Nykolas Lima:
Ataxexe,
Você pode falar alguns pontos onde o IntelliJ é superior ao Eclipse?
Valeu.
[]'s
Os que eu vivenciei foram:
- As inspections dele são muito interessantes e cobrem uma gama enorme que vai desde seletores jquery que poderiam ser melhorados a erros de design no código
- Ele é mais rápido que o Eclipse por conta de uma indexação mais eficiente
- Contrói ant scripts para os artefatos do projeto (bem útil quando você não pode usar Gradle, Maven, etc.)
- Temas visuais simples de configurar (pra mim faz uma falta no Eclipse, tente usá-lo no KDE com um tema escuro pra ter uma ideia)
- Code complete mais inteligente (autocomplete em mapeamentos JPA, por exemplo)
- O refactoring dele é um pouco melhor do que o já excelente do Eclipse (muda nomes das referências, por exemplo)
- O editor dele é viciante!
- Gerencia o copyright dos projetos (em vez de você colocar o copyright no template, você cria templates de copyright e aplica nos arquivos)
- Plugins melhores (git, maven, hibernate, jpa e mais um monte)
- Melhor suporte a outras linguagens (javascript, ruby, python, groovy, …)
- A estrutura do projeto permite que você faça praticamente qualquer estrutura com gerenciamento de bibliotecas e escopos sem usar nenhuma ferramenta de build que não seja a nativa (bem útil quando estamos limitados tecnologicamente - quem trabalha muito com sistemas legados deve saber do que estou falando)
Eu ainda não tive tempo de conhecer a plataforma do Intellij (ela é voltada apenas pra ferramentas, não pra uso geral, igual a do Eclipse) pra fazer uma comparação com a do Eclipse, então, não posso opinar sobre isso.
O Eclipse tem muitas sacadas que eu gostaria muito de ver no Intellij:
- Conceito de perspectivas
- Teclas de atalho mais flexíveis
- Customização mais flexível da área de trabalho
- O famoso “CTRL+3” ([update] acabei encontrando, é o CTRL+SHIFT+A =) [/update])
- O compilador extremamente customizável e eficiente (na minha opinião, o compilador do Eclipse é o melhor compilador Java que já vi)
- Suporte completo à stack JBoss (é difícil bater o JBoss Developer Studio, o Intellij ganha apenas em alguns pontos isolados - como a integração com o Hibernate, por exemplo)
Claro que eu não trabalho com todas as tecnologias, mas pra quase tudo o que eu já me aventurei a fazer, o Intellij se saiu melhor do que o Eclipse.
Hoje eu uso o Sublime Text também porque ele é muito mais leve (por não ser um IDE, claro), o que é bem melhor quando você trabalha com coisas que não precisam dos recusos avançados de um IDE.
Não posso deixar de informar que o Eclipse é uma plataforma e o IntellijIDEA é um produto, ou seja, suas filosofias são diferentes. O Eclipse prima por uma base sólida que forneça aos membros da ESF uma boa forma de construir suas ferramentas em cima dela (alguém aí lembra o tempão que ficamos esperado por um plugin pra web decente, enquanto que o WSAD - da IBM - já o tinha?). Já o Intellij, como um produto, precisa fornecer o melhor “out-of-the-box” (semelhante ao NetBeans, com a diferença do preço, claro). Por isso o Eclipse acaba perdendo pontos justamente nos plugins, pois ele tem uma plataforma incrível pra ser o melhor IDE, mas precisa de plugins para deixá-lo competitivo (o JBoss Developer Studio e o MyEclipse são bons exemplos disso).
Posso ter esquecido algum ponto, mas acho que dá pra ter uma noção de algumas diferenças entre os dois.