JavaFX: agora vai?!

123 respostas
P

“… Lukas Hasik publicou em seu blog imagem impressionante que mostra valorização da Sun no mercado de ações após o anúncio do JavaFX Composer, ferramenta visual para criação de aplicações em JavaFX, à lá Adobe Flex…”

blog do Lukas Hasik

JavaFX Composer

Será que o JavaFX agora “emplaca”? :roll:

123 Respostas

Filipe_Chagas

O JavaFx Composer me pareceu uma ferramenta interessante, apesar de não estar nem em versão beta ainda.

A adoção do JavaFx vem caminhando a passos lentos (mais lentos que o esperado) e acabou deixando o Flex distanciar demais na corrida (em se tratando de web enviroments). Mas é claro que o JavaFX não é uma tecnologia criada pra ser utilizada unica e exclusivamente em ambientes web (onde o flex vem crescendo vertiginosamente), antes porém, é uma excelente opção pra desenvolvimento de aplicações stand alone e mobile.

Eu, particularmente, aposto na tecnologia quando o assunto é desenvolvimento de soluções desktop/mobile.
Sem contar que ainda não saiu a versão do editor visual do flex builder pra linux. Por mais que a fatia de usuários linux seja bem pequena em termos gerais, quando falamos de usuários desenvolvedores, o cenário muda um pouco.

M

É uma das ferramentas que mais fazia falta.

Apesar de ser criticado por muita gente, uma grande maioria de desenvolvedores prefere um ambiente RAD pra trabalhar com interfaces. Tanto que o VS e Delphi (na sua época) sempre ganharam espaço por causa disso.

E os concorrentes diretos do JavaFX (Silverlight e Flex) já possuíam IDEs com isso.

Apesar da Sun ter entrado tarde na briga, ela está ganhando espaço devagar. De vez em quando topo com algum site feito em JavaFX.

R

show de bola… acho q tem tudo pra dar certo…!

rafaelpaz

É mania, pow!!!

R

hã?!

luistiagos

massa… desculpe minha ignorancia mais com este javaFX é possivel fazer apps para o nokia?

mchiareli

Eu não gostei da ferramenta.

Tomara que melhore muito, é horrivel de colocar os componentes na tela, gera um código tosco.

Falta muito para chegar ao nivel da IDE do flex.

xjunior

Atualmente prefiro o Adobe Flex, manha pra fazer RIA…
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),
embora possui a qualidade da SUN, então, vejo um futuro brilhante para JavaFX.

Filipe_Chagas

É mania, pow!!!

hã?! ++

Falta MUITO pra chegar perto da IDE do flex e, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento do Flash Builder, talvez nunca chegue perto. Mas é importante lembrar que esta não é nem a versão beta ainda, então vamos relevar e esperaras melhorias. O plugin é apenas um rascunho tardio do editor visual pra JavaFx.

M

Ainda não.
Por enquanto só Windows Mobile, mas segundo os fórums de desenvolvimento estão trabalhando em uma versão pra Blackberry e pra Symbian.

A IDE realmente está bem atrás do Flex, mas já é um avanço importante.

rdgms

Estou torcendo para que de certo… Porque hoje trabalhar com JavaFx é horrivel!!! (minha opinião)

M

O mercado esta ansioso pra ver o JavaFX revolucionar o mercado de RIA

Pra mim esta mais pra desespero da equipe do javafx querer relacionar uma coisa com outra. O que mede o sucesso da tecnologia é a adoção por parte dos usuários, e nesse quesito JavaFX é insignificante. Acho muito difícil o Java recuperar esse mercado. Precisaria o mundo todo congelar por alguns anos e só a sun com sua meia duzia de engenheiros trabalhando dia e noite pra conseguir alcançar a concorrência.

luistiagos

Ainda não.
Por enquanto só Windows Mobile, mas segundo os fórums de desenvolvimento estão trabalhando em uma versão pra Blackberry e pra Symbian.

A IDE realmente está bem atrás do Flex, mas já é um avanço importante.

E quando sai estas versões?

sergiotaborda

xjunior:
Agora, JavaFX na minha opnião(me corrijam se estiver errado), é mais voltado para dispositivos movéis (num quer dizer q nao pode pros outros não, ok?),

A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).

JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.

A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…

P

Eu até concordo contigo, no que tange aos “desenvolvedores” (sim, a maioria usa Linux, mesmo que “em tempo parcial”); todavia, em termos mercadológicos, o que realmente importa é o usuário final e, convenhamos, usuários-finais-linux ainda são beeem pouco…

Sendo assim, não acredito que a Adobe terá “pressa” em portar sua(s) ferramenta(s) para o Linux… mesmo sabendo nós, desenvolvedores, que o “desktop” Linux melhorou muito de anos pra cá…

P

Eu não sei qual é o “pobrema” com IDE… já ouvi absurdos tipo "quem ‘programa’ com IDE não é ‘programador de verdade’… ", quando na verdade uma boa IDE poupa um tempo danado no desenvolvimento de qualquer software! :twisted:

P

Sim, falta muito para “chegar ao nível do Flex”, porém devemos lembrar que esta ferramenta é mais nova também…

Não sei se posso pensar assim, mas, com a compra da Sun pela Oracle, penso que alguns projetos/produtos “emperrados” vão andar… :roll:

xjunior

sergiotaborda:
xjunior:

A risco de dizer o obvio : Fx significa “efects” = “efeitos” é o mesmo tipo de abreviação que Special Fx.
A ideia é revolucionar o cliente gráfico em todas as plataformas Java. Se tem uma UI e é java então faz com Fx.
Reparem que JavaFX não é java (linguagem, plataforma) ela é uma nova plataforma orientada a UI. Ele tem a mesma essencia que o scala ou groovy é uma linguagem script que corre na JVM. A ideia de lhe chamar JavaFX é meramente comercial ( porque é feita pela Sun que detem o trademark).

JavaFx serve para fazer telas, sejam estilo formulário corporativo (concorendo comflex) seja para multimidea e animações (concorrendo com o flash e o silvelight em geral). Mas isso é em web. JavaFx também irá funcionar nas plataformas embarcadas - correndo em cima do ME - e no Java TV em cima dos Xlets. Claro, e no desktop tb.

A ideia do JavaFX é prover um front-end rico para aplicações correndo na JVM seja essa JVM qual for : standalone, tv, me, etc…

Bom meu caro, vc entendeu errado, não é risco de dizer o óbvio, e ainda, sabemos claramente uma parte do poder de JavaFX e para que serve, e ainda,
o óbvio é citar o Flex e RIA e ser dito em prover front-end rico para aplicações correndo na JVM.
Mas convenhamos, citamos o óbvio…
Agora, possuem maior utilização em aplicações móveis, mesmo sendo web, agora, foi boa a sua explicação, realmente falou o q era necessário.

M

Eu até concordo contigo, no que tange aos “desenvolvedores” (sim, a maioria usa Linux, mesmo que “em tempo parcial”); todavia, em termos mercadológicos, o que realmente importa é o usuário final e, convenhamos, usuários-finais-linux ainda são beeem pouco…

Sendo assim, não acredito que a Adobe terá “pressa” em portar sua(s) ferramenta(s) para o Linux… mesmo sabendo nós, desenvolvedores, que o “desktop” Linux melhorou muito de anos pra cá…
Infelizmente acho que o problema não é a falta de pressa e sim a falta de vontade (veja o Photoshop, por exemplo: desde 1990, época em que só rodava no Machintosh System, não foi portado para o Linux até hoje).

Por isso, nós usuário Linux apostamos no que temos: tomara que o JavaFX seja uma tecnologia tão promissora quanto a Sun espera.

chun

O mais engraçado foi ler que o flex “está crescendo vertiginosamente” hehehe…

Fazem uns 5 anos que ouço isso… e tudo que vejo com flex sao exemplos bobos ou softwares simplorios.

hehe… a dupla dinamica html+css simplesmente DOMINA E VAI CONTINUAR DOMINANDO… esse negocio de plugin é algo beeeeem questionavel…

M

chun:

Fazem uns 5 anos que ouço isso… e tudo que vejo com flex sao exemplos bobos ou softwares simplorios.

hehe… a dupla dinamica html+css simplesmente DOMINA E VAI CONTINUAR DOMINANDO… esse negocio de plugin é algo beeeeem questionavel…

Ainda mais com o advento do HTML 5, que alguns denominam “flash killer” (apesar de eu não achar isso; o Flash é uma tecnologia muito poderosa e não será tirada tão facilmente do trono; quem sabe com o tempo), cujo principal objetivo é justamente proporcionar uma experiência de navegação agradável sem precisar de trocentos plugins instalados.

Aliás, alguém já viu o protótipo do Youtube em HTML 5? É preciso de um navegador com suporte à HTML 5 (ou seja, um não IE: Firefox, Opera, Safari, Chrome…)

JonathanSSantos

Acho que o JavaFX é mais focado pra mobile… mais interessante e que vai cresce mto ainda! :smiley:

alexrosa

Sinto falta de um plugin bombado pro Eclipse, já que não curto muito o NetBeans :frowning:
O duro vai ser algum player criar um plugin tão produtivo quanto ao da Sun (plataforma netbeans) detentora do FX, o negócio é continuar escrevendo os scripts na unha mesmo :smiley:

Sobre a idéia do FX, na minha singela visão, javaFX tem tudo pra desbancar Flex e Silverlight… mas tudo isso vai depender da aceitação dos desenvolvedores Java em começar a desenvolver aplicativos pra FX, pois como podemos observar o javaFX atua em vários campos que os seus concorrentes ainda sonham estar ou atuar.
Sem contar que ele roda sobre a JVM, ponto forte contra seus concorrentes.

Tem tudo pra dar muito certo :slight_smile:

[]s
Alexandre.

chun

E existe algum Plugin bombado pro Eclipse ? Se tem uma coisa que eu odeio no eclipse são a baixa qualidade de 90% dos plugins…

Se comparados com os do NetBeans ou do IDEA , são uma vergonha.

serathiuk

Concordo. Ainda sou bem mais fazer as coisas sem depender de plugins de terceiros. O problema do HTML+CSS+Javascript até hoje ao meu ver foi a limitação em relação a gráficos e vídeos, que ainda se depende do Flash/Flex ou Silverlight se você quer algo não tão complicado que funcione para grande número de pessoas. Até era possível criar isso com Javascript, mas com uma série de complicações. Mas com o HTML5, para muitas das coisas que ainda se dependia de Flash, já temos equivalentes no HTML/Javascript. Com o Canvas, 99% dos usos que pelo menos EU tinha para o Flash vão ser eliminados. O Flash nasceu inicialmente para suprir uma série de limitações que HTML tinha. Agora que não terá mais, para que ele irá servir afinal? Eu gosto de Flash, mas acho que ele irá perder grande parte da sua utilidade.

chun

Para as limitações graficas utiliza-se flash , mas quantos % do seu projeto elas constituem ?

serathiuk

Para ser sincero, só utilizo para gráficos(pizza, barra, etc…) mesmo. Tentei usar umas API’s que prometem fazer isso em Javascript, mas achei elas muito lentas e não mostravam um resultado satisfatório. Mas somente para isso que utilizo mesmo. Uma vez precisei desenvolver um e-commerce mas dinâmico e mais “bonitinho”, que era para uma loja de produtos para casamento, e nesse foi necessário desenvolver 100% da interface para o usuário em Flash(mas isso faz alguns anos). A administração dele ainda era HTML+CSS.

nofan

alexrosa:
Sinto falta de um plugin bombado pro Eclipse, já que não curto muito o NetBeans :frowning:
O duro vai ser algum player criar um plugin tão produtivo quanto ao da Sun (plataforma netbeans) detentora do FX, o negócio é continuar escrevendo os scripts na unha mesmo :smiley:

O pessoal da exadel ja esta trabalhando no plugin visual para o eclipse em breve vai poder trabalhar graficamente com eclipse mesmo so precisa de um pouco de paciencia :slight_smile:

L

É mania, pow!!!

hã?! ++

???++

Filipe_Chagas

chun:

O adoção do Flex está, sim, crescendo vertiginosamente no desenvolvimento de aplicações web.
A primeira coisa a se entender é que flex não está para concorrer com HTML+CSS. Se você ficar procurando por sites e portais de conteúdo em flex, não vai achar nunca (se achar me mande o link pra JAMAIS acessar, pois site em flash é uma merda - e estou falando com ótica de usuário).
É claro que a esmagadora maioria dos sistemas ainda são feitos utilizando HTML+CSS+AJAX(pode trocar “AJAX” por um monte de javascript cabuloso) simplesmente porque (você deve saber) HMTL é um tanto quanto mais antigo que flex :roll:
Além disso, eu conheço muitas aplicações web que são bem mais que “exemplos bobos ou softwares simplorios”

Pensar que Flash/Flex estão para substituir, ou mesmo, concorrer com HTML+CSS+Javascript é uma ingenuidade e total falta de conhecimento das teconogias.
Em se tratando de aplicações web, flex (ou mesmo silverlight, javafx) é uma solução muito mais inteligente, produtiva (developer side) e atrativa (user site) que HTML/CSS/Javascript

L

sergiotaborda:
xjunior:

Interessante saber isso.

So achei estranho (pode ser que eu esteja enganado) que no site Oficial do JavaFX, o mesmo é mostrado como se fosse voltado mais, e até somente, para RIA. Até o title da página é JavaFX : Rich Internet Application Development.

Se ele pode dar mais vida a toda JVM, por que o site nao divulga isso?

Filipe_Chagas

Filipe Chagas:
chun:

O adoção do Flex está, sim, crescendo vertiginosamente no desenvolvimento de aplicações web.
A primeira coisa a se entender é que flex não está para concorrer com HTML+CSS. Se você ficar procurando por sites e portais de conteúdo em flex, não vai achar nunca (se achar me mande o link pra JAMAIS acessar, pois site em flash é uma merda - e estou falando com ótica de usuário).
É claro que a esmagadora maioria dos sistemas ainda são feitos utilizando HTML+CSS+AJAX(pode trocar “AJAX” por um monte de javascript cabuloso) simplesmente porque (você deve saber) HMTL é um tanto quanto mais antigo que flex :roll:
Além disso, eu conheço muitas aplicações web que são bem mais que “exemplos bobos ou softwares simplorios”

Pensar que Flash/Flex estão para substituir, ou mesmo, concorrer com HTML+CSS+Javascript é uma ingenuidade e total falta de conhecimento das teconogias.
Em se tratando de aplicações web, flex (ou mesmo silverlight, javafx) é uma solução muito mais inteligente, produtiva (developer side) e atrativa (user site) que HTML/CSS/Javascript

Só completando, alguém aí já viu uma aplicação web desenvolvida em HTML+CSS+Javascript que proporcione uma experiência ao usuário sequer comparável a esta: http://blip.tv/file/2835432 ??? Agora reflita um pouco e tente imaginar a quantidade de código Javascript você teria que escrever pra fazer algo do tipo…

chun

Filipe Chagas:
Filipe Chagas:
chun:

Só completando, alguém aí já viu uma aplicação web desenvolvida em HTML+CSS+Javascript que proporcione uma experiência ao usuário sequer comparável a esta: http://blip.tv/file/2835432 ??? Agora reflita um pouco e tente imaginar a quantidade de código Javascript você teria que escrever pra fazer algo do tipo…

Eu inicialmente gostaria de saber onde estão estes numeros vertiginosos… voce pode me dizer qual foi a pesquisa em que voce encontrou eles ?

Quanto a “experiencia” ao usuario , um monte de “graficos flutuando” não é o meu conceito de “experiencia ao usuario”…

E sim um grande pé no saco quando se trata de qualquer sistema que voce use mais do que uma vez por mes…

Voce nunca s eperguntou prq não existe nenhum ecomerce de respeito utilizando o dito RIA ?

Filipe_Chagas

Te garanto que não vai precisar de mais que alguns minutos de pesquisa pra constatar que grandes potências do software world já descobriram o valor das RIAs.

Antes de mais nada, preciso dizer que não falo utilizando “meu conceito” de experiência de usuário, eu falo em nome de uma posição formada sobre um tema amplo e que possui uma infinidade de vertentes e complexidades de estudo .Experiência de usuário vai muito além de gráficos flutuando, com certeza. Se “gráficos flutuando” foi a unica coisa que viu no vídeo que mandei, concluo que estou perdendo tempo discutindo o assunto. Agora, quanto às transições, estude um pouco e vai ver que elas (aliadas a vários outros conceitos de usabilidade, acessibilidade, etc) são mais importantes do que você imagina.

E-commerces são um excelente exemplo de aplicações web onde seria horrível utilizar flex.
Mais uma vez, se encontrar algum, me mande o link pra eu jamais acessar.

chun

Legal , e qual aplicação não é horrivel para se utilizar um sistema “visualmente chapado” e com efeitos exagerados ?

Consegue me fornecer um exemplo onde flex seja mais produtivo que HTML+CSS para o usuario final ?

ps: fazer pesquisas no google não quer dizer achar coisas “populares” , duvida ?

http://www.google.com.br/search?q=dar+a+bunda&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&client=firefox-a&rlz=1R1GGGL_pt-BR___BR356

Viu só ? Varias pessoas descobriram isto , mas será que o mercado “engoliu” ?

sergiotaborda

Depende do site que vc ler… :wink:

http://www.sun.com/software/javafx/mobile/index.jsp
http://www.informetecnologia.com.br/interna_noticia.php?idN=4398

Filipe_Chagas

chun:
Legal , e qual aplicação não é horrivel para se utilizar um sistema “visualmente chapado” e com efeitos exagerados ?

Consegue me fornecer um exemplo onde flex seja mais produtivo que HTML+CSS para o usuario final ?

ps: fazer pesquisas no google não quer dizer achar coisas “populares” , duvida ?

http://www.google.com.br/search?q=dar+a+bunda&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&client=firefox-a&rlz=1R1GGGL_pt-BR___BR356

Já te mandei um link com um excelente exemplo de aplicação usando flex onde a experiência do usuário alcançou um nível fantástico.

O termo “pesquisar” não significa clicar no botão search do google.

Quem falou em “coisas populares”?? Eu falei em soluções melhores e grandes empresas que enxergam isso.

“Visualmente chapado”??? “Efeitos exagerados”???
Um link para uma pesquisa com o termo “dar a bunda” no google???

É, estou perdendo meu tempo…

J

Filipe Chagas eeeeoooooo!!! Filipe Chagas eeeeoooooo!!!
kkkkkkkkkk
Sensacional cara!
Concordo em genero, número e grau em td que falou, inclusive :

Tens uns caras que são ALIENADOS em algumas tecnologias cara, sem nenhuma flexibilidade! Nem compensa!

kkkkkkkkk

To rindo até agora cara…

:mrgreen:

L

JWell:
Filipe Chagas eeeeoooooo!!! Filipe Chagas eeeeoooooo!!!
kkkkkkkkkk
Sensacional cara!
Concordo em genero, número e grau em td que falou, inclusive :

Tens uns caras que são ALIENADOS em algumas tecnologias cara, sem nenhuma flexibilidade! Nem compensa!

kkkkkkkkk

To rindo até agora cara…

:mrgreen:

aff…

J

Filipe Chagas:
chun:

Já te mandei um link com um excelente exemplo de aplicação usando flex onde a experiência do usuário alcançou um nível fantástico.

Quem falou em “coisas populares”?? Eu falei em soluções melhores e grandes empresas que enxergam isso.

Sem querer desmerecer o FLex, pra que? Pra que colocar esse monte de animação besta e dizer “experiência do usuário num nível fantástico”? Cara, me desculpa mesmo, mas usar componentes HTML mesmo, com JQuery, mata a pau e não demora pra desenvolver. Tá até parecendo que foi comprado pela Adobe.
Agora, não vem dizer que é fácil porque não é mais fácil fazer em Flex, nem vem que não tem. Se contar o número de linhas em Script do ActionScript com do JQuery para fazer validação, com seus plugins, acredito que dá na mesma. E não to falando que ActionScript de animação, mas sim de código pra validar e outras coisas mais, como se comunicar com a tecnologia de backend. Nisso, acho que o JavaFX pode passar a frente, pq num vai precisar de um “meio termo” pra chegar lá e muito menos pago pra ser padrão. É Java e pronto.
Mas podemos discutir diferenças, já que conheço o Flex e muito bem, diga-se de passagem e também o JQuery e outros scripts que podem dar a tal “experiência” sem sofrimento ao usuário.

Filipe_Chagas

javamaniaco:

Sem querer desmerecer o FLex, pra que? Pra que colocar esse monte de animação besta e dizer “experiência do usuário num nível fantástico”?

Já afirmei várias vezes, vou repetir por uma última:
Se a unica coisa que viu foi “animação besta” e acha que a experiência do usuário a que me refiro se resume a isso, lamento, mas não vou continuar perdendo meu tempo…

javamaniaco:

Cara, me desculpa mesmo, mas usar componentes HTML mesmo, com JQuery, mata a pau e não demora pra desenvolver. Tá até parecendo que foi comprado pela Adobe.

HTML+CSS+Javascript são ótimos, mas pra RIA (Rich Internet Applications) Flex traz inúmeras vantagens e conceitos mais modernos e feitos sob medida pra essa realidade. Conceitos que, repito, não perderei mais meu tempo pra explanar.

javamaniaco:

Agora, não vem dizer que é fácil porque não é mais fácil fazer em Flex, nem vem que não tem. Se contar o número de linhas em Script do ActionScript com do JQuery para fazer validação, com seus plugins, acredito que dá na mesma.

Se fosse fácil não precisaríamos existir amigo! Por isso estudamos e trabalhamos duro pra oferecer soluções de qualidade.
Se a unica unidade de medida que você usa pra definir qual a melhor ferramenta pra cada situação é a quantidade de linhas necessárias pra desenvolver, lamento, não continuarei perdendo meu tempo aqui.

javamaniaco:
E não to falando que ActionScript de animação, mas sim de código pra validar e outras coisas mais, como se comunicar com a tecnologia de backend. Nisso, acho que o JavaFX pode passar a frente, pq num vai precisar de um “meio termo” pra chegar lá e muito menos pago pra ser padrão. É Java e pronto.
Mas podemos discutir diferenças, já que conheço o Flex e muito bem, diga-se de passagem e também o JQuery e outros scripts que podem dar a tal “experiência” sem sofrimento ao usuário.

Parabéns! Como grande conhecedor de todas essas tecnologias RIA, tenho certeza que conseguirá excelentes resultados, continue assim, pois não vou mais perder meu tempo por aqui.

Você tem sua opinião, eu tenho a minha! E ficamos assim, ok? :wink:

Quanto tempo perdi por aqui hoje…

xymor

Filipe Chagas:

Atualmente muito. Com HTML5, CSS3, Canvas, WebSocket API, webstorage, WebGL, video e audio tags, etc, muito pouco.

Com a evolução do DHTML o flash vai ter que competir nas ferramentas de produtividade, onde atualmente tem a vantagem. A Enorme desvantagem é que sempre será um plugin externo.

xjunior

Lucas Emanuel:
sergiotaborda:
xjunior:

Interessante saber isso.

So achei estranho (pode ser que eu esteja enganado) que no site Oficial do JavaFX, o mesmo é mostrado como se fosse voltado mais, e até somente, para RIA. Até o title da página é JavaFX : Rich Internet Application Development.

Bom cara, não neguei isso, pois ele é feito para isso…
por isso q citei a concorrencia com o flex…não é???

P

Não “portou” e nem vai “portar”!

O Photoshop é um “produto” muito rentável, mesmo com a pirataria “lá em cima”; já disse isso, mas não custa repetir: “quem usa Linux fulltime não ‘compra’ software”. Se não tem quem “compre”, pra quê portar softwares “comerciais” para esta plataforma?

Não vamos “demonizar” a Adobe: ela é uma excelente empresa, produz softwares igualmente excelente e nada mais justo que vender seus produtos no Mercado, não?!

P

Se só existe “toy apps” feitas em Flex, de quem é a “culpa”? Ou, por que será que, para iPhone, a realidade é bem diferente, se para ambas as plataformas existem SDKs/frameworks/ferramentas (até certo ponto) maduras?

Penso que nós precisamos aprender mais sobre o framework (Flex) e os “runtimes” da Adobe (Flash Player/AIR) que, apesar de não parecer, são poderosos sim. Podem não ser perfeitos, porém são adequados para criar grandes aplicações. É só saber fazer. :wink:

M

Não “portou” e nem vai “portar”!

O Photoshop é um “produto” muito rentável, mesmo com a pirataria “lá em cima”; já disse isso, mas não custa repetir: “quem usa Linux fulltime não ‘compra’ software”. Se não tem quem “compre”, pra quê portar softwares “comerciais” para esta plataforma?

Não vamos “demonizar” a Adobe: ela é uma excelente empresa, produz softwares igualmente excelente e nada mais justo que vender seus produtos no Mercado, não?!
Eu sei que não vai portar e foi exatamente o que disse: provavelmente nós, desenvolvedores e usuários Linux, não vamos ter a possibilidade de desenvolver em Flex (e nem mesmo em Flash) pelos próximo 5000 anos. E é perfeitamente justo vender seus softwares, mas discordo que usuários Linux não comprar software - sim é difícil mas não impossível - ou pelo menos usem softwares pagos, mesmo que “alternativos”.

P

+1.

romarcio

Ainda não mexi com esse JavaFX, vou ter que arranjar tempo uma horinha desses e tentar fazer alguma coisa, é bem interessante.
O site das olimpiadas de inverno ficou bem legal.

P

Não há pecado em discordar, o debate de ideias é sempre proveitoso; todavia, queria que você tentasse me “vender” sua opinião, pois até agora você não me “convenceu”…

Usuário Linux (de verdade!) comprando software (mesmo que de reconhecida qualidade) ? Nunca vi! :shock:

P

Por falar em “desenvolver apps RIA úteis”, deêm uma olhada:

50 Most Usable RIAs

(é claro que eu ainda não testei todas, mas acho que este “catálogo” dá um preview do que pode ser feito…)

M

Javafx e Flash/Flex se saem mal no quesito usabilidade porque o browser foi feito para privilegiar a experiencia de tecnologias de documentos de hypertexto baseado em links e tecnologias de plugin tem muita dificuldade de estabelecer uma experiência homogenia de alto padrão de usabilidade (que é necessario para aplicações RIA) entre diferentes implementações de browser/SO/VM. Quem ja usou flash player no mac sabe do que estou falando, javafx então é covardia ficar citando os problemas porque é uma tecnologia ainda de laboratório. Ainda não decolou.

M

pcassiano:

Não há pecado em discordar, o debate de ideias é sempre proveitoso; todavia, queria que você tentasse me “vender” sua opinião, pois até agora você não me “convenceu”…

Usuário Linux (de verdade!) comprando software (mesmo que de reconhecida qualidade) ? Nunca vi! :shock:

Usuários DOMÉSTICOS não compram nem pra Windows. Ainda mais no Brasil. Em empresas já trabalhei em empresas que compraram produtos desktop pra Linux, como o Jude Professional e o JCompany.

Mas concordo que os profissionais de design, público que compra o Photoshop, dificilmente usaria Linux. A esperança do Linux é a Adobe resolver portar as aplicações dela pra rodarem em cima do Air pra divulgar a plataforma. Daí automaticamente o SO ganharia mais aplicações.

M

marcosalex:
pcassiano:

Usuários DOMÉSTICOS não compram nem pra Windows. Ainda mais no Brasil. Em empresas já trabalhei em empresas que compraram produtos desktop pra Linux, como o Jude Professional e o JCompany.

Disse tudo.

balrog

JavaFX ja nasceu morto. E nao vai ser nos acrescimos da prorrogacao que uma IDE vai salvar a patria pra Sun no topico FX.

M

Não acho que tenha nascido morto. Talvez com graves problemas. Se ficar em coma por algum tempo, pode ser que fique bem…

P

O que tem de gente que reclama dos “produtos” da Sun e, no entanto, boa parte deles têm algum sucesso… a própria linguagem Java é igualmente amada e odiada mundo à fora, porém ainda assim ela é “líder” mundial segundo alguns “índices”…

Quando o assunto é Tecnologia, eu não duvido nada… O próprio Twitter, queridinho das Redes Sociais, existe desde 2006, no entanto, “bombou” mesmo este ano…

Sem contar que a Sun foi comprada por uma empresa que sabe ganhar dinheiro, então, que venha 2010, pois tenho fortes esperanças quanto ao futuro de alguns “produtos” da antiga Sun, agora Oracle. :wink:

M

O que tem de gente que reclama dos “produtos” da Sun e, no entanto, boa parte deles têm algum sucesso… a própria linguagem Java é igualmente amada e odiada mundo à fora, porém ainda assim ela é “líder” mundial segundo alguns “índices”…

Quando o assunto é Tecnologia, eu não duvido nada… O próprio Twitter, queridinho das Redes Sociais, existe desde 2006, no entanto, “bombou” mesmo este ano…

Sem contar que a Sun foi comprada por uma empresa que sabe ganhar dinheiro, então, que venha 2010, pois tenho fortes esperanças quanto ao futuro de alguns “produtos” da antiga Sun, agora Oracle. :wink:

Ou quem reclama é porque já não acha mais suficiente ser melhor que C++. É preciso evoluir e nesse quesito Java está a passos de tartaruga, o que ser líder de mercado tem de bom para o programador aqui? salário baixo? projetos de baixo apelo técnico? ser contratado por orkut?

Quando as pessoas criticam o design da linguagem Java os unicos que vejo se sentirem ofendidos são aqueles que estão na fase de namoro com a linguagem ou aqueles que tem C++ como única alternativa.

E

Filipe Chagas:
Filipe Chagas:
chun:

Realmente a aplicação é muito interessante, tem uns efeitos legais… sem utilidade alguma porem legais.

E

Filipe Chagas:
chun:

Felipe, realmente você é o cara… Você está perdendo muito tempo discutindo um assunto no maior site da comunidade Java do país. Você realmente está acima disso.

D

Vou dar minha sincera opinião, já que estou percebendo que este tópico está descambando. Nenhuma tecnologia nasce morta, como um já disse ai. Nem está fadada ao fracasso, principalmente se tem uma empresa grande por trás.
O que vejo são apaixonados do Java querendo defender demais e do Flex tb. Pra começar, Flex na Macromedia parecia que ia morrer. A Adobe deu uma erguida legal na idéia e, me provem o que se faz no Flex que realmente o merece em substituição do famoso trio: HTML, CSS e JavaScript[Aqui deixo o lugar do seu framework JS predileto].
Tanto um como o outro ficam cegos a realidade: se Flex foi o ++ das aplicações RIA e melhor que o trio acima, GMail, Yahoo Mails, Google Docs e outros utilizariam. Porque não utilizam? Vou explicar porque: estas empresas conseguiram ter em seus aplicativos frameworks que abstraem a complexidade do JavaScript sem a necessidade de mudar de tecnologia. Não há nada de especial em Flex, desculpa ai os entusiasmados. Se tem, me mostrem que vou jogar areia mesmo e mostrar o efeito em JS.
Pior, o Flex na Web ainda depende do Browser, logo, é “tanto faz um tiro na nuca como atrás da orelha”, se eu usar JavaScript.
Ai vem um e diz (será que ainda tem esse?): Mas eu posso bloquear o JavaScript. Também posso fazer com o SWF, que aliás, roda embaixo de um JS para não ter as chaturas das chamadas de browsers como IE sobre perigos de ActiveX.
Enfim, acho que brigar não adianta, sempre haverá os prós e contras e no fim, percebo que Flex tá na mesma, apenas com mais entusiastas, JavaScript evoluiu muito (aliás, quando o Flex foi concebido, lembram como era o AJAX - há é, não tinha ainda né?) e a Sun/Oracle está correndo atrás, como a Microsoft.
No fim, quem quer apostar como vai ser este páreo em 10 anos?

P

Se sua lógica estiver certa, a Oracle com certeza dará uma “erguida legal” no JavaFX. :wink:

Uma resposta exata à tua pergunta eu não tenho, porém arrisco dizer que ao menos se produz mais com Flex do que com o Trio Parada (hoje em dia, nada) Dura citado acima.

Uma resposta exata à tua pergunta eu não tenho, porém arrisco dizer que o Flex ou não existia ou era um “embrião” quando, por exemplo, o GMail foi concebido… se assim foi, nem eu escolheria o Flex para uma aplicação do tamanho do GMail! :shock:

Essas empresas quase nunca usam os “produtos” “in natura”. Nem poderiam! É preferível adaptar 500% “à moda da casa” e garantir “alguma estabilidade” do que ficar à mercê de uma empresa, ou mesmo Comunidade Open Source…

Não só concordo, como já disse e repito: ao menos com o Flex Builder é possível produzir mais; e por falar em Produtividade, aposto que a M$ está bolando uma IDE melhor que o Flex Builer, para seu Siverlight… sem contar a integração com sua plataforma .Net… aposto que vem “coisa grande” por aí (sem trocadilhos, please!)

Ué, pensei que XHTML/CSS/JS também fosse! :shock:

Não! A IDE da Adobe, ao menos neste momento, é a melhor para desenvolver RIA! E o Flash Builder/Flash CS5 virá melhor ainda, escrevam isso! (você leu certo: a Adobe mudou o nome de sua IDE para Flash Builder…).

Quanto às outras ferramentas, ou elas “correm atrás”, ou vou ficar “lá atrás”, mesmo sendo (para alguns) melhores que o Flex.

Verdade, porém eu só me sentiria à vontade para colocá-lo na mesma base de comparação se existisse uma “JQuery IDE”, por exemplo. :wink:

Uma resposta exata à tua pergunta eu não tenho, porém arrisco dizer que a Interatividade e a Usabilidade terão transformado completamente os softwares! Olharemos para trás e diremos: "C@#$%&*, não acredito que em 2010 a coisa era assim, tão “tosca”… :smiley:

juliofsn

Você consegue colocar um vídeo no seu site, só com HTML+CSS+JavaScript? Desenhar gráficos dinamicamente?

G

Você consegue colocar um vídeo no seu site, só com HTML+CSS+JavaScript? Desenhar gráficos dinamicamente?

Você acha que não tem como???

D

Já vi que não conhece frameworks JS. Dá uma olhada no Dojo Toolkit, só pra dar um exemplo. Pode não ter as frescuras (aliás, já vi cada coisa bem animada em termos de gráficos com frameworks), mas vamos dizer que no Flex eu separo uma fatia de pizza arrastando o mouse e que no framework JS pode ser que isso não ocorre (eu disse pode ser, pq não sei se realmente já não o fizeram), não faz diferença, não concorda?
No geral, a Adobe quer criar apaixonados e cegos para que não vejam o avanço da tecnologia HTML. Com o HTML 5 então, morre o Flex se ele num inventar algo ++. Isso até me lembra a era Flash, 1999, que em dez anos migrou para Flex, já que flash perdeu seu altar. Agora vai perder de novo e ponto.

D

Olha, se comprar com IDE, por IDE, design já tem semi-pronto. Aliás, quando criaram as CSSs como padrão para layout, tabless, a coisa ficou mais fácil, pelo menos eu acho.

O Flex não foi totalmente reinventado. Ele surgiu utilizando como base o plugin do Flash para suas interfaces e sua programação. Só precisavam criar uma forma eficiente de se comunicar com o backend, já que antes era só XML. E mais, GMail, Yahoo e outros usam AJAX, que se consagrou e se tornou padrão apenas após outros browsers adotarem, isso bem depois da tecnologia do SWF.

Mas usam jQuery, estranho né?

pcassiano:

Não só concordo, como já disse e repito: ao menos com o Flex Builder é possível produzir mais; e por falar em Produtividade, aposto que a M$ está bolando uma IDE melhor que o Flex Builer, para seu Siverlight… sem contar a integração com sua plataforma .Net… aposto que vem “coisa grande” por aí (sem trocadilhos, please!)

Serve essa IDE: http://www.eclipse4sl.org/

Era pra ser uma piada…pensei que havia entendido

Tá tentando erguer mais. Mas fala ai a verdade e não esconde vai, você apenas desenha rápido, hehehee. O Flash já fazia isso, desculpa ai.

Se houvesse um JQuery IDE, era o fim das demais tecnologias.

pcassiano:

Uma resposta exata à tua pergunta eu não tenho, porém arrisco dizer que a Interatividade e a Usabilidade terão transformado completamente os softwares! Olharemos para trás e diremos: "C@#$%&*, não acredito que em 2010 a coisa era assim, tão “tosca”… :smiley:

Eu prefiro dizer que, pelo pouco que vi nos aplicativos “toscos” em Flex que todo mundo chama de usual é que, esqueceram o que significa a tal palavra. Não acho usual o que andam fazendo. Acho que esqueceram de ler o livro “Não me Faça Pensar”.

T

Pelo jeito JavaFX não vai nem a pau. Esqueceram de falar de suas qualidades para falar mal do que não conhecem. Pelo visto, todos que malharam Flex não o conhecem ou tentaram trabalhar com ele como se trablaha com html. Não entendo porque os “programadores java” não aceitam que outras tecnologias tenham também seu espaço. Citaram bastante o Yahoo aqui e este tem aplicativos em php até hoje, mas pelo visto só javascript do Yahoo presta, o PHP deles é uma porcaria.

Na minha opinião, java tem muito espaço no mercado é uma tecnilogia que se aplica bem muitos casos, mas não é unanimidade. Só faltou alguém dizer que construiria RIA’s muito mais rápido com JSF do que com FLEX…

P

Sim, o Flash permite “desenhar rápido” desde sempre! Porém você está esquecendo que o Flex é feito sobre o Eclipse, tem debugger e a possibilidade de se integrar (virtualmente) com qualquer plug-in do Eclipse, para qualquer “finalidade produtiva”. O Flash não permite isso. Penso que o motivo pelo qual a Adobe escolheu o Eclipse como “base” foi justamente a Produtividade…

Pegou pesado agora, não?! :shock: Eu gosto muito do framework jQuery, mas não apostaria “todas as minhas fichas” nele…

É uma questão de comprar o livro e ler! :wink: O dia que nós, programadores (em qualquer nível), aprendermos mais sobre Design, Usabilidade, Acessibilidade, Social Media, Marketing, Vendas etc, com certeza faremos software melhor. Você leu certo: faremos software melhor! Isso porque “… nem só de bom código sobrevive uma aplicação, mas de uma série de coisas que não têm relação direta com a ‘parte tecnológica’…”.

D

thiago_algo:
Pelo jeito JavaFX não vai nem a pau. Esqueceram de falar de suas qualidades para falar mal do que não conhecem. Pelo visto, todos que malharam Flex não o conhecem ou tentaram trabalhar com ele como se trablaha com html. Não entendo porque os “programadores java” não aceitam que outras tecnologias tenham também seu espaço. Citaram bastante o Yahoo aqui e este tem aplicativos em php até hoje, mas pelo visto só javascript do Yahoo presta, o PHP deles é uma porcaria.

Na minha opinião, java tem muito espaço no mercado é uma tecnilogia que se aplica bem muitos casos, mas não é unanimidade. Só faltou alguém dizer que construiria RIA’s muito mais rápido com JSF do que com FLEX…

Não com JSF, mas com certeza com Rails ou Django ;).

P

Penso que todos nós podemos aprender um pouco mais sobre JavaFX neste video. :wink:

T

djemacao:
thiago_algo:

Não com JSF, mas com certeza com Rails ou Django ;).

Mas você pode usar flex no front-end e rails no back-end e ser muito produtivo também.

Eu não estou querendo discutir qual tecnologia é melhor. Apenas digo que tem casos onde flex pode ser bem aplicado, como foi aqui na empresa onde trabalho. Somos uma rede de comércio varejista de Santa Catarina com aproxidamente 80 filiais. Temos mais de 1200 estações de trabalho, sendo que mais de 90% delas rodam linux. Tinhamos nosso ERP desenvolvido em Kylix. Nossa aplicação começou a ser migrada há uns 4 anos. Começou-se utilizando EJB 2.1 para a regra de negócio. Muitos vão dizer que Deveríamos migrar para EJB 3, mas no momento isso é inviável e EJB 2.1 está nos atendendo bem. Para a camada de visualização tentamos alguns frameworks action based, mas nunca atingimos o nível de usabilidade que o usuário tinha em desktop. O mesmo ocorreu quando tentamos usar JSF, que foi pior ainda, tivemos uma produtividade menor devido a curva de aprendizado da equipe. Quando conhecemos o flex, não acreditamos nas coisas que ele prometia. Tanto que ele só foi aceito depois muito tempo e uma consultoria externa vir oferecê-lo. O aprendizado da equipe foi rápido e qualidade das telas do sistema, em termos de usabilidade, chegou muito próxima do sistema em Kylix. Nosso objetivo realmente foi alcançado, pois conseguimos a flexibilidade de não precisar ficar atualizando aplicativos desktop, mas mantivemos a experiência do usuário em nível que ele já possuia. Nosso sistema tem mais de 400 módulos, e em menos de 6 meses (começamos em maio) já migramos mais de 25% do sistema. Coisa que não conseguimos com as soluções que rodam sem plugin, diretamente no browser. E porque isso? Por que estávamos tentando usar o browser justamente para o que ele não serve. Aos que falam que o plugin é um problema, deveriam rever a utlização de uma plataforma que depende da instalação de uma vm, no caso java. O plugin do flash hoje está presente em mais de 95% dos browsers e tem instalação muito fácil. Só para complementar, para acessar o hardware, quando necessário, utilizamos applets java e neste momento estamos desenvolvendo uma aplicação de frente de caixa que acessa impressora fisca, pinpad, autenticadoras e impressoras matriciais usando Adobe Air. Tudo isso sem nos preocuparmos com o SO ou o browser do usuário e criando componentes extremamente especializados que facilitam e muito a vida do usuário.

Flex não é para e-commerce, nem para sites institucionais e sim para sistemas. Então não adianta ficar querendo comparar com produtos desses seguimentos. Também não adianta ficar discutindo o que é melhor e o que é pior. Com certeza vão existir casos em que é melhor e casos em que é pior. Mas cada cenário é diferente. Na minha opinião a maioria das pessoas que fica aqui discutindo não tem um caso onde usou a maioria dessas tecnologias para poder afirmar qual é melhor. Existem vários fatores a se considerar na escolha de uma tecnologia: o resultado final para o usuário, a equipe de desenvolvimento, a integração com outras tecnologias, a distribuição do software, etc…

Se alguém quiser mais detalhes do nosso projeto com java/flex é só perguntar.

rafaelk

Cara vc é o Gianechinni mesmo ? achei que ele era ator e não desenvolvedor…

M

huahuahua!
Ou ele é um sósia ou um fã. Também fiquei na dúvida.

Acho o flex e aplicações RIA muito mais produtivo que HTML+css+js. Prefiro que meus clientes instalem um plugin do que ficar fazendo testes em ‘trocentos’ browsers. Programar em flex é quase tão produtivo quanto programar pra desktop. Mas é questão de gosto, muita gente já tem ‘esqueletos’ preparados em boas arquiteturas e conseguem desenvolver muito bem com HTML+CSS+js.

Mas fico feliz com o JavaFX crescendo e estimulando concorrêcia.

M

Então pelo visto Flex não é apropriado para sistemas de e-commerce, nem para sistemas de sites institucionais. Obviamente não serve para sistemas onde não é possível instalar flash player, e provavelmente não serve para sistemas que precisam uma boa integração com o SO nativo, ou seja, flex serve para ALGUNS tipos de sistemas.

Acontece que na medida que frameworks javascript como capuccino, jquery, dojo evoluem e uma nova geração de browsers são desenvolvidos tecnologia de plugin como Flex e JavaFX são cada vez menos interessantes.

T

Você tem razão. Me expressei mal. Quando falei de sistemas, estava querendo dizer sistemas corporativos. Mas tenho certeza que você, uma pessoa inteligente, entendeu do que eu estava falando.

Foi extamente isso que eu disse. Depende de vários fatores que vão além do “é bom” ou “é ruim”. Você pode transformá-lo em bom ou ruim se souber tirar proveito das suas qualidades e minimizar os efeitos das suas deficiências. O que estou querendo colocar é que há muitas pessoas que ficam malhando determinadas tecnologias por puro preconceito ou fanatismo, sem justificativas. Flex não é a oitava maravilha do mundo, mas pode ser eficiente para o que se propõe (só depende do programador). Eu descrevi aqui uma situação em que um sistema web com javascript e html não atendeu bem os requisitos do projeto, que por outro lado foram muito bem atendidos com Flex.

M

Então flex é para sistemas corporativos??

Sistemas corporativos nada mais são do que um sistema normal com o dobro de pessoas comandado por um gerente.

Acho que todos sabem pra que serve flex, o que nem todo mundo concorda que ela seja a melhor solução para nada, principalmente com o avanço no suporte de tecnologias padrões na nova geração de browsers.

M

Ué, qual o problema de instalar o flash player? 95% das pessoas que navegam já usam, tem um tamanho mínimo e versão pra Linux e Mac. Por que motivo alguém não iria instalar (fora ser anti-Flash ou anti-software proprietário, claro).

P

Sou eu mesmo. Aquele. Que papou a Marília. :roll:

peczenyj

Ué, qual o problema de instalar o flash player? 95% das pessoas que navegam já usam, tem um tamanho mínimo e versão pra Linux e Mac. Por que motivo alguém não iria instalar (fora ser anti-Flash ou anti-software proprietário, claro).

Em ambientes cuja paranóia por segurança leva a ter ‘imagem padrão de sistema operacional’ pode não ser possível instalar o flash e, ao tentar isso, vc pode expor uma deficiente política de segurança aonde o firefox é proibido e ie6 é incentivado, ou seja, o pesadelo corporativo. Nesse caso Flash é problema político.

Existe um outro cenário aonde vc não pode se dar ao luxo de instalar o que vc quer que é quando o hardware é limitado ou especial, porem se vc não pode instalar flash, java geralmente não é a alternativa.

Enfim, pensando bem existem razões para não seR possível instalar flash - mas não vejo como JavaFX pode se beneficiar em muitas dessas situações.

M

Flash tem uma presença muito pequena em celulares e smartphones. E pelo viso essa sua estastistica não leva em conta acesso móvel.

Jesuino_Master

alexrosa:

Sobre a idéia do FX, na minha singela visão, javaFX tem tudo pra desbancar Flex e Silverlight… mas tudo isso vai depender da aceitação dos desenvolvedores Java em começar a desenvolver aplicativos pra FX, pois como podemos observar o javaFX atua em vários campos que os seus concorrentes ainda sonham estar ou atuar.
Sem contar que ele roda sobre a JVM, ponto forte contra seus concorrentes.

Tem tudo pra dar muito certo :slight_smile:

[]s
Alexandre.

Esse parece ser bom:

http://javafree.uol.com.br/noticia/4430/Uma-ferramenta-visual-para-JavaFX-no-Eclipse.html

Os que tem hoje são ruins: Pesados e “burros”.

Jesuino_Master

chun:

Como já foi dito, Não é só ai que JavaFX está…

Jesuino_Master

Para ser sincero, só utilizo para gráficos(pizza, barra, etc…) mesmo. Tentei usar umas API’s que prometem fazer isso em Javascript, mas achei elas muito lentas e não mostravam um resultado satisfatório. Mas somente para isso que utilizo mesmo. Uma vez precisei desenvolver um e-commerce mas dinâmico e mais “bonitinho”, que era para uma loja de produtos para casamento, e nesse foi necessário desenvolver 100% da interface para o usuário em Flash(mas isso faz alguns anos). A administração dele ainda era HTML+CSS.

Esqueça de Flex e veja a parte de criação de gráfico do JavaFX -> te garanto que é fácil e “bonitinho” também :smiley:

Jesuino_Master

Lucas Emanuel:
sergiotaborda:
xjunior:

Interessante saber isso.

Concordo, cara, os caras querem vender o que não é o forte de JavaFX. Deveriam ganhar primeiro o desenvolvedor Java para JavaFX, depois, sei lá, arriscar o mercado RIA de cabeça… Mas isso deve-se ao crescimento de mercado RIA em 2007…

Jesuino_Master

chun:
Filipe Chagas:
Filipe Chagas:
chun:

Eu inicialmente gostaria de saber onde estão estes numeros vertiginosos… voce pode me dizer qual foi a pesquisa em que voce encontrou eles ?

Quanto a “experiencia” ao usuario , um monte de “graficos flutuando” não é o meu conceito de “experiencia ao usuario”…

E sim um grande pé no saco quando se trata de qualquer sistema que voce use mais do que uma vez por mes…

Voce nunca s eperguntou prq não existe nenhum ecomerce de respeito utilizando o dito RIA ?

Vdd, muito poder para meros mortais. Não é só gráfico bonito, é também melhorar experiência do usuário facilitando o uso e aumentando as “funcionalidades visuais”, tipo: “Não selecione um linha e clique em apagar, arraste a linha para a lixeira”…

:smiley:

Jesuino_Master

Filipe Chagas:
Filipe Chagas:
chun:

JQuery… GWT… Te digo que não é impossível hehehe, com recursos do HTML 5 facilita muito mais. E “coisinhas” girando na página enjoa, vai por mim!

Jesuino_Master

Esse é um grande problema do JavaFX: pessoas que falam isso!
Se todo mundo pelo menos ser otimista e usar, porque dá para usar, JavaFX se dará bem.

Eu estou muito feliz portando o que eu tinha de Java Swing para JavaFX! Já um vantagem. Não te digo que irei sair falando que JavaFX é melhor que Flash, porque não é! Mas dizer que nasceu morto é tentar destruir a tecnologia…

Qual a sua motivação para somente chegar aqui e falar que JavaFX já nasceu morto? Uns cara da Inside RIA que dizem isso são porque são “Flash na veia”, então entendo tentar destruir JavaFX!

Eu era muito fã de Flash e AS, ainda sou na verdade. Mas tinha meus problemas em pagar o flash, em não poder usar minhas classes Java. Isso acabou com JavaFX…

Jesuino_Master

Não acho que tenha nascido morto. Talvez com graves problemas. Se ficar em coma por algum tempo, pode ser que fique bem…
Boa!

Jesuino_Master

Agora a minha resposta.

Sim, JavaFX Composer deu um empurrão pro JavaFX ir pra frente. Mas JavaFX nunca esteve morto, nunca cogitou descontinuar JavaFX e nunca ficou sem futuro, no sentido de ser inútil, isso é mito. Quem tem essa idéia são as pessoas que leem sobre JavaFX em blogs e acabam adotam a opinião do cara que escreveu.

Uma coisa que acontece, que é real e que ninguém escreve sobre, é o fato da Sun preferir “coisinhas” como “animaçõezinhas” do que demonstrar o poder de JavaFX por outro lado. Mas todos do mundo JavaFX sabem esse outro lado e por isso não ficam “tristes” nem mudam de opinião como surge um post como aquele do BlackBerry…

Que outro lado?

Acesso a classes Java com pouquissima adaptação: Você não precisa de outro framework para acessar o que você tem em Java, pronto para uso.

Facilidade: JavaFX é fácil… Muito fácil! Não precisa de uma teoria extensa para começar a criar com JavaFX. O que você precisa saber que JavaFX também vira .class e para rodar na máquina do cliente um módulo é baixado, caso ele tenha, e o ambiente é a própria JRE.

Desktop, WEB, Celular, mesmo código: Fato! O problema é que essa abordagem atrasa o avanço de JavaFX, como uma das pessoas do time de JavaFX afirmou: “Ao fazer um controle(no sentido de widgets), você leva tempo pela abrangência do JavaFX”. Mas tudo isso porque javaFX está evoluindo… Mantenha isso em mente.

Muito material já preparado: Livros, tutoriais e javaDoc com exemplos. Isso ajuda e muito. O que falta é ter coisas prontas mesmo, mas isso não tem jeito né, só com o tempo.

“Interface bonita para meros mortais”: Além de fácil, a interface é bonita e é possível encher de enfeites e efeitos, já tem classes pré prontas pra isso.

Multiplataforma: O pessoal ai de Linux pode programar em JavaFX e rodar lá da mesma forma que roda no win. Já fiz testes nesse sentido. Isso seria uma vantagem competitiva absurda, mas a Sun não enfatiza isso nos sites oficiais e nem no marketing do JavaFX…

Recursos Nativos mais acessíveis e uso nativo de drivers para melhoria de performance: Falaram ai de algumas bibliotecas JS serem lentas. Com JavaF e Flex/Flash(Vantagem igual pros dois :D), isso diminuiu, porque eles pulam a camada limitada do Browser e vão direto pra máquina virtual, que é mais íntima do SO e pode acessar recursos nativos diretamente, como drivers…

É melhor vender o peixe assim do que dar a idéia que a parada é JavaFX X Flex X Silverlight (é também, mas é um ponto que JavaFX está atrás por enquanto)…

Outra coisa, JavaFX é novo hehehe, foi anunciado em 2007 mas só no final de 2008 que teve versão para uso. Quem acompanha sabe as mudanças e evolução da preview pro que o JavaFX está hoje.

Aqui tem algumas coisas sobre o andamento de JavaFX pra quem quiser saber mais:

http://javafree.uol.com.br/noticia/4402/O-Futuro-de-JavaFX-fim-ou-Ascensao.html

Pra acabar: Vem aqui JavaFX 1.3 - O pessoal do time de JavaFX falaram que melhorou muito viu!

[]'s

M

Pensei que fosse óbvio que estávamos falando de desktop. heheheh

Se alguém desenvolve para o pequeno e promissor mercado de aplicações corporativas em dispositivos móveis, flex não é opção. Mas nem HTML+js ainda é.

D

Vi um contando a história da migração do Kylix pro Flex. Pra mim, com certeza tiveram isso antes do JavaFX, mas se fosse hoje, usariam mesmo Flex ?
Eu não, sabe porque? Flex para aplicação Desktop não é lá essas coisas, precisa sempre integrar ao OS para fazer algo que aplicações RIA não estavam preparadas e duvido que um dia estejam plenamente. Não sei bem ao certo como JavaFX se integra ao Java, se é tudo 100%, mas se for, hoje, atualmente, nem pensava no Flex + Adobe Air.
Com relação ao Flex + Rails, que vi outro comentando, esquece. Estou tirando a produtividade e começando a complexidade. Em vez de usar plugins do Rails, o seu grande poderio de produtividade e adicionar itens em minhas telas facilmente, com poucas linhas para se integrar ao bd, validar e testar, teria que redesenhar toda hora que for modificar minha view, no esquema: abre ferramenta-> adiciona componente -> adiciona actionscript ->valida-> testa-> compila e coloca na aplicação. Esquece, loucura.
O pessoal que ama RIA com Flex é porque se acostumou ao “drag-and-drop”. Quando desenvolvida uma tela em HTML e CSS, com um framework JavaScript, adições são praticamente imediatas, ajustes pequeninissimos, sem complicações ou compilações para substituição. É uma convenção.
Volto a repetir, experiencia por experiencia, todos dão na mesma. Achar que Flex é o ++ da coisa é porque não experimentou os demais.
Agora, se RIA for se integrar bem ao ambiente operacional como aplicativos Desktop, vejo que um Silverlight da vida ou um JavaFX pode dar um pontapé fácil no Flex. Mas minhas apostas são na M$, pq está em um avanço muito grande e com cada vez mais recursos. A Adobe com certeza está correndo atrás para não ficar para trás.

PS: Esqueçam estas estatísticas de Flash estar em tantos %. Um usuário que pode instalar, instala tudo (não só Flash). Em uma empresa, nem Flash instala se o pessoal de TI não quiser, pois nenhum deles vem por padrão.
PS2: Já não sei o mesmo quando aos produtos da M$, mesmo pq, podem embutir o Silverlight no SO como fizeram com o IE e detonar o restante do mercado, afinal, quem domina mesmo o mundo desktop?

T

Sim, usaríamos. Nossa decisão foi tomada há menos de 6 meses, quando ninguém da equipe de desenvolvimento sabia nada de actionscript. Nosso aprendizado rápido e fizemos nesse tempo muito mais do que havíamos conseguido fazer em dois anos com html/javascript , nos quais já possuíamos experiencia.

Concordo com você. Nossa aplicação roda no plugin do Flash no browser. Para acessarmos hardware integramos Flex (que foi feito apenas para interfaces de RIA) com outras tecnologias, principalmente java. Temos impressoras fiscais, matriciais e zebras sendo utilizadas pela aplicação.

Em nossa equipe isso não é fato. Nós utilizamos plataforma linux e a adobe não disponibiliza a ferramenta visual para tal plataforma. Mas mesmo que esse fosse um motivo, não vejo mal nenhum nisso. O código gerado pelo FlexBuilder é extremamente limpo e pode ser comparado ao de um programador experiente.

Concordo com você. Podemos atingir bons resultados com todas as tecnologias. Em meus comentários não disse em nenhum momento que Flex era a melhor tecnologia. Disse em que há casos que podemos tirar proveito dele, dependendo das circunstâncias, como foi o que aconteceu aqui na empresa. Me digam agora: tínhamos a necessidade de migrar o aplicativo em Kylix sem ter que treinar novamente os usuários. Estamos fazendo isso a um custo muito baixo e com um feedback de aprovação dos usuários, ou seja, atingimos nossos objetivos superando as espectativas dos usuários e da empresa. Será que em nosso caso o Flex não foi uma boa solução? Todas as tecnologias tem seus prós e contras, mas algumas pessoas insistem em dizer que elas são boas ou ruins. Na minha opinião é nosso papel tornar uma tecnologia boa ou ruim. Se você tira proveito de uma tecnologia a seu favor causando o mínimo de efeito colateral, você transformou a tecnologia que está usando em uma boa tecnologia.

M

Ate parece que pra ser indicado para o mercado corporativo é preciso não servir pra mais nada. Não serve pra sites, não serve pra ecommerce, não serve pra mobile, bom vamos ver se agente arruma um case pra Flex/javafx em sistemas corporativos. Hehe

Se tecnologias como flex e javafx precisam despertar interesse de corporações para sobreviver elas estao em apuros porque nenhuma delas resolvem (ainda) o problema da menina do rh que precisa fazer gráficos e animações tão fácil como se faz planilhas e edita texto hj (ou seja, sem precisar aprender uma linguagem de programação).

M

mochuara:

Se tecnologias como flex e javafx precisam despertar interesse de corporações para sobreviver elas estao em apuros porque nenhuma delas resolvem (ainda) o problema da menina do rh que precisa fazer gráficos e animações tão fácil como se faz planilhas e edita texto hj (ou seja, sem precisar aprender uma linguagem de programação).

Engraçado, eu já acho muito mais fácil esse tipo de coisa em flex+java do que ficar fazendo na mão em HTML+css+js.

Outra coisa, basta olhar a quantidade de classes, métodos e eventos dos componentes flex e comparar com os componentes HTML pra ver que as possibilidades de RIA são maiores. Mesmo utilizando jQuery ou qualquer outra biblioteca, ainda é bem mais limitada, dependente de browser e praticamente impossível um ambiente RAD produtivo.

T

Eu já coloquei um aqui. São mais de mil estações de trabalho espalhadas por mais de 70 filiais em todo o litoral de SC. E você, já desenvolveu alguma coisa com Flex para falar que ele não serve para nada?

M

Eu já coloquei um aqui. São mais de mil estações de trabalho espalhadas por mais de 70 filiais em todo o litoral de SC. E você, já desenvolveu alguma coisa com Flex para falar que ele não serve para nada?

Por aqui também tem muita empresa adotando Flex ou Java+flex.

A maior vantagem que vejo é não ter de se preocupar com qual navegador a pessoa vai abrir.

P

E o que seria “promissor” para este Mercado?

M

Teve um projeto que o flex foi reprovado na fase de avaliação por causa de problemas de integração do player com o Windows. Neste utilizamos uma solução Java/swing com uma dsl para facilitar a criação da interface.

Sem falar outros projetos em que flex não era nem opção, como mobile.

M

E o que seria “promissor” para este Mercado?

Promissor porque está crescendo rápido e gerando uma demanda de desenvolvedores. Haja visto a febre de aplicações para os smartphones atuais.

P

Acho que fui pouco claro: que ferramentas/linguagens/plataformas são “quentes” para este mercado ‘mobile’? JavaFX “chegará lá”?

T

mochuara:

Teve um projeto que o flex foi reprovado na fase de avaliação por causa de problemas de integração do player com o Windows. Neste utilizamos uma solução Java/swing com uma dsl para facilitar a criação da interface.

Sem falar outros projetos em que flex não era nem opção, como mobile.

Com em nosso projeto não havia nenhum requisito para mobilidade e contornamos facilmente o problema de integração com o SO usuando java applet, flex foi uma opção muito aceita tanto pela diretoria da empresa quanto pelos usuários.

Acho que nem adianta continuar discutindo isso aqui. Tem muita gente radical por aqui. Só os fatos a favor de sua opnião contam, os contra, são simplesmente ignorados. Parece que a gente escreve e os caras leem somente o que querem.

Bom trabalho a todos…

M

pcassiano:

Acho que fui pouco claro: que ferramentas/linguagens/plataformas são “quentes” para este mercado ‘mobile’? JavaFX “chegará lá”?

Cara, aí não sei.

A mundo mobile é muito despadronizado, tanto no hardware quanto nas linguagens pra desenvolver. E a própria comunidade está dividida quanto a que rumo o desenvolvimento pode tomar.

O JME penou pra conseguir rodar em todas as plataformas no passado e pagou o preço de não aproveitar muitos dos recursos dos novos hardwares. Com o JME3 e o JavaFX a Sun buscou corrigir essa falha, focando nos aparelhos mais robustos.

Mas muita gente defende que seja melhor desenvolver com as linguagens nativas de cada plataforma pra conseguir melhor aproveitamento de performance e memória, recursos limitados nos smartphones, enquanto outros defendem que os aplicativos web é que vão conseguir unificar o desenvolvimento.

Enquanto isso, os desenvolvedores estão tendo que fazer praticamente um programa para cada plataforma mobile que querem suportar…

Jesuino_Master

Vocês estão vendo tantas soluções Applet e Swing estão falando aqui? Esse é o primeiro mercado que JavaFX tem que ganhar, o interno, crescimento orgânico!

Depois, front end de aplicações só em JavaFX, sem Flex!

Então, senhores e senhoras, nada mais de frameworks intermediários custando alguns JAR/ambientes a mais!

Daí sim o que há por fora a conquistar…

A idéia do projeto JavaFX é boa, mas falta mais “adoção interna”. Acho que a Sun achou que isso seria automático… Mas mudar bruscamente a linguagem vou algo que, na minha opinião, quebrou a perna de JavaFX. E deixar para melhorar performance depois também está sendo ruim =[.
Enfim… Enfim… Continuo aqui com JavaFX, estudando e tentando divulgar por ae, vamos ver como será a versão 1.3, se não tiverem surpresas, acho que o que disse mais acima irá acontecer.

D

Pensar assim é imaturidade sua. Os pontos contras devem ser mais levados em consideração do que os que estão a favor. Se acreditar que Flex é a “bala de prata”, como tantos costumam dizer, que em RIA é a palavra final e que o resto é imaturo, vai acabar tendo um sistema morto antes do tempo.
Pessoas como eu, que conhecem mais de uma tecnologia, percebe que o pessoal que defende o Flex, entram em uma discussão do JavaFX apenas para dizer que Flex é isso e aquilo melhor, sem realmente ver o que está ao redor, me fazem entrar na discussão e mostrar que não é bem assim. Há tantos pontos a serem levados em consideração que não caberia nesta discussão dizer quais são as reais vantagens de cada solução, seja ela Flex, JavaFX, Silverlight, HTML+CSS+Framework JavaScript (só lembrando que a discussão é sobre JavaFX e não o que cada RIA possui de vantagem). Então, apenas para completar, não ignore os pontos contra. Eles podem pesar mais que os “a favor” num futuro para você e sua equipe :wink: .

P

Isso é, IMHO, o grande problema, motivo pelo qual o desenvolvimento mobile é o que é…

Será que o JavaFX vai conseguir “resolver” este problema?

M

Isso é, IMHO, o grande problema, motivo pelo qual o desenvolvimento mobile é o que é…

Infelizmente o problema do javafx foi ter sido criado com uma decada de atraso, quando a sun entao quebrou.

Problema de fragmentacao nao é um problema para javafx porque javafx nao é uma plataforma real. Quantos celulares com suporte a javafx vc conhece que estao no mercado?

T

djemacao:
thiago_algo:

Acho que nem adianta continuar discutindo isso aqui. Tem muita gente radical por aqui. Só os fatos a favor de sua opnião contam, os contra, são simplesmente ignorados. Parece que a gente escreve e os caras leem somente o que querem.

Pensar assim é imaturidade sua. Os pontos contras devem ser mais levados em consideração do que os que estão a favor. Se acreditar que Flex é a “bala de prata”, como tantos costumam dizer, que em RIA é a palavra final e que o resto é imaturo, vai acabar tendo um sistema morto antes do tempo.
Pessoas como eu, que conhecem mais de uma tecnologia, percebe que o pessoal que defende o Flex, entram em uma discussão do JavaFX apenas para dizer que Flex é isso e aquilo melhor, sem realmente ver o que está ao redor, me fazem entrar na discussão e mostrar que não é bem assim. Há tantos pontos a serem levados em consideração que não caberia nesta discussão dizer quais são as reais vantagens de cada solução, seja ela Flex, JavaFX, Silverlight, HTML+CSS+Framework JavaScript (só lembrando que a discussão é sobre JavaFX e não o que cada RIA possui de vantagem). Então, apenas para completar, não ignore os pontos contra. Eles podem pesar mais que os “a favor” num futuro para você e sua equipe :wink: .

Cara. Não iria mais discutir. Mas acho que você citou a minha a mensagem sem ao menos ler toda a discussão. Eu falei extamente o que você disse o tempo todo. Disse que Flex pode não ser a oitava maravilha do mundo, que tem muitos fatores a serem considerados para se declarar uma tecnologia como boa ou ruim, que nem toda a tecnologia que é boa em determinados casos vai ser em todos e mesmo quando me pediram para colocar um caso onde flex foi uma boa solução eu o fiz, apresentando um caso no qual ainda estou trabalhando e que foi bem aceito pela diretoria da empresa onde eu trabalho, pelos desenvolvedores que se adaptaram bem e, principalmente, pelos usuários, que tinha experiência com desktop e não perderam quase nada na migração, ao contrário de quando estavámos fazendo com tecnologias que rodam diretamente no browser.

Eu disse que não ficar discutindo porque algumas pessoas lêem apenas a metade da mensagem que interessa para estender a discussão, pegando pontos isolados do texto e tirando dos contextos nos quais estão inseridos só para levantar polêmica e defender uma tecnologia ou outra. Eu não sou contra JavaFX e acho que num futuro ainda um pouco distante deve crescer, mas nesse momento considero que Flex é a melhor alternativa no caso da empresa onde eu trabalho. Não sou nenhum radical nem contra nenhuma tecnologia, tanto que uso java no back-end desta aplicação e java applet para acessar recursos de SO.

Com relação a ignorar os pontos contras, não se preocupe, eu os considero muito mais que as opiniões a favor, desde que esses tenham algum embasamento e não sejam fruto da paixão de determinadas pessoas por uma tecnologia. Meu objetivo aqui é contribuir com as pessoas e não apenas, levianamente, criticar ou defender opiniões pessoais. Assim como você também tenho experiência em várias tecnologias e plataformas de desenvolvimento ( trabalho como programador desde 2001) podedendo citá-las se alguém tiver interesse, mas acho que isso não cabe no escopo dessa discussão, pois é capaz de alguém querer colocar o que já fez para discutir mais ainda sem nenhum objetivo de bem comum a todos.

Para finalizar, na minha opinião, não se deve entrar numa discussão em um fórum técnico para ganhar ou perder, mas sim para agregar conhecimento. Como isso não está mais ocorrendo nesse tópico resolvi parar de responder.

Muito obrigado novamente pela oportunidade…

xymor

Qualquer solução que peça um plugin externo ao browser vai ser sempre um empecilho. Java tem uma boa prenetração em diversas plataformas moveis, mas nao esta presente nas plataformas que mais crescem como IphoneOS e Android. Isso é um problema para o JavaFX, assim com Silverlight e Flash também.

Por outro lado Apple, Google, Mozilla e Opera(Todas as software-houses competentes :wink: avançam seus browsers muito rápido, ao ponto do Flash, Silverlight e JavaFX perderem muitas das suas vantagens sobre o DHTML.

L

O JavaFX irá substituir o Java Swing para desenvolvimento de Front-End Desktop e WEB (JApplet), ou irá dar mais vida ao Java Swing com os desenvolvedores fazendo uma Integração das duas tecnologias?

Jesuino_Master

Lucas Emanuel:
O JavaFX irá substituir o Java Swing para desenvolvimento de Front-End Desktop e WEB (JApplet), ou irá dar mais vida ao Java Swing com os desenvolvedores fazendo uma Integração das duas tecnologias?

Acredito que vai substituir:
> Mais fácil
> Mais “bonito”
> Mais efeitos
> Multi-plataforma(quem nunca teve que portar uma aplicação para outro profile, ou mesmo para um applet?)
> Mais multimídia(Tocar filme, musica com umas três linhas de código sem uso de outras bibliotecas)
> Layout muito mais fácil de gerenciar
> Amy Fowler, uma das criadores do Swing, está no time JavaFX

L

Jesuino Master:
Lucas Emanuel:

> Mais fácil
> Mais “bonito”
> Mais efeitos
> Multi-plataforma(quem nunca teve que portar uma aplicação para outro profile, ou mesmo para um applet?)
> Mais multimídia(Tocar filme, musica com umas três linhas de código sem uso de outras bibliotecas)

Há como fazer integração das duas tecnologias ou tem que optar por um?

Se tiver que optar só por um, ainda vale tanto esforço em aprender Swing?

M

Lucas Emanuel:

Nada vai ser substiuido. Swing é um framework bastante completo pra ser substituido por algo tão imaturo como JavaFX Script, isso pelos próximos anos.

Sem falar que quem usa linguagens dinâmicas como Groovy ou Clojure consegue abstrair muito da complexidade do Swing, que é exatamente o que o JavaFX se propõe a fazer, com a vantagem de ser uma linguagem de verdade, ao inves de JavaFX Script.

Jesuino_Master

Lucas Emanuel:
Jesuino Master:
Lucas Emanuel:

> Mais fácil
> Mais “bonito”
> Mais efeitos

Há como fazer integração das duas tecnologias ou tem que optar por um?

Se tiver que optar só por um, ainda vale tanto esforço em aprender Swing?

Sim Vale esforço para estudar:
> Muita base construída
> Vai ser muito utilizado por muito tempo por ser mais maduro que JavaFX

AS duas tecnologias se integram, e muito bem!
> componentes Java Swing são usados no JavaFX através de “Wrappers”
> Existe um pacote de componentes Java Swing no JavaFX
> Componentes JavaFX são usados em Java Swing através de classes especialmente criadas no pacote JFXtras

A longo prazo pode ter certeza que sim. Por que JavaFX não é uma linguagem de verdade?

Eu posso abstrair a complexidade de JavaSwing usando fábricas, frameworks, API’s… JavaFX elimina a necessidade de abstrair Java Swing, o pacote ext.Swing existiu pela necessidade de controles que o JavaFX tinha, necessidade essa que se morrerá na versão 1.3!

JavaFX 1.3 ainda terá a performance melhorada, conforme o pessoal que desenvolve anda dizendo em blogs e em seus twitter, ou seja, eles mesmos estão acreditando no que estão falando, não é “marketing”, então JavaFX 1.3 vai mudar um pouco a história assim como o Composer ajudou JavaFX no final desse ano.

OBS: O lançamento da versão 1.3 deverá ser em fevereiro!

P

Pouso se falou aqui do Silverlight… precisamos lembrar que a M$ não joga para perder… :roll:

L

Acho que se falou pouco em Silverlight porque o tópico é direcionado especificamente ao JavaFX.

P

Sua lógica está correta, mas, como autor do tópico, vi mais comparações/discussões sobre o Flex que sobre o Silverlight… :wink:

M

Realmente… já se percebeu, por exemplo, os milhões de dólares jogados fora e as inúmeras pilantragens só pra ver a Netscape morta. E conseguiu…

Eu acho que a Microsoft é uma empresa que, agora que tem (ao menos por enquanto) um mercado consolidado na área de SOs, está atirando pra todo lado, sem muito sucesso na maioria das vezes. Não vejo no Silverlight um futuro muito promissor: o que ele tem demais (além de ser uma tecnologia pouco consolidada e presa à plataforma deles)?

juliofsn

Não vejo movimento da MS para tentar popularizar o Silverlight. Quem lembra da época em que foi lançado o .NET Framework e o C# sabe como a MS pode mobilizar seus “evangelizadores”, e mobilização como a que eu vi naquela época ainda não vi nada.

P

Sou obrigado a concordar contigo… mas, quando o Bill disse estar “apostando a M$ inteira no .Net”, ele estava em que versão, lembra? Talvez eles pouco tenham “divulgado” o Silverlight pelo fato de ele estar na primeira versão, não?! :roll:

Sem contar que, do jeito que eles são, pode ser que eles “acordem” em Dezembro de 2012 e ainda assim “façam algum ‘estrago’ no mercado”… :shock:

M

Sou obrigado a concordar contigo… mas, quando o Bill disse estar “apostando a M$ inteira no .Net”, ele estava em que versão, lembra? Talvez eles pouco tenham “divulgado” o Silverlight pelo fato de ele estar na primeira versão, não?! :roll:

O Silverlight está na versão 3 se não me engano. Estranhamente não está pegando. Ele é o mais poderoso em recursos e em componentes se comparado ao Flex e ao JavaFX. Mesmo assim é mais difícil ver aplicações nele do que em Flex.

Aliás, tirando SO e o Office, a MS está tendo dificuldades em liderar mercados que no passado era forte: Windows Mobile, Zune, IE,…ela pode continuar dominando o mercado, mas perdeu muito do brilho de outrora.

P

De fato, o Silverlight não está na 1a versão… falta de atenção minha, foi mal… :roll:

juliofsn

marcosalex:
O Silverlight está na versão 3 se não me engano. Estranhamente não está pegando. Ele é o mais poderoso em recursos e em componentes se comparado ao Flex e ao JavaFX. Mesmo assim é mais difícil ver aplicações nele do que em Flex.

Aliás, tirando SO e o Office, a MS está tendo dificuldades em liderar mercados que no passado era forte: Windows Mobile, Zune, IE,…ela pode continuar dominando o mercado, mas perdeu muito do brilho de outrora.

Parece que a MS tá meio em banho-maria. Quando lançaram o .NET pra competir num mercado onde o Java já dominava, ela fez o que sabe melhor: marketing agressivo. Eu estranhei muito quando lançaram o Silverlight nas mesmas condições (agora era a Adobe que dominava o mercado) e não vi se movimentarem, simplesmente lançaram e disseram: “olhem aí, vejam se é legal” e mais nada.

O mesmo parece estar ocorrendo com os outros produtos, mesmo o Windows e Office só estão onde estão ainda por que realmente já dominam o mercado, mas se continuar desse jeito, sei não. Quando lançaram o XP eu via muita propaganda dele, e olhe que nessa época eu nem era tão ligado à computação, no caso do Windows 7, ninguém viu além dos sites ligados à informática. Lá em casa o resto da família só sabe que o Windows 7 existe por que eu instalei o RC no meu Notebook que eu deixo o pessoal usar.

Pode ser que simplesmente a MS tenha largado mão do Brasil, já que nos EUA eles fizeram a tal campanha “Laptop Hunters”. Mas nos outros campos, o Windos Mobile precisa de atualizações mais profundas do que fizeram até agora, ele simplesmente não se encaixa com os “padrões” criados pelo iPhone para os sistemas mobile; o Zune cai na mesma situação do Silverlight, um mercado já dominado por um concorrente, precisa de uma campanha agressiva para se encaixar; já o IE, esse a própria MS reconhece que é inferior aos outros.

M

Sempre achei interessante como cada grande empresa defende os padrões de acordo com seu interesse.

As empresas de hardware pra servidor, de banco de dados, de rede e de softwares de servidor sempre foram ferrenhas defensoras de que as regras de negócio e o processamento sejam feitas no…servidor! E as aplicações clientes sejam mais magras possível. Exemplo: IBM, Oracle, Sun…

As empresas de SO pra Desktop e de software pra desktop pregam o caminho inverso, defendendo que o hardware desktop é muito robusto e barato e que o ganho em performance é muito maior, tanto pelo processamento dedicado quanto pela economia de tráfego de rede. Exemplo: MS, Adobe, …

Dessa briga vem as ondas: Mainframes, Client/Server, 3 Camadas, Web, SOA, Cloud, RIA,…

Jesuino_Master

A Microsoft está trabalhando de uma forma interessante também: Oferecendo API’s silverlight para acessar algum dos seus serviços.

Procurem por Silverlight no programmableweb.com, por exemplo:

http://www.programmableweb.com/search/silverlight

Outro exemplo: eu estive trabalhando com a api do new york times e, então, apareceu lá uma versão para Silverlight, cortesia da ms, se não tivesse um foco definido, caia em cima pra aprender, pois api pra uma plataforma RIA m parece muito interessante:

http://open.blogs.nytimes.com/2009/05/12/announcing-the-new-york-times-api-silverlight-toolkit/

O que acham disso? acha que é relevante lançar apis específicas para a plataforma Silverlight?

Quanto ao JavaFX, as apis que li específicas são algumas feitas pela comunidade, nada oficial =/, como a do Twitter, usada no TwitterFX… e a do translate que fiz, mas ninguém usou até hoje :frowning: [também não fiz muita propaganda ainda] No entanto, ler serviços com JavaFX é muito… muito fácil! Duas classes fazem tudo e dão a resposta como um objeto model já :wink:

[]'s

Criado 17 de dezembro de 2009
Ultima resposta 11 de jan. de 2010
Respostas 123
Participantes 31