Livro Arquitetura e Design de Software: 4 tópicos do draft liberados!

52 respostas
Paulo_Silveira

Olá!

Estamos anunciando oficialmente o livro Arquitetura e Design de Software: uma visão sobre a plataforma Java. São 5 autores (ei! eu estou aí também!), e conta com o prefácio do Phillip Calçado. O livro tem um formato semelhante ao Effective Java, por ser dividido em tópicos independentes. Quatro desses tópicos foram liberados da versão de draft, com a expectativa que a comunidade de um feedback em relação ao conteúdo, forma de escrever, typos, erros, etc.

Você pode fazer o download dos PDFs diretamente no site:

Mais informações:

52 Respostas

rod

Otima notícia!

Ja baixei os pdf’s e esse fds vou dar uma olhada.
Os assustos propostos pelo livros ficaram otimos, achei bem legal.
Este livro ja esta na minha lista de futuras compras! :wink:

Já existe uma ideia aproximada de quantas paginas o livro terá?

tnaires

Dei uma primeira lida nos PDFs e achei muito bom. O que vou apontar é besteira, mas notei apenas que no tópico “Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell”, o primeiro parágrafo da seção “OutOfMemoryError no redeploy de aplicações” está começando com letra minúscula.

Fiquei com aquele gosto de quero mais! Parabéns pelo trabalho!

Abraços e boa sorte.

M

Curioso como são as coisas, acabei de contratar a Integrator e, em um dos contatos que havia enviado e obtive como resposta do Edson, me informava o que está no tópico liberado por vocês, em Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell. Essa parte de vazamento e hot deploy era uma coisa que não sabia. Fazia sem medo, já que o servidor permitia e não me davam contra indicações. Passava o tempo o danado caia, lógico, já que na Internet não disponho de 8GB de RAM como na máquina que desenvolvemos e não sabiamos porque. Tá ai, um livro útil também para empresas de hospedagens, orientando seus funcionários/atendentes de como funciona o Java.

M

Que mancada, parabéns pelo livro pessoal. Também estou esperando um sobre VRaptor, já que estamos adotando ele em projetos.

Paulo_Silveira

rlazoti:

Já existe uma ideia aproximada de quantas paginas o livro terá?

Ola Rodrigo! Entre 260 e 300 páginas. Ao que tudo indica, 300!

Realmente esse problema do estouro da permgen é mais importante e frequente que se imagina!

Agradecemos já os toques. Tudo é válido: desde o português até frases desconexas, e lembrando que mais importante ainda é o conteúdo técnico.

dm_thiago

Os tópicos (pelo menos pelos títulos) estão parecendo excelentes! Acho muito bom termos produção nacional em um nível mais alto do que os clássicos “Introdução ao…”. Vou ver se pego os PDF’s esse final de semana pra dar uma olhada.

AndyRamos

Olá pessoal ! Bom dia !

Parabéns pela iniciativa para o engrandecimento da comunidade também no segmento de arquitetura e design.

Eu que ainda me sinto um “iniciante” nesse aspecto do Java fiquei muito interessado. Vocês podem dizer se haverá pré-venda em algum local específico, tipo na própria Caelum ou algo do gênero ?

Com toda a certeza eu quero comprar este livro quando o mesmo estiver impresso. Vai ser mais um item de grande valia para mim para o aprendizado mais aprofundado do Java.

Abraços e sucesso à todos e mais uma vez PARABÉNS à todos os autores e também ao Phillip pelo prefácio !

Anderson.

J

Achei excelente a lista de tópicos abordados e gostei bastante do estilo dos textos.

Ja sei em que investir em novembro!

parabéns

gabrielmskate

Excelente…

Como fã do GUJ, e dos tutoriais do Blog da Caelum, já estou guardando o dinheiro pra compra, de preferência se houver pré-venda.

Parabéns pelo trabalho!!!

paulohbmetal

Olha só. Vou baixar e ler. De antemão, parabéns!! Quando for lançado, com certeza vou querer um.

Paz e bem!

sergiotaborda

Bom,

Em sã consciencia não posso deixar passar em claro a desilusão. O livro deveria se chamar “GUJ : 10 anos” ou algo assim…
Tentaram abarcar muita coisa e incluir coisas hype como SOA is death , JSF , DDD ( linguagem ubiqua / modelo anêmico) , Injeção de Dependencias… básicamente as coisas hype com uma pitada de Effective Java (perfira composição , perfira imutabilidade, otimização permantura é ruim) … mas fica um travo amargo em muitos pontos… Arquitetura que diferencia tiers e layers … ok, e cadê stores ? e o velho mito “getter e setters” são maus, “encapsulamento permaturo” é mau , “Evite escrever seu proprio framework” ( por poder usar o nosso e nunca aprender a fazer o seu ).
Está faltando um item fundamental : padrão de arquitetura! … bom, mas pensando bem é melhor não ter. Afinal alguem pode escrever que se pode ter duas instancias de Singleton…

Se se chama-se “os assuntos quentes no guj” , seria legal. Um almaque dos assuntos que mexem as duvidas do pessoal e um visão do patrono do site sobre esses assuntos. Assim, um pseudo livro sobre arquitetura que fala de DDD e getter e setters , que não sabe que existe o conceito de store e esquece padrão de arquitetura … Se o indice for tão bom quanto o conteudo e o conteudo for a mesma conversa do pessoal da Caleum que vemos no Guj … estou ansioso por ver o resultado.

Paulo_Silveira

Oi Sergio!

Realmente tem bastante coisa. Muitos dos topicos ainda estao em aberto. Sem duvida nenhuma vamos levar em consideracao a opiniao do que o pessoal acha.

Mas sinceramente acho que nao é s hype. Por exemplo, IoC nao é hype, é fato, concorda? Mas sim, alguns dos tópicos são embates e discussoes frequentes que aparecem no GUJ, na Caelum, no portaljava, na lista do soujava e de outros lugares de tópicos atuais.´Como esta escrito no site, é uma compilação do nosso aprendizado no decorrer dos anos, então acho que voce descreveu bem, mas por favor, nao deixe de citar outros topicos que voce acharia interessante abordar!

Nao se esqueca que o titulo do livro possui a palavra design, nao só arquitetura, e damos bastante atencao a isso tambem. Bem que “GUJ 10 anos” tambem seria bom ;).

Pessoal, fica aqui tambem o agradecimento a todos que tem enviado email pro [email removido] com as correções, sugestões e idéias para outros tópicos. O feedback tem sido grande.

R

Olá Paulo,
qual a previsão de lançamento?

Paulo_Silveira

raf4ever:
Olá Paulo,
qual a previsão de lançamento?

Ola Rafael! Novembro desse ano… com sorte, início do mês. E quanto mais feedback, mais rapidamente fazemos acertos para o lançamento ocorrer no previsto!

rmala_ti

Desde o Falando Java quando vocês anunciaram o livro que to aguardando o lançamento.

Dei uma olhada rápida e ao meu ver será bem interessante mesmo.

Tb vou guardar $$. :smiley:

Parabéns!!!

luistiagos

Quanto vai custar?

sergiolopes

oi luís

ainda nao sabemos o preco final mas devera abaixo de livros equivalentes que sao importados. pra editora fechar o preco a gente precisa fechar o nr de paginas, o que ainda nao aconteceu pq ainda estamos escrevendo

[]'s

D

opa, cara gostei do que li ali por enquanto, nao sou nenhum expert mas vi ali algumas explicaçoes para erros que ja tive (por exemplo na parte “Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell”) e que provavelmente teria apanhado bem menos pra resolver se tivesse visto algo assim antes … se o resto do livro seguir a ideia desses capitulos ali ficara muito bom, acho bacana esse lance de passar o aprendizado que tiveram durante suas vidas prq com certeza muita coisa ali é duvida ou ate uma caixa preta por enquanto para os menos “vividos” …

parabens pelo trabalho e aguardo o lançamento…

[]´s

peerless

Parabens pela louvavel iniciativa.

ranophoenix

Parabéns pela iniciativa!

Tenho uma observação a fazer sobre o capítulo “Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell”.

Às vezes utilizo isso na prática. Algumas versões de biblioteca ficam no lib (comum a todos os projetos), porém de repente algum projeto precisa de uma versão diferente da biblioteca, daí nesse projeto vai a versão que ele precisa pra funcionar. Pelo que entendi lendo o capítulo do livro isso não seria possível, ou pelo menos seria muito arriscado, mas na prática (pelo menos nos containers Web que conheço) não é assim que funciona. O Classloader da aplicação sempre irá procurar a classe nos repositórios locais, com algumas exceções como na citação acima, e somente depois delegará para os outros classloaders.

Fonte que utilizei para a citação: http://spdn.ifas.ufl.edu/docs/class-loader-howto.html

Mais uma vez parabéns pela iniciativa! :wink:

Paulo_Silveira

Ola

Voce tem razao: a maioria dos containers "novos" ja vao fazer corretamente o uso de diretorios common, shared, etc. Na minha epoca o tomcat usava o modelo tradicional, sem tentar fazer um "flat", que so comecou a partir do 3.3:
http://mail-archives.apache.org/mod_mbox/cocoon-dev/200009.mbox/<[email removido]>

Infelizmente o problema com a variavel de ambiente CLASSPATH é independente do container e de qual versao do container. Sem duvida é bom deixar isso claro, e talvez entao so deixar o exemplo da variavel de ambiente, ja que os containers atuais devem todos estar aginda da maneira "correta" (valeria pesquisar). O que acha? Mesmo que todos estejam ok, é bom deixar o alerta.

Fico muito agradecido por um comentario tao detalhado e oportuno como este!

ranophoenix

Paulo Silveira:
ranophoenix:

Às vezes utilizo isso na prática. Algumas versões de biblioteca ficam no lib (comum a todos os projetos), porém de repente algum projeto precisa de uma versão diferente da biblioteca, daí nesse projeto vai a versão que ele precisa pra funcionar. Pelo que entendi lendo o capítulo do livro isso não seria possível, ou pelo menos seria muito arriscado, mas na prática (pelo menos nos containers Web que conheço) não é assim que funciona. O Classloader da aplicação sempre irá procurar a classe nos repositórios locais, com algumas exceções como na citação acima, e somente depois delegará para os outros classloaders.

Ola

Voce tem razao: a maioria dos containers "novos" ja vao fazer corretamente o uso de diretorios common, shared, etc. Na minha epoca o tomcat usava o modelo tradicional, sem tentar fazer um "flat", que so comecou a partir do 3.3:
http://mail-archives.apache.org/mod_mbox/cocoon-dev/200009.mbox/<[email removido]>

Infelizmente o problema com a variavel de ambiente CLASSPATH é independente do container e de qual versao do container. Sem duvida é bom deixar isso claro, e talvez entao so deixar o exemplo da variavel de ambiente, ja que os containers atuais devem todos estar aginda da maneira "correta" (valeria pesquisar). O que acha? Mesmo que todos estejam ok, é bom deixar o alerta.

Fico muito agradecido por um comentario tao detalhado e oportuno como este!

Opa, Paulo! É um prazer enorme poder contribuir de alguma forma com um livro que está sendo feito por profissionais tão gabaritados e comprometidos. Em relação ao CLASSPATH ainda não fiz o teste e nem pesquisei para ver como os “novos” containers se comportam, mas vou fazer essa experiência assim que tiver um tempinho. :slight_smile:

Abração e até mais!

Marcio_Duran

Paulo Silveira:

Nao se esqueca que o titulo do livro possui a palavra design, nao só arquitetura, e damos bastante atencao a isso tambem. Bem que “GUJ 10 anos” tambem seria bom ;).

Pessoal, fica aqui tambem o agradecimento a todos que tem enviado email pro [email removido] com as correções, sugestões e idéias para outros tópicos. O feedback tem sido grande.

Apesar de estar aqui a mais ou menos 1 ano, eu diria que esse livro é um grande Trunfo aqui para todos, e é uma iniciativa da mais colaboradora que já se pensou em fazer, ao tema tanto concordo com o Sergio Taborda quanto Concordo com a equipa da Caelum, em tese todos aqui contribuimos para esse fruto que na certa e uma observação todos aqui.Espero que atenda as expectativas e seja um sucesso em vendas também.

Parabens a todos,

D

Olá Paulo, Sérgio e demais autores.

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pela iniciativa. É sempre bom ver que existem pessoas dispostas e principalmente interessadas a ajudar a comunidade.

Não sou nenhum expert da língua portuguesa, muito menos um chato que reclama de tudo, mas, como vocês pediram por sugestões e críticas, me achei no direito de lhes informar que seria interessante dar uma boa revisão no texto, pois existem alguns errinhos de concordância e de pontuação em algumas frases. Nada de grave, mas como é um livro que com certeza será de grande valia para a comunidade, acredito que seja algo que mereça ser revisto.

Até mais e continuem com o bom trabalho!

B

Duas críticas:

O fim dos capítulos parece coito interrompido, “Vamos falar mais disso nos próximos capítulos”. :wink:

A bibliografia tem um monte de links, e como sou preguiçoso, é chato copiar e colar eles :stuck_out_tongue: Poderia deixá-los vivos na versão online, ou deixá-los em html em alguma parte do site?

M

Ainda não li. Mas parabéns a todos comprometidos com esse projeto. :slight_smile:

rodrigo.bossini

Drico:
Olá Paulo, Sérgio e demais autores.

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pela iniciativa. É sempre bom ver que existem pessoas dispostas e principalmente interessadas a ajudar a comunidade.

Não sou nenhum expert da língua portuguesa, muito menos um chato que reclama de tudo, mas, como vocês pediram por sugestões e críticas, me achei no direito de lhes informar que seria interessante dar uma boa revisão no texto, pois existem alguns errinhos de concordância e de pontuação em algumas frases. Nada de grave, mas como é um livro que com certeza será de grande valia para a comunidade, acredito que seja algo que mereça ser revisto.

Até mais e continuem com o bom trabalho!

Concordo. Vejam essa frase no mínimo “estranha”:

“Para evitar esse problema, você pode usar um retorno mais genérico para o método,
que contemple diversas implementações possíveis e que force os usuários do método não
dependerem em nada de uma implementação específica.”

Outra:
“Usar interfaces Java é um grande benéfico”. Benéfico é adjetivo (e só). Nesse caso a palavra benefício (substantivo) deveria ser usada.

Outra:
"Se ele usa algum método específico de FileInputStream que
não esteja definido em InputStream, não há o que fazer para desacoplar esse código."
Se ele chegar a um trecho do método que precise chamar um método específico de FileInputStream, isso quer dizer que nesse trecho o programador sabe que o objeto que veio realmente é um FileInputStream, então ele pode fazer o casting. Acho que isso poderia ser mencionado de alguma forma nesse trecho.

sergiolopes

pessoal, obrigado pelo feedback!

sobre os erros de portugues: essa previa a gente lancou por conta mesmo, sem passar pela editora. para versao final do livro a editora tem um revisor que ajudara a gente a atingir uma boa qualidade final nos textos (realmente esses drafts ainda estao com errinhos bobos)

bruno,

a bibliografia precisa ser mais facil de acessar, realmente. a sua ideia de colocar online (e ate colocar o link pra bibliografia online no proprio livro) eh realmente bem interessante, acho que vamos adota-la

e o fim do capitulo referenciando outros capitulos realmente deixa no ar qdo nao tem o livro inteiro :slight_smile:
tomara a sensacao de interrupcao passe com o lancamento do livro completo

rod.attack, realmente o maior trabalho nosso esta sendo em resolver essas frases que faltam mais fundamentacao. como estamos mto acostumados com aula (e nada com livro ainda, esse eh o 1o), acabamos resolvendo essas fundamentacoes nas proprias discussoes em aula.
no livro essa fundamentacao precisa ser mais minuciosa mesmo. obrigado pelas dicas, se achar mais coisas, pode mandar!

obrigado novamente a todos

[]'s

Marcio_Duran

Gerenciar memória não é simples - Arquitetura e Design de Software Caelum ? 2009/7/17

“Pode-se pensar que o generational copying é ruim porque copia objetos na memória ao invés de liberá-la, afinal é muito mais rápido liberar um endereço de memória do que copiar vários bytes entre lugares diferentes”, [color=red]“muito complexo de se entender”
[/color]

Isso só pode ser um conceito novo Objetos em Nuvens

Link_pg

Seria engraçado se um dia o pessoal dos EUA tivesse que aprender português (ou requisitassem versões traduzidas, “cheia de erros”) para ler materiais desse tipo :lol:

Imagina um tópico no Java Ranch com o seguinte título: “O’Reilly’s brazilian traductions it’s a crap”… continuando assim, não será muito difícil ehehheeh

Show de bola, compro logo que sair \o/

Juk

Me interessei pelo livro e dei uma olhada no capítulo de IoC (mais tarde olharei os outros).

Achei bacana, só um trecho que eu complementaria:

Os primeiros frameworks a trabalharem com inversão de controle usavam essas diferentes
táticas para trabalhar com as dependências: Apache Avalon através de service
locators, Spring Framework e XWork através de injeção por setters e Pico Container
através de injeção por construtor.

Eu citaria o fato de, hoje em dia, a maioria dos frameworks oferecerem ambas as opções de injeção de dependências (por setters e por construtor). A maneira que está pode levar pessoas que não conhecem os frameworks a escolher um deles sem saber disso.

Gostei da abordagem de utilizar exemplos, acho muito didático. Acho que seria legal também um ou outro diagrama pra ilustrar os exemplos. IoC particularmente fica muito claro se explicado com um diagrama de classes.

Abraços!

Baratao

Sensacional…

Muito bom o conteúdo.
Não li todos os pdfs mas já posso dizer que terei esse livro assim que for lançado.
Parabens aos autores pela iniciativa.

Obrigado.

L

Estou contando as horas :smiley:
esse livro promete muitooo…

R

Outros Drafts serão lançados antes da versão final do livro? Tenho atenção especial ao tópicos:
Evite herança, favoreça composição.
Prefira a imutabilidade.
Modelo anêmico.
Domain-Driven Design.
Fábricas e o mito do baixo acoplamento.
Camadas e Camadas: a confusão de tiers e layers.

Nem preciso falar que vamos comprar o livro, excelente iniciativa, ficamos na espera.

Ironlynx

Paulo, parece que tá bacana. :slight_smile:
Uma perguntinha: que software vc usa para montar o livro?Aliás que software vc usa para montar as apostilas da Caelum?Eu tenho um livro aqui que eu comecei a escrever há um tempão, mas nunca terminei principalmente por causa da formatação.Tá tudo em word… :lol:

Rafael_Carneiro

Ironlynx:
Paulo, parece que tá bacana. :slight_smile:
Uma perguntinha: que software vc usa para montar o livro?Aliás que software vc usa para montar as apostilas da Caelum?Eu tenho um livro aqui que eu comecei a escrever há um tempão, mas nunca terminei principalmente por causa da formatação.Tá tudo em word… :lol:

Para o livro não sei te informar (que acredito ser escrito através de algum template da editora), mas as apostilas são geradas com o Tubaina.

sergiolopes

Ronildo, Pretendemos abrir outros drafts sim antes do lançamento final, só não sabemos ainda quando e quais.

E estamos usando o Tubaina no livro também, só que com um template em latex que nos foi enviado pela editora.
O Tubaina é um projeto que fizémos aqui dentro para nos ajudar a escrever as apostilas. Tem uma sintaxe bem simples mas é baseado em texto puro o que é fenomenal para várias pessoas editarem ao mesmo tempo como é nosso caso. Com o Tubaina comitamos tudo no github e vamos fazendo o merge. Temos até um servidor de integração contínua que monta o pdf pra gente a cada commit.

O Tubaina foi aberto e pode ser usado livremente (embora o maior interesse nele acabe sendo nosso mesmo):

http://www.caelumobjects.com/opensource/tubaina/

D

Bem, novembro já está “aí na esquina”.

Há alguma novidade sobre o lançamento do livro? Acredito que ele está sendo aguardado com ansiedade por muitos desenvolvedores java.

Quando será o lançamento oficial, onde comprar, valor, etc.

sergiolopes

Daniel Augusto:
Bem, novembro já está “aí na esquina”.

Há alguma novidade sobre o lançamento do livro? Acredito que ele está sendo aguardado com ansiedade por muitos desenvolvedores java.

Quando será o lançamento oficial, onde comprar, valor, etc.

Oi Daniel!

Estamos trabalhando forte pra lançar logo! Tivémos alguns problemas e acho que vai acabar passando de novembro, mas damos notícias.
Pra “compensar”, vamos abrir mais uns capítulos do livro essa semana :slight_smile:

[]'s

G

Pelo pouco tempo que venho acompanhado das discuções dos autores aqui no fórum e somados ao excelente trabalho que vocês fizeram no vraptor3 fico bem ansioso pelo lançamento. Certamente será um dos melhores livros de arquitetura.

Espero que o lançamento seja antes de dezembro, assim posso ler antes da minha SCEA.

Abraços e parabéns.

ManoJava

show de bola rapaziada!

L
osmio:
Sergio Lopes:
Ronildo, Pretendemos abrir outros drafts sim antes do lançamento final, só não sabemos ainda quando e quais.

----

E estamos usando o Tubaina no livro também, só que com um template em latex que nos foi enviado pela editora.
O Tubaina é um projeto que fizémos aqui dentro para nos ajudar a escrever as apostilas. Tem uma sintaxe bem simples mas é baseado em texto puro o que é fenomenal para várias pessoas editarem ao mesmo tempo como é nosso caso. Com o Tubaina comitamos tudo no github e vamos fazendo o merge. Temos até um servidor de integração contínua que monta o pdf pra gente a cada commit.

O Tubaina foi aberto e pode ser usado livremente (embora o maior interesse nele acabe sendo nosso mesmo):

http://www.caelumobjects.com/opensource/tubaina/

O que aconteceu com o site do Tubaina?

HTTP ERROR: 404

NOT_FOUND

RequestURI=/opensource/tubaina/