A nova versão do NetBeans, 7.2, acabou de ser lançada.
Release notes: http://netbeans.org/community/releases/72/
Download: http://netbeans.org/downloads/index.html
A nova versão do NetBeans, 7.2, acabou de ser lançada.
Release notes: http://netbeans.org/community/releases/72/
Download: http://netbeans.org/downloads/index.html
Até que enfim. Já estava preocupado. :lol:
Já testei. Ficou bom mesmo.
Muito legal ver uma nova versão.
Vale apena conferir o video com as principais novidades:
http://www.netbeans.com/kb/docs/ide/overview-screencast.html
Espero que tenha corrigido alguns bugs bizarros de falha de package…
Estou instalando agora. Melhorou o escaneamento dos projetos? Tá executando em background?
Edit: Sim, está funcionando! Até que enfim! Agora parou aquela travação…
Interessante, colocaram suporte oficial ao C++11.
sim, muito bom mesmo.
bloquearam o link no meu trabalho. 
só a noite em casa.
a versão anterior dava problema com o gnome shell nos itens de menu(click direito), será que isso eles arrumaram tb ?
Só vi um problema: o suporte a Grails ainda tá preso no 1.1.
E o suporte a Groovy continua bem fraquinho. Uma pena: lembro que na época do Grails 1.1 o Netbeans tava no topo das minhas IDEs favoritas.
Agora, se for pra trabalhar com Java: é uma IDE porreta!
E o suporte a Groovy continua bem fraquinho. Uma pena: lembro que na época do Grails 1.1 o Netbeans tava no topo das minhas IDEs favoritas.Agora, se for pra trabalhar com Java: é uma IDE porreta!
For the web tier, the NetBeans IDE fully supports the Grails 2.0 framework…
E o suporte a Groovy continua bem fraquinho. Uma pena: lembro que na época do Grails 1.1 o Netbeans tava no topo das minhas IDEs favoritas.Agora, se for pra trabalhar com Java: é uma IDE porreta!
For the web tier, the NetBeans IDE fully supports the Grails 2.0 framework…
Uai Fred, que bacana.
Mas aqui testando contra um projeto desenvolvido na versão 1.3.7… neca de catibiriba. Ficou muito ruim
Alguém sabe se o plugin para trabalhar se com diagramas UML voltou ?? As versões anteriors ao NetBeans 7 tinham esse plugin, mas hoje ele sumiu, não sei por que
For the web tier, the NetBeans IDE fully supports the Grails 2.0 framework…Uai Fred, que bacana.
Mas aqui testando contra um projeto desenvolvido na versão 1.3.7… neca de catibiriba. Ficou muito ruim
Então kiko, na verdade eu nao sei bem como esta a coisa, apenas vi teu comentario e achei isto la no site do netbeans. Tem que ver como esta o suporte a verões anteriores, e tambem ver se para a versão 2.0 esta prestando.
PS: Nunca mexi com Grails!
Sumiu por culpa do “visualparadigm”. É a maldita política.
Ficou mais rápido carregando carregando as coisas em background. E consegue liberar a IDE pra uso mais rápido, gostei.
O maior ponto negativo que vi foi não dar suporte ao jboss 7 ainda.
Realmente ficou mais rápido, ja o suporte pro jboss acho que parou no 5, e agora é só Glassfish =/
Hein? Ele aceita até o jboss 6.1, weblogic e tomcat, além do Glassfish.
O agora é só Glassfish não foi com a intenção de dizer que o suporte era só para o Glassfish, mais sim de que a atenção está voltada para o Glassfish, não sabia do suporte ao jboss 6 eu migrei do 5 para o 7.
Gostei do Serviço da Oracle Cloud e da visualização do Repositório Maven. Se me lembro a versão anterior ainda não tinha essa opção.
Ficou mais rápido carregando carregando as coisas em background. E consegue liberar a IDE pra uso mais rápido, gostei.O maior ponto negativo que vi foi não dar suporte ao jboss 7 ainda.
eu “preciso” usar o eclipse justamente por isso hoje. Pelas funcionalidades dá até tristeza ter o netbeans instalado e não poder usar constantemente.
Acho que o suporte ao JBOSS também ta meio falho. Não sei se ja tem algum plugin legal ai pra ajudar.
Realmente está bem mais rápido, achei legal também a funcionalidade de procurar possíveis bugs e praticas não recomendadas de código, que foram demonstradas no vídeo.
Uma diferença que notei foi que no menu de contexto de um projeto não tem mais a opção “Definir como projeto principal”, será que não precisa mais disso?
Cara aqui ainda aparece essa opção… de Setar o Projeto como padrao.
Agora que você falou eu procurei direito e achei aqui também, mas antes eu clicava com o botão direito no projeto e não tinha lá a opção, ai achei ela no menu de contexto de uma parte vazia ali da parte de projetos, depois voltou a aparecer normalmente em todos os menus, acho que aconteceu isso pois eu mandei ele importar as definições do Netbeans 7.1 durante a instalação dai os projetos que estavam abertos na versão antiga vieram carregados na nova.
Bom o importante é que agora está normal, nada de mais referente a isso. 
Realmente aqui some as vezes também … sei que na aba “Files” de visualização de arquivos não aparece e na aba “Projects” aparece.
bloquearam o link no meu trabalho.
só a noite em casa.a versão anterior dava problema com o gnome shell nos itens de menu(click direito), será que isso eles arrumaram tb ?
kdoigor,
O problema com os menus no gnome-shell já é antigo e está relacionado ao JDK da Oracle e não ao NetBeans. Aqui foi resolvido após migrar para o OpenJDK 7. E está funcionando tudo muito bem (Java EE, JSF, EJB 3.1 etc.).
A propósito, estou gostando muito da nova versão 7.2 do NB. Bem rápida para abrir os projetos, rodar e implantar módulos no Glassfish e ao autocompletar códigos e consultar javadocs…
Ficou mais rápido carregando carregando as coisas em background. E consegue liberar a IDE pra uso mais rápido, gostei.O maior ponto negativo que vi foi não dar suporte ao jboss 7 ainda.
É verdade. E pelo plugin ser nativo (ie. não ser de terceiros) vão demorar a atualizar (se é que vão), por causa do Glassfish.
eles resolveram aquele problema de auto complete tambem ou nao que tinha na versao anterior ?
Que problema?
Cara… show !
O suporte para projetos Grails ou Groovy dessa nova versão melhorou ou teremos ainda que ficar usando mais o IntelliJ IDEA?
No Netbeans 7.2 estou tendo problemas com um projeto.
É um projeto web do maven onde so tenho os meus webservices, e não esta aparecendo a pasta com eles.
Se crio um projeto normal com ant a pasta aparece.
Mais alguem com o mesmo problema?
Achei um plugin que habilita o JBoss 7 no netbeans novo:
Tive de baixar o fonte zipado e compilá-lo na própria máquina, não entendi porque não disponibilizou o arquivo nbm. Consegui instalar, apareceu a opção do jboss 7, mais tarde vou testar pra ver se consegue funcionar normal.
Outra opção no netbeans 7.2 que gostei foi a integração com a nuvem da Amazon, ficou muito bom.
Gostei do novo netbeans …
O autocompletar do xhtml tem um erro:
o certo seria ele sugerir assim:#{empresasBean.Operacao}
mais sugere assim: #{empresasBean.setOperacao(operacao)}
alguém sabe como corrigir isso???
Parabéns aos desenvolvedores do NETBEANS.
O ganho de desempenho é realmente impressionante. Esta versão está muito mais rápida que as anteriores.
Me desculpem por “reviver” um tópico de um mês atrás, mas é que não consegui atualizar da versão 7.1.2 para a versão 7.2, tive que baixar o instalador inteiro da nova versão. É normal isso?
Eu sempre faço isto, mesmo que o upgrade possa dar certo, prefiro baixar tudo e instalar, ao menos tenho certeza que fica uma instalação limpa.
Eu normalmente instalo completo e removo o antigo pois esses updates nem sempre são muito confiaveis ( em minha opiniao )
Bom de mais!
Eu já ia instalar o net beans hoje,
agora vou pegar a versão para teste e colocar também.
Valeu e abraço.
O plugin do JBOSS 7: https://github.com/okulikov/jboss-as7-netbeans , comentado pelo colega tem problemas na hora de dar stop no servidor, gera uma exception, de resto ao meu ver ta funcionando .
Já foi aberta uma tag solicitando o suporte e está em desenvolvimento. Quem puder, vote nela porque é pela quantidade de votos que eles priorizam o trabalho.
Boa não sabia vou votar la … valeu!
Achei um plugin que habilita o JBoss 7 no netbeans novo:Tive de baixar o fonte zipado e compilá-lo na própria máquina, não entendi porque não disponibilizou o arquivo nbm. Consegui instalar, apareceu a opção do jboss 7, mais tarde vou testar pra ver se consegue funcionar normal.
Outra opção no netbeans 7.2 que gostei foi a integração com a nuvem da Amazon, ficou muito bom.
Boa noite Amigo, Como conseguiu instalar o Jboss 7 no NetBeans 7.3?
Tive de baixar o fonte zipado e compilá-lo na própria máquina, não entendi porque não disponibilizou o arquivo nbm. Consegui instalar, apareceu a opção do jboss 7, mais tarde vou testar pra ver se consegue funcionar normal.
1 - Descompacta o arquivo zip em uma pasta
2 - Abre seu netbeans e mande abrir o projeto que voce descompactou
3 - Mande compilar o projeto que ele vai gerar o arquivo .nbm
4 - Vá no menu Ferramentas --> Plugins, localize o arquivo .nbm e mande instalar
Funcionou no meu netbeans 7.1 na época, na versão 7.2 deu uns problemas e ainda não testei na 7.3. No thread aberta solicitando a alteração, já está com 120 votos e os desenvolvedores do netbeans publicaram alguns patchs, mas daí teria que compilar o próprio netbeans. Preferi aguardar mais um pouco.
4 - Vá no menu Ferramentas --> Plugins, localize o arquivo .nbm e mande instalarFuncionou no meu netbeans 7.1 na época, na versão 7.2 deu uns problemas e ainda não testei na 7.3. No thread aberta solicitando a alteração, já está com 120 votos e os desenvolvedores do netbeans publicaram alguns patchs, mas daí teria que compilar o próprio netbeans. Preferi aguardar mais um pouco.
Muito obrigado Marcos, realmente na versão 7.3 não dar certo, porem na 7.1 compilou 100%
4 - Vá no menu Ferramentas --> Plugins, localize o arquivo .nbm e mande instalarFuncionou no meu netbeans 7.1 na época, na versão 7.2 deu uns problemas e ainda não testei na 7.3. No thread aberta solicitando a alteração, já está com 120 votos e os desenvolvedores do netbeans publicaram alguns patchs, mas daí teria que compilar o próprio netbeans. Preferi aguardar mais um pouco.
ohhhhh brother blz?
manu, seguinte: baixei o zip la do github compilei e não gerou um .nbm gerou apenas um .jar, estou usando netbeans 7.2.1 e pela intimidade que tenho com a IDE não gostaria de ter que voltar para o eclipse apenas por causa do jboss 7.01, pode me passar o caminho das pedras de como faço isso funcionar no netbeans 7.2.1 ou outra versão do mesmo? abraços.
Copying 4 files to C:\Users\dilnei\Downloads\jboss-as7-netbeans-master\build\classes
jar-prep:
Created dir: C:\Users\dilnei\Downloads\jboss-as7-netbeans-master\build\cluster\modules
jar:
Building jar: C:\Users\dilnei\Downloads\jboss-as7-netbeans-master\build\cluster\modules\org-netbeans-modules-j2ee-jbossas7.jar
netbeans-extra:
javahelp:
module-auto-deps:
release:
module-xml-regular:
Created dir: C:\Users\dilnei\Downloads\jboss-as7-netbeans-master\build\cluster\config\Modules
module-xml-autoload:
module-xml-eager:
chmod-executables:
verify-class-linkage:
1 file(s) have been successfully validated.
netbeans:
Generating Auto Update information for org.netbeans.modules.j2ee.jbossas7
BUILD SUCCESSFUL (total time: 3 seconds)
Não precisa mais, ja consegui é barbada rsrsrrsrsrs…
botão direito do mouse em cima do modulo --> create NBM 
Bom mesmo pessoal. Instalei ele ontem e a IDE está bem rápida mesmo e sem travar.
Bom mesmo pessoal. Instalei ele ontem e a IDE está bem rápida mesmo e sem travar.
O jeito mesmo é continuar no IDEA, pena que o IDEA não é barato se comparada às outras IDEs do JetBrains, mas é a melhor alternativa que temos para programação em Groovy e Grails.