade seria outra se tivessemos melhores ferramentas…
Acho que o principal problema do UML é essa carência de ferramentas que trabalhem junto ao código. É improdutivo e cheio de retrabalho fazer tudo em figurinhas e depois fazer de novo no código. No começo, ajuda a entender o processo, mas no dia a dia o diagrama tende a ficar defasado em relação ao código-fonte.
O Jude (agora Astah) Community particularmente acho a melhor das gratuitas, mas mesmo assim é fraco. Comerciais, gosto do Enterprise Architect e do Together (Borland). Eles sincronizam com o código e você ganha agilidade.
Não conheço o Violet UML. Utilizei o Argo UML um tempo e substituí pelo Jude porque achei melhor. Hoje consegui convencer a diretoria a comprar o EA e rodar ele através do Wine.
Jude e maneiro!
Na verdade, o JUDE foi feito por uma empresa japonesa. Provavelmente daí o nome.
Parece que o Poseidon está crescendo bastante, a versão community dele é bem completo. Está na versão 8.1 (beta)
Quanto à ferramenta que integra com código realmente faz falta. Mas mesmo se não o tiver, penso que UML é um meio eficaz para documentar o software, com diversas diagramas.
:roll:
Eu não consigo entender aqueles que, em nome de uma suposta “agilidade agressiva”, deixam de modelar seus sistemas… penso que é muito mais fácil, até para codificar mais rapidamente, ter tudo modelado… :roll:
Realmente, a documentação é uma segurança para a fábrica de software, pois quanto tudo é documentado, facilita-se muito a manutenção e a integração de novos componentes na equipe.
Quase todos os softwares que produzo sempre uso recursos da UML, ou um DER para o BD, essas coisas…
Agora, acho tmbém u JUDE bonzinho, já usei o ArgoUML, o RationalRose, o Enterprise Architecture, o Visual Paradigma, etc…, e até hoje não achei uma ferramenta BOA mesmo…, igual, eu uso muito o Enterprise Architecture e ele dá pau d mais…
uma boa ferramenta também é o ModelMaker, mas acho que só serve para a linguagem pascal/Delphi
abraço!
O JUDE sempre foi “meia-boca”. Feio e pouco funcional, apesar de free… não posso “cuspir no prato que (de vez em quando) comi”. Mas, qualquer outra ferramenta UML é melhor que ele…
Nah, o Posseidon sempre foi pior que o JUDE

Depois da primeira vez que usei o EnterpriseArchitect, nunca mais abri nem o Jude e nem o Poseidon.
Aliás, curioso que o declínio de UML é bem próximo do declínico de RUP, e inversamente proporcional a ascenção de Scrum.
http://www.google.com/insights/search/#q=rup&cmpt=q
http://www.google.com/insights/search/#q=scrum&cmpt=q
As poucas vezes que fui obrigado usar UML eu usei o EA, não tem como comparar com essas ferramentes gratuitas.
Quem deve ter uma boa opinião sobre essas ferramentas é o Yoshima, afinal ele usa bastante nos cursos dele e deve ter avaliado algumas ao decorrer dos anos.
[]s
Depois da primeira vez que usei o EnterpriseArchitect, nunca mais abri nem o Jude e nem o Poseidon.Aliás, curioso que o declínio de UML é bem próximo do declínico de RUP, e inversamente proporcional a ascenção de Scrum.
http://www.google.com/insights/search/#q=rup&cmpt=q
http://www.google.com/insights/search/#q=scrum&cmpt=q
Rafael, qualquer coisa que se torna Mainstream há declínio nas buscas… Pode fazer um teste com Java, Extreme Programming e qualquer outra coisa que você vai ver o mesmo padrão… Eu tenho visto bastante que o nível das buscas é o nível de curiosidade das pessoas e não ha qualquer relação com o uso da tecnologia e a sua inovação…
Com relação a custo benefício nenhuma bate o EA.
Jude: ruim
Poseidon: pesado
Ferramentas da IBM: caras
Abraços…
Com relação a custo benefício nenhuma bate o EA.Jude: ruim
Poseidon: pesado
Ferramentas da IBM: carasAbraços…
Se as ferramentas da IBM fosse o mesmo preço da EA, voce ainda continuaria com EA ou partiria para IBM? Já ouvi dizer que as ferramentas da IBM não é lá essas coisas.
Duas ou três versões atrás o Rose era uma porcaria… usei por imposição da empresa em que estava alocado, pois se pudesse escolher, escolheria o EA… Não sei como estão as ferramentas da IBM hoje…
Também senti isso. Não tenho nada contra (boas) ferramentas comerciais; só gostaria de ver (boas) opções Open Source…
Já imaginou uma boa opção de ferramenta UML com o look’n’feel nativo do Gnome ou mesmo do Windows? “Sonho meu…” :roll:
Eu baixei o jude community ( agora astah ) estes dias. Não foi só o nome que mudou. A maioria dos recursos de exportação, geração de código, foi retirado. Ficando disponível apenas na versão PRO. 
Sim, e as imagens que você exporta aparecem uma marca d’água, “astah community”. 
Sim, e as imagens que você exporta aparecem uma marca d’água, “astah community”.
Ruim é entregar isso ao cliente.
O Rose é uma ferramenta que deveria ser descontinuada em 2003… Ela não é UML 2.0, é ruim de lidar, é ruim para SCM, é pesada e etc… Dou um desconto pois o Rose é uma ferramenta de quase 20 anos…
O Rose é uma ferramenta que deveria ser descontinuada em 2003… Ela não é UML 2.0, é ruim de lidar, é ruim para SCM, é pesada e etc… Dou um desconto pois o Rose é uma ferramenta de quase 20 anos…
Em 2006 eu usava o Rose num computador Dual Core, com 2 gigas de Ram e o negócio era muito lento. Fico imaginando como o pessoal conseguia usar o Rose com maquinas mais antigas…
Se as ferramentas da IBM fosse o mesmo preço da EA, voce ainda continuaria com EA ou partiria para IBM? Já ouvi dizer que as ferramentas da IBM não é lá essas coisas.
É uma questão de filosofia do produto. A IBM (ao menos no seu posicionamento com o Rhapsody, RSA, RSM) ainda vê a UML como BluePrints ou como Programming Language. UML as Sketch não é muito explorado pelos tool vendors de UML por razões óbvias, mas é uma miopia estúpida. Já o EA é uma ferramenta que depois que você se acostuma com ela fica fácil diagramar como rascunho, além da ferramenta ser bastante barata. UML não é o aspecto mais importante em nenhum projeto. Não há razão para gastar dinheiro com ferramentas caras de UML.
FYI:
As da IBM são pesadíssimas. Utilizam como base o eclipse, e vc não consegue usar um eclipse que esteja em sua máquina (embora o instalador dessa suíte ofereça essa opção).
Parece até uma conspiração, até o plugin UML do NetBeans que era muito bom tiraram…
Estou precisando da ferramenta Astah para fazer um projeto da faculdade. Como faço pra baixar, qual a melhor maneira de baixar a ferramenta?
agradeço,
Paulo Adriano
Estou precisando da ferramenta Astah para fazer um projeto da faculdade. Como faço pra baixar, qual a melhor maneira de baixar a ferramenta?agradeço,
Paulo Adriano
Site da ferramenta?? http://astah.change-vision.com/en/product/astah-community.html
Bom dia!
Fico imaginando entao como será a da microsoft que custa $25k tentei baixar a versão beta mas tava separado em 10 arquivos de 700MB cada no total de 7GB, acho que é Microsoft Visual Team 2010 ou coisa parecida, tentei usar na época da facul StarUml, ArgoUml mas acabei fazendo os diagramas com o Jude mesmo, cumpriu com o esperado.
Att.
Bom dia!Fico imaginando entao como será a da microsoft que custa $25k tentei baixar a versão beta mas tava separado em 10 arquivos de 700MB cada no total de 7GB, acho que é Microsoft Visual Team 2010 ou coisa parecida, tentei usar na época da facul StarUml, ArgoUml mas acabei fazendo os diagramas com o Jude mesmo, cumpriu com o esperado.
Att.
O Visual Team vem com outras ferramentas incluídas e é muito mais abrangente.
Como alternativa comercial ao Astah, existe a própria versão Professional dele, o Together da Microfocus (ex-Borland) e o Enterprise Architect, todos bem mais completos.
O Together nós adquirimos por 1500 reais, parcelado em 3 meses.
Olá pessoal!
alguém conhece uma ferramenta boa, free, que importe código java e gere os diagramas de classe?
O jude fazia isso tão bem… tenho uma versão antiga do jude aqui, mas ela não é para Java superior ao 4, se perde com genéricos. Não achei uma mais recente para baixar, só o astah mas esta versão não tem tal recurso para importação de código e geração dos diagramas… a menos que esteja cega… não encontrei no site do jude a versão do jude community para baixar, aquela boa com vários recursos disponíveis.
Obrigada.
Realmente perdemos uma ótima ferramenta antes free e agora paga.
Mas sabem da origem do Nome: ASTAH…?
“ASTAH” la vista baby!!!
Não resistir pessoal, me perdoe.
[]'s.
Na boa… tudo que é open source tende a acabar… ninguém trabalha de graça… a não ser que apareça algo super hiper mega revolucionário que mate o capitalismo…
"Parece até uma conspiração, até o plugin UML do NetBeans que era muito bom tiraram… "
ainda tem como adicionar o módulo no netbeans…
Outra que eu não consigo entender é o seguinte. Netbeans tinha uma ótima ferramenta para isso, e derepente ela me aparece toda bugada.
"Parece até uma conspiração, até o plugin UML do NetBeans que era muito bom tiraram… "ainda tem como adicionar o módulo no netbeans…
Mas está horrendamente bugado.
E na verdade ele foi migrado para o jdeveloper.
http://wiki.netbeans.org/UMLSupport
http://wiki.netbeans.org/UMLSupport
Não foi migrado, o JDeveloper sempre teve o suporte. O link recomenda quem interessar que use ele porque ele já possui, assim como a outra ferramenta.
E antes que algum profeta do caos chame todo mundo pra correr pras montanhas, o plugin era mantido pela comunidade na época da Sun e não foi a “malvada” Oracle que descontinuou.
De qualquer forma, outro grupo de desenvolvedores estão tocando o projeto:
http://netbeans.org/community/news/show/1492.html
inclusive o Michel Graciano, já conhecido pela turma.
http://wiki.netbeans.org/UMLSupportNão foi migrado, o JDeveloper sempre teve o suporte. O link recomenda quem interessar que use ele porque ele já possui, assim como a outra ferramenta.
E antes que algum profeta do caos chame todo mundo pra correr pras montanhas, o plugin era mantido pela comunidade na época da Sun e não foi a “malvada” Oracle que descontinuou.
De qualquer forma, outro grupo de desenvolvedores estão tocando o projeto:
http://netbeans.org/community/news/show/1492.htmlinclusive o Michel Graciano, já conhecido pela turma.
Ótima notícia…

Como sou um analista das antigas, saudosista e para facilitar a vida de vocês, disponibilizei o link para download do Jude Community versão 5.2.1 (sem marca d’água).
Abraços a todos.
Preciso muito criar em mim a cultura de modelagem, (apesar de já ter feito isso) nunca consegui começar espontaneamente um sistema tendo a modelagem em primeiro passo!
Alguém tem uma boa leitura pra despertar isso em mim!
Nunca gostei do Jude, sempre ahei fraco como ferramenta de modelagem UML.