Olá Pessoal!
Depois de quase seis meses sai uma nova versão do GFP - Gerenciador de Finanças Pessoais.
Essa versão demorou sair pois estive afastado dos computadores por um tempo, e agora com a
colaboração de Marcelo Adamatti (http://adamatti.googlepages.com/home) na transformação de
arquivos SGML em XML o GFP importa dados de arquivos OFC e OFX além de dados da área de
transferência para o extrato de cartão de crédito do Banco do Brasil; existem outras novidades
que podem ser conferidas no change log da release. Infelizmente o desenvolvimento
tem seguido a passos lentos por questão de falta tempo livre 
Estou sempre aberto a colaboração, se você não gosta de alguma coisa no GFP, sempre a tempo
de mudar
, o próprio GFP hoje, é ligeiramente diferente do que foi a quatro anos, muitas
mudanças foram feitas a pedido de usuários.
Este é o site do projeto no SF: http://sf.net/projects/gfd e este é o web site http://gfd.sf.net
para baixar o binário e os fontes vá até essas urls.
Vou novamente apresentar algumas informações a respeito do GFP no estilo FAQ:
O que é?
- O GFP é um gerenciador de finanças pessoais feito em Java/Swing que controla contas correntes,
aplicações financeiras e cartões de crédito. Ele deve ser “alimentado” com dados de seu banco
ou operadora de cartão. Fornece informações através de relatórios e principalmene filtragem de
dados na tela de lançamentos permitindo saber para onde vai o dinheiro gasto, bem como quanto se
tem de “lucro” (poupança) ou prejuízo mês a mês, entre outros detalhes.
Outro software de gestão de finanças?!?! - O GFP começou a ser construído em 2002 (alguns de seus componentes em 2001) e foi registrado no
SourceForge em 2004, na época existia (em Java) o JGnash e o JMoney, eu queria colaborar com algum
deles mais eram muito voltados para o publico americano e usavam conceitos fortes (massantes) de
contabilidade. (Só para constar sou formado em Analise de Sistemas e tecnico em Contabilidade)
Eu queria algo que abstraísse os conceitos de contabilidade (ativo, passivo, balancete, etc… argh!)
Como não existia nada em Java na época, comecei a escrever o GFP como prova de conceito de
monografia (prova de que conceito? Isso é outra história).
Acho saudável existirem várias abordagens para o mesmo problema, neste caso existem centenas de
softwares para finanças pessoais. Para quem não conhece o GFP, ele está traduzido para 11 idiomas
(alguns bem loucos tipo Chines, Persa e Árabe :-)), já teve artigos publicados em uma revista
Italiana do softwares, artigo no guia do hardware (http://www.guiadohardware.net/artigos/gerenciadores-financeiros/)
com a comparação entre o GFP, KMyMoney, Gnucash e Grisbi, e em site Chinês sobre software livre (só não entendi
nada do que estava escrito la hehehehe)
Para quem leu o código e tem algumas perguntas:
Porque você não usa Hibernate?
- Infelizmente quando o GFP começou a ser construído o hibernate não era la essas maravilhas no desktop,
dava mais problema do que solução para aplicações desktop, até o ano passado ainda existiam
complicações que só valiam a pena em ser traspassadas em aplicações de maior porte. MAS! Quem
estiver disposto a adaptar o GFP para hibernate/JPA (XML não :-)) pode começar a conversar comigo.
Nos últimos dias venho conversando com o Adamatti a esse respeito.
Porque você não usa SwingX, Spring ou outro framework para desktop?
- Novamente a resposta é: O GFP foi criado BEM antes desses componentes/frameworks e em fim,
tem todo o problema do tempo livre para fazer o refactoring sem prejudicar a qualidade/performance
do software e ao mesmo tempo manter o ritmo na adição de novas funcionalidades.
Quem quiser colaborar, baixar os fontes dar uma olhada, sinta-se livre para entrar em contato comigo.
Geralmente recebo mais contatos de pessoas de fora (principalmente Europeus, eles são muito receptivos a
software livre e a colaboração em comunidades), que usam os fontes em projetos de faculdade e tal.
Tenho conhecimento de duas monografias que usam o GFP como base de estudo. É um software pequeno, isso
facilita muito.
Deixo aqui meu e-mail do projeto: [email removido]
[]'s Igor Regis