GUJ - Balanço 2006

72 respostas
boaglio

Depois de um ano inteiro prestando serviços à comunidade Java, a equipe do GUJ gostaria de saber a sua opinião!

Por favor responda de maneira simples e objetiva:

1 :arrow: Do que mais gosta do GUJ?
2 :arrow: Do que sente falta no GUJ?
3 :arrow: Alguma criítica ou sugestão?

Responda as perguntas sempre colocando os números antes para ficar fácil de ler.

Escreva a sua opinião, ela é essencial para melhorarmos o nosso espaço aqui. :slight_smile:

72 Respostas

R
  1. Acredito que em 2006 o GUJ foi atualizado muito mais do que nos outros anos, isso foi um ganho e por isso elogio.

2. Acho que falta a atualização dos tutoriais antigos, e tbm novos tutoriais principalmente básicos de novas tecnologias como AJAX por exemplo.

3. A minha critica não vai ao GUJ e sim aos usuários como foi o caso do nosso amigo Luca que fez uma critica pesada e quando recebeu criticas não gostou e se retirou, acho que se vc não está em um bom dia sem vontade ou coisa do tipo, vc não é obrigado a responder nada no forum então deixe pra lá, vamos manter a união e não criticar os iniciantes, rir, ou ser grosseiro com nossos amigos desenvolvedores.

Força e sucesso em 2007 para todos e para o GUJ.

A

1- Informações claras, precisas, porém sempre deixando para a pessoa descobrir… isso eh muito bom para o incentivo ao estudo… porém nem sempre né (leia item 3…rs)
2- De alguns posts do Luca :slight_smile: me ajudavam d+++ msm
3- Críticas: muitos usuários não pesquisam nada, e logo saem postando… Ex: o cara pergunta onde tem Wallpapers de JAVA?? … putz… essas tem q parar e pensar um pouquinho neh…
Sugestões: … naum sei agora… depois escrevo algo… :slight_smile:

É isso ai… sou usuário do Guj à muito pouco tempo, porém faço dele minha fonte de estudos JAVA…
vlw

Eduardo_Bregaida

1)Do que mais gosta do GUJ?
R: Artigos e do Fórum que sempre respondem muito rápido.

2)Do que sente falta no GUJ?
R: Mais artigos especificos como por exemplo JSF + Ajax4JSF, nao só ajax ou só JSF, pq normalmente trabalhamos com vários frameworks juntos e mtos sentem essas dúvidas.

3)Alguma crítica ou sugestão?
R: Bom pessoal, não ofender, leio cada resposta de ataque p/ o pessoal q nao sabe algo q o outro considera fácil… manera pessoal, se nao quer responder nao respondam… criticar e ofender é fogo…

Mas tá tudo ótimo até agora :smiley:

T

O GUJ realmente tem uma comunidade muito ativa e unida. Serve tanto aos inciantes quanto aos mais experientes. Concordo que a área de tuturiais precisa ser mais explorada, porém isso é algo que a cominudade em geral precisa se mobilizar. Acho que poderia ser incluída uma seção de projetos incentivados pelo GUJ, dividida em níveis, dando oportunidade para pessoas mais experientes e para os inciantes igualmente. Um tópico sobre cases com java também seria interssante. Não sei se esse é bem o papel, mas acredito que incentivar o desenvolvimento open sorce também seria interessante e ajudaria a expandir a cominidade, atraindo novos desenvolvedores. Agora que o java é open, que tla uma participação no Fórum Internacional de Software Livre?

Se lembrar de mais alguma coisa eu post…

Abraço a todos e um pedido: Assimilem as críticas e as usem para seu crescimento pessoal, não as revide.

Eduardo_Bregaida

thiago_algo:
O GUJ realmente tem uma comunidade muito ativa e unida. Serve tanto aos inciantes quanto aos mais experientes. Concordo que a área de tuturiais precisa ser mais explorada, porém isso é algo que a cominudade em geral precisa se mobilizar. Acho que poderia ser incluída uma seção de projetos incentivados pelo GUJ, dividida em níveis, dando oportunidade para pessoas mais experientes e para os inciantes igualmente. Um tópico sobre cases com java também seria interssante. Não sei se esse é bem o papel, mas acredito que incentivar o desenvolvimento open sorce também seria interessante e ajudaria a expandir a cominidade, atraindo novos desenvolvedores. Agora que o java é open, que tla uma participação no Fórum Internacional de Software Livre?

Se lembrar de mais alguma coisa eu post…

Abraço a todos e um pedido: Assimilem as críticas e as usem para seu crescimento pessoal, não as revide.

Pode crer, uma area de projetos seria bem legal… :smiley: :smiley: :smiley:

L
  1. Artigos/Tutoriais muito bons e o forum é bem ativo

2. Um link com os principais blogs sobre Java seria legal. Permitindo que quem quiser vá e insira o seu lah…existem blogs com muitas coisas legais. Ex: Caelum, Kumpera e Calçado

3. Algumas pessoas do forum precisam tirar a mascara. Não é pq estão no guj a muito tempo que podem responder as coisas como querem…como diz o ditado: “muito ajuda quem não atrapalha”

andre_a_s

1 - Alta rotatividade de posts no forum.
2 - Sistema de busca mais coesa.
3 - Uso o GUJ a uns 4 anos já, sempre tive uma boa impressão do pessoal daqui e sempre me ajudaram. Só algumas figurinhas carimbadas que acho que deveriam ser menos irônicas e grossas nas respostas… mas todo fórum sempre tem desses neh?

Deh

1- Pessoas sempre dispostas a ajudar, dar idéias e tal

2- não que eu sinta falta, mas como pessoal acima citou sobre ter sempre tutoriais novos e sobre novas tecnologias, seria legal. Mas acho que se todo mundo contribuir em algum tutorial ou idéia, isso não vai ser problema.

3- Não tenho critíca quanto ao guj! somente aos usúarios que acham que devemos resolver a sua lição de casa.

Acho que é isso!

ViniGodoy
  1. Gosto do tamanho da comunidade e da facilidade da interface. É fácil comentar, responder e editar um código respondido.

2. Sinto falta de poder apagar um tópico que eu mesmo tenha criado e que ninguém tenha respondido. Acho que ajudaria muito no caso de pessoas que acidentalmente postam 2 ou 3 vezes o mesmo assunto.

3. A sugestão seria implementar a deleção em alguns casos específicos, como os que citei. Será que tem usuários suficientes para uma área de jogos em java?

Luca

Olá

a) Não é verdade que eu tenha feito uma crítica pesada. Eu fiz uma observação para o dono depurar o site com o único e exclusivo intuito de melhorar um site que deu stack trace na 2a tela, o que na minha opinião é inaceitável.

b) Não é verdade que eu tenha sido criticado. Eu fui ofendido pelo MarllonSimões e ofensa é muito diferente de crítica. Como não é da minha educação agir do mesmo modo que ele, resolvi me afastar para esfriar a cabeça e não dar a resposta que ele merecia mas que o GUJ não merecia ler.

[]s
Luca

R

Luca me desculpa ter tocado nesse assunto, mas assim sem inimizade ou começar com toda aquela discussão, eu achei que seu post foi ofensivo como alguns tbm acharam e outros não acharam, realmente acho que vc tem razão eu me lembro que algumas pessoas realmente lhe ofenderam, mas é assim o toque que eu tentei passar para o pessoal é para ser mais amistosos com os iniciantes (“Não estou falando de vc”) pois sinceramente eu vejo umas perguntas de iniciantes sendo respondidas com uma voadora, acho que não não é assim pois todos nós já fomos iniciantes cheios de dúvidas.

Luca antes de mais nada gostaria que vc soube-se que não tenho nada contra vc!!!

E acho que vc deveria de voltar a colocar os seus posts pois parece que vc deixou uma grande quantidade de orfãos aqui no GUJ!!!

E sinceramente uso o GUJ pois acho o pessoal mais amistoso do que outros portais de JAVA.

Um Abraço e sucesso para vc Luca

andre_a_s

Senhores… acho que o assunto sobre o Luca já morreu, certo?
Vamos voltar ao intúito do tópico. :wink:

shison

Opa

1. Fórum. Acho que o fórum está legal, vários assuntos abordados, várias opiniões. As dúvidas da galera é bem respondida também.

2. Sou novo aqui e pelo menos até agora não sinto falta de nada :slight_smile:

3. Como já citaram, também gostaria de mais artigos e tutoriais.

robson_vs

Cara legal o tópico levantado é uma maneira de espressar-mos a nossa satisfação e ajudar a melhorar o guj.

1-O q mais gosto do guj é o forum e a boa vontade te todos em ajudar isso é muito bacana.

2-Eu sinto falta no guj de alguns tutoriais como por exemplo (jsf,facelets,ajax,openlaszlo,ejb entre outos) infelizmente ai dependeremos da dispiníbilidade daquele q tem mais conhecimento e uma coisa q acho q seria muio show de boa seria uma área de projetos onde os iniciantes poderiam se cadastrar para participar de tal projeto e assim ganhar experiência.

3-uma sugestão q poderia ser válida é de criar um novo layout para o guj para dar uma inovada.

valeu a todos.

Robson

josenaldo

1 Do que mais gosta do GUJ?

O GUJ é uma comunidade muito unida e os participantes mais ativos respondem rápidos às dúvidas.

2 Do que sente falta no GUJ?

• Uma seção do tipo “Tudo o que você precisa aprender sobre Java” ou "Como iniciar no J2EE"com tutoriais organizados como se fossem capítulos poderia cair bem, principalmente para os iniciantes nas tecnologias.

• Um editor WYSIWYG para as mensagens (supérflo, mas legal :slight_smile: )

3 Alguma crítica ou sugestão?

Ao GUJ, nenhuma. Somente à alguns membros que tratam os iniciantes com certo desprezo. Se estes abusam do GUJ ao fazer perguntas um tanto básicas e que já foram respondidas, os mais experientes abusam da indicação do Google (isso pra não falar de grosserias). Se não quer ajudar, por quê desestimular?

gbmesso

Facilidade de visualização e navegação do site, alta prontidão em respostas e nível excelente das mesmas, pode ser um dos pontos iniciais de qq pessoa que queira ver JAVA, educação e respeito da maioria das pessoas mesmo com novatos (como eu). Além da excelente área para certificação que é diferencial ainda maior com relação as comunidades que eu conheça.

Uma área de projetos (como ja citado) e uma area de exercícios para postar.

3 Alguma criítica ou sugestão?
Sugestão: Continuar com a atualização dos artigos e tutoriais.

P
  1. Participação efetiva da galera, interface amigavel

2. Reunião da galera fora do forum, sei la, tomar uns goros, palestras, jogatina na net…Em relação ao GUJ (Forum) acho que atende mto bem seus objetivos…

• Projetos, talvez isso aproxime um pouco + a galera !!! Não repositorio de projetos, mas sim algum projeto levado pelo pessoal daqui !!!
      Se isso ja existe, me desculpe-me, so acho que deveria ser + divulgado !
    • Talvez video-aula !!
    • Chat com usuario online

[]'s

Kknd
  1. Gosto muito do fórum, pois o pessoal sempre responde com rapidez e competência, sempre tentando ajudar os outros membros.

2. Sinto falta de um sistema de busca mais completo e eficiente.

3. Alguns artigos e tutoriais, como um existente sobre como configurar o JDK no Linux , estão defasados. Também seria legal se voltassem a colocar novos artigos.

Luiz_Aguiar

Olá amigo,
que tipo de recursos vc sente falta no mecanismo de busca?

valeu!

Thiago_Senna

3 - Alguma criítica ou sugestão?

Não sei a viabilidade, mas talvez utilizar wiki como padrão para os artigos e tutoriais do GUJ seria interessante, pois:

• Fica mais fácil evitar que os artigos/tutoriais fiquem defasados;
  • Aumenta a possibilidade dos usuários do GUJ contribuirem com artigos novos ou melhorar os existentes.
  • Possibilita criar aquelas sessões do tipo: “Você gostaria de aprender … ?”

A idéia do wiki já foi discutida no GUJ outras vezes, mas lendo as colocações do pessoal, acredito que este seja um bom momento para rever o assunto. :slight_smile:

eliasn
  1. Da “boa vontade” e velocidade da comunidade em responder os tópicos

2. Artigos e tutoriais atualizados

3. Sugestão: Talvez criar um mecanismo que fique na página principal com as buscas mais realizadas, colocar uma input com a busca direto na home, para o pessoal não quadriplicar as mesmas perguntas.

Anderson_Schmidt
  1. Usabilidade das interfaces, qualidade e rapidez nas respostas, notícias e das figuras de alguns usuários do fórum. =)

2. Artigos, os que temos no momento são bons, mas podemos melhorar. Os motivos? foram listados já pelas opiniões anteriores.

3. Críticas: apenas uma, gostaria de saber qual é o critério utilizado para a publicação de tutoriais / artigos. Sei por exemplo, do envio de um artigo interessante sobre desenvolvimento de componentes JSF já há algum tempo, mas não o encontro por aqui.

Com relação ao peso das respostas aos iniciantes, acredito que bom senso seja o ponto chave. Não estou tomando as dores de ninguém, tão pouco me referindo a um caso ou outro. Quero apenas dizer que uma pergunta, mesmo sendo simples ou “boba” quando feita de maneira adequada, dificilmente terá respostas agressivas.

Schmidt

O

:arrow: Do que mais gosta do GUJ?
Velocidade das respostas e a grande quantidade de informações

:arrow: Do que sente falta no GUJ?
Como alguns já citaram, gostaria que tivesse algo do tipo projetos/exemplos. Acredito que assim ficaria bem mais fácil para as pessoas aprenderem.

:arrow: Alguma criítica ou sugestão?
Sugestão
Tutorias e artigos novos e quem sabe até umas video aulas como as da Java Magazine

Críticas
A questão do comportamento de alguns usuários, acho que não custa nada se mais paciente e humilde.
As vezes até fico receoso de postar algumas dúvidas que tenho :cry:
E assim corro pro google e muitas das vezes eu não acho uma solução para o minha dúvida.

Além do mais…
o GUJ esta de parabéns!!! :wink:

Daniel_Quirino_Olive

Aliás, quem me enviou artigos para revisão e publicação, por favor, enviem novamente para mim (email abaixo) pois eu tive pequenos contra-tempos com meu laptop e alguns artigos sumiram :frowning: (aliás recomendo a quem teve seu artigo não publicado e que não tenha recebido nenhum parecer que envie o artigo para eu revisá-lo).

Duende_Macabro

1- Qualidade e velocidade das respostas e tutoriais.
2- Acho q nao se encaixa aqui, mas muitas vezes links de notícias da home não são encontradas.
3 -

andre_a_s:
3 - …só algumas figurinhas carimbadas que acho que deveriam ser menos irônicas e grossas nas respostas… mas todo fórum sempre tem desses neh?
Concordo.
:slight_smile:

paulohbmetal

1 - Do que mais gosta do GUJ?

O fórum é o melhor e mais movimentado do Brasil!!

2 - Do que sente falta no GUJ?

Acho que as notícias deveriam ser mais rapidamente postadas. Algumas demoram a aparecer por aqui… Não poderei ajudar por agora, mas bem que poderia “aumentar o quadro” de pessoas responsáveis pelas notícias e criarem metas.

3 - Alguma crítica ou sugestão?

Bom, na questão 2 eu deixei uma sugestão. Agora crítica, humm… Bom os novatos reclamam e as vezes tem até medo de postar por receberem respostas com descaso… Poderiam criar um fórum para os desesperados e/ou novatos ou sei lá, uma coisa que os deixaria “mais a vontade”. Também poderiam colocar algum “leia-me” no ato do cadastro que falava dentre outras coisas pro cara pesquisar no fórum antes de postar uma dúvida, sei lá…

Bom, acho que é isso. Parabéns!!

A Paz!!

paulohbmetal

obattousai:
As vezes até fico receoso de postar algumas dúvidas que tenho :cry:
E assim corro pro google e muitas das vezes eu não acho uma solução para o minha dúvida.

Viu?! Não disse?!

A Paz!!

Luca

Olá

Todos os 18.600 usuários do GUJ podem colocar notícias e elas vão direto para a primeira página como manchete.

Quando a notícia é bem escrita, refere-se a um fato relevante e provém de uma fonte boa como por exemplo não ser da INFO, ela é aprovada pelos moderadores quase que imediatamente após ser incluída.

Mas quando o autor da notícia não inclui informação nenhuma além de um link ou copia notícias de sites que não tem preocupação se a notícia é recente ou não (como por exemplo o cara que copiou aqui esta semana a notícia do Javafree desta semana falando do lançamento do java 6) ou então de sites leigos como INFO, UOL, geralmente a maioria dos moderadores evita aprovar e a notícia fica esperando um que aprove. Notícias assim eu demoro bastante para aprovar para ficar claro que quem colocou precisa se esforçar mais um pouco.

[]s
Luca

rafagil

1 do Fórum que está sempre bem movimentado e cheio de pessoas dispostas a ajudar, isso é muito bom e é possivel obter respostas de uma maneira extremamente rápida, muitas vezes em questão de minutos. Neste quesito o guj está de parabéns

2 Mais artigos/tutoriais, eles não são atualizados com muita frequencia, e são muito úteis para quem está começando.

3 Seria interessante um maior insentivo aos usuários para que escrevessem mais artigos/tutoriais. Ajudaria a corrigir o problema acima citado.

LPJava

1 - o mais interessante no GUJ, é o compretimendo de todo o grupo em manter sempre vivo o forum, onde as informações passadas sempre existe a clareza, e a preocupação da se a mesma é verdadeira. Não consigo ficar um dia sem acessar, entro em depressao.

2 - Sinto falta de existir uma seleção para pessoas comprometidas, e que passe por teste para ser administrador por categoria do forúm, houve um certa epoca em 2006 que ficou meio ocmplicado de administrar devido ter muita categoria no forum para pouco administradores. Falta o certo Relacionamento entre GUJ e os usuarios. As os usuarios tinha um estrelinha sumiu pq?

3 - Minha sugestão nesse ano é que os objetivos do administradores aqui do site sejam alcançados, onde todos nos us venha se beneficiar com essas novas mudanças que venha ocorrer, e que os artigos e tutoriais sejam atualizados que tenha colunistas que poste em uma parte do forum os assuntos mais basicos e perguntados no forum como: instalação, herança, tipos primitivos. Na area de certificação que tenha uma explicacao de todo o processo para obter seu certificado. O sistema de Emprego deveria ser atualizado o site www.empregosnaweb.com oferece vagas na area de java frequentemente…

Sou novo no forum… mais essas sao meus elogios e sugestoes a serem feitas.

Daniel_Quirino_Olive

Ok, eu também sou usuário aqui :slight_smile:

1. Acho que o fato da grande maioria dos usuários aqui serem iniciantes e usarem esta comunidade para aprender é uma demonstração de que o GUJ possui grandes méritos e por isso continuamos a atrair novos usuários a cada dia. Gosto também de ver que esta é uma comunidade de quase 20 mil usuários totalmente independente de uma figura central, em que usuários de diferentes níveis de conhecimento ajudam a construir a maior base de conhecimento sobre Java e tecnologia em língua portuguesa do planeta sem necessitar que alguém tome iniciativas. Por fim, acho que isso não seria se não fosse o senso de independência que o GUJ incentiva que seus usuários cultivem. Para mim este é seu maior mérito.

2. Acho que precisamos prestar mais atenção no fato de que isso é um fórum e todas as nossas mensagens ficam registradas para que, futuramente, alguém possa consultá-las e resolver seus problemas. Desta forma, acho que precisamos muito melhorar na forma como nos expressamos aqui no fórum. Além disso, acho que apesar de toda a independência e pró-atividade dos usuários do GUJ, ainda falta esta comunidade dar um passo adiante em colaboração. Fazendo uma continha bem boba, se 1% dos nossos atuais usuários contribuíssem com 1 artigo, teríamos quase 200 artigos novos. E quais os benefícios de se escrever um artigo aqui? Bom, coloque sua lista de artigos no seu currículo e veja o resultado :wink:

3. Adoraríamos que vocês nos ajudassem cada vez mais a manter o GUJ. De todos os atuais colaboradores do GUJ, nenhum tem uma agenda muito folgada, mas ainda assim conseguimos fazer um trabalho de manutenção por aqui. Assim, acho que seria legal que vocês nos ajudassem a policiar o fórum, fazendo com que as pessoas respeitassem as regras, a manterem o foco das discussões iniciadas aqui, a evitarem a criação e discussão de assuntos non-sense, etc etc etc…

Deh

Desculpem o Off-topic =p

Qual o procedimento para contribuir com um artigo?

Tenho trabalhado com algumas coisas legais, acho que seria legal criar alguns artigos… ainda mais que é extremamente raro eu achar algo sobre eles em português, somente em inglês.

Daniel_Quirino_Olive

Deh:
Desculpem o Off-topic =p

Qual o procedimento para contribuir com um artigo?

Tenho trabalhado com algumas coisas legais, acho que seria legal criar alguns artigos… ainda mais que é extremamente raro eu achar algo sobre eles em português, somente em inglês.

http://www.guj.com.br/posts/list/40119.java

brunnolgp

Sou novo aqui, tanto que esse é meu primeiro post, mas o GUJ já me ajudou bastante. :slight_smile:

1 - A seção de artigos e tutoriais, tem alguns ali muito bons e pra mim que estou começando está sendo de uma utilidade ENORME. Tem muitos com conteúdo melhor que muito livro de Java por aí. :wink:

2 - Como alguém já mencionou aí em cima, mais tutoriais para iniciantes tipo: “Introdução ao JEE” ou “Tudo o que você sempre quis saber sobre GWT mas tinha vergonha de perguntar”. Coisas desse tipo e também acho que seria muito legal uns tutoriais para iniciantes para as IDEs: Eclipse, NetBeans, JDeveloper etc.

3 - Minha sugestão é que todos contribuam mais, muita gente nem sabe que escreve muito bem porque nunca parou para tentar. Acho que deveria haver uma seção no fórum para tutoriais, assim o autor colocaria primeiro ele no fórum, melhoraria de acordo com o retorno dos outros usuários e aí o tutorial ou artigo seria movido para a seção do site dedicada a isso.

Bravox

1 - do forum , sempre que tive alguma duvida ela foi tirada aqui no guj

2 - mais artigos relacionados sobre JEE e algum tipo de insentivo para o pessoal começar a escrever artigos para o guj

3 - Humildade entre todos dos usuários do guj, porque ninguém nasceu sabendo

abraços

bravox

robson_vs

3- uma sugestão q acho q seria legal seria a criação de areas de colunistas onde cada colunista se comprometiria a postar mensalmente o semanalmente materiais artigos sobre um determinado assunto semelhante ao do imaters

até mais

Achilles.ssa

1.Do que mais gosta do GUJ?
Eu não frequento muito os foruns, apesar de gostar das discussões nos poucos tópicos que leio.
O que eu gosto mais são as notícias, tomo aqui no guj aquele cafezinho matinal. :slight_smile:

2.Do que sente falta no GUJ?
Houve grandes mudanças do Java 1.4 -> 5, o mesmo não aconteceu nos artigos e tutos.

3.Alguma criítica ou sugestão?
Mais paciência com novatos, já fui um deles. Em outros fóruns quando tinha dúvidas sobre classpath e outras trivialidades eu recebia respostas como: “Morri”, “Hoje, só amanhã”, é desestimulante. Claro que quem está realmente interessado em aprender Java, aprende aos trancos e barrancos, ele só deixa de frequentar determinado fórum.

No mais, sem mais! 8)

Sombriks

Então, o que eu mais gosto por aqui é o fórum, :smiley: Temos muita liberdade pra perguntar, responder, dar opinião, enfim, tudo aquilo que é possível fazer em espírito de comunidade. Até parece que é todo mundo vizinho, mas não aqueles vizinhos de condomínio, e sim aquela galera que passa a tarde na clçada, falando da vida, :smiley: (é, também não sei se a comparação foi lá das melhores…)

Isso sim é difícil dizer. Eu olho pro menu ao lado, tem notícia, Artigos e tutoriais, a boa ferramenta de busca… Essa pergunta não é para mim, porque eu estou satisfeito (nota 10 pra equipe GUJ!!!)

Rapaz, mexem no time que ganha é ariscado… Mas vamos ver: sabe os tutoriais? bom, no menu dos usuários logados poderia ter a opção “contribuir com tutorial”, e dessa forma os moderadores teriam apenas de dizer ou não via PV se a coisa vai pro ar, e se não, o motivo, :smiley:

Ratao
  1. O que mais gosto no GUJ é que todos aqui são sempre amistosos e companheiros, de um modo como não vejo em outras comunidades.

2. Sinto falta de mais artigos e tutoriais.

3. Bom… como vem sido citado. Criticas ao GUJ tbm nao tenho. Mas algumas pessoas poderiam sim ser menos “agressivas” nas respostas. Dúvida sempre existe a todos desde os iniciantes até os experientes. Não nos cabe julgar o conhecimento de ninguem. Pois o que pode ser fácil pra gente pode ser uma dificuldade para outra pessoa e vice-versa.

Grande Abraço a todos! Que 2007 possa ser produtivo a todos nós.

paulohbmetal

Bom, acho que seria mais produtivo ter pessoas responsáveis por isso, e não se “perderia” mais tempo em ficar aprovando ou reprovando uma notícia.

Bom, é uma sugestão.

A Paz!!

quebrado
  1. o site é bem bacana e o pessoal gente fina.
  2. um artigo novo de vês em quando não faz mal para ninguém, ne! :slight_smile:
  3. dos camaradas que são super ultra programadores que de vês em quando estão de mal humor e liquidam com os novatos. Paciência minha gente.
    Mas o pior mesmo é o cara que aprendeu ontem a declarar um variável e liquida com o coitado que ta tentando fazer o trabalho da escola. Parece que a arrogância pega. Viva a humildade pessoal. :smiley:
    E boa sorte a todos em 2007.
Edufa

Minhas opiniões,

eu costumo escrever pouco no GUJ mas acesso praticamente todos os dias, me interesso especialmente pelos assuntos de modelagem, frameworks, etc.

• Sistema de tags nos posts.
  • Maior divisão nas categorias, por exemplos framework, tem de tudo, sendo q o hibernate é um dos assuntos mais pesquisados.
  • Talvez montar um wiki com faqs, se for ver muitas das perguntas (no caso de hibernate) são repetidas, ou seja juntar esse conhecimento numa forma mais fácil de consultar e tirar dúvidas, óbvio q isso toma tempo, por isso o formato de wiki para dividir a carga de trabalho
Pedrosa

1 - Com certeza o forum, aqui podemos tirar nossas dúvidas e tentar contribuir com a comunidade, disparado o melhor forum de Java do Brasil.

2 - Um sistema de busca mais eficiente com mais opções de filtros.

3 - Não tenho nehum tipo de crítica, as vezes algum usuário estrapola, quanto a sugestão também seria favorável a uma sessão com um repositório de códigos e bibliotecas, cabe a nós usuários do GUJ mantermos essa excelente reputação do site.

T

Uma coisa que estou lembrando agora. Poderia ser criada uma área para colunistas que publicariam periódicamente textos, como os publicados em blogs. Acho que esses os tamas aboradados gerariam boas discussões e com certeza todo mundo cresceria com isso. Temos grandes profissionais da área e com certeza eles estão dispostos a contribuir…

Grinvon

• O fórum é um bom local para tirar dúvidas e trocar idéias.

O GUJ tem uma carência enorme por tutoriais e artigos, mas depende também de todos nós para ajuda-lo a ter mais resources. E não depender de moderados, já que alguns não fazem nada.

Sim, o ítem 2 serve como sugestão. Também seria interessante os usuários terem mais consciência de onde e como postar suas dúvidas.

lucao
  1. A camaradagem, além de aprender sobre java e muitas outras coisas, fiz muita amizade com o pessoal daqui. Mais o que mais curto mesmo é aprender com as experiências das pessoas aqui. Tem muito cara que sabe muuito, mas ultimamente tem andado sumido.

2. Ultimamente, sinto falta de assuntos SÉRIOS que rendam bastante, não sei mas os tópicos que estão rendendo são só aqueles de besteiras. Se for procurar por tópicos antigos, é possível ver algumas discussões grandes sobre programação a aspectos, CMM, etc, de onde é possível tirar muita coisa boa.

3. Todo mundo criticando os antigos, eu gostaria de fazer uma aos novatos, é muito bom ter educação. Tá certo que as “figurinhas” tão criticadas as vezes são mesmo ranzinzas. Mas quem não ficaria ao ler pela 5487ª vez uma pergunta sobre setar classpath, sendo que ja existem outros trocentos tópicos sobre o assunto ? Trate com educação e respeito e será tratado igual.

Calvin

Primeiramente,
parabéns pelo fórum e para todos os integrantes dele.

1 - Gosto principalmente do empenho de todas as pessoas que participam do fórum. Gosto também da organização.

2 - Falta de tutorias sobre as tecnologias novas/usadas.

3 - Sugestão: Organizar mini-projetos para determinados GUJeros participarem dependendo do nível (Criar como se fosse uma equipe por mini-projeto, não concordo que todos participem do mesmo mini-projeto porque pode virar bagunça). Disponibilizar um link paa que os GUJeiros enviem os proprios tutorias (claro que tem que passar antes por uma avaliação dos moderadores) assim aumentará a biblioteca de tutorias do GUJ.
Critíca: Tem algumas pessoas que zombam das outras por escreverem besteiras por falta de conhecimento na linguagem.

Abraços para todos.

fcmartins

1 :arrow: Do que mais gosta do GUJ?
A qualidade das discussões, o design e o layout do site.

2 :arrow: Do que sente falta no GUJ?
De um sistema de busca melhor. Antigamente era possível fazer buscas bem mais completas e que foram removidas do site. Às vezes eu preciso de alguma referência que eu sei que já li no fórum e fico um tempão procurando até encontrar.
Existem em alguns fóruns um esquema de mostrar no rodapé tópicos relacionados ao discutido, que eu acho interessante.

3 :arrow: Alguma criítica ou sugestão?
Não.

dbispo

Sou cadastrado a pouco tempo, visito o guj quase todo o dia…

Respostas:

1 - Gosto muito do clima de comunidade daqui. O pessoal está sempre disposto a ajudar, e de vez em quando aparecem discussões bem interessantes.

2 - Sinto falta de tutoriais sobre novas tecnologias, e de uma atualização dos existentes.

3 - Uma área de artigos por usuário (como um “blog técnico”)… A idéia de artigos/tópicos relacionados no final de cada página me parece bom também.

P

A velocidade de troca de informações. Graças à boa vontade de muitos, e dependendo do assunto abordado, as respostas vêm em minutos.

Mais GUJeiras  :D

Concordo com a maioria: o GUJ não merece nenhuma crítica, mas os usuários sim. Vejamos:

a) Alguns jamais respondem um tópico com um esclarecimento, preocupam-se somente em alimentar trolls.

b) Com relação aos usuários novatos, temos que convir com o seguinte: está certo que ninguém nasce sabendo. Eu também tenho algumas dúvidas bem básicas, às vezes. Mas como foi lembrado pelo [b]lucao[/b], o cara abrir um tópico para perguntar sobre classpath, quando o GUJ  tem trocentos outros tópicos sobre o mesmo assunto, é dose. Demonstra, no mínimo, falta de interesse.

c) Pessoas que se cadastram, criam um tópico do tipo "URGENTE: TRABALHO DE FACULDADE" e ainda ficam putas quando os outros se recusam a fazer o trabalho por elas.

Pensando bem, acho que o meu item 3 deveria ter o título "Coisas Que Me Tiram do Sério no GUJ"...
Daniel_Quirino_Olive

Galera, alguns esclarecimentos sobre sugestões recorrentes:
:arrow: artigos e tutoriais: Quem estiver interessado em contribuir com novos artigos/tutoriais, por favor veja como contribuir aqui.
:arrow: notícias: é complicado manter uma equipe especial para manutenção da área de notícias, pois pessoas tem suas vidas e prioridades fora do GUJ. Então, acredito que é muito melhor ter uma equipe de 18000 potenciais colaboradores do que apenas uma meia dúzia. Mas o trabalho de aprovação de notícias ficaria muito mais fácil se as pessoas que contribuissem conosco postassem notícias que contivessem um texto claro e objetivo sobre o assunto. Muitas vezes temos que editar todo um texto de uma notícia antes de publicá-la aqui e isso é um trabalho complicado. Uma dica para postar notícias: poste um texto que você gostaria de ler e que você certamente iria achar bom (pessoalmente, gosto muito do estilo editorial do pessoal do BR-Linux, acho que pode ser um modelo a ser seguido para notícias).

Rodrigo_Vieira_Pinto

1 - De ter sempre alguém com conhecimento, paciência ou boa vontade pra responder as dúvidas de todos. Já houve vezes que deixei de perder a cervejinha de fim de sexta por causa de uma dúvida tirada aqui.

2 - De novas apostilas e tutoriais, acho que deveria haver mais um concurso, como houve há um bom tempo atrás para incentivar o pessoal a produzir mais material. Fica ai a dica.

3 - Além da já dada acima não tenho mais nenhuma não.

É isso ai, salve o GUJ!!!

Rubem_Azenha

Daniel Quirino Oliveira:
Galera, alguns esclarecimentos sobre sugestões recorrentes:
:arrow: artigos e tutoriais: Quem estiver interessado em contribuir com novos artigos/tutoriais, por favor veja como contribuir

Pois é, o pessoal tem reclamado tanto de falta de tutoriais. Estudo o assunto que você sente falta e escreve um tutorial sobre ele, oras! :roll:

Rubem_Azenha

Eu poderia falar que são as discussões técnicas, artigos, tutorias, etc. Eles são muito legais, mas o mais legal mesmo é ver o pessoal zuando o Thiagosc :smiley:

tricano

Acho que a boa vontade de várias pessoas em ajudar.
Em especial, sem desmerecer os demais. As dicas de migração para Strut2 do Alexandre lima. Foi muito bacana da parte dele.

Para ser sincero, o contexto me agrada.

A sugestão não é nem para o GUJ, e sim para todos, e que assim tenhamos um ótimo 2007.
Sejamos mais gentís. Conhecimento, raça ou sexualidade não adiciona nem tão pouco subtrai ninguém, em hipótese alguma.
O ministério da ciência e tecnologia adverte: Cortesia e Gentileza fazem um bem danado para saúde tecnológica do país. Tendo em vista que a mesma anda na UTI http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012007/03012007-4.shl

Sucesso à todos !!
Feliz 2007.

renatosilva

1 - A dedicação de algumas pessoas em responder perguntas cabreiras que eu faço às vezes…

2 - Que o RSS funcionasse melhor, tipo, não dá pra adicionar um feed pra cada tópico, no fundo acho que isso deve ser limitação do RSS mesmo, teria que haver um “feed de feeds”…

3 - fazer o fórum no formato wap e/ou uma app personalizada para visualizar e interagir com o GUJ via celular

fmeyer

renato3110:

3 - fazer o fórum no formato wap e/ou uma app personalizada para visualizar e interagir com o GUJ via celular

O guj funciona em qualquer celular com um browser decente :slight_smile:

http://flickr.com/photos/fmcamargo/251725215/

renatosilva

Mas tem um site wap? Pq o que eu abri foi o site normal, que não cabe na tela e gasta muita banda…

venomtotal

R: Das respostas rápidas com qualidade no forum

R:
*Apesar das respostas serem muito rápidas no forum, acho que valeria por no ar uma sala de batepapo afim de ajudar naquelas horas em que vc precisa de algo “para ontem”.

*Atualização dos artigos

*Iniciar uma série de artigos em relação a um tema, tipo:
-Swing
-JSF
Onde, por exemplo, cada semana falaria de um componente e suas principais funcoes

Venomtotal

Y

1 - O fórum é excelente, os artigos são ótimos, e a massa de usuários é valiosa.

2 - Acho que falta a opção de podermos apagar nossos próprios posts e tópicos.

3 - Minha crítica vai aos usuários: acho que tem alguns usuários no fórum que costumam ser grosseiros em suas respostas, deveriam se conscientizar de que isso é um fórum e não uma guerra de poderes!!

Bom… eu ainda não consegui entender pq os meus posts são os menos respondidos do fórum, hehehe. Será que o problema está nas minhas questões? A maioria dos meus posts não são respondidos.

Fora as coisas ruins, o resto tá bom! hehehe

Ah, não quero ser muito exigente, mas tpw… acho que como o GUJ é o maior grupo brasileiro de compartilhamento de conhecimento, é importante que se mantenha a elegância do site. Vi no link “Sobre o GUJ” uns errinhos básicos de gramática/digitação. Acho que vou encaminhar ele corrigido para um dos administradores, é só trocar a página e pronto, hehehe. É que na minha concepção, uma pesosa que está querendo conhecer o site (o GUJ) potecialmente lerá o texto do link “Sobre o GUJ” e, possivelmente sendo um observador como eu, notaria esses errinhos…

Mas é só uma sugestão!!! Excelente 2007 a todos e parabéns aos administradores do GUJ!

grprado

1- Eu gosto da acidez de algumas pessoas, em TODOS os fórum tem um post do DQO cujo título é “Antes de perguntar…” . Convenhamos se a pessoa não se dá ao luxo de ler aquilo, por que quem responde tem que dar uma resposta mastigada e bonitinha? Manda googlar mesmo :). Mas infelizmente tem uns que, em algumas oportunidades, exageram no vinagre.

De resto, em time que está ganhando não se mexe muito. Só se corrigem alguns pequenos defeitos.

2 e 3- Voto com o Thiago

Thiago Senna:
3 - Alguma criítica ou sugestão?

Não sei a viabilidade, mas talvez utilizar wiki como padrão para os artigos e tutoriais do GUJ seria interessante, pois:

Não sei se existe wiki que permita moderação, mas os artigos poderiam ser escritos numa área mais restrita, isto é, uma área não divulgada na página principal, mas de acesso liberado a todos os usuários registrados (ou não). Após aprovação, o artigo seria publicado na página principal.

ramilani12

:arrow: Site amigável , pessoas legais e uma ótima fonte de conhecimento

:arrow:Sinto falta de JME(Jogos) , Ajax e WebService

:arrow: o criador do tópico ter o poder de deletar o post , ocorre casos que a pessoa “posta” duas vezes

marcosbrandao

1 - O que acho melhor no GUJ é a rapidez com que respondem e tiram duvidas. Ja postei duvidas em outros sites que nem foram respondidas, diferente daqui do GUJ que sempre tive um bom retorno nas respostas.

2 - O que sinto falta, é o que muitas pessoas ja escreveram aqui: Tutoriais

3 - Poderia ter mais tutoriais, principalmente de tecnologias novas e conceitos avançadas de java

Dieval_Guizelini

:arrow: Do layout e do fato de ter um bom conjunto de "problemas’ já respondidos…

:arrow: Quando eu iniciei aqui, tinha umas estrelinhas, depois eu vi em alguns foruns… o porque da decisão de não ter mais. Mas eu acho que ta fazendo falta, avaliar os post e seria legal na pesquisa poder selecionar todo post que tenha mais que n estrelas ou coisa do genero.
E acho que um rank das pessoas que mais participam e suas “médias” de estrelinhas seria legal, bem como poderiamos ter algo oposto das estrelas para também idenficar os ruaceiros…

existem alguns links antigos que apontam para .php que não estão funcionando será que poderiamos pesquisar na base a presença deles e tentar arrumar?

No mais, está ótimo o trabalho da equipe do guj.

antoniopopete

Acho fantastico o GUJ e o uso muito ,principalmente para aprender e ver sobre material da certificação.
Gosto de navegar pelo forum e tento responder colegas com nivel iniciante como eu.
Acho legal a ideia do GUJ ter projetos.
Mas…Não sei como isso poderia ser feito.
Feito pela comunidade e que tipo de projeto.
Projetos de todos níveis,iniciantes,intermediários e avançados,onde todos que participassem ,e todos da comunidade pudesse ajudar,opnar.
Não sei,se estou viajando,mas…acho legal.

P

1 :arrow: Gosto muito do forum, que me ajuda muito, ja que estou ainda começando com Java. Gosto também dos tutoriais que são bem didáticos.

2 :arrow: Os tutoriais são bons, mas acho que faltam ser abordados alguns temas

3 :arrow: Utilizei muito o forum no meu inicio com Java, mas nem havia me cadastrado, ja que via que algumas perguntas de iniciantes eram respondidas de forma as vezes um pouco grosseira demais. No geral o pessoal é super solícito e ajuda bastante, mas tem algumas pessoas que gostam de fazer os outros se sentirem inferior por não saber tanto quanto eles… Como não acho legal esse tipo de atitude, acabei por nem me registrar no GUJ. Agora me registrei por sentir que ja posso ajudar um pouco os iniciantes que tiverem dúvidas básicas como as que eu tive no meu início.

faelcavalcanti

Este topico jah rolou muita coisa, mesmo sabendo que algumas idéias minhas já foram postadas por outros colegas, vou somar com outras.

a. feed’s rss por grupos no ofrum
b. acervo de tutoriais [ bom tamanho, mesmo faltando muitos outros assuntos :^) ]
c. respostas rápidas e comunidade bastante ativa
d. pessoas muito bem entendidas no assunto [tem muita gente que trabalha, estuda e ainda dá uma força aqui] parabéns!!! eh um trabalho bonito por parte de vcs!
e. itens [favoritos] e [minhas mensagens] :: bom conteúdo organizacional
f. manter a tradicionalidade, tipow muitas mudanças estruturais atrapalham a exclusividade deste espaço deixando um pouco perdido algumas idéias. acho bom manter o foco do guj e objetivar no conhecimento

2.

a. utilizar alguns bons recursos do wiki e twiki
b. melhoria da busca, tipo um link para busca avançada para quem quer algo específico [exemplo, sendo que com alguns campos e informações internas a partir dos indexadores do próprio guj, assim como base de dados]
c. poderiam cativar mais os usuários, mas não sei se vir a desenvolver projetos por aqui seria a melhor saída, eh um assunto a se discutir melhor [um fato interessante que funcionou e deu certo, foi o caso do pessoal do brazilUtils, discutido aqui no guj, e acabou sendo uma idéia que deu certo, mantido fora do guj pelo java.net. Dá pra reusar legal!]
d. elaborar um novo modelo de tutoriais, que possam incluir referências bibliográficas + links de outros artigos + webgrafias + link p/fonte + etc.
e. um notificador para nosso e-mail que tal tópico foi respondido, ou um agendador que o seu tópico ficou parado e/ou ninguém respondeu ou re-respondeu.
f. elaborar um modelo a longo prazo, visando práticas colaborativas para que tenhamos uma maior participação e que possamos também estarmos diretamente envolvidos no assunto [sei que eh meio complexo, mas considero um ponto a se pensar]
g. alguns faq’s como existem no javaranch, sobre determinados assuntos em geral
h. não sei se seria o melhor momento para realizar grandes mudanças, mas andei repessando, e achei um ponto interessante, um recente quadro que a yahoo abriu para perguntas e respostas, buscando uma melhor resposta para uma determinada pergunta, ainda com esquemas de votação, [algumas perguntas respondidas sobre java]. Mas olhando bem a utilidade desta ferramenta, a maioria tem usado para resolver pequenas broncas. Mas não deixa de ser um esquema interessante diante de um grupo com tantas pessoas, apesar de não estarem envolvidas, mas estão interessadas no assunto. É assim que funciona a comunidade open-source, de certa forma é claro! :^)
i. outra coisa também, seria dar uma melhorada no editor, tipo um pouco pequeno a caixa de diálogo, os hiperlinks sujam e se misturam com os textos, assim como o editor para codigo. Vamos tentar usar mais hiperlinks e deixar o texto mais limpo no forum!!!

3.

críticas
As minhas críticas são para as pessoas que fizeram ofensas a alguns colegas. galera vamos usar o bom senso!!!
Por favor, que não aconteça mais também o crash do guj!!! Acho que sinto falta de alguns bons posts que existiam antigamente. Pois já tentei na busca e nada. [considerem uma crítica construtiva/preventiva]

sugestões
Uma sugestão seriam cativar mais a comunidade a tentar responder alguns tópicos não respondidos. Ah bronca eh que alguns são tão difíceis, mas pelo menos tentar ajudar com algo. Só um ponto a ter atenção também. Precisamos de mediadores!

Parabéns não só aos administradores/moderadores do guj, mas também a comunidade em si, que com certeza, vem se destacando pela busca e repasse do conhecimento [sem frescuras + na hora + free + bem coeso] :^)

peerless

1 - Muito bem organizado, bom sistema de objetividade e atração de respostas.

2 - Falta muito: Dicas (list tips), tutoriais, material para download (codigos fontes, exemplos), video aulas, etc. Isto ajuda muito no aprendizado.

3 - Não.

otaviofcs
  1. o que mais gosto é da velocidade das respostas e saber que até de madruga tem gente apta (na maioria das vezes) pra te dar uma luz;
  1. Isso é meio chato. Tem cara que nem vê qual o erro que deu e já posta logo. Nem uma pesquisa por palavras chave… Meio over (e o pior que às vezes eu até respondo, por pena).

abraços,

otávio

fabim

1 - A boa vontade da galera guj, que sempre respondeu as minhas perguntas e me ajudaram bastante… geralmente as respostas vêm bem rapido… e as conversas sobre Metodologias e Arquiteturas tb sao D++

2 - Artigos ou Tutoriais de Java acessando dispositivos (microterminal, scanner, etc…)

3 - Pessoas q nao procuram nada, e axam q o forum guj e um lugar onde vao pedir algo e ja vao entregar tudo mastigado, pronto, pra ele so usar…

rodrigoallemand

Antes de qq coisa, acho que o GUJ só é o que é por causa das pessoas que controlam esse forum e tambem das pessoas participam, seja com duvida ou respondendo.

Do que mais gosta do GUJ?
Acho muito bom o senso de ajuda do pessoal, tanto da adm quanto do ‘povão’, em ajudar os outros. Sei que existem coisas e acontecimentos desnecessários no forum mas, faz parte. Se continuarmos assim, praticando essa boa vontade de ajudar, a comunidade vai agradecer bastante!

Do que sente falta no GUJ?
De pessoas que se habilitem a escrever mais tutoriais… Exemplo? Porque o GUJ não tem um tutorial porradão de Mentawai??? Porque não temos ainda um tutorial de EJB3/JPA por exemplo??? Sei que muitos que estão aqui sabem, utilizam e se forem ver mesmo, esse tutorial já está até pronto. Cabe a nós melhorarmos essa quase ferramenta de desenvolvimento (help).

Alguma criítica ou sugestão?
Melhoras no sistema de busca e, se possivel, inclusão de palavras chave no topico não só por quem criou, mas por quem está respondendo tambem.

antoniopopete

Eu acho que também poderia ter um sistema de busca onde procurariamos algum assunto pelo titulo do topico e poderiamos incentivar o uso do topico explicando,pq geralmente as pessoas falam para não criar tópicos repetidos,mas…Alguém pesquisa 4,5,6 páginas do forum para saber se existe algo correlacionado aquilo que queremos saber?
Portanto,achop que um sistema de busca,seria muito interessante.

Criado 4 de janeiro de 2007
Ultima resposta 22 de jan. de 2007
Respostas 72
Participantes 58