Intel suporta Android nos processadores Atom

52 respostas
JxtaNode

Bom dia,

INTEL DEVELOPER FORUM, Beijing, April 14, 2010 :

[b]Intel [/b]vem se esfregar com [b]ARM [/b]anunciando o apoio generalizado do sistema operacional móvel Android, do Google sobre a arquitetura [b]Atom[/b].

O mercado de smartphones é revivido!

"A Intel agora suporta todos os sistemas operacionais móveis com o seu processador Atom", declarou Renee James,

diretora de Software e Serviços da Intel durante o IDF 2010 (Intel Developer Forum), em Pequim (Beijing).

Na verdade, o software deve ser projetado para arquiteturas de processador específico.
Intel constrói suas Chips na arquitetura x86, enquanto o ARM é baseado em RISC (Reduced Instruction Set Computer).

Inicialmente, o Google desenvolveu seu sistema operacional móvel baseado na tecnologia utilizada pela ARM.
Mas desde que o Android é open source, algumas empresas mudaram o código para ser usado com outras arquiteturas de processador.

A Acer, por exemplo, integrou Android em um netbook com um processador Intel Atom. MIPS Technologies, que vende os seus próprios chips baseados em MIPS (Microprocessor without Interlocked Pipeline Stages), também se concentrou em produtos Android, incluindo set-top box por exemplo.

Renee James, indicou que a Intel desenvolveu uma versão do Android que pode executar nos processadores Atom para smartphones (plataforma Moorestown, já presente em alguns aparelhos como o LG GW990 revelado na CES 2010 em Las Vegas).

Fonte :

http://www.intel.com/idf/

Outras Fontes :

Intel puts Google’s Android on Atom smartphones :

Best regards

52 Respostas

Paulo_Silveira

é uma excelente noticia… o android so tem ganho terreno.

eu postei aqui porque eu aposto bastante na plataforma:

e cada vez mais acho que o ChromeOS vai ser o Android…

D

Estou percebendo que esse ano o Android tomou a atenção de todos.
Viva o Open Source.

M

Paulo Silveira:
é uma excelente noticia… o android so tem ganho terreno.

eu postei aqui porque eu aposto bastante na plataforma:

e cada vez mais acho que o ChromeOS vai ser o Android…

Paulo, já tem código do Chrome OS pra baixar, ele é bem diferente do Android. É quase que só um browser, bem mais limitado.
Um que já instalei é do site do hexxeh, que baixou os fontes e adaptou pra ser bootável em um pendrive de 2 Gb ou numa máquina vmware

http://chromeos.hexxeh.net/

J

O android dá de dez a zero no sistema da apple. Com certeza vai ganhar bem terreno mesmo. Não tem nem comparação um dispositivo com ele e um iphone. Além da dalvik ser open source, não trazendo problemas de direitos autorais e brigas entre empresas.

Rafael_Afonso

Olá:

Me parece que portar o Android de uma plataforma (ou chip) para outra não deve ser difícil, visto que ele é um tipo de Linux (ou seria é um Linux?). Aliás, li há algum tempo no BR-linux sobre um creto descontentamento dos desenvolvedores do Linux “de raiz” pelo fato do código do Android não ser compartilhado no mesmo repositório que o Linux “original”. Como ficou essa questão? Isso já passou?

E Além disso você não fica sujeito aos caprichos da Apple sobre se você pode disponibilizar sua aplicação.

marcioferreirass

Cara. O Android com certeza é uma plataforma muito promissora. Mas dar de dez a zero no iPhone … é uma questão de gosto.

G

Vai da limitação do cara conseguir ver isto.

J

Cara. O Android com certeza é uma plataforma muito promissora. Mas dar de dez a zero no iPhone … é uma questão de gosto.

Realmente, mas tive oportunidade de usar os dois. O android tem recursos que o iphone não tem.

J

Rafael Afonso:
Olá:

Me parece que portar o Android de uma plataforma (ou chip) para outra não deve ser difícil, visto que ele é um tipo de Linux (ou seria é um Linux?). Aliás, li há algum tempo no BR-linux sobre um creto descontentamento dos desenvolvedores do Linux “de raiz” pelo fato do código do Android não ser compartilhado no mesmo repositório que o Linux “original”. Como ficou essa questão? Isso já passou?

E Além disso você não fica sujeito aos caprichos da Apple sobre se você pode disponibilizar sua aplicação.

Ele é um nano kernel, que é usado para embarcar sistemas. O que a google fez foi colocar a dalvik nesse kernel. Você pode embarcar o nano até em um pic.
No proteus isis tem um exemplo de um nano kernel embarcado num pic, se não me lembro acho que o série 18.

marcioferreirass

Realmente, mas tive oportunidade de usar os dois. O android tem recursos que o iphone não tem.

Os dois estão em constante evolução. Cada um do seu jeito.
Vi um HTC com Android na mão de um amigo meu, e achei a parte visual (icones, barras, transição de telas …) muito fraca em relação ao iPhone, assim como o a sensibilidade da tela.

Mas é como falei anteriormente, os dois estão evoluindo.

G

Sensibilidade da tela está diretamente ligada ao dispositivo que seu amigo comprou… Provavelmente é um display com sensor resistivo, que tem um retardo sim, mas deixa o aparelho mais barato.
Veja algum dos dispositivos que são superiores ao IPhone e reveja sua conclusão…
ahhh!!! Veja de preferencia com a versão 2.1 do android rodando…

marcioferreirass

gr_marco:
Sensibilidade da tela está diretamente ligada ao dispositivo que seu amigo comprou… Provavelmente é um display com sensor resistivo, que tem um retardo sim, mas deixa o aparelho mais barato.
Veja algum dos dispositivos que são superiores ao IPhone e reveja sua conclusão…
ahhh!!! Veja de preferencia com a versão 2.1 do android rodando…

Você tem algum link de algum vídeo desse(s) aparelho(s) ?

G

Meu acesso aqui é restrito…

Procura por Droid android 2.1 no youtube… se quiser tem comparações que os caras fizeram com o IPhone tbm. Vai perceber que em relação ao uso, são extremamente equivalentes.
Jah mexi com este aparelho aqui, só não comprei um ainda porque não quiz trocar de operadora… estou esperando o preço do desbloqueado baixar pra compra-lo em alguma loja.

Obs.: O nome dele aqui é Motorola Milestone.

Rafael_Afonso

juliocbq:
Rafael Afonso:
Olá:

Ele é um nano kernel, que é usado para embarcar sistemas. O que a google fez foi colocar a dalvik nesse kernel. Você pode embarcar o nano até em um pic.
No proteus isis tem um exemplo de um nano kernel embarcado num pic, se não me lembro acho que o série 18.

Quando você fala de “nano kernel” está se referindo às aquiteturas de micro kernel dos BSDs e Minix versus kernel monolítico do Linux ou está se referindo apenas ao tamanho do código?
E o que é um “pic”? Pico Kernel?

G

pic é uma família de microprocessadores. (desculpas. microcontroladores)

J

Rafael Afonso:
juliocbq:
Rafael Afonso:
Olá:

Quando você fala de “nano kernel” está se referindo às aquiteturas de micro kernel dos BSDs e Minix versus kernel monolítico do Linux ou está se referindo apenas ao tamanho do código?
E o que é um “pic”? Pico Kernel?

Pic é uma família de microcontroladores desenvolvida pela microchip.
http://www.microchip.com/

O nano kernel, é um kernel de um linux desenvolvido para poder ser embarcado em pequenos dispositivos. Ele é bem pequeno e boa parte das funções de um kernel linux padrão foi estripada dele. Foi feito para ser pequeno mesmo.

M

Até porque android é o nome do SO. iPhone é o produto, um aparelho.

Se ele esta comparando android com o iphoneOS quem se importa? fato é que 99% dos usuários não dão a minima. :slight_smile:

Agora, ainda estou pra ver um aparelho com android que bata o iphone em termos de produto. Não estou dizendo que não existe, apenas nao vi ainda.

Minha impressão é que a briga do android é com SOA e TV Digital, na categoria de tecnologias com mais hype. rsrs

M

Claro, o que não faltam são projetos opensource que são exemplo de sucesso comercial ou nunca foram parte em alguma disputa judicial. :roll:

Sem chance do que vc falou ter algum sentido.

J

Se ele esta comparando android com o iphoneOS quem se importa? fato é que 99% dos usuários não dão a minima. :slight_smile:

Agora, ainda estou pra ver um aparelho com android que bata o iphone em termos de produto. Não estou dizendo que não existe, apenas nao vi ainda.

Minha impressão é que a briga do android é com SOA e TV Digital, na categoria de tecnologias com mais hype. rsrs

Então vai ver agora.
Na minha opinião ele bate o IPhone de dez a zero. Questão de gosto, como dizem.

htc heroe

http://www.htc.com/www/product/hero/overview.html

J

Claro, o que não faltam são projetos opensource que são exemplo de sucesso comercial ou nunca foram parte em alguma disputa judicial. :roll:

Sem chance do que vc falou ter algum sentido.

Para um bom entendido, um pingo é chuva. Se você não entende ou não viu, não quer dizer que não exista.

Vivemos cercados de projetos sendo descontinuados por questões autorais. Até um clique de mouse em uma janela de algum so já rendeu isso.

Sobre o que você comentou sobre meu post.

Acho que eu deixei bem claro a diferença entre dispositivos e sos.

Sem trollagem, por favor.

G

Só se os 99% for dentro dentro do grupo dos IPhone lovers. Traz alguma pesquisa referenciando estes números…

Da uma olhadinha no Droid/Milestone, tem um monte de review “imparcial” comparando com o IPhone.

marcioferreirass

Então vai ver agora.

htc heroe

Pois é.

Android realmente é um SO muito bom e promissor.
iPhone (hardware) + iPhone OS já fala por si mesmo. Sucesso! Cadê o Street Fighter 4 dos Androids ? Assim como as mais de 185.000 aplicações da App Store ? Brincadeira, não é pra gerar outra thread aqui ! :slight_smile:

J

Então vai ver agora.

htc heroe

Pois é.

iPhone (hardware) + iPhone OS já fala por si mesmo. Sucesso! Cadê o Street Fighter 4 dos Androids ? Assim como as mais de 185.000 aplicações da App Store ? Brincadeira, não é pra gerar outra thread aqui ! :slight_smile:

O que o debate fala aqui é sobre a funcionalidade e não sobre qual aplicação um vai ter ou não. Isso não tem nada haver com a conversa.
O que foi dito ae é verdade. O android está revolucionando o mercado.

marcioferreirass

Então vai ver agora.

htc heroe

Pois é.

O que o debate fala aqui é sobre a funcionalidade e não sobre qual aplicação um vai ter ou não. Isso não tem nada haver com a conversa.
O que foi dito ae é verdade. O android está revolucionando o mercado.

OK. Mas lembre-se que para o usuário final, o que importa mesmo é o que roda nele e se funciona bem. :slight_smile:

M

Só se os 99% for dentro dentro do grupo dos IPhone lovers. Traz alguma pesquisa referenciando estes números…

Da uma olhadinha no Droid/Milestone, tem um monte de review “imparcial” comparando com o IPhone.

Então “iPhone lovers” é como se chama o tipo de usuário que não da a minima qual SO que roda no seu aparelho? :shock:

Reviews são listas de funcionalidades frias, eu acho que o iphone compete em outro nível, naquele que apenas integração completa entre hardware e software é capaz de propiciar.

J

claro que sim. Da uma olhada no htc heroe. Fiquei impressionado quando vi.

M

Rafael Afonso:
Olá:

Na verdade aconteceu assim: o Google enviava os patchs que precisava criar pra aprovação dos desenvolvedores do kernel, mas como o Android ainda é um sistema muito novo, vira e mexe eles precisavam ficar dando manutenção e mudando os próprios patchs e drivers que eles criavam. Pra não correr o risco de causarem atrasos ou instabilidade na árvore do Linux, eles fizeram uma cópia do kernel pra si e trabalham internamente nela, até que as APIs estejam estáveis e aí sim, sincronizar com o kernel oficial, até porque precisam atualizar os outros recursos que outras empresas fizeram no kernel.

Na época, muita gente alegou que eles poderiam seguir com um kernel fechado a partir do estado atual do kernel e não retribuir com as contribuições internas, mas o que o próprio Andrew Norton explicou é que várias empresas fazem isso, inclusive a Red Hat, Novel, IBM e Oracle: precisam de algum recurso que não dá ainda pra ficar no kernel oficial, então fazem em um fork a parte e mais adiante sincronizam o código com a árvore oficial.

M

mochuara:

Claro, o que não faltam são projetos opensource que são exemplo de sucesso comercial ou nunca foram parte em alguma disputa judicial.

Assim como tá cheio de projetos proprietários que também não são.

E até parece que você nunca ouviu falar em IBM, Red Hat, JBoss, Digium, Apache…

G

mochuara:

Então “iPhone lovers” é como se chama o tipo de usuário que não da a minima qual SO que roda no seu aparelho? :shock:

Reviews são listas de funcionalidades frias, eu acho que o iphone compete em outro nível, naquele que apenas integração completa entre hardware e software é capaz de propiciar.

99% só se for dentro do grupo das pessoas que amam o iphone, porque a apple beira apenas 25,5% dos consumidores de smartphones. Compare o iphone e o android, considerando quanto tempo cada um esta no mercado e a fatia que possuem do mesmo.

Acompanhe o mercado, as notícias, largue o fanatismo… Eu achava o IPhone fantástico, antes do android sempre quiz ter um, hehe!

Da uma olhada no mercado americano pra ter uma noção…
http://comscore.com/Press_Events/Press_Releases/2010/4/comScore_Reports_February_2010_U.S._Mobile_Subscriber_Market_Share

Paulo_Silveira

Oi Marcos. Foi uma expressao. Quis dizer da convergencia dos dois, que ate ja foi citada pelo Sergey Brin.

M

marcioferreirass:
juliocbq:

Então vai ver agora.

htc heroe

Pois é.

O Android já tem mais de 45.000 apps em sua loja, que cresce muito mais rápido que a da Apple. Como o iPhone OS saiu na frente, é natural ele ter a dianteira, mas a plataforma fechada e a política restritiva do tio Jobs aos poucos está desacelerando o crescimento do iPhone enquanto o Android já roda até naqueles telefones chineses.

O que achei mais dificil pro Android é que tem programa feito na versão 1.5 que não instala nas versões mais novas. E até hoje sai celular com a versão 1.5 no mercado, eles precisavam atualizar todo mundo senão chega uma hora que vai ficar igual ao Windows.

marcioferreirass

marcosalex:
marcioferreirass:
juliocbq:

Então vai ver agora.

htc heroe

Pois é.

O Android já tem mais de 45.000 apps em sua loja, que cresce muito mais rápido que a da Apple. Como o iPhone OS saiu na frente, é natural ele ter a dianteira, mas a plataforma fechada e a política restritiva do tio Jobs aos poucos está desacelerando o crescimento do iPhone enquanto o Android já roda até naqueles telefones chineses.

O que achei mais dificil pro Android é que tem programa feito na versão 1.5 que não instala nas versões mais novas. E até hoje sai celular com a versão 1.5 no mercado, eles precisavam atualizar todo mundo senão chega uma hora que vai ficar igual ao Windows.

Enquanto ficamos discutindo quem é melhor ou pior, os caras ficam lá tomando cafezinho e pensando em como vão ganhar mais alguns bilhões. :slight_smile:

http://www.cultofmac.com/steve-jobs-and-eric-schmidt-spotted-chatting-amiably-at-coffeeshop/35061

M

gr_marco:
mochuara:

99% só se for dentro do grupo das pessoas que amam o iphone, porque a apple beira apenas 25,5% dos consumidores de smartphones. Compare o iphone e o android, considerando quanto tempo cada um esta no mercado e a fatia que possuem do mesmo.

Acompanhe o mercado, as notícias, largue o fanatismo… Eu achava o IPhone fantástico, antes do android sempre quiz ter um, hehe!

Da uma olhada no mercado americano pra ter uma noção…
http://comscore.com/Press_Events/Press_Releases/2010/4/comScore_Reports_February_2010_U.S._Mobile_Subscriber_Market_Share

Posso ser fanático, mas não pareco confuso e desorientado como vc. Esta comparando um aparelho telefone com software?

M

marcosalex:
marcioferreirass:
juliocbq:

Então vai ver agora.

htc heroe

Pois é.

haha, adorei o post dividido em dois momentos. O que eu sonho e a realidade.

G

Pois é… o SO da apple só roda em um celular(coms suas versões), então posso generalizar…

marcioferreirass

Ops! O iPhone OS roda nos iPhones (1G, 3G, 3GS), iPod Touch e iPad. :slight_smile:

G

Ops! O iPhone OS roda nos iPhones (1G, 3G, 3GS), iPod Touch e iPad. :-)

Sei disto e citei… Só um celular com suas versões 1G, 3G e 3GS.

Desculpas, mas iPad não é celular… só estava respondendo a implicância… não sei porque perco meu tempo respondendo, não ta agregando nada… sorry

M

Se quer ser entendido é preciso que seus numeros facam algum sentido. Comparar numero de copias de um software opensource não agrega em nada para a visão. Mas entendo que é a unica coisa de real mesmo.

Espera 5 minutinhos e atualiza seus números, é o tempo que levo pra criar mais um “android” no mercado.

J

Se quer ser entendido é preciso que seus numeros facam algum sentido. Comparar numero de copias de um software opensource não agrega em nada para a visão. Mas entendo que é a unica coisa de real mesmo.

Espera 5 minutinhos e atualiza seus números, é o tempo que levo pra criar mais um “android” no mercado.

você é muito complicado mochuara. Porque em vez de ficar criticando o post das pessoas você não mostra uma comparação adequada das funcionalidades de cada um?
O Pessoal aqui só quer debater as vantagens de um em relação ao outro. Ninguém quer comprar a camisa de nenhuma empresa.

M

você é muito complicado mochuara. Porque em vez de ficar criticando o post das pessoas você não mostra uma comparação adequada das funcionalidades de cada um?
O Pessoal aqui só quer debater as vantagens de um em relação ao outro. Ninguém quer comprar a camisa de nenhuma empresa.

Não estou vendendo nada. Só estou dizendo que contabilizar numero de copias do android nao quer dizer nada, vc quer apenas justificar sua posição de defensor fanático do opensource e não se da conta, mas veja, a apple contribuiu tanto pro unix com o macos, quanto o google para o android, seu argumento que opensource é uma vantagem exceptional de apenas um dos lados não cola. Software é apenas metade da equação.

pedroroxd

Comprei um HTC G1 do google
xega semana que vem… Vem com android…
já tenho vários programas que desenvolvi, e vou testar…

Tem um link que postei aki um pequeno tutorial de Android, passo a passo pra quem tiver interessado:
http://guj.com.br/posts/list/203272.java

M

gr_marco:
marcioferreirass:

Ops! O iPhone OS roda nos iPhones (1G, 3G, 3GS), iPod Touch e iPad. :-)

Sei disto e citei… Só um celular com suas versões 1G, 3G e 3GS.

Desculpas, mas iPad não é celular… só estava respondendo a implicância… não sei porque perco meu tempo respondendo, não ta agregando nada… sorry

Na verdade, a nova versão não vai mais rodar no 1G. Daí a coisa já começa a complicar pra Apple e os desenvolvedores.

Acho mais que natural tirar a compatibilidade dos modelos antigos, já que a maioria das pessoas trocam de celular muito mais rápido que de computador e quanto menos versões, mas barato fica manter o suporte.
O que me preocupa o Android é que os modelos novos de celulares deveriam vir com a versão mais nova do SO, mas estão vindo com TRES versões pra trás. Acho que por isso o Google deu uma parada nos novos releases desde a 2.1

J

Eu não pedi para você concordar comigo. Só mantenha o tópico livre de trollagem.

M

juliocbq:

Eu não pedi para você concordar comigo. Só mantenha o tópico livre de trollagem.

Para os fanaticos como vc vou dizer mais uma vez, android não é fruto do trabalho incansável de uma orda de programadores opensource renegados, preocupados com a liberdade do código que roda nos telefones móveis do mundo. O android é uma plataforma do google para aumentar sua receita de publicidade. Não confunda o fato que parte do código pode ser baixado com a realidade que é o roadmap (assim como o processo de review do código) são fechados, nenhuma empresa pode produzir um aparelho android sem aprovação do google, ou seja, mais uma vez programadores sendo manipulados a trabalhar de graça para uma empresa, sem nem ao menos se darem conta que estão sob uma agenda comercial.

M

marcosalex:

O que me preocupa o Android é que os modelos novos de celulares deveriam vir com a versão mais nova do SO, mas estão vindo com TRES versões pra trás. Acho que por isso o Google deu uma parada nos novos releases desde a 2.1

O google deve ter coisas mais importantes (do ponto de vista de geração de receita) do que se preocupar com projetos como android. Até porque, como já foi dito aqui, a prioridade deles é o ChromeOS.

M

mochuara:

O android é uma plataforma do google para aumentar sua receita de publicidade.

Ué, tem dezenas de projetos open source que são feitos pra aumentar receita.

Ou você acha que quem trabalha com Open Source não ganha dinheiro e trabalha de graça? :lol: Aliás, você acha que alguém trabalha de graça?

M

marcosalex:
mochuara:

O android é uma plataforma do google para aumentar sua receita de publicidade.

Ué, tem dezenas de projetos open source que são feitos pra aumentar receita.

Ou você acha que quem trabalha com Open Source não ganha dinheiro e trabalha de graça? :lol: Aliás, você acha que alguém trabalha de graça?

Wow… Programadores não trabalham de graça? Claro que trabalham, muitos fazem isso!

Mas voce deve estar querendo perguntar se programadores trabalham de graça sabendo que outro pessoa ou empresa ganham dinheiro em cima dele. A resposta é sim tb! Basta programar para o android por exemplo, vc não pode cobrar pela aplicação logo trabalha de graça para a plataforma do google, que usa sua aplicação como marketing para ela.

M

Em vez de protestarem contra o google o fato que nos brasileiros fomos excluidos da plataforma ficam defendendo essa ideia maluca de opensource deles. Cambada de bundão!

J

Se você tem acesso ao projeto todo não há como trabalhar de graça. Se você pode usar de graça, pode contribuir com código também.

http://source.android.com/download

J

Se você quiser construir um dispositivo para usar o android, é só baixar o fonte e compilar segundo a arquitetura do seu hardware. Não existe segredo nenhum.

M

mochuara:

Mas voce deve estar querendo perguntar se programadores trabalham de graça sabendo que outro pessoa ou empresa ganham dinheiro em cima dele.

Isso nos softwares comerciais também, ou você não sabia?

Quem disse que não pode cobrar? Tá cheio de apps pagos na loja deles. E você ainda pode hospedar seu software ou seviço em um servidor próprio, não é obrigado a ficar na loja deles, como a Apple obriga. Mesmo os que desenvolvem softwares e não cobram por eles na loja, estão ganhando em divulgação do trabalho e usufruindo de uma ótima plataforma móvel gratuita. Não sei você, mas eu considero uma contrapartida bastante razoável.

J

marcosalex:
mochuara:

Mas voce deve estar querendo perguntar se programadores trabalham de graça sabendo que outro pessoa ou empresa ganham dinheiro em cima dele.

Isso nos softwares comerciais também, ou você não sabia?

Quem disse que não pode cobrar? Tá cheio de apps pagos na loja deles. E você ainda pode hospedar seu software ou seviço em um servidor próprio, não é obrigado a ficar na loja deles, como a Apple obriga. Mesmo os que desenvolvem softwares e não cobram por eles na loja, estão ganhando em divulgação do trabalho e usufruindo de uma ótima plataforma móvel gratuita. Não sei você, mas eu considero uma contrapartida bastante razoável.

Fora o conhecimento que se ganha em “trabalhar” num projeto desses.

Criado 14 de abril de 2010
Ultima resposta 19 de abr. de 2010
Respostas 52
Participantes 10