Gnome está pensando em adotar Java no lugar do Mono

85 respostas
chun

Com a abertura da JVM OpenSource o pessoal do Gnome esta pensando em adotar o Java no lugar do mono…

http://www.infoworld.com/article/06/11/22/HNjavaworld_1.html

Muito interessante ! :shock:

85 Respostas

eduveks

Dúvido muito que isto aconteça…

Justamente por que o Mono já esta muito bom, já conta com muitos desenvolvedores, e esta cada vez mais sendo amplamente aceite…

E só com o Mono poderemos ter num futuro proximo espero… Jogos e grande aplicações comerciais, sendo desenvovidas em C#, correndo no Linux e Mac, sem recompilar…

O Mono / C# consegue resolver o problema que o Java 3D + Swing não conseguem… especialmente para Jogos a nivel de desempenho e fácilidade de uso para o cliente final…

Mono tem tudo para continuar forte… o problema é ter que ficar mantendo a compatibilidade com as novas versões que saem do .Net, e não poderem inventar coisas novas, para não perder a compatibilidade…

Eu aposto muito no Mono para aplicações windows forms e jogos… principalmente nos jogos… dúvido muito que o Java um dia fique bom para o desenvolvimento de Jogos de grande porte…

Sendo realista… dúvido muito que Adobe/Macromedia um dia lance um Photoshop ou um Flash desenvolvido em Java, mas em C# já acho mais possível…

E também quanto aos Engines 3D, também acho que é mais fácil migrar para o C# do que para o Java…

Acho que Mono / C# é para uma coisa… e Java para outra… ambus bons nas áreas que dominam…

Mas pronto… posso estar enganado :roll:

chun

eduveks:

Justamente por que o Mono já esta muito bom, já conta com muitos desenvolvedores, e esta cada vez mais sendo amplamente aceite…

Aceito por quem ? até a redhat está abrindo mao de distribuir ele em seus servidores …

E o que usabilidade do usuario final tem a ver com a tecnologia… isso nao eh trabalho do desenvolvedor ? Existem engines muito boas de jogos em java… viste JAKE2 ? E tem outra… Binds de java para opengl tornao java tão rapido quando qualquer outra linguagem nativa de jogos…

Compatibilidade ? isso falta MUITO pro mono… principalmente prq .net não é uma especificacao… eh um conjunto de tecnologias… .Net é BEM maior que a CLR/CLI… mono NUNCA vai conseguir ser 100% compativel…
a solucao é bem maior do que muitos pensam…

Qual jogo feito em mono de grande porte ?

E porque ?

Sintaticamente falando ?

FSRech

eduveks:

E só com o Mono poderemos ter num futuro proximo espero… Jogos e grande aplicações comerciais, sendo desenvovidas em C#, correndo no Linux e Mac, sem recompilar…

O Mono / C# consegue resolver o problema que o Java 3D + Swing não conseguem… especialmente para Jogos a nivel de desempenho e fácilidade de uso para o cliente final…

Mono tem tudo para continuar forte… o problema é ter que ficar mantendo a compatibilidade com as novas versões que saem do .Net, e não poderem inventar coisas novas, para não perder a compatibilidade…

Eu aposto muito no Mono para aplicações windows forms e jogos… principalmente nos jogos… dúvido muito que o Java um dia fique bom para o desenvolvimento de Jogos de grande porte…

Sendo realista… dúvido muito que Adobe/Macromedia um dia lance um Photoshop ou um Flash desenvolvido em Java, mas em C# já acho mais possível…

E também quanto aos Engines 3D, também acho que é mais fácil migrar para o C# do que para o Java…

Acho que Mono / C# é para uma coisa… e Java para outra… ambus bons nas áreas que dominam…

Mas pronto… posso estar enganado :roll:

Acho que você se enganou mesmo …

eduveks

A questão é, que com Mono é possível rodar os programas feitos na Fremework Microsoft… já usei alguns programas no Linux, feitos para Windows e funcionou perfeitamente, depois que resolveram o problema da System.Forms…

Agora que há engines 3D em Java bons disto eu sei, mas tão bom o como o UT Engine… é verdade que não existe nenhum prorama comercial grande ou um Engine poderoso migrado para .Net C# mas acho que é mais possível que isto aconteça pro lado do .Net do que para o Java.

Lembrando que muitas empresas (A maioria ainda) só pensam em “Microsoft”, e vão continuar a desenvolver muitas coisas em .Net e talz… e a única esperança de poder rodar estas aplicações em outras plataformas, é com o Mono… a nivel de Jogos e Programas, só o Mono nos dá a esperança de poder rodar aquele meu programinha que gosto do Rwindows no Linux…

Eu já tentei muito rodar alguns jogos que gosto do Windows no Linux com Cedega/Wine, mas sem chance, se fizessem me C# quase certo que consegueria… agora era muito bom que fizessem em Java, mas não fazem este é o problema.

O Mono é muito importante, é a fina linha de esperança que temos de poder rodar os programas Rwindows no Linux na perfeição…

Por isso todo apoio ao Mono tem que continuar… os testes que fiz de compatibilidade entre a Framework da Microsoft e o Mono, e alguns programas, funcionou tudo perfeito.

Basta abrir os olhos e ver quantos softwares são desenvolvidos sobre o .Net e pensar que tudo isto não vai rodar no Linux é mau… o Mono é que nos da a garantia de que podem continuar desenvolvendo em .Net que rodo no Linux na boa…

Isto só aumenta a aceitação do Linux no PC do João da Esquina de 50 anos…

M

Cabem algumas reticencias…

1 - Pelo que entendi da leitura do artigo…o que está pesando mais é abertura consecutiva do JDK e do JME. Neste ponto a ideía geral do artigo é criar apliactivos (no caso do gnome) que sejam portaveis entre o desktop e os dispositivos moveis.

2 - Na aréa de jogos para portatéis, pelo que acho no mercado tem-se proliferado os que utilizam a JME.

3 - Não acredito que o Adobe Photoshop e o Adobre Flash contém para a escolha do Mono em relação ao Java para o Gnome, pois ambos são projetos de software comerciais. Se v.c ler no artigo o pessoal do Gnome, elogiou a escolha da GPL, justamente por ser a mais restritiva em relação a termos de alteração do código e da utilização por software proprietário.

Flos.

M

eduveks:
A questão é, que com Mono é possível rodar os programas feitos na Fremework Microsoft… já usei alguns programas no Linux, feitos para Windows e funcionou perfeitamente, depois que resolveram o problema da System.Forms…

Agora que há engines 3D em Java bons disto eu sei, mas tão bom o como o UT Engine… é verdade que não existe nenhum prorama comercial grande ou um Engine poderoso migrado para .Net C# mas acho que é mais possível que isto aconteça pro lado do .Net do que para o Java.

Lembrando que muitas empresas (A maioria ainda) só pensam em “Microsoft”, e vão continuar a desenvolver muitas coisas em .Net e talz… e a única esperança de poder rodar estas aplicações em outras plataformas, é com o Mono… a nivel de Jogos e Programas, só o Mono nos dá a esperança de poder rodar aquele meu programinha que gosto do Rwindows no Linux…

Eu já tentei muito rodar alguns jogos que gosto do Windows no Linux com Cedega/Wine, mas sem chance, se fizessem me C# quase certo que consegueria… agora era muito bom que fizessem em Java, mas não fazem este é o problema.

O Mono é muito importante, é a fina linha de esperança que temos de poder rodar os programas Rwindows no Linux na perfeição…

Por isso todo apoio ao Mono tem que continuar… os testes que fiz de compatibilidade entre a Framework da Microsoft e o Mono, e alguns programas, funcionou tudo perfeito.

Basta abrir os olhos e ver quantos softwares são desenvolvidos sobre o .Net e pensar que tudo isto não vai rodar no Linux é mau… o Mono é que nos da a garantia de que podem continuar desenvolvendo em .Net que rodo no Linux na boa…

Suas hipóteses baseiam-se no fundamento que fundações como a Gnome e a GTK, ou os desenvolvedores do Linux estão preocupados com a compatibilidade explicita com o windows e os aplicativos windows (no caso os aplicativos propritários), bem como na aréa de compatibilidade com os jogos 3D e os engines gráficos de jogos.

1 - Como disse acima, se ler atentamente a noticia…verá que eles estão mais preocupados e empolgados com a liberação consecutiva da JDK e da JME, o que permite a portabilidade bem mais eficiente entre os aplicativos linux, e os aplicativos para dispositivos moveis.

2 - Os desenvolvedores do Gnome elogiaram o uso da GPL, que no caso é a mais restritiva entre plataformas que tutilizam software livre e as que utilizam sofwate comercial.

Flos.

chun

eduveks:
A questão é, que com Mono é possível rodar os porgramas feitos na Fremework Microsoft… já usei alguns programas no Linux assim, feitos para Windows e funcionou perfeitamente, depois que resolveram o problema da System.Forms…

è possivel em termos… pois existem MUITA coisa que ainda não esta portada… e repito… CLR/CLI não é tudo em .Net… se seu programa usar uma DLL QUALQUER ( o que é MUITO COMUM em .Net tendo vista que a maioria das pessoas apenas fizeram bind em dll’s e lancaram o produto em “.Net”) … pronto nada funciona no linux… então essa sua afirmacao ainda é uma utopia…

Se vc fizer ele em java… não seria sonho e sim realidade :slight_smile: de sonhar tem gente a mais de 5 anos sonhando com windows vista…

Se fizerem em C# vao depender do DirectX , nao viaja , esse cenario que voce esta observando só vejo em 2512… .Net é MUITO dependente das dll’s feitas PRO windows…

Perfeicao ? voce nao deve estar falando serio … voce viu o suporte a servicos enterprise do Mono ? para né… falta anos luz pra ficar usavel… no proprio site eles dizem que ASP em windows “nao funciona direito” se usar mono…

Não querendo ser rude… mas voce não deve ter rodado algo sério… faca algo realmente enterprise… webservices( jah q eh a unica coisa q ele tem ) com camadas… e teste…

eduveks:

Linux não tem muita aceitacao NAO porque nao tem programas… e sim porque ainda está MUITO DIFICIL de mecher…para desktop ele ainda vai ter que evoluir muito… suporte a hardware tmb… não vai ser o Mono que vai fazer o cara da esquina usar Linux…

eduveks

Bem ai é que o problema não reside… o Linux em termos de hardware esta ótimo cada vez melhor, e fácil!!! Mais fácil que o Ubuntu e o Novel Suse impossível, muito mais fácil q o Windows, tenho varios amigos que andam migrando prara o Linux, que não manjam nada de informática e são meros usuarios, e estão bastante satisfeitos :smiley:

O único impecilio que vejo para o Linux dominar o mundo dos Desktops é a falta de compatibilidade com os programas que os usuários gostam/dependem que são feitos para Windows…

Deixa eu só comentar sobre o cenário do mercado em Portugal, que é o que conheço melhor…

Visão normal de quem vai fazer um novo software…
.Net opção de varias linguagens, Java uma… basta ver no mercado o que se encontra… programador .Net em qualquer esquina… Java não é bem assim… nivél de salário… os programadores .Net ganham menos que os em Java no geral… logo o custo de desenvolvimento vai ser mais baixo… mas o custo do projeto final vai ser mais alto por causa das licenças… bem basta ter um bom vendendor… que faça o cliente final bancar as licenças e então vamos ter um custo de desenvolvimento mais baixo e maiores lucros… é esta a visão aqui… e o .Net infelizmente vem dominando…

Mas quem programa em Java aqui ta feito… oportunidades boas e bem rentaveis não falta… desempregado não fica… não conheço nenhum… agora só programador .Net conheço uns tantos desempregados…

A realidade é que as empresas de desenvolvimento forçam o .Net por q teem menos dispesas em desenvolvimento… e o cliente aguenta com que lhe oferecem… se ele ve a maioria das empresas oferecendo .Net vai pro .Net, agora se as empresas em Java são bem menos logo, há menos competitividade e depois menos mão de obra… que acaba por também encarecer os projetos em Java… acaba no final das contas pro cliente… projetos em Java e .Net custarem o mesmo… e como estão mais acostumados com a Microsoft… mesmo sabendo que não é tão bom… mas pronto… estão mais acostumado… acabam indo pro .Net… assim ficam presos ao Windows…

O Mono acho que ainda pode balançar um pouco mais este barco…

thadeurc

So para constar, a propria Micro$oft estava processando o pessoal do mono e tals… Ou seja, ela quer q eles se ##%#^@#@$.

.Net a partir da versão 2.0 passou a ser especificado (por q será? :twisted: )

E o lance de se ter varias linguagem contra uma so no java… bem… eu sinceramente NAO vejo vantagens em se poder ter num mesmo projeto coisas em VB.NET, C#.NET, C++.NET e Delphi.NET… isso me cheira a um omeletao…

Coitado do cara que for dar manutençao nisso :twisted:

[]'s

chun

thadeurc:
So para constar, a propria Micro$oft estava processando o pessoal do mono e tals… Ou seja, ela quer q eles se ##%#^@#@$.

.Net a partir da versão 2.0 passou a ser especificado (por q será? :twisted: )

Onde posso baixar ela ? todas neh… nao soh a CLR

Eu acredito que seja vantagem na reaproveitacao de codigo… para quem faz componentes isso é legal :slight_smile:

eduveks

thadeurc:

E o lance de se ter varias linguagem contra uma so no java… bem… eu sinceramente NAO vejo vantagens em se poder ter num mesmo projeto coisas em VB.NET, C#.NET, C++.NET e Delphi.NET… isso me cheira a um omeletao…

Sim é salada… mas… a lógica é a seguinte… imagina o cenário:

O projeto tem q ser web e talz… há o cara que manja de html e desenvolvimento web só sabe VB… blz, faz a parte da web em VB… há tb precisa de uns webservices… putz o cara que manja de webservices só sabe C#… blz… é só fazer…

Ou seja em .Net vc consegue ter pelo menos 3 vezes mais mão de obra do que em Java, é salada é… mas sai mais barato desenvolver… por isso de achar um programador .Net em qualquer esquina…

E para piorar (foi o que aconteceu comigo)… há tem um projeto aqui que tem q ser feito em C#… há mas eu não sei C#, só sei Java… ok, então aprende ai C# em dois dias q é fácil, é igual ao Java só muda umas “palavrinhas”…

Mas isto não quer dizer que o .Net tenha um dominio absoluto… o Java tem uma boa fatia do mercado, mas não o suficiente para esmagar o .Net… e vamos ter que sobreviver com o .Net… mas a questão é se o .Net vai continuar… tem que se arranjar alguma forma das aplicações .Net rodarem no Linux… que se não vai ficar cada vez mais complicado convencer empresas e usuários a mudarem para o Linux… por isso o Mono se não é perfeito… tem que ficar perfeito… e isto é q era bom :twisted:

chun

e todos viveram felizes para sempre né ??? acorda…

Rodrigo_Manhaes

eduveks:
O projeto tem q ser web e talz… há o cara que manja de html e desenvolvimento web só sabe VB… blz, faz a parte da web em VB… há tb precisa de uns webservices… putz o cara que manja de webservices só sabe C#… blz… é só fazer…

Ou seja em .Net vc consegue ter pelo menos 3 vezes mais mão de obra do que em Java, é salada é… mas sai mais barato desenvolver… por isso de achar um programador .Net em qualquer esquina…

Desenvolver software não é apenas escrevê-lo. Fazer uma salada pode ser mais fácil, rápido e barato. E mantê-la?

velo

Meu, desde que eu comecei a jogar, sempre tem 500mil agradecimentos pra artistas (musica, modelagem, animação, enredo, vozes, luzes, efeito) do que o pessoal que codifica. Isso que hoje boa parte dos jogos são feitos em C ou C+ (certo?)

Agora com a onda dos multiplos processadores, todo mundo vai querer uma linguagem de alto nivel (Java e pontoNet são grandes opções).

Se o framework não tão bom do java levar 5 horas pra fazer a parte de codificação a cada 20 de artistas, não vai set uma produtivida um pouco melhor da codificação que vai fazer milagres.

Acho que quem fizer a Sony criar uma VM pro play3 vai dominar o mundo =D

Pode ficar tranquilo, quando o Mono tiver 100% compativel a M$ lança o .Net*.0.0.1.asddasdasd.1

Kbo a compatibilidade.

VELO

cv1

Coméquié?!

Aqui no planeta Terra, a esmagadora maioria das aplicacoes comerciais de grande porte sao feitas em Java.

chun

exatamente… conhece a palavra UTOPIA ? pois eh… Mono compativel é uma UTOPIA… é correr atraz do rabo… a ms NUNCA vai deixar isso acontecer… alguem viu o q ela tah fazendo com a borland ? a borland está COMENDO POEIRA… lancou o Delphi 2006 a MS lancou o .Net 2.0 DUAS SEMANAS DEPOIS… resumindo… vai demorar mais 430 anos pra sair um delphi pra .Net 2.0… e o mercado… esta disposto a esperar ?

Daniel_Quirino_Olive

velo:

Kbo a compatibilidade.
VELO

O que é “Kbo”?

velo

Daniel Quirino Oliveira:
velo:

Kbo a compatibilidade.
VELO

O que é “Kbo”?

Kbo: Derivado latino web 2.0 da palavra acabou, hehehhe

VELO

Daniel_Quirino_Olive

Não sei porque vocês se preocupam tanto com compatibilidade entre versões do .NET. A Microsoft nunca prometeu mantê-la (com o .NET Framework 3.0, isso é mais do que evidente) e isso nunca foi um problema para os .NETters no geral. Então, querem tentar procurar pêlo em outro ovo?

Daniel_Quirino_Olive

velo:
Daniel Quirino Oliveira:
velo:

Kbo a compatibilidade.
VELO

O que é “Kbo”?

Kbo: Derivado latino web 2.0 da palavra acabou, hehehhe

VELO

Isso aqui não é MSN Messenger e, se você ler ali no logo do GUJ, você verá “o maior fórum brasileiro sobre Java”, o que implica em escrever em português minimamente formal, por favor. :smiley: (sim, eu sei, estou sendo chato! Mas escrever certo ajuda bastante os motores de busca a indexar corretamente os textos do GUJ. Ajude os motores de busca!)

velo

Daniel Quirino Oliveira:

Isso aqui não é MSN Messenger e, se você ler ali no logo do GUJ, você verá “o maior fórum brasileiro sobre Java”, o que implica em escrever em português minimamente formal, por favor. :smiley: (sim, eu sei, estou sendo chato! Mas escrever certo ajuda bastante os motores de busca a indexar corretamente os textos do GUJ. Ajude os motores de busca!)

Eh, tah sim, hehehhehe, mas não pensei que o meu KBO ia fazer tanta diferença. E na verdade eu escrevi assim de propósito…

E pq ninguem reclama do Coméquié?! do CV?

VELO

Daniel_Quirino_Olive

velo:
Daniel Quirino Oliveira:

Eh, tah sim, hehehhehe, mas não pensei que o meu KBO ia fazer tanta diferença. E na verdade eu escrevi assim de propósito…

E pq ninguem reclama do Coméquié?! do CV?

VELO

Tudo bem. Só evitem este tipo de “internetfonia” (serve para todo mundo). Quando eu li seu KBO eu li como “Ká-Bê-Ó”. Mas, enfim. Chega deste assunto, vamos voltar ao assunto central do tópico: .NET. (se quiserem discutir modos de se comunicar em um fórum, criem um tópico específico para isso, no Off-Topic, preferencialmente).

Ainda sobre o lance da compatibilidade, a ausência de uma política de retro-compatibilidade entre versões tem seu lado bom para o .NET: permite que a MS invista em inovações sem se preocupar em manter tudo o que já existia (mas que não estava ok) funcionando normalmente. Obviamente, alguém poderia dizer “baah! Por que simplesmente não metem um @deprecated naquilo que eles não querem que seja mais usado?”. A resposta é bem simples: java.util.Date. :slight_smile:

chun

sim, em contra-partida quebra todos desenvolvedores antigos… fica sempre numa sinuca de bico… isso me cheira aos “componentes do delphi” a cada nova versao… muda tudo…

M

Lendo este tópico me veio a memória aquela velha pergunta, será que a máquina virtual (no Linux)…deixará de ser tão virtual assim? (ou seja, tornar-se um componente de SO).

Flos.

Daniel_Quirino_Olive

chun:
sim, em contra-partida quebra todos desenvolvedores antigos… fica sempre numa sinuca de bico… isso me cheira aos “componentes do delphi” a cada nova versao… muda tudo…

Sim, sem dúvida. Você fica nas mãos da Microsoft e o ciclo de vida do produto que ela lhe impuser. Mas, se olharmos bem para nosso mundinho, verão que as coisas não são tão lindas assim. Dúvida? Perguntem aos desenvolvedores do JUnit como foi divertido quando o Java SE 1.4 foi lançado :wink:

M

chun:

E verdade, mas software comercial é assim mesmo…afinal o negócio é vender.

Flos.

chun

o que aconteceu com a Junit no java 1.4 ?

cv1

Introduziram a palavra-chave ‘assert’, que antes era usada pela API do JUnit.

Daniel_Quirino_Olive

Dica: imagine o que a introdução da palavra-reservada “assert” fez ao JUnit.

Outra dica: imagine o que a introdução da palavra-reservada “enum” fez a um monte de código Java que existia antes do Java SE 5.0 :slight_smile:

eduveks

Rodrigo Manhães:

Desenvolver software não é apenas escrevê-lo. Fazer uma salada pode ser mais fácil, rápido e barato. E mantê-la?

Pros caras aqui manter é simples… até quando tiver programadores .Net a mão…

Eu acho uma pecima politica, até por que cada empresa deveria ser boa na sua área, e se dedicar apenas a uma determinada tecnologia, como são as empresas em SAP…

Mas o .Net trouxe péssima metodologia de mercado… onde a salada de fruta é “boa”, a primeira vista, para alguns… na manutenção se contarata um cara pra cada área pagando baratinho pra cada um e o serviço é feito na boa… mas claro o cliente vai pagar bem caro… mas o cliente não liga por q tem dinheiro de sobra…

No Brasil as empresas estão constantemente em busca de soluções mais em conta… agora aqui, nunca vi esbanjarem tanto em software… é mesmo jogar dinheiro pro lixo… e por isso q não se encomodam com o .Net…

Aqui é uma luta fazer uma empresa migrar do .Net pro Java, ou do Windows para o Linux então…

chun

hummm… mas isso foi uma EVOLUCAO da linguagem… não uma quebra nos padroes… é bem diferente vc introduzir coisas novas / mudar as regras do jogo…

alguem se lembra do .Net 1.1 -> 2.0 ?} aquilo sim eh quebra de compatibilidade.

chun

Netuno… acho que vc anda bebendo… com que BASE voce afirma que mercado do brasil é todo .Net ?

eduveks

Coméquié?!

Aqui no planeta Terra, a esmagadora maioria das aplicacoes comerciais de grande porte sao feitas em Java.

O problema é q a maioria das empresas de grande porte não são todo o mercado…

E se faz furtunas com as de médio e pequeno porte…

E também me refiro mais ao mundo que conheço, onde .Net domina infelizmente… mas as grandes empresas aqui também são Java… mas o problema são as pequenas e média que andam com microsoft pra todo lado… por isso que as Grandes serão sempre Grandes e as pequenas sempre pequenas… e depois acho que os vendedores .Net andam vendendo melhor… ou seja andam vendendo gato por lebre… heee… mas o chato é q vendem…

eduveks

Nossa q viajem… eu não sei quase nada do Brasil to fora a um bom tempo… to é falando da realidade aqui… que é a que conheço…

Sem comentários…

marcelomartins

Eu preferiria Python para essa finalidade.

thadeurc

Coméquié?!

E também me refiro mais ao mundo que conheço, onde .Net domina infelizmente… mas as grandes empresas aqui também são Java… mas o problema são as pequenas e média que andam com microsoft pra todo lado… por isso que as Grandes serão sempre Grandes e as pequenas sempre pequenas… e depois acho que os vendedores .Net andam vendendo melhor… ou seja andam vendendo gato por lebre… heee… mas o chato é q vendem…

Os caras vendem, o cliente compra, acha bonitinho e depois faz a uns casos q eu vi… joga o sistema fora e refaz do zero pq nao funciona.

O lance de pagar pouco eh igual a comer cachorro quente no largo da batata, vc paga um real e ainda ganha um suco, gasta meio dia passando mal, 5 reais em remedio para estomago e dor de cabeça e ta tudo certo.

Porem, eu ja vi grandes consultorias de .Net venderem sistemas para grandes empresas, gerar milhares de linhas de codigo e nada funfar. Sabe o que eles faziam? Vendiam um “plano de melhorias”. Acho q o Netuno tem razao… por isso q a galera “esbanja” grana em software.

Voltando ao lance de varias linguagens. Vc fez o omeletao, Vb para web, C# para outras coisas e tals… Quando vc for fazer um enhancement no sistema e a parte de web vai ser alterada por conta de uma outra alteração em alguma outra parte, vc aproveita e paga dois caras neh?
Ainda bem q profissional .Net anda desesperado atras de emprego (segundo fontes nesta mesma thread)

J

Isso prova que o .NET é ruim? Pois, eu já vi o mesmo em Java e em dezenas de outras tecnologias.

.NET é tão bom e tão ruim quanto ao Java. Tem pontos que o .NET se destaca, em outros ponto o Java se destaca.

velo

Bem até onde eu sei a linguagem mais parruda do .Net eh o C#… q alias, na hora de estudar ela, achei muuuuito parecida com uma outra mais antiga.

VB eh mais produtivo… mas tbm tem suas limitações, c precisar de um * a mais, migra =D ou não?

Sei lah, a linguagem do pontinho não a minha praia. Ainda.

VELO

J

Um aplicativo Desktop? Desculpem aqueles que gostam do swing, mas o .NET é melhor. Se portabilidade não for um requisito, o único motivo para não usar .NET é o know-how. Se tiver integração com Office então, nem têm conversa.

Você vai fazer um programa para PocketPC (hoje a maioria dos leitores de RFID são PocketPC), você vai usar Superwaba? J2ME? .NET é muito melhor, suportado e utilizado no mercado para tal fim.

Agora, você vai fazer uma aplicação server-side, com cluster, acesso remoto e etc… Vai usar .NET?
Vai fazer aplicação para celular? Não pense duas vezes: J2ME.

Outra area que o .NET se destaca é BI. API java de acesso a cubos e afins ainda são muito precarias e complicadas, e sem previsão de melhora, já a Microsoft têm uma especificação (MDX, ADO+ e afins) muito boa e muito bem suportada no mercado.

velo

Ah, desktop eu naum saco nada, hehhehehehe

Toh sempre pensando com 3 W na frente =D

Pra telinha tem SWT, mas tbm não sei c eh grandes coisas.
BI? Vixi, q isso? Sabor de sorvete? kkkkk toh brincando!

Mas sei lah kra, aplicações moveis (Palm, PocketPC, celular) axo q o esquema eh java, mesmo pq, axo q tem mais Palm do q PocketPC nesse mundo =D

VELO

thadeurc

Assim… a “briga” .Net x Java é identica a briga linux x windows e eh meio q obvio para qualquer profissional de it que depende do problema usa-se a melhor ferramenta.

O fato eh… se vc eh fã de .net ou fica “triste” e sente-se injustiçado quando ouve alguma critica a tecnologia, te sugiro mudar de área :slight_smile: (desculpa mas vc me pareceu bem sentido)

Eu particularmente nao gosto de 100% do swing, as vezes prefiro outras alternativas.

E com relação a programar para Pocket, Ipaq… acho q vc precisa ler um pouquinho mais sobre como programar com java :lol:

J

É verdade, e é justamente isso que me incomoda. É quase impossível ter um conversa séria sobre o assunto.

Eu não concordo não, eu vejo é justamente ao contrário. Por isso o Java se dá bem, porque normalmente em 80% (um chute) dos casos ele seria a melhor opção. Mas esse assunto é mais complexo. A escolha não deve ser somente técnica, outras dezenas de fatores têm que ser levado em conta. Daria para criar um assunto novo no fórum só para conversamos sobre isso.

Não é isso, se for para se declarar fã que seja de Ruby, o que me incomoda é o fato das pessoas criticarem por criticarem. Eu uso a tecnologia XYZ, então, tudo que não for XYZ é uma droga. Isso é muito triste na minha opinião.
Mas não vou mudar não, eu já disse aqui, minha plataforma de trabalho número 1 é o Java, é com ela que eu trabalho mais da metade do meu tempo. Mas longe de mim achar que ela é a rainha da cocada preta e que é a boazona em tudo.

Tem a sua utilidade, principalmente para programas desktop multi-plataformas…

Dizer que Java para PocketPC não é muito correto. O J2ME é focado, e bom, em celulares. Um programa em Java roda bem mais lento, e menor integrado (multi-plataforma têm seu preço) que um programa em .NET CE.

Só uma pergunta, como com Java você faz um modulo para o ActiveSync? Resposta? Não faz.

Agora, o .NET Compact Framework é uma solução completa para esses aparelhos, e somente para eles. O PocketPC é desenvoldo para rodar com o .NET. É o caminho natural desse aparelhos.

Luca

Olá

Estou complemente voando nesta discussão. Desde 2001 que todos os sistemas desktop que desenvovi acessam a web. Na minha máquina quase todos os sistemas desktop acessam a web (Firefox, programasSRF, Eclipse, eMule, etc.).

Aí eu repito a mesma pergunta que venho repetindo aqui no GUJ há muitos anos: para que serve um programa desktop se ele não acessa a web? Qual empresário vai comprar um sistema de fluxo de caixa que ele não pode consultar de qualquer parte do mundo?

[]s
Luca

thadeurc

juzepeleteiro:
Não é isso, se for para se declarar fã que seja de Ruby, o que me incomoda é o fato das pessoas criticarem por criticarem. Eu uso a tecnologia XYZ, então, tudo que não for XYZ é uma droga. Isso é muito triste na minha opinião.
Mas não vou mudar não, eu já disse aqui, minha plataforma de trabalho número 1 é o Java, é com ela que eu trabalho mais da metade do meu tempo. Mas longe de mim achar que ela é a rainha da cocada preta e que é a boazona em tudo.

Neste ponto eu concordo com vc no que diz respeito a pessoas q nao sabem o q falam… colocar o “sentimento” antes da razao.

eu disse q nao sou 100% fã, e nao q nao gosto :slight_smile:

Pela experiencia que tenho, o start up da aplicação eh mais lento (óbvio), fora isso roda normalmente.

Faz uma dll em C. O oracle lite eh assim :). Ow vc acha q as dlls do .net sao escritas todas em C#, VB.Net… nem o visual studio nao eh feito em .net.

Mais ou menos… Nao vou ser hipocrita e querer provar o contrario, mas eu ja trabalhei num projeto de grande porte q tinha extensao para mobile e era tudo muiiiiiiito bem feito (em java por sinal) com sincronismo e tudo mais. Concordo q eh mais facil fazer em .net, nao tem nem o que discutir. Porem vc ha de concordar comigo que mais facil != sempre melhor.

J

Concordo com você. Mas lembre-se que da mesma forma “mais fácil” != pior.

Luiz_Aguiar

Não leve a mal, mas em que mundo vc vive?

J

Luca:
Olá

Estou complemente voando nesta discussão. Desde 2001 que todos os sistemas desktop que desenvovi acessam a web. Na minha máquina quase todos os sistemas desktop acessam a web (Firefox, programasSRF, Eclipse, eMule, etc.).

Aí eu repito a mesma pergunta que venho repetindo aqui no GUJ há muitos anos: para que serve um programa desktop se ele não acessa a web? Qual empresário vai comprar um sistema de fluxo de caixa que ele não pode consultar de qualquer parte do mundo?

[]s
Luca

Concordo plenamento, o último projeto que vi do tipo, tem um modulo para PocketPC, que sincroniza via ActiveSync com a ferramenta desktop que por sua vez sincroniza com o servidor.

Desktop e Pocket - .NET utilizando ClickOnce, uma especie de Java WebStart para .NET, em conjunto com o SQLServer 2005 CE que é um hsqldb bombado para .NET

Servidor - J2EE, tudo via WebServices

Um abraço,
Jose Peleteiro

Daniel_Quirino_Olive

Coméquié?!

Os caras vendem, o cliente compra, acha bonitinho e depois faz a uns casos q eu vi… joga o sistema fora e refaz do zero pq nao funciona.

O lance de pagar pouco eh igual a comer cachorro quente no largo da batata, vc paga um real e ainda ganha um suco, gasta meio dia passando mal, 5 reais em remedio para estomago e dor de cabeça e ta tudo certo.

Porem, eu ja vi grandes consultorias de .Net venderem sistemas para grandes empresas, gerar milhares de linhas de codigo e nada funfar. Sabe o que eles faziam? Vendiam um “plano de melhorias”. Acho q o Netuno tem razao… por isso q a galera “esbanja” grana em software.

Voltando ao lance de varias linguagens. Vc fez o omeletao, Vb para web, C# para outras coisas e tals… Quando vc for fazer um enhancement no sistema e a parte de web vai ser alterada por conta de uma outra alteração em alguma outra parte, vc aproveita e paga dois caras neh?
Ainda bem q profissional .Net anda desesperado atras de emprego (segundo fontes nesta mesma thread)

Usando sua analogia sobre comer no largo da batata, quando uma empresa contrata uma consultoria qualquer cujo nome é uma sigla de 3 ou mais letras, o que ela faz é, ao invés de ir comer no largo da batata, comer no McDonald’s. A comida não necessariamente vai fazê-la passar mal durante toda a tarde e pode saciá-la momentaneamente, com a entrega dentro do prazo de alguns releases. Mas a comida oferecida pelo “McDonald’s” não é saudável e, provavelmente, é a mesma que o concorrente dela terá se esta resolver pagar para ter o mesmo “prato”. Mas, pode ter certeza de que esta comida é criada seguindo um processo formal e repetitivo e que todos os demais pratos do cardápio são criados da mesma forma em todo o lugar do planeta, não importa o que aconteça.

E, além disso, todo mundo sabe (se ainda não sabem, assistam ao documentário “Super Size Me”), viver comendo McDonald’s não faz muito bem à saúde :slight_smile:

Aliás, leiturinha: http://www.joelonsoftware.com/articles/fog0000000024.html

Z

Eu acho que a melhor coisa de discutir sobre tecnologia são as analogias. São sensacionais. :mrgreen:

Luiz_Aguiar

Por isso que eu prefiro o KDE viu… hehehe :slight_smile:

andreiribas

Putz pode crer Luiz.
Essa fechou a discussão hehe

neofito

Olá,

Todos sabem que uma das desvantagens do java em relação ao .Net é a integração com o desktop e aplicações nativas.
Uma vez eu tive que usar uma impressora fiscal com uma aplicação java, e vocês não sabem a dor de cabeça que eu tive. Tenho certeza que alguém vai dizer: “Por que você não usou JNI?”. E a resposta era que não tínhamos ninguém na equipe que soubesse o pouquíssimo de C que é necessário para escrever a bendita dll proxy. Tentei frameworks, e funcionava pra algumas coisas, mas pra outras não. Agora eu pergunto, não seria mais fácil e melhor para o java criar um framework oficial para integração com o desktop e aplicações nativas? Algo como “Java Native Platform Integration”, para o framework de alto nível e que engloba as funcionalidades básicas. Então haveria também outros como “Java Windows Platform Integration” e “Java Linux Platform Integration”, para as funcionalidades específicas de cada plataforma. Sei que o mustang dá um passo em direção à isso, mas é preciso mais. Deveria ser simples para o desenvolvedor java chamar um serviço nativo, como uma api windows. Espero que o java chegue lá um dia, porque se isso acontecer, ele ganhará muito mais espaço no desktop.

:wink:

eduveks

Não leve a mal, mas em que mundo vc vive?

Já vi que vc caiu de para-quedas e nem leu tudo…

http://www.tiobe.com/tpci.htm

Como é óbvio o Java lidera, mas a questão é que aqui em Portugal onde vivo, não é esta a realidade no mercado, basta ir em qualquer site de empregos aqui e ver que existe mais oportunidades para programadores .Net do que Java, por que a grande maioria das empresas aqui são parceiras da Microsoft e acabam por forçar o desenvolvimento em .Net, também há muitos programadores .Net no mercado até de mais, que causa o efeito de baixos salários e muitos desempregados, esta grande procura das empresas em programadores .Net é sempre no sentido de encontrar programadores que aceitem o trabalho com um salário menor…

Java é mais usado no mundo, mas não quer dizer que seja em todos os paises… aqui a balança anda pendendo para o outro lado… e tenho pena que em muitas empresas aqui para migrarem para Java ou Linux, existe ainda muito preconceito… também tem aqui o ditado ridículo que é:

“Java/Linux vale o que custa… nada!” :evil:

Ve se pode… já ouvi varios responsáveis de informática aqui dizerem isto… e é lamentável já comprei discuções por causa disto… mas é dificil convencer… gostam mesmo de pegar e pagar caro por lixo… é mesmo o preconceito de não quere explorar algo diferente…

Mas isto acontece mais nas pequenas e médias empresas que ainda usam em massa aplicações desenvolvidas em VB e Access… como que é possível no século XXI mas é… é a realidade por aqui, e acho que ainda é em boa parte do mundo…

Espero que este cenário mude… pois aqui não vejo o .Net e o Windows serem balançados, infelizmente… não existe a preocupação de procurar soluções alternativas boas, e mais em conta…

Gostava apenas de compartilhar uma outra ralidade que vejo e convivo aqui todos os dias… e tento mudar este cenário… e o Mono seria uma grande ajuda nisto, ajudando as empresas a migrar projetos que já existem a algum tempo, do Windows para o Linux, e dai todos os projetos novos que haja serem feitos em Java… assim fica muito mais fácil convencer as empresas a migrar, e a ficarem satisfeitas… e o Mono ai tem um papel demasiado importante, e ele não precisa estar 100% compatível com a última versão… mas basta estar 100% compatível com uma versão anterior que já é muito bom e ajuda muito em migrações futuras…

Só por curiosidade… no google a keyword “.net”:

http://www.google.com/trends?q=.net&ctab=1&geo=all&date=all

Em “Regions”, Portugal aparece em 7º lugar… e o Brasil nem aparece… ainda bem pro Brasil… e por isso que estou a dizer que esta de que o Java domina o mercado em todo o mundo não é verdade… na maioria sim… e só por ser o mais usado no mundo já é um motivo a mais para usar e usar cada vez mais Java :smiley:

Fabio_Kung

Ótima observação. Como eu passo raiva com isso!

Claro que eu posso estar completamente errado e ignorante, já que minha última pesquisa foi a uns 4 meses atrás. Porém eu acho que só falta alguma implementação legal de JOLAP sobre XMLA (e MDX) já que, pelo que parece, o XMLA + MDX tá se tornando o padrão mais aceito.

velo

http://www.google.com/trends?q=java&ctab=1&geo=all&date=all

Se for por isso nem o java aparece =/

VELO

farribeiro

Acredito que python ficou mais a minha cara do que ruby!

Mas de qualquer forma uso as duas linguagem!

marcelo_emanoel

colocando mais lenha na fogueira…

http://www.google.com/trends?q=java%2C+.net&ctab=0&geo=all&date=all

http://www.google.com/trends?q=java%2C+.net&ctab=0&geo=BR&date=all

velo

marcelo_emanoel:
colocando mais lenha na fogueira…

http://www.google.com/trends?q=java%2C+.net&ctab=0&geo=all&date=all

http://www.google.com/trends?q=java%2C+.net&ctab=0&geo=BR&date=all

Putz, mas a galera da M$ nem deve se esquentar muito procurando apis fora do MSDN…

VELO

Leozin

[OFF-TOPIC]
ah sei lá, pelo que percebo o mercado aqui tá mais aquecido pra .NET do que pra Java, tipo, é só você ver na apinfo. O tanto de vagas que existem pra .NET, asp e por incrível que pareça, vb6. Pelo fato de haver mais profisionais pra .NET do que Java, os salários são menores e programador Java como todo mundo sabe tá raro, mas isso é questão de tempo, ainda mais porque as IDE’s Java estão seguindo um caminho de aumento de produtividade e facilidade aos usuários iniciais (tal como o Visual Studio). Daqui uns 2 anos todo mundo vai saber programar Java :stuck_out_tongue:
[/OFF-TOPIC]

não sabia que o mono tava tão forte na parte do linux onde até mesmo o gnome está utilizando. Pena que a microsoft tem essa política ridícula de querer crucificar o mono, mas a gente sabe que logo logo a microsoft vai errar o pulo e vai suplicar pra continuarem o projeto mono hehe :slight_smile:

Luiz_Aguiar

Claro, o Icaza que é o pai da criança, ou melhor, das crianças né… :smiley:

Seria como o Linus Torvald não usar o Linux no micro dele, alias, ele recomenda abertamente o uso do KDE. rsrs
:twisted:

J

Minha opinião sobre isso tudo:

Depois os portugueses ficam bravos com aquelas piadinhas que o pessoal faz… :roll:

Linux na minha opinião sempre foi bem voltado para o lado da tecnologia e da coisa bem feita, mesmo que isso às vezes não agrade muito à maioria, porque simplesmente, coisas bem feitas geralmente ficam dificeis de lidar para quem não conhece… já o windows sempre foi voltado mais para o que o mercado quer, e o que a maioria quer, facilidade e praticidade, mesmo que isso sacrifique a tecnologia empregada, tornando as coisas meio “porcas”… mas é a abordagem mais que correta para windows, afinal o objetivo dele é vender, e como você vai vender se você não agradar!!!

Sendo assim, essas iniciativas open source ligadas ao linux, como o Gnome, deveriam ir mais para o lado Java, que é mais parecido com a abordagem usada pelo linux, de ir para o lado da tecnologia e da “coisa bem feita”… como foi dito sobre o “omeletão” do .NET aí, tudo bem que é rápido e agrada à quem gasta dinheiro pra desenvolver software… mas essa não é a filosofia do Linux…

Eu particularmente uso tecnologia por 2 motivos:

1º pra ganhar dinheiro
2º pela tecnologia em si

O 1º, o .NET está dando menos que varrer chão, pelo que foi dito, vagas demais, profissionais demais, e dinheiro de menos…

O 2º, nada da Microsoft é focado no desenvolvimento da tecnologia e sim na praticidade.

É só minha opinião mesmo!

Z

Galera na boa

Linux e JAVA e o futuro

o java tornando livre, so tem a cresce, vai aparece um monte
tecnlogia novas.

ai ele vai dispara no crecimento, nao precisamos depender
da microsoft, que prende o desenvolvedor em sua cartinha ABC
e temos que gasta um absurdo!!!

estamos para viver uma munda radical no mundo da computação
acho que so temos a ganhar!!!

cv1

Nao, Java e Linux sao o presente. Se vao continuar por ai no futuro, otimo, mas eu prefiro que algo mais refinado e elegante apareca :wink:

Luiz_Aguiar

Mac OS + Ruby ?
:smiley:

neofito

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Eu ia dizer isso, mas fiquei com um pouco de receio de alguém dizer que é racismo, isso, aquilo, e aquilo outro…

(Obs.: tenho descendência portuguesa)

cv1

Mac OS + Ruby ?
:smiley:

Nao, MacOS X e Ruby sao o presente, tambem :?

Rubem_Azenha

Então você prefere o SO xyz e a linguagem abc? :stuck_out_tongue:

A

Você estaria se referindo a esta linguagem? E desconheço este sistema operacional, mas tem um port do sistema SOS para o XYZ sensor node aqui.

:stuck_out_tongue:

fabiotust

Para o colega eduveks Dicas de jogos bons e grandes em Java:

SpecForce, FPS futuristico tipo Unreal Tournament, joguei o demo em singleplayer e achei muito bom, com grafico legal, alguma inteligencia artificial… Acho que é desenvolvido por uma empresa alemã.
http://www.java.com/en/games/desktop/specforce.jsp
http://www.specforcethegame.com/

Esse é um MMORPG que eu achei interessante no site da Sun, mas nao joguei ainda.
http://www.java.com/en/games/desktop/wurmonline.jsp

Acho que estas equivocado ao defender o mono que parece um filho meio sem pai em relação ao Java que ja esta consolidado em varias areas e agora ruma com boas perpectivas para os desenvolvimentos de software livre.

clodoaldoaleixo

Pow…sinceramente acho que vivo em algum pais diferente do pessoal daqui…Eu li uma pesquisa feita recentemente, não me lembro a fonte e também não sei se é totalmente verdade…mas dizia que 95% dos Pcs em todo mundo se utilizam de Windows…então não sei onde Linux é o presente.

Acho que praticidade é essencial, para que complicar se vc pode facilitar, eu particularmente prefiro a facilidade do Windows que me permite ter mais tempo para minha vida…do que gastar horas para executar uma tarefa simples no Linux onde eu poderia estar na praia ou pegando alguma mulher por ai nesse tempo…é questão de preferência…

PS.:Sou desenvolvedor Java eim, mas na plataforma Windows…antes que me xinguem…

Luiz_Aguiar

Acho que a porcentagem é bem próxima dessa mesmo.

Z

fala pessoal,

As pessoas fala mal do linux, pq nao conhecem ou nunca experimentaram,
conheço varias pessoas, que experimentaram e estam ate hoje com
ele, uma dica valiosa, procure o ubuntu, muito facil de usar, tem uma
qrande documetação,cheio de comunidades tira duvida.

veja esse videos

Olha o visual ?

como instalar ?

como instala uma programa ?

Luiz_Aguiar

Uso desde 97 e continuo falando mal :smiley:

renatosilva

Quebrar compatibilidade às vezes é bom. É nessa onda que o Java se tornou a zoninha que é. Na minha opinião deve se aproveitar o que o Java tem de bom e jogar fora o resto, para então fazer algo novo que não carregue nas costas a cruz da compatibilidade. Algo novo para usar em novos projetos.

Java não tem mais como inovar nada, apenas servir de inspiração.

Na minha opinião ainda está pra surgir no mundo uma linguagem/plataforma realmente “excitante”…as “novidades” que aparecem são muito fraquinhas…

Dois anos no fórum e acabo de descobrir o grilo que vocês tem com novas palavras reservadas :smiley: :smiley: :smiley:

eduveks

Uso desde 97 e continuo falando mal :smiley:

Bem se é assim a tua relação com o Linux imagino como não sera com o Rwindows… heee

Tem que ser mesmo exigente… :smiley:

E se usas dês de 97 é sinal que falas mal mas sabe o que é bom… mas claro sempre poderia ser melhor… heee :stuck_out_tongue:

eduveks

fabiotust:
Para o colega eduveks Dicas de jogos bons e grandes em Java:

SpecForce, FPS futuristico tipo Unreal Tournament, joguei o demo em singleplayer e achei muito bom, com grafico legal, alguma inteligencia artificial… Acho que é desenvolvido por uma empresa alemã.
http://www.java.com/en/games/desktop/specforce.jsp
http://www.specforcethegame.com/

Esse é um MMORPG que eu achei interessante no site da Sun, mas nao joguei ainda.
http://www.java.com/en/games/desktop/wurmonline.jsp

O SpecForce já conhecia, e pelo q fiquei sabendo ele usa muita coisa em C++, o Java foi usado mais para a AI e controle gráfico, mas o engine é em C++… e três vivas para o JNI!

O outro não conheço…

E tb tem este q parece ser muito bom:

http://www.chromethegame.com

Valew :wink:

paulohbmetal

Pára de usar então, ora bolas… :wink:

A Paz!!

Luiz_Aguiar

Não por isso, mas uso porque não sou usuário leigo em informática, em 97 pra vc instalar um bichinho desse, olha, precisava saber quase o triplo no mínimo do que qualquer usuário de “hoje” sabe sobre hardware, sobre drivers, configurações “finas”, essas coisas de nerd bobão.

Luiz_Aguiar

Falo mal por ver as deficiencias do Linux e qualidades dos outros sistemas, já passei da fase de ser mais um troll idiota que mata quem fala mal do Linux.

Use seu ubuntu e seja feliz.

eduveks

Falo mal por ver as deficiencias do Linux e qualidades dos outros sistemas, já passei da fase de ser mais um troll idiota que mata quem fala mal do Linux.

Eu ainda estou na fase do Troll e olha que uso des de 99… :twisted:

paulohbmetal

Ainda bem que não sou assim… :wink: Mas estou muito satisfeito, pois a pouco tempo deixei de usar os “outros sistemas” para usar somente o Linux(em casa) e não sinto falta dos “outros sistemas” não. E mais, estou de conciência tranquila, pois deixei de ser pirateiro.

Dá uma olhada no Ubuntu, quem sabe vc mude de idéia :lol: .

Obs.: Por favor, não estou querendo te matar.

A Paz!!

Luiz_Aguiar

[alimentar_troll]
Amigo, antes de vc saber que existia o ubuntu, eu já tinha pelo menos uns 5 anos de debian, conheço e conheci muito mantenedores e era participante ativo de muitas comunidades, se é que vc sabe que o ubuntu é um debian maquiado né… mas deixa pra lá.
[/alimentar_troll]

paulohbmetal

[alimentar_troll]
Amigo, antes de vc saber que existia o ubuntu, eu já tinha pelo menos uns 5 anos de debian, conheço e conheci muito mantenedores e era participante ativo de muitas comunidades, se é que vc sabe que o ubuntu é um debian maquiado né… mas deixa pra lá.
[/alimentar_troll]

[desce_do_salto]
Putz! Não sabia que vc era arrogante até esse ponto. Cuidado hein, vc pode cair do próprio salto… Ah e sim, eu sei que o Ubuntu foi feito baseado no Debian. Mas não se esqueça qualquer dúvida, pode participar: http://ubuntu.linuxval.org/smf/. Nunca é tarde para “reaprender”.
[/desce_do_salto]

Ah, e cuidado, se disse que deixei “os outros sistemas” a pouco tempo, não quer dizer que não mexia com Linux, AIX, AS400 etc… :wink:

Detalhe, já vi muita gente(muita mesmo) que se dizia experiente, cair do cavalo. Ainda mais na área de informática. Cresce amigo, o mundo dá voltas. :thumbup:

A Paz!!

Luiz_Aguiar

Divirtam-se nesse tópico que eu to fora.

kirkgo

Este post tá dando o que falar mesmo hein.

Uso Linux desde 95.
Alguém ai chegou a usar o Caldera Linux, da quase-finada SCO? Pois é, eu usava em casa! E se não me engano foi uma das primeiras distribuições Linux a ter o processo de instalação totalmente visual, como é feita hoje em dia.
Mas mesmo assim não deixei de usar o Windows.
E nestes ultimos 30 dias, eu fiz o caminho inverso.
Deixei o Linux, comprei uma máquina parruda e comprei uma licença do Vista Ultimate.
Por enquanto tô achando legal. Apesar do consumo de memória, tá agradável.

Atualmente estou trabalhando com a plataforma .NET.
E apesar das críticas eu estou gostando.

Com respeito ao Linux, aqui em Goiânia, uma maioria esmagadora de empresas (pequena e médias principalmente) não querem Linux “nem de graça” nos servidores e muito menos no desktop. O maior cliente do Linux por aqui é o Governo Estadual e isso porque um decreto obriga (se não me engano) parte dos orgãos do governo estadual a isso. Se não fosse, tava rodando tudo Windows.

E pelo que tenho visto, pelo menos por aqui, soluções em .NET são muito bem aceitas.
Isso também, graças à um trabalho muito bem feito da Microsoft na criação de parcerias e divulgação dos produtos no mercado local.
Agora, se Java é melhor que dotNet ou vice-versa, deixo para o desenvolvedor responder.
A linguagem, de certa forma, pouco importa. Se você tem uma linguagem excelente como Java e desenvolve sua solução de forma porca, adiantou ter uma linguagem excelente e não saber usar? Conheço desenvolvedor dotNet que dá show em nego que desenvolve em Java. Em tem muito cara de Java que dá show em programador dotNet. O problema hoje, não é nem o SO ou a linguagem, mas o desenvolvedor.

E em um mundo onde os aplicativos funcionam pela web, pouco importa para o cliente se é feito em Java ou .NET, se tá rodando no Windows ou Linux, ele vai precisar apenas de um browser e qualquer SO rodando localmente (podendo ser Linux, Windows, MAC) para acessar a aplicação.
O que o cliente quer saber é se vai funcionar do jeito que ele pediu e se vai trazer os benefícios que foram prometidos.

No fim, todos nós estamos nisso por paixão e dinheiro.
E as duas coisas se confundem facilmente.

Criado 27 de novembro de 2006
Ultima resposta 9 de dez. de 2007
Respostas 85
Participantes 29