The NetBeans IDE is an award-winning integrated development environment available for Windows, Mac, Linux, and Solaris. The NetBeans project consists of an open-source IDE and an application platform that enable developers to rapidly create web, enterprise, desktop, and mobile applications using the Java platform, as well as JavaFX, PHP, JavaScript and Ajax, Ruby and Ruby on Rails, Groovy and Grails, and C/C++.
The NetBeans project is supported by a vibrant developer community and offers extensive documentation and training resources as well as a diverse selection of third-party plugins.
Release Overview
NetBeans IDE 6.9 introduces the JavaFX Composer, a visual layout tool for visually building JavaFX GUI applications, similar to the Swing GUI builder for Java SE applications. Additional highlights include OSGi interoperability for NetBeans Platform applications and support for developing OSGi bundles with Maven; support for JavaFX SDK 1.3, PHP Zend framework, and Ruby on Rails 3.0; as well as improvements to the Java Editor, Java Debugger, issue tracking, and more.
eu pessoalmente prefiro o Eclipse, mas o pessoal do Eclipse precisava se inspirar com o que ja vem integrado no Netbeans, e com a atual velocidade de releases e milestones.
mcbarsotti
eles abandonaram o Groovy/Grails no Netbeans? Pois o suporte a ele nessa ide está pessimo se comparar ao IntelliJ ( minha opinião ), só vejo melhoras no modulo do Ruby!
Vou ter que continuar usando o intellij + cmd para programar em Groovy/Grails…
paulohbmetal
Baixando…
Paz e bem!
AndyRamos
Eu já estava utilizando a versão RC2 da IDE e tinha ficado bem satisfeito com o desempenho dela.
Vou migrar meus projetos agora para a versão final.
Felicidades à todos !
Anderson.
ranophoenix
mcbarsotti:
eles abandonaram o Groovy/Grails no Netbeans? Pois o suporte a ele nessa ide está pessimo se comparar ao IntelliJ ( minha opinião ), só vejo melhoras no modulo do Ruby!
A julgar pelas versões suportadas, parece que faz um tempinho que eles perderam o interesse:
Groovy 1.6.4
Grails 1.1
R
roger_rf
NB 6.9 baixado e instalado, muitos ganhos de desempenho. Altamente recomendado.
mcbarsotti
ranophoenix:
mcbarsotti:
A julgar pelas versões suportadas, parece que faz um tempinho que eles perderam o interesse:
Groovy 1.6.4
Grails 1.1
Pois é cara, uma pena isso…
Tomara que eles retomem a evolução do Groovy/Grails dentro da IDE.
Malkav.Felipe
Nossa.
É impressionante o ganho de performance que o Netbeans vem demonstrando nos ultimos tempos… Nem parece mais “aquele” Netbeans que todo mundo reclamava pelo seu peso :roll:
Melhor assim.
Baixando
ricardo1ivan
maravilha!! baixando… 8)
realmente a performance está bem melhor… tinha mexido na versão beta e já tinha notado a diferença…
e sem contar que o compose pra javafx está excelente… agora qualquer tim tim quatro patas consegue fazer uma app javafx em alguns passos… rsrs :lol: :lol:
sucesso a todos!
WarlockWS
Paulo Silveira:
excelente noticia!
eu pessoalmente prefiro o Eclipse, mas o pessoal do Eclipse precisava se inspirar com o que ja vem integrado no Netbeans, e com a atual velocidade de releases e milestones.
Concordo com vc, eu uso o eclipse com MyEclipse pra fazer coisas que com netbeans nao precisaria, mas por outro lado me "acostumei! ao jeito eclipse de ser e sou muito produtivo com o eclipse, mas tenho que dizer, sem o my eu nao faria nada no eclipse ja que faço aplicaçoes desktop na maior parte do tempo.
Forte abraço e sucesso para o netbeans, sempre tenho ele instalado para acompanhar de perto para onde ele esta indo…
e tenho um carinho saudoso afinal ele era o jdelphi rrs e eu ja fui delfeiro…
lgi2020
mcbarsotti:
ranophoenix:
mcbarsotti:
Groovy 1.6.4
Grails 1.1
Pois é cara, uma pena isso…
Tomara que eles retomem a evolução do Groovy/Grails dentro da IDE.
Dia desses precisei de uma IDE para mexer em um projeto Grails e acabei testando o SpringSource Tool Suite.
É feito em cima do Eclipse e me atendeu muito bem.
O editor para ruby/rails esta bem bacana, vale testar.
romarcio
Vou baixar de curioso, não sou fã do NetBeans.
Valeu pelo aviso.
LucasAdri07
Um, parace que o NetBeans vem ganhando uma certa leveza mesmo, muito bom…
Ja estou usando ele :D.
Adelar
Tem cheiro de carro, digo software, novo… hehehe
fredferrao
Realmente esta muito rapido, o startup, nem se fala, e dentro dele esta respondendo normal, sem paradas. Pelo menos por aqui. Show de Bola.
M
marcosalex
Vou testar.
Um aviso pro pessoal que empolga com a performance, o Netbeans novo precisa baixar os plugins e configurar os projetos igual o ambiente antigo antes de medir. Comparar um NB novo com um “baleado” dá uma falsa ótica que melhorou a performance e consumo de memória.
Não estou dizendo que não tenha melhorado, mas já aconteceu comigo em outros releases: abria o meu antigo com um monte de projetos já abrindo, um monte de plugins e um monte de configurações. Depois abria o NB recém instalado e sem nada e ele aparecia muito mais rápido. Depois de um tempo usando os dois com a mesma configuração, a diferença não era tão perceptível no consumo de memória nem na performance.
peresjuliao
Olá, Pessoal
E o eclipse morreu???
Luiz_Aguiar
peresjuliao:
Olá, Pessoal
E o eclipse morreu???
Não.
diego_qmota
Sempre usei Netbeans (devido a fazer muitas aplicações desktop) e agora cada vez mais satisfeito!
tralsl
peresjuliao:
Olá, Pessoal
E o eclipse morreu???
:shock:
Eclipse não morre, multiplica e regenera :lol:
Luiz_Aguiar
Eu sempre achei o suporte a desenvolvimento web do Netbeans muito bons, embora a gande maioria vem dele devido a apps desktop, sempre que eu precisava editar html/jps/css/javascript eu fazia no Netbeans, o suporte sempre foi muito bom.
[]s
warley
Em contra partida a Eclipse vai lançar uma nova versão, chamada Helios no dia 23. Será que vem alguma coisa boa aí?
fredferrao
marcosalex:
Vou testar.
Um aviso pro pessoal que empolga com a performance, o Netbeans novo precisa baixar os plugins e configurar os projetos igual o ambiente antigo antes de medir. Comparar um NB novo com um “baleado” dá uma falsa ótica que melhorou a performance e consumo de memória.
Não estou dizendo que não tenha melhorado, mas já aconteceu comigo em outros releases: abria o meu antigo com um monte de projetos já abrindo, um monte de plugins e um monte de configurações. Depois abria o NB recém instalado e sem nada e ele aparecia muito mais rápido. Depois de um tempo usando os dois com a mesma configuração, a diferença não era tão perceptível no consumo de memória nem na performance.
Claro, mas o que fiz foi, abrir ele, entao ir em open project selecionar uns 5 ou 6 projetos meus e abrir, ai testei navegando pelos projetos e tals, em suma gostei.
paulohbmetal
marcosalex:
Vou testar.
Claro, claro. Inclusive, podem exportar as configurações da versão anterior (pra quem já tem a versão anterior instalada) que funcionam belezinha. (pelo menos comigo nunca deu problema).
É sempre bom lembrar que, quanto mais ‘comidinha’ vc der pra ele, mais forte (rápido) ele fica. :lol: É lógico que também depende da sua máquina…
Felagund
O que curti q é ele importou também minha paleta de componentes, não preciser configurar novamente :), ta show de bola,
agora precisava de um Lembrar Senha pro glassfish v3
rdgms
ainda sem suporte ao jboss6…
[editado]
Bom… eu achei ele mais lento doque os anteriores, ele é mais rapido para abrir, mas durante o desenvolvimento ele vive
"Verificando alterações externas"… nada que atrapalhe.
Ele auto-completou os atributos de uma classe generica para mim !!! \o/
[editado]
atrapalha sim.
D
djemacao
Pro Rails está muito bom. Mas eles fazem pequenas melhorias e não adicionam suporte para servidores ainda em desenvolvimento. Consigo rodar o JBoss 6 e o Tomcat 7 numa boa. Não custava nada tê-los na IDE. Ponto pro Eclipse, que mesmo em desenvolvimento, está na lista.
Acho que estão deixando outras novidades pro NetBeans 7 ou é estratégico mostrar somente o GlassFish como Java EE 6 funcional (o que não deixa de ser verdade, com relação a versão final).
viniciusjssouza
O suporte ao Java EE 6 está muito bom… Incluíram o CDI pra finalizar, com autocomplete em páginas JSF e tudo mais. Já tô ansioso pra ver o netBeans 7.0. Algum usuário do eclipse saberia dizer se essa nova versão dele já tem suporte para o Java EE6?
B
BrunoCarlo
Opa, vlw, vou baixar e usar…
Geralmente uso o eclipse e o netbeans… com o que eu considero melhor em cada… o que a meu ver o eclipse está alguns anos luz de ter um matisse da vida… pena que o netbeans insiste em instalar em pt-br… o que pra mim, que já se acustumou ao nomes dos componentes em ingles éextremamente ruim
paulohbmetal
BrunoCarlo:
Geralmente uso o eclipse e o netbeans… com o que eu considero melhor em cada… o que a meu ver o eclipse está alguns anos luz de ter um matisse da vida… pena que o netbeans insiste em instalar em pt-br… o que pra mim, que já se acustumou ao nomes dos componentes em ingles éextremamente ruim :(
Uái… “Seus problemas se acabaram-se!”
Adicione isso:
ao final da linha da variável netbeans_default_options no arquivo etc/netbeans.conf que ele passa pra inglês.
Paz e bem!
M
marcosalex
O Netbeans tem opção de baixar a versão em inglês.
Quanto ao JEE 6, por enquanto só funciona no Glassfish. Você pode até adicionar o JBoss 6, mas não aparece a opção do 6, só do 5.
Algumas coisas que ainda acho que tinha de melhorar no NB:
por que o formato padrão dos binários é JDK5? É um porre ter de editar pro JDK6 toda vez
compatibilidade com IE8 e Chrome ainda não tem. Se quisessem poderiam até tirar a opção de navegadores mais antigos, como IE 5.5 e FF 1.x
nos templates de páginas HTML possuem o Transitional mas não tem o strict
quando vão voltar a programação RAD pra JSF e web?
Tirando esses detalhes, uma ótima IDE e uam concorrência saudável pro Eclipse, que logo lança a versão nova.
rodrigopmatias
BrunoCarlo:
Geralmente uso o eclipse e o netbeans… com o que eu considero melhor em cada… o que a meu ver o eclipse está alguns anos luz de ter um matisse da vida… pena que o netbeans insiste em instalar em pt-br… o que pra mim, que já se acustumou ao nomes dos componentes em ingles éextremamente ruim :(
Seja bem vindo ao mundo onde os softwares se adaptam a você, repare se seu ambiente esta em pt-BR caso esteja já sabe por que o seu NBT esta em pt-BR, para mudar o idioma siga a dica do amigo.
rodrigopmatias
Eu acho interessante que a tuma do eclipse fala que o netbeans é gordinho, mas o donwload da versão Java IDE fica em torno de 60MB já o eclipse 99 MB, eu particularmente odeio este tipo de comparação por isto meu PC sempre tem memoria RAM disponível para minhas ferramentas.
ranophoenix
paulohbmetal:
BrunoCarlo:
Uái… “Seus problemas se acabaram-se!”
Adicione isso:
ao final da linha da variável netbeans_default_options no arquivo etc/netbeans.conf que ele passa pra inglês.
Paz e bem!
Ou adicione o parâmetro “locale” na chamada do executável (geralmente configurado no atalho):
"C:\Arquivos de programas\NetBeans 6.9\bin\netbeans.exe" --locale en_US
M
marcosalex
Ele é gordinho não no executável, mas no consumo de memória enquanto você trabalha. Apesar do executável pequeno ser uma boa vantagem, RAM é mais cara que HD.
Mas as duas ferramentas evoluem bem e uma estimula a outra a melhorar.
GouverMXT
mcbarsotti:
Mas ficou pior do que na versão anterior?
GouverMXT
ranophoenix:
mcbarsotti:
Groovy 1.6.4
Grails 1.1
Aqui estou utilizando Grails 1.2.1 no Netbeans 6.8
F
fausto
Aqui usando o oracle, aquele express edition (instalado em outra máquina), trocar para pt-br o netbeans (passando argumento para o executavel) impedia de criar uma conexao dentro do netbeans com o oracle, dava erro. Demorei para perceber que era isso, depois tive que me acostumar a usar em portugues mesmo. Isso com a versao 6.8.
ranophoenix
GouverMXT:
ranophoenix:
mcbarsotti:
Groovy 1.6.4
Grails 1.1
Aqui estou utilizando Grails 1.2.1 no Netbeans 6.8
E eu o 1.3.2.
Não é que ele não suporte, somente quer dizer que não foi homologado para as versões mais novas, ou seja, você utiliza por sua conta e risco, digamos assim. Ele não piorou o suporte a Groovy/Grails, somente não evoluiu.
Adelar
Gostei desta versão… parece que deram um belo upgrade na performance.
saulods
Vou baixar!
M
marcosalex
Interessante que a versão pra Windows tem opção de instalar o Java Card e a versão Linux não vem, apenas se baixar o plugin depois.
E o Web Preview por enquanto só funciona no Windows.
paulohbmetal
Pois é, fui seco pra usar e vi isso… )-: É uma das poucas coisas que me faz usar o Eclipse de vez em quando (JBoss Tools)… :lol:
Paz e bem!
W
Will_HRock
Muito bom, com certeza tem uma performance melhor comparada à versão anterior, pelo menos na minha opinião.
Pra mim só faltava alí um plugin show de bola como o do Eclipse pra Android, o antigo Visual JSF e suporte pro JBoss 6 fora isso tá ótimo.
B
breno500as
Devo baixar tbm …
Grinvon
Infelizmente o que ainda mata o netbeans é a performance, mas evidentemente melhorou, mesmo deixando à desejar em relação ao eclipse nesse fator.
Do resto já é uma IDE muito completa, com um pack de tools muito boa, quase não precisando baixar novos addons e plugins.
paulofafism
Como faço para tester este WebPreview. Eu uso o Windows. Instalei o plugin do WebPreview mas ainda não consigo ver seu funcionamento. Tenho que fazer alguma configuração?
M
marcosalex
Uma coisa que eu queria que arrumassem é para o JBoss 5 funcionar no NB sem que eu precise ficar alterando arquivos de configuração.
Esta mesmo, noto que o tempo de compilação esta muito menor do que o 6.8, notei novos plugins(que na maioria não sei para que serve), os corretores de códigos estão melhores. Em fim, gostei desta versão.
Elizeu_Santos
n gosto do eclipse.
tenho q colocar dezenas de plugins q são maiores q a ide em si. deposi o plugin da erro. ou então tenho q atualizar um modulo pra usar o plugin…
instalar o tptp no eclipse é um pandemonium.
netbeans wona!
Felagund
Elizeu_Santos:
n gosto do eclipse.
tenho q colocar dezenas de plugins q são maiores q a ide em si. deposi o plugin da erro. ou então tenho q atualizar um modulo pra usar o plugin…
instalar o tptp no eclipse é um pandemonium.
netbeans wona!
O legal do netbeans é que ele não necessita de 1/3 das configurações que o eclipse precisa para ficar redondo, e migrando da 6.8 pra 6.9 ele copia a maior parte das configurações, nem o maven precisei ajustar hehehehe
antonioni.rocha
Faltando também o módulo UML… saudades…
Aquele VisualParadigm é horrendamente horroroso.
alexandremlima
Para quem está saudoso do plugin Visual Web JSF do Netbeans, o blogueiro Luis Avila (http://luisavilablog.blogspot.com/) achou o link com o plugin compilado para a versão 6.9 dentro do próprio site da IDE:
Descompactar dentro da pasta da instalação do Netbeans 6.9
Ao abrir o programa, o plugin estará disponível.
Só não entendo porque a equipe da IDE não colocou isso por default já que a maioria dos programadores clamam por esse plugin.
Testei aqui e funcionou belezinha!
J
juliocbq
Já encontrei dois bugs nessa release:
Mobile - JME não é detectada na versão full. no senven 64 bits.
2)projetos web geram templates com problemas.
W
Will_HRock
Para quem está saudoso do plugin Visual Web JSF do Netbeans, o blogueiro Luis Avila (http://luisavilablog.blogspot.com/) achou o link com o plugin compilado para a versão 6.9 dentro do próprio site da IDE:
Só não entendo porque a equipe da IDE não colocou isso por default já que a maioria dos programadores clamam por esse plugin.
Realmente muito bom, funcionou aqui ok também!
Talvez não tenham colocado por padrão por não funcionar com Facelets, vai saber né.
discorpio
Boa noite a todos.
Pra mim, só falta uma coisa pro NetBeans ficar 100 % perfeito, um framework gráfico para a Web como o Dreamweaver, tentaram fazer algo parecido com o Java Server Faces, porém achei que não ficou bom.
Fora isso, o NetBeans é excelente.
Abraços
wagne23
Will_HRock:
Talvez não tenham colocado por padrão por não funcionar com Facelets, vai saber né.
Desculpe mas não consegui instalar o plugin aqui. Descompactei a pasta zipada e na pasta de instalação no NB 6.9.1 mas nao funcionou. Quando tento criar uma pagina JSF visual ele me mostra o seguinte erro:
Desculpe mas não consegui instalar o plugin aqui. Descompactei a pasta zipada e na pasta de instalação no NB 6.9.1 mas nao funcionou. Quando tento criar uma pagina JSF visual ele me mostra o seguinte erro:
The following RI is not installed in the IDE. Please use the Plugins to install the Visual Web JSF Backwards Compatibility Kit.
The Web Services JAX-RPC Libraries is required for the J2EE 1.4 projects.
Você baixou o visualweb para a versão 6.9.1?
admlaugusto
Opa!
Deu certinho a dica acima é só descompactar e deixar a pasta VisualWeb dentro da instalação do netbeans… que funfa legal!
valeu
admlaugusto
Excelente! Comigo funcionou beleza!
Abraço!
Felipe_FM_Mobile
Gostei muito.
Iniciando no Eclipse, mas depois baxei ele e entendo o ambiente rodou 100%.
Me ajudou muito a velocidade de reconhecimento de erros, a conectividade.
Bom, pelo menos para mim, adicionar uma nova classe foi bem mais facil…
Esta é a nova url com um pouco de sorte tentando jogar a versão antiga na url a encontrei. Lá estão todos os plugins do saudoso 6.9.1
Façam bom uso!
Leandro_Rocha
alexandremlima:
Olá pessoal…
Alguém sabe o que aconteceu com o Visual Web Pack que vinha no netebeans?
Não estou encontrando para o NetBeans 7?
Poderian me informar se há alguma alternativa a este ótimo plugin?
Existe algo semelhante para o Eclipse, se puder gratuito?
Desde já obrigado.
P
pcassiano
++
fred_cbranco
Infelizmente no site do netbeans nao se encotra mais para fazer dowload o plugin da pasta zipada para o 6.9.1
alguem ai que tem este plugin pode compartilhar?
LeoX
Bom dia pessoal!
Entrei no site do Netbeans para baixar o modulo netbeans-6.9-201006101454-ml-visualweb.zip
Porem parece que não esta mais disponível para download, se alguém ai tiver podem me passar?
T+
é o antepenúltimo arquivo netbeans-6.9.1-201007282301-ml-visualweb.zip… porém, comigo acontece o mesmo erro que o “wagne23” disse:
The following RI is not installed in the IDE. Please use the Plugins to install the Visual Web JSF Backwards Compatibility Kit.
The Web Services JAX-RPC Libraries is required for the J2EE 1.4 projects.