James Gosling, 'pai' do java, agora está no Google

60 respostas
Paulo_Silveira

Depois de 1 ano de férias, James Gosling volta a ativa.

De acordo com seu blog, ele está no Google.
http://nighthacks.com/roller/jag/entry/next_step_on_the_road

Boas notícias para a Dalvik, Android e para o Java?

60 Respostas

Jailton

Boas notícias para o Google :smiley:

C

Ótimas noticias para o Google, e talvez para a comunidade Java, é esperar pra ver.

J

uai, legal. Ele pode contribuir muito para a google. E muito para o android.

Andre_Brito

Acabei de ver no HN a notícia e eu tava vindo colocar. Esse PS é ligero.
Achei muito boa a notícia. Será que ele vai dar os pitacos na Go também? GooverJvm.

paulofafism

Excelente notícia

Elizeu_Santos

será que ele vai consertar o orkut?

A

será que ele vai consertar o orkut?
O que tem a ver com Java isso?

Otima noticia para a Google que estava perdendo muitos Googlers para o Facebook…espero que ele traga mais criatividade e novidades na parte de java da Google, que é muito voltada para Python.

Elizeu_Santos

Orkut feito em Java…
Orkut pertence a Google…
pai do Java trabalhando na Google…

que que tem haver? ¬¬

A

Desculpe minha ignorancia mas acredito que ele é feito em Python… o.O

Se for feito em java me desculpe. não sabia deste fato. []s :roll:

Elizeu_Santos

se for feito em Python desculpe a minha ignorância rsrs.

A

Vou perguntar pro pessoal AUhaUHAUHAHUA tenho uns contatos lá

Rafael_Marques1

alejacquet:

O Orkut foi desenvolvimento em .net primeiramente, depois passou para java… :wink:

chun

Isso é uma má noticia para a Oracle…

rael_gc

Na Info o pessoal da Google falou que o Orkut foi feito inicialmente em .Net e migraram pra Java.

chun

O problema do Orkut não é infra mais…

falta alguns magos da internet lá para deixar as coisas mais legais :slight_smile:

L

Acredito que seja uma boa noticia para comunidade java, quanto ao Orkut não tem jeito até o “pai do Orkut” Orkut Buyukkokten já criou uma conta no Facebook.

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/omg/2011/03/28/pai-do-orkut-tem-conta-no-facebook/

Kanin_Dragon

O Orkut realmente é feito em Java.

Conversei com o James por email a um tempo atrás, ele é um cara muito atencioso, porem essa notícia me pegou de surpresa, mandarei email pra ele jaja e se souber alguma novidade conto a vocês.

cesarlima174

Não podemos esperar nada menos do que que o melhoramento da JAVA com a “associação” do pai do JAVA e simplesmente a maior empresa do mundo.

arthurgon

Fico feliz em saber que ele voltou a ativa ao invés de se aposentar. Independente de onde esteja trabalhando. Sou fão desse cara.

J

O Gosling não trabalha mais para a Oracle. É muito mais fácil a google investir na dalvik que na jvm. Ainda mais com aquela bagunça de licenciamento que anda acontecendo em torno dela.

bronx

O James Gosling vai pro Google, e nego se preocupa com o orkut?

Enfim, vejamos o que vai rolar…

fredferrao

bronx:

++

:shock: :shock: :shock:

wilds87

fredferrao:
bronx:

++

:shock: :shock: :shock:

Tomara que ele aumente o espaço de armazenamento do GMail… kkkkkk brincadeirinha

++

xandex

Acredito que em breve o google deva estar lançando o seu próprio framework para rivalizar com o java e o .net.

A

Hehehe… De fato não é qualquer um que entra no Google não rs… Boa notícia! abs,

pintofree

Tomare q com ele no google o orkut agilize o desenvolvimento da mini fazenda do orkut.

lgi2020

Espero que ele contribua com o suporte de linguagens que rodam na JVM no GAE! =D

paulohbmetal

kakakakaka :slight_smile:

Tem uns posts aqui que só rindo mesmo… Fazenda do orkut foi d+! hehehehehe

Paz e bem!

G

Para mim foi uma ótima notícia. Mas essa notícia tem bem cara de “eu já sabia”, já que muitos ex-engenheiros da Sun estão no Google. Era apenas uma questão de tempo para que ele fosse chamado.

A pergunta que não quer calar é: porque o Google contrataria o Gosling? Será que teremos um Go a lá Java, ou quem sabe alguma nova linguagem com o porte do Java? Imagino que o passe do Gosling deve ser meio caro para usa-lo em coisas pequenas como “apenas melhorar o Dalvik”.

ArtesaoDeSoftware

Será que ele fez uma provinha de JAVA pra entrar ?

Adelar

Que legal :smiley:

T

Porque realmente ele saiu da Oracle?
fiquei sabendo que depois que a Sun foi vendida ele continuou um tempinho na Oracle, ou são informações falsas?

Adelar

Two_:
fiquei sabendo que depois que a Sun foi vendida ele continuou um tempinho na Oracle, ou são informações falsas?

Segundo ele próprio foi pelo salário inadequado e por uma atmosfera de microgerenciamento http://computerworld.uol.com.br/blog/profissao-ti/2011/03/28/james-gosling-pai-do-java-esta-de-casa-nova-a-google/. Ele seria basicamente “o cara”, mas com o poder de decisão do nível de qualquer gerente.

otaviojava

realmente a google fez uma ótima contratação.

esmiralha

Ah é, vai fazer uma diferença do capiroto no faturamento, no lucro e nas ações da empresa…

Markus_Alemao

Acrescentando que recentemente foi refeito o lado cliente com GWT (ok …o Java é convertido para Javascript e HTML mas mesmo assim Java) pelo pessoal da Google de Belo Horizonte…
enfim totalmente fora do assunto, mas só a titulo de curiosidade :smiley:

J

Two_:

Ele saiu da Oracle porque não concordava com a política da empresa. Tem muita coisa pessoal no meio disso aí.

lelodois

Perante a Oracle o Google é a cara dele!

M

O último projeto dele na Sun era o Sun spot, que não decolou. Acho que ultimamente a função dele na Sun era apenas ser “o pai do Java”.

Foi bom pra ele mudar de ares, e vai ser bom pra nós se ele continuar com boas ideias. Talvez o Google ofereça mais oportunidades do que teria na Oracle.

Marcio_Nogueira

Então, podemos supor que o google pretende desenvolver uma nova linguagem similar ao Java. Seria essa a idéia?

M

Acho que ele vai ser mais um blogueiro da empresa, assim como o Tim Bray.

M

Acho que ele vai ser mais um blogueiro da empresa, assim como o Tim Bray.

Também acredito nisso, uma espécie de evangelizador.

marciosantri

++

Victor_Neves

será que agora o Guice fica melhor?!
e talvez, mais competitivo no mercado? rsrs

a Google tem alguns frameworks, o cara podia dar uma melhorada nos códigos, melhorar o que a Google já tem para daí então começar a criar coisas novas…

J

Rapaz, eu não sei se é isso, mas sinceramente gostaria que a dalvik alcançasse o desktop linux. Para desktop acredito que ela seria mais vantajosa que a jvm por alguns motivos.

1. escrever daemons(serviços) em java;
  2. executar uma variedade de processos(da própria vm) simultâneamente sem comprometer a memória virtual do pc.
  3. executar aplicações java no espaço do kernel(já que a dalvik roda lá).
Eduardo_Bregaida

Rafael Marques:
alejacquet:

O Orkut foi desenvolvimento em .net primeiramente, depois passou para java… ;)

Vixe qdo ele estava em .net vivia dando aqueles crash :lol:
Depois que migro pra Java ficou bom, hoje está uma porcaria rs, mas só pra complementar as extensões .aspx continuam para não quebrar o monte de link que existe por aí, só n sei se nessas versões mais recente tiraram esta extensão. 8)

Victor_Neves

Eduardo Bregaida:

Vixe qdo ele estava em .net vivia dando aqueles crash

mas o que tem haver .net com os crashes? … …
as vezes nem sempre o problema é unicamente da linguagem, acho que o maior problema é em quem programou… o que pode ter acontecido foi que ao migrar para Java os caras viram o erro que existia no .net e corrigiram…

Eduardo_Bregaida

Der Meister:
Eduardo Bregaida:

Vixe qdo ele estava em .net vivia dando aqueles crash

as vezes nem sempre o problema é unicamente da linguagem, acho que o maior problema é em quem programou… o que pode ter acontecido foi que ao migrar para Java os caras viram o erro que existia no .net e corrigiram…

Mas é cada um viu, não falei que foi por causa do .net onde vc leu isso? Mas para quem não sabia que havia migrado foi nessa epoca.
Antes da migração ficava dando aqueles crash direto, depois migraram e foi quando ele meio que estabilizou, mas não tem nada a ver a linguagem, só para lembrar a epoca que mudaram, tem uns 3 ou 4 anos já. 8)

Victor_Neves

aiai

God_of_Java

Vai tarde,

Ele já estava parecendo Pavão. Vivendo da boniteza.

So escuto o Pai do Java pra cá, o Pai do Java pra lá, mas a muito tempo que não vejo um projeto dele ser concretizado com sucesso, a não ser um monte de blá blá que quando sai do papel não vai muito longe.

O fato e que não podemos duvidar da sua capacidade, mas muitas ou a maioria das evoluções do Java não deve ter um dedo dele se quer.

M

Der Meister:

Na época os desenvolvedores alegaram vários problemas que tinham no .NET. Como eles que desenvolveram e não possuem vínculo nem com a MS nem com a Sun (na época), prefiro acreditar neles do que na sua opinião. heheheheh

De qualquer forma, hoje o .NET evoluiu bastante.

Kanin_Dragon

God_of_Java:
Vai tarde,

So escuto o Pai do Java pra cá, o Pai do Java pra lá, mas a muito tempo que não vejo um projeto dele ser concretizado com sucesso, a não ser um monte de blá blá que quando sai do papel não vai muito longe.

O fato e que não podemos duvidar da sua capacidade, mas muitas ou a maioria das evoluções do Java não deve ter um dedo dele se quer.

Acordar cedo, pegar um Voo pra Brasilia, para o funeral de um grande amigo da familia, e ler isso é um absurdo … prefiro não comentar.

J

God_of_Java:
Vai tarde,

A idéia do gosling era trabalhar na linguagem e não na plataforma java. Como arquiteto de compiladores ele é muito bom. Não vamos confundir as coisas.

off - Rapaz esse seu avatar é muito loko. rs

Grinvon

Ele nunca foi o pai da plataforma, não?

Ele foi o principal responsável pelo design da linguagem.

Talvez até o inventor do Scala trabalhou mais na plataforma Java.

Marcos_Henrique_N_Al

Considerações a serem levadas:

No ano que James G. criou o JAVA foi a estrutura de produção foi desenvolvida ao seu critério. Tude era novo e os processos de produção foi amudurecendo conforme as necessidades daquela época. O poder de aceite das decisões eram por parde do James com certeza eram maiores.

Por mais genial, inteligente, famoso e tudo mais o James vai entrar em um ambiente de produção que já tem suas rotinas definidas. Já existem os tubarões e peixinhos acustumado com o ambiente. Não acredito que só com a chegada dele assim sem mais nem menos ele tenha condições de colocar suas idéias sem encontrar resistências de quem já é da casa.

A google tem vários projetos engavetados que poucas pessoas tem conhecimento de sua existência que provavelmente seria mais fácil para o James assumir alguns compromissos sem encontrar resistência.

Provavelmente nem mesmo o próprio tenha 100% de certeza doque será possível produzir.

Então vamos alucinar menos…

will702

Isso vai ser ótimo!
Imaginem,o Orkut foi feito em Java,mas isso ne significa tanto.
O que devemos ver,é que a Google não é só Orkut,é Blogger,YouTube e principalmente Android!
Na minha opinião,a prioridade deles é o Android.Não sei se já leram,mas a Google esta sendo processada por quebra de patentes do Linux no Android,acredito eu que na próxima versão ou até mesmo atualização eles vão tentar concertar as coisas.
Ao menos foi a primeira coisa que me veio em mente.

J

will702:
Isso vai ser ótimo!
Imaginem,o Orkut foi feito em Java,mas isso ne significa tanto.
O que devemos ver,é que a Google não é só Orkut,é Blogger,YouTube e principalmente Android!
Na minha opinião,a prioridade deles é o Android.Não sei se já leram,mas a Google esta sendo processada por quebra de patentes do Linux no Android,acredito eu que na próxima versão ou até mesmo atualização eles vão tentar concertar as coisas.
Ao menos foi a primeira coisa que me veio em mente.

Rapaz, tem vários links na rede mundial que provam que a notícia de quebra de patetens do kernel linux é FUD. Tem uma baita discução disso no guj.

M

juliocbq:

Rapaz, tem vários links na rede mundial que provam que a notícia de quebra de patetens do kernel linux é FUD. Tem uma baita discução disso no guj.

É isso aí. Pelo que analisaram na época, exista código da Oracle no fonte do Android, mas apenas na fase de testes e que foram removidos no empacotamento final. E inclusive vinha com comentários de ‘NÃO DISTRIBUA’ neles. Acho que ninguém tem dúvida de que a briga das duas é política, e não técnica.

M

Não precisa nem consultar seu advogado, se o marcosalex falou, ta falado.

will702

Realmente a única coisa que sabia sobre,foi o pouco que eu li aqui no GUJ.
Mas de qualquer forma,creio que a prioridade da Google seja o Android.Me diga,eles não tem
mais motivos para melhorar o Orkut.Acho que eles já atingiram o máximo possível com o Orkut.
Na minha opinião,a partir de agora,a Google só vai mecher um pouco no visual do Orkut.

E uma coisa engraçada,tem um novo Orkut.Um novo visual do Orkut.

Criado 28 de março de 2011
Ultima resposta 1 de abr. de 2011
Respostas 60
Participantes 42