Firefox apresenta nova vulnerabilidade

42 respostas
danieldestro

WNEWS (http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=7565)

São Paulo, 13 de março de 2007 ? O navegador Firefox - versão 2.0.0.2 - apresenta múltiplas vulnerabilidades ocasionadas por um erro de validação de código, que ocorre no momento da entrada de dados a partir de um site. Tais brechas podem ser exploradas remotamente por um cracker para diversos tipos de ataques.

A brecha pode ser usada em sites maliciosos, fazendo com que o browser deixe de responder a partir do momento em que a vítima visite a página infectada.

Além disso, a vulnerabilidade permite que o cracker drible outras restrições de segurança do navegador e utilize cookies (pacote de dados trocados entre o browser e o servidor de sites) modificados em domínios diferentes, alterando o caminho de um ?document.cookie? (em um comando JavaScript ), o que tornaria possível utilizar novas formas de ataques.

Até o momento, a Mozilla Foundation, desenvolvedora do Firefox , não liberou nenhum patch de correção para a falha.

42 Respostas

E

rpz, usei o firefox 2.0.0.1 pro windows e ele de vez em qdo travava, ficava sem ação mesmo, qdo eu tava digitando algo ou qdo ia abrir um site. ele congelava. mudei pro 2.0.0.2 e a mesma coisa. voltei pro 1.5.0.10 e nao tem isso…

marcos.junqueira

eu tava com o 2.0.0.1 e atualizei pro 2.0.0.2, entao fiquei experimentando frequentes reinicializações quando entrava em algums sites. voltei a usar o 2.0.0.1

zelopes

Já ouvi algumas pessoas reclamando de problemas semelhantes com o Firefox 2.0…

Eu particularmente ainda não tive nenhum problema com ele…só as vezes ele parece sugar loucamente a minha memória quando fica muito tempo aberto…

[]'s

Luiz_Aguiar

Meio off, mas… abram um bookmark todo em abas (umas 5, 8), ele da uma congelada durante alguns carregamentos de páginas, já testei isso em várias máquinas, com bokkmarks diferentes e todas ocasiões aconteceu isso.

MarcioTavares

Meu Firefox 2.0.0.2 está aberto há 16 dias e 12 horas. Nada de estranho acontece e eu costumo deixar a minha máquina ligada durante semanas.

Mas, o consumo de memória é bem alto mesmo. Agora, o Firefox estava com 5 abas usadas, incluindo o Gmail (claro que já abri e fechei milhões de outras) e o consumo de memória estava em 320MB e a memória virtual em 305MB. Então, eu fechei e abri o Firefox e o consumo caiu para 60MB e 50MB de memória virtual.

Eu tenho 2GB de memória.

andreiribas

eu to usando o gran paradiso, que é a versão 3.0 alpha, e to gostando bastante. Só tem um porém… nenhuma das extensões funciona nele ainda.

maykoninfo

Eu estou usando o versão 2.0.2 sem nenhum problema.

Fabiano

Eu estou usando o 2.0.0.2 também. Já notei que ele às vezes trava no carregamento. Mas não é muito freqüente. Gostaria de saber se alguém também teve o mesmo problema (ou parecido) com o IE7? Quando algum site que acesso não funciona muito bem no Firefox eu uso o IE. Muitas vezes quando eu abria algum site e depois ia abrir o site do BB, ou o contrário, botava pra carregar o site do BB e abria outro, travava totalmente.

antonioni.rocha

Só vejo de estranho aqui é que de vez em quando ele realiza “operação ilegal que será fechada”, aparentemente do nada (bem mais freqüente que no IE6).

marcos.junqueira

Agora aparece uns caras com umas teorias loucas como essa minha:

Qual a possibilidade da MS mandar um espião trabalhar no código do Firefox e fuder ele tudo?

renatosilva

Só pelo fado de usarem C++ já fode ele todo.

T

Acho que zero, já que a Mozilla Foundation deve ter critérios rigorosos para o QA e para os “commiters”.
Falhas óbvias não devem ser fruto de algum trabalho subterrâneo de um sabotador da Microsoft - o sabotador iria fazer coisas mais sutis, caso existisse.
E de qualquer maneira todos esses caras se conhecem - uma vez eu vi um blog de um cara da Microsoft dizendo que ele tinha pensado em pedir emprestado a um dos caras do Firefox o ícone para RSS Feeds para ser usado no IE.

clodoaldoaleixo

marcos.junqueira:
Agora aparece uns caras com umas teorias loucas como essa minha:

Qual a possibilidade da MS mandar um espião trabalhar no código do Firefox e fuder ele tudo?

Tava demorando…

peczenyj

Os espiões estão fazendo a tal da sabotagem no proprio IE, só de sacanagem…

fmeyer

O firefox da umas travadas legais no mac. agora por que nao me perguntem.

giu

thingol:
Acho que zero, já que a Mozilla Foundation deve ter critérios rigorosos para o QA e para os “commiters”.
Falhas óbvias não devem ser fruto de algum trabalho subterrâneo de um sabotador da Microsoft - o sabotador iria fazer coisas mais sutis, caso existisse.
E de qualquer maneira todos esses caras se conhecem - uma vez eu vi um blog de um cara da Microsoft dizendo que ele tinha pensado em pedir emprestado a um dos caras do Firefox o ícone para RSS Feeds para ser usado no IE.

E não ficou só no pensar! Ele estão utilizando o mesmo icone de RSS do Firefox no IE7. E tem no IEBLog um post falando sobre isso, foi tipo um ‘acordo’ entre eles.

Rubem_Azenha

Por que o SO é ruim? :twisted:

T

O MacOSX é um Unix disfarçado (mais precisamente o kernel, chamado Darwin, é um FreeBSC + Mach).
Deve ser alguma coisa na implementação do Firefox, isso sim.
Ele usa a biblioteca Quickdraw, em vez de usar a Cocoa.
Se você quer um browser que não seja o Safari, use o Camino (que é “mais ou menos” a versão Cocoa do Firefox).

Rubem_Azenha

Piadinha thingol com o Fernando-viciado-em-Mac Thingol :slight_smile:

otaviofcs

toda versão nova tem uma ‘fase’ de adaptação. Primeiro reescrevem grande parte do código do zero (como a versão 1). Depois otimizam a performance e diminuem a incidência de crashs (versão 1.5).

Sou fã do FF porque ele trouxe um novo mundo de funcionalidades de browsers. Uma inovação sinistra com as tabs (quando pego um IE6 e tento abrir uma aba com a rodinha do meio fico p…) e a api de implementações. Mas essa versão 2 tá com muita dor de cabeça. Deveriam ter deixado como beta por muito mais tempo…

maquiavelbona

otaviofcs:

Sou fã do FF porque ele trouxe um novo mundo de funcionalidades de browsers. Uma inovação sinistra com as tabs (quando pego um IE6 e tento abrir uma aba com a rodinha do meio fico p…) e a api de implementações…

Eu acho que vale a pena lembrar que grande parte dessas inovações não são inovações, pois já apareciam em outros browsers conhecidos ( vide Opera ).

Até!

1112

Pois é, eu parei de usar IE em casa na época do IE5, em favor do Opera, principalmente pelas abas. O Firefox nem existia ainda (nem como Firebird nem como Phoenix).

Sobre as travadas do Firefox 2.0, eu uso a versão Linux e ele nunca travou.

Dublador_Walawala

O motivo deste erro é lógico: Infelizmente a Mozilla ainda permanece inerte às tradições pseudoconceptivas da Matemática. Por exemplo, 99,9% dos indivíduos da terra consideram q 1 + 1 = 2, porém essa afirmação é totalmente incoerente.

Veja bem, O mundo gira a 360º sobre um eixo conexo e regular, o q alguns chamam de Bang, concebendo a possibilidade de se reverter a polaridade terrestre e dizimar toda e qual forma de vida com dna em fase de projeção. Felizmente temos o auxilio de 3 camadas Gigantes refletoras ( por isso q existe a teoria do Big - Bang). Levando em consideração a teoria dos glub glub e de Mike Tyson em q tudo e todos se tornam pó depois de pegam fogo, e tambem a lei da equação geométrica plana aritmética de Steve Wonder, podemos concluir q 1 + 1 não são dois, mas sim 1+1 = W sendo q W é um grande enigma para a existencia humana( alguns dizem q é a chave da caixa de Fernebauch).

maquiavelbona

Dublador Walawala:
O motivo deste erro é lógico: Infelizmente a Mozilla ainda permanece inerte às tradições pseudoconceptivas da Matemática. Por exemplo, 99,9% dos indivíduos da terra consideram q 1 + 1 = 2, porém essa afirmação é totalmente incoerente.

Veja bem, O mundo gira a 360º sobre um eixo conexo e regular, o q alguns chamam de Bang, concebendo a possibilidade de se reverter a polaridade terrestre e dizimar toda e qual forma de vida com dna em fase de projeção. Felizmente temos o auxilio de 3 camadas Gigantes refletoras ( por isso q existe a teoria do Big - Bang). Levando em consideração a teoria dos glub glub e de Mike Tyson em q tudo e todos se tornam pó depois de pegam fogo, e tambem a lei da equação geométrica plana aritmética de Steve Wonder, podemos concluir q 1 + 1 não são dois, mas sim 1+1 = W sendo q W é um grande enigma para a existencia humana( alguns dizem q é a chave da caixa de Fernebauch).

Depois falam que bêbados não conseguem digitar direito.

Pff…

ramilani12

Meu firefox até agora está funcionando perfeitamente estou com última atualização
A única travada qndo abro o link da empresa Mircrosoft Web Access com plugin do IE da uma congelada em seguida processa a página ; :evil:

Fabio_Kung

Pois é, eu disse pro fmeyer usar o Camino (Cocoa + Gecko), mas até eu já voltei pro firefox do mac… :smiley:

Por sinal tá rodando bem aqui Fernando. Com certeza é algum add-on seu. Tô só com del.icio.us, greasemonkey, flashgot, download statusbar e firebug.

cado

#@®®¡$:
Pois é, eu parei de usar IE em casa na época do IE5, em favor do Opera, principalmente pelas abas. O Firefox nem existia ainda (nem como Firebird nem como Phoenix).

Sobre as travadas do Firefox 2.0, eu uso a versão Linux e ele nunca travou.

Eu uso Linux em casa e comigo o FF ja travou umas 2 vezes na versao 2.0.0.2

Talvez problema de compilação, etc…, etc…

Luiz_Aguiar

Uso no trabalho (XP) e em casa (Linux e XP), e os programa das congeladas durante a renderização com abas acontece nos 3 ambientes (no Linux só tem o flashgot de plugin).

1112

Os sites que costumam travar com vocês usam AJAX de forma pesada? Eu lembro que, na época do Windows, com Firefox 1.5, se eu entrasse no Alesti e no GMail com o chat do GMail ativado, o Firefox ficava absurdamente lento. Deixei o chat do GMail desativado justamente por causa disso.

boaglio

No trabalho (XP) roda numa boa , dessa versão ainda não vi travar.

Em casa (Linux64) costuma travar em sites que usam muita web 2.0 (gmail e outros).

giu

Travar, de modo ter que dar um kill, acontece com paginas com applet e as vezes com flash(v9). Mas os applets é mais comun acontecer(Linux+JDK1.6). No resto é só travadinhas rápidas referentes a AJAX muito pesado(NewYahooMail).

clodoaldoaleixo

O Firefox demora uma semana para abrir no meu pc de casa, no trabalho nem uso.

Antes que tentem eu seja apedrejado, tenho um Atllon XP 2.8 1GB RAM.

O IE abre 500 vezes mais rápido…além de abrir quase 100% das páginas da net com qualidade máxima, acho o IE bem mais leve.

otaviofcs

Ele é realmente mais rápido no Windows, até porque ele usa as api’s do próprio SO. Da mesma forma que o Epiphany também abre mais rápido.

Sempre penso: abre mais rápido (ok), mas é melhor? No way! Vai colocar um plugin de verificação de html como o Web Developer e fazer uma edição de teste de modificação de css on site! Fora a correção ortográfica dos campos tipo memo, show de bola para webmails e afins, como o GUJ :).

O IE deixa muito a desejar…

G

Na verdade o IE abre mais rápido porque já está aberto. :wink:

O Epiphany não, é leve mesmo. Aliás, enquanto não sair a próxima versão do Firefox, vou usando ele. :slight_smile:

Abraços,

renatosilva

Saiu a 2.0.0.3, deve ter corrigido…

C

acabou de sair no UOL,

Firefox ultrapassa Internet Explorer em alguns países da Europa

Firefox teve menos falhas de segurança que o IE em 2006

realmente é o melhor, e cada vez mais usado…

Lich_King

clodoaldoaleixo:
O Firefox demora uma semana para abrir no meu pc de casa, no trabalho nem uso.

Antes que tentem eu seja apedrejado, tenho um Atllon XP 2.8 1GB RAM.

Eu tenho 256MB de RAM e o firefox não é lento pra abrir e não fica travando q nem o lixo do IE…

farribeiro

charlesSouza:
acabou de sair no UOL,

Tem mais… que continua em uma outra matéria que saiu na info ou na folha mas agora não tenho link… quem achar posta aí

´"A média de correção de um bug no firefox costuma ficar entre 2 dias, enquanto o Internet Explorer em torno de 22 dias."

Sami_Koivu

charlesSouza:
acabou de sair no UOL,

Legal, nem sabia disso (mas claro que eu uso Firefox). :slight_smile:

ziegfried

Dublador Walawala:

o que tu fumou brother??

dlrodrigues

Tipo eu tava com esse problema ae do ff 2.0.0.1, e no 2.0.0.2 ainda tava um pouco mas agora no 2.0.0.3 ta um pouco melhor, vale a pena dar uma atualizada.

dlrodrigues

ziegfried:
Dublador Walawala:

o que tu fumou brother??

hehehhe, nao leva a mal, mas esse Dublador Walawala fumou o cigarrinho do capeta, hehehehehehehe.

Criado 14 de março de 2007
Ultima resposta 3 de mai. de 2007
Respostas 42
Participantes 32