Mudanças na certificação: Adeus SCJP!

60 respostas
ranophoenix

Grandes mudanças foram feitas pela Oracle com relação ao esquema de certificação para o Java 7.

Talvez a mais perceptível, além da mudança do nome que agora passa a ser OCP, seja o valor: passou de $300,00 para $600,00. Mas não ache que as mudanças param por aí:

Notícia completa: http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=63369

60 Respostas

vitu

Tenho SCJP, no entanto hoje acredito que certificação é apenas um papel.

Prefiro gastar $600 com vodka e cerveja.

leandroleo

vitu:

Putz pra quem ja tem!! Tranquilo falar né!!?!?!?

E

É lamentável que um fórum de programação e desenvolvimento permita comentários de alcolatras ignorantes.

Não estou defendendo a certificação, mas apresente comentários úteis e que possam contribuir para algo. Deixe sua opnião pessoal somente para você.

Obrigado.

vitu

leandroleo:

Putz pra quem ja tem!! Tranquilo falar né!!?!?!?

Uma boa graduação te dá a base para trabalhar com qualquer tecnologia.

Acredito que a experiência (que não deve ser mensurada em tempo) e o que relamente qualifica um profissional de TI.

Vale apena gastar uma nota com certificações que em alguns anos vão ser esquecidas?

A Oracle quer ganhar $ de todos os lados.

enlatados:
É lamentável que um fórum de programação e desenvolvimento permita comentários de alcolatras ignorantes.

Não estou defendendo a certificação, mas apresente comentários úteis e que possam contribuir para algo. Deixe sua opnião pessoal somente para você.

Obrigado.

“Deixe sua opnião pessoal somente para você.” Então para que serve o Forum?

Voce concorda em dobrar o valor? Trabalha na Oracle?

WRYEL

enlatados:

Obrigado.

Ninguem fez apologia ao crime aqui, ou pirataria, se não gosta de consumir bebida alcólica tudo bem, é um direito seu, mas é um direito MEU gastar o MEU dinheiro como eu quero.

ontopic: eu ando acho muito cedo para opinar, quero ver o que os mais sábios tem a dizer rs

L

E aí pessoal, beleza?
Estudei durante um bom para a Certificação mas nunca fui fazê-la. Trabalho como servidor público e ela não me faz falta… já para quem trabalha na área privada, ela é um tremendo diferencial… :twisted:

dtxk

lamentável cobrarem um valor desses, impossivel fazer uma prova com esse valor…

Cabazzo

Só vou tirar certificação da MS agora… vai roubar outro.

shepherdmoons

A única coisa boa de estudar para a certificação, foi o ótimo aprendizado e dominio da linguagem o certificado da a falsa impressão que o cara sabe das coisas é somente um plus no currículo, no meu caso o que ganhei foi conhecimento da linguagem. A Oracle como toda empresa que visa o lucro com certeza fará a certificação ser impossível de ser tirada como as certificações de arquiteto que você precisa de um curso dela para fazer a prova.

shepherdmoons

Não entendi sua frase entre parênteses sobre a experiência “que não deve ser mensurada em tempo”, mas o tempo não indica
também que a pessoa tem dominio da tecnologia por domina-la muito tempo?

vitu

Vou dar um exemplo:

Tenho 2 profissionais.

Um deles trabalha a 10 anos mantendo o mesmo sistema, lidando com as mesmas pessoas, conhece a fundo cada if do código e todo negocio ao qual pertence esse sistema. Não costuma se atualizar ou testar outras tecnogias por entender não ter onde aplicar esse conhecimento.

O outro em 5 anos trabalhou em ‘N’ projetos com diferentes tipos de negocio, tecnologias e pessoas. Costuma se atualizar, se capacitar e tenta aplicar isso por onde passa.

Ambos estão pleiteando para uma vaga para um projeto em uma area de negocio que ambos nunca atuaram.
Podemos considerar apenas pelo tempo que o primeiro profissional é mais experiente que o segundo?

Pessoas tem diferentes curvas de aprendizagem.
Não e dificil voce encontrar pessoas que tenham mais tempo de experiência que voce, no entanto menor nível de senioridade.

Agora é justo a menina do RH questionar:

Quanto tempo de experiência trabalhando com Java?

shepherdmoons

vitu:
shepherdmoons:

Não entendi sua frase entre parênteses sobre a experiência “que não deve ser mensurada em tempo”, mas o tempo não indica

Vou dar um exemplo:

Tenho 2 profissionais.

Um deles trabalha a 10 anos mantendo o mesmo sistema, lidando com as mesmas pessoas, conhece a fundo cada if do código e todo negocio ao qual pertence esse sistema. Não costuma se atualizar ou testar outras tecnogias por entender não ter onde aplicar esse conhecimento.

O outro em 5 anos trabalhou em ‘N’ projetos com diferentes tipos de negocio, tecnologias e pessoas. Costuma se atualizar, se capacitar e tenta aplicar isso por onde passa.

Ambos estão pleiteando para uma vaga para um projeto em uma area de negocio que ambos nunca atuaram.
Podemos considerar apenas pelo tempo que o primeiro profissional é mais experiente que o segundo?

Não e dificil voce encontrar pessoas que tenham mais tempo de experiência que voce, no entanto menor nível de senioridade.

Te entendo colega, o meu drama é o seguinte tenho plena convicção que o que quero fazer é programar
vou me formar ano que vem em Sistemas de Informação e vou tirar a minha certificação em Java, sempre
quero evoluir nesse sentido estou fazendo cursos e participando de alguns projetos o fato é que estou meio
velho 32 anos e acredite tenho me empenhado para tentar entrar em alguma empresa na area, mas oque
sempre levo na cara é isso: “você tem experiência?” , “O senhor tem certificação?”, então sempre acho que
quem tem mais tempo na area é quem tem maiores chances de conseguir o emprego. Desculpa o desabafo e a
perda do foco do assunto principal.

vitu

shepherdmoons:

Te entendo colega, o meu drama é o seguinte tenho plena convicção que o que quero fazer é programar
vou me formar ano que vem em Sistemas de Informação e vou tirar a minha certificação em Java, sempre
quero evoluir nesse sentido estou fazendo cursos e participando de alguns projetos o fato é que estou meio
velho 32 anos e acredite tenho me empenhado para tentar entrar em alguma empresa na area, mas oque
sempre levo na cara é isso: “você tem experiência?” , “O senhor tem certificação?”, então sempre acho que
quem tem mais tempo na area é quem tem maiores chances de conseguir o emprego. Desculpa o desabafo e a
perda do foco do assunto principal.

Entrar no mercado realmente é difícil. E se agente já vem de outra area acaba tendo que dar um passo atrás para dar dois a frente.

O conhecimento que agente conquista ao estudar para uma certificação, sem se preocupar em decorar nada ou nas pegadinhas e muito bom.
Vejo a certificação como um foco. Um objetivo motiva mais a estudar e se aprofundar.

Antigamente parceiros IBM podiam fazer qualquer certificação de graça. Isso era bom?
Não. Muita gente não dava valor, marcava o exame e não fazia. Eles resolveram cobrar uma taxa simbolica, visto que aplicar o exame gerava um custo.

Eu como programador júnior e universitario fudido só tirei SCJP por causa do desconto que era dado por um programa da SUN para estudantes. O vouncher custava R$62,00.
Quando passei na prova fiquei extremamente motivado e investi R$300,00 para a próxima.

Fui estudando com calma aquilo que achava realmente útil. Um ano depois com o voucher perto de vencer marquei a prova para SCWCD, que considerava ter mais conhecimentos. Na época estava trabalhando com python, e apenas revisei o conteudo da certificação. Ao fazer a prova acertei 68%, precisava de 70% para passar, uma ou duas questões de diferença.

Não tive a menor vontade em realizar o exame novamente. Parte do conteudo como autenticação e autorização nesse exame até hoje considero totalmente inútil. No entanto no que considerava útil e aplicavel me aprofundei. E mesmo sem ter de có sabia aonde encontrar no caso de precisar.

Hoje a Oracle torna a certificação um produto um status.

Fica realmente difícil para a galera que tá começando investir essa grana.

Melhor comprar 30 garrafas de Absolute a contribuir com o novo Iate do Larry Ellison.

K

vitu:
shepherdmoons:

Vou dar um exemplo:

Tenho 2 profissionais.

Se for partir deste ponto de vista, pode ter outros também, este que em 5 anos passou em vários projetos pode não ter se dado tão bem por ter muita maturidade e logo foi dispensado e foi procurar outro emprego e assim foi indo, metendo pau em tecnologia que se deu mal e elogiando o que a maria vai com as outras anunciam, dizendo ser boa, sendo que nem ainda começou a utilizá-la, como no Brasil evitam criticar diretamente, dizem, é esta pessoa é muito legal, mas não dá para o que pretendemos, claro, não critica diretamente, mas fica sub entendido que não é bom o suficiente para cumprir a meta.

Saber uma porrada de coisas novas pode não resultar em nada, o maior diferencial está em atender as necessidades do cliente e montar um processo claro de início, meio e fim, não adianta nada usar coisas mais modernas e atuais se não atende o contexto, e o colega que ir buscar decorar código, certificações, estes estão ferrados, fazer cruds, isto já é monótono e batido, pelo tanto que muito acham que valem um certificação, deveriam pagar 100% a mais de ganho em relação aos que não tem, esse mercado é uma armação e todo mundo cai.

vitu

knowledgebr:

Se for partir deste ponto de vista, pode ter outros também, este que em 5 anos passou em vários projetos pode não ter se dado tão bem por ter muita maturidade e logo foi dispensado e foi procurar outro emprego e assim foi indo, metendo pau em tecnologia que se deu mal e elogiando o que a maria vai com as outras anunciam, dizendo ser boa, sendo que nem ainda começou a utilizá-la, como no Brasil evitam criticar diretamente, dizem, é esta pessoa é muito legal, mas não dá para o que pretendemos, claro, não critica diretamente, mas fica sub entendido que não é bom o suficiente para cumprir a meta.

Saber uma porrada de coisas novas pode não resultar em nada, o maior diferencial está em atender as necessidades do cliente e montar um processo claro de início, meio e fim, não adianta nada usar coisas mais modernas e atuais se não atende o contexto, e o colega que ir buscar decorar código, certificações, estes estão ferrados, fazer cruds, isto já é monótono e batido, pelo tanto que muito acham que valem um certificação, deveriam pagar 100% a mais de ganho em relação aos que não tem, esse mercado é uma armação e todo mundo cai.

Perfeito seu comentário.
O que levantei foi que exitem diferentes perfis de profissionais, com experiências profissionais diferentes.
O que torna extremamente difícil mensurar com tempo o grau de experiência de um profissional.

santoro

É uma pena que ainda existam “profissionais” que escrevam notícias sensacionalistas como estas, não tem nada de U$600,00, o que precisamos é filtrar este tipo de comentário (não me refiro a ninguém que postou e sim a quem escreveu a notícia), a certificação Java SE 7 Programmer tanto I quanto II estão em BETA, logo primeiro vamos aguardar para oficializar a mesma, no momento AMBAS custam (R$109,00) http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_804 ou seja em Beta se fossem fazer as duas sairiam por R$218,00, mas e quanto ela não for mais beta? A partir dela não ser mais beta tudo acaba sendo “achômetro”, mas TODAS as certificações da Oracle custam U$125, ou seja, o padrão é definido (aliás acaba saindo mais barato do que eu pagada pelas provas da Sun). Ao meu ver é só aguardar, mas sinceramente, a MUITO, MUITO tempo notícias deste tipo são lançadas a única coisa que nos resta é ignorá-las, assim como já ignoramos as famosas “O JAVA MORREU”

joaquimferreira010

Pessoal, bom dia!
Com essas mudanças que a Oracle implementou nas certificações é obrigatório ter um curso oficial, reconhecido pela Oracle, para poder fazer a prova da certificação OCP ?

Marcio_Nogueira

Agora, mais do que nunca tenho certeza que as certificações são apenas mais um produto que levam o nome ORACLE.
Sendo assim, não pretendo perder meu tempo e meu dinheiro obtendo apenas um pedaço de papel escrito ORACLE. :wink:

wender.jean

Depende muito de onde se quer chegar, a maioria das pessoas que conheço e que possuem certificação dizem que as mesmas são apenas um “plus” no curriculum como já foi dito, mas, eles quiseram uma certificação, foram atrás e tiraram, mesmo que hoje não esteja somando além do curriculum foi um objetivo conquistado. Então assim, eu acho que vale a pena investir $300 ou $600 que seja, afinal poucas pessoas conseguem manter o foco em algo sem um objetivo e se absorve muito conhecimento estudando para uma prova como esta.

taaqui

vitu:

Veio que porra é essa? Esqueceu das mulheres heheheeh.
Sobre o tópico: Certificação é bom mais tem muita gente que sabe mais que minha pessoa, tendo nenhuma certificação.
Então Experiência de mercado anula certificação.

gfkauer

Na minha humilde, as certificações quando feitas pela sun estavam muito marginalizadas.
O preço estava razoável, o que acho que deveria manter, mas o conteúdo vinha se tornando cada vez mais enxuto, tanto que bastava 1 bom livro e com um bom mes de estudo era possível passar.

Eu fiz certificações OCA e OCP (SQL) e a SCJP, e sinceramente, foi extremamente mais facil passar na SCJP…

Isto causou um número altissimo de profissionais certificados, o que impactou diretamente na importancia que algumas empresas estão dando para certificação… Quando poucos a tinha, era um grande diferencial, hoje, muitos candidatos já a apresentam, tornando-a menos importante que um diploma de faculdade de fundo de quintal.

Desculpem-me se sentiram-se ofendidos, mas é apenas a minha opinião.

luizrobertofreitas

Certificação 1 - http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_803

Certificação 2 - http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_804

Para quem já possui, pode apenas fazer o upgrade

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_805

Nada como ver a informação na fonte.

[]'s

alanbrasil1984

Tomei um susto e depois lendo tudo fiquei mais tranquilo, pq pretendo tirar as certificações.

J

É lamentavel quando as pessoas distorcem as notícias dessa forma.

E não vamos mais uma vez começar a discussão sobre o real valor de uma determinada certificação. Eu acho que qualquer coisa que possa agregar algo de diferencial no seu curriculo é valido, quem acha o contrario é pq já é um funcionario publico q pretende ficar aonde está até a morte, ou entao um preguiçoso q n tem disposição para estudar.

Marcio_Nogueira

Obter uma certificação só para constar no currículo? Quando a mesma for descontinuada, como fica?
Veja a Microsoft por exemplo, descontinuou uma série de certificações(MCAD,MCSD), entre outras. :?:

ranophoenix

Pelo que entendi da notícia, o autor fala de uma mudança que está para ocorrer e não que já ocorreu. Vamos ver o que ocorrerá depois do dia 17 de dezembro. :slight_smile:

Acredito que o número de acesso do “The Server Side” é consideravelmente alto, entretanto os comentários relacionados a esta notícia ainda são bastante modestos. No mínimo, nos leva a duas conclusões básicas:

1. O pessoal acha que é uma notícia que nem vale à pena ser comentada em virtude do seu possível sensacionalismo;

2. O pessoal está aguardando as cenas do próximo capítulo antes de ter alguma opinião formada.

M

Boa tarde Amigos,

Há um bom tempo a Oracle já promove uma renovação na certificação Java. Podemos destacar algumas mudanças como:

• troca do nome para OCP;
  • troca do centro de certificação (Prometric para PearsonVue);
  • score das provas para Java 5 e Java 6;
  • nome dos exames;
  • etc

Enfim, foram várias. Porém me assusta bastante este valor, já que no site da Oracle é a certificação para versão 7 está em beta e estão cobrando um valor de R$109,00.

Segue o link http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_804 com as informações. Ou seja, achei um pouco estranho o valor comentado no post.

Bom, como há algum tempo já se comenta, a Oracle é uma empresa e quer dinheiro.

Abraços,

vitu

uhauhahuuha dei mole.

As certificações Beta eram gratuitas antigamente. Eu não dúvido nada desses valores.

ranophoenix

vitu:

uhauhahuuha dei mole.

As certificações Beta eram gratuitas antigamente. Eu não dúvido nada desses valores.

Muito bem lembrado.

carlos_hen

Tudo é questão de oportunidade e objetivo de cada um.

Certificação sem duvida ajuda, seja no conhecimento que vc adquire e até mesmo para auto valorizar um profissional.

Eu particularmente vejo como investimento, portanto a pergunta é, irei gastar $600, mas irei ganhar quanto?

Eu particularmente, consegui aumento de salário através das certificações. Não foi na mesma empresa, mas me ajudou a arrumar um
trampo pra ganhar mais, então para mim foi bom negócio. Vai de cada um.

E quanto aos valores, os valores aqui no Brasil são diferentes, pelo menos ao comprar o voucher pela Person Vue.
A última vez que tirei constava no site da oracle por $300 e no site da Person por $125.

Falows.

heatcold

A Oracle está tentando de toda maneira lucrar em cima do Java, sem se importar com a comunidade.

Primeiro, as regras da certificação de arquiteto mudaram, encarecendo MUITO e aumentando a burocracia para se alcançar essa certificação.

Agora, estão dificultando o processo de conclusão da certificação de programador Java (antiga SCJP), adicionando mais um passo ao processo (certificação associate).

É vergonhoso, quando a gente vê que a linguagem está sendo mantida por um bando de babacas, que só se importam com o dinheiro.

walissongpi

enlatados:

Obrigado.

Concordo! O caminho para chegar a certificação é o que vale a pena; o estudo e o aprendizado é mais profundo. Concordo que a certificação é só mais um papel, mas é um papel que pode fazer a diferença.

carlos_hen

heatcold:
A Oracle está tentando de toda maneira lucrar em cima do Java, sem se importar com a comunidade.

Primeiro, as regras da certificação de arquiteto mudaram, encarecendo MUITO e aumentando a burocracia para se alcançar essa certificação.

Agora, estão dificultando o processo de conclusão da certificação de programador Java (antiga SCJP), adicionando mais um passo ao processo (certificação associate).

É vergonhoso, quando a gente vê que a linguagem está sendo mantida por um bando de babacas, que só se importam com o dinheiro.

Perfeitamente normal. Como toda empresa. Como todos nós. O foco é dinheiro.

Só que além da grana, eu vejo mais qualidade e é claro mais dificuldade para se certificar, o que ao meu ver valoriza
mais ainda quem alcançar a certificação.

Parabéns para a Oracle!

heatcold

carlos_hen:
heatcold:

Perfeitamente normal. Como toda empresa. Como todos nós. O foco é dinheiro.

Só que além da grana, eu vejo mais qualidade e é claro mais dificuldade para se certificar, o que ao meu ver valoriza
mais ainda quem alcançar a certificação.

Parabéns para a Oracle!

Pensar apenas no dinheiro, quando se trata de computação, é ir no sentido contrário ao que há de mais nobre na nossa área.

Eu entendo o lado da empresa, em buscar retorno no investimento que fizeram.
Mas focar apenas nesse lado, demonstra que eles não estão interessados na comunidade e muito menos em nossos ideais.

Sem querer ser romantico. Minha primeira reação foi de revolta.

Andre_Fonseca

Até alguém do OpenJDK lançar certificações equivalentes. Ai sim, problema resolvido…

carlos.e.a

Pelo que entendi somente a versao 7 passara por essas mudanças. E a prova nao custara $600,00. Serão duas provas e como a primeira sera obrigatoria antes de tirar a OCP(SCJP) o custo total sera de $600,00 mas na pratica voce tera duas certificacoes(mesmo que uma seja praticamente so encher linguiça). A versao 6 continuara sendo do mesmo jeito e creio que muita gente ainda opte por fazer a versao 6 que por hora nao é nada mal.

Ainda considero certificações muito importantes. Tanto para quem ja esta no mercado quanto(principalmente) pra quem esta tentando entrar. Pelo menos aqui na minha região ainda tem um peso consideravel. E nao adianta vir chorar dizendo que empregador nao valoriza conhecimento, so um pedaço de papel e blablabla pq com a atual safra de programadores que se dizem seniores e nao sabem sequer o basico acredito que essa exigencia do pedaço de papel possa ser valida para filtrar as coisas. Ja vi gente que nao sabe o basico e vem com a historia de “ha se eu nao souber pesquiso na net e tals”. Nao é assim que funciona pq se um cara quer um SENIOR ele quer PRODUCAO e nao pagar salario de senior a um junior que vai ficar metade do tempo ou mais aprendendo. E convenhamos, nao é tao dificil tirar a certificacao entao é injustificavel quem se julga “injustiçado pelo mercado” pq tem conhecimentos acima da media mas nao tem certificacao.

arthurgon

Para quem me conhece estou na área já faz alguns anos e sou o que se pode considerar certificado pela vida. Não me apeguei em tirar certificações porque a preocupação das empresas era encher as baias e tocar os projetos. “Senioridade” a gente consegue de fato com a vivência na área. Experiência é algo que ninguém toma de você. O fato é…a certificação…para o profissional de RH é um filtro interessante sim. Mostra que o profissional, principalmente de nível junior não caiu de para-quedas e nem é aventureiro. Se ele será um bom profissional aí é outra história…mas já é um prova de que ele está focando na linguagem escolhida. É claro que pode haver profissionais com 10 anos de experiência e não tão rápidos para desenvolver, e podemos ter um de 6 meses extremamente promissor por ser rápido…mas ainda sem a vivência necessária para ser considerado pleno. Vai de caso a caso. Se a certificação é importante na visão das empresas para quem está iniciando?? Não tenham dúvidas. Quem já está nesse barco com seus 5 ou 10 anos…a certificação passa a ser a “carreira do profissional”. O currículo dele. Não quer dizer que nunca vão perguntar-lhe a respeito…mas se o cara é graduado e com grande vivência…não é a certificação SCJP ou agora OCP que vão provar que ele seja programador. Não confundam iniciantes com profissionais experientes. O iniciante precisa “sim” hoje em dia focar em uma boa formação e criar estratégias como a certificação para se qualificar bem no mercado hoje em dia. A concorrência hoje é bem maior do que 5 anos atrás. Passa quem provar ser mais bem qualificado na visão do empregador, e certificação pesa sim.

nandooliveira

Aonde vocês viram que a certificação custa $600.

Acabei de olhar no site e está custando R$ 270.00 …

Desculpem a minha ignorância, mas é que como ainda não tirei… estou meio perdidoo…

carlos.e.a

nandooliveira:
Aonde vocês viram que a certificação custa $600.

Acabei de olhar no site e está custando R$ 270.00 …

Desculpem a minha ignorância, mas é que como ainda não tirei… estou meio perdidoo…

$600 é a 7 amigo. Olhe a minha ultima mensagem que falei sobre isso.

J

Poxa gente, sempre que o assunto é mudanças providas da Oracle o negócio aqui pega fogo.
Eu acho, que deveriamos ir para a parte prática né?

Eu não sei quais são as mudanças propostas pela oracle para a antiga SCJP, mas, não sei quem se lembra, a Sun ja previa também mudanças para esta certificação. Não acredito que mudanças a nível de submissão de projetos, como acontece na certificação de desenvolvedor e na certificação de arquiteto, o previsto era criar outros tipos de técnicas de avaliações, além do multipla escolha ou clica e arrasta, haveria desenvolvimento de código na prova. E pensando em como fazer isso, também levantavam a opotese de dividir a prova em duas, eu li esas coisas aqui mesmo no guj. Essa prova ia mudar mesmo. Eu acho que deve melhorar, porque era uma prova muito simples e muito valiosa no mercado.

Outros pontos que precisamos ser práticos.

1º certificaçao é só um pedaço de papel? É claro que não. a gente gostando ou nao, querendo ou nao, pode me xingar o quanto quiser, mas ajuda a abrir muitas portas, principalmente porque MUITAS vezes quem posta a vaga e faz a primeira “peneira” não sabe nada de programação. Sem contar as empresas que participam de licitação, aí não tem nem conversa Certificacão = 1UP.

2º a certificação te obriga a saber várias coisas IMPORTANTES, que durante o trabalho você não precisa saber. O cara começou a trabalhar com struts, trabalha há 5 anos, e ve lá na declaração do web.xml uma entrada de servlet dialogo: - o Que oque é isso? -há é uma configuração do struts, deixa ai que se tirar não funciona. Eu já vi isso acontecer. principalmente pq a moda agora nao é contratar pelo conhecimento da estrutura essencial do java e sim pelo conhecimento no framework.

3º para tirar uma certificação é necessário perder tempo decorando muita coisa difícil e inútil? SIM. Mas meu amigo, se você vai contratar alguem, por mais cético que você seja, você tem que admitir que se a pessoa tem uma certificação ela tem certamente os atributos: Auto gerenciamento, foco e dedicação. Mesmo que você não aproveita nada do conhecimento que ela adquiriu na prova, pelo menos essas caracteristicas pessoais vc terá garantida. Em maior ou menor grau, é claro.

É fato que em termos de conhecimento a certificação só prova 50% do que você se esforça pra provar. Ela é realmente muito difícil de tirar se comparada com o conhecimento que ela realmente prova que você tem. Mas em termos pessoais como dito no 3º é bem legal.

E é inegável que a certificação é ligada diretamente com a tecnologia, você tira certificação de java5, daqui a pouco ninguém mais usa, é óbvio que terminando a tecnologia termina a certificação ué, ninguém disse o contrario nunca.

E outra, se você tirou uma certificação, seja humilde, porque ela demonstra que você teve dedicação e aquele conhecimento específico, ela não fala que você tem experiencia e sabe lidar com situações que só o tempo te mostra.

InsaneChess

Ow, e aew rapaziada.
É só tirar a certificação Java 6…

Ninguém precisa tirar a 7…as empresas só vão usar isso daki muitos anos…
Já é difícil ver até projetos com o Java 6.

Quem quiser, compra a droga do voucher pelo site da PearsonVue. Sai por 200,00 reais( $125,00).
Pearson Vue é a autorizadora oficial da oracle…

Bye.

Diabo_Loiro

Muito chororo gente… so mudou o nome da certificação e voce é obrigado a fazer a OCA antes…

Eu tenho a SCJA e SCJP e tirei primeiro a SCJP depois a SCJA… e digo q se eu tivesse feito ao contrario… talvez tivesse sido mais facil.

A prova de associate cobra algumas coisas interessantes não vejo tanto mal em tirar elas na ordem.

Agora duas certificaçoes por 600 reais ta normal considerando que qualquer estagiario ganha 1.2k no minimo, ridiculo esse titulo “adeus SCJP” so mudou o nome… mto drama.

vitu

Diabo Loiro:
Muito chororo gente… so mudou o nome da certificação e voce é obrigado a fazer a OCA antes…

Eu tenho a SCJA e SCJP e tirei primeiro a SCJP depois a SCJA… e digo q se eu tivesse feito ao contrario… talvez tivesse sido mais facil.

A prova de associate cobra algumas coisas interessantes não vejo tanto mal em tirar elas na ordem.

Agora duas certificaçoes por 600 reais ta normal considerando que qualquer estagiario ganha 1.2k no minimo, ridiculo esse titulo “adeus SCJP” so mudou o nome… mto drama.

600 doletas.

Tirar SCJA tendo SCJP? Só vejo um motivo, ter mais um papel e uma linha no CV.

“estagiario ganha 1.2k no minimo”. Isso é piada?

Diabo_Loiro

por que piada todo stag que conheço tira 1.4k nas que pagam pior tipo cpm e accenture. inclusive eu quando era stag.

foi um bom investimento aprendi bastante e me ajudou em novos empregos.

carlos.e.a

1,2k acho que foi um pouco otimista demais…

InsaneChess

Porra, eu acabei de falar que vocês ainda podem comprar por apenas $125,00 cada voucher no Site da PearsonVue ¬¬
Por que ainda estão chorando?
lol…

carlos.e.a

InsaneChess:
Porra, eu acabei de falar que vocês ainda podem comprar por apenas $125,00 cada voucher no Site da PearsonVue ¬¬
Por que ainda estão chorando?
lol…

Amigo nao tem ninguem chorando aqui. Se voce ver as mensagens anteriores(ou voce sempre pega barco andando?) vai perceber que falei isso do preço bem antes de voce…

C

++

E deixa os novatinhos espernearem…

andersonrc

Foi otimista mesmo, aqui em João Pessoa tem muitas empresas pagando 500 ou 600 reais a um estagiário. Na maioria das vezes nem chega a 600

FernandoFranzini

Meu deus do céu que choradeira…kkkkkkkkk
A Oracle sempre presou certificação é algo “diferencial”…na verdade mesmo tirar as provas da SUN sempre foi muito fácil, barato e acessível.
Para aqueles que preferiram investir seu tempo e dinheiro nos seus “roobies pessoais” e não na sua formação …o meu “I’m sorry” kkkkkk Já era!!! RODOUUUU
Para os novatos que estão chegando…invistam agora na versão 6 enquanto ha tempo…mesmo depois disso ainda sim vale a pena ser Oracle Certified Professsional…estude, peça para seus empregadores ajudar bancando algo…tente e nunca desista!!!
Uma certificação da oracle no seu curr vale muito mais que uma especialização que é muito mais caro…
Pense bem…seu salario de amanha sera decidido com que o faz hoje…

soaresinfo

Interessante ser OCP, parceiro do Robocop!

S
Ultimamente estou encarando o fato de q é possivel sim estudar sozinho e se tornar um ótimo programador.Livros como Effective Java, Refactoring e Design Pattern se tornaram uma das chaves da formação de um desenvolvedor e, no caso dos dois ultimos, em qualquer linguagem, independente se é java ou não.

A questão do preço das certificações é nova pra mim...

Eu planejava tirar a minha ano que vem, mas com esse preço acho que vou ter que adiar e pensar em otimizar meus conhecimentos com livros e tarefas, sendo em Java ou qualquer outra tecnologia.

Fica a dica: Vamos migrar para a JVM… e não para o java, vamos substituir RDBMs por NoSQL e vamos esperar que isso mude.

Abraços.

M

Alguns ficam esperando mudar, outros aproveitam o momento pra ganhar dinheiro. Assim é a vida. heheheheh
O valor continua 300 pra cada certificação, não se espantem.

fidelis_felipe

Nao entendi a choradeira.

Agora pra programmer tem que ter a associate mesmo assim:

*betas

Java SE 7 Programmer I = R$ 272
Java SE 7 Programmer II = R$ 109

*consolidadas

Java SE 5/6, Certified Associate Exam = Exam Price: R$ 272 score 68%
Java SE 6 Programmer Certified Professional Exam = Exam Price: R$ 272 score 61%

No site da person os valores sao diferenciados mesmo… menores até…

RafaelCassau

Pessoal depois de acompanhar toda a discução aqui no forum, me veio uma duvida, até quando posso comprar o voucher da versão 6?

depois que conseguir a certificação da OCPJP 6, ainda assim vou ser obrigado a tirar a OCPI e OCPII para investir em certificações tipo Web components e EJB?

carlos.e.a

RafaelCassau:
Pessoal depois de acompanhar toda a discução aqui no forum, me veio uma duvida, até quando posso comprar o voucher da versão 6?

depois que conseguir a certificação da OCPJP 6, ainda assim vou ser obrigado a tirar a OCPI e OCPII para investir em certificações tipo Web components e EJB?

Acho que a resposta pra primeira pergunta ninguem tem…mas nao acho que voce deva se preocupar por isso. A versao 5 ja ta bem velhinha e ainda tem certificacao.

Depende com o que voce vai trabalhar ne. Mas como possivelmente todo mundo mexe ou ainda vai mexer com web um dia uma certificacao do tipo da OCP e uma web sao indispensaveis.

S

morte ao enlatado!!

D

Cara, sou novato na área, comecei como estagiário e fui efetivado a pouco tempo, e agora estou estudando pra tirar a certificação OCJP 6!
Acho que estudar nunca é demais, claro que quem tem a certificação, pode se vangloriar e dizer que é certificado, claro que não deixa de ser um papel, mas que vale muito em uma entrevista, só o fato de ser certificado.
Tenho um amigo que tem a certificação, tiro muitas dúvidas com ele e uma coisa que ele me disse e me incentivou a tirar a certificação é que ele aprendeu muito com ela.

É lógico que a Oracle quer lucrar com isso, e não acho certo essa exploração que ela está fazendo, mas uma coisa é certa, com essa exploração com o certificação do java 7, vou me apressar em tirar a certificação OCJP 6 antes que eles resolvam aumentá-la também!
:roll:

elvishr

É claro que a empresa sempre vai lucrar com a certificação, tudo no mundo é baseado no lucro. A SUN cobrava, a Oracle pode cobrar mais caro mas é assim no mundo de TI, umas cobram mais, outras menos.
A certificação é diferencial no currículo sim, já consegui emprego por causa de certificação. É claro que tem gente que tem “QI” e não precisam disso. Hoje há contratos de empresas com o governo que exigem pessoas certificadas e não é só a area de TI que possui certificação, mas uma coisa não anula a outra.

Imagine uma pessoa que não tem muita experiência mas tem umas 3 certificações em java. É meio estranho, se ela sabe mesmo podia estar atuando na área a mais tempo.
O mesmo caso é uma pessoa que tem muitos anos de experiência e não tem certificação. Se a pessoa sabe mesmo porque não tira o certificado?
E tem o lado da satisfação pessoal também que é mais o meu caso. Quando você estuda pra certificação você abrange tudo a respeito de uma tecnologia, estuda um monte de coisa que você nunca viu ou pelo menos não viu a fundo e que é importante você saber.
Estou atualmente estudando para a OMJCEA, já tenho a SCJP, SCWCD, SCBCD, JBCAA e acho que é valido sim.
Prova no mínimo que você é um profissional que não está estagnado.

Agora um cara que ganha por exemplo 3000 não pode gastar 300 em um mês para se certificar naquilo que ele sabe fazer… seilá. Você não vai tirar 10 certificações, mas algumas que te garante em algumas coisas eu acho que é valido sim…
Bom… essa é minha opinião…

ribclauport

Muito legal esse post heim!

Não falando propriamente da mudança e tal…, mas realmente refletindo a respeito da certificação X experiência, penso que não importa se um profissiional
tem 10 anos de experiência ou não, é valido até para um vovô em java tirar a certificação, tenho dois anos de experiência em fábrica de software, e me
deparei com códigos de “vovôs” java, com “conjuntos” próprios para implementação com “TreeSets” sendo implementados com “ArrayLists”, objetos sem
a implementação de equals e hashcode sendo colocados em HashMaps… e outras coisas que a experiência não os ensinou, e que, em contrapardida um
"junior" certificado provavelmente nunca irá fazer.
Lógico com dois anos de experiência ja era para ter tirado, mas sabe como é …, como disse o amigo a disciplina é complicada… mas agora vai ja estou fazendo
os “mocks” e so para finalizar…

Onde vejo a nota mínima para passar na prova versão 6?

Criado 14 de dezembro de 2011
Ultima resposta 16 de jan. de 2012
Respostas 60
Participantes 42