Google lança sua própria linguagem de programação 'Go'

98 respostas
faelcavalcanti

Caros não sei se vocês perceberam, mas vi agora a pouco pelo site da infoworld, divulgação que a google lançou recentemente uma nova linguagem de programação chamada ‘Go’, afim de juntar o melhor dos dois mundos entre Python e C/C++. Bem isto eu estou especulando e talvez a curto prazo, mas segue abaixo resumo da notícia:

O Google anunciou sua nova linguagem de programação, chamada ?Go?. Moderna, ela possui design orientado a objetos com sintaxe parecida com C/C++, e oferece dentre outras coisas garbage-collector, suporte a multi-processamento e reflections. Robert Griesemer, Ken Thompson, e Rob Pike iniciaram o projeto em 2007, que agora está reforçando a linha opensource do Google, pois ?Go? é distribuída sob a licença BSD.

O objetivo da empresa é obter uma linguagem que possa unir a velocidade de desenvolvimento de linguagens dinâmicas (como Python) com a performance e segurança de uma linguagem compilada (como C ou C++). Ou seja, querem juntar o melhor de dois mundos, e esse é o sonho de toda linguagem de programação: ser fácil, eficiente e segura.

O que raios levou o Google a criar sua sua própria linguagem de programação? cutucar a Microsoft? lançar mais produtos? fugir das limitações das linguagens atuais? Seja qual for o motivo, esse lançamento é mais um enorme passo do Google em busca do domínio mundial, além de avançar por novos caminhos.

Uma nova linguagem de programação própria pode ser ponto chave para a consolidação de seus sistemas operacionais (Android e Chrome OS). Atrair os desenvolvedores deverá ser o próximo passo para que o ?Go? não morra na praia. Se você ficou interessado em fazer parte do lado negro da força, acesse o site oficial da linguagem ?Go? e devore os tutoriais.

Fontes[fayerwayer]: http://www.fayerwayer.com.br/2009/11/google-lanca-go-sua-propria-linguagem-de-programacao/
Fontes[infoworld]: http://www.infoworld.com/d/developer-world/google-goes-forward-go-language-864
Fontes[golang]: http://golang.org/

98 Respostas

franciscossouza

O que raios levou o Google a criar sua sua própria linguagem de programação? [2]

A linguagem é poderosa, trabalha com alocação dinâmica em baixo nível, dentre outras loucuras interessantes. Acho que a ideia do tipo vir depois do nome da variável é estranha (questão de costume mesmo). Na verdade, não gosto de tipagem estática, mas… =)

Edit: IMHO, a linguagem não vai emplacar no sentido de dominar o “mercado de linguagens”. Linguagens como Java, C# e Python estão aí a mais tempo e são mais simples. Go vem mais como uma tentativa de tomar o lugar do C++.

M

Quem escreveu o texto deixou claro que não sabe o que + 1 linguagem de tantas que existem tem a acrescentar, mas diz que é um grande passo para o “dominio mundial”. :lol:

WRYEL
package main

import "fmt"

func main() {
  fmt.Printf("Hello, 世界\n")
}

oooh droga, ja estou lendo tutoriais para brincar :stuck_out_tongue:

chun

Lamentavel.

Bird89du

É uma proposta interessante do Google,

Pelo menos ela não copiou as bibliliotecas do Java com foi feito pela Microsoft para criar o C#, rsrs.

Minha opinião o Google tá ai para bater de frente com a Microsoft, primeiro lançou o navegador Chrome X Internet Explorer, depois cogitou em sistema operacional Chrome OS X Windows, tem o Android X Windows Mobile e agora o GO que pode bater fácil na plataforma Microsoft .net.

E o melhor de tudo, as tecnologias oferecidas pelo Google são baseadas e Linux e Open Souce.

Acho que a Microsoft só vai ficar com o mercado de hardware mesmo(vendendo mouse), rsrs.

Bato palma para o Google, que vem trazendo muitas novidades tecnológicas.

flw

chun

A minha impressao eh que o google esta caminhando para uma espiral de falta de inovacoes…

Tudo que ele tem feito utimamente está me parecendo muito “Microsoft Style”…

Cade todo aquele folego tecnologico ?

Sei não…

T

Bird89du:

Pelo menos ela não copiou as bibliliotecas do Java com foi feito pela Microsoft para criar o C#, rsrs.

Minha opinião o Google tá ai para bater de frente com a Microsoft, primeiro lançou o navegador Chrome X Internet Explorer, depois cogitou em sistema operacional Chrome OS X Windows, tem o Android X Windows Mobile e agora o GO que pode bater fácil na plataforma Microsoft .net.

E o melhor de tudo, as tecnologias oferecidas pelo Google são baseadas e Linux e Open Souce.

Acho que a Microsoft só vai ficar com o mercado de hardware mesmo(vendendo mouse), rsrs.

Bato palma para o Google, que vem trazendo muitas novidades tecnológicas.

flw

O que eu acho incrível é como o pessoal trata a Microsoft como bandido e o Google como mocinho da história. Não acredito que o google faça alguma coisa apenas para ajudar alguém porque é bonzinho. Tomem cuidado, pois a tirânia da Microsoft é escancarada e não nos engana, mas será que o Google não é um lobo em pele de cordeiro?

luistiagos

o google vai dominar o mundo

Bird89du

thiago_algo:

O que eu acho incrível é como o pessoal trata a Microsoft como bandido e o Google como mocinho da história. Não acredito que o google faça alguma coisa apenas para ajudar alguém porque é bonzinho. Tomem cuidado, pois a tirânia da Microsoft é escancarada e não nos engana, mas será que o Google não é um lobo em pele de cordeiro?

Concordo que não devemos achar que ninguém é mocinho ou bandido, mas reconhecer quando um Grupo está realmente investindo em desenvolvimento Tecnológico ou repudiar outra empresa que cria padrões próprios para seus programas ou linguagens para não rodar em outra plataforma.

Essa é a grande diferença entre a Microsoft e uma empresa digna de palmas.

yorgan

Concordo com o Chun.
Google parece estar saindo daquele padrão “Integrável com qualquer sistema” para uma coisa mais proprietária, algo como o ?Google Way?.
E antes de jogarem as pedras, não estou falando de software livre ou coisas do gênero. Meu ponto é que agora eles estão querendo dizer como a coisa deve ser feita e de preferência com as ferramentas deles.
E por isso que concordo com o Chun, parece que estão perdendo o fôlego para inovações.

[]´s

Daniel

Bird89du

yorgan:
Concordo com o Chun.
Meu ponto é que agora eles estão querendo dizer como a coisa deve ser feita e de preferência com as ferramentas deles.

Concordo, todas as empresas querem isso.

Por isso deve sempre haver concorrência.

yorgan

A tirania da MS é escancarada porque a empresa está aí há 30 anos.
Até a Apple caiu no conto deles quando entregaram o sistema de janelas para que a MS montasse o Windows.
Também acho que não estaremos vendo o Google com bons olhos daqui 20 anos, quando ele estiver no lugar da MS e o windows for apenas uma lembrança ruim.

Marky.Vasconcelos

Nao gostei que fmt.Printf gosto do bome velho estilo camel-case.

Go tem ponteiros =/

peczenyj

No aguardo do GoogleOS

fabiofalci

Hmmm… erlang? se não gosta do jeito esquisitão de erlang, Reia é uma alternativa
http://wiki.reia-lang.org/wiki/Reia_Programming_Language

chun

ErLang ?

ErLang nao tem nada de fun hehe…

rafaelpaz

Espero que a google não no futuro não se torne como a MS é atualmente…

J

em breve

GCGP - Google Certified Go Programmer

fabiofalci

chun:
ErLang ?

ErLang nao tem nada de fun hehe…

Pois é… bem… hmmm… talvez podemos substituir por mature?

Bird89du

Em breve Microsoft G# baseado na linguagem GO.
:smiley:

joede.fadel

Pois é, a microsoft ja foi idealista!
Como a Google é hoje.

Será que no futuro vamos implicar com a Google igual implicamos com a microsoft??

felipe_gdr

Uma linguagem que ninguém vai utilizar… só os engenheiros de Google

Alessandro_Lazarotti

Bird89du:

O browser Google Chrome até hoje não roda no Linux

joao.vitor

Serve o Chromium? No karmic só precisa disso:

sudo add-apt-repository ppa:chromium-daily 
sudo apt-get update
sudo apt-get install chromium-browser
B

Não entendi a animosidade com a notícia.

Vivem gritando aos quatro ventos “Usem as ferramentas mais apropriadas para os teus problemas”, aí quando fazem a ferramenta, a macacada fica urrando asneiras.

Alguns mais experientes também já estão carecas de saber que há coisas como concorrência e programação multithread que não dá para fazer muito melhor se não tiver suporte em nível da linguagem. Outros exemplos, closures em ruby, javascript, e C#, em comparação à maior dificuldade de fazer o mesmo em C++, Java.

E por que não pegar uma linguagem que já não o faça? Aí entram as outras características que você gostaria que a linguagem tivesse, mas que nenhuma outra hoje tem (tudo junto). Build rápido é uma das coisas que eles querem alcançar, e não conheço outra linhagem que tente o mesmo, como princípio de design.

Mikhas

CORRAM PARA AS COLINAS!!!
O GOOGLE VAI DOMINAR O MUNDO!!!

L

Ao contrário de alguns, não vou ficar falando de uma linguagem que eu ainda não vi, nem dediquei tempo pra estudar. Muito menos vou ficar “filosofando” sobre Microsoft x Google x Apple, que enche 11 entre 10 tópicos abertos aqui no GUJ.

Talvez sábado tenha tempo de estudar, talvez não. Se conseguir ter tempo, talvez eu diga minhas conclusões, ou talvez não.

fernandofbl

Serve o Chromium? No karmic só precisa disso:

sudo add-apt-repository ppa:chromium-daily sudo apt-get update sudo apt-get install chromium-browser

Mas vale?
Não é o Chrome rodando sob o Wine?

PS: É só uma pergunta, hein, gente!?

benflodin

#googleVaiDominaroOMundo (ou seria #google_vai_dominar_o_mundo kkkk)

Google nunca existiu, sempre foi a SkyNet e sempre sera!

benflodin

logo logo ira sair um framework brutal implementado nessa linguagem trazendo tudo que os melhores do mercado tem mas com o EXTREMO diferencial do multithreading e da ausencia de uma camada virtualizada!
Ai eu vou querer ver todo mundo mudando de opniao e os blogs ficando recheados!

keller

Alessandro Lazarotti:
Bird89du:

O browser Google Chrome até hoje não roda no Linux

Roda sim:

Se estiver usando Ubuntu:
http://lazyubuntu.com/how-to-install-google-chrome-dev-build-on-ubuntu-904-jaunty-jackalope.html

Eu venho usando a algum tempo, porem continua “beta”.
Funciona muito bem.

GabrielCardelli

Só da pra programar no linux[url]?

M

marcosalex:
Segundo o post do Google, essa linguagem foi desenvolvida há tempos e é usada internamente por ele. A diferença é que agora eles resolveram divulgar pra caso alguém possa interessar. Não sei se eles tem grandes planos pra linguagem.

Comparar o Google com a MS, só se o Google começar a fazer práticas monopolistas que prejudiquem o concorrente. Caso contrário, a MS vai continuar sendo a empresa que tantos amam odiar.

Essas empresas grandes “atiram” pra tudo que é lado mesmo, já que podem se dar ao luxo de testar a viabilidade de um projeto e se não der certo, arquivá-lo absorvendo o prejuízo. Até a Apple que por anos foi uma empresa de computadores hoje é muito mais diversificada. E se engana quem pensar que nenhum produto dela deu prejuízo.

Go NÃO É USADO internamente no google, basta ler o FAQ no site que diz que a linguagem é um experimento e não esta pronta para usar em produção.

FrancoC

Parece que a Google tem investido em P&D, além de pesquisa de novos produtos.

Se ela quer ser o que a XEROX PARC ou a Bell Labs do seculo XXI com besteirinhas de academico vislumbrado como essa ela nao vai mto longe

Ate pq o processo de selecao la eh tao concorrido que os profissionais que entram nem devem ser tao inventivos…

Como medir o espirito de inovacao e pesquisa num processo de selecao? aacho bravo…

boneazul

Bom eu acho uma iniciativa boa e sempre bem vinda…todo mundo se esquece de uma coisa primordial nesse mundo de TI… AS COISAS EVOLUEM E RAPIDO…exemplo browser
antigamente a ideia era rodar conteudo estatico ao veio a explosão da WEB2.0 que começou a ser um portal pro futuro…alguem fez algo quanto a isso…tentando evoluir …repensar o que tava errado…pra que lado ia…?? NÃO…

O chrome foi uma sacada deles que ninguem viu… reinventando o browser que estava com a “ideia” ultrapassada a muito tempo…tanto é que o firefox e o IE tiveram que correr atras do prejuizo …

…logico que toda ferramenta leva um tempo pra estabilizar…eu particularmente acho o chrome um rojão pra rodar aplicações web da ate gosto de rodar aplicações ricas em interface…

como o colega disse assim que eles lancarem um framework robusto que faça um mundarel de coisa todo mundo vai começar a pensar…exemplo o ruby in rails…que tanto se fala hoje em dia…ninguem ouvia falar de ruby…hoje em dia…ja se leva em conta a possibilidade de adotar a linguagem…

bom velocidade é primordial…pois tempo é dinheiro…robustez tambem pq pra que ficar se preocupando com coisas de maquina…mew a linguagem que se vire com a programação concorrente…porque eu tenho que saber quando devo abrir thread quem tem que esperar quem…passar a vez dormir…uma hora isso vai ter que evoluir…alguem ta preocupado com isso??? olha o google de novo olhando agora a programação…

Gente nao to apoiando nenhuma linguagem…eu ja programei em um monte… todas tem suas vantagens e desvantagens ,coisas bacanas e coisas chatas…acho que o google ta tentando unir o melhor do mundos…to apoiando ideias que venham a agregar…porque uma linguagem morre facil quando tudo mudo…ou seis acham que o assembler todo complicado como era ia viver pra sempre…

Eu vejo um futuro que a programação com um todo…escrever linhas de codigo… vai se tornar desnecessario…ou vai se tornar uma tarefa que envolva 20% de projetos…e ta bem proximo …leia se os cases da vida…

M

Poxa, quisera eu ter uma linguagem usada numa empresa que vale milhoes.

Sem falar que o google é responsável por grande trafego da internet, se ele passa a usar a linguagem em algum dos seus produtos todo mundo estara usando mesmo que indiretamente.

M

boneazul:
Bom eu acho uma iniciativa boa e sempre bem vinda…todo mundo se esquece de uma coisa primordial nesse mundo de TI… AS COISAS EVOLUEM E RAPIDO…exemplo browser
antigamente a ideia era rodar conteudo estatico ao veio a explosão da WEB2.0 que começou a ser um portal pro futuro…alguem fez algo quanto a isso…tentando evoluir …repensar o que tava errado…pra que lado ia…?? NÃO…

O chrome foi uma sacada deles que ninguem viu… reinventando o browser que estava com a “ideia” ultrapassada a muito tempo…tanto é que o firefox e o IE tiveram que correr atras do prejuizo …

…logico que toda ferramenta leva um tempo pra estabilizar…eu particularmente acho o chrome um rojão pra rodar aplicações web da ate gosto de rodar aplicações ricas em interface…

como o colega disse assim que eles lancarem um framework robusto que faça um mundarel de coisa todo mundo vai começar a pensar…exemplo o ruby in rails…que tanto se fala hoje em dia…ninguem ouvia falar de ruby…hoje em dia…ja se leva em conta a possibilidade de adotar a linguagem…

bom velocidade é primordial…pois tempo é dinheiro…robustez tambem pq pra que ficar se preocupando com coisas de maquina…mew a linguagem que se vire com a programação concorrente…porque eu tenho que saber quando devo abrir thread quem tem que esperar quem…passar a vez dormir…uma hora isso vai ter que evoluir…alguem ta preocupado com isso??? olha o google de novo olhando agora a programação…

Gente nao to apoiando nenhuma linguagem…eu ja programei em um monte… todas tem suas vantagens e desvantagens ,coisas bacanas e coisas chatas…acho que o google ta tentando unir o melhor do mundos…to apoiando ideias que venham a agregar…porque uma linguagem morre facil quando tudo mudo…ou seis acham que o assembler todo complicado como era ia viver pra sempre…

Eu vejo um futuro que a programação com um todo…escrever linhas de codigo… vai se tornar desnecessario…ou vai se tornar uma tarefa que envolva 20% de projetos…e ta bem proximo …leia se os cases da vida…

Web 2.0?

Gente vamos procurar se informar, o que custa dar uma olhadinha no site da linguagem, ler o FAQ…

A proposta da linguagem é substituir o C++, portanto não é uma linguagem pra criar aplicações do dia a dia.

celox

tudo q for google eu to dentro!!!

:twisted:

Mauricio_Linhares

mochuara:
Web 2.0?

Gente vamos procurar se informar, o que custa dar uma olhadinha no site da linguagem, ler o FAQ…

A proposta da linguagem é substituir o C++, portanto não é uma linguagem pra criar aplicações do dia a dia.

Acho que uma coisa que o Luca disse resume muito o sentimento quanto a Go, ela está uns 20 anos atrasada. Claro que é ótimo termos novas linguagens de programação pra o baixo nível e com todas as vantagens que Go traz, mas eu vejo as chances do pessoal migrar do C/C++ pra Go em projetos realmente importantes bem pequenas. Algumas coisas, como FFI, precisam ser testadas pra ver se ela realmente tem chances de entrar na briga.

Agora eles deveriam ter liberado generics pra todo mundo e poderiam ter simplificado um pouco mais a sintaxe. No mais a linguagem é muito legal, mas vai demorar pra chegar no nível de compatibilidade e performance que C e C++ conseguem com os compiladores atuais.

peresjuliao

Será que essa linguagem pega?

boneazul

mochuara:
boneazul:

Web 2.0?

"AS COISAS EVOLUEM E RAPIDO…EXEMPLO browser " dureza viu…cursinho de interpretação de texto vai bem…foi uma simples analogia…a ideia de fazer a nova linguagem…

“portanto não é uma linguagem pra criar aplicações do dia a dia”…tem que rir dum comentario desse…kkkkkkk

Se uma linguagem nao serve pra criar aplicação …serve pra que…enfeite???

joao.vitor

Vejam esse Hello world em Go. Parece que ele gostou da linguagem.

M

boneazul:

“portanto não é uma linguagem pra criar aplicações do dia a dia”…tem que rir dum comentario desse…kkkkkkk

Voce não esta sozinho. Na verdade muitos “profissionais” não sabem a diferença entre sistemas e aplicações (muito menos que existe linguagem apropriada para cada caso).

boneazul

mochuara:
boneazul:

Voce não esta sozinho. Na verdade muitos “profissionais” não sabem a diferença entre sistemas e aplicações (muito menos que existe linguagem apropriada para cada caso).

Diferença?? Se uma rotina soma 2 numeros ela se encaixa em um sistema no fim tera que ter uma aplicação ou seja onde será utilizada seja na contabilidade seja pra um macaco apertar dois botoes e ele somar… onde começa um termo e termina outro?? …pra mim é a mesma coisa nao se faz nada que nao seja util pra algo…e quanto a linguagens adequadas…parametro depende totalmente do projeto a ser feito e nao se encaixa em um ou outro…é como te falar não usa java pra web usa php…pois a aplicação tem como requisito principal ser online…as linguagens se adaptam ao ambiente por mais que nascam pra um fim sempre acabam atendendo ao mercado …vide java…ruby…etc…

Luca

Olá

Veja como seu avatar grande atrapalhou o layout da página do forum e entenda porque temos regras para o tamanho dos avatares.

[]s
Luca

B

é com essa simplicidade que google vai atingir muito mais gente no Google App Engine… é a cara do google: coisa enxuta, rápida de usar e aprender!

pra mim um jeito infeliz de criar facilidade é simplesmente adicionar mais e mais coisas.
por exemplo, podemos facilitar um framework só criando mais anotações, podemos facilitar uma linguagem só adicionando mais funcionalidades. porém, na hora de usar aquela coisa inchada sempre pensamos “não poderia ter algo que resolvesse os dois problemas de uma vez?” ou “quantos detalhes, estou ficando doido!” e até “não acredito que gasto tanto tempo da minha vida estudando um framework”.
eu prefiro essa linha de pensamento em que o simples seja pouco.

wilds87

Daqui a uns anos posso falar algo sobre o “go” mas por enquanto fico com as do mercado java e c#, uso a mais conveniente! SEMPRE!

Ah!! Eu gosto da MS por se do jeito que ele é… me identifico com ela :smiley: “Ti fode eu quero é grana!”

#Chora

bgbraga

O povo implica com a M$ porque ela copia coisa dos outros e fala que não copiou (vide C#).
Porque ela sempre cobrou (e caro) por seu produtos.
E porque ela se acha e fala mal dos concorrentes (vide windows x linux e outra brigas).

A google nunca foi mercenária coma a M$ a ponto de cobrar por tudo.
Lança a muitos produtos como Open Source e focados na comunidade e não em empresas ($$).
Disponibilida API para tudo já no lançamento (e não por força do mercado).
E continua inventando coisas inusitadas. Se não for o Go, vai ser o Wave, Street View, GoogleOS ou outra coisa. O importante é não ficar parado só lançando service pack.

Não vejo como o Google pode se transformar na M$. São duas empresas bem diferentes.

G

Não façam isso com o GUJ. Ou ele acabará parecendo uns sites de “tecnologia” que tem por aí.

Se liguem nisso: http://code.google.com/p/go/issues/detail?id=9&colspec=ID%20Type%20Status%20Owner%20Summary

pedroroxd

Google tá dominando o mundo.

Primeiro o site de pesquisa google.
Depois o orkut
Depois seu proprio navegador (google chrome)
Depois o sistema operacional da google (Gos)
Agora essa linguagem de programação?

WTF?
To com medo.

kkkkkk

felipe_gdr

Depois o orkut

Dominando o mundo??? Todos esses são produtos de nicho. O google domina o mundo dos nerds viciados em technologia :lol: As empresas e pessoas comuns ainda usarão windows e MS Office por um booooom tempo…

eliangela

Tenho que concordar com o felipe_gdr… Infelizmente nós programadores temos que programar usando dois padrões: o da Micro$oft e o mundial. Falo isso por causa do desenvolvimento Web :frowning:

L

felipe_gdr:
Depois o orkut

Dominando o mundo??? Todos esses são produtos de nicho. O google domina o mundo dos nerds viciados em technologia :lol: As empresas e pessoas comuns ainda usarão windows e MS Office por um booooom tempo…

Faz muito, mas muito tempo que o Orkut deixou de ser um produto para nerds viciados em tecnologia.

Eis a prova: http://www.youtube.com/watch?v=JjOYo3dBxVQ&feature=player_embedded

fredferrao

GradeBook:
Não façam isso com o GUJ. Ou ele acabará parecendo uns sites de “tecnologia” que tem por aí.

Se liguem nisso: http://code.google.com/p/go/issues/detail?id=9&colspec=ID%20Type%20Status%20Owner%20Summary

Caracoles, como o Google nao viu isto?? Ou viu e fez sabendo mesmo, e o carinha vai faturar alguma coisa nisso.

felipe_gdr

O orkut é um produto de nicho porque só é utilizado no Brazil. Nos outros 110 paises do mundo as pessoas usam facebook.

O Google sempre está acostumado a copiar inovações alheias. é uma empresa com muitos processos em andamento

A equipe de advogados do google vai cuidar do assunto e o pobre homem que inventou a linguagem Go! vai sair com uma mão na frente e outra atrás.

ptcmariano

GoogleOS no caso é sistema operacional?

bom ele ja tem né, é Google Chrome OS e também o Android…

mas se ja tem SO o que tem de mais ter uma linguagem

acho que isso é ousadia mesmo deles, eles ja nasceram com uma ousadia

mas tem muitos aqui que estão encarando isso como o fim do mundo cosia que não faz sentido

eles sempre investiram pesado em alta tecnologia agora estão plantando o que colheram

devemos agir assim também. Google ta de parabens pela ousadia

Luciano_Lopes

Concordo,os caras fizeram o proprio S.O para celular, browser, estão desenvolvendo um sistema operacional,e agora a propria linguagem…
Logo logo eles vão entrar no ramo de comidas e bebidas auhauahau

P

Sendo a linguagem um “produto” do Google - e a maioria dos seus produtos “emplacam” - é bom a gente correr para aprendê-la! :wink:

P

Penso que não chega a tanto.

Mas tem gente que se esquece que a Google é uma empresa e o objetivo de uma empresa é o lucro (crescer, consolidar-se, dominar uma(s) fatia(s) do mercado etc).

P

Falta pouco! :wink:

P

Ele será ainda maior! Todavia, só veremos isso se mudarmos nosso jeito de ver as coisas. :wink:

P

Penso que a Google queria “ver como é” ter um browser, e sabe que a maioria absoluta dos computadores do mundo (ainda) roda Windows. Por isso lançou inicialmente só para Windows, teve aquele sucesso todo e não se preocuparam em portar rapida/adequadamente o Chrome para sistemas Linux.

Todavia agora com a linguagem GO e com seu OS, não sei como as coisas (da Google) vão ficar para os sistemas Linux… :roll:

nathanpsouza

poxa, mais uma do google, agora eh aguardar o google os :}

Mikhas

E digo mais!
Agora é só aguardar a dominação global!

victorvs

Fiquei curioso e resolvi fazer alguns testes nessa linguagem. Quem quiser dar uma olhada, escrevi um passo-a-passo do que fiz para instalar e implementar 3 exemplos básicos (hello world, programação concorrente e servidor web).

Link: http://victorvserta.wordpress.com/2009/11/16/google-go-primeiros-passos-e-exemplos

Metal_Java_Full

ôh linguagem enjoada!
Sem delimitadores, tosca e, pára mi, nao mto confiavel… :oops:
nao vai emplacar!! :!: :frowning:

W

‘Go’ to hell!

M

victorvs:
Fiquei curioso e resolvi fazer alguns testes nessa linguagem. Quem quiser dar uma olhada, escrevi um passo-a-passo do que fiz para instalar e implementar 3 exemplos básicos (hello world, programação concorrente e servidor web).

Link: http://victorvserta.wordpress.com/2009/11/16/google-go-primeiros-passos-e-exemplos

Muito bom. Um detalhe que achei interessante foi o exemplo de programação concorrente em Go ter usado menos linhas de código do que o exemplo em Java, e ainda assim vc definiu Go como sendo mais baixo nivel que Java.

M

victorvs:

Resolvi refazer o exemplo de programação concorrente com menos da metade de linhas em Clojure (que é minha linguagem preferida no momento e que tb oferece suporte a programação concorrente em multiplos cores.)

http://paste.lisp.org/display/90502

fabiofalci

Pelo jeito não fui só eu que sentiu um cheiro de erlang no ar
http://www.planeterlang.org/en/planet/article/Go_borrows_key_concepts_from_Erlang/

M

marcosalex:
Concordo,os caras fizeram o proprio S.O para celular, browser, estão desenvolvendo um sistema operacional,e agora a propria linguagem…
Logo logo eles vão entrar no ramo de comidas e bebidas auhauahau

Ué, mas tudo isso que desenvolveram a MS já tem há anos.

A diferença é que a MS ganhou dinheiro com os produtos dela.

victorvs

mochuara:
victorvs:

Muito bom. Um detalhe que achei interessante foi o exemplo de programação concorrente em Go ter usado menos linhas de código do que o exemplo em Java, e ainda assim vc definiu Go como sendo mais baixo nivel que Java.

Não pensei por esse lado… hehehe
Como escrevi lá, defini a Go de mais baixo nível devido ao suporte a ponteiros e por não rodar em máquina virtual.

Bem que o Google anunciou:

E no site do projeto eles focaram como opção ao C++:

Mas realmente, olhando o código dá pra ficar em dúvida se essa definição de ser mais baixo nível do que Java é real.

victorvs

mochuara:
victorvs:

Resolvi refazer o exemplo de programação concorrente com menos da metade de linhas em Clojure (que é minha linguagem preferida no momento e que tb oferece suporte a programação concorrente em multiplos cores.)

http://paste.lisp.org/display/90502

Interessante. Eu não conhecia essa linguagem.
Ficou muito menor o código.

J

Também não sabia que o google lançou uma linguagem. Mas ter coletor de lixo e suporte a apontadores é uma coisa realmente muito legal. O c# faz e é um recurso muito bom mesmo, te dar essa opção.

Vou lá olhar para ver como funciona.

J

parece um pascal sem limites… meio que dinâmico.

Marky.Vasconcelos

Pode se chamar Coo (Mix de C++ com Goo) dai se leria Cú

xdraculax

Ingênuidade achar que alguma empresa não é tirâna ou captalista ao extremo… e que vai viver de fazer caridade para a comunidade tecnológica.

Esperem e verão o Google empurrando “novas tendência” garganta abaixo, como a Microsoft faz.

J

Pelo que eu li no site da linguagem, ela é realmente impressionante, com o esquema de channels.
http://golang.org/doc/effective_go.html#channels

Dá uma flexibilidade enorme para o programador, pois gera código nativo, tem coletor de lixo, suporta ponteiros. É uma espécie de D, C++0x, Pascal.

J

xdraculax:
Ingênuidade achar que alguma empresa não é tirâna ou captalista ao extremo… e que vai viver de fazer caridade para a comunidade tecnológica.

Esperem e verão o Google empurrando “novas tendência” garganta abaixo, como a Microsoft faz.

Como todas fazem hoje em dia.
Mas no site da linguagem dá para ter uma idéia. Parece ser muito boa.

xdraculax

Sim todas fazem, Oracle, Adobe, Microsoft…
Mas a Microsoft é sempre o melhor exemplo ^^ - porque as pessoas não gostam dela.

Quanto ela ser boa, deve ser mesmo, sendo do Google, o problema é a “prostituíção”!
Daqui uns dias cada programador tem sua linguagem de programação.

Cada empresa querendo arrastar a sardinha TODA pra seu lado; isso é bom em alguns aspectos, e terrível em outros.

J

xdraculax:
Sim todas fazem, Oracle, Adobe, Microsoft…
Mas a Microsoft é sempre o melhor exemplo ^^ - porque as pessoas não gostam dela.

Quanto ela ser boa, deve ser mesmo, sendo do Google, o problema é a “prostituíção”!
Daqui uns dias cada programador tem sua linguagem de programação.

Cada empresa querendo arrastar a sardinha TODA pra seu lado; isso é bom em alguns aspectos, e terrível em outros.

É terrível por causa do marketing gerar times de futebol.

Sou pascal, Sou java, Sou c++, Sou ruby, e por ae vai.

Imagina se daqui algum tempo as empresas estiverem contratando somente programadores de golang!?
Especialista em golang web, especialista em golang desktop. É o fim do mundo.
rsrsrs…

leonwag

Concerteza veio pra ficar !!! :twisted:

peczenyj

Queria ver um fight go versus perl6

J

Já saíram alguns benchmarks do go com outras linguagens. Por enquanto não dá pra empolgar com a performance, mas como saiu agora, temos de dar uma colher de chá.
Do jeito que está no site do go vai ser tão rápido quanto c++, porque o compilador gera código nativo.

faelcavalcanti

não conheço bem perl6, mas quantos rounds daria ? hehehe

DiogoSouza

O google esta cada vez mais ousado com seus projetos, mas, existem linguagens que já possuem um perfil forte no mercado e com bons resultados, por isso acredito que mesmo que seja lançado o “Go” , precisará de um tempo de adaptação por parte da galera que programa.

M

A linguagem? Não sei, não testei ainda.

Mas quanto ao Google virar uma Microsoft 2 eu acho que não. Pode até dominar o mundo, mas acho que não “a la Microsoft”.

De qualquer forma, para bom entendor, meia palavra basta:

google@world:~$ dominate
Permission denied (there is another running process).
google@world:~$ ps aux | grep microsoft
microsoft     3017  0.0  0.0   2640  1016 pts/1    R+   00:00   0:00 dominate
google@world:~$ su -
Password:
root@world:~$ killall -9 dominate
root@world:~$ userdel microsoft
root@world:~$ exit
google@world:~$ dominate
The world is yours.
google@world:~$ tail -2 /var/log/dominate
Microsoft was eliminated.
Google in command.
jcracker

Ocorreu ontem na GlobalCode esse minicurso !!!

MC64 - Introdução a Google Go

Nesse minicurso iremos apresentar para comunidade algumas características da linguagem, configuração do ambiente e exemplos de bibliotecas para agilizar a codificação.

J

jcracker:
Ocorreu ontem na GlobalCode esse minicurso !!!

MC64 - Introdução a Google Go

Nesse minicurso iremos apresentar para comunidade algumas características da linguagem, configuração do ambiente e exemplos de bibliotecas para agilizar a codificação.

uai…mas já num tem na documentação?

felipeguerra

marcobiscaro2112:

google@world:~$ dominate Permission denied (there is another running process). google@world:~$ ps aux | grep microsoft microsoft 3017 0.0 0.0 2640 1016 pts/1 R+ 00:00 0:00 dominate google@world:~$ su - Password: root@world:~$ killall -9 dominate root@world:~$ userdel microsoft root@world:~$ exit google@world:~$ dominate The world is yours. google@world:~$ tail -2 /var/log/dominate Microsoft was eliminated. Google in command.

Nerd (or Geek) nível mestre Yoda Detected!!!

L

felipeguerra:
marcobiscaro2112:

google@world:~$ dominate Permission denied (there is another running process). google@world:~$ ps aux | grep microsoft microsoft 3017 0.0 0.0 2640 1016 pts/1 R+ 00:00 0:00 dominate google@world:~$ su - Password: root@world:~$ killall -9 dominate root@world:~$ userdel microsoft root@world:~$ exit google@world:~$ dominate The world is yours. google@world:~$ tail -2 /var/log/dominate Microsoft was eliminated. Google in command.

Nerd (or Geek) nível mestre Yoda Detected!!!

hahahahaha

Rafael_Afonso

Fonte: http://www.globalcode.com.br/site/gratuitos/minicurso.seam?id=767

(já me inscrevi)

M

Rafael Afonso:

(já me inscrevi)

Você acha que vale a pena fazer um cuso de uma linguagem que nem sabe se vai pegar e que ainda não tem ninguém trabalhando?

Rafael_Afonso

marcosalex:
Rafael Afonso:

(já me inscrevi)

Você acha que vale a pena fazer um cuso de uma linguagem que nem sabe se vai pegar e que ainda não tem ninguém trabalhando?

Primeiro, como dizem, de graça até injeção na testa. Segundo trata-se de pura curiosidade já que ainda não entendi o objetivo do Go. Além disso é sempre bom ampliar seus horizontes, nem que seja para se ter uma idéia do que existe fora do nosso mundo Java.

_kitty

tenho medo do google :shock:

renato_ramos

tenho medo do google :shock: [2]

sergiotaborda

marcobiscaro2112:

Mas quanto ao Google virar uma Microsoft 2 eu acho que não. Pode até dominar o mundo, mas acho que não “a la Microsoft”.

Não existe dominio bom e dominio ruim. Todo o dominio é ruim. é por isso que existem comissões anti-trust , leis anti-quartel, reserva de mercado, dumping, etc…

kirkgo

sergiotaborda:
marcobiscaro2112:

Não existe dominio bom e dominio ruim. Todo o dominio é ruim. é por isso que existem comissões anti-trust , leis anti-quartel, reserva de mercado, dumping, etc…

Logo logo surge uma nova empresa que vai colocar o império do Google à prova, assim como ela está fazendo com a Microsoft.

Don’t be evil :twisted:

Criado 12 de novembro de 2009
Ultima resposta 9 de dez. de 2009
Respostas 98
Participantes 60