JavaFX 1.3 lançado

60 respostas
Jesuino_Master

Acaba de ser lançada a versão 1.3 do JavaFX!

http://javafx.com/downloads/all.jsp

A tão esperada versão pela comunidade JavaFX está recheada de novidades! Primeiríssima mão essa notícia!

60 Respostas

UMC

Opa bacana !
já vou conferir!
Notícia boa!

vlw

Jesuino_Master

Estou testando e espero escrever sobre isso em breve…

Bem, eu até que esperava bem mais viu, mas foi um grande avanço e parece que realmente a Oracle está de olho. O que achei que melhorou mesmo foi a performance, andei testando e podemos perceber as melhorias nesse sentido.

O que melhorou muito também foi o JavaFX Composer e o editor para o Netbeans. Dentro da palheta agora temos novos componentes e o editor está melhorado.

Espero que as melhorias continuem, até em um ritmo mais acelerado. A performance dele está bem melhor hoje e tem gente fazendo aplicação que mesmo HTML 5 combinado com o Javascript vão apanhar um pouco para acompanhar( assim como muitas aplicações com o Flash estão longe de serem concebidas com o HTML 5 com a mesma facilidade…)

Vou ver se a migração de versão será dolorosa, tomara que não… Enfim…

saulods

Interessante, nunca mexi, vamos ver !

Paulo_Silveira

sera que ainda ha tempo para o JavaFX ganhar mercado? tudo indica ja estar um pouco tarde demais.

M

Esse é o grande dilema do JavaFX, entrou muito tarde. Mas é muito bom que o desenvolvimento está acelerado, assim como um plugin visual e produtivo…

Falta também mais investimento em divulgação e promoção da plataforma. Como a Oracle disse que pretendia investir nisso, é aguardar pra ver, talvez eles estivessem esperando a nova versão.

Particularmente eu ainda não testei, por enquanto estou no JSF com Javascript mesmo.

Adelar

Aí pessoal,
segue um link com as novidades: http://steveonjava.com/javafx-1-3-top-10/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter :slight_smile:

Jesuino_Master

Esse é o grande dilema do JavaFX, entrou muito tarde. Mas é muito bom que o desenvolvimento está acelerado, assim como um plugin visual e produtivo…

Falta também mais investimento em divulgação e promoção da plataforma. Como a Oracle disse que pretendia investir nisso, é aguardar pra ver, talvez eles estivessem esperando a nova versão.

Particularmente eu ainda não testei, por enquanto estou no JSF com Javascript mesmo.

Concordo que o JavaFX está atrasado, com pouco mercado(poucos aparelhos que suportam) e que começou muito mal, mesmo atrasado, com a mudança da especificação… No entanto, ele está avançando e a Oracle está investindo como prometeu. Para uma tecnologia dita como morta prematuramente, JavaFX está dando muitos sinais de vida e sendo relativamente bem adotado. Com a versão 1.3 essa adoção vai aumentar significativamente.

Um passo de tartaruga para um perfil como o mobile, é um salto para a plataforma em si. Por exemplo, os novos controles: Não são só para desktop, são para todos as plataformas, e isso significa muito!

O interessante é o investimento em ferramentas acelerado nos últimos meses. O JavaFX Composer é espetacular na criação de aplicações. A Authoting Tool parece ser voltada para designers e está sendo demonstrada pelos JavaOne por volta do mundo e que deve ser lançada em breve.

Em outras palavras, está atrasado sim, mas tem potencial de dar a volta por cima e atingir com impacto em diversas áreas.

Algumas coisas que vão fazer a diferença:

• Suporte a televisão: lembre-se que Java já está no papo quando o assunto é televisão http://www.dtv.org.br/materias.asp?id=335&menuid=3
  • A compatibilidade com Java atrai o pessoal: reusar a base que temos em Java é economia! A comunidade em sí está trabalhando muito em uma maior aproximação e melhoria do fluxo de trabalho com as duas tecnologias. Ex:https://mix.oracle.com/questions/133025-javabean-x-javafx-model-objects
  • Produtividade: Nunca vi alguém reclamar que JavaFX é muito difícil. Isso conta na adoção para o rápido desenvolvimento de aplicações
  • Fluxo Designer - Desenvolvedor: Foi enfatizado na nova versão…
  • Base instalada: Java em 80% das máquinas…
  • Oracle por trás: A Oracle não gosta de perder dinheiro e nem de deixar de ganhar. Ou JavaFX vira algo lucrativo, ou tchau, ou seja, enquanto a Oracle mantiver o projeto, tenham certeza que muito esforço será feito para que a tecnologia ganhe mercado.
  • Outras coisas…

Algumas coisas que podem ajudar JavaFX a “tirar o atraso”

• JavaFX no Android
  • Alguma aplicação que justifique a tecnologia(como a aplicação das olimpíadas de inverno…)
  • Frameworks superprodutivos ou ferramentas voltados para o desenvolvimento rápido de aplicações comuns no mercado (CRUDs por exemplo)
  • Melhoria absurda de performance(melhorou muito nessa versão)
  • Mais Hardware com JavaFX(set top box, celulares…)

Enfim, isto é o que vejo em fóruns e o que a própria comunidade mesmo pede por ae. Uma coisa que se intensifica é que o pessoal do time JavaFX da própria Oracle não são sonhadores e nem estão brincando em serviço: Se está ruim se torna prioridade para arrumar… Se alguém que acompanha JavaFX resolve se queixar, com razão, de algo que está dando errado(como fiz quando o Java atualizou para a versão 6-20), você não é censurado pelos outros membros, todos buscam o mesmo objetivo de tornar a tecnologia aceitável no nosso atual cenário… Estou dizendo isso pois o marketing ambicioso do JavaFX pode levar a pensar que quem está envolvido não conhece as reais necessidades…

Se tudo correr bem(authoring tool e mais hardwares principalmente), JavaFX poderá “tirar esse atraso”.

JxtaNode

Bom dia,

Quem consegue executar os exemplos  deste site ?  http://www.javafx.com/samples/

Utilizo  Firefox 3.6.3 / jdk1.6.0_20

Afficha um messagem impossível de verificar o Certificado !

Na consola JAVA da isto :

Java Web Start 1.6.0_20
Utilisation de la version JRE 1.6.0_20-b02 Java HotSpot™ Client VM

java.io.EOFException

at java.io.DataInputStream.readInt(Unknown Source)

at sun.security.provider.JavaKeyStore.engineLoad(Unknown Source)

at sun.security.provider.JavaKeyStore$JKS.engineLoad(Unknown Source)

at java.security.KeyStore.load(Unknown Source)

at com.sun.deploy.security.DeploySigningCertStore$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at com.sun.deploy.security.DeploySigningCertStore.loadCertStore(Unknown Source)

at com.sun.deploy.security.DeploySigningCertStore.load(Unknown Source)

at com.sun.deploy.security.ImmutableCertStore.load(Unknown Source)

at com.sun.deploy.security.TrustDecider.isAllPermissionGranted(Unknown Source)

at com.sun.javaws.security.AppPolicy.grantUnrestrictedAccess(Unknown Source)

at com.sun.javaws.LaunchDownload.checkSignedResourcesHelper(Unknown Source)

at com.sun.javaws.LaunchDownload.checkSignedResources(Unknown Source)

at sun.plugin2.applet.JNLP2Manager.prepareLaunchFile(Unknown Source)

at sun.plugin2.applet.JNLP2Manager.loadJarFiles(Unknown Source)

at sun.plugin2.applet.Plugin2Manager$AppletExecutionRunnable.run(Unknown Source)

at java.lang.Thread.run(Unknown Source)

Mas JNLP / JWS neste link funciona bem :
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/table.html#simple

E estas Applets neste site web funciona bem também:
http://objetjava.online.fr/J2SE/algosTris/bubbleSort.html

Qual serà probléma ??

E preciso alguma API para utiliza JavaFX no navegadore ?

Obrigado

Malkav.Felipe

Sempre gostei da proposta e me senti atraido pelo JavaFX, mas nunca parei pra aprender de verdade, justamente por causa desses rumores que rondam o seu futuro…

Mas com essa nova versão, é uma boa pedida pra entrar de cabeça nessa tecnologia :wink:

Torço muito pelo sucesso do JavaFX :smiley:

saoj

Para aprender JavaFX não é melhor partir para Flex com AS3 ?

Estou falando bobagem ou JavaFX de Java só tem o nome?

Jesuino_Master

O JavaFX realmente não é igual a Java em termos de linguagem, pois ele apresenta recursos funcionais, interface declarativa para facilitar a criação de GUI, modificadores de acesso “estranhos”, O Java nome é porque você pode usar classes Java com praticamente(as vezes tropeçamos em algumas incompatibilidades) nenhum problema em JavaFX e JavaFX roda sob a JVM também.

Algumas coisas do JavaFx lembram o que temos em Flex mesmo, pelo pouco que li, mas o Flex me parece bem mais focado em criação de interfaces em aplicações de FORM. Ai entendi as críticas pela falta de controles do JavaFX, o que foi praticamente sanado nessa versão[ainda falta um table control decente, mas temo alternativas Free…) :smiley:

Acredito que as coisas boas de JavaFX no mundo enterprise vão sair da comunidade mesmo, assim como o Spring e Hibernate no mundo Java…

Jesuino_Master

JxtaNode:
Bom dia,

Quem consegue executar os exemplos  deste site ?  http://www.javafx.com/samples/

Utilizo  Firefox 3.6.3 / jdk1.6.0_20

Afficha um messagem impossível de verificar o Certificado !

Na consola JAVA da isto :

Java Web Start 1.6.0_20
Utilisation de la version JRE 1.6.0_20-b02 Java HotSpot™ Client VM

java.io.EOFException

at java.io.DataInputStream.readInt(Unknown Source)

at sun.security.provider.JavaKeyStore.engineLoad(Unknown Source)

at sun.security.provider.JavaKeyStore$JKS.engineLoad(Unknown Source)

at java.security.KeyStore.load(Unknown Source)

at com.sun.deploy.security.DeploySigningCertStore$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at com.sun.deploy.security.DeploySigningCertStore.loadCertStore(Unknown Source)

at com.sun.deploy.security.ImmutableCertStore.load(Unknown Source)

at com.sun.deploy.security.TrustDecider.isAllPermissionGranted(Unknown Source)

at com.sun.javaws.security.AppPolicy.grantUnrestrictedAccess(Unknown Source)

at com.sun.javaws.LaunchDownload.checkSignedResourcesHelper(Unknown Source)

at com.sun.javaws.LaunchDownload.checkSignedResources(Unknown Source)

at sun.plugin2.applet.JNLP2Manager.prepareLaunchFile(Unknown Source)

at sun.plugin2.applet.JNLP2Manager.loadJarFiles(Unknown Source)

at sun.plugin2.applet.Plugin2Manager$AppletExecutionRunnable.run(Unknown Source)

at java.lang.Thread.run(Unknown Source)

Mas JNLP / JWS neste link funciona bem :
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/table.html#simple

E estas Applets neste site web funciona bem também:
http://objetjava.online.fr/J2SE/algosTris/bubbleSort.html

Qual serà probléma ??

E preciso alguma API para utiliza JavaFX no navegadore ?

Obrigado

Eu consegui executar esse exemplo sem problemas aqui na empresa, onde tenho o JavaFX 1.2 ainda:

http://www.javafx.com/samples/Mosaic/index.html

Estranho seu erro, qual exemplo específico você tentou rodar?

[]'s

Hellmanss

Não baixei a nova versão do netbeans ainda, mas foi adicionado ao pallet algum table ou ainda temos que utilizar table do swing?

Jesuino_Master

Não baixei a nova versão do netbeans ainda, mas foi adicionado ao pallet algum table ou ainda temos que utilizar table do swing?

Não temos um table control nessa versão =/. A falta de table desapontou a muitos que esperavam uma semelhante ao table control do Flex ou ao JTable mesmo… No entanto, temos o table control do JFxtras 0.6(http://steveonjava.com/jfxtras-0-6-final-released/) e podemos usar o do Swing também(perdendo a possibilidade de rodar em celulares, por exemplo…)

EDIT: Esse table do JFxtras exibe incríveis 16 milhões de registros no demo :o

Hellmanss

Achei um pouco lento os exemplos que executei do JFxtras(executei com web start).

M

Alguém que conhece e testou a nova versão conseguiria fazer uma comparação com o Flex e Silverligh em recursos e em ferramentas de desenvolvimento? O que ainda falta melhorar e o que tem a mais que os concorrentes?

Jesuino_Master

marcosalex:
Jesuino Master:

Não temos um table control nessa versão =/. A falta de table desapontou a muitos que esperavam uma semelhante ao table control do Flex ou ao JTable mesmo… No entanto, temos o table control do JFxtras 0.6(http://steveonjava.com/jfxtras-0-6-final-released/) e podemos usar o do Swing também(perdendo a possibilidade de rodar em celulares, por exemplo…)

EDIT: Esse table do JFxtras exibe incríveis 16 milhões de registros no demo :o

Alguém que conhece e testou a nova versão conseguiria fazer uma comparação com o Flex e Silverligh em recursos e em ferramentas de desenvolvimento? O que ainda falta melhorar e o que tem a mais que os concorrentes?

Verdade, ou algum objetivo e três pessoas, uma de cada tecnologia, poderiam implementar para mostrar os controles e passar uma idéia básica de configuração de ambiente e tals.

Jesuino_Master

Hellmanss:
Jesuino Master:

Achei um pouco lento os exemplos que executei do JFxtras(executei com web start).

vdd, comigo também rodaram lentos alguns exemplos. mas ele funciona legal e nem tão pesado em uso não tão exagerado qto os exemplos. Usei em uma app e agora vou reescreve-la com javafx 1.3 e tirar alguns componentes do Jfxtras :smiley:

JxtaNode

Bom dia Jesuino,

Obrigado pela resposta. Não funciona com todos os exemplos do JavaFX . Problema de certificado ??

Eu vou olhar para ver se eu encontro uma solução.

JavaFX parece-me interessante, na sua globalidade.

Abraços

A

galera qual e melhor flex ou javafx

UMC

eu fico com FLEX!

vlw

D

Vou baixar agora e conferir.

Obrigado pela noticia.

I

Jesuino Master:
Algumas coisas que podem ajudar JavaFX a “tirar o atraso”

• JavaFX no Android

Isso seria muito legal. Existe alguma possibilidade da Oracle fazer um port para o Android, se este é um concorrente do Java ME?

Estou empurrando a decisão de que tecnologia RIA usar no meu projeto o máximo que posso pra ver se o JavaFX ganha momento. Hoje infelizmente não arriscaria e ficaria com o Flex mesmo.

afamorim

Galera, acho que a pergunta “Qual o melhor, JavaFX ou Flex?” ainda é flex, pela quantidade de componentes e ferramentas mais bem estruturadas, mais digo, estou estudando os dois e afirmo que se tivesse uma ferramenta como o Flex Builder e pelo menos uma tabela para o JavaFX, já estaria usando o mesmo para os meus projetos.

Se vocês vissem como funciona o plugin para o Illustrator exportando para codigo JavaFX, ou seja, você desenha o design do jeito que você quer, depois transforma e só coloca as funcionalidades no mesmo. Coisa linda. Falta testar tambem como este código iria interagir com o JavaFX Compose

Quero ver se na nova versão do JavaFX compose um componente desenvolvido pelo usuário, herdando de CustomNode, pode ser incluido da palheta, pois a mania de travar o codigo fonte limita o usuário a depender de uma palheta mais flexível.

Malkav.Felipe

Vocês aconselhariam aprender primeiro flex para depois experimentar o javaFX?

Digo isso pela quantidade de tutoriais e artigos pra iniciantes ( e ferramentas melhores por enquanto) encontrada por ai :roll:

Jesuino_Master

http://wiki.netbeans.org/JavaFXComposerFXD

quase código algum :slight_smile:

afamorim

Tenho que descobrir como fazemos isso com um componente gerado pela gente apareça tambem na palheta, isso que é florida.

Uma questão Jesuino, você já viu como interagir mais de uma tela no JavaFX, digo, separar as telas do sistemas em arquivos diferentes para os mesmos serem carregados na aplicação no momento correto.

vi como fazer isso com flex usando modules, mais não vi nada parecido, imaginei apenas usar states para tal tarefa, mais o arquivo final ficaria um tanto confuso.

M

Torço pelo JavaFX, mas ainda gostaria de ver o MIDP 3.0 logo pra tirar um pouco do atraso da plataforma para Mobile.

L

Java não se restringe à Linguagem.

L

Eu torço pelo JavaFX também.

Alguem testou o componete visual do NetBeans de criação de GUI em JavaFX?

Pela linguagem ser declarativa, penso que não irá bagunçar tanto o código como faz com Swing (Só programo Swing na mão).

M

Lucas Emanuel:
Eu torço pelo JavaFX também.

Alguem testou o componete visual do NetBeans de criação de GUI em JavaFX?

Pela linguagem ser declarativa, penso que não irá bagunçar tanto o código como faz com Swing (Só programo Swing na mão).

O código fica bem mais legível. A sintaxe dele lembra um pouco a sintaxe que o Delphi adota para os arquivos .dfm de formulários, bem clara.

O Compose pelo pouco que brinquei achei até mais fácil de desenhar que o Matisse, só que tem alguns efeitos e desenhos que ele permite setar as propriedades mas você ainda não visualiza na hora, só que nada muito crítico. Um componente que sentia falta era pra fazer menus, mas agora foi atendido. Falta um pra tabelas, é o único que sinto falta agora.

Agora, o que eu queria que essas IDEs fizessem fosse uma maneira visual e rápida de associar os valores de componentes visuais a um bean, como o Delphi faz no componente de acesso a dados dele.

Malkav.Felipe

E o que seria aquele pacote novo : com.javafx.preview.* ?? :x

Nele tem controles de UI novos como os menus, no subpacote “controls”.

Seria aconselhavel usa-los, mesmo que esteja em um pacote “preview”??

:?

Jesuino_Master

Malkav.Felipe:
E o que seria aquele pacote novo : com.javafx.preview.* ?? :x

Nele tem controles de UI novos como os menus, no subpacote “controls”.

Seria aconselhavel usa-los, mesmo que esteja em um pacote “preview”??

:?

Eu estou usando alguns. Pode ser que tenham alguns bugs, mas na verdade esse pacote foi lançado pela choradeira do pessoal. Eu acho errado eles lançarem algo que podem tirar ou mudar depois, mas prefiro arriscar que ficar adicionando outros JARs na minha app.

Malkav.Felipe

@Jesuino Master - Sim, este é meu medo. Usar esses controles que pelo pacote, ainda não estão prontos.

Ainda é possivel usar os controles do swing em javafx?

Jesuino_Master

Malkav.Felipe:
@Jesuino Master - Sim, este é meu medo. Usar esses controles que pelo pacote, ainda não estão prontos.

SIm, mas agora é exibido um warning, pois os controles em Swing não são portáveis para celular, tv, etc.

Uma aplicação minha usava Swing e não rodava no celular(embora termos poucos hardwares que aceitam jfx…)… Por isso ela não foi aceita pelo pessoal para uso, fugia da idéia do JavaFX. agora portei ela para JavaFX 1.3:

jfxappsrepository.xpg.com.br/jfxapps/translatefx ou http://uploads.javafree.com.br/files_user/files/F/61/81/JavaFXTranslator.jnlp

Eu usaria os controles do preview mesmo ou os componentes do JFxtras…

M

Jesuino Master:
Malkav.Felipe:

SIm, mas agora é exibido um warning, pois os controles em Swing não são portáveis para celular, tv, etc.

Uma aplicação minha usava Swing e não rodava no celular(embora termos poucos hardwares que aceitam jfx…)… Por isso ela não foi aceita pelo pessoal para uso, fugia da idéia do JavaFX. agora portei ela para JavaFX 1.3:

jfxappsrepository.xpg.com.br/jfxapps/translatefx ou http://uploads.javafree.com.br/files_user/files/F/61/81/JavaFXTranslator.jnlp

vc acha que uma aplicacao Javafx baseada em janelas vai conseguir rodar em aparelhos moveis sem precisar ser reescrita?

J

eu baixei, e vou fazer uns testes em casa. Vamos ver se a performance melhorou mesmo.

Jesuino_Master

mochuara:
Jesuino Master:
Malkav.Felipe:

vc acha que uma aplicacao Javafx baseada em janelas vai conseguir rodar em aparelhos moveis sem precisar ser reescrita?

Não. Mas já vi muitas aplicações rodarem em celular sem modificação alguma, só quanto a dimensionamento mesmo… O problemas maior são aparelhos habilitados a rodarem JavaFX hoje em dia, pois são muito poucos…

Jesuino_Master

afamorim:
Galera, acho que a pergunta “Qual o melhor, JavaFX ou Flex?” ainda é flex, pela quantidade de componentes e ferramentas mais bem estruturadas, mais digo, estou estudando os dois e afirmo que se tivesse uma ferramenta como o Flex Builder e pelo menos uma tabela para o JavaFX, já estaria usando o mesmo para os meus projetos.

Se vocês vissem como funciona o plugin para o Illustrator exportando para codigo JavaFX, ou seja, você desenha o design do jeito que você quer, depois transforma e só coloca as funcionalidades no mesmo. Coisa linda. Falta testar tambem como este código iria interagir com o JavaFX Compose

Quero ver se na nova versão do JavaFX compose um componente desenvolvido pelo usuário, herdando de CustomNode, pode ser incluido da palheta, pois a mania de travar o codigo fonte limita o usuário a depender de uma palheta mais flexível.

Não sei se isso ajuda:

https://mix.oracle.com/questions/134722-using-customnodes-in-a-scene-designed-using-fxcomposer

Vou colar aqui a resposta para todos terem acesso sem ter que entrar o grupo:

Mas de qualquer forma ainda não é o Ideal…

J

Existem várias tecnologias semelhantes. Uma que já virou um padrão para dispositivos embarcados e móveis foi o qt quick, que na minha opinião é melhor que o javafx, o flex e o silverlight.

A nokia já adotou como padrão, já que a tecnologia é dela.

volnei

juliocbq:
Existem várias tecnologias semelhantes. Uma que já virou um padrão para dispositivos embarcados e móveis foi o qt quick, que na minha opinião é melhor que o javafx, o flex e o silverlight.

http://www.youtube.com/user/QtStudios

O problema é que só a Nokia a adotou como padrão e isso vai permanecer. Porque você a considera melhor que as três ?

M

volnei:
juliocbq:

O problema é que só a Nokia a adotou como padrão e isso vai permanecer. Porque você a considera melhor que as três ?

“Padrão é algo tão bom que cada um quer ter o seu.”

J

volnei:
juliocbq:

Porque todo dispositivo embarcado usa. Praticamente todo o mercado de embarcados está usando qt em seus projetos. Além do desempenho da tecnologia, que bate o flex, javafx e o silverlight.

http://qt.nokia.com/

J

mochuara:
volnei:
juliocbq:

É verdade, mas o qt já ganhou o mercado de embarcados a anos. Quase todo dispositivo usa qt como meio de embarcar sistemas.

http://shop.tcl.com/mitv/
http://qt.nokia.com/qt-in-use

Nesse quesito eu considero melhor que as três, além de ser possível usar uma linguagem de script como javascript ou css para criar interfaces.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0NK4zeAe5-Y[/youtube]

M

Jesuino Master:
mochuara:

Não. Mas já vi muitas aplicações rodarem em celular sem modificação alguma, só quanto a dimensionamento mesmo… O problemas maior são aparelhos habilitados a rodarem JavaFX hoje em dia, pois são muito poucos…

Teria o link pra um desses aparelhos?

M

juliocbq:
mochuara:
volnei:
juliocbq:

É verdade, mas o qt já ganhou o mercado de embarcados a anos. Quase todo dispositivo usa qt como meio de embarcar sistemas.

Ganhar mercado está longe de ser o mesmo que se tornar padrão de alguma coisa.

felipebonezi

Desculpa perguntar, mas eu estava lendo todos os post daqui, e me deu uma curiosidade de perguntar o seguinte:

JavaFx é uma nova linguagem ou é uma IDE de Java da Oracle?

Estou começando agora com Java e não sei muito!

J

felipebonezi:
Desculpa perguntar, mas eu estava lendo todos os post daqui, e me deu uma curiosidade de perguntar o seguinte:

JavaFX é uma tecnologia que está concorrendo com o silverlight e o flex para aplicações ricas e multimídia.

J

mochuara:
juliocbq:
mochuara:
volnei:
juliocbq:

Já é o padrão da nokia. Se quiser desenvolver pros dispositivos dela vai ter que aprender o quick e c++.

M

juliocbq:
mochuara:
juliocbq:
mochuara:
volnei:
juliocbq:

Já é o padrão da nokia. Se quiser desenvolver pros dispositivos dela vai ter que aprender o quick e c++.

Olha, estou neste momento desenvolvendo para o nokia N95 usando Java ME.

J

mochuara:
juliocbq:
mochuara:
juliocbq:
mochuara:
volnei:
juliocbq:

Olha, estou neste momento desenvolvendo para o nokia N95 usando Java ME.

sim, mas só para celulares, não é? Quando digo embarcados digo dispositivos desde porta-retratos eletrônicos a computadores de carros, gps, etc. JME está presente, na maioria dos casos em celulares abaixo da s40.

Jesuino_Master

felipebonezi:

JavaFX é uma nova linguagem voltada para a construção de aplicações gráficas, compatível com a plataforma Java e roda sob a JRE.

Alguns dos objetivos do JavaFX:

• Rodar em diversos dispositivos, SOs sem ter que reescrever o código. Missão difícil que vem aos poucos sendo alcançada, agora com o lançamento do JavaFX TV.

• Oferecer conteúdo rico e facilitar o desenvolvimento de aplicações gráficas. Também sendo aos poucos conquistada, nessa nova versão é possível remover muitos controles do Java Swing de sua aplicação JavaFX[A mardita Table é que falta].

Por fim, uma aplicação recente em JavaFX que o próprio @Volnei viu no fórum da Oracle :smiley: :

http://forums.sun.com/thread.jspa?threadID=5437434

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9VCmt1x9VRo

J

Jesuino Master:
felipebonezi:

JavaFX é uma nova linguagem voltada para a construção de aplicações gráficas, compatível com a plataforma Java e roda sob a JRE.

• Rodar em diversos dispositivos, SOs sem ter que reescrever o código. Missão difícil que vem aos poucos sendo alcançada, agora com o lançamento do JavaFX TV.

• Oferecer conteúdo rico e facilitar o desenvolvimento de aplicações gráficas. Também sendo aos poucos conquistada, nessa nova versão é possível remover muitos controles do Java Swing de sua aplicação JavaFX[A mardita Table é que falta].

Por fim, uma aplicação recente em JavaFX que o próprio @Volnei viu no fórum da Oracle :smiley: :

Aproveitando nossa conversa sobre dispositivos, qual phone suporta javafx hoje?

M

Aproveitando nossa conversa sobre dispositivos, qual phone suporta javafx hoje?[/quote]

Eu sei que ele já roda nos dispositivos com Windows Mobile e que não roda no iPhone.

Essa versão retirou boa parte do atraso que ele tinha em relaçao ao Flex e Silverlign, que estão mais maduros. Muitos dos componentes que faltavam foram atendidos e o suporte do Netbeans melhorou bastante. Ainda está bem longe do Flex Builder, mas está caminhando mais rápido que ele…

paulofafism

marcosalex

Eu sei que ele já roda nos dispositivos com Windows Mobile e que não roda no iPhone.

Essa versão retirou boa parte do atraso que ele tinha em relaçao ao Flex e Silverlign, que estão mais maduros. Muitos dos componentes que faltavam foram atendidos e o suporte do Netbeans melhorou bastante. Ainda está bem longe do Flex Builder, mas está caminhando mais rápido que ele…

Eu instalei o JavaFX no Windows Mobile e funcionou direitinho, vou fazer mais testes com ele. Será que é possivel desenvolver aplicativos com acesso a bancos de dados em JavaFX para dispositivos móveis, ou tenho que utilizar alguma biblioteca de terceiros?

Jesuino_Master

paulofafism:
marcosalex

Eu instalei o JavaFX no Windows Mobile e funcionou direitinho, vou fazer mais testes com ele. Será que é possivel desenvolver aplicativos com acesso a bancos de dados em JavaFX para dispositivos móveis, ou tenho que utilizar alguma biblioteca de terceiros?

É possível acessar WebServices REST, por exemplo. Então no servidor você pega objetos, serializa e oferece como serviço. O JavaFX pode ler esse serviço e exibir os dados.

Para poucos dados locais JavaFX tem a parte do storage. Se o SQLite http://www.sqlite.org/ tiver algo para acesso em Java, JavaFX pode acessar também.

Jesuino_Master

marcosalex:
juliocbq:

Essa versão retirou boa parte do atraso que ele tinha em relaçao ao Flex e Silverlign, que estão mais maduros. Muitos dos componentes que faltavam foram atendidos e o suporte do Netbeans melhorou bastante. Ainda está bem longe do Flex Builder, mas está caminhando mais rápido que ele…[/quote]

Todos esperamos ansiosamente pelo JavaFX Authoring Tool:

http://sellmic.com/blog/2009/06/05/javafx-authoring-tool-demo-at-javaone-2009-with-video/

M

hmm… O JavaFX só roda em celulares com windows mobile, que ja saiu de linha.

felipebonezi

Jesuino Master:
felipebonezi:

Po, valeu.
Eu vii o vídeo e percebi que o JavaFx é uma ferramenta multimídia :wink:
Mas é pra mobile, e ainda nao estou mexendo com a parte mobile!

Vou ficar no meu JavaSE por enquanto, mas é bom saber de novidades!
Abraço!

fredferrao

felipebonezi:
Jesuino Master:
felipebonezi:

Po, valeu.
Eu vii o vídeo e percebi que o JavaFx é uma ferramenta multimídia :wink:
Mas é pra mobile, e ainda nao estou mexendo com a parte mobile!

Vou ficar no meu JavaSE por enquanto, mas é bom saber de novidades!
Abraço!

Entao nao viu direito.

JavaFX é pra tudo, inclusive se quiser mudar sua app swing desktop pra javafx, You Can. Dentro do browse You Can, e mobile tambem You Can.
E a idéia é que tu possa fazer uma versão que funciona nos tres lugares sem muito esforço.

Criado 22 de abril de 2010
Ultima resposta 7 de mai. de 2010
Respostas 60
Participantes 21