Lançada Comunidade da Máquina Virtual Livre - OpenJDK

45 respostas
A

Recebi esta noticia por e-mail e estou repassando…

Foi lançada oficialmente nesta última terça-feira, 14 de dezembro de 2010 a Comunidade Máquina Virtual Livre localizada no grupo de interesse 4CTecBr-Tecnologias Livres. Trata-se de uma comunidade dedicada a discutir, em português, o uso, testes e a evolução da OpenJDK - a Máquina Virtual Java Livre e Aberta. A iniciativa conta com apoio da comunidade brasileira do OpenJDK.

No dia 22 de Julho, durante o 11º Fórum Internacional de Software Livre, acontecido em Porto Alegre, Serpro, Caixa, Dataprev, MCT/SEPIN, MP/SLTI e representante da comunidade, assinaram solidariamente o documento ?O governo brasileiro e a máquina virtual Java livre e aberta? onde demonstram sua preocupação quanto ao futuro da máquina virtual Java livre ? OpenJDK, principalmente depois do processo judicial envolvendo as empresas Oracle e Google, por quebra de patentes do uso da máquina virtual Java.

Reconhecendo a importância da Máquina Virtual Java Livre tanto para o Governo quanto para a sociedade em geral, os signatários firmaram o compromisso de disponibilização de recursos para essa causa. O primeiro passo já foi dado: a criação e disponibilização para toda a comunidade de um espaço destinado a discussões acerca do OpenJDK. Como próximo passo serão realizados testes em suas aplicações com base no OpenJDK, reportando os resultados no grupo.

A intenção desta comunidade é servir de ponto central para coletar os resultados dos testes realizados pelo governo e pela sociedade. A partir daí a coordenação realizará um trabalho onde agrupará os principais erros, bibliotecas não incorporadas e de alta relevância, entre outros.

Para ingressar a Comunidade acesse com seu usuário e senha pelo endereço:
http://www.softwarepublico.gov.br/4ctecbr/maquinavirtuallivre/register/

Para quem não está cadastrado no Portal SPB e deseja se tornar membro desta comunidade, primeiramente deve realizar o registro através do endereço:
http://www.softwarepublico.gov.br/4ctecbr/register/user-new

=> Para assistir aos vídeos do evento realizado em Porto Alegre ? FISL 11 acesse:

Máquina Virtual Livre ? Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=_jo1Od1CHZI

Máquina Virtual Livre ? Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=AZrIPmsO4R4

45 Respostas

J
  • _ - ’
chun

é… para uma maquina dita “não livre” tem muita gente dizendo o contrario humm ?

ruivo

Interessante…

Esses mencionados estão preocupados com os processos da Oracle contra empresas como o Google por conta da tecnologia java, criam um grupo e apóiam uma iniciativa da… Oracle?

Por que não apoiaram a Apache e seu projeto Harmony ?

J

chun:
é… para uma maquina dita “não livre” tem muita gente dizendo o contrario humm ?

Se bem não há nenhum problema em se criar uma comunidade para “OpenJDK”. Vai ser apenas um feed de notícias mesmo.

C

Minha opinião?
Alguém do Serpro teve essa ‘brilhante’ idéia e quer ganhar notoriedade, para se promover.
Só.

mcbarsotti

clone_zealot:
Minha opinião?
Alguém do Serpro teve essa ‘brilhante’ idéia e quer ganhar notoriedade, para se promover.
Só.

tenho a mesma opinião.

a Serpro é lider no mercado de idéias que só eles entendem ou vão usar. Mais um projeto que provavelmente nasceu morto, típico do governo.

abs

mcbarsotti

Mais engraçado ainda é assistir o video 1 e ver que tem uma mulher cumprimentando com beijos e abraços enquanto a reporter está se fudencio para conseguir falar sobre uma coisa que ela não faz a minima idéia de o que é, a mulher literalmente “cagou” para a reporter.

rsrsrsrsrs

boa.

abs

aconstantino

Achei interessante a idéia e acredito que o governo deve sim se preocupar com isso, afinal tem muito sistema do governo rodando em Java e uma das coisas que veio a minha cabeça nos últimos dias com todo o bafafa da oracle é exatamente qual será a posição do governo brasileiro na utilização do Java.

Um dos detalhes que devemos considerar é que ainda não existe OpenJDK para o windows e pelo que sei a posição da Oracle é de manter pelo menos um jdk livre, que é o openjdk!

Não sei se é coisa minha, mas com essa idéia imagino que os proximos JDK’s da oracle sejam comerciais.

benflodin
  • Eu quero é ver as chineladas em licitações para comprar VMs que traram “performance” a “Produção”.
  • Dinheiro que saira do seu bolso.
  • É realmente a Oracle sabe fazer dinheiro.
K

Acabou o milho, acabou a pipoca, agora é pagar e pagar, Java livre? papai noel existe?

gilberto_oliveira

comentário idiota :smiley:

M

aconstantino:

Um dos detalhes que devemos considerar é que ainda não existe OpenJDK para o windows e pelo que sei a posição da Oracle é de manter pelo menos um jdk livre, que é o openjdk!

Não sei se é coisa minha, mas com essa idéia imagino que os proximos JDK’s da oracle sejam comerciais.

A Oracle já tem Java comercial há anos, derivado do jRockit. Agora ela está integrando ao OpenJDK tecnologias que existiam no JDM padrão e no jRockit gratuito, e tudo aberto. E o jRockit comercial, vai ser a JVM Enterprise.

Lembrando também que a IBM e Apple estão trabalhando no OpenJDK, que é livre.

K

marcosalex:
aconstantino:

A Oracle já tem Java comercial há anos, derivado do jRockit. Agora ela está integrando ao OpenJDK tecnologias que existiam no JDM padrão e no jRockit gratuito, e tudo aberto. E o jRockit comercial, vai ser a JVM Enterprise.

Puxa saco e fanboy da Oracle detected…

M

Oracle, Apple e IBM, unidos pelo Java “livre”… haha… isso sim é uma boa piada.

J

marcosalex:
aconstantino:

Vc tem toda razão. No outro tópico quando discutimos sobre a suposta liberdade do OpenJDK descobrimos que a Oracle usa o TCK para controlar o o mercado com relação as outras máquinas virtuais, e ela tem toda razão. Java é uma fonte de renda da Oracle e a sun já ganhava royalties com jme nos dispositivos móveis(Aliás é somente onde o java dá renda para a Oracle). Andei meditando sobre isso nesses dias.

alexrosa

Caraca véio, os mano tão tudo doido :smiley:

Seguinte galera, porque não relaxamos com essa questão Oracle e JDK, até porque ninguém sabe bem o que a Oracle pretende. Na boa até agora o que eu vejo são especulações nossas, positivas e negativas em relação a Oracle.
Acho que já deu pra notar que as coisas serão diferentes, até porque é outra empresa, outra gestão etc etc, mas não cabe também a nós se desesperarmos e achar que a Oracle é grande vilão e que tudo vai por agua a baixo, sei lá meu, estamos parecendo neuróticos, não dá pro cara postar algo relacionado a VM ou Java que já começam: A Oracle isso, Java vai morrer (Que bom, pois talvez venha outra plataforma tão boa ou melhor no lugar dele, afinal já está ficando bem velhinho) e etc… po na boa, vamos relaxar e aguardar o 2011 e as medidas da Oracle, pois é o que nos resta.

Sugestão para os apavorados, leiam o livro: The pragmatic programmer - http://www.amazon.com/Pragmatic-Programmer-Journeyman-Master/dp/020161622X

Thats all folks - Voltemos ao foco do tópico que á comunidade Brasileira para o JDK :wink:

yoshikichi

Legal entrei na comunidade ontem, não deu tempo para ver o video, mas achei bacana

M

juliocbq:

. Java é uma fonte de renda da Oracle e a sun já ganhava royalties com jme nos dispositivos móveis(Aliás é somente onde o java dá renda para a Oracle).

Também pensava isso, mas é um mito. Nas apresentações financeiras da Sun onde ela mostrava os resultados por divisões, o Java sempre foi lucrativo e o faturamento crescia 40% ao ano, mas era uma divisão pequena. O que quebrou a Sun foi a divisão de hardware, já que os clusters de PCs “normais” estava canibalizando o mercado de grandes servidores.

http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20081030

http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20090206

Marcio_Nogueira

e?
A seguir cenas do próximo capíotulo. (vamos aguardar) :?:

bitjesse

Boas iniciativa, certamente trará bons frutos.

M

marcosalex:
juliocbq:

. Java é uma fonte de renda da Oracle e a sun já ganhava royalties com jme nos dispositivos móveis(Aliás é somente onde o java dá renda para a Oracle).

Também pensava isso, mas é um mito. Nas apresentações financeiras da Sun onde ela mostrava os resultados por divisões, o Java sempre foi lucrativo e o faturamento crescia 40% ao ano, mas era uma divisão pequena. O que quebrou a Sun foi a divisão de hardware, já que os clusters de PCs “normais” estava canibalizando o mercado de grandes servidores.

http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20081030

http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20090206

Claro que a divisao Java dava lucro. Qual vc acha que era o custo de imprimir bilhões de licenças para aparelhos j2me que inundavam o mercado a cada 6 meses?

O resto do Java a sun nunca soube monetizar, nao quebrou porque nao tinha negocio Java. Era tudo dado.

M

mochuara:

Claro que a divisao Java dava lucro. Qual vc acha que era o custo de imprimir bilhões de licenças para aparelhos j2me que inundavam o mercado a cada 6 meses?

O resto do Java a sun nunca soube monetizar, nao quebrou porque nao tinha negocio Java. Era tudo dado.

Mochuara, acredito que com as certificações, treinamentos e suporte, o JavaEE também desse lucro, mas concordo que mesmo assim a Sun poderia ter encontrado outras formas de lucrar. Uma empresa que praticmente criou o conceito de cloud computing, de aplicações RIA, e uma série de outras tecnologias que estão avançadas hoje, deixou todo mundo passa-la pra trás.

Quase ninguém sabe, mas já existiu uma versão web do OpenOffice, na época que a suíte desktop ainda chamava StarOffice, nem lembro mais o nome dela, mas cheguei a usar um trial. E hoje o Google e a MS ganham dinheiro com suas suítes nas nuvens…

M

marcosalex:
mochuara:

Mochuara, acredito que com as certificações, treinamentos e suporte, o JavaEE também desse lucro

Dava nao.

ifbcqueiroz

Caramba, a notícia é sobre a criação de uma comunidade de apoio ao OpenJDK, uma boa iniciativa caso seja levado a sério, e do nada vira um tópico de críticas a Oracle, que ao meu ver são infundadas.

M

mochuara:
marcosalex:

Mochuara, acredito que com as certificações, treinamentos e suporte, o JavaEE também desse lucro

Dava nao.

Tem links? Pesquisei e não achei nada que confirmasse nem desmentisse.

benflodin

Unica coisa boa que a Oracle fez na vida foi liberar o Btrfs pra comunidade.

M

e o tanto de modificações no kernel Linux, como o gerenciador de memória?
e as contribuições pro PHP?
e pro projeto Eclipse?
e o innoDB?

benflodin

e o tanto de modificações no kernel Linux, como o gerenciador de memória?
e as contribuições pro PHP?
e pro projeto Eclipse?
e o innoDB?

IMHO.
De real autoria são poucos, recurso eles tem e muito, precisam de mais iniciativa.

M

[quote=benflodin]

marcosalex:

IMHO.
De real autoria são poucos, recurso eles tem e muito, precisam de mais iniciativa.

claro, todo mundo quer ser comunista com o dinheiro dos outros e capitalista com o próprio. A Oracle contribui financeiramente e com código em mais projetos livres do que muita empresa que se diz “amiga”. Mas é o mimimi da vez.

RafaFloripa

juliocbq:
marcosalex:
aconstantino:

Vc tem toda razão. No outro tópico quando discutimos sobre a suposta liberdade do OpenJDK descobrimos que a Oracle usa o TCK para controlar o o mercado com relação as outras máquinas virtuais, e ela tem toda razão. Java é uma fonte de renda da Oracle e a sun já ganhava royalties com jme nos dispositivos móveis(Aliás é somente onde o java dá renda para a Oracle). Andei meditando sobre isso nesses dias.

nao

nao eh,

treinamentos
consultoria
certificacao
>>> qlqr royalties que eles ganham da jme(se ganham, nao sei daonde surgiu isso)

M

Acho que o processo contra a Google abriu um precedente perigoso contra todos as empresas e instituições quem tem algum tipo de aplicação baseado em Java.

nofan

Porque?

M

nofan wrote:
Porque?

Toda empresa/instituição podem se sentir ameaçada com esta posição da Oracle. Na verdade o processo foi porque a Google “usou” em sua maquina virtual para o Android codigos proprietarios da JVM da Oracle, a Sun tinha esse mesmo poder e nunca fez algo parecido e talvez esta tenha sido uma das decisões mais acertada quanto ao crescimento/expansão da plataforma.
Imagine se de uma hora para outra decidirem processar o governo brasileiro, como ficaria todo o investimento em anos de desenvolvimento de aplicativos baseados na plataforma ? (gato escaldado de água quente de fria tem medo, rs).

Não acho que a Google tenha toda a razão nessa istoria, mas se ela realmente usou codigos da JVM na sua para Android que a disponibilize para que todos possam usurfruir dessas melhorias implementadas por eles.

RafaFloripa

mandela:
nofan wrote:
Porque?

Toda empresa/instituição podem se sentir ameaçada com esta posição da Oracle. Na verdade o processo foi porque a Google “usou” em sua maquina virtual para o Android codigos proprietarios da JVM da Oracle, a Sun tinha esse mesmo poder e nunca fez algo parecido e talvez esta tenha sido uma das decisões mais acertada quanto ao crescimento/expansão da plataforma.
Imagine se de uma hora para outra decidirem processar o governo brasileiro, como ficaria todo o investimento em anos de desenvolvimento de aplicativos baseados na plataforma ? (gato escaldado de água quente de fria tem medo, rs).

Não acho que a Google tenha toda a razão nessa istoria, mas se ela realmente usou codigos da JVM na sua para Android que a disponibilize para que todos possam usurfruir dessas melhorias implementadas por eles.

to sem palavras
enquadrei
pra sempre me lembrar

M

mandela:
nofan wrote:
Porque?

Não fala besteira. As empresas todas usam a JVM recomendada pela Oracle. Que não é livre nem opensource como já foi esclarecido aqui, mas é o porto seguro pra ninguem ser processado. Ninguém se importa com o fato do futuro da plataforma estar na mãos apenas da Oracle, a maioria acha até bom, tirando uma meia duzia aqui do forum, que nunca contribuiu para software livre nenhum.

O google sim esta com problemas e eu ficaria preocupado se estivesse aprendendo android pelo fato do futuro da plataforma estar seriamente ameaçado.

G

Olá pessoal … também me preocupa um pouco a JVM na mão de uma empresa tão agressivamente comercial como a Oracle, como disse alguém acima, tantos anos e pelo que sei a Sun numca acionou ninguém pelo Java, optei pelo Java e a Swing como base para tudo que tenho, então se começarem a cobrar pela JVM e pelas Bibliotécas, vou começar a ter problemas … por isso acho que todos deveriamos apoiar esses esforços da OpenJDK … claro que unanimidade é impossível, mas a contribuição é indispensável …

M

Como assim a Sun nunca acionou ninguém? Só da MS ela ganhou 1 bilhão, e processou várias empresas.
E a Oracle não tem problemas nenhum em usar a JVM dela, inclusive ela tinha uma, a jRockit. O que ela está processando é quem faz fork da VM, tira a compatibilidade com a JVM oficial e ainda quer chamar de Java.

O resto é mimimi

M

A menos que esteja usando Android do google… não tem o que se preocupar…

M

Com toda certeza profissionais/empresas que tenham suas aplicações baseadas na linguagem Java não devam se preoculpar em receber uma notificação judicial da Oracle, rsrsrs. Só acho que no caso do processo contra a Google isso pode repercurtir negativamete para a plataforma, uma solução amigavél seria muito bem vinda.

A Sun era uma empresa de Hardware (sua principal receita) que tinha na mão uma excelete linguagem de programação que evouliu muito, acho que até alem das expectativas até do próprio James Gosling. Gerenciar uma linguagem e/ou aplicativo é uma tarefa bem mais fácil do que gereciar uma plataforma, principalmente uma de proporções e dimensões tão amplas quanto a do Java.

A Sun não soube ganhar dinheiro com o Java, será que a Oracle saberia ? O principal produto da Oracle é seu banco de dados, um aplicativo que difere em muito do Java. Talvez estejam tentando usar o mesmo modelo de negocio adotado com o banco de dados, tendo a versão XE gratuita e com todas as funcionalidades da versão paga, mais com algumas limitações de numero de processadores, tamanho do banco, etc.

A plataforma Java tornou hoje algo sem precedente na historio na área de tecnologia, e este será o grande desafio da Oracle encontrar um modelo de negocio (se é que existe um), para gerencialo, sem limitalo ou destruilo… Acho difícil.

Obs.: A Microsoft pode e deve ser processada… kkkkk

nofan

mandela:
Com toda certeza profissionais/empresas que tenham suas aplicações baseadas na linguagem Java não devam se preoculpar em receber uma notificação judicial da Oracle, rsrsrs. Só acho que no caso do processo contra a Google isso pode repercurtir negativamete para a plataforma, uma solução amigavél seria muito bem vinda.

A Sun era uma empresa de Hardware (sua principal receita) que tinha na mão uma excelete linguagem de programação que evouliu muito, acho que até alem das expectativas até do próprio James Gosling. Gerenciar uma linguagem e/ou aplicativo é uma tarefa bem mais fácil do que gereciar uma plataforma, principalmente uma de proporções e dimensões tão amplas quanto a do Java.

A Sun não soube ganhar dinheiro com o Java, será que a Oracle saberia ? O principal produto da Oracle é seu banco de dados, um aplicativo que difere em muito do Java. Talvez estejam tentando usar o mesmo modelo de negocio adotado com o banco de dados, tendo a versão XE gratuita e com todas as funcionalidades da versão paga, mais com algumas limitações de numero de processadores, tamanho do banco, etc.

A plataforma Java tornou hoje algo sem precedente na historio na área de tecnologia, e este será o grande desafio da Oracle encontrar um modelo de negocio (se é que existe um), para gerencialo, sem limitalo ou destruilo… Acho difícil.

Obs.: A Microsoft pode e deve ser processada… kkkkk

Porque profissionais/empresas receberiam notificação judicial da Oracle? Se ele receberem com certeza devem se preocupar, mas acredito que aqui pelo menos ninguem esteja infringindo patentes da oracle então acho que não vem ao caso!

nofan

mandela:
nofan wrote:
Porque?

Porque motivos a oracle processaria o governo brasileiro? O governo esta usando versão crackeada do banco de dados deles?

M

Nofan

Eu disse que o processo contra a Google, poderia abrir precedentes, e não que isso viria a ocorrer na prática (nem tem como). Salientei apenas o fato de tal medida repercurtir negativamente para a plataforma.
Processar uma empresa que colabora com o Java, inclusive com bons framework, ao meu ver é um pessimo negócio.

Quanto mais produtos as empresa/profissional tiverem baseado no Java, mais apreensivos e sensíveis os mesmos podem ficar à respeito das decisões tomadas pela Oracle, a ja visto a repercursão de qualquer nova noticia da Oracle em relação ao Java aqui no forum.

M

mandela:
Nofan

Eu disse que o processo contra a Google, poderia abrir precedentes, e não que isso viria a ocorrer na prática (nem tem como). Salientei apenas o fato de tal medida repercurtir negativamente para a plataforma.
Processar uma empresa que colabora com o Java, inclusive com bons framework, ao meu ver é um pessimo negócio.

Quanto mais produtos as empresa/profissional tiverem baseado no Java, mais apreensivos e sensíveis os mesmos podem ficar à respeito das decisões tomadas pela Oracle, a ja visto a repercursão de qualquer nova noticia da Oracle em relação ao Java aqui no forum.

Posicionamento é mais importante do que qualquer outra coisa. Quem toma decisões nas empresas não sabe o que são bons frameworks e não estão preocupados com processos, já que isso é prática normal da indústria. A oracle se posicionar neste caso é o melhor que ela poderia fazer, senão ia continuar todo mundo falando que android é Java. Isso sim gera repercussão negativa!

Além de paraíso dos piratas, spam e da violação de privacidade, Android é a melhor forma para operadoras introduzirem vulnerabilidades no sistema[1], além do usual controle abusivo sobre servicos de telefonia movel. Quem quer sua imagem ou produto associado a isso?

[1] http://www.nytimes.com/2010/12/27/technology/27hack.html?_r=1&pagewanted=2

M

Faz anos que a Oracle deixou de ser uma empresa centrada em banco de dados. O portifólio de software dela só perde pra MS. E tem de tudo: livres, gratuitos, comerciais,…

M

Faz anos que a Oracle deixou de ser uma empresa centrada em banco de dados. O portifólio de software dela só perde pra MS. E tem de tudo: livres, gratuitos, comerciais,…

O principal produto da Oracle era o seu banco de dados, agora é o nosso Java.

Criado 21 de dezembro de 2010
Ultima resposta 28 de dez. de 2010
Respostas 45
Participantes 21