Bem, aconteceu. Mais uma grande saída da Oracle.
O pai do Java se desculpou por não comparecer em St Petersburg e afirmou:
Bem, aconteceu. Mais uma grande saída da Oracle.
O pai do Java se desculpou por não comparecer em St Petersburg e afirmou:
pois e, uma triste notícia, mas a linguagem e a plataforma continuam firmes, sem dúvida.
ps: rafael afonso, entre outros, tambem postaram essa noticia. aprovei a primeira.
Aparentemente por não concordar com as novas políticas do seu novo empregador, James Gosling, criador do Java, resolve deixar a Oracle.
http://nighthacks.com/roller/jag/entry/time_to_move_on
Ele diz que ainda não sabe o que fazer daqui pra frente, mas sem dúvida é mais uma grande perda para o mundo Java sob a tutela da Oracle.
Ninguém vai invadir os sistemas que já existem e quebrar o java, mas pra novos desenvolvedores entrando no mercado é mais um motivo para considerar novas possibilidades em termos de linguagens.
Quanto a JVM eu concordo com vc, esta mais firme que nunca.
não teria como não ser assim, espero que ele nos mostre um novo norte daqui pra frente!
Se eu fosse o google ja estaria mechendo meus pauzinhos.
Triste, muito triste a notícia, pelo menos para mim. Tive a oportunidade de conhece-lo em meados de 2000 se não em engano no Java One, e é não apenas um excelente profissional (vide Java) como uma pessoa muito descontraída.
Acho que eu fui o único que não gostei da compra pela Oracle, e ainda não gosto. Já perdemos muito com isso, vide Kenai, Solaris, Glassfish com duas versões, além das pessoas envolvidas com Java sendo os mais conhecidos Sang Shin, Schwartz e agora o Gosling.
Vamos ver como serão os próximos capítulos dessa história toda, porém não espero muita coisa boa não, sinceramente.
Só espero que não seja para a GO. Sinceramente aquilo me dá nos nervos. Mas o que o Gosling faria no Google?
É o que provavelmente irá ocorrer, ou ele vai para uma empresa q seja semelhante a SUN em termos de liberdade como ele tinha, ou ele vai abrir uma empresa, agora Java não vai morrer nem nada, o que tenho mais receio é o quanto a Oracle vai evoluir a linguagem e a plataforma, espero que eles não deem uma de loucos e simplesmente fecha novas features para venda. 
no caso dos que ‘perderam o emprego’, eu duvido que ‘permaneçam desempregados’… mas, será que todos irão para o Google? ou será que todos abrirão suas respectivas empresa?
sei lá, mas não consigo imaginar esses caras ‘procurando emprego’… :shock:
Não esquenta pcassiano, acho que ele só tem que ficar sentado em sua casa esperando o telefone tocar…
É o que provavelmente irá ocorrer, ou ele vai para uma empresa q seja semelhante a SUN em termos de liberdade como ele tinha, ou ele vai abrir uma empresa, agora Java não vai morrer nem nada, o que tenho mais receio é o quanto a Oracle vai evoluir a linguagem e a plataforma, espero que eles não deem uma de loucos e simplesmente fecha novas features para venda.
e quem disse que a oracle vai dar as cartas da plataforma Java sozinha?
E o openjdk?
E o JCP?
Olá
Como escrevi ontem aqui no GUJ, o Jean-Francois Arcand do Grizzly foi para o NING
Gogglando um pouco, achei mais gente que saiu da Sun mais ou menos recentemente:
O Tim Bray, co-inventor do XML, foi para o time do Android do Google. No Google já trabalham há algum tempo um monte de ex-Sun
A Apple pegou a Noreen Krall, ex chefe do conselho da Sun
O ex CTO Marc Tremblay da área de chips com 18 anos de Sun e responsável por centenas de patentes, foi para a Microsoft
Simon Phipps, que cuidava de Open Source na Sun, pelo que sei agora é colega de diretoria do prof. Fabio Kon da USP na diretoria da OSI (Open Source Initiative)
Os chamados JRuby guys, Charles Nutter e Thomas Enebo, foram para a Engine Yard no meio do ano passado
Lew Tucker, chefe de tecnologia para assuntos de Cloud saiu em fevereiro
Chris Melissinos, 16 anos de Sun na área de games saiu também em fevereiro
Aaron Houston saiu em janeiro
Zack Urlocker, engenheiro e executivo do MySQL, saiu logo que a Oracle comprou (é maratonista também o que já ganha minha simpatia).
Outros heróis do Open Source ex-MySQL que não quiseram ou não foram bem quistos na Oracle:
Marten Mickos, executivo chefe do MySQL e vice presidente senior de banco de dados da Sun
e os co-fundadores do MySQL
Michael “Monty” Widenius, fundador e criador do MySQL. Agora abriu uma empresa chamada Monty Program AB (Monty Program Ab currently has 17 employees. More than half of our staff are full-time developers, including some of the original MySQL engineers, some new personnel, and Monty. We have a better knowledge of the core MySQL code than any other company). Lançou o Maria DB. (MariaDB 5.1 is based on MySQL 5.1 and is available under the terms of the GPL v2 license)
David Axmark outro fundador do MySQL em 1995 (junto com o Monty e Allan Larsson).
No Brasil sabemos que em novembro do ano passado o Bruno Souza deixou a Sun
Quem lembrar de mais gente, por favor acrescente na lista.
Para os saudosistas fica o link antigo:
Don’t Let The Sun Go Down On Me
[]s
Luca
Eu também nao gostei da compra pela Oracle…
Acho que a filosofia dele de criar algo bacana é diferente da filosofia de lucrar da Oracle…
E também diferente da filosofia do dono da Oracle de ser Deus (esqueci o nome dele)
Não gosto da Oracle… 
eh… gostando ou não é ela (Oracle) que tem o Java nas mãos…
Então o que podemos fazer é esperar que continuem fazendo o bom trabalho da Sun…
Será que a Oracle está fazendo com que o Pessoal da SUN sair da área?
vlw
É mais fácil eu morrer de velhice do que ver o Java morrer. E podem ter certeza, prefiro estar com uma marca Oracle por trás do Java que era a Sun. A Sun lembrava as empresas Open do Linux, tirando a Red Hat, que tiveram um brilho nos primórdios do SO e com o tempo viraram pó.
Claro que o pessoal sai porque não concorda e, quem é bom, senta e espera uma ligação. Mas cá entre nós, o que James Gosling fazia de inovador no Java na última década?
Não estou surpreso com a saída do James Gosling. Ele nos deixou um legado, e sou muito grato a ele. Em termos do que já foi feito nada vai mudar. Em termos de progresso, ainda acredito que coisas boas continuarão vindo em se tratando de plataforma Java. No que se refere a aquisição da Sun pela Oracle, ainda acho que foi melhor do que se fosse a Microsoft.
Obrigado por tudo James Gosling. De coração. Que a força esteja sempre com você!
Olá
Eu também digo o mesmo. Obrigado James por ter inventado o Java.
Mas fazendo um balanço do que a Sun fez com o Java, para mim, fora o trabalho com o JSE em si e a criação dos servlets, do JMS e message beans e um pouco do JMX, o resto tem pouca serventia.
Para mim o JEE sempre foi um monte de lixo sempre prometendo ficar bom na próxima versão (modelo JSF)
O EJB só ficou bom quando se curvou ao que foi feito fora da Sun e aproveitou coisas do Hibernate.
A Sun deu pontapé no Java o tempo todo. Abandonou completamente os sistemas com camada de apresentação Swing. Quem tentou fazer um sistema de automação comercial com Java esbarrou nas limitações e bugs da porcaria do Javax.comm que a Sun nunca quiz corrigir. A API de impressão do Java é uma outra porcaria saida da cabeça de algum orangotango. Deve ter sido a mesma cabeça que inventou o JSF. O JSF no início só podia ser usado quando era juntado com coisas feitas fora da Sun.
E os padrões que a Sun teve o desplante de chamar de blueprints? Deus me livre, tenho pena de quem os seguiu ao pé da letra.
O Java só conseguiu sobreviver porque muita gente fora da Sun fez coisas boas. Tiro meu chapéu para a turma do JBoss, do Hibernate, do Jetty, do Spring, do ActiveMQ, do Camel, do XTream, do VRaptor e de muitos outros que se dedicaram a fazer coisas para dar melhores condições de uso ao Java. Se a gente dependesse só da Sun estaria ferrado e mal pago.
Agora me perguntem se eu acho que a Oracle vai fazer alguma coisa? Eu espero do fundo do meu coração que não faça nada. Que deixe as coisas como estão com a comunidade fazendo as coisas.
[]s
Luca
Luca, concordo com as criticas, mais se a plataforma ja é um sucesso com todos esses erros imagina se todas as especificações da SUN fossem um sucesso (rsrsrs), na vida aprendemos que os erros são mais constantes que os acertos e quantas cabeçadas ja não demos antes de fazer algo certo, o importante de uma jornada é não desistir no primeiro obstaculo… no segundo… no terceiro… no…
Ter um plataforma aberta essa sim foi a grande sacada do pessoal da SUN.
Não gosta JSF uso outro, opções não faltam, na plataforma você pode mudar qualquer um dos componentes das três letras magicas (MVC), isso é logico, desde que obedeça os bons modelos de programação e um punhado de patterns.
Viva o lin… oops, vivá a liberdade !!!
e quem disse que a oracle vai dar as cartas da plataforma Java sozinha?
E o openjdk?
E o JCP?
êh aí que mora o perigo se ela quiser ela tira e acabou
a velha tática da criança mimada: A bola êh minha e ninguém vai brincar
mas como eu disse duvido que ela o faca (ps odei postar do iPod detona os acentos)
Sun Spot e Java RT.
Eu concordo com que o “Alemão” disse no mesmo link que foi passado na abertura desse tópico, a qual tratam “o mesmo tema” :
http://nighthacks.com/roller/jag/resource/so_long_old_friend.html
Hey Sun, you’ve become part of the history as you gave us all many significant triggers. It’s not possible to imagine, where IT would stand today, if Sun would never have been existed, but I’m sure we were not as far as we are today. Standards like Java, J2EE that made rapid development an platform independed applications possible would not have been invented, maybe, maybe Unix would not have been as successful as it is, if Solaris would not exist, maybe the server market would be much less innovative, if SPARC architecture would not have been invented. I guess internet would never have become such an great thing for everybody without Sun.
Our all lifes changed and today nobody who’s involved in any kind of information technology, no matters if he/she is an developer or IT architect or if he/she only sometimes writes an letter to grandma and surfs once a week through the internet, can avoid to get in touch with Sun technology.
Thank you for everything SUN.
One word to oracle: Be aware of your responsibility and protect this great part of the IT history. Make profit, earn money, defend your positon at the market and if possible expand, but do not sacrifive Sun within your fights.
PLS apologize for my worse English, as I’m from germany and not in training.
A SUN fez MUITA COISA ÚTIL! Alguém mais discorda?
[]'s
Mais cedo ou mais tarde a Oracle vai fazer o Java dar dinheiro… igual a Microsoft faz… afinal essa não é a força do .Net… um Framework, uma IDE, uma Linguagem, um Governo, um Anel…
Gosling, Sang e Aaron já saíram da Oracle.
Pelo visto o bicho tá pegando e eles estão mudando muito as coisas.
Só espero que não mudem o modelo do JCP. Só resta esperar e ver o que acontece… :?
Olá
Eu não discordo. Mas chamei a atenção que a Sun fez muita coisa inútil também. Por exemplo: do que a Sun se orgulhava de ser o JEE, a maior parte para mim era entulho colocado por gente de cabeça complicada.
Continuo com a mesma opinião de sempre. O bom do Java é o JSE (onde está a plataforma JVM). A grande sacada da Sun em termos de JEE em todos os tempos foram os servlets. Isto sim foi uma coisa espetacular e veio em um momento em que a gente apanhava do CGI.
Já os EJBs 1.x até 2.x foram uma tremenda besteira. Sorte que a gente tinha o Hibernate e o Spring para não precisar desta droga (conheço gente inteligente que caiu neste conto, os realmente inteligentes se arrependeram)
Será que este alemão que elogiou tanto usou alguma vez pérolas como o JAX-RPC?
[]s
Luca
Olha, falando como um cristão fundamentalista não sei entre Oracle e Microsoft quem está mais próximo de Satanás. Gostaria de saber uma única contribuição significativa da Oracle para a Computação. È gente da pior espécie que só pensa em LUCRO. Este foi primeiro passo para a queda do Java (a compra da Sun pela Oracle), é só esperar pra ver o que há por vir nas próximas décadas.
Diante de uma grande mudança uma pessoa tem duas opções: se desviar da mudança ou se adaptar a nova realidade. Acho que nós que trabalhamos com a plataforma Java também estamos passando por esse momento de escolha e devemos manter a calma buscando o nosso melhor momento para escolher nossa atitude.
James Gosling tomou a atitude que achou mais correta baseando-se no sentimento dele com o momento, espero que ele tenha sucesso sempre
Acho que a saída de James Gosling representa a perda de um símbolo importante como história para o Java. Acredito que emprego para ele não vai faltar.
Quanto a compra da SUN
Pessoalmente não vi nenhuma decisão da Oracle que achasse “perigosa” para o futuro do Java, acho mais perigoso a grande quantidade de críticas negativas que vejo aqui no fórum e em outros lugares sem um embasamento sólido (parecendo fanboys) sobre a compra da SUN pela Oracle.
bem, a linguagem vai estar firme, mas acredito que a perda maior ai é para Oracle. James tem seu respeito no mercado com o mundo Java, e ele é o cara. E acho que o google nao vai deixar ele de fora nao, observe o crescimento do android e qual linguagem temos no android ?
Tb nao gostei dessa aquisicao nao, acho que se fosse a IBM poderia ser melhor o cenario.
Agora me perguntem se eu acho que a Oracle vai fazer alguma coisa? Eu espero do fundo do meu coração que não faça nada. Que deixe as coisas como estão com a comunidade fazendo as coisas.
Luca, depois que ví O PARTO QUE É pra baixar o JDK no site da Oracle, eu honestamente acredito que as coisas vão pirar cada vez mais 
O Java sempre deu dinheiro, em toda conferência da Sun onde ela apresentava seus números, era mostrado por área. Aliás, era uma divisão muita lucrativa porque o Sun tinha um trabalho muito bom com a comunidade, procura no site da Sun ou no blog do Jonathan as apresentações deles. Acho que o blog tem até uma área em português.
O que aconteceu é que a área de hardware da Sun que dava prejuízos bilhonários e as demais áreas não conseguiam cobrir. Isso porque as empresas hoje preferem fazer cluster de PCs do que comprar os servidores RISC caríssimos da Sun, IBM, HP, etc. E é por isso que essas empresas apostam tanto na virtualização, tentando mudar as regras do jogo de novo.
Por favor, não venha com esses discursos de esquerda como se lucro fosse mal ou do demônio. Empresa existe pra lucrar, se a Oracle consegue, é sinal positivo dela. A Oracle contribui pro kernel Linux, pro PHP, Eclipse, Apache e já contribuiu até pro Glassfish. E quem conhece a história, foi uma das primeiras grandes empresas a portar seu banco de dados pra Linux e a investir na divulgação dele, dando o impulso inicial na área de servidores quando ele ainda era muito desconhecido.
Ninguém vive de caridade, é essa mentalidade que atrapalhas os projetos Open Source e alimenta os trolls que acham que é impossível ganhar dinheiro com software livre.
O Java sempre deu dinheiro, em toda conferência da Sun onde ela apresentava seus números, era mostrado por área. Aliás, era uma divisão muita lucrativa porque o Sun tinha um trabalho muito bom com a comunidade, procura no site da Sun ou no blog do Jonathan as apresentações deles. Acho que o blog tem até uma área em português.
O que aconteceu é que a área de hardware da Sun que dava prejuízos bilhonários e as demais áreas não conseguiam cobrir. Isso porque as empresas hoje preferem fazer cluster de PCs do que comprar os servidores RISC caríssimos da Sun, IBM, HP, etc. E é por isso que essas empresas apostam tanto na virtualização, tentando mudar as regras do jogo de novo.
Você tem alguem site para mostrar os lucros líquidos da Sun com o Java? Antes da Oracle comprar…
OláComo escrevi ontem aqui no GUJ, o Jean-Francois Arcand do Grizzly foi para o NING
Gogglando um pouco, achei mais gente que saiu da Sun mais ou menos recentemente:
O Tim Bray, co-inventor do XML, foi para o time do Android do Google. No Google já trabalham há algum tempo um monte de ex-Sun
O ex CTO Marc Tremblay da área de chips com 18 anos de Sun e responsável por centenas de patentes, foi para a Microsoft
Simon Phipps, que cuidava de Open Source na Sun, pelo que sei agora é colega de diretoria do prof. Fabio Kon da USP na diretoria da OSI (Open Source Initiative)
Os chamados JRuby guys, Charles Nutter e Thomas Enebo, foram para a Engine Yard no meio do ano passado
Zack Urlocker, engenheiro e executivo do MySQL, saiu logo que a Oracle comprou (é maratonista também o que já ganha minha simpatia).
Outros heróis do Open Source ex-MySQL que não quiseram ou não foram bem quistos na Oracle:
Marten Mickos, executivo chefe do MySQL e vice presidente senior de banco de dados da Sun
e os co-fundadores do MySQLMichael “Monty” Widenius, fundador e criador do MySQL. Agora abriu uma empresa chamada Monty Program AB (Monty Program Ab currently has 17 employees. More than half of our staff are full-time developers, including some of the original MySQL engineers, some new personnel, and Monty. We have a better knowledge of the core MySQL code than any other company). Lançou o Maria DB. (MariaDB 5.1 is based on MySQL 5.1 and is available under the terms of the GPL v2 license)
David Axmark outro fundador do MySQL em 1995 (junto com o Monty e Allan Larsson).
Don’t Let The Sun Go Down On Me[]s
Luca
O carinha do JavaFX também saiu: http://www.java.net/blogs/joshy/
pois e, uma triste notícia, mas a linguagem e a plataforma continuam firmes, sem dúvida.ps: rafael afonso, entre outros, tambem postaram essa noticia. aprovei a primeira.
“Firmes” entre aspas. O Gosling tem uma visão da linguagem como projeto que nenhum outro funcionário da sun vai ter. O Sun spot era tentativa de se criar uma java real machine e colocá-la no mercado. Concordo que a Oracle sabe fazer dinheiro, mas ela não sabe criar tecnologia. Mexer na divisão de pesquisa da sun pode sair muito caro para ela, além de desviar o foco do java, de atender um público genérico, para um específico. Eu seria o primeiro a adotar uma ferramenta nova de desenvolvimento, se isso acontecesse.
OláComo escrevi ontem aqui no GUJ, o Jean-Francois Arcand do Grizzly foi para o NING
e os co-fundadores do MySQLMichael “Monty” Widenius, fundador e criador do MySQL. Agora abriu uma empresa chamada Monty Program AB (Monty Program Ab currently has 17 employees. More than half of our staff are full-time developers, including some of the original MySQL engineers, some new personnel, and Monty. We have a better knowledge of the core MySQL code than any other company). Lançou o Maria DB. (MariaDB 5.1 is based on MySQL 5.1 and is available under the terms of the GPL v2 license)
Don’t Let The Sun Go Down On Me[]s
LucaO carinha do JavaFX também saiu: http://www.java.net/blogs/joshy/
Pelo visto a idéia que eu tenho não é tão estapafúrdia assim. Ainda bem que temos o openjdk.
Eu falava em uma grande inovação e descobertas na Computação, não em commits de código ou contribuicao via pay-pal pra um projeto Open-Source aqui e ali.
A fuga de cerébros da Sun é um fato.
Eu falava em uma grande inovação e descobertas na Computação, não em commits de código ou contribuicao via pay-pal pra um projeto Open-Source aqui e ali.
A fuga de cerébros da Sun é um fato.
Sabe, o Gosling pode até acabar na Microsoft, que nem o Anders.
O Neal Gafter (que era o gerente do desenvolvimento do Java 5) ficou uns tempos no Google, mas agora está na Microsoft.
O Neal Gafter (que era o gerente do desenvolvimento do Java 5) ficou uns tempos no Google, mas agora está na Microsoft.
Nisso a gente tem que assumir. Dentro da ms tem muito gênio. Esse pessoal enxerga longe.
Concordo com o Luca sobre o fato de que a Sun não fez grandes inovações nos últimos anos, ela basicamente pegava tudo de bom que era produzido pela comunidade e incorporava na linguagem.
o JavaFx por exemplo devia ter sido lançada a anos atrás, hoje quem sabe já não estaria pau a pau com o flash.
E por mais que critiquem, desenvolver em JEE hoje ainda é um pouco trabalhoso se comparado a algumas outras linguagens, claro que está tudo absurdamente mais simples do que quando comecei a programar.
Quanto a desktop, acredito que não tenha tido muitas evoluções, além de possuir aquele esquema horrível de layouts, não dá pra ser produtivo sem usar o matisse ( pelo menos pra mim que não tenho muita experiência com JSE).
Bom, e com a Oracle agora, eu sinceramente não vejo muitas evoluções na linguagem, não é muito o perfil dela investir nesse nicho. O java mais do que nunca está nas mãos da comunidade .
Reforçando oque disse FrancoC… Não se pode servir a dois senhores
Agora me perguntem se eu acho que a Oracle vai fazer alguma coisa? Eu espero do fundo do meu coração que não faça nada. Que deixe as coisas como estão com a comunidade fazendo as coisas.Luca, depois que ví O PARTO QUE É pra baixar o JDK no site da Oracle, eu honestamente acredito que as coisas vão pirar cada vez mais :(
Na época que era da SUN você chegou a baixar lá? Pois a muito tempo que está dessa forma, antes da aquisição…
A única mudança é que a Oracle lhe dá a opção de registrar o JDK antes de baixar (você pode simplesmente clicar em skip se não quiser)
Pessoal vamos ter cuidado com os comentários pois somos formadores de opinião…
Como diz o ditado: o comandante eh o ultimo a abandonar o barco…
se varios grandes nomes estao saindo, ate o pai de Java pulou fora, eh sinal de que coisa boa nao esta por vir
É galera, acabou de sair na InfoQ Brasil também.
http://www.infoq.com/br/news/2010/04/gosling_leaves_oracle
=\
Será que teremos novidades com essa galera que está saindo ???
É galera, acabou de sair na InfoQ Brasil também.http://www.infoq.com/br/news/2010/04/gosling_leaves_oracle
=
Interessante como essa notícia repercutiu, embora ela fosse impactante, só um dia depois começaram a falar dela em todos os lugares e agora estão aparecendo posts por todo lado falando da notícia e relacionando com outros assuntos. Em outras palavras é como se todo mundo tivesse sem acreditar quando aconteceu 
Qual tipo de novidades?
Algo novo, como linguagem/plataforma etc… Opinem!
Isso é normal, o Delphi também caiu muito na época quando o Anders foi para Microsoft e fazer do .NET/C# o que é hoje em pouco tempo pegar boa fatia do mercado que era do Java, acho que o Goslin vai acabar na Microsoft, alguns milhões de dólares na conta não faz mal pra ninguém, e demorou pro pessoal fazer coisa descente depois no Delphi até a versão 2009/2010, mesmo assim a Borland acabou e foi comprada pela dona do Cobol, pode haver um atraso no avanço até adequação de um novo team que vá tocar e dar um rumo para o Java, a Oracle é uma empresa e tem que lucrar, ainda acho que vai pegar a mesma estratégia da Microsoft, cobrar por boas IDE’S com avanços mais espetaculares e deixar uma versão básica para estudante e tirar lucro disso, ou até licenciar a JVM com alguns recursos a mais.
se Deus é por nós, quem será contra nós?
o delphi não se recupera mais na minha opinião. Ele acabou sendo defasado por conta de vários anos sem investimento. Na pior das possibilidades o java tem o openjdk, e eu já uso ele na minha casa, para adaptação.
Herere, quantos dias essa tuirma vai ficar sem emprego??
A impressão que tenho é que a Oracle está tropeçando na integração com a Sun.
Ela não contava que as coisas seriam como estão sendo. (ou contava?)
A impressão que tenho é que a Oracle está tropeçando na integração com a Sun.Ela não contava que as coisas seriam como estão sendo. (ou contava?)
O setor de pesquisa de uma empresa é uma parte muito delicada. Pode ser que a oracle tenha palpitado demais no rumo do desenvolvimento da tecnologia. O gosling não deve ter concordado com as alterações e decidiu sair.
Até agora não vi nada opensource ir muito pra frente se não tiver uma grande empresa por trás ou um grande grupo bem organizado, vamos a um exemplo, na época de grande repercusão do Delphi e as trapalhadas da Borland, cogitavam em utilizar o seu irmão mais pobre e opensource chamado Lazarus, mas até hoje esse projeto ainda carece de muita coisa, porque a tal “comunidade” só é reduzida para alguns que realmente tocam o projeto como podem, ele está vivo e tem mostrado até muito mais evoluções que o próprio compilador da Embarcadero dona do Delphi agora, mas a sua IDE ainda é limitada, se tivesse realmente acabado o Delphi, eu creio que ele teria evoluido muito mais, graças a pirataria muitos ainda usam o Delphi pra desenvolver os seus sistemas, eu parei na versão 7 com o meu professional original e não comprei mais nada, comecei a usar Java, mas fiquei com um pé atrás pela aquisição da Oracle e sem saber como vai ser política comercial do Java, agora estou usando Python para web, e PostGresql e Firebird, Mysql também não sei como vai ficar, se já criaram até um fork dele em detrimento de qual política a Oracle vai ser mantido.
Como sou independente e não trabalho para empresas, a escolha é puramente técnica e de viabilidade e não de salário/emprego, só acho que pelo pouco tempo de vida do .NET, ele pegou uma grande fatia que era do Java, e está evoluindo rápido.
Olá
Minha experiência mostra justamente o contrário. O Hibernate cresceu quase que do nada. O Spring veio de pouco mais do que o nada. E assim muitos outros projetos Open Source como a própria Red Hat que se originou de uma pequena empresa chamada Cygnus.
Quanto ao Delphi dou meus parabéns por sua excelente memória porque citou um exemplo de software que fez sucesso no Brasil no milênio passado. Hoje em dia nem sei como ele se posiciona frente a tantas opções open source ou gratuitas disponíveis há mais de 10 anos.
[]s
Luca
A impressão que tenho é que a Oracle está tropeçando na integração com a Sun.Ela não contava que as coisas seriam como estão sendo. (ou contava?)
O setor de pesquisa de uma empresa é uma parte muito delicada. Pode ser que a oracle tenha palpitado demais no rumo do desenvolvimento da tecnologia. O gosling não deve ter concordado com as alterações e decidiu sair.
Nos últimos tempos de Sun parecia que o Gosling restringia-se a ser apenas o garoto-propaganda do Java (do tipo “meu serviço é aparecer em algum Sun Tech Days e jogar camisetas da Sun para a rapaziada”. Dá para ver pelo tipo de coisas que o Gosling escrevia naquele blog ( http://blogs.sun.com/jag ) que ele estava um pouco “encostado” lá.
Espero que, em outra empresa, ele realmente continue a produzir alguma coisa, em vez de ter de ficar sendo uma sombra de si mesmo.
Bom, segundo o TIOBE, agora ele está em 9 (nono) lugar, achei que nem existia mais, mas realmente ele é muito utilizado no varejo, tentei usar swing para desenvolver em Desktop para Java, mas desisti, muito sofrível, algo que gostei foi o programa da receita o IRPF2010, estou usando ele no ubuntu e está rodando 100%, feito em Java.
OláMinha experiência mostra justamente o contrário. O Hibernate cresceu quase que do nada. O Spring veio de pouco mais do que o nada. E assim muitos outros projetos Open Source como a própria Red Hat que se originou de uma pequena empresa chamada Cygnus.
Quanto ao Delphi dou meus parabéns por sua excelente memória porque citou um exemplo de software que fez sucesso no Brasil no milênio passado. Hoje em dia nem sei como ele se posiciona frente a tantas opções open source ou gratuitas disponíveis há mais de 10 anos.
[]s
Luca
Se não tiver uma grande empresa, não há grandes projetos, isso é certo, o Java nasceu quase na mesma época do Delphi, se o Delphi fez sucesso no milênio passado, o Java realmente foi deslanchar na mudança do novo milênio, demorou mais está aí, vamos ver quanto tempo vai durar, hoje está saindo tanta coisa, numa velocidade que nem dá mais pra acompanhar.
Apesar do Delphi ter uma programação macarronica e orientado à gambirras (ainda dou suporte em aplicações Delphi), existem varias aplicações comerciais que rodam em cima desta linguagem e são ótimas, gostaria de ver alguem elogiar o Java para desktop (só quem ja tentou sabe o sofrimento que é), sabiam que existem aplicações comerciais ainda rodando em Clipper !
Quem faz o macarrão é o developer, se não fizer o negócio planejado vira bagunça mesmo.
Olá
Daí para mais. O Java só passou a ter valor depois que criaram os servlets. Antes era apenas algo gratuito que rodava em qualquer lugar. Posso falar isto de cadeira porque mudei de Clipper, Delphi e VB para Java antes dos servlets.
Com servlets a gente passou a fazer com facilidade o que em Delphi era bem difícil. Me refiro aos sistemas multi empresa e multi filiais. Controlar estoques e consignações com Java era brincadeira de criança. No meus tempos de Delphi e Clipper era preciso ficar fazendo replicação de base de dados e o estoque nunca estava atualizado em tempo real. Mesma coisa em relação a faturas, livros e tudo mais que compunha um sistema de gestão de empresa um pouco maior do que a papelaria da esquina.
Em 2001 o Java foi escolhido para fazer o Banco Postal justamente pela facilidade dos servlets.
E insisto, a maioria dos projetos open source que deram certo, começaram bem pequenininhos, alguns deles com uma pessoa só como é o caso de u m dos melhores projetos open source que conheço é o Lucene.
E não só no Java que acontece isto. Muitas linguagens que estão por aí começaram com uma única pessoa.
[]s
Luca
Sabia :shock: Na minha cidade existem duas empresas que dominam os sistemas comerciais(de comercio mesmo) uma usa Delphi a outra nao conseguiu sair do clipper. Tem até gambiarra usando outra linguagem pra emitir NF-e :lol:
Olá
Para voltar ao tópico:
http://www.livemint.com/2010/04/07215124/Top-management-at-Sun-India-qu.html
[]s
Luca
Tenho certeza a comunidade Java ja esta madura o suficiente para dar seus passos sozinha, e em muitos features isto ja esta acontecendo e superando inclusive as especificações padrões da SUN (como citado em posts anteriormente neste post), acho que é o sonho de todo mestre que um dia seus discipulos consigam supera-lo e consigam andar com suas proprias pernas.
O Java sempre deu dinheiro, em toda conferência da Sun onde ela apresentava seus números, era mostrado por área. Aliás, era uma divisão muita lucrativa porque o Sun tinha um trabalho muito bom com a comunidade, procura no site da Sun ou no blog do Jonathan as apresentações deles. Acho que o blog tem até uma área em português.Você tem alguem site para mostrar os lucros líquidos da Sun com o Java? Antes da Oracle comprar…
Felipe, não achei no site da Sun onde eles mostravam os valores, mas achei no blog do Jonathan sobre alguns dos balanços financeiros onde ele fala do crescimento de faturamento e lucro das divisões:
http://blogs.sun.com/jonathan_pt/entry/uma_visão_dos_negócios_da
http://blogs.sun.com/jonathan_pt/entry/resultados_financeiros_da_sun_no
Se tiver tempo, procura outros artigos no post, ajuda a entender bem a direção que a Sun pretendia ir. Independente de dar certo ou não, era onde eles apontavam…
o delphi não se recupera mais na minha opinião. Ele acabou sendo defasado por conta de vários anos sem investimento. Na pior das possibilidades o java tem o openjdk, e eu já uso ele na minha casa, para adaptação.
Também acho. Uma pena, porque era a IDE mais produtiva de todas, disparado. E utilizava padrões de projeto muito antes do Visual Studio…
Pois é, fernado e Luca, mas isso foi por causa de uma estratégia da Sun no começo do Java: a ideia original era criar a especificação da linguagem e plataforma e cada fornecedor desenvolver seus frameworks, componentes e IDEs pra estimular concorrência dentro da plataforma Java. Ao contrário da MS e Borland que desenvolvia a IDE, seus componentes e APIs.
Só que o pessoal não comprou a ideia, os desenvolvedores tinham a seguinte visão: “se eu programar no JBuilder não vou saber Java, vou saber JBuilder”, idem pra PowerJ, jDeveloper, Visual Java, etc. Daí o pessoal fazia no Java padrão programando na unha ou utilizando notepads coloridos.
Isso fez o Java criar fama de difícil, de improdutivo e de uma série de outros problemas que a Sun teve de enfrentar, somados aos inerentes da arquitetura na época.
Demorou anos pros desenvolvedores aceitarem trabalhar nos frameworks, sem pensar que “não estariam aprendendo Java”. E demorou pra Sun mudar de ideia e começar a trabalhar no Java pra ter sua própria IDE e seus próprios frameworks padrões, em alguns casos incorporando projetos de terceiros, em outros casos concorrendo com eles, como todo mundo aqui sabe.
marcosalex wrote:
Também acho. Uma pena, porque era a IDE mais produtiva de todas, disparado. E utilizava padrões de projeto muito antes do Visual Studio…
Padrões de projeto no Delphi, na implementação das classes internas até que pode ser, os programadores misturavam tudo em um ClientDataSet com a regra de negocio diretamente na unit do form e tava feita a macarronada, rsrsrs
Se vocês dessem uma olhada nos códigos que tenho que dar manutenção… assusta até satanás !!!
Mas aí não é culpa do Delphi, mas dos desenvolvedores. Isso é porque o Delphi absorveu a geração que programava Clipper/DBase, que não tinha orientação a objeto e se programava assim.
O modelo Midas deles já era MVC quando nem se falava nisso, com o servidor de aplicação fazendo a Model, o Datamodule a control e as forms com a View. E o Bold no Delphi 7 que virou o BDP no Delphi 2005 adiante ficou um modelo muito bom de programar e dar manutenção. O Delphi hoje é uma das poucas ferramentas que você consegue manter o modelo UML sincronizado com as classes e com os requisitos dos clientes na mesma IDE.
O grande problema dele é o que o pessoal falou: nesse vende/não vende ficou anos sem investir e sem saber pra que lado atirar, eles perderam a vez pro Java e .NET. Outro problema é que pra Web ele nunca conseguiu replicar a agilidade de desenvolvimento.
Na época que era da SUN você chegou a baixar lá? Pois a muito tempo que está dessa forma, antes da aquisição…A única mudança é que a Oracle lhe dá a opção de registrar o JDK antes de baixar (você pode simplesmente clicar em skip se não quiser)
Pessoal vamos ter cuidado com os comentários pois somos formadores de opinião…
Bom, na época que eu baixava o JDK, a Sun nunca me pediu pra me cadastrar e muito menos acessar meu e-mail pra pegar o link do Java. Isso ocorreu faz uma semana.
Mas fui tentar denovo por diferentes links e… está funcionando 
Então retiro o que eu disse anteriomente, mas querendo ou não para alguns usuários ficou confuso, porque não foi só de uma pessoa que recebi reclamações.
Acabei de ir pelo http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp e está ok.
Sobre o James Goslin ter pedido demissão, será que ele estava sendo deixado de lado na Oracle? e para não se queimar, ele mesmo pediu demissão para sair com uma imagem boa? Porque se é uma pessoa fundamental para o Java a Oracle teria deixado o cara sair assim sem ter ofertado algo que lhe interessasse? ou o cara é tão evangelista que não aceita mudar algo do qual ele fez parte e norteou o rumo da tecnologia no estágio atual do Java? sem ele ao menos tecer qualquer crítica ou elogio a empresa? Se me lembro a Microsoft não perdeu a oportunidade de tirar o melhor cérebro da Borland e depois a mesma entrar em estado de coma até ser vendida para a empresa do Cobol.
Concordo contigo, muitos falam aqui como se Gosling tivesse sido demitido pela Oracle, sendo que a opção foi dele…
Coloco mais uma hipótese, será que ele aproveitou a oportunidade para mudar de ares?
A imagem que sempre tive dele é de ser um ícone para o mundo da computação e um mito aos que amam o Java (claro que sei que ele contribuía internamente na SUN), mas será que ele estava feliz como profissional com a posição que ocupava na SUN nos últimos anos?
Concordo contigo, muitos falam aqui como se Gosling tivesse sido demitido pela Oracle, sendo que a opção foi dele…
Coloco mais uma hipótese, será que ele aproveitou a oportunidade para mudar de ares?
A imagem que sempre tive dele é de ser um ícone para o mundo da computação e um mito aos que amam o Java (claro que sei que ele contribuía internamente na SUN), mas será que ele estava feliz como profissional com a posição que ocupava na SUN nos últimos anos?
Cara vc leu o post no blog dele?
Acho que pra bom entendedor o que ele diz é suficiente, nao acha?
Cara, somente são apenas suposições e não afirmações, nunca quando saímos de uma empresa devemos ficar falando mal dela, isso é ruim pra todos, no intimo sempre há motivos que fazem a gente sair/mudar, eu acho que o cara não foi bem aproveitado na nova administração, isso é suposição e não afirmação, eu acredito que a Oracle não fez esforço pra segurar o cara.
Cara vc leu o post no blog dele?
Acho que pra bom entendedor o que ele diz é suficiente, nao acha?
Não acho não! Acredito que ele foi bem político e vago para deixar as portas abertas… dizer que não gosta de estar lá na Oracle/SUN pode significar apenas que ele se sentiu mal em deixar uma empresa que ajudou a construir.
Gosling mesmo pondera ao escrever algo sobre os motivos, pois acredita que faria mais mal do que bem (acho que ao relacionamento dele com a empresa).
Mas estamos especulando, afinal as reais intenções só ele sabe.