Um Tablet ou smatphone é mono-window, vc não roda várias aplicações ao mesmo tempo na “janela” dele, como se faz com um desktop/notebook, alias isso não faz sentido, quem precisa ter várias apps uma ao lado da outra rodando todas abertas ao mesmo tempo, não precisa de um tablet, precisa de um notebook/desktop.
Multi-tarefa real: vamos lá… isso significa que em 100% dos casos e do tempo de execução vários aplicativos terão acesso a processador, memória e conexões, nunca param esse acesso.
Multi-tarefa “não real”: os aplicativos ficam abertos e rodando, mas não ficam acessando/consumindo 100% do tempo processador e memória. Foi dai que surgiu nos smarts o fast-switching, onde uma app pode estar num estado de stand-by mas continuar se comunicando e recebendo dados. SIM tanto iOS como Android fazem isso.
Os sistemas intercalam os tipos de multitarefa, não sei como esta isso no WebOS e no QNX da RIM. No iOS por padrão os apps nativos rodam com multitarefa real, os outros usam fast-switching. No Android é possível ter mais apps rodando em modo real, acredito que é isso, mas não sei como é feito o gerenciamento do que vai ou não pro real, se alguém souber fica ai a dica pra nos explicar melhor.
Agora, qual é a real vantagem em ter um game pesado, MSN, mapa (gps), mp3 player, editor de texto etc, TODOS rodando ao mesmo tempo com multi-tarefa real num TABLET? E consequentemente consumindo muito mais bateria.
Vamos excluir o iPad, quantos dos milhões de usuários que compraram Tablets com Android tem essa real necessidade? Ou será que eles precisam de um notebook/netbook e não sabem?
Sobre o ponto mais ruim falado sobre o iPad, as notificações, não é um problema do iPad, é do iOS, então pode ser resolvido a “qualquer momento”, mesmo que demore muito rsrs. Mas isso não deveria ser um item que decide qual gadget comprar, eu particulamente acho um lixo completo, uma m*** mesma, mas não seria por isso que deixaria de comprar um iPad ou outro Tablet que tivesse um sistema igual mas atendesse o esperado nos outros quesitos.
Lembrando que o cara que crio o sistema de notificações do WebOS, hoje trabalha na Apple, e muitos blogs já especularam que ele estaria sim participando de uma equipe que estaria reformulando isso.
O problema é que eu não tenho conhecimento técnico nenhum e muito menos estudo o mercado, então eu só falo asneira de noob, melhor ninguém me levar a sério.
=)
[]s