Sergio Figueras:
Cara, eu tenho uma opinião simples.
Eu sou da época do Slackware 7 ainda. Usei até o 10 quando conheci o Ubuntu.
Resumo bem simples: Não troco Ubuntu por nenhum outro. Pra mim é perfeito. Nunca vi dar pau algum, drives sempre compativeis, leve, e tudo o que eu preciso.
Também sempre fui slack !! 
Até a versao 8.04 do Ubuntu, precisava dar boot em outros sistemas em alguns casos especificos.
A partir dessa versão, desde que foi instalada, não dei boot em outro sistema. Aliás, resolvi remove-los e ficar apenas com o Ubuntu. Está muito bom! Sem problemas aparentes, drivers totalmente compativeis, leve, bonito (GNOME) e tudo que preciso para desenvolver funciona muito bem =)
Minha namorada, usuario final, usou durante alguns dias e nao reclamou NADA ! Antes era só botar na mao de um usuario final e logo vinham os problemas: “ah, o youtube nao pega”, “ah, travou a janela e eu nao sei finalizar tarefa”, “meus filmes nao rodam”, “que “office” estranho”, “onde fica meus documentos” , “cade o msn ?” , etc …
Nessa versão (8.04) nao gastei mais que 2 minutos configurando alguma coisa aqui no notebook. Antes eram gastos uns 30 minutos para configurar a wireless, 10 para configurar o som … etc 
E caso ainda tenha algum problema que nao foi “percebido” , tenho a certeza que em alguns meses (no maximo) estará resolvido. Temos o melhor suporte do mundo
(Foruns).
Att,
Renan