Futuro de TI no Brasil está em xeque por falta de profissionais

122 respostas
LPJava

link da materia.

122 Respostas

louds

A noticia é velha e o fato de conhecimento público. Tá na hora de pedir aumento.

maquiavelbona

Para quem já está na área, não falou mais do que o óbvio: falta e vai faltar profissionais em qualquer prazo. E com a constante preferência para a formação de profissionais somente tecnicamente qualificados, as áreas de gerência vão sofrer da mesma maneira. E o motivo também é obvio: TI perdeu o glamour. Depois do porre de crescimento das empresas de comunicação e tecnologia, vem a ressaca da realidade da área.

Até!

Fox_McCloud

Bem feito pras empresas, merecemos ter nosso trabalho valorizado!

boaglio

Quem sabe espalhando essa notícia na mídia os poderosos de TI que estão no comando, entendam que é melhor um cara bom do que cinco meia-boca.

fiaux

Brabo mas é verdade. Só de ver aqui no GUJ a gente percebe muita gente sem saber o que está fazendo, gente nova, gente migrando de Delphi por exemplo.

Vou fazer isso amanhã! ahuauhhau

Será que isso convence?

pinto

boaglio:

Quem sabe espalhando essa notícia na mídia os poderosos de TI que estão no comando, entendam que é melhor um cara bom do que cinco meia-boca.

O pior é que os empresários trocam um cara bom por um meia-boca, e não cinco.
E a situação só tende a piorar, porque para conquistar mercado offshore (sonho de 10 em cada 10 empresários de TI), só promovendo uma “indianização” do mercado de trabalho.
Ou seja, muito trabalho e pouco salário (sonho de 11 em cada 10 empresários de TI).
Se meu filho quiser estudar computação, vou cobrir o guri de porrada.
Já chega um panaca na família.

maquiavelbona

Pior que o mercado vai se ajustar pelo pior caminho: depressão. Vai querer crescer e não vai poder, vai começar a fechar várias consultorias, depois vão começar a se digerir até voltar bem de baixo. Será fatalismo ou alguém com a virtù vai perceber a porcaria para onde se encaminham?

Até!

L

Me surpreende essa baixa na procura por cursos de TI.

Os estágios da área de TI são um dos mais altos que eu conheço. Tenho vários amigos(as) que cursam direito, arquitetura, enfermagem etc que fazem estágios não remunerados, ou senão com bolsa de uns 500 reais. Na área de TI(em São PAulo) facilmente se encontra estágios de 1300.

E fora isso, mesmo alguém que faça uma faculdade Tabajara e que não se dedique muito a área(digo estudar por fora ou algo do gênero) consegue um salário de + de 5000 depois de algum tempo.

Fiquei surpreso com esse dado. Que TI perdeu o glamour eu concordo plenamente, mas mesmo assim ainda é um dos melhores mercados de trabalho.

Tvz o que afaste as pessoas seja o fato de que se vc faz direito ou arquitetura por exemplo, a mesma coisa que vc faz hj, vc vai fazer daqui 50 anos. Na área de TI, pode ser que daqui um tempo não precisa mais de programadores por exemplo. Tvz seja isso…não sei! :slight_smile: Mas enfim, mesmo assim é a chance de muita gente de conseguir algo melhor da vida…

[]'s

neofito

Mais ou menos isso lavh.

A verdade é que o brasileiro não gosta de estudar mesmo, quer profissões que são mais voltadas a humanas. Comunicação, marketing, administração, etc. Também pudera, país do futebol e carnaval…

eduveks

mas esta crise esta em todo lado, acho q o problema esta mesmo nas faculdades e nos alunos, alunos não querem ter dificuldades para passar, ficar aprendendo base de dados, algoritmo, programação, etc, é um saco, comparado com outros cursos mais relex.

as pessoas estão cada vez mais acomodadas tudo tem q ser fácil.

hoje com a internet facilitando muito a vida, as pessoas têm tudo o q querem a distância de um click, e a preguiça e o mau hábito começa a tomar conta, pra q se dedicar tanto para um trabalho se na internet se consegue fazer o trabalho sem ler, pra q estudar tanto para uma prova se esta cada vez mais fácil colar.

e também tem q se ver a quantidade de pessoas que desistem no meio do curso, são muitas mesmo, e depois mesmo os q se formam, pouquíssimos vão continuar interessados em aprender mais, sendo autodidata para melhorar a sua qualidade como profissional, poucos estão interessados nisto.

o mercado precisa, precisa muito, mas não há, dos q há mais da metade são meia boca (como o boaglio já disse), e os q são realmente bons não são suficientes e cada vez vai ser menos… este cenário só tende a piorar cada vez mais.

na faculdade da minha esposa a realidade é mesmo esta, pouca gente interessada (pra não dizer mesmo quase todo mundo com nem meia dúzia de exceções), e eu digo, ainda bem, melhor pra mim, mas é uma coisa muito triste de se ver.

acho q o mundo esta educando muito mau as gerações futuras, não só neste aspecto das carreiras em TI, mas a educação como um todo aos poucos vai sendo revelando os grandes buracacos. acho também q isto tudo é só o principio das dores.

sem querer montar aqui uma teoria de que estamos a caminhar para a auto destruição, se pensar bem estamos mesmo quase lá.

andrerios

No Brasil as pessoas procuram o “facil” e o mais “facil” é ir pra concurso publico, paga-se relativamente bem, vc so precisa ter o ensino medio e estudar uma apostila q vc passa… na area d TI surgem poucos concursos e os q surgem sao pouquissimas vagas (eu pelo menos nunca vi concurso pra 1000 vagas d programador) e pra direito sempre tem muita vaga, enfermage, os cursos mais procurados…

mas tb nao se pode esperar muito d um país onde o “facil” é muito facil de se conseguir…o governo dá td para quem nao tem a cabeca no lugar… se vc nao pode ter um filho mas nao quer parar d se “divertir” tem camisinha d graça até em escola hj em dia, se a camisinha furar nao tem problema tem a pilula do dia seguinte em qqer posto d saude, nao resolveu td bem BOLSA FAMILIA! ou seja pra q estudar se o governo banca sua familia! o negocio no Brasil é fazer filho e mudar pra uma cidadezinha pequena onde o q vc lucrar do bolsa familia t sustenta…

acreditem ou nao, ja conheco pelo menos duas meninas (16 e 18 anos) q ja estao “vivendo” nessas condicoes… fazer o q ne?

M

"

jadson

lavh:

Os estágios da área de TI são um dos mais altos que eu conheço. Tenho vários amigos(as) que cursam direito, arquitetura, enfermagem etc que fazem estágios não remunerados, ou senão com bolsa de uns 500 reais. Na área de TI(em São PAulo) facilmente se encontra estágios de 1300.

E fora isso, mesmo alguém que faça uma faculdade Tabajara e que não se dedique muito a área(digo estudar por fora ou algo do gênero) consegue um salário de + de 5000 depois de algum tempo.

[]'s

Isso é a realidade de São Paulo, porque no Nordeste 1.300 é +- o salário de um profissional de nível sénior.
Rodrigo.Lima

jadson:
lavh:

[]'s

Isso é a realidade de São Paulo, porque no Nordeste 1.300 é ± o salário de um profissional de nível sénior.
Onde foi que você viu isso? Um senior ganhando isso não é senior.

peerless

Nossa, e eu tinha planos de um dia morar no nordeste! Tinha… :smiley:

jadson

Rodrigo.Lima:
jadson:
lavh:

[]'s

Isso é a realidade de São Paulo, porque no Nordeste 1.300 é ± o salário de um profissional de nível sénior.

Na média as empresas aqui em Natal pagam isso, o que ocorre é que na maioria das vezes acabam contratando um menino recém formado ou ainda que está começando a programar para o cargo de sénior por falta de opção. Na última empresa que trabalhei o salário para o cargo de Programador Sénior era de +- 1.200. É só olhar a tabela do sindicato daqui, esse valor era o piso do sindicato e eles pagavam o piso.
josenaldo

Rodrigo.Lima:
jadson:
lavh:

[]'s

Eu saí da Bahia justamenten por causa disso. Lá se paga no máximo 2000. Em salvador, no máximo 2500. Para um SENIOR! Junior chega a ganhar 700. Isso não é salário. É dinheiro da merenda!

L

A realidade do nordeste é bem essa mesmo, sou de Fortaleza-ce estou morando na região do Cariri cidade Crato.

Estou aqui na cidade a 2 anos não vi nenhum emprego para programador java até agora na região do Cariri
[cidades: Crato , Juazeiro (Detalhe: 2ª maior cidade do Estado), Barbalha].

Mesmo que exista emprego no CARIRI para DESENVOLVIMENTO em JAVA, pra mim no caso,
não posso me submeter a ganhar 1.500 isso eu ganhava com 2 anos de exp em java…

Tenho 7 anos de exp em java e estou trabalhando à distância caso contrário já estaria morrendo de fome.

[EDITADO]

Pra ganhar 1.000 é melhor estudar pra um concurso nível médio qualquer e ficar
programando jogos em java no tempo livre, ou seja lá o que for,
dentro da repartição pública por que provavelmente o chefe da repartição pública
não vai fazer o favor de pôr os pés no escritório tão cedo!

VIVA O BRASIL !
[/EDITADO]

LPJava

josenaldo:
Rodrigo.Lima:
jadson:
lavh:

[]'s

Eu saí da Bahia justamenten por causa disso. Lá se paga no máximo 2000. Em salvador, no máximo 2500. Para um SENIOR! Junior chega a ganhar 700. Isso não é salário. É dinheiro da merenda!

Josenaldo acredito que procurou no lugar errado… tem empresa pagando 3.000,00 + beneficio aqui e a ultima vaga que vi… nao era aquela demanda varias tecnologias nao… se nao abaixo ela:

Sabemos que o custo em salvador nao é tao alto em comparacao com outras capitais para um solteiro economista. Sem falar q em salvador as maiores das empresas ficam bem proximas umas das outras, e nos locais de “elite” depender onde vc morar nao vai pegar mais de 2 transportes… e um aluguel de ap de mil reais em classe media alta… eh um exagero vc pode morar em classe media pagando R$ 600,00 em um bom e confortavel ap… sem falar que eu acho mais vantagem comprar um imovel que alugar… ja que as parcelas de financiamento sao mais baratas… apesar de ter juros, uma boa compra de imovel vc vende brincando igual vender carro popular… basta abrir a boca hhehe!

Cabazzo

Na humilde opinião, o fato da escassez é devido tb não só pelo fato da curva de aprendizado ser maior na área de TI, mas que pra ser dessa área tem que gostar muito e ter vocação, principalmente na área de desenvolvimento. Se vcs pesquisarem verão que a quanitdde de desistência nos cursos de TI nas unviversidades são enormes.
Para nós que estamos já na área é ótimo pq podemos nos valorizar, pq no mercado a lei de “oferta e procura” o q é mais raro é mais caro. O problema é que nossa classe não é organixada referente a isso, não participa e nem cobra dos sindicatos da classe. hj eu vou a uma reunião do sindicato daqui de PE, e vamos ver o q vai melhorar referente a salário. Abraço a todos.

LPJava

Cabazzo:
Na humilde opinião, o fato da escassez é devido tb não só pelo fato da curva de aprendizado ser maior na área de TI, mas que pra ser dessa área tem que gostar muito e ter vocação, principalmente na área de desenvolvimento. Se vcs pesquisarem verão que a quanitdde de desistência nos cursos de TI nas unviversidades são enormes.
Para nós que estamos já na área é ótimo pq podemos nos valorizar, pq no mercado a lei de “oferta e procura” o q é mais raro é mais caro. O problema é que nossa classe não é organixada referente a isso, não participa e nem cobra dos sindicatos da classe. hj eu vou a uma reunião do sindicato daqui de PE, e vamos ver o q vai melhorar referente a salário. Abraço a todos.

É verdade perdemos mais por nao ser organizados… advogados mesmo sao organizados… tem ate um orgao para isso… e um amigo meu um dia desses disse que um bom advogado… em DF ganha muito $$ heehe! se o advogado for analisar seu caso somente para ti dar um parecer da situação eh um valor X (que nao é barato). Nos desenvolvedores as vezes nem cobramos a analise quando vamos ao cliente… passamos uma amanha toda. ouvindo o cliente para entender o problema e muitos nem cobra por isso… pq tem o outro cara ali… que disse para o empresario la que nao cobra para o processo de analise…
eh complica!! realmente se existe uma uniao formalizada em nossa area… tariamos ganhando de acordo com o mercado… ou ate acima… levando a lei da oferta e da procura…

:slight_smile:

esqueleto

Putz realmente eu acho q ta foda, to ganhando 2200 como pleno resolvendo problemas com Hibernate e TopLink q nem o arquiteto resolveu. Deveriamos fazer greve! Temos pelos sindicato? Uma merda!!

Esqueleto

LPJava

esqueleto:
Putz realmente eu acho q ta foda, to ganhando 2200 como pleno resolvendo problemas com Hibernate e TopLink q nem o arquiteto resolveu. Deveriamos fazer greve! Temos pelos sindicato? Uma merda!!

Esqueleto

arquiteto eh cargo, e nao profissão deve ser por isso que “ele” nao resolveu uhauhauh!

P

Galera isso é relativo, área de informatica no Brasil sempre teve problemas com profissionais,o problema é que para qualquer profissão tem que gostar,
ter talento, independe da tecnologia, java,delphi,vb,net depende muito do projeto, tem projetos em delphi que paga muito mais que java ou net, o que vale é experiência mesmo, vivência na área.

Muita gente vai faz treinamento de java,net e acha que é só ir procurar emprego, achando que vai ganhar 5 mil reais, empresas querem pessoas qualificadas, com quem elas possam confiar, gerenciar todas as suas informaçõesse você acha que ganha pouco e faz mais que outros, tome seu rumo, procure outro emprego, o problema do brasileiro é ficar chorando, mas não sai em busca de novas oportunidades, outra área de ti, é dificil, vc tem que se atualizar, ler muitos livros, buscar novas melhorias em ferramentas,metodologias estudar muitos mesmo, o que vejo muito é comodismo, pessoas que gostam de ficar de boa, sõ fazendo aquilo mesmo, na boa, não querem ler mais,assinar revistar ou ler livros, então não reclame, em outros paises existem tambem falta de profissinais, bom então não vamos discutir, vamos estudar e procurar melhor o nosso profissional.

Outra hoje em dia não é só programar, hoje análista,arquiteto etc, tem que saber muito mais, entender de administração, negócio.

lucazbrandt

boa tarde a todos

Aqui no Rs nao esta diferente, temos aqui a SAP, e ja ouvi rumores de que ela esta por ir embora, por falta de profissionais…
Outro problema que eu vejo é o seguinte… Tem muita oferta de emprego em TI, é verdade, mas assim como ha empresas que trocam funcionario bom por meio boca (quase sempre por questoes de QI “quem indica”) a tambem muita empresa picareta, que exige muito da grande maioria que nao tem muita experiencia. Por exemplo: ja vi ofertas de estagio em Java, que o empregador pedia conhecimento avançado: struts, hibernate, PL/SQL, oracle, Ingles avançado, e ainda 2 anos de experiencia com desenvolvimento… E o melhor de tudo isso: Salario R$550; Quando terminei de ler tudo fiquei altamente chocado, por que um cara deste nivel que estavam pedindo, quer ganha mais de 5K mes!!! E nao trabalhar de estagiario e ainda neste salario. E isto é o meu caso, trabalho com contabilidade a 5 anos, estou me formando em Sistemas de informação, tenho uma grande vontade de ser programador, e cada dia esta mais remoto esta possibilidade, por que nao abandonaria o salario que ganho hj para tentar entrar no mercado, e cai nas mao de picaretas que nao tem seriedade nenhuma com os profissionais, como no caso que citei… Concordo com comentarios de que nao queremos estar sempre estudando e nos atualizando, mas creio que nem em 100% dos casos seje comodismo, mas seria um medo de ficar estudando e se atualizando a todo o momento e ganhar um salario pessimo.

neofito

Tudo bem, saber apenas sobre programação não deveria ser o suficiente. Mas essa é a visão que administradores têm. E isso é um tremendo engano, deixar que esses profissionais opinem em uma área técnica, que eles não dominam. Seria muito bom saber sobre administração, economia, negócios e etc., mas a garotada aí que sai da facul não sabe nem programar, nem orientação a objetos, nem o básico! As primeiras coisas primeiro.

Fico puto da vida quando administrador mete o nariz em áreas que não são a sua. Se a molecada fosse melhor qualificada tecnicamente, a grande maioria dos problemas que eles, os administradores, atribuem à falta de conhecimento de negócios, seria resolvida tranquilamente.

Um exemplo. Minha visão sobre o que um desenvolvedor deve fazer, sempre foi que o mesmo deve fazer análise, programação, testes, arquitetura e etc. Esse negócio de analista ser um cara, programador outro, e testador ainda outro, é totalmente ridículo. Absurdo. Grande parte dos problemas que os administradores dizem ter com a área de TI foram eles mesmos que criaram, ao tentar “especializar” as tarefas. Um livro que li que abordava o assunto foi o “Modelagem e Projetos Baseados em Objetos”, do Rumbaugh e outros, que mostrava o que foi o precursor da UML. Lá havia inúmeros exemplos de modelagem orientada a objetos, e minha percepção é que não havia como separar o trabalho do analista e do programador. Simplesmente não valeria a pena, já que o analista deveria saber tanto sobre programação quanto o programador.

O pessoal que sai da facul hoje está interessado em ser gerente (que absurdo!!!), apenas analista, coordenador, analista de teste e etc. Programar é coisa pra peão. É trabalho braçal. Ah, e qualquer macaco pode fazer. Idéia que vem lá dos administradores que querem resolver os problemas de TI de suas empresas. Triste.

E tenho dito! :smiley:

lmprates

E ae pessoal.

Gostaria de fazer minhas considerações sobre o assunto.

Em primeiro lugar, historicamente o profissional de TI é aquele cara que começou jogando algum joguinho do pc de casa quando moleque, dai resolveu ir mais fundo na questão e acabou virando desenvolvedor (ou algum outro cargo da área). Isto é bom porque faz com que o cara seja autodidata, tenha um conhecimento técnico enorme (claro, existem exceções!) e adore o que faz (tb existem exceções…heheheh). Porém, o cara é bom só tecnicamente, deixando a desejar em outros aspectos profissionais.
E esses aspectos que faltam (comunicação, capacidade de gerenciamento, habilidade de negociação, saber ouvir melhor o cliente, saber expor melhor suas idéias e não se deter muito em detalhes técnicos), faz com que os empresarios em geral não valorizem a mão de obra de TI.
É por isso inclusive que analistas de negócio e de sistemas, na maior parte dos casos, ganham mais que desenvolvedores.

Em relação aos cursos superiores de TI, a maior parte de deles não é muito fácil. Eu por exemplo, tive lógica de predicados (sem comentários…), lógica de programação, programação I, e mais 2 cadeiras básicas no primeiro semestre de universidade. Isto para uma pessoa que não possui um bom raciocínio lógico, é um caos, e leva muitas pessoas a desistirem do curso. Esse é um dos motivos de porque o abandono dos cursos de TI é alto (como citou outro usuário).

Já os empresários, que preferem contratar um cara júnior do que um cara senior, ele só está pensando em custos imediatos. Esse cara não vai muito longe com a empresa dele, pois logo a qualidade do serviço vai piorar e ele vai perder clientes.

Resumindo, o que quero dizer é que falta profissionalismo para a área de TI. E até acho que isso é normal, pois a TI é muito recente.
Se nós profissionais que estamos no mercado agora, soubermos ser profissionais, incentivaremos aqueles que estão ingressando no mercado a serem, e assim por diante.

Só mais um comentários, quando às diferenças de salário pelo Brasil afora, é normal que existam, pois isto está diretamente relacionado ao custo de vida no local. SP tem o custo de vida mais alto do país, o maior PIB, consequentemente os melhores salários de TI. O nordeste, infelizmente, fica no outro extremo em relação a SP.

Acho que era isso.
Espero ter colaborado em algo.

S

josenaldo:
Rodrigo.Lima:
jadson:
lavh:

[]'s

Mas tem que saber procurar, e negociar. Recentemente um colega que ainda está na faculdade recebeu uma proposta pra 2k + beneficios, pra trabalhar com .Net. Ele tinha um ano de estágio na area, mais a certificação.

neofito

lmprates,

Não acho que o desenvolvedor deva “negociar” com o cliente. Para isso existe o gerente, ou pelo menos é o que ele deveria fazer. O desenvolvedor deve ser o cara que vai ouvir quem entende do negócio, abstrair isso de forma que possa ser transformado em um sistema, e construí-lo. Eu jamais me vi entendendo o negócio de uma empresa do início ao fim, simplesmente porque eu ficaria entediado com tudo isso. Meu negócio é modelar, criar uma solução, automatizar tarefas, e não memorizar coisas “inúteis”, já que o que útil é saber abstrair um problema e a partir disso implementar uma solução que o resolva.

O desenvolvedor é o artesão, o “criativo” da área de sistemas. É ele que deveria modelar da melhor forma a solução, e implementá-la.

M

"

L

marcosalex,

Concordo com você, inclusive não acredito nessa questão do “Custo de vida da Região”.
Carro, apartamento, comida é tudo caro não importa a região.

Um MAC aqui no ceará não é mais barato do que um MAC em SP, alias essa parte de equipamentos é muito mais caro aqui
no ceará. Pago R$159,00 (ver http://www.velox.com.br) a mesma velocidade no
RIO-capital custa “R$ 34,90 /mês até nov/2008” usando essa lógica meu salário deveria ser mais alto certo ?

Acredito que o problema seja má distribuição de recursos (governo) e de mercado (empresas, empregados).

josenaldo

srogerio:
josenaldo:
Rodrigo.Lima:
jadson:
lavh:

[]'s

Mas tem que saber procurar, e negociar. Recentemente um colega que ainda está na faculdade recebeu uma proposta pra 2k + beneficios, pra trabalhar com .Net. Ele tinha um ano de estágio na area, mais a certificação.

Na bahia esses trabalhos são exceção, principalmente no interior, onde eu morava.

Rodrigo.Lima

off:
Vcs já viram o preço do velox em manaus?

leofernandesmo

marcosalex:
Uma vez a empresa onde trabalhava pegou um projeto grande no Pará e decidimos contratar pessoal de lá. Entrevistei um rapaz que gostei do currículo e se encaixava pra Pleno e talvez até Senior. Perguntei qual era a pretensão salarial dele, ele ficou vermelho e disse que iria falar um valor, mas que aceitaria trabalhar por menos ou se efetivar na carteira pra não perder a chance: 1 salário mínimo.
Quando disse que a nossa proposta era 2.500 mais benefícios o cara começou a chorar igual menino e queria me abraçar, coitado.

O mercado aqui no país é muito, muito mal distribuído. Li esses dias que melhorou, mas ainda está anos luz de ficar aceitável.

Nossa veio.
E eu pensei que essa imagem abaixo era piada…

leofernandesmo

Então ganha 3000 em qq capital aqui no nordeste e ganha 3000 em SP capital.
Vivendo nas mesmas condições claro.

leofernandesmo

Mais ou menos isso lavh.

A verdade é que o brasileiro não gosta de estudar mesmo, quer profissões que são mais voltadas a humanas. Comunicação, marketing, administração, etc. Também pudera, país do futebol e carnaval…

Acho que é bem por aí que tem tanto brasileiro se formando em Direito.

J

neófito:

Eu acho essa afirmação preconceituosa, por vários motivos:

1. Em todas as áreas é necessário se aperfeiçoar constantemente, porque mudanças acontecem para todos,
    não apenas para os que trabalham com tecnologia.

2. Nós de TI precisaríamos conhecer muito mais de ciências humanas, sociais e afins. Somos totalmente
    leigos nisso, se dependermos apenas do que aprendemos na faculdade. O bicho-homem tem muita coisa
    para ser estudada e aplicada ao nosso dia-a-dia.

(Aliás, sempre digo que estudamos na faculdade errada, porque informática tem mais a ver com humanas
mesmo: até hoje não entendo o porque desse fetiche com engenharia e ciências exatas)

1. Me lembra aquele comentário infeliz do berimbau. Não entendi porque ninguém se manifestou, já
    que me parece que a maioria neste fórum é de brasileiros. Tomo as dores, apesar de eu mesmo ter
    nascido em outro país.

Jorge

Marcio_Duran

:idea: É um item, que tem muita verdade sim, entretanto os valores são outros e o capitalismo desenfreado esta fazendo todos sofrerem.

:arrow: Tecnologia da informação é uma arteria muito forte dentro de qualquer corporação e as consultorias faturam altissimo. Capacitar alguem em tecnologia da informação é algo desafiador pois os investimentos são caros também, fora a complexidade e desafios.

:arrow: O que mostra que entre tudo e entre todos, você tem que ser algo diferenciado mesmo, seja em uma altissima especialização ou seja a trancos e barrancos ou como for, mas tem que dar solução.

:arrow: O País é complexo em todos as vias, quando se fala em tecnologia de informação é necessário saber que “você deve se antenar tanto em ciências exatas como humanas”, e digo mais isso vira um verdadeiro xadrez.

:arrow: De um lado o gerente que lhe pede solução de outro um absimo de situações desconhecidas por você e pelos investimentos de empresários que precisam alavancar recursos pois existem riscos financeiros delicados em jogo. E ai vem você, tem que desembaraçar isso com muita inteligência e expertise, você não tem a solução tem que pensar no primeiro networking que possa lhe compartilhar informações ou mesmo gerar uma contratação, e digo mais ainda , doa a quem doer ,você deve buscar resultados para que sua empresa não entre risco de prazo, pois isso encadeia demissões concerteza.

:idea: Seja Hacker, se quiser sobreviver !!!

MarcusGoncalves

Na Nova Zelandia tambem.

pcalcado

Meu pai saiu do Rio e mora no nordeste há quinze anos. Ele ganha metade do que ganhava no Rio e ainda assim conseguia morar numa casa de 3 quartos no centro da cidade e há cinco minutos da praia. Eu ganhava o dobro do que ele ganhava e morava num apertamento de um quarto no Grajau, trabalhando em botafogo e pegando ônibus + metrô (40 min) todo dia. O que eu gastava de mercado sozinho no Rio era 4x o valor do que ele astava com esposa e familia.

O salário é baixo mas o custo de vida émais baixo. É como vir para a Austrália. Aqui o salário de junior em TI é uns R$10,000.00 e eu conheço gente que tira por volta de R$30,000.00 por mês trabalhando como consultor independente. A diferença é que o custo de vida é gritante, você paga por volta de R$4,000.00/mês para morar numa casa casa caindo velha de um quarto num subúrbio distante. Quer almoçar? Um sanduíche sai por R$20.00 e uma coca-cola R$6.00. Ah, quer comida de verdade? Qualquer almoço que envolva carne em Melbourne custa mais de R$60.00, isso para um bife com purê de batatas. Se eu pegar um bonde e um ônibus para chegar no trabalho aqui eu gasto fácil R$20.00 por dia só nestes. Uma cerveja custa R$14.00 no supermercado, no pub fica em R$20.00, e cerveja local, importada é bem mais cara.

Se você quer comparar salários compare na mesma região ou em regiões parecidas. Comparar regiões com custo de vida completamente diferente é besteira.

eduveks

Caramba! Custo de vida caríssimo! tem mesmo q se ganhar muitooo bem para consegui viver ai, não imagina q a Australia tivesse este custo de vida, tb por ser uma ilha talvez faça sentido, mas não é também muita especulação nos preços? E os impostos tb são altos? É q assim nem adianta ganhar muito… gastando muito… complicado…

Tipo vc paga num aluguel meia boca 40% do seu salário, aqui eu pago 30% do meu salário numa casa q eu estou comprando e muito boa por sinal, quando eu morava de aluguel era 20% do meu salário.

No final do mês ainda dá para juntar alguma coisa? Tem q passar a vida fazendo contas não?

pcalcado

Boa parte das pessoas que ganham o salario que eu falei (que eu conheço) moram em repúplicas ou pelo menos dividem apartamento. Eu moro em um apartamento razoável, de dois quartos, mas só aceito pagar o aluguel eventualmente vou me mudar de cidade e não vale a pena bater perna por um lugar melhor se vou sair em alguns meses. O salário de alguém com mais experiência não é ruim, eu tenho praticamente o mesmo padrão de vida que no Rio (com mais eletrônicos, claro). O mercado imobiliário da Austrália está pegando o rabo do boom nos EUA então comprar casa aqui é besteira por um bom tempo, os preços estão enlouquecidos. Mas não há muito imposto, na verdade houveram reduções de impostos nos anos recentes, o problema é que qualquer coisa que envolva mão de obra humana é muito caro.

É um lugar ótimo, se vive bem. O problema é alguém entrar no http://it.seek.com.au, ver um emprego que pagam R$200,000.00 por ano achar que vai ficar rico. Da mesma maneira que alguém que acha que vai pra Brasília ou para o Rio ganhando 3x mais que em sua cidade natal e esquece que tudo lá custa 3x o preço. Não, não vai. R$ 200 mil por ano na Austrália -que é salário típico de arquiteto de empresa de 3 letrinhas aqui- equivale a um salário de uns R$6 mil no Rio ou uns R$3 mil nos lugares que conheço do nordeste.

(nota: 1AUD = 1.5~2 BRL)

eduveks

Blz, eletrónicos é mesmo, em qualquer pais um pouco melhro q o brasil é muito mais acessivel este tipo de produtos, e para profissionais de TI isto é importantíssimo! Mas ai na Australia ficando mais perto do Japão e Taiwan deve ser bem mais barato.

O imposto ai na Australia baixou então deve estar bem melhor q aqui em Portugal q os impostos são bem puxados! Acho q foram os Portugueses q deram esta herança para o Brasil, q aqui Portugual é dos q tem impostos mais altos e dos q tem o menor salário mínimo, o Brasil teve a quem puxar, heee :stuck_out_tongue:

É preciso mesmo levar sempre em consideração o custo de vida X salário, salário bom é quando dá para fazer aquela compra maneira no Carrefour e sobrar uma boa grana no fim do mês.

A crise imobiliária esta afetando a Europa também, mas como comecei a comprar a casa antes, e também como pretendo viver aqui por mais longos anos não valia a pena ficar no aluguel, comprar casa não é um investimento, mas considero como uma poupança, pelo menos parte do dinheiro e talvez mais algum lucro da para receber de volta quando vender.

L

leofernandesmo,

Como eu havia escrito antes…

Na minha opinião:
“Carro, apartamento, comida é tudo caro não importa a região.”

Por conta disso concordo com marcosalex:

“Acredito que o problema seja má distribuição de recursos (governo) e de mercado (empresas, empregados).”

Leia o post do pcalcado parece que as coisas na Austrália são meio caras também.

Foi mal mas, essa de ganhar 50 mil em Marte e viver em Saturno não tem nada haver.

dinegri

meu vocês são desenvolvedores ou psicologos ?

AFF

luistiagos

Bom se tivesse como morar no brasil e trabalhar na australia…

josenaldo

dinegri:

AFF

Quanto amis eu conheço as pessoas, mais gosto dos computadore…

L

me too.

pinto

josenaldo:
dinegri:

AFF

Quanto amis eu conheço as pessoas, mais gosto dos computadore…

+1

neofito

Jorge Diz:
neófito:

Eu acho essa afirmação preconceituosa, por vários motivos:

1. Em todas as áreas é necessário se aperfeiçoar constantemente, porque mudanças acontecem para todos,
    não apenas para os que trabalham com tecnologia.

2. Nós de TI precisaríamos conhecer muito mais de ciências humanas, sociais e afins. Somos totalmente
    leigos nisso, se dependermos apenas do que aprendemos na faculdade. O bicho-homem tem muita coisa
    para ser estudada e aplicada ao nosso dia-a-dia.

(Aliás, sempre digo que estudamos na faculdade errada, porque informática tem mais a ver com humanas
mesmo: até hoje não entendo o porque desse fetiche com engenharia e ciências exatas)

1. Me lembra aquele comentário infeliz do berimbau. Não entendi porque ninguém se manifestou, já
    que me parece que a maioria neste fórum é de brasileiros. Tomo as dores, apesar de eu mesmo ter
    nascido em outro país.

Jorge

Jorge,

Eu quis dizer que é muito mais fácil trabalhar com uma profissão na área de humanas do que com uma na área de exatas, e não que as profissões em humanas não exigem conhecimento e empenho.

O profissional de tecnologia deve, como qualquer ser humano, saber se relacionar. Apenas. Não vejo necessidade de qualquer especialização ou técnica para coisas além disso.

Carlos_Donisete_Ferr

link da materia.

A verdade é que o perfil das pessoas, em geral, foge da área de exatas. Na qual se encontram as ciências computacionais, que por sua vez, apresenta o assustador aspecto hermético de suas linguagens. Não faz muito o gosto das pessoas em geral.

leofernandesmo

Lobo:
Na minha opinião:
“Carro, apartamento, comida é tudo caro não importa a região.”

Vc diz que carro, comida e apartamento é tudo caro não importa a região. Concordo,
mas assim como eu disse e o Philip(sobre o pai dele) vc pode ganhar menos aqui no nordeste e “viver melhor” do que quem ganha mais e mora em SP ou RJ.

Claro e é talvez por isso que a média de salário é bem maior do que aqui no Brasil.

Realmente. O que eu quero dizer é que se vc ganha 50 mil em Marte e ganha 50 mil em Saturno, as coisas podem ser BEM diferentes.

R

maquiavelbona:
TI perdeu o glamour

O que vc quis dizer com isso?

maquiavelbona

raf4ever:
maquiavelbona:
TI perdeu o glamour

O que vc quis dizer com isso?

Simples: já foi o tempo em que trabalhar em TI fosse algo para se orgulhar. Antes da crise da internet, ofertas de empregos eram muito atraentes dado que existiam poucos profissionais ( qualificados ou não ) e muita coisa a se fazer. Com isso, trabalhar com TI era tão sadio quanto ser advogado ou economista: bons salários com bons benefícios e alta capacidade de negociação. Não existia contra ponto e as empresas estavam eufóricas. Só depois de 2001 ( o principal da crise foi em 2000 ), para tentar se evitar uma segunda crise houve uma mudança em massa para a massificação da formação ( que não vai se concluir ) e para a “Toyotização” do trabalho ( isso já conseguiram fazer, com péssimos resultados ). Em face a todo esse movimento, houve uma drástica piora na própria área com péssimas gestões vindas de outras áreas ( nem sempre incompetentes, mas sim despreparadas ) e grave sub-qualificação dos profissionais, tornando o mercado medroso do que ele próprio criou. Isso afeta principalmente os profissionais que nele se ocupam, tornando a qualidade de trabalho ruim ( quem já aqui não recebeu uma proposta pífia e com altas cargas de horas de trabalho? ). Hoje, dizer que é desenvolvedor de software é que nem falar que é policial: queria ter sua coragem ( “inteligência” ) mas não faço isso porque o trabalho não me torna digno. Trabalho muito, ganha-se cada vez menos e tem riscos a saúde ( do policial no dia-a-dia, nosso nas gastrites e crises por falta de descanso ). Tá, a analogia foi ruim, mas acho que se encaixa no contexto que eu quis dizer.

Até!

Edit: correções gramaticais

souarte

o problema é o seguinte: no brasil só tem respeito quem tem muito dinhiero, quem é médico, ou advogado.
todo pai quer ter um filho médico ou advogado, as pessoas acham que só é inteligente quem passa em vestibular de medicina ou direito(e todos sabemos que isso nao é verdade). outra coisa, se vc faz direito ou medicina, você ja sai “Doutor”, pelo menos pra os conhecidos não é? . falei besteira?

Marcio_Duran

Carlos Donisete Ferreira:

A verdade é que o perfil das pessoas, em geral, foge da área de exatas. Na qual se encontram as ciências computacionais, que por sua vez, apresenta o assustador aspecto hermético de suas linguagens. Não faz muito o gosto das pessoas em geral.

“Não existe Ciência maior que você viver todas as situações dentro de uma Corporação”, existe a questão da oportunidade, muitos software ou processos que existem em outras Multinacionais por ai, vc dificilmente vai ter acesso as informações e seus requisitos tecnologicos, mesmo porque isso é estratégia de investimento e negócio sobre seus concorrentes, que nesse meio termo é o alvo para se tirar vantagens e melhores competições.

Profissional de tecnologia tem que desembaraçar sobre qualquer situação que seja ou ele viva, não importa a situação seja complexa ou não.

Sobre os termos salarias eu diriga que o profissional que atua no Brasil tem vantagem sim contra profissionais que estão fora também, mesmo porque o Parque Tecnologico do Brasil, ainda esta se desenvolvendo.

Mau a arquitetura J2EE Chegou já estamos indo para JEE e ainda não tão longe vai predominar J2ME. O que acontece é que nessa ciranda financeira na ótica de um países em desenvolvimento tecnológico estaremos sempre enfrentando transição e migrando sistemas enquanto outros já estão sendo sempre dominantes e saindo na frente.

So conseguiremos competir de igual se as industria investir estratégicamente em pesquisa , uma ideia boa fazer Lans University e incubar Centros de Treinamentos em Universidade e facilitar o profissional a ter oportunidade de estágios que o qualifiquem de forma à serem melhor competitivos e não buscar mão de obra fora.

Temos profissionais de ponta que estão fugindo do Brasil, e isso simplesmente faz com que oportunidades se fechem para as empresas brasileiras que estão disputando serviços com as que são estrangeiras e estão ganhando terreno e mais terreno.

A responsabilidade é de todos nós, a globalização nesse aspecto não favorece agente se não tivermos capacitados a enfretar esses desafios.

M

Bom gente, o que está acontecendo agora é reflexo de já uns 10 anos.
A área de TI não valoriza os profissionais mais velhos, não existe plano de carreira. O profissional, na grande maioria, é descartado no final do projeto.
As consultorias são “o grande mal” do mercado. Você é tratado como objeto, basta se perguntar quantas pessoas vocês conhecem que tem 10 anos na mesma empresa e não seja de alta plataforma ?
Os profissionais da área são egóistas, narcisistas, por isso o mercado tente a piorar. Quantos de vocês pensam o que irão fazer quando se aposentar ? Alias … Como vão se aposentar, sendo na sua maioria PJ, tendo uma taxa alta de encargo. O próprio governo suga da gente, com impostos gigantes para “empresas” compostas por apenas um cara e tendo seus pais ou seu conjugê como sócio.

Então isso tudo ajuda a afastar as pessoas da área. Eu, siceramente, se voltasse o tempo eu não teria escolhido a área de tecnologia, ira ser um advogado, por exemplo. Estuda tanto quanto e é respeitado e unido.

Marcio_Duran

marcelo68ms:
O próprio governo suga da gente, com impostos gigantes para “empresas” compostas por apenas um cara e tendo seus pais ou seu conjugê como sócio.

Então isso tudo ajuda a afastar as pessoas da área. Eu, siceramente, se voltasse o tempo eu não teria escolhido a área de tecnologia, ira ser um advogado, por exemplo. Estuda tanto quanto e é respeitado e unido.

:arrow: Se você tiver fluência em Inglês, procura consultoria que trabalhe com clientes fora do País, uma delas aqui em São Paulo é a Resource, localizada no Centro Empresarial, negocia com eles o valor hora, na casa dos 70,00 reais P/hr.

M

Marcio, você está pensando no imediatismo, R$ 70,00 por hora não é um valor que me faria mudar de país e acho que muitos desse forum conseguem ou ganham valores próximos.
A questão é o plano de carreira.

Marcio_Duran

marcelo68ms:
Marcio, você está pensando no imediatismo, R$ 70,00 por hora não é um valor que me faria mudar de país e acho que muitos desse forum conseguem ou ganham valores próximos.
A questão é o plano de carreira.

:arrow:Você não precisa mudar de País, para intermediar desenvolvimento aqui no Brasil, se optar em sair eu diria que você pode atingir 70,00 U$ a 120,00 U$ por hora.

:arrow:'Plano de Carreira, o mundo é business saiba fazer o seu pé de meia, o resto é Marketing"

luistiagos

É TI no brasil é uma merda… não vejo a hra de sair desse lixo de pais… nosso trabalho não é valorizado trbalhamos como se fossemos uma “empresa” eu disse empresa entre aspas pois isto que a maioria PJ é na verdade o PJ´não passa de um mero funcionario que é estorquido e sugado pelo governo com impostos altissimos… alem do PJ não ter direito a ferias e nem 13 e nem direito nenhum… tenque pagar uma quantia absurda de imposto… e o pior absurdo pq a padaria do seu Ze que tem 5 funcionarios e fatura em media 20k por mes pode ser uma empresa super simples e o seu joão que trabalha com TI e é PJ trabalhando em uma empresa ganhando 2k por mes e tendo sua esposa como socia não pode ser uma empresa supersimples???
isto é simplismente um absurdo… por isto este pais é uma merda!!!

pcalcado

Sim, eu também estou ansioso para que você saia do país e saiba que a vida de contractor aqui fora não é diferente da vida de PJ aí. O Brasil possui mil problemas mas eu acho que você está pensando em utopia aqui fora.

pcalcado

Eu não entendi a comparação com advogado. Eu conheço advogados q moram em ipanema, de frente para o mar numa casa enorme mas deste que eu conheço todos tem algum tipo de ligação estranha com o governo. Os advogados de profissão (i.e. aqueles que possuem clientes de verdade) não possuem este nível de vida.

Se for para ser em TI o que um advogado com relações escusas é não é tão difícil, basta ser bom vendedor e não ter ética. Invente uma ferramentade geração de código ou empacote um bando de frameworks open-source num CD, venda para o governo e vá morar em angra dos reis. Em compensação um advogado, formado numa boa faculdade, que não quer seuir carreira “escusa” encontra muito menos vagas de emprego, menores salários e possibiidade que um desenvolvedor de experiência semelhante.

M

"

pcalcado

Eu não estou falando de “quem vem de fora”, estou falando do mercado como um todo. Este é outro preconceito, que “quem vem de fora” sofre com estes problemas. Se voê for imigrante ilegal e/ou não oferecer nada para o país é verdade mas um técnico em desenvolvimento competente é tratado da mesma forma, seja de onde for.

LPJava

pcalcado:
Eu não entendi a comparação com advogado. Eu conheço advogados q moram em ipanema, de frente para o mar numa casa enorme mas deste que eu conheço todos tem algum tipo de ligação estranha com o governo. Os advogados de profissão (i.e. aqueles que possuem clientes de verdade) não possuem este nível de vida.

Se for para ser em TI o que um advogado com relações escusas é não é tão difícil, basta ser bom vendedor e não ter ética. Invente uma ferramentade geração de código ou empacote um bando de frameworks open-source num CD, venda para o governo e vá morar em angra dos reis. Em compensação um advogado, formado numa boa faculdade, que não quer seuir carreira “escusa” encontra muito menos vagas de emprego, menores salários e possibiidade que um desenvolvedor de experiência semelhante.

Citei a questao de organização entre a profississão. Voce vai consultar um advogado… ele vai ti dar um preço, e vai a outro vai dar um preço na mesma margem e alem disso um advogado que tirou a carteirinha da OAB tem medo de perda-la… apesar que tudo no mundo existe excecoes ainda mais a respeito do que vc falou acima dessa classe de advogado… mais isso existe em qualquer profissão… aqui na bahia um “conhecido” estava desenvolvendo um software para aquele jogo de moedas(nao lembro o nome) e simplesmente ele matava a pau… ultimo salario dele a 2 anos 25 mil.
É semelhante a medicina um valor de uma consular eh sempre na mesma margem, as vezes uma é mais cara pelo instalacoes da clinica e a localização… e nao pelo trabalho do medico… pq aquele medico atende na clinica do Zé por X mais na clinica da Maria é Y. É Y pq o dono da clinica quer tirar o conforto que dar aos clientes na recepção aquele cafezinho, aquela secretaria educada hehe…

Aproveitando, olha essa materia… pessoal nem quis abrir outro topico…

link
flw!

luistiagos

pq eu não fiz direito… :frowning:

Marcio_Duran

luistiagos:

ultimo salario dele a 2 anos 25 mil.

pq eu não fiz direito… :-(

:wink: Você esta em uma área poderosa, o problema é que essa ciência exige profundos conhecimentos e dedicação, ganhar dinheiro em TI, você pode ser um mega-investidor mas talvez vc não saiba como ainda, existe muita competição, e não existe espaço para 2º lugar só para o 1º.

luistiagos

falou bonito Marcelo Duran…

P

Qualquer coisa, desde que feita com paixão, empreendedorismo, planejamento e inovação - dá dinheiro.

maquiavelbona

Marcio Duran:
luistiagos:

ultimo salario dele a 2 anos 25 mil.

pq eu não fiz direito… :-(

:wink: Você esta em uma área poderosa, o problema é que essa ciência exige profundos conhecimentos e dedicação, ganhar dinheiro em TI, você pode ser um mega-investidor mas talvez vc não saiba como ainda, existe muita competição, e não existe espaço para 2º lugar só para o 1º.

Errado. Existe lugares para os segundos e terceiros lugares, dado que existem várias ofertas de empregos boas por aí. O problema é que não existe lugar para algumas coisas que nem colocação tem.

Até!

Marcio_Duran

aahah !!!

Normal, lhe entendo

:idea: Pensa em Marketing, aproveita que o OpenTDC vai acontecer, na certa tem otimos networking lá, talvez eu até apareça para lhe dar umas dicas…hahahah

:thumbup:

Marcio_Duran

maquiavelbona:

Errado. Existe lugares para os segundos e terceiros lugares, dado que existem várias ofertas de empregos boas por aí. O problema é que não existe lugar para algumas coisas que nem colocação tem.

Até!

Na verdade a colocação ela não existe, isso foi algo didatico de se falar, mas você deve ter confiança em si, e não depender de alheios.

:wink:

maquiavelbona

Marcio Duran:
maquiavelbona:

Até!

Na verdade a colocação ela não existe, isso foi algo didatico de se falar, mas você deve ter confiança em si, e não depender de alheios.

:wink:

Sabemos entender analogias e sabemos também extendê-las. Explicar uma piada tira mais a graça do que fingir que não a entendeu.

Até!

P

Riso é um processo não envolvido em alguma piada do Marcio Duran. Com certeza.

Marcio_Duran

maquiavelbona:

Sabemos entender analogias e sabemos também extendê-las. Explicar uma piada tira mais a graça do que fingir que não a entendeu.

Até!

“…Não tenha Princípios maquiavélicos, …no tempo da maldade a gente nem era nascido”

juliano_FRG

lavh:

Fiquei surpreso com esse dado. Que TI perdeu o glamour eu concordo plenamente, mas mesmo assim ainda é um dos melhores mercados de trabalho.

Tvz o que afaste as pessoas seja o fato de que se vc faz direito ou arquitetura por exemplo, a mesma coisa que vc faz hj, vc vai fazer daqui 50 anos. Na área de TI, pode ser que daqui um tempo não precisa mais de programadores por exemplo. Tvz seja isso…não sei! :slight_smile: Mas enfim, mesmo assim é a chance de muita gente de conseguir algo melhor da vida…

[]'s

Você só pode estar brincando…é por pensarem como você que os manés que se chamam de gerentes e diretores da empresas de TI estão levando o setor pro buraco!!! Você está bem por fora da realidade do mercado e tenho certeza que esse estágio de R$1.300 que viu pedia absurdos, alias isso se tornou comum, as empresas quererem alunos do primeiro e segundo ano da faculdade com “sólidos conhecimentos em JEE, UML, trocentos frameworks (no caso de java, mas é a mesma coisa para todas as outras tecnologias), inglês fluente e a moda da vez, experiência para fazer estágio”. Posso afirmar isso com toda certeza e conhecimento pois acabo de me formar em Sistemas de informação e não quiz vários estágios durante o curso pois as propostas eram absurdas e não ia trocar um emprego estável de 4 anos na área gráfica pelas baixarias que ofereceram.
A procura por cursos de TI estão caindo drasticamente porque os salários da área despencaram drasticamente nos últimos anos e pouquíssimas áreas exigem um investimento tão grande de tempo e dinheiro continuamente para se formar e se manter no mercado. Se a situação esta ruim pode ter certeza que piorar muito mais. A maioria dos meus colegas da faculdade se dizem desanimados e não pretendem trabalhar no desenvolvimento de software devido a grande desvalorização dos profissionais de TI que vem ocorrendo.

antonioni.rocha

É isso aí. Exigem-se milagres, oferecem-se merrecas e depois reclamam que a oferta de profissionais está ruim.

L

juliano_FRG:

Você só pode estar brincando…é por pensarem como você que os manés que se chamam de gerentes e diretores da empresas de TI estão levando o setor pro buraco!!! Você está bem por fora da realidade do mercado e tenho certeza que esse estágio de R$1.300 que viu pedia absurdos, alias isso se tornou comum, as empresas quererem alunos do primeiro e segundo ano da faculdade com “sólidos conhecimentos em JEE, UML, trocentos frameworks (no caso de java, mas é a mesma coisa para todas as outras tecnologias), inglês fluente e a moda da vez, experiência para fazer estágio”. Posso afirmar isso com toda certeza e conhecimento pois acabo de me formar em Sistemas de informação e não quiz vários estágios durante o curso pois as propostas eram absurdas e não ia trocar um emprego estável de 4 anos na área gráfica pelas baixarias que ofereceram.
A procura por cursos de TI estão caindo drasticamente porque os salários da área despencaram drasticamente nos últimos anos e pouquíssimas áreas exigem um investimento tão grande de tempo e dinheiro continuamente para se formar e se manter no mercado. Se a situação esta ruim pode ter certeza que piorar muito mais. A maioria dos meus colegas da faculdade se dizem desanimados e não pretendem trabalhar no desenvolvimento de software devido a grande desvalorização dos profissionais de TI que vem ocorrendo.

Embora a sua resposta tenha sido bem grosseira, vou responder.

No meu primeiro estágio, eu ganhava R$1300,00 reais e não tinha experiência nenhuma. Muito pelo contrário, e no primeiro mês eu fiquei apenas fazendo curso, para depois começar a trabalhar. Não tinha inglês fluente, mas a empresa me bancou um curso de inglês integralmente.

Sou exceção? Com certeza não!!! Essa mesma empresa, que é uma empresa de 3 letrinhas bem conhecida, tem mais de 200(nem sei ao certo, mas deve ser mais que isso) vagas abertas que não consegue preencher com todos esses beneficios que eu citei acima. Hoje eu não estou mais nela, mas foi excelente para o inicio da minha carreira.

Quem será que está por fora do mercado? Eu que estou nele ou você que trabalha na área gráfica?

Reafirmo tudo o que disse!

Tenho um amigo que senta aqui do meu lado, que só estuda coisas novas por demanda, se a empresa pede ele vai e aprende, que não estuda em casa, e que tira 8000(PJ). Eu não apoio isso, mas é um fato!

Tudo isso que eu falo é com relação a SP! O resto eu não sei!

A questão é que você já quer sair ganhando muito, sem nunca nem ter trabalhado com TI, aí fica difícil. Tenho um outro amigo que trabalhava em uma metalurgica e ganhava muito bem, mas ele queria trabalhar com programação. Saio da metalurgica pra fazer um estágio no qual ele ganhava 1000(ele tbm não tinha experiência nenhuma). Hoje, 2 anos depois disso, ele tá ganhando 4000(CLT), se você acha isso muito ou pouco eu não sei, eu acho bom pra quem tem só 2 anos na área e acho bom para o padrão brasileiro. As vezes o que faltou pra você é isso, arriscar. Se bem que, se 4000 tbm for pouco pra vc, dai é melhor você ficar aonde está mesmo. Não sei o que vc chama de pouco ou muito.

Na nossa área experiência é fundamental. As empresas colocam um monte de siglas mesmo para as vagas, mas “quase” ninguém(pra não falar ninguem) sabe tudo aquilo. A questão é que se vc já trabalhou com algo parecido(por um exemplo um outro framework web diferente do que eles estão pedindo) vc aprende o que eles estão pedindo muito rápido, então eles vão e te contratam.

[]'s

jmoreira

É isso mesmo. Tem uns anúncios que chega a ser hilário.
Outros contudo, demonstram seriedade: Java, sql, Jsp, hibernate e Struts/Spring/EJB.

pcalcado

LPJava:

Citei a questao de organização entre a profississão. Voce vai consultar um advogado… ele vai ti dar um preço, e vai a outro vai dar um preço na mesma margem

Isso simplesmente não é verdade. Por favor vá há um advogano na Paulista e vá num advogado em Niterói, compare os preços dos honorários.

Se você pagar adiantado para um advogado um caminhão de dinheiro e ele dormir todos os dias e não fizer nada do seu processo a chance dele perder a carteira da OAB é praticamente nula. O que você pode fazer é processar o advogado. Em TI é a mesma coisa.

O seu conhecido, a menos que eu não tenha entendido o jogo, estava em um mercado ilegal, caça-níqueis. Se o debate aqui for sobre qual profissão dá mais dinheiro no mercado ilegal eu não quero participar dela, obrigado, além de ter que apagar mensagens sobre isso por razões legais.

juliano_FRG

A não ser que seja um gerente ou diretor(tenho um certo preconceito com esses) não foi minha intenção ofendê-lo, desculpe-me.

Sou de curitiba, esses ótimos salários de SP a que você se refere raramente se encontram em algum outro lugar. As empresas daqui até estão dando cursos mas para vc ter uma idéia das propostas que grandes empresas oferecem por aqui, como ACC.., GL.., ATO..,BR..(não sei se posso dizer os nomes das empresas), recentemente estiveram procurando dezenas de vagas em que ofereciam entre R$500 a R$900, geralmente exigindo inglês e algumas tecnologias específicas. O pior é vc sabe que vão te contratar como mão-de-obra barata(estágio), fazer vc trabalhar como profissional e depois do projeto encerrado vão te despensar, vc fica sem experiência (porque uma nova moda aqui é não aceitar estágio como experiência) e faz o mesmo trabalho de outros profissionais ganhando 1/4 -1/5 do salário. Estou catando algumas ofertas de emprego para postar e verem do que estou falando.
Uma coisa que sempre digo quando surgem discussões com esta é que visões positivistas da área de TI sempre vem de profissionais que  tem grande conhecimento e experiência, o que facilita tudo, e quando pessoa que estão lutando pra entrar no mercado como eu demonstram sua indignação com o rumo que as coisas estão tomando ficamos parecendo rebeldes sem causa. Talvez porque poucos queiram demonstrar sua opinião, infelizmente.

Já a algum tempo estou com vontade de montar um tópico só com ofertas de emprego absurdas que vemos no dia-a-dia, mas não sei qual será a repercussão disso.
[]'s

Andre_Fonseca

uma vez divulgaram uma vaga na lista da facul para estagiário com 3 anos de experiência!! infelizmente eu deletei o email, deveria ter imprimido e colocado em um quadro, junto com outras vagas que eu recebo :slight_smile:

em outro lugar que trabalhei criaram as classificações estagiário sênior e estagiário fraldinha… rs o estagiário fraldinha lógico era o mais baixo na cadeia alimentar, recebia ordens inclusive do estagiário sênior… :roll:

pcalcado

juliano_FRG:

Tirando a parte de que custo de vida impacta no salário e não se compara salário de SP/RJ com outras partes do país -já que isso já foi falando neste tópico- de onde voc6e tirou esta informação de que os salários estão caindo?

pcalcado

lavh:

Tvz o que afaste as pessoas seja o fato de que se vc faz direito ou arquitetura por exemplo, a mesma coisa que vc faz hj, vc vai fazer daqui 50 anos.

Isso não é verdade. Pode ser que TI seja mais rápido mas um arquiteto tem que se mantêr a par das novidades do mercado, das regulamentações, da técnicas. É claro que ele pode continuar criando prédios coo azia há quinze anos mas até aí eu posso continuar programando em VB 4 -tem mercado para isso.

A lei da gravidade não muda assim como os fundamentos da computação também não. As técnicas e exigências, entretanto, mudam o tempo todo na maioria das profissões.

louds

pcalcado:
juliano_FRG:

Tirando a parte de que custo de vida impacta no salário e não se compara salário de SP/RJ com outras partes do país -já que isso já foi falando neste tópico- de onde voc6e tirou esta informação de que os salários estão caindo?

Os salários de TI estão subindo muito mais rápido que a inflação, por sinal. Em 2002 quando eu tava procurando estário, era muito difícil chegar nos 800 reais. Hoje estágio pagando 1300 é tranquilo o salário inicial subiu 62,5% num período de 6 anos. Enquanto isso o IPCA do período tá em 46%. Isso significa um ganho real de 16% em 6 anos. Não é uma montanha, mas mostra que os salários não estão caindo. Da mesma forma, aumentos semelhantes a esses podem ser verificados para todos os outros cargos.

Os salários estão sofrendo aumentos reais enquanto o déficit técnico não melhorou em nada.

Mauricio_Linhares

E nem vai melhorar.

juliano_FRG

pcalcado:
juliano_FRG:

Um exemplo: a 3 anos quando iniciei a faculdade uma empresa de grande porte nacional estava fazendo uma seleção para desenvolvimento java aqui em Curitiba, a vaga era CLT e para função de Programador junior, o salário era R$2.500,00 e outros benefícios, um bom salário para início. Essa mesma empresa a uns 2 meses fez novamente uma seleção para programador junior, o salártio agora é R$1.200 e pedem experiência, certificação e várias outras coisas a mais. Esse é um exemplo que ilustra bem o que quero dizer e é uma prática geral nas empresas, isso que nesse caso não era vaga para estágio, o que geralmente as empresas fazem é contratar estágiario no lugar de programador junior. Clario que quando falo é daqui de CTBA, quanto as outras regiões fica a cargo do pessoal dizer sua opinião.

pcalcado

juliano_FRG:

Um exemplo: a 3 anos quando iniciei a faculdade uma empresa de grande porte nacional estava fazendo uma seleção para desenvolvimento java aqui em Curitiba, a vaga era CLT e para função de Programador junior, o salário era R$2.500,00 e outros benefícios, um bom salário para início. Essa mesma empresa a uns 2 meses fez novamente uma seleção para programador junior, o salártio agora é R$1.200 e pedem experiência, certificação e várias outras coisas a mais. Esse é um exemplo que ilustra bem o que quero dizer e é uma prática geral nas empresas, isso que nesse caso não era vaga para estágio, o que geralmente as empresas fazem é contratar estágiario no lugar de programador junior. Clario que quando falo é daqui de CTBA, quanto as outras regiões fica a cargo do pessoal dizer sua opinião.

Isso é apenas um caso isaolado e forma uma evidência anedótica. A menos que você tenha dados que comprovam sua afirmação isso é uma falácia. Claro que você pode estar apenas exressado sua opinião e percepção do mercado mas é bom deixar isso claro no texto, do contrário fica parecendo uma afirmação baseada em fatos concretos.

M

"

LPJava

pcalcado:
LPJava:

Citei a questao de organização entre a profississão. Voce vai consultar um advogado… ele vai ti dar um preço, e vai a outro vai dar um preço na mesma margem

Isso simplesmente não é verdade. Por favor vá há um advogano na Paulista e vá num advogado em Niterói, compare os preços dos honorários.

Se você pagar adiantado para um advogado um caminhão de dinheiro e ele dormir todos os dias e não fizer nada do seu processo a chance dele perder a carteira da OAB é praticamente nula. O que você pode fazer é processar o advogado. Em TI é a mesma coisa.

O seu conhecido, a menos que eu não tenha entendido o jogo, estava em um mercado ilegal, caça-níqueis. Se o debate aqui for sobre qual profissão dá mais dinheiro no mercado ilegal eu não quero participar dela, obrigado, além de ter que apagar mensagens sobre isso por razões legais.

a intenção nao foi essa pcalcado . A ideia foi mostrar uma organização entre as profissionais… ja que iniciamos o post, questionando que nao ganhamos como deveria devido uma falta de organização dos profissionais de T.I. Nem um orgao para regularizar a nossa classe temos! é por isso que fica essa bagunça de senior ganhado como junior e as vezes junior ganhando como senior…etc

flw!

M

"

Mauricio_Linhares

marcosalex:
Outra coisa que um órgão pra regularizar ajudaria: Sistema de Informaçao, Ciencia da Computação, Engenharia da Computação… Em muitas faculdades com nomes diferentes mas ensinam a mesma coisa e outras não. Pelo nome do curso não necessariamente podemos afirmar o que o cara sabe.
Mas a maior vantagem de um órgão é que dependeríamos menos do governo e estaríamos mais independentes das forças políticas, da mesma forma que a OAB e o CREA.

Desde quando um curso de Sistemas de Informação é a mesma coisa de um curso de Ciências da Computação :?:

M

"

LPJava

marcosalex:
Maurício Linhares:

Desde quando um curso de Sistemas de Informação é a mesma coisa de um curso de Ciências da Computação :?:

Não deveria ser, mas tem muitas faculdades que ensinam o mesmo conteúdo, só muda o nome.

Realmente há uma bagunça com isso tb! e faculdade nao sérias… nao sabem nem a diferença!!!

Mauricio_Linhares

Será que vocês não estão se enrolando não?

O papel de vigiar os cursos é do MEC, não de um “sindicato”.

M

"

LPJava

Será que vocês não estão se enrolando não?

O papel de vigiar os cursos é do MEC, não de um “sindicato”.
Pois é, só que na prática o MEC não está se saindo bem e a cada mudança de governo as regras mudam muito. Já com os cursos onde existe um conselho independente a coisa tem funcionado melhor. Pra uma área dinâmica como a nossa, acredito que um conselho formado por profissionais e acadêmicos da área seja mais eficiente que um ministro ou acessor, que teria a função de fiscalizar o conselho, como é feito nos outros cursos.

Bom, é minha opinião.

Eu tenho ciencia que o MEC que regulariza esses cursos… até que melhorou na foi pior… tinha tantos nomes… mais ainda há muito que fazer… eu acho que deveria existir apenas dois… o cara que quer ser analista e o outro cientista… e dai poderia ate extender o curso por mais 1 ano… a maioria dos cursos sao 4 anos…

M

"

Deluxe

ehh…
Se aquela lei, que um profissional so vai poder exercer essa area de tecnologia se tiver faculdade de tecnlogia (SI, CC etc…)…
ai que vai faltar profissional mesmo…
haha

M

"

pcalcado

LPJava:

a intenção nao foi essa pcalcado . A ideia foi mostrar uma organização entre as profissionais… ja que iniciamos o post, questionando que nao ganhamos como deveria devido uma falta de organização dos profissionais de T.I. Nem um orgao para regularizar a nossa classe temos! é por isso que fica essa bagunça de senior ganhado como junior e as vezes junior ganhando como senior…etc
flw!

Isso de regulamentação já foi discutido aqui tantas vezes que perdeu a graça. Já mostramos que OAB/CREA ou o que for não garante nada e que não ter um orgão nunca impediu que estas classes fossem bem sucedidas na maioria dos países. Algum novo argumento?

pcalcado

Marcos,

Estes argumentos podem ser sumarizados aqui:
http://blog.fragmental.com.br/2008/03/21/ainda-bem-que-estou-aqui/

Existem dezenas de topicos no GUJ sobre regulamentacao:

http://www.google.com/search?q=site%3Aguj.com.br+regulamentacao

M

"

pcalcado

marcosalex:

Os argumentos contra, sim, não os pró. Em um país com a política tão instável, quanto mais independente do governo, melhor as coisas funcionam, vide agencias reguladoras.

E você quer algo mais independente do governo do que uma área auto-regulamentada?

M

"

pcalcado

marcosalex:

Centralizando em um conselho.

E quais os poderes e obrigações do conselho? Por que o Brasil precisa de um conselho enquanto os países com sucesso em desenvolvimentod e software (China, EUA, Australia, Índia, Alemanha… qualquer um) não precisaram?

Nota: já existem pelo menos dois organismos nacionais que se pode recorrer: sindicatos (como SINDPDRJ) e a SBC.

luistiagos

O que disseram sobre ctba realmente é verdade… aqui tem muitas empresas como as de 3 letrinhas que pagam ate 1k por estagiarios mais estagiarios “seniors” e tem o seu quadro de funcionario na maioria estagiarios… a função correta de um estagiario é aprender e não ser mão de obra estas empresas querem pegar estagiarios invez de profissionais pois assim podem pagar 1/5 do salario e superfaturar com isto… outra coisa é que costumam exigir esperencia de trabalho de 1 a 6 anos para um estagiario e alem disso obrigam ele a fazer horas extras mesmo faltar a seus estudos a sua faculdade e trabalhar como louco para a empresa… o problema é que um cara novo no mercado fica iludido com o salario de 1k para estagio e acha q ele vai ser estagiario mas na verdade isto não passa de um mero emprego disfarçado… e o pior isto desvaloriza a area fode com o mercado… se uma empresa pode contratar um cara por 1k pq vai contratar um profissional formado por 4k? se o “estagiario” faz o mesmo serviço? isto fode com o mercado… acho que deveria ter uma lei de regulamentação de estagio onde estipulassem carga horaria que deveria ser de 6hrs no maximo… e sobre certas funções exercidas… havendo uma fiscalização que multaria empresas que violassem a lei… o problema é que não existe merda de lei nenhuma… assim o novato é explorado e os salarios dos veteranos cai cada vez mais em virtude de coisas deste tipo…

M

"

luistiagos

Algo que é fato e o seguinte… a area esta defasando… os salarios estão caindo… os empregos diminuindo…
a area esta virando um lixo… daqui a alguns anos a frase: “faço codigo por um prato de comida” sera realidade… espero que qdo este dia chegar eu esteja ou com um outro negocio ou trabalhando com TI mais bem lonje do brasil…

M

"

luistiagos

não sei como é aonde vc mora… mas poraqui estagiario de TI se acha de monte em qualquer esquina…
poraqui a coisa ta ficando preta… sobra profissional, falta emprego e a maioria se prostitui com salarios baixissimos para empresas de 3 letrinhas… geralmente os “escraviarios”… e graduativamente o salario esta abaixando… outra questão é que a maioria é PJ e o governo suga os PJs… a qtia de imposto que um trabalhador denominado PJ tem que pagar é um absurdo… pois ele não é uma empresa… é um funcionario um trabalhador ganha um salario e não fatura como uma empresa… geralmente ganha mal perto do salario do CLT… e é estorquido pelo governo em impostos absurdamente gigantescos… isto é um absurdo!!! nos praticamente trabalhamos para sustentar o governo…

M

Essa questão de ser PJ e pagar um mundo de impostos é o pior de tudo.
90% das “oportunidades” são PJ ou o pior dos mundos, o CLT-Flex.
Esse lance de PJ e CLT-Flex que deveria sumir e sermos CLT com um salário compatível. Assim como um engenheiro, um advogado ou qualquer outro profissional.
A questão é que como não temos ou não sabemos como virar esse jogo, a área não chama a atenção para quem está ingressando. Eu mesmo não quero que meu filho siga nessa área. A gente gasta uma fortuna por ano para se manter atualizado (seja cursos, livros, seminários e etc), e no frigir dos ovos pouco sobra.
É insano a gente pagar mais impostos que muitas empresas, nada é abatido.

pinto

marcelo68ms:
Esse lance de PJ e CLT-Flex que deveria sumir e sermos CLT com um salário compatível. Assim como um engenheiro, um advogado ou qualquer outro profissional.
A questão é que como não temos ou não sabemos como virar esse jogo, a área não chama a atenção para quem está ingressando. Eu mesmo não quero que meu filho siga nessa área. A gente gasta uma fortuna por ano para se manter atualizado (seja cursos, livros, seminários e etc), e no frigir dos ovos pouco sobra.

Concordo plenamente, Marcelo.
Os empresários não perceberam (ou perceberam e eu sou ingênuo) que estão acabando com o mercado de trabalho de TI no Brasil.
Seria mais simples e honesto todos fecharem as portas aqui e abrirem suas empresas nos países que tanto invejam, como India, China, etc.

luistiagos

esses lances de PJ e Clt-Flex tenque morrer… isto lhe obriga a ser estorquido pelo governo e alem disso vc não tem direito trabalhista algum… não tem ferias, 13, aposentadoria e nem nada… se uma mulher pj fica gravida sua licença maternidade é o olho da rua… e se algum pj fica doente tchau… e é assim que funciona a coisa… e o governo sempre estorquindo o trabalhador empresas enquadradas em super-simples chegam a faturar 10k por mes e pagam menos impostos… ja o trabalhador pj ganha em media 2k e paga bem mais impostos… isto e um absurdo… e como vc disse não tem oq fazer… se vc não quiser ser pj vc simplismente não trabalha… pois 90% das empresas as vagas são PJ ou pior ainda a palhaçada de CLT-Flex…

B

marcelo68ms:

As empresas não tem como pagar salários de TI com os encargos sociais impostos pelo estado. Qualquer mané iniciante em TI ganha bem mais que um administrador, jornalista, professor, advogado tb iniciante. Esse é o motivo de em outras áreas não serem tão comuns o PJ.

xwillianss

Falta pessoas com disposição para ensinar os mais novos. Aqui mesmo no GUJ, o egoísmo reina sempre, o cara que sabe muito acha que ensinando os outros pode criar uma concorrência para ele no mercado de trabalho. Falta apostilas mais avançada, o aluno que aprende JAVA ele começa pelo OOP e depois quer uma coisa mais intuitiva e não apenas ficar vários anos estudando, “herança, polimorfismo e outras coisas mais…”. Eu acho que essa realidade foram nós mesmo que construímos. 8)

luistiagos

de onde vc tirou isto? de professor iniciante eu ate concordo… jornalista ja não sei… mais de um administrador e advogado de maneira alguma… ao menos a grande maioria de advogados e administradores ganham bem mais que computeiros…

luistiagos

o que podiamos fazer seria um abaixo assinado para a diminuição de impostos dos trabalhadores de TI… PJs e entrega-lo para algum deputado federal…
provavelmente não adiante em nada porem ficar de braços cruzados é pior…

M

Meu Bobmoe, você deve se informar melhor, pois um engenheiro ou um jornalista ganha sim valores em CLT muito próximos, senão superiores aos valores de PJs.
Fora as exigências ridículas que são pedidas. Além do excesso de horas extras que temos que fazer, e mais muitas consultorias não pagam essas horas extras, inventam o banco de horas que é uma palhaçada.
Quantos da área de TI não tem vida, trabalham 10, 12 horas ao dia.
E você vem me falar que as empresas não tem condições de pagar os encargos ??

A realidade é que a “consultoria” é o grande mal da área. Uma empresa “X”, contrata a consultoria “Y”. Paga R$150,00 a hora por um profissional Sênior. A consultoria por sua vez, paga R$ 20,00 por um Junior e executa o trabalho. Te pegunto quem não tem condições de pagar algo nessa relação ?

O resultado disso é que a inteligência do negócio das empresas somem na cabeça do consultor que pula de galho em galho. A Consultoria, ganha horrores sem fazer nada, apenas intermediando. A empresa “X” acha que fez um negócio da China, pois não mantem o cara de R$ 150,00 a hora por muito tempo.

E o profissional é o grande perdedor desse bolo.

M

luistiagos:
o que podiamos fazer seria um abaixo assinado para a diminuição de impostos dos trabalhadores de TI… PJs e entrega-lo para algum deputado federal…
provavelmente não adiante em nada porem ficar de braços cruzados é pior…

Maravilhoso, poderiamos fazer algo nesse sentido. Imagine o número de usuários do GUJ. É um começo.
Concordo. Como iniciaremos ? Quem conhece o caminho das pedras ?

luistiagos

E na grande parte dos casos este profissional nem é um junior que ganha 20 a hora ele é um “escraviario” que ganha 800 pila por mes… e a consultoria cobra 150 a hra deste “estagiario senior” da empresa…

ou seja o pra se ganhar bem na area de TI abra uma consultoria contrate meia duzia de estagiarios “seniors” pague a eles 500 pilas por mes e cobre das empresas 150 a hra de cada um deles em um projeto de grande scopo…

Criado 8 de julho de 2008
Ultima resposta 15 de jul. de 2008
Respostas 122
Participantes 43