A fundação Mozilla liberou a quinta e última versão testes do navegador Firefox 3.
O novo programa corrige 755 problemas (ou ‘bugs’) das versões anteriores, e promete uma visualização mais rápida das páginas da internet.
Estou usando aqui o Firefox 3 beta 5 e ele está INCRIVELMENTE INCRÍVEL.
Muito rápido, estável, e usando pouquíssima memória.
O que os desenvolvedores do firefox fizeram eu não sei, mas que deu certo isso deu!
Guitar_Men
Fazendo o “dulong”
S
Schuenemann
marcelomartins:
Estou usando aqui o Firefox 3 beta 5 e ele está INCRIVELMENTE INCRÍVEL.
Muito rápido, estável, e usando pouquíssima memória.
O que os desenvolvedores do firefox fizeram eu não sei, mas que deu certo isso deu!
Nossa! Tá tão melhor assim que o beta 4? Tô baixando agora.
Luiz_Aguiar
Em casa pelo menos o Firefox ainda ta comendo poeira pro Safari, mas ta bem melhor em relação ao 2.
otaviofcs
você diz pro safari novo? É legal? Vi muita gente elogiando, mas tenho meus receios quanto à apple. uso o safari só no touch, e mesmo assim porque não tem ff pra ele. Dá muito bug de javascript (apesar de imaginar que a versão do touch é mais light/incompleta).
vou testar o ff3 porque já vi muitos elogios (principalmente em uso de memória, grande parte graças a desalocação dinâmica de memórias das tabs).
Avelino
Instalei o FF3 no meu Archlinux. Muito bom e muito rápido.
Só há um problema: toda a vez que o abro, ele vem com a opção “offline” marcada.
Esse “detalhe” também acontece no Windows, Mac ou em outra distribuição Linux?
Abraços.
G
giulianocosta
Baixei aqui e parece mais rápido mesmo que o FF2, mas ele perde em velocidade para o último Safari.
Com relação ao Safari eu notei alguns bugs:
No Gmail, em algum momento o título da janela fica estático e o Gmail não consegue mais mudá-lo. Só dando um refresh em toda tela.
E o outro foi que num determinado momento, quando eu aperto botão do meio do mouse pra abrir um link em outra Tab, ele abre essa nova tab atrás da que eu estou atualmente.
No mais achei-o muito rápido, principalmente no Gmail. Nota-se que a execução do javascript nele é bem mais rápida que nos outros.
marcelomartins
Gostaria de saber exatamente o que é melhor no Safari do que no Firefox. Já ouvi um monte de gente dizendo que o Safari é melhor que o Firefox, mas incrivelmente ninguém disse exatamente o que é melhor e porque é melhor. Só ficam repedindo: Safari é melhor, Safari é melhor…
Até dá pra entender que esse foi o motivo que levou muita gente a comprar um iPod e agora tão usando a mesma estratégia com o Safari.
É mais rápido? Ocupa menos memória? Posso carregar 10 vídeos do Youtube nele ao mesmo tempo que ele não fica pesado?
Compra um N810 que tem uma versão completa do Gecko, roda qualquer javascript e inclusive flash e tem 0,6 polegadas a mais de tela
louds
O firefox tem ainda muita coisa que precisa ser otimizado, principalmente nas bibliotecas de baixo nível que usa. Cairo e pixman ainda são um dos maiores gargalos. Ou seja, o firefox 4 vai ser ainda mais veloz, já que a maioria das otimizações nessas duas libs não irá entrar.
Luiz_Aguiar
Gostaria de saber exatamente o que é melhor no Safari do que no Firefox.
Falo pelo meu uso diário apenas… o que percebi no Safari.
start-up mais rápido (pra mim não importa muito, mas sempre usam isso pra falar que algo é melhor rs).
consome menos memória.
renderiza paginas mais rápido.
melhor integração ao OS (10.5.2)
NUNCA travou (sim o FF tanto o 2 como o 3 beta já morreram algumas vezes)
o resumo de download no FF é horrível, nunca funcionou direito.
De resto os dois são praticamente iguais pra mim, apenas 1 plugin ainda não achei um substituto no safari/mac, o resto não uso ou não me faz falta alguma, não uso aquele monte de plugin pra fazer café e arrumar o quarto rs
Só isso.
Luca
Olá
Luiz Aguiar:
- NUNCA travou (sim o FF tanto o 2 como o 3 beta já morreram algumas vezes)
Quanto aos travamentos concordo, mas quanto ao complemento DownThemAll discordo completamente. Nunca me deixou na mão.
O FF 3.0 ainda não reconhece todos os complementos que uso. Aliás, reconhece só a minoria. Ainda não confirmei se a versão Beta 5 corrigou a falha dos favoritos.
[]s
Luca
G
giulianocosta
Outra coisa… Nao sei se é impressão minha mas parece que o Safari ocupa bem menos memória que o FF. Neste momento estou com 5 abas abertas no FF3 e ele ta me comendo 140MB de memória. Enquanto que o Safari esta com as mesmas abas abertas e ta consumindo 78MB. Quase a metade do FF3.
Luiz_Aguiar
Luca:
Quanto aos travamentos concordo, mas quanto ao complemento DownThemAll discordo completamente. Nunca me deixou na mão.
O FF 3.0 ainda não reconhece todos os complementos que uso. Aliás, reconhece só a minoria. Ainda não confirmei se a versão Beta 5 corrigou a falha dos favoritos.
Oi Luca, já usei bastante esse plugin tbm, na época funcionava direitinho, um ou outro probleminha mas de maneira geral era muito satisfatório.
Me referi ao recurso do próprio navegador, faço poucos download grandes (+ de 500Mb) via browser, nem uso plugin nenhum pra isso, ai quando preciso dos recursos do próprio navegardor, o FF deixa muito mesmo a desejar nisso.
Realmente o consumo de memória do FF é uma vergonha internacional.
Outro dia eu peguei meu FF consumindo 600MB na maior cara de pau! Espero que na versão final, alguma coisa seja feita.
D
djemacao
Show de bola. Eu to usando a 24 horas sem reiniciar a máquina, no RWindows, esse novo firefox. O Firefox 2 era um insulto. Se deixasse algumas horas a memória ia pulando, sozinha :shock: .
Esse não, estável pra caramba. Nossa, essa equipe é realmente bacana.
Ele está renderizando as páginas mais rapidamente. Não li os outros posts, mas acho que vocês devem ter percebido.
Abraços
S
Schuenemann
Estou usando o beta 5 e realmente está bem mais rápido.
Queria testar o Safari, mas não tem versão pra Linux… =/
Luiz Aguiar:
melhor integração ao OS (10.5.2)
O que tem nessa integração?
Qual o problema de usar um extensão pra isso? Tem gente que não precisa de resumo de download.
Quais dessas funcionalidades/plugins ele tem? Eu uso bastante essas extensões no Fx.
Greasemonkey.
Alterar CSS/HTML das páginas.
RIP (remover conteúdo indesejado das páginas).
Bloqueio de flash, javascript (seletivamente - ex: scripts que redimensionam a janela), etc.
Firebug, webdeveloper.
Tirar screenshots das páginas (parece besteira, mas quando a página é longa…).
RodyBr
O beta 5 já está bem melhor que o beta anterior.
E pelo menos atenderam as reclamações dos usuários sobre o ícone Home e os Favoritos (principalmente para organizar os links).
Foxlol
Vish tá rapido pra caramba.
Dá pra sentir bem a diferença.
Curti
marcosbrandao
A diferença entre o dois e o beta 3.5 na velocidade é gritante.
Ainda não testei o consumo de memória a longo prazo. Mas a curto prazo a diferença não é tão grande. Pelo menos não aqui na minha máquina.
Só que não reconheceu nenhum dos plug-ins que uso
F
fernandoeick
Baixando… Vamos verificar as tão comentadas melhorias
Agora o FF usa componentes nativos pra renderizar campos de formulario, botoes, etc. Mesmo assim, o chrome (tudo que tah fora da area de navegacao em si) ainda continua parcialmente emulado (soh ver que a janela nao clareia quando perde o foco, como todas as outras no Cocoa)
andrerios
Ja testei a versao Beta anterior a essa, mas nao uso ele de vez pelo mesmo motivo alguem sabe se na versao final os plugins ja estarao disponiveis sem ter q fazer gambiarras?
Eu tenho utilizado todos os betas e esse é o melhor, mais ainda tem problemas. O Firefox é uma porcaria mas ainda assim é IMHO o melhor browser. O Safari, mesmo mais recente, não me convence. A renderização dele é estranha demais.
S
Schuenemann
boaglio:
Schuenemann:
Queria testar o Safari, mas não tem versão pra Linux… =/
Eu gosto do Konqueror como browser de arquivos, mas acho uma droga como browser Web.
erickcellani
Bom, é válido tbm verificar a qtd de plugin que vc usa!
Já vi mta gente reclamando disso, mas quando vai dar uma olhada no complemento, tem mais plugin que browser!! hehe…
Meu FF 2 ta com 9 abas abertas, consumindo 58MB e não estou mto interessado em me arriscar em uma versão beta…
maior_abandonado
alguem ai tb usa o opera???
eu to aki com a versão 9.26, ao que euja lino passadoo opera era o mais rapido… e to vendo o povo ai falandodo safari…
alguem ai ja comparo os 2??
jmoreira
Tenho somente 3 plugins instalados, sendo que destes, somente pode ser considerado “pesado” o Firebug. Percebe-se claramente que o FF2 tem um consumo de memória alto. Fazendo o TestDriver do FF3, percebe-se que está bem melhor. O teste que fiz foi: mais ou menos 20 abas abertas ao mesmo tempo, sendo destas estavam inclusos sites considerados pesados tais como: globo.com, youtube, gmail, podcat’s etc. A resposta foi bem interessante, onde o consumo de memória não passou de 150MB. Até o momento o FF3 não morreu nenhuma vez, ao contrário do FF2 que, vira e mexe ele se “suicida”.
gui_sv
Realmente muito bom e rapido … coloquei uns add-ons dahora… chama geotool … ele adiciona uma bandeirinha no browser pra indicar a localidade do site … dai vc clica ele abre um google maps localizando onde o site esta hospedado …
bem loco …
Eduardo_Bregaida
Show de bola
cv1
Putz, ta pessimo aqui. Nao sei se eh alguma extensao que ainda ta muito fuleira, mas o FF3b5 ta caindo de hora em hora. Ai aparece o Crash Reporter, e quando eu mando ele enviar as informacoes sobre o problema pra galera do FF, o Crash Reporter cai tambem. Ugh.
giu
Mas se o FF que é melhor deles, vc considera uma ‘porcaria’, qual seria bom? :roll:
juliocxa
Macario
Estou usando o FF2 e estou muito satisfeito usava o IE7 nuss o FF é muito + rapido esperarei a versão final sair ae baixo.