Lançado Ubuntu 6.10

31 respostas
Roan

Lançada hoje, a nova versão do Ubuntu.

"The desktop version introduces a host of new features, an improved interface and a wide variety of new applications and desktop tools making Ubuntu 6.10 flexible and user-friendly. Enhancements include:

*     Tomboy, an easy-to-use and efficient note-taking tool
*     F-Spot, a photo management tool that enables tagging, photo editing and automatic uploading to on-line web management sites such as Flickr
*     GNOME 2.16, which in addition to new features such as enhanced power management, makes the GNOME desktop more secure, faster and more stable
*     Upstart, a replacement start-up manager offering a cleaner design, eye-catching effects and a substantially faster boot time
*     The latest Firefox web browser, which offers inline spell check support in web forms, easy recovery of crashed sessions, built-in phishing detectors, enhanced search engine management with built in OpenSearch support, and better support for previewing and subscribing to web feeds
*     Proactive security features, preventing many common security vulnerabilities even before they are discovered
*     Evolution 2.8.0, which brings new features such as vertical message panes

“With Ubuntu 6.10, we’ve made improvements across the board, both on the desktop where they’re a visible part of the user experience, and in the underlying infrastructure where they improve performance and reliability for servers and desktops. The result is a system which is easier to use, faster, and more robust than ever. A great release in its own right, it will also be a solid base on which to build the next generation of Ubuntu features,” said Matt Zimmerman, Ubuntu CTO."

Mais em :
http://www.ubuntu.com/news/610released

Download em :
http://www.ubuntu.com/products/GetUbuntu/download?action=show&redirect=download

31 Respostas

diego2005

Se quiser o cd é só entrar no site e solicitar que eles enviam…

Roan

Podem ser solicitados em https://shipit.ubuntu.com/ , mas por enquanto ainda estão enviando a versão anterior 6.06 LTS, que possui “long-term support”.

[]´s

T

Só vou fazer uma perguntinha para os Ubuntu-wizards. Se eu tiver o CD antigo (6.06), e usar o JIGDO, consigo montar o CD novo baixando apenas os arquivos de diferença, ou a diferença é tão grande que é melhor baixar o ISO todo de uma vez?

Fabio_Kung

Nunca foi tão fácil atualizar um SO inteiro:

Impressionante!

leonardom

Fabio Kung:
Nunca foi tão fácil atualizar um SO inteiro:

Impressionante!

Fabio se eu tiver a versão anterior eu consigo atualizar com apenas essa linha de comando? :shock:

F

Melhor é instalar o 6.06 e fazer a migracao via apt-get :smiley:

]['s

Luiz_Aguiar

Para o CD realmente não vale a pena usar o jigdo entre versões thingol, baixe o ISO novo.

T

Obrigado. (Estava desconfiado que fosse ocorrer isso, porque me lembrei que os nomes de muitos dos arquivos mudam também de acordo com a versão.)

Luiz_Aguiar

Ao meu ver essa é a grande feature dessa versão, as outras são melhorias e aprimoramentos.

A parte visual tbm teve um trato legal, apesar de eu achar o tema do Ubuntu simplesmente horrível, o default do kubuntu da um show. Mas isso é gosto pessoal né. :smiley:

sergiolopes

Por falar em apt-get, tentei o update direto pelo apt-get e ele falhou por causa de dependências desencontradas. Pelo jeito o update-manager do Ubuntu faz algo mais q um simples apt-get dist-upgrade. Usando a linha mágica q o Fábio postou tudo é atualizado sem problemas.

Fabio_Kung

Isso! Babinha, não?

jmp

Melhor é instalar o 6.06 e fazer a migracao via apt-get :smiley:

]['s

a maioria dos componentes inerentes a distribuicao vao continuar sendo a do 6.06, glibc, GRUB, etc. ´Pra trocar algumas coisas voce precisa recompilar o kernel.

a melhor coisa a fazer é salvar o seu ~/ e instalar a distribuicao toda.

thokk

O interessante que este sistema operacional gratis, pode agregar cada classe diferente, do pobre ao rico e que tenha uma grande facilidade de usuário.
O legal que seu nome derivado da linguagem africana pronuncia-se /ùbúntú/ - u-BÚN-tu; IPA: /uˈbuntu/.

É um sistema muito complexo, mas ao mesmo tempo deixa vc tranquilo com ele!!!

Além disso vc sabe que ferramentas ele ja vai vir???

J

Pra quem tem XP (já particionado) qual a maneira mais fácil de instalar o Ubuntu e ainda manter o XP, estilo dual boot??

Ou não vale a pena misturá-los?

thokk

dizem que pode dar pau, mas nunca fiz este esquema! Vou tentar!!! Tbm…

Roan

julianostr:
Pra quem tem XP (já particionado) qual a maneira mais fácil de instalar o Ubuntu e ainda manter o XP, estilo dual boot??

Ou não vale a pena misturá-los?

Quando você der o boot pelo cd do Ubuntu e for fazer a instalação, ele vai reconhecer as partições do sistema, você escolhe em qual instalar e o Ubuntu já instala o GRUB (você poderá editar as opções depois) na inicialização, pra ter o “dual boot”. Inclusive ele enxerga a partição do Windows (se for NFTS ele lê mas não escreve, em FAT32 ele grava), mas a recíproca não é verdadeira.

No fórum do ubuntu você vai encontrar bastante referência.

Editado: Eu ainda vou instalar a 6.10, mas não tive problemas com a 5.10, nem com a 6.06.

Abraços.

Fabio_Kung

jmp:
fabgp2001:
Melhor é instalar o 6.06 e fazer a migracao via apt-get :D
a maioria dos componentes inerentes a distribuicao vao continuar sendo a do 6.06, glibc, GRUB, etc. ´Pra trocar algumas coisas voce precisa recompilar o kernel.
a melhor coisa a fazer é salvar o seu ~/ e instalar a distribuicao toda.

Só com apt-get upgrade sim, mas não com

Isso transforma seu ubuntu 6.06 no 6.10.

thokk

Interessante!!!
Não sabia que roda normalmente o windows com o ubuntu!!!
Valeu pela dica!!!

Fabio_Kung

Aliás, achei o novo splash screen fenomenal!

Eduardo_Bregaida

Pena que os cds ainda tao na versão 6.06 para vir… :cry:

lucao

Ae pessoal, alguem sabe se ja vem com o XGL e o compiz ??

marcelomartins

Não vem, mas é super facil de instalar.

O melhor mesmo é instalar o Beryl. Que é um fork do XGL, mais facil de usar e com mais recursos.

Quem usa placa de video nVidia, recomendo a versão 9 beta do driver.

O ubuntu realmente cada vez melhor. To usando o 6.10 a um mes mais ou menos e dá pra perceber como o sistema está maduro.

Acredito que na versão 7.10, a maioria das pessoas não vai mais precisar do windows, hoje muita gente já não precisa :slight_smile:

thiagoaos

Um fork do Compiz não?

Luiz_Aguiar

O foco da próxima versão é exatamente fazer toda a integração do desktop 3D, axo que a 7.10 vai ter um “impacto” tão grande como a primeira versão 5.10, pois trará como default um ambiente gráfico muito mais moderno, como padrão (ou opcional pra escolher na instalação) no sistema.

marcelomartins

Um fork do Compiz não?

Ahh, boa pergunta :slight_smile:

Pesquisando é isso mesmo. O Beryl é um fork do compiz, que usa o OpenGL para criar um desktop vetorial com efeitos 3D. E também não precisa mais do XGL por causa do X 7.1.

dudaskank

marcelomartins:
O ubuntu realmente cada vez melhor. To usando o 6.10 a um mes mais ou menos e dá pra perceber como o sistema está maduro.

Acredito que na versão 7.10, a maioria das pessoas não vai mais precisar do windows, hoje muita gente já não precisa :slight_smile:

Só queria que ele lesse e escrevesse em ntfs… ou fizesse direito em fat32, se não me engano na última vez que vi os nomes de arquivos ficavam todos em minúsculo não?

Grinvon

Galera, tem algumas imagens desse desktop da versão futura 7.10 disponível na net?

marcelomartins

dudaskank:
marcelomartins:

Só queria que ele lesse e escrevesse em ntfs… ou fizesse direito em fat32, se não me engano na última vez que vi os nomes de arquivos ficavam todos em minúsculo não?

Já está bem próximo disso, nas proximas versões provavelmente vai ser nativo.

O ubuntu lança uma versão a cada 6 meses. A próxima versão é a 7.04 que vai sair em abril de 2007. A versão 7.10 vai sair daqui a 1 ano.

Eles nem começaram a fazer a 7.04, agora dao umas semaninhas de folga e já começam o trabalho. Lá por janeiro ou fevereiro deve começar a sair os screenshots dela.

Luiz_Aguiar

Basicamente oq pode mudar é o próprio gnome, o que é muito difícil de acontecer.

Agora o kubuntu não, vai ser completamente outro porque já vai sair com o KDE 4… estou contando os segundos :!: :!: :!: :smiley:

Jair_Rillo_Junior

Faz um bom tempo que não mexo com Linux, porém fiquei muito interessado nos comentários que vocês fizeram. Fui no site fazer o download e reparei que possui versão para processador de 32bits e 64bits.
Eu possuo uma máquina com processador de 64bits e ai vem a questão. Realmente o Ubuntu versão 64bits funciona legal? ou é igual o Windows 64bits que não funciona direito?

Luiz_Aguiar

Até onde sei o suporte do kernel Linux a 64bits está muito mais avançado que o do windows.

Criado 26 de outubro de 2006
Ultima resposta 30 de out. de 2006
Respostas 31
Participantes 18