Livro Arquitetura e Design de Software: mais 4 tópicos liberados!

194 respostas
sergiolopes

Em julho anunciamos aqui no GUJ o livro Arquitetura e Design de Software - Uma visão sobre a plataforma Java com 4 tópicos liberados para download. Hoje anunciamos mais 4 tópicos liberados:

• Java como plataforma não como linguagem
  • Favoreça imutabilidade e simplicidade
  • Cuidado com o modelo anêmico
  • Considere uma ferramenta de mapeamento objeto relacional

Acesse o site e faça o download: http://www.arquiteturajava.com.br

Estamos em processo de finalização do livro e gostaríamos muito de ouvir a opinião de todos!

194 Respostas

Y

Pelo que tenho percebido o livro deve conter varios topicos curtos, tentando abranger diversos assuntos sem, no entanto, se aprofundar demais nos assuntos. O resultado pode ser legal e o livro resultar numa boa referencia, mas confesso que o ultimo capitulo me “preocupa” um pouco caso nao haja aprofundamento na questao.

tnaires

É praticamente um Effective Java da arquitetura! Parabéns pelo trabalho.

Paulo_Silveira

Ola Yvga!

Com certeza, é preciso tomar muito cuidado. Se voce reparar mesmo nos outros tópicos, sempre fazemos citações e referências a livros, sites e blogs, além de tentar mostrar opiniões dos dois lados.

abracos

dm_thiago

Alguma previsão de lançamento do livro?

T

Voces pretendem lançar o livro com opção de compra em pdf? tentei procurar por alguns livros em pdf (para comprar mesmo, nada de roubar os outros) e simplesmente nao consegui achar!

G

Até então tenho gostado muito dos capítulos que foram liberados. A linguagem está super simples, bem fácil de entender. Achei que a forma simples de explicar torna a leitura boa para quem não entende muito do assunto, e ao mesmo tempo não torna chata para quem já entende de arquitetura. No meu caso, mesmo já trabalhando há alguns anos em arquitetura Java pude aprender muita coisa com esses capítulos. Aquele da chave de fenda então estava muito bom, inclusive li 2 vezes de tão boa a leitura.

Mas o que me chamou mesmo atenção, inclusive com o comentário do YvGa sobre os capítulos curtos. No inicio achei que eram curtos por ser um “preview”, porém se vocês fizerem o livro final assim de certa forma cria uma forma muito boa de ler, pois capítulos muito grandes tornam a leitura cansativa.

Abraços

wandersonxs

Pretendem lançar em pdf de grátis? Aqueles que abaixamos da net. :twisted: :twisted:
Bom trabalho!

peczenyj

Tem q ter versão pra kindle e ipod touch

Loiane

Podia ter uma noite de autógrafos, ou algo do tipo, para o lançamento do livro.
Além da chance do pessoal comprar o livro “em primeira mão”, também teríamos a oportunidade de levar o livro autografado pelos autores, além de poder trocar idéias.
O que acham?
:slight_smile:

Baratao

Loiane:
Podia ter uma noite de autógrafos, ou algo do tipo, para o lançamento do livro.
Além da chance do pessoal comprar o livro “em primeira mão”, também teríamos a oportunidade de levar o livro autografado pelos autores, além de poder trocar idéias.
O que acham?
:slight_smile:

++

Gostei da idéia… muito interessante.

sergiolopes

Oi pessoal!

Respondendo a todos:
Ainda não temos uma data certa de lançamento mas estamos correndo para ser o mais breve possivel! (alias, escrever um livro dá trabalho hahaha).
Não sei dizer se vamos ter uma versao em PDF, vou ver com a editora.
E vamos ter sim alguma especie de lancamento oficial que anunciamos mais pra frente!

[]'s e obrigado pelo feedback!

Sérgio

dreamspeaker

Eu tinha lidos os 4 capitulos anteriores e gostei bastante sobre GC e ClassLoaders.

De IoC eh legalzinho, desenvolvimento voltado a interface esta um pouco mais do mesmo.

Vou ler os demais capitulos entre um metro e outro! :thumbup:

Paulo_Silveira

Oi Andre!

As secoes dentro de “topicos de orientacao a objetos” não vão ser muita novidade para quem já leu o Effective Java (com excecão do DDD e modelo anemico). E isso deve ser frequente com desenvolvedores mais experientes e mais familiarizados com a plataforma Java: algumas seções serão muito proveitosas, outras já serão de seu conhecimento, pois o livro é baseado muito na nossa experiencia com o GUJ, blog da caelum, consultoria, etc, e pessoas como voce tambem participaram disso :)!

abracos

Vini_Fernandes

Apenas por curiosidade, o que voces utilizaram como editor de texto? Foi algo como o Latex?

valeu

sergiolopes

A gente usa o Tubaina, que por traz usa o Latex:

http://www.caelumobjects.com/opensource/tubaina/

[]'s

D

Legal esse Tubaina hein?
Parabéns, é bem mais fácil criar documentos com ele.

GabrielCardelli

VOu ler… Parece ser bem legal o livro!! Mais um que vai entrar pra minha coleção =)

dreamspeaker

Sim, eu entendo. Eu fiquei pensando nisso depois que escrevi. E outra coisa, eh estranho ler um capitulo no meio do nada, fica a impressao que ta faltando coisa.

Por exemplo, eu li os outros capitulos disponibilizados. O que fala do modelo anemico ficou um pouco… anemico! :? Mas sei la, de repente no contexto do livro ganhe mais globulos vermelhos.

Gostei dos capitulos de Java como plataforma e sobre imutabilidade.

Agora o topico sobre ORM, apesar de bem recheado, esta muito panfleteiro. O capitulo deveria se chamar “Considere usar o Hibernate”. Na minha humilde e chata opiniao, colocaria um capitulo de detalhes sobre o Hibernate num Apendice ou coisa assim, nao no proprio capitulo “generico”.

Uma pergunta: essas sao as versoes finais? Porque tem alguns erros de digitacao, nada que comprometa, mas fica feio!

Eh isso. Ateh :thumbup:

gilberto_oliveira

Bom pessoal estou lendo os capítulos disponíveis e a linguagem está realmente muito fácil de entender. Parabens!

Quanto a possíveis erros de ortografia etc. detectados podemos utilizar este tópico para informar aos autores? ou preferem por e-mail, mp, etc ?

B

Paulo Silveira:
Oi Andre!

As secoes dentro de “topicos de orientacao a objetos” não vão ser muita novidade para quem já leu o Effective Java (com excecão do DDD e modelo anemico). E isso deve ser frequente com desenvolvedores mais experientes e mais familiarizados com a plataforma Java: algumas seções serão muito proveitosas, outras já serão de seu conhecimento, pois o livro é baseado muito na nossa experiencia com o GUJ, blog da caelum, consultoria, etc, e pessoas como voce tambem participaram disso :)!

abracos

Eu estou achando o livro até engraçado, falando da parte de experiência do GUJ. Explico:

Lendo o capítulo de imutabilidade, enquanto lia a primeira parte fiquei pensando “É, um dos melhores exemplos de imutabilidade é a classe String, todos os métodos aproveitam mesmo array de caracteres, e só muda de onde começam e onde termina, bem que poderiam falar disso.”

Uma página depois, pimba.

Quase todos os capítulos estou tendo esse sentimento de ler a primeira parte e saber o que vem a seguir. Acho que estou passando tempo demais com vocês. :smiley:

Paulo_Silveira

gilberto_oliveira:

Quanto a possíveis erros de ortografia etc. detectados podemos utilizar este tópico para informar aos autores? ou preferem por e-mail, mp, etc ?

Pode mandar por email, ja recebemos duzias deles, assim como da outra vez :).

jhacker

Uma questão à se pensar, o livro direciona à Frameworks que envolve o Core J2EE/JEE, mas e fora dele o que vai falar sobre outras plataformas que já são tendências de Mercado, a visão de arquitetura não poderia ter uma independência da Plataforma Java, mesmo porque Servidores de Aplicações podem rodar outras especificações que se comunicam por J2EE.
Sobre o que aborda determinada metodologia Ágil e como promover DDD, TDD, FDD, BDD em meios de padrões, como decidir com precisão para que padrão devo recorrer na hora de questionar determinada implementação pelo processo de desenvolvimento.

O livro tem que ser bem sabatinado…

jcracker

Sergio Lopes:
Oi pessoal!
Não sei dizer se vamos ter uma versao em PDF, vou ver com a editora.

[]'s e obrigado pelo feedback!

Sérgio

Se uma versão em PDF do Livro for liberada ao publico, acredito que vai ser de bom agrado à todos, ampliaria mais o acesso a informação, e ajudaria a fazer uma segunda edição do livro com mais riqueza de detalhes e aperfeiçoamento, devido a um numero maior de leitores.

tnaires

Márcio, para de ficar criando usuários no GUJ! Que coisa feia!
Qual será o próximo, jphreaker?

J

muito bom!

Adelar

No site (http://www.arquiteturajava.com.br/) está escrito:
"Previsão de lançamento: 1o Semestre de 2010"
está parecendo no site 10!
os tópicos são muito bons. Aguardo ancioso pelo lançamento. :slight_smile:

Jairo_Junior1

Adelar:
No site (http://www.arquiteturajava.com.br/) está escrito:
"Previsão de lançamento: 1o Semestre de 2010"
está parecendo no site 10!
os tópicos são muito bons. Aguardo ancioso pelo lançamento. :slight_smile:

Poisé, fiquei confuso, daí vim desenterrar esse tópico.

Tirei o dia pra ler os capítulos liberados e fiquei ansioso pela versão final, com certeza serei um dos primeiros compradores.

G

Será que terá um evento de lançamento para que possamos pegar autografo dos autores?

(baita puxa-saco, haha) :lol:

A

Previsão de lancamento ?

Seria 1º semestre de 2010 ou 10 ( em binário são 2 … rs ) 2º semestre de 2010

Jairo_Junior1

Nenhuma notícia nova?

Desse jeito vou gastar o dinheiro que separei pro livro kkkk

blessed

Obrigado meus amigos, o conteudo ta muito interessante!!

Paulo_Silveira

uma atualização pra quem esta esperando: estamos em 90%, e na semana que vem ja comeca a revisao. esta bem proximo!

fabiocsilva

Gostaria de deixar uma sugestão:
como se trata de um livro sobre arquitetura e design de software, seria interessante ter um capítulo explicando exatamente o que é cada um, quais as fronteiras e quais as responsabilidades de um arquiteto e projetista. Também trocaria o design do título por projeto, como utilizei antes. Acho que não há necessidade de usar o termo em inglês nesse caso.

Jairo_Junior1

Sem pressa. hahahaha

Luca

Olá

fabiocsilva:
Gostaria de deixar uma sugestão:
como se trata de um livro sobre arquitetura e design de software, seria interessante ter um capítulo explicando exatamente o que é cada um, quais as fronteiras e quais as responsabilidades de um arquiteto e projetista. Também trocaria o design do título por projeto, como utilizei antes. Acho que não há necessidade de usar o termo em inglês nesse caso.

Sem querer me meter mas já me metendo…

A pergunta é boa mas a melhor resposta é “depende”.

Na área de arquitetura:

Dizemos projeto de arquitetura. É assim que falamos quando contratamos um arquiteto para projetar nossa casa.

Arquiteto faz o projeto, então é o projetista. Antigamente costuma-se chamar de projetista àquele que faz o desenho concebido pelo arquiteto. Isso antes de existir o Autocad. Hoje o Arquiteto senta no computador, cria o projeto e ele mesmo desenha.

E na área de TI?

A mesma coisa. O arquiteto faz o projeto e ele mesmo o detalha.

E onde entra o "depende"que falei?

É que na nossa área acho errado separar as funções tipo fulano só faz isto, beltrano espera fulano acabar para começar. Em muitas equipes o projeto é feito pela equipe em reuniões. O arquiteto ou projetista não fica isolado em uma torre de marfim (já li isto… tem gente aqui que vai lembrar…). Ele é mais um na equipe.

Escrevi “depende” porque ainda há lugares em que existe o arquiteto na torre de marfim como se fosse a rainha do formigueiro. Mas não quero falar sobre isto. Não é assim que acho que devam ser as coisas.

Acho que divaguei. Se não entendeu, saiba que eu também não… porisso nem reli…

[]s
Luca

sergiolopes

O livro tem uma discussão boa sobre o que é Arquitetura, o papel do Arquiteto, onde entra o Design e etc. É bem na linha do “depende” mesmo, já que não há consenso sobre esses termos e há muita discussão. Mostraremos pontos de vista diferentes, como do Fowler e outros.

Para quem esteve no CaelumDay BSB esse sábado, o Paulo Silveira apresentou uma prévia dessa discussão no início do evento. Para os outros, aguardem o livro :slight_smile:

Luca

Olá

Muito bom lembrar do Fowler.

Aí vai um antigo artigo de 2000 do Fowler (atualizado em 2004) que vale a pena reler de vez em quando: http://martinfowler.com/articles/designDead.html (Em português com tradução que eu discordo um pouco pela mistura design x projeto x análise em http://www.infoq.com/br/articles/is-design-dead )

Atenção:

1. Não se fixem no título do artigo

2. E nem que em inglês projeto = design mas design tem outros significados além de projeto. Em engenharia o projeto vem sempre antes da execução e no texto do Fowler está escrito: Design is part of the programming processes and as the program evolves the design changes. Em TI o design evolui.

3. Prefiram ler a versão original.

Lendo dá para perceber diferença entre os termos sob o ponto de vista do Fowler. Aliás este é um dos mais importantes artigos do Fowler. E ele voltou ao tema na apresentação deste ano em http://universite-du-si.com/fr/conferences/6/sessions/909

[]s
Luca

Z

no aguardo livro tb.

fbl.lucas

alguma noticia do livro?

rdsilio

Reacendendo o tópico; alguma previsão da publicação do livro Arquitetura e Design de Software?

renanpto

Estou no aguardo também =D

J

Também estou no aguardo. Ocorreu algum imprevisto ?

rdsilio

Galera da Caelum, alguma previsão?

luistiagos

tem os capitulos?

M

Até o Duke Nukem Forever vai sair e nada do livro. Tem que ver isso aí.

Paulo_Silveira

oi pessoal

estamos em fase final, comecando a revisao tecnica por terceiros e amigos. tem sido muito mais trabalhoso que imaginavamos, alem do desafio de encontrar uma forma simples de passar esses conceitos e uma unica maneira de expressa (somos varios autores).

LPJava

Paulo Silveira:
oi pessoal

estamos em fase final, comecando a revisao tecnica por terceiros e amigos. tem sido muito mais trabalhoso que imaginavamos, alem do desafio de encontrar uma forma simples de passar esses conceitos e uma unica maneira de expressa (somos varios autores).

e olhe que a galera que escreveu o livro tem experiencia em escrever conteudo de qualidade como as apostilas da caelum.E poe trabalho nessa etapa.

Tb estou na espera para comprar um exemplar.

diegoalmeida.cc

e awe galera… nenhuma notícia??? nenhuma previsão? uma data! nada ? heheh

Paulo_Silveira

Oi pessoal

O livro esta em sua segunda revisao tecnica. \o/

Ate o comeco do carnaval o livro vai para a revisao da Campus/Elsevier. Ai demora algo entre 3 ou 4 meses ate haver o lancamento. Estamos todos bastante empenhados. Vamos atualizar o indice com toda a reformulacao que fizemos.

abracos

CarlosEduardoDantas

Paulo Silveira:
Oi pessoal

Ate o comeco do carnaval o livro vai para a revisao da Campus/Elsevier. Ai demora algo entre 3 ou 4 meses ate haver o lancamento. Estamos todos bastante empenhados. Vamos atualizar o indice com toda a reformulacao que fizemos.

abracos

Ótima notícia Paulo. Se puderem liberar mais 4 tópicos, seria legal :smiley:

danilocmiranda

Ansioso pelo lançamento do livro! :wink:

Elizeu_Santos

LPJava:
Paulo Silveira:
oi pessoal

e olhe que a galera que escreveu o livro tem experiencia em escrever conteudo de qualidade como as apostilas da caelum.E poe trabalho nessa etapa.

Tb estou na espera para comprar um exemplar.

mais as apostilas da caelum não são de tão boa qualidade assim, eu ainda encontro erros triviais na FJ11 e CS14.
to até pensando em mandar isso pra caelum.

Elizeu_Santos

CarlosEduardoDantas:
Paulo Silveira:
Oi pessoal

abracos

Ótima notícia Paulo. Se puderem liberar mais 4 tópicos, seria legal :smiley:

melhor liberar o livro todo, ai agente faz a revisão (que por sinal ta demorando meio século) e então vocês lançam pra quem quiser a versão impressa.

sergiolopes

Elizeu_Santos:
mais as apostilas da caelum não são de tão boa qualidade assim, eu ainda encontro erros triviais na FJ11 e CS14.
to até pensando em mandar isso pra caelum.

Opa! Pode mandar sim, agradecemos bastante!

Estamos constantemente melhorando e corrigindo as apostilas, mas é impossível ser 100% perfeito, sempre sobra um bug. Aliás, ontem mesmo foi pro ar uma versão revisada da CS-14 com diversas correções (várias enviadas aqui por amigos do GUJ, inclusive)

Abraços

rhzuffo

Muito bom o livro. Bem didático. Obrigado.

A

O que vem primeiro:

Livro em questão [ ]
Queda do Kadafi [ ]
Morte do Sarney [ ]
Título dos Gambás na Libertadores [ ]

edit: Só uma brincadeira, imagino o trampo que deve ser lançar o livro!

Eduardo_Bregaida

3 ou 4 meses?

Então provável que até a QCon já tenha, vou querer meu exemplar =)
Os tópicos liberados são muito bons e didático o arquiteto que trabalha comigo curtiu d+.
:smiley:

Agora é esperar pra ver. 8)

sergiolopes

Como disseram, o Duke Nukem Forever sai realmente antes do livro. E não é piada de primeiro de Abril.

Mas sério, o livro será congelado nesta terça-feira e aí é só esperar os últimos retoques da editora!

Jairo_Junior1

Sergio Lopes:
Como disseram, o Duke Nukem Forever sai realmente antes do livro. E não é piada de primeiro de Abril.

Mas sério, o livro será congelado nesta terça-feira e aí é só esperar os últimos retoques da editora!

Não gostei do Duke Nukem Forever, vou ficar no aguardo do livro. Alguma novidade?

G

Paulo Silveira:
Oi pessoal

abracos

Já se passaram 4 meses desde o último post do Paulo e nada… =/

DanielGimenes

Pessoal da Caelum, vocês tem alguma notícia sobre o livro?

Já sabem qual vai ser o valor do mesmo? Tenho interesse em adquirí-lo assim que sair.

E o evento? Vai rolar?

[[]]'s

romero.dias

Amigos da Caelum. Estou ansioso para adquirir o livro!

fredferrao

Ta parecendo um Hoax este livro: pura lenda :shock:

PaduaAlves

Aguma previsão?

G

Talvez eles estajam esperando o lançamento da JDK 7 para dar uma atualizada no livro…

andrejusti

E ai nada??

hugo.hlcxcx

Também estou aguardando esse lançamento que nunca chega…

Baratao

Eu aposto 1 real que eles vão lançar o livro o QconSP. Tomara que eu esteja certo pq eu vou… hehe

Tchello

Só uma troladinha básica:

sergiolopes

2011 é um ano histórico! Duke Nukem Forever, Java 7 e… o Livro de Arquitetura!

Pessoal, vai sair sim, e está quase pronto. O pré-lançamento está planejado para antes do QCon e certamente no QCon teremos centenas de exemplares disponíveis!

Desculpem a demora!

Tchello

Sergio Lopes:
2011 é um ano histórico! Duke Nukem Forever, Java 7 e… o Livro de Arquitetura!

Pessoal, vai sair sim, e está quase pronto. O pré-lançamento está planejado para antes do QCon e certamente no QCon teremos centenas de exemplares disponíveis!

Desculpem a demora!

Tranquilo Sérgio, precisávamos de uma data ou algo próximo a isso.

O problema era ficar na espectativa sem saber se o lançamento seria no próximo mês ou no próximo ano, algo agoniante para os ansiosos de plantão rsrs.

Abraços.

Elizeu_Santos

pausei java, iniciei python, terminei curso tecnico, iniciei faculdade, avancei periodo e nada do livro pronto rsrsrs

bacofrb

poha
ta parecendo o chinese democracy !

J

QCon chegando…

Será que terá algum exemplar lá?

maior_abandonado

qcon foi dia 10 e 11 certo?

e ai…alguma novidade?

FernandoFranzini

Eu tb vou querer autografo tbbb :smiley:
(Puxa saco 2)

sergiolopes

Vou parar de prometer pra não passar mais vergonha :slight_smile:

Status atual: o livro está totalmente pronto mas em finalização na editora (diagramação, revisão etc). Essa semana eles nos mandam o PDF final e, se estiver tudo certo, em 20 dias está nas lojas.

Quando chegar a última prova do livro eu mando mais um status update aqui. Tomara que esteja tudo correto e possamos imprimi-lo logo!

laudenpower

Sergio Lopes:

Status atual: o livro está totalmente pronto mas em finalização na editora (diagramação, revisão etc). Essa semana eles nos mandam o PDF final e, se estiver tudo certo, em 20 dias está nas lojas.

Quando chegar a última prova do livro eu mando mais um status update aqui. Tomara que esteja tudo correto e possamos imprimi-lo logo!

Você irão vender on-line? Pergunto isso por que seria interessante disponibilizar aos que por ventura não puderem comprar em sua cidade.

Aguardo ansiosamente simplesmente por que o livro é ANIMAL, já andei lendo alguns capítulos e o material tem tudo para ser considerado leitura obrigatória para qualquer profissional Java.

AUser

laudenpower:
Sergio Lopes:

Você irão vender on-line? Pergunto isso por que seria interessante disponibilizar aos que por ventura não puderem comprar em sua cidade.

Aguardo ansiosamente simplesmente por que o livro é ANIMAL, já andei lendo alguns capítulos e o material tem tudo para ser considerado leitura obrigatória para qualquer profissional Java.

A maior parte das livrarias tem venda on-line.

rafael_jesus

Vocês não tem noção de o quanto ganharão com esse livro…R$$ a lot…i just can’t wait…

boaglio

Agora está nas mãos das Editoras, infelizmente isso demora mesmo… pena que não deu tempo pra vender no QCONSP.

Fico contente de termos uma excelente referência que não foi traduzida, foi criada aqui por excelentes profissionais.

kimtiago

Eai,

Nada ainda?

Adelar

A demora vai valer a pena… material muito bom pelo que se vê na prévia :smiley:

viudes

Muito legal o livro bom saber

maior_abandonado

não questionando a qualidade, que parece ser ótima mesmo, mas só para se ter uma idéia o tópico é de 11/2009, vai interar 2 anos logo… ta demorando…

também estou ancioso…

Adelar

não questionando a qualidade, que parece ser ótima mesmo, mas só para se ter uma idéia o tópico é de 11/2009, vai interar 2 anos logo… ta demorando…

também estou ancioso…
isso que é se fazer de difícil kkkkk

raphael_pf

Realmente tá demorando mesmo e isso na nossa area é muito ruim pois as coisas evoluem muito rápido. Mas pelos assuntos abordados, pelos autores, não tenho duvida que esse livro vai ser um best-seller e eu estou na fila para comprar, pode demorar até mais 10 anos.

giselezr

mto bom! parabens…certamente irei comprar :smiley:

maior_abandonado

Sergio Lopes:

alguma novidade?

sergiolopes

A editora ainda não nos mandou a prova final. Estão finalizando ainda, e a última notícia que tivemos no final da semana passada é que estão quase acabando. Estamos aguardando também!

Abraços

cafezin

20 dias depois…

=p

sergiolopes

Recebemos a prova semana passada, estamos fazendo os últimos ajustes. Muitíssimo em breve devemos enviar para a gráfica!

leo.luz

Ola pessoal.

Estou aguardando o lançamento para prestigiar o excelente trabalho que vocês estão fazendo. Li os primeiros capítulos que vocês liberaram a um tempo atras, e já pude perceber a qualidade Caelum da didática do livro!

Não vi se já perguntaram antes, mas vocês pretendem oferecer algum tipo de venda de copia digital? epub, pdf?

Sou cliente do The Pragmatic Bookshelf (http://pragprog.com/) e gosto muito do serviços oferecidos por eles. Coisas como enviar um email avisando para baixar a nova revisão de um livro são muito interessantes para nós leitores.

Bom… se por acaso não levaram essa hipótese em consideração, fica a dica!

PS. Depois de fazer 2 mudanças no braço decidi por não comprar mais livro impresso. Porém se não lançarem cópia digital vou ter que abrir uma exceção.

Abraço.
GL HF!

sergiolopes

Oi Leo,

Queremos muito lançar digitalmente também (eu também sou dos que abandonou livros em papel - só leio no Kindle hoje em dia!).

Só estamos dependentes da editora nisso e ainda em negociação. Está nos planos uma versão digital, mas o lançamento primeiro vai ser em papel e a digital deve demorar um pouco ainda…

Abraços
Sérgio

M

Se este livro não for uma obra prima ficarei decepcionado.

Nada justifica os mais de 2 anos de espera.

Tchello

marcio_gs:
Se este livro não for uma obra prima ficarei decepcionado.

Nada justifica os mais de 2 anos de espera.

Não seja tão ríspido, a galera ta dando o maior duro nisso.

cafezin

+20

Alguma boa notícia?

sergiolopes

Enviamos hoje para a gráfica! Acabamos de fechar a capa também, segue um preview.

Pelas contas da editora, deve estar disponível para venda em 20 ou 30 dias

Abraços

FernandoFranzini

Que bom sergio…favor nos avisar quanto estiver disponível para a compra.
Bom feriado.

davidbuzatto

Muito legal Sérgio.
Gostei da gravura da Waterfall do Escher na capa :wink:

[]'s

CarlosEduardoDantas

Sérgio, só uma dúvida: vocês modificaram o nome do livro, acrescentando no começo a palavra “Introdução”. Houve alguma mudança no conteúdo proposto em http://www.arquiteturajava.com.br/ ?

maior_abandonado

que bom… estou ansioso para ler esse livro, acho que ele vai ter muito a agregar…

denisspitfire

acho que poderia ter um pra cada um do GUJ \o/
(zuera) mas seria uma boa… kkkk

sergiolopes

É essencialmente o mesmo, mas mudamos um pouco sim. Esse é o conteúdo final:

CarlosEduardoDantas

Pessoal, o site foi atualizado e o livro já está disponível para venda

http://www.arquiteturajava.com.br/

dreampeppers99

CarlosEduardoDantas:
Pessoal, o site foi atualizado e o livro já está disponível para venda

http://www.arquiteturajava.com.br/

lol obrigado!

cafezin

Legal!
Tomara que continuem lançando outros livros.

Parabéns a todos.

maior_abandonado

antes tarde do que mais tarde…

apesar de demorar tanto estou querendo bastante ler esse livro… pretendo compra-lo ainda esse ano.

maior_abandonado

alias Sergio, aqui, você citou que o livro abordaria sobre vantagens ou desvantagens de cada framework destes do mercado… tem isso em algum lugar no livro mesmo? me parece um assunto que tem muito a agregar naquela hora que estão escolhendo frameworks para iniciar um projeto.

B

Parabéns aos autores pelo livro! Vou esperar a versão digital para dar uma olhada, apesar que 280 páginas é bem leve.

E aí, quando é a festa de lançamento? 8)

alias

Já encomendei o meu, no aguardo da entrega! Parabens ao pessoal da Caelum.

Ao contrario do colega Bruno Laturner eu adoro livro de papel mesmo, tenho mais de 2000 e apesar do espaço que ocupa é lindo de ver, hehe.

D

Tem previsão de lançamento da versão digital?

sergiolopes

Sim, o foco é nas discussoes de vantagens e desvantagens, nao so de frameworks, como de diferentes paradigmas, decisoes arquiteturais etc. Espero que goste!

Paulo_Silveira

Oi Daniel. Haverá versao digital, mas vai levar algum tempo. Apesar do processo fácil, para as grandes editoras há um procedimento e detalhes que costumam tomar mais tempo.

Roger75

O Guilherme Silveira tá procurando disco voador? :smiley:

rafael_jesus

[/quote]
O Guilherme Silveira tá procurando disco voador? :smiley: [/quote]

kkkkkkk…

Pessoal cuidado ao comprar o livro no Saraiva, lá esta como disponível…porém eu comprei o meu no dia que saiu, e essa semana que haveria entrega eles me mandaram,

Um email dizendo que não há disponibilidade do fornecedor, deixando a opção de esperar mais “15 DIAS”, ou então cancelar o pedido…

Quem comprar o livro agora, acontecerá o mesmo…poxa vida hein…!!

Paulo_Silveira

Olá Rafael. Tudo indica que até segunda feira está nos estoques da Saraiva. De qualquer maneira vou entrar em contato com eles.

rafael_jesus

Boa Paulo,

Eu coloquei aqui porque SABIA que vc iria responder e ver o que esta acontecendo lá…

Obrigado…

Rafael

cafezin

Comprei no dia do lançamento

Produto em Busca - Aguardando Contato

=/

Andre_Brito

cafezin:
Comprei no dia do lançamento

Produto em Busca - Aguardando Contato

=/

Se for na Saraiva acho que é só dia 22 que eles começam a distribuir. Comprei o meu e recebi um e-mail de que não encontraram o produto. Vou tentar novamente dia 22.

cafezin

Qual outro lugar além da saraiva?

Paulo_Silveira

oi pessoal

recebi a noticias que a saraiva está com os livros já. é um processo logístico que ainda precisa ser feito até dia 22.

sobre encontrar o livro nas prateleiras, deve demorar mais uma outra semana.

abraços!

Jairo_Junior1

Comprei o meu quando saiu o anúncio no blog. Espero que a saraiva envie amanhã já, tô ansioso pra ler esse livro. :lol:

ambrozio

comprando!!!

Paulo_Silveira

o site da saraiva agora indica em estoque, e entrega para 1 dia útil! vamos ver :slight_smile:

Jairo_Junior1

Já está com disponibilidade para 8 dias de novo.

Comprei em pré-venda achando a saraiva fosse me enviar às 08:00 do dia que fosse lançado, mas continua “produto em busca” lá. Acho que deviam ter mais opções de lojas, tá todo mundo reclamando da saraiva. :frowning:

M

(editado)

Parabens pela publicação e espero que se torne líder de vendas e referência para os desenvolvedores de software, algo justo vindo de uma instituição e pessoas que trabalham sério e sempre deram retorno à comunidade.

B

marcosalex:
Putz, mal saiu e já apareceram os ebooks pirateados nas redes p2p.

O pessoal não respeita mesmo os direitos autorais, infelizmente.

É foda mesmo. A galera gasta muito tempo trabalhando num projeto maneiro, e vem um bando de imbecis e menosprezam isso. Lamentável… =/

Agora, só uma pergunta. O prefácio não seria do Phillip Calçado (Shoes)?

sergiolopes

marcosalex:
Putz, mal saiu e já apareceram os ebooks pirateados nas redes p2p.

O pessoal não respeita mesmo os direitos autorais, infelizmente.

Já?! Esse foi rápido hahaha

Pessoal, agradeço o apoio de todos aqui no fórum, que conhecem o trabalho. Muito legal ver tanta gente apoiando.

bob_sponja:

É foda mesmo. A galera gasta muito tempo trabalhando num projeto maneiro, e vem um bando de imbecis e menosprezam isso. Lamentável… =/

Agora, só uma pergunta. O prefácio não seria do Phillip Calçado (Shoes)?

Então, era pra ser, 3 anos atrás. Mas muita coisa mudou nesse meio tempo (conteúdo e até o título). Uma das coisas acabou sendo o prefácio :slight_smile:
Aliás, o prefácio, agora do Jim Webber, está disponível lá no site do livro pra download gratuito também.

fabim

É apenas uma questão de consciencia.
Se vc acha que todo mundo fazendo vc pode fazer tambem, vai la e baixa.

Comprerei pra apoiar.

M

fabim:
É apenas uma questão de consciencia.
Se vc acha que todo mundo fazendo vc pode fazer tambem, vai la e baixa.

Comprerei pra apoiar.

Só um esclarecimento, não baixei e se for do meu interesse, comprarei o livro, que está com um preço bastante justo. Só quis comentar porque já tinha visto isso com edições famosas, mas nunca tinha visto algo que mal saiu do forno já vazer.

Vou excluir o comentário pra não ficar parecendo que estou incentivando algo errado, não era minha intenção.

Jairo_Junior1

Cancelei a compra, a saraiva ainda nem tinha processado o pagamento, não só o meu, como de outros amigos. A “graça” de comprar o produto em pré-venda é justamente receber o produto em primeira mão e a saraiva não fez valer isso. Hoje descobri que dava pra comprar direto na elsevier, mas o sistema deles vai fica fora do ar de hoje até 15/01.

F

Acabou de chegar o meu exemplar 8)

Mas ali nas páginas 9 e 10 as imagens não estão erradas? A primeira não deveria ter um linux e a segunda onde está Código C não seria código java, já que está acima da jvm?
Na página 8 tem palavras repetidas. Enfim estou alertando porquê ainda estou na página 10.

Indiferente disto, parabéns pelo livro.

Paulo_Silveira

fausto:
Acabou de chegar o meu exemplar 8)

Mas ali nas páginas 9 e 10 as imagens não estão erradas? A primeira não deveria ter um linux e a segunda onde está Código C não seria código java, já que está acima da jvm?
Indiferente disto, parabéns pelo livro.

Oi Fausto. Valeu, isso já está na errata. Tivemos de migrar de latex/PDF para o txt/doc, para depois colocarem em indesign e, mesmo revendo o resultado final várias vezes, alguns erros passam. Estamos aprendendo.

Pessoal, parece que a Saraiva recebeu mais em estoque.

abraços

Jairo_Junior1

Agora tá aparecendo no site da saraiva que o produto tá em pré-venda “Produto em pré-venda. Lançamento previsto para 04/01/2012”.

Alguma previsão de chegar em outra loja?

tiao

Mudaram a data novamente…
“Produto em pré-venda. Lançamento previsto para 11/01/2012”.

Queria aproveitar um cupom de desconto que vence no dia 10.
Será que se eu deixar o produto com o cupom adicionado no carrinho esperando liberar o produto, ele ainda irá valer mesmo passando da data de vencimento ?

:frowning:

Jairo_Junior1

tiao:

Será que se eu deixar o produto com o cupom adicionado no carrinho esperando liberar o produto, ele ainda irá valer mesmo passando da data de vencimento ?

:(

Cara, tem na elsevier, 10% de desconto e frete grátis, mas só será entregue a partir de 15/01, achei mais confiável que a saraiva.

http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-produto.aspx?tid=84441&seg=16&isbn=9788535250299&cat=264&origem=Lista&tit=INTRODUÇÃO%20À%20ARQUITETURA%20E%20DESIGN%20DE%20SOFTWARE

furutani

Jairo Junior:
tiao:

:(

Cara, tem na elsevier, 10% de desconto e frete grátis, mas só será entregue a partir de 15/01, achei mais confiável que a saraiva.

http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-produto.aspx?tid=84441&seg=16&isbn=9788535250299&cat=264&origem=Lista&tit=INTRODUÇÃO%20À%20ARQUITETURA%20E%20DESIGN%20DE%20SOFTWARE

Olá Jairo

Onde viu que será entregue apartir do dia 15.01? acessei agora mas não vi essa informaçao.
Na liv cultura esta para fevereiro :frowning:

sergiolopes

Pessoal,

Reforço as desculpas pela confusão toda nesse pré-lançamento. Por um lado, o livro vendeu muito mais que a editora e nós imaginávamos, mas a situação está bem lenta para normalizar. Já está indo para segunda impressão em menos de 1 mês de pré-lançamento! Esperamos que esteja normalizado até o lançamento oficial em 26 de janeiro (na Saraiva do Shopping Paulista em São Paulo, às 19h, todos convidados!).

Obrigado a todos pela paciência

Sérgio

RafaelCassau

Pessoal já é a segunda vez que faço o pedido do livro com o pessoal da Saraiva, a primeira vez eles cancelaram, ae olhei novamente o status e estava disponivel ae realizei outra compra e o ultimo dia de entrega era hoje, mais o status do pedido está em busca, alguem já conseguiu realizar a compra do livro? pois pelo menos pra mim esta meio dificil!!!

E

Comprei o meu no dia 2, a situação constava conforme o relato anterior.
Verifiquei agora e foi postado hoje, 11/01 às 19:19.

Devem ter recebido os livros.

Comprei na Saraiva.

bestlinux

Alguém sabe se este livro tem alguma loja “fisica” :?: :?:

sergiolopes

Distribuiram para algumas lojas sim. Aqui em SP pelo menos é facil achar em Saraiva de Shopping.

Abraços

Andre_Brito

O meu finalmente está indo para a minha casa. Comprei dia 23 de Dezembro e sempre tava em busca.

Nunca vi isso acontecer com um livro. Parabéns à Caelum :slight_smile:

C

E ae galera, nossa em relação ao prazo de entrega da Saraiva, comprei o meu no dia 11/01/2012 pelo site da Saraiva e 1 dia depois já estava na minha mão, rapidinho, 1 dia útil !

Parabéns pelo livro, comecei a ler agora, estou na página 25, a linguagem é ótima, com exemplos, fica muito fácil entender o que estão dizendo no livro, até o momento estou gostando bastante !
Só uma coisa, achei alguns erros em imagens, erros ortográficos também, creio que pela quantidade que encontrei em apenas 25 páginas são muitos.

Mas é isso aí, o livro está muito bom, uma leitura muito agradável e não é cansativa.

Obrigado !!

Baratao

Distribuiram para algumas lojas sim. Aqui em SP pelo menos é facil achar em Saraiva de Shopping.

Abraços

Vou procurar amanha na Saraiva do shopping Tamboré, se eu não achar vou comprar no dia do lançamento no shop Paulista com os caras.
Falando nisso… Não preciso me preocupar em disponibilidade de livro caso eu compre no dia do lançamento certo?

Vlw

sergiolopes

Baratao:
Vou procurar amanha na Saraiva do shopping Tamboré, se eu não achar vou comprar no dia do lançamento no shop Paulista com os caras.
Falando nisso… Não preciso me preocupar em disponibilidade de livro caso eu compre no dia do lançamento certo?

No dia do lançamento teremos muitos exemplares por lá! E será um prazer vê-lo pessoalmente :slight_smile:
A Saraiva recebeu um estoque extra para a loja online e ele está disponível novamente (por enquanto…). Se comprar por lá, a entrega deve ser rápida.

Abraços

rod

Comprei o meu exemplar hoje pela manha na siciliano.com.br e agora no final do dia ja consta que o livro foi postado para entrega.
O prazo deles é de 2 dias uteis. #fikdik :wink:

ambrozio

Ops, chegou meu livro, devorando-o.

rafael_jesus

Quem sou eu pra dizer alguma coisa né, mas vamos lá…

O livro é bom sim, todos os assuntos abordados por ele são bem claros, porém a expectativa que foi criada sobre ele foi absurda.

Na minha opinião, o livro poderia e deveria ir mais a fundo nos assuntos, poderia ter um pouco mais de códigos de exemplo disponíveis para download por exemplo.

Tanto é que tem 236 páginas de ensino (repito: todos os assuntos abordados por ele são bem claros),

Ao meu ver falar sobre arquitetura e design de software deveria ter no mínimo o dobro de páginas, achei que o livro fosse maior e tals…

O que estou dizendo é totalmente construtivo, parabéns pela grande iniciativa!!

sergiolopes

rafael_jesus:
Quem sou eu pra dizer alguma coisa né, mas vamos lá…

O livro é bom sim, todos os assuntos abordados por ele são bem claros, porém a expectativa que foi criada sobre ele foi absurda.

Na minha opinião, o livro poderia e deveria ir mais a fundo nos assuntos, poderia ter um pouco mais de códigos de exemplo disponíveis para download por exemplo.

Tanto é que tem 236 páginas de ensino (repito: todos os assuntos abordados por ele são bem claros),

Ao meu ver falar sobre arquitetura e design de software deveria ter no mínimo o dobro de páginas, achei que o livro fosse maior e tals…

O que estou dizendo é totalmente construtivo, parabéns pela grande iniciativa!!

Oi Rafael,

Valeu pelo feedback! Enfrentamos uma difícil decisão no meio do projeto do livro: ou tentávamos ser bastante extensos e detalhados nos assuntos, e com isso o livro ficaria gigantesco e demoraria mais para sair (ou, pior, teríamos que cortar alguns temas); ou então focaríamos em uma Introdução a diversos aspectos de arquitetura e design, tentando deixar muitas referências para depois o leitor se aprofundar.

Acabamos indo na segunda opção, até mudando o nome do livro para “Introdução a Arquitetura e Design de Software” - no começo não tinha a palavra “Introdução”. Mas concordo que há demanda também para algo parecido mais com a outra opção, e sabíamos que nem todos ficariam felizes com a nossa decisão :slight_smile:

Em compensação, tentamos focar bastante em coletar boas referências e indicá-las em todo o livro para aprofundamento. Aliás, recomendo fortemente que se consulte as referências, tem vários links muito bons lá (PS. no site do livro há um PDF com as referências pra download, assim ninguém precisa ficar digitando tudo de novo…)

Abraços

rafael_jesus

Cara eu imagino como deve ser dar palestras, ter um framework como o Vraptor, ser moderador do Guj, Caelum, etccc…

Man eu fiz um monografia na faculdade e quase morri por isso, não é fácil mesmo…

Mas o que vale é a iniciativa que como eu disse esta de parabéns, e outra aprendi de uma maneira diferente mesmo a plataforma Java…

Não há livro no mercado como esse que te de tal visão sobre Java …

Abrcs…

marioareias

A versão digital da Saraiva (socorro!) funciona bem no kindle? Alguém testou?

sergiolopes

Oi Mario,

A versao da Saraiva é PDF com DRM. Infelizmente, apesar da nossa insistencia, nao conseguimos fazer com que a editora lancasse epub ou mobi pro Kindle.

Sérgio

marioareias

Sérgio,

Obrigado pelas informações. Existe alguma previsão de lançamento pra Kindle ? Mesmo em outras livrarias?

Obrigado

sergiolopes

Nenhuma previsão, e a chance eu acho que é quase zero mesmo.

Pedimos o ebook quando assinamos com a editora mas nao imaginamos que isso se restringiria a PDF (e com DRM). Eles nao tem condicoes de lancar epub/kindle, infelizmente. E como um também usuario de Kindle, eu entendo a frustração :frowning:

aix

este livro deve ser muito massa, um amigo meu comprou 2 pra gente, pegou uma promoção porque estava mais barato ja foia té pago e ainda esta na fila de espera sem estoque, fiquei de cara com isto.

marioareias

Nenhuma previsão, e a chance eu acho que é quase zero mesmo.

Pedimos o ebook quando assinamos com a editora mas nao imaginamos que isso se restringiria a PDF (e com DRM). Eles nao tem condicoes de lancar epub/kindle, infelizmente. E como um também usuario de Kindle, eu entendo a frustração :(

Sérgio,

Uma última pergunta. É possível usar esse formato no Kindle? E se for possível fica bom o suficiente para ler?

Obrigado

G

O livro parece ser bom mesmo, mas é uma pena que a distruição seja péssima. Comprei na Saraiva, passou 20 dias e meu pedido ainda constava como “Buscando produto”, e me deram a opção de cancelar o pedido. Comprei então na Elsevier ainda em dezembro e até agora nada, o pedido está ainda aguardando estoque.

sergiolopes

Oi Mario,

Você vai precisar tirar o DRM dele antes de passar pro Kindle. O Kindle lê PDFs sem DRM apenas, mas pra falar a verdade, nao fica muito bom nao. O ideal seria um ebook no formato mobi mesmo.

Otávio, você não tem ideia da briga que ja arrumamos por causa dessa distribuição falha. Dezenas de emails, reunioes, ligações etc. Como você falou, nem adianta o livro parecer ser bom se as pessoas nao conseguem comprar.

E se voces estao com raiva por nao conseguir comprar, imagine a gente que escreveu o livro. O unico motivo pra se assinar com uma editora em pleno 2012 é justo para que se cuide da distribuição. E eles nao conseguem fazer isso direito.

O livro some na Saraiva sem explicação (eles tem estoque lá, nos sabemos), o ebook demora 2 meses pra sair e sai só com PDF com DRM e preço mais caro que o físico, não lançam ebook EPUB e Kindle, nao distribuem para outras livrarias (o plano era ter na Cultura e outros no começo de fevereiro e ja estamos quase em março) etc etc.

PS. O preço do ebook a gente conseguiu, apos muita insistencia e diversos emails, mudar pra ficar um pouco mais barato.

LPJava

Sergio Lopes:
Oi Mario,

Você vai precisar tirar o DRM dele antes de passar pro Kindle. O Kindle lê PDFs sem DRM apenas, mas pra falar a verdade, nao fica muito bom nao. O ideal seria um ebook no formato mobi mesmo.

Otávio, você não tem ideia da briga que ja arrumamos por causa dessa distribuição falha. Dezenas de emails, reunioes, ligações etc. Como você falou, nem adianta o livro parecer ser bom se as pessoas nao conseguem comprar.

E se voces estao com raiva por nao conseguir comprar, imagine a gente que escreveu o livro. O unico motivo pra se assinar com uma editora em pleno 2012 é justo para que se cuide da distribuição. E eles nao conseguem fazer isso direito.

O livro some na Saraiva sem explicação (eles tem estoque lá, nos sabemos), o ebook demora 2 meses pra sair e sai só com PDF com DRM e preço mais caro que o físico, não lançam ebook EPUB e Kindle, nao distribuem para outras livrarias (o plano era ter na Cultura e outros no começo de fevereiro e ja estamos quase em março) etc etc.

PS. O preço do ebook a gente conseguiu, apos muita insistencia e diversos emails, mudar pra ficar um pouco mais barato.

puts Sérgio, que novela heim? Nunca tive tantos problemas com a minha editora nesse ponto. Mas, nem sempre o problema é da editora pelo que fiquei sabendo, sao as nossas livrarias. vc vai na saraiva e cultura por exemplo e ver que eles nao dao atencao para area de informatica, talvez nao tenha demanda na loja fisica. E a informação que tinha é que as livrarias pedem bem pouco livros de TI. Uma vez que eles trabalham com as editoras de só pagar o que vendeu e como as livrarias nao tem interesse de ter um estoque alto, dai pegar bem pouco por filial mesmo. Eu ja fui em uma saraiva e só tinha 1 exemplar do meu livro que estava na estante.
Aproveitando já estou indo comprar o meu exemplar antes que acabe novamente hehe. Parabens pelo trabalho.

H

Para mim a melhor opção seria a versão digital, pois leio no tablet, mas o preço é absurdo! Andei observando e não é só com esse livro, praticamente todos os livros digitais custam quase o mesmo do impresso. Alguns chegam ao cumulo de custarem mais caro que a versão impressa!!

Quando será que as livrarias e editoras iram acordar e perceber que é um roubo cobrar o mesmo na versão digital, afinal de contas os gastos com os autores e divulgação são os mesmos nas duas versões, porém não tem impressão, frete etc na digital. Fica aqui o meu protesto.

Quanto ao livro vou esperar a versão digital ter um valor legal para comprar e espero sinceramente que o Brasil continue produzindo livro de alto gabarito. Parabéns aos autores!

LPJava

Hulkmarciano:
Para mim a melhor opção seria a versão digital, pois leio no tablet, mas o preço é absurdo! Andei observando e não é só com esse livro, praticamente todos os livros digitais custam quase o mesmo do impresso. Alguns chegam ao cumulo de custarem mais caro que a versão impressa!!

Quando será que as livrarias e editoras iram acordar e perceber que é um roubo cobrar o mesmo na versão digital, afinal de contas os gastos com os autores e divulgação são os mesmos nas duas versões, porém não tem impressão, frete etc na digital. Fica aqui o meu protesto.

Quanto ao livro vou esperar a versão digital ter um valor legal para comprar e espero sinceramente que o Brasil continue produzindo livro de alto gabarito. Parabéns aos autores!

realmente ebooks aqui no Brasil ainda continua caro e na maioria das vezes é melhor comprar a versão impressa. No meu caso como gosto de fazer anotações nos meus livros, usar marca-texto, só compro ebooks em caso extremos.

E sobre o livro da caelum, comprei semana passada na saraiva com dificuldades de achar, pq era o ultimo que tinha lá. Ficou muito bom. Principalmente a escrita li, alguns capitulos ainda na livraria e não tem como não resistir. Tem que levar. Agora eu acho que livro ficou com um preço um pouco alto, devido ser capa-dura. Porém, a durabilidade e qualidade é bem melhor que as capas tradicionais. Não sei se o pessoal da Caelum levou isso em conta. Acredito se não fosse capa-dura ia sair por no máximo 60.00.

G

O meu depois de quase 3 meses em “Aguardando estoque” pela Elsevier, tive que recorrer ao Procon. Já pedi algumas boas horas ao telefone, emails, etc… todos com aquela resposta básica: "o senhor tem que aguardar’.

M

Hulkmarciano:
Andei observando e não é só com esse livro, praticamente todos os livros digitais custam quase o mesmo do impresso. Alguns chegam ao cumulo de custarem mais caro que a versão impressa!!

Bem vindo ao capitalismo, onde o que define preço é lei da oferta e procura e o ‘valor de mercado’ e não o preço de custo + margem.

Gostei da capa dura e o livro está sendo bem elogiado. Espero que venda bastante, mesmo com as intercorrências naturais de um primeiro livro.

H

marcosalex:
Hulkmarciano:
Andei observando e não é só com esse livro, praticamente todos os livros digitais custam quase o mesmo do impresso. Alguns chegam ao cumulo de custarem mais caro que a versão impressa!!

Bem vindo ao capitalismo, onde o que define preço é lei da oferta e procura e o ‘valor de mercado’ e não o preço de custo + margem.

Gostei da capa dura e o livro está sendo bem elogiado. Espero que venda bastante, mesmo com as intercorrências naturais de um primeiro livro.

Kkk. É bem isso mesmo, mas só acho que as livrarias e editoras ganhariam mais se vendessem o livro digital, contudo noto uma preferência pelos livros impressos.

johnny_g3p

prefiro impresso também

F

Estou lendo o texto e no 1 capitulo fiquei com uma dúvida com relação a seguinte frase:

Um executável C não é portável; não podemos executá-lo no Windows e no
Linux sem recompilação.

Me perdoem pela ignorância o que vem a ser essa recompilação?

H

fabioEM:
Estou lendo o texto e no 1 capitulo fiquei com uma dúvida com relação a seguinte frase:

Linux sem recompilação.

Toda vez que vc cria um programa em c vc tem que compila-lo para q ele execute. Ao compilar o compilador “traduz” a linguagem c em linguagem de maquina q é interpretada pelo SO. Como o Windows e o GNU/Linux possuem forma de “interpretar” os comandos diferentes logo vc tem que re-compilar o código para usar em outro SO.

G

Bom, aparentemente resolvi minha situação. Após uma pressão, a editora me escreveu avisando que o livro será enviado rapidamente para mim. A justificativa é que pela grande procura os estoques foram insuficientes.

Obviamente cabe lembrar aqui que em momento algum a culpa são os autores. Pelo contrário, das editoras que sei lá se não confeccionam quantidades suficientes ou as distrubuídoras não dão tanto interesse a livros de TI. Não sei se talvez meu caso tenha sido isolado, pois outros amigos compraram livros depois de mim e chegaram logo.

Por um lado fico feliz em saber que o livro anda sendo bem vendido, e que isso sirva não apenas de incentivo aos autores deste livro, mas de outros autores a escreverem mais livros. Livros deste porte focado em arquitetura Java é o primeiro que eu vejo na nossa lingua. Espero que a mudança de nome para “Introdução a Arquitetura Java” sejam sinais de que teremos continuidade, certo Sérgio/Paulo/Guilherme/Kung :)?

G

Hulkmarciano:
fabioEM:

Linux sem recompilação.

Toda vez que vc cria um programa em c vc tem que compila-lo para q ele execute. Ao compilar o compilador “traduz” a linguagem c em linguagem de maquina q é interpretada pelo SO. Como o Windows e o GNU/Linux possuem forma de “interpretar” os comandos diferentes logo vc tem que re-compilar o código para usar em outro SO.

apesar q “ter q recompilar”, não significa “não ser portável”.

até pq nos sites de mts apps feito em java, vc tem lá

Windows>>
Linux>>>

ou seja, recompilado.

não?

um exemplo é o SPED Fiscal.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Sped/Download/SpedPisCofinsPVA/SpedFiscalPisCofinsMultiplataforma.htm

“xxxxxMultiplataforma.htm”

H

Pode ser que o aplicativo possa ter mais outros sistemas dentro em outras linguagens ou então é uma forma de instalar personalizada para cada sistema, mas o Java é Java em qualquer lugar.

G

concordo plenamente q java é java em qq lugar.

assim como o C tb o é.

eu não quiz desmerecer o java. só quiz chamar a atenção pra o fato de às vezes insistirem mt nesse assundo de, o fato de outras linguagens ter q recompilar, torna as tais não portáveis.

é bom lembrar q android por exemplo, tem um bytecode diferente, se não me falhe a memória.

mas isso não é nada, é só recompilar.

maior_abandonado

GilsonNunes:
Hulkmarciano:
fabioEM:

Linux sem recompilação.

apesar q “ter q recompilar”, não significa “não ser portável”.

até pq nos sites de mts apps feito em java, vc tem lá

Windows>>
Linux>>>

ou seja, recompilado.

não?

um exemplo é o SPED Fiscal.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Sped/Download/SpedPisCofinsPVA/SpedFiscalPisCofinsMultiplataforma.htm

“xxxxxMultiplataforma.htm”

quando você faz um executável jar em java, ele não é obrigatoriamente multiplataforma só por que você o fez em java, para permitir vários SOs você ainda precisatomar cuidado com particularidades que mudam de um SO para outro, um exemplo clássico é o endereço de arquivos que começa com barra (/) nos derivados de unix e começa com uma letra em windows, caso ao ter sido criado o código tenha-se tomado cuidado com isso o executavel em java não precisa ser re-compilado.

em C é diferente, mesmo que seu código funcione em qualquer uma das duas plataformas, você não consegue executar um executável feito em c++ compilado em ambiente linux num windows ou o contrário (existe o wine que muda isso até certo ponto mas isso ja é outro caso, parece que não é 100% garantido), você ainda precisaria pegar esse fonte e re-compilar no outro SO para funcionar nele enquanto que em java não precisa, isso também é mais complicado, parece que para threads por exemplo tem apis diferentes para windows e linux, parece que tem umas complicações a mais, não sei muito a respeito de como funciona no caso do c++ mas acredito que seja isso.

Ja ouvi falar de uma API (acho que se tratava de uma API) c++ que o código com ela funciona bem tanto em windows quanto em linux ,mas parece que mesmo assim exige recompilação, acho que era “QT” o nome, não tenho certeza.

G

eu entendo.

só estou dizendo q ter q re-compilar é só um detalhe.

dps do programa pronto.

o cara só vai ir em Build>“SO alvo” >Win32|Win64|WinCE|Linux|Darwin|Os2|Android|… a perder de vista

só isso.

entendeu o q eu quiz dizer?

não estou querendo dizer c++ == java

mas q re-compilar é só detalhe.

eu ja fiz testes com FPC e o mesmo código rodou no windows e no linux. nativamente sem emulador nem vm.
e olha q é um app q depende mt da estrutura do SO. é um app q faz busca em arquivos (nomes e conteúdo) usando regex.

funciona redondinho nos dois SOs. dps vou testar em outros qdo tiver um tempinho.

G

olha outro exemplo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/receitanet/recnet.htm

M

GilsonNunes:
eu entendo.
só estou dizendo q ter q re-compilar é só um detalhe.
dps do programa pronto.
o cara só vai ir em Build>“SO alvo” >Win32|Win64|WinCE|Linux|Darwin|Os2|Android|… a perder de vista
só isso.
entendeu o q eu quiz dizer?

Só um detalhe DESDE QUE você tenha o código fonte.

E, claro, que você tenha o compilador configurado e saiba como fazê-lo. Enquanto que um aplicativo que roda sob uma máquina virtual, basta atualizar a VM (algumas são até automáticas) que sua aplicação já rodará com as novas instruções.

G

sem código fonte não se falaria em re-compilar, digo, nem se falaria em linguagem.

só clicar no menu.

se o cara desenvolveu. isso ele faz “com os pés na cabeça”.

isso é mais simples q um “-Xms” “-Xmx”.

M

GilsonNunes:
marcosalex:

Só um detalhe DESDE QUE você tenha o código fonte.

sem código fonte não se falaria em re-compilar, digo, nem se falaria em linguagem.

Você não entendeu. Linguagens que geram bytecode não precisam ser recompiladas por ninguém, o usuário final consegue atualizar a VM ou rodar em qualquer plataforma sem nem precisar saber o que é linguagem e o que é compilação ou recompilação, essa é a vantagem.

É o que eu falei, você fica restrito ao ‘cara que desenvolveu’ ou a alguém com conhecimento similar. Pra esse profissional a facilidade é pequena mesmo, mas o propósito não é esse.

G

na realidade não necessariamente “ao cara”, mas depende de um desenvolvedor.

mas estavamos falando deles. não?

então qdo se falava da vantagem do “bytecode jvm” (java) em relação aos nativos (pascal, c, etc.) no quisito re-compilar, estavam falando de vantagem para usuario final?

estranho. usuario final não sabe nem q significa “compilar”.

eu achava q tava falando de desenvolvedores.

G

no desenvolvido em c++ ele só vai selecionar o executável referente ao ambiente desejado. não pecisa ser desenvolvedor

G

olha outro exemplo:

e esse é do core!

ta vendo q recompilação é mais comum do se imagina?

M

Se estiver falando dos desenvolvedores e tiver o código fonte em mãos, concordo com você.

g4j

Promoção do livro na submarino:

http://www.submarino.com.br/produto/110868329/livr…quitetura-e-design-de-software

Ataxexe

g4j:
Promoção do livro na submarino:

http://www.submarino.com.br/produto/110868329/livr…quitetura-e-design-de-software

Cacetada! Bem mais barato que o ebook!! Pena que eu já comprei…

Hmuller

Acabei de comprar. Com frete, deu 23 reais.

Fazia tempo que queria esse livro, e com essa promoção…

Valeu pelo aviso.

Ironlynx

++

Esse tava na minha wish list, mas não tava prestando muita atenção.Mas com esse preço…não resisti. :smiley:

maior_abandonado

++

Esse tava na minha wish list, mas não tava prestando muita atenção.Mas com esse preço…não resisti. :smiley:

eu e mais 6 aqui na empresa também compramos… sim, divulguei a noticia, um deles foi que meu chefe falhou para comprar um para deixar aqui.

asousaj

Comprei também, vou ter de arrumar tempo pra lê-lo. Certamente será util.

augustovieira

Acabei de ver nos tópicos recentes o Post sobre o livro, e quando vi do que se tratava, os autores e o preço, já comprei na hora hahaha. R$ 23,38 aqui também. Muito barato!

G

Cheguei tarde.
Já esgotou :frowning:

WellingtonRamos

Sergio Lopes:

Parece que agora vai :wink:

WellingtonRamos

Se clicar em comprar vai aparecer o seguinte texto:

WellingtonRamos

++

eu e mais 6 aqui na empresa também compramos… sim, divulguei a noticia, um deles foi que meu chefe falhou para comprar um para deixar aqui.
Também comprei. Estou no aguardo do recebimento (me parece queima de estoque hehe).

Criado 4 de novembro de 2009
Ultima resposta 19 de abr. de 2013
Respostas 194
Participantes 96