Nokia lança N97

101 respostas
danieldestro

Navegação na internet, interface, teclado, conectividade, capacidade de armazenamento. Saiba tudo do N97, da Nokia.

A Nokia apresentou o N97 que será lançado no primeiro semestre de 2009 por 550 euros na Europa. É uma nova aposta da Nokia para conquistar uma fatia do mercado de celulares com tela sensível a toque, competindo com o iPhone.

Durante o NokiaWorld 2008, em Barcelona, na Espanha, três funcionários da Nokia demonstram o produto em funcionamento. Melhor seria chamá-los de guarda-costas do N97, pois impedem os jornalistas e o público em geral de literalmente por as mãos no aparelho.

Leia mais: http://pcworld.uol.com.br/reviews/2008/12/02/n97-as-primeiras-impressoes-do-celular-touch-screen-da-nokia/

101 Respostas

Rubem_Azenha

Finalmente com touchscreen :slight_smile:

kaique

Seria muito bom se esse aparelho tivesse uma tela de qualidade como a do Iphone ou melhor. Quero ver uma demonstração do N97 tipo essa.
Isso sim que é qualidade…hehehe.
Outra coisa que seria legal também eles liberarem é o conjunto de especificações do Java o celular vai implementar.

[]'s.

sergiolopes

parece que esse n97 promete mto
(tenho o n95 e ja gosto, ja estou babando pelo n97 hahaha)

a tela dele é gigantesca, com excelente resolucao (640px X 360px), widescreen (16:9)

e a parte Java do brinquedo deve ser, no minimo, o que ja encontramos nos outros aparelhos nokia. ou seja, uma implementacao excelente, cheia de JSRs opcionais, o sonho de qq programador Java ME

T

AIAIAI Olha o buraco negro se criando no meu orçamento ano q vem kkkk

kaique

Odeio me tornar refém de uma empresa devido ao seu produto, mas a Nokia já está sacaneando novamente comigo…e tome grana pra eles!!

[]'s.

Luiz_Aguiar

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=YkPKzoimYMw[/youtube]

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=AD-elt8MN3I[/youtube]

• Network: WCDMA 900/1900/2100 (HSDPA), EGSM 850/900/1800/1900 MHz
  • User Interface:S60 5th Edition
  • Dimensions:117.2 x 55.3 x 15.9 mm (L x W x H) *18.25 mm at camera area
  • Weight:Approx. 150 g
  • Display:3.5 inch TFT with up to 16 million colors (640×360 pixels)
  • Battery: Nokia Battery BP-4L, 1500 mAh
  • 32 GB on-board memory
  • microSD memory card slot
  • Video playback:MPEG-4 / SP and MPEG-4 AVC/H.264, up to 30 fps, up to VGA resolution
  • RealVideo up to QCIF @ 30 fps
  • Windows Media (WMV9) up to CIF @ 30 fps
  • Flash Lite 3.0 / Flash Video in internet browser
  • Music playback: MP3, AAC, eAAC, eAAC+, WMA
  • 5 megapixels camera (2584 x 1938 max)
  • Video capture: MPEG-4 VGA (640 x 480) at up to 30 fps
  • Flash: Dual LED camera flash and video light
  • Talk time:Up to 320 min (3G), 400 min (GSM)
  • Standby time:Up to 400 hrs (3G), 430 hrs (GSM)
  • Video playback:Up to 4,5 hours (offline mode)
  • Music playback:Up to 37 hours (offline mode)
  • WLAN IEEE 802.11b/g with UPnP support
  • Micro-USB connector
  • 3.5mm stereo headphone plug and TV-out support (PAL/NTSC)
  • Bluetooth wireless technology 2.0 with A2DP stereo audio, enhanced data rates (EDR)
  • GPS receiver with support for assisted GPS (A-GPS)

Quem mandou (a Apple) mexer com quem estava quieto rsrs :twisted:

danieldestro

Haja bolso… ou melhor, terei de carregar em uma mochila.

neohacker

Certeza que o N97 vai ser meu próximo smartphone … e muita paciência pra esperar chegar
Pergunta, ainda continua com acelerômetro né?

kaique

neohacker:
Certeza que o N97 vai ser meu próximo smartphone … e muita paciência pra esperar chegar
Pergunta, ainda continua com acelerômetro né?

De acordo com a especificação prévia do aparelho tem sim. E tomara que venha também com implementação da JSR-256.

[]'s.

C

Luiz Aguiar:
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=YkPKzoimYMw[/youtube]

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=AD-elt8MN3I[/youtube]

• Network: WCDMA 900/1900/2100 (HSDPA), EGSM 850/900/1800/1900 MHz
  • User Interface:S60 5th Edition
  • Dimensions:117.2 x 55.3 x 15.9 mm (L x W x H) *18.25 mm at camera area
  • Weight:Approx. 150 g
  • Display:3.5 inch TFT with up to 16 million colors (640×360 pixels)
  • Battery: Nokia Battery BP-4L, 1500 mAh
  • 32 GB on-board memory
  • microSD memory card slot
  • Video playback:MPEG-4 / SP and MPEG-4 AVC/H.264, up to 30 fps, up to VGA resolution
  • RealVideo up to QCIF @ 30 fps
  • Windows Media (WMV9) up to CIF @ 30 fps
  • Flash Lite 3.0 / Flash Video in internet browser
  • Music playback: MP3, AAC, eAAC, eAAC+, WMA
  • 5 megapixels camera (2584 x 1938 max)
  • Video capture: MPEG-4 VGA (640 x 480) at up to 30 fps
  • Flash: Dual LED camera flash and video light
  • Talk time:Up to 320 min (3G), 400 min (GSM)
  • Standby time:Up to 400 hrs (3G), 430 hrs (GSM)
  • Video playback:Up to 4,5 hours (offline mode)
  • Music playback:Up to 37 hours (offline mode)
  • WLAN IEEE 802.11b/g with UPnP support
  • Micro-USB connector
  • 3.5mm stereo headphone plug and TV-out support (PAL/NTSC)
  • Bluetooth wireless technology 2.0 with A2DP stereo audio, enhanced data rates (EDR)
  • GPS receiver with support for assisted GPS (A-GPS)

Quem mandou (a Apple) mexer com quem estava quieto rsrs :twisted:

Tijolos sao pesados.

neohacker

Não sabia que 15g vão te matar!

http://pt.wikipedia.org/wiki/IPhone#Especifica.C3.A7.C3.B5es

m0ska

Alguém aqui tem o openmoko? www.openmoko.com

danieldestro

1 kilo de ferro ou 1 kilo de isopor?
O problema não é o peso, mas sim o tamanho.
:smiley:

Luiz_Henrique_Coura

Sempre comprei nokia e nunca me deixou na mão. Realmente são muito bons. Mas estou pensando em comprar um HTC e estou correndo atrás de opiniões.

Pra quem não conhece: http://www.htc.com

Alguém aqui tem HTC? Já teve? O que acham?

neohacker

O que mais vocês tem pra reclamar?

• Tamanho
  • Peso
  • Não preciso de uma câmera no celular
  • Não preciso de bluetooth
  • Não preciso trocar de bateria
W

Luiz Henrique Coura:
Sempre comprei nokia e nunca me deixou na mão. Realmente são muito bons. Mas estou pensando em comprar um HTC e estou correndo atrás de opiniões.

Tem um pessoal que tem HTC aqui no trampo, alias eh bem popular. Eu nunca ouvi nenhuma opiniao a respeito, mas tipo eu tenho ate medo quando eu vejo aquele logo do windows. hehehe Acho que eu nao arriscaria.

//Daniel

M

"

aleck

Luiz Henrique Coura:

Tirando a entrada proprietaria para o fone de ouvido, acho excelente. Se fosse comprar 1 hoje certamente seria um htc. Quem fala mal do windows mobile é porque nunca usou ou tem frescura com coisas da Microsoft.

A cisma do pessoal com a Microsoft em minha opinião se resume a este post:

M

"

W

aleck:
Luiz Henrique Coura:

Tirando a entrada proprietaria para o fone de ouvido, acho excelente. Se fosse comprar 1 hoje certamente seria um htc. Quem fala mal do windows mobile é porque nunca usou ou tem frescura com coisas da Microsoft.

A cisma do pessoal com a Microsoft em minha opinião se resume a este post:

Eu nao tenho cisma com a microsoft nao, alias eu trabalho em MS, no trampo tudo eh MS. Mas sei la, pra mim ja eh suficiente passar raiva com o visual studio no trampo, nao quero “carregar” microsoft pra cima e pra baixo, nem tert que jogar xbox quando eu quero me divertir (veja: http://www.guj.com.br/posts/preList/111162/601208.java#601208 ).
Tirando isso, nao tenho cisma nao :slight_smile:

ps: nao quero iniciar nenhuma discussao Mundo vs. Microsoft, por favor :smiley:

//Daniel

A

a

Luiz_Aguiar

Tomara que cai bem o preço do 5800 até sair no mercado o N97, ai da pra ir se acostumando com o Symbian 5.0 e a interface touch dele (nokia).

Mas qdo ele sair, com certeza vou ver com alguém lá fora pra conseguir um, porque esperar chegar aqui é suicídio.

M

"

Luiz_Aguiar

E lembrem-se que ano que vem devem sair ai vários novos modelos com Android também, pra fazer a briga ficar ainda mais feia.

PS: quem quer apostar que quem tem iPhone hoje, metade não chega a dezembro de 2009 com iPhone (seja qualquer versão) ainda? rsrs

marcelomartins

kaique:
Seria muito bom se esse aparelho tivesse uma tela de qualidade como a do Iphone ou melhor. Quero ver uma demonstração do N97 tipo essa.
Outra coisa que seria legal também eles liberarem é o conjunto de especificações do Java o celular vai implementar.

[]'s.

A resolução da tela do N97 é 1,5 vezes maior que a do iPhone.

Sim, acelerômetro é básico em aparelho High-End.

Mas não apenas tem acelerometro, como também vem com uma BUSSOLA DIGITAL. :slight_smile:

Os aparelhos high-end da Nokia tem chegado no Brasil custando exatamente R$ 2.400,00 foi assim com o N95, o N95 8GB e agora o N96.

Bem provavel que seja o preço do 5800 quando sair no inicio de 2009, e do N97 quando chegar por aqui no fim de 2009 ou inicio de 2010.

Minha opinião: eu só não compro esse aparelho se até 2010 sair um Android muito avançado ou se sair outro symbian com uma interface totalmente diferente. Senão é esse mesmo.

Teclado físico QWERTY é obrigatório no próximo smartphone.

W

Luiz Aguiar:
E lembrem-se que ano que vem devem sair ai vários novos modelos com Android também, pra fazer a briga ficar ainda mais feia.

PS: quem quer apostar que quem tem iPhone hoje, metade não chega a dezembro de 2009 com iPhone (seja qualquer versão) ainda? rsrs

Eu terei com certeza (so se quebrar totalmente) eu nao troco de celular quando sai um novo modelo que faz a mesma coisa mas e mais bonitinho. E tb um celular com trocentas funcoes pra mim nao faz a menor diferenca porque eu so uso pra fazer ligacoes, navegar (mto pouco, agora eu uso mais porque a interface do iphone eh muito mais facil) e tirar umas fotinhos quando eu estou sem a minha camera. Acredito que 90% das pessoas que falam que precisam do mais moderno, super ultra celular so usa pra faze ligacoes tb hehehe
Eu sempre compro novos gadgets mas eu demoro pra troca-los, por exemplo eu tava usando meu ipod geracao 4 (aquele com interface texto) ate 1 mes atras (quando eu comprei meu iphone) hahaha

O preco desse N97 por aqui vai ser 6000 kronor que eh mais ou menos uns 2.000 reais e vai ser lancado na primavera. :slight_smile:

//Daniel

M

"

W

marcosalex:
windsofhell:

O preco desse N97 por aqui vai ser 6000 kronor que eh mais ou menos uns 2.000 reais e vai ser lancado na primavera. :slight_smile:

//Daniel

kronor? Em qual país voce tá morando?

Suecia hehehe :slight_smile:

Luiz_Aguiar

Tem que esperar pelo menos uns 3 meses depois de lançar, ai já da uma abaixada no preço, comprar quando sai paga mais mesmo.

B

Tenho até medo do preço.

Bem, ele é o máximo de tudo que já vi até hoje em smartphones (fora aqueles do Japão). Só tenho problemas com o Symbian, a interface e os programas que vem com ele. Frequentemente fico pensando “Poxa, EU, em toda insignificância do meu ser, poderia fazer algo melhor”. O 3rd edition tem programas totalmente não-integrados.

Até lá vou pensando no 5800, e cruzando os dedos torcendo para que saia um Music Phone com Android comparável aos da Nokia.

dudaskank

Com certeza é um sonho de consumo para muitos… e será realidade para poucos.

Enquanto isso vou pensando em comprar um Mp7/8/9, quem sabe um M88+ ou o T32+ pelo Ebay :stuck_out_tongue:

kaique

marcelomartins:
kaique:

[]'s.

A resolução da tela do N97 é 1,5 vezes maior que a do iPhone.

Quando eu estava falando em qualidade, eu estava me referindo ao material que é utilizado na tela do IPhone. Até o link com um cara mostrando um teste violento no equipamento eu coloquei.
Pelo menos para mim, vai ser uma coisa muito frustrante ter um equipamento como o N97, mas ele ter pouco tempo de uso e ter uma tela arranhada. Além de ficar feio, deve prejudicar a usabilidade utilizando a tela.

[]'s.

Luiz_Aguiar

Engraçado, tem um (na verdade um monte) mesmo vídeo desse mostrando o cara faendo aquilo, só que é um antes e depois do uso de uma película protetora, vc poderia fazer isso ai no seu iPhone, com a faca e a chave de fenda, pra gente poder saber se é real?

kaique

Luiz Aguiar:
Engraçado, tem um (na verdade um monte) mesmo vídeo desse mostrando o cara faendo aquilo, só que é um antes e depois do uso de uma película protetora, vc poderia fazer isso ai no seu iPhone, com a faca e a chave de fenda, pra gente poder saber se é real?

Eu não tenho IPhone. Aliás, acho que a única coisa que me chamou a atenção naquele telefone foi esse teste da tela dele. Mesmo se tivesse, eu não teria coragem de fazer aquilo com um aparelho meu. Pra ser sincero, ficaria satisfeito se eu não precisasse me preocupar com a tela do dispositivo quando eu o guardasse, seja na mochila ou no bolso.

[]'s.

RodyBr

Quero ver quando chegar de vez o 5500 e do N97, dai sim a coisa vai ficar boa.
:twisted:
Tenho o N80, mas só tenho duas reclamações quanto a ele:

• temas para o N80: ainda acho complicado trabalhar com eles;
  • bateria (mas vale para todos os celulares em geral): acaba rápido :cry: ;

Já o que não gosto do iPhone é a falta de liberdade de customizar o aparelho. :thumbdown:

louds

Pois é, me dá um celular que é mais tosco que todos mencionados nesse tópico, mas que a bateria agüente 100 horas de navegação 3G e troco na hora.

M

"

marcelomartins

marcosalex:
louds:

Pois é, me dá um celular que é mais tosco que todos mencionados nesse tópico, mas que a bateria agüente 100 horas de navegação 3G e troco na hora.

Hoje em dia também acho que bateria é mais vantagem que muitos recursos.
Ah, já vi um vídeo de testes no Blackbarry e a tela dele é bem mais resistente que qualquer celular. Mas não, não faria testes em nenhum deles! heheheh

Então apresento para vocês um ranking de duração de bateria. Em ordem:

1. BlackBerry
  2. E71
  3. N95 8GB
  4. iPhone
  5. N95

O N97 com sua super bateria de 1500 unidades de medida de bateria que eu não lembro agora, provavelmente fica entre os 2 primeiros.

Marcio_Nogueira

Em matéria de design, este lançamento não representa nenhum avanço, muito pelo contrário é um trambolho. hehehe. :wink:

Luiz_Aguiar

Design = maneira de impressionar os amigos com algo que seja ruim mas bonito

Desde o início da criação automobilistica, design sempre esteve diretamnte ligado a lata tecnologia e inovação conceitual, o mesmo vale para motociclismo, nos celulares isso mudou, design apenas serve como referência para status e poder, sem trazer nenhum avanço tecnológico e conceitual.

No caso do iPhone ouve uma regressão, afinal nem MMS de 1950 ele tem rs e não venham os fanboys falar que milti-touch é mais importante do que Bluetooth hein

marcelomartins

Eu já acho exatamente o contrario.

Ao lado do N97, o iPhone parece coisa do século passado. hehehe. :wink:

Dá uma olhada: http://www.spaziocellulare.com/News/2008/12/08/n97-e-iphone-un-dettagliato-foto-confronto/

marcelomartins

E é claro que as coisas podem ficar ainda melhor:

Jair_Rillo_Junior

Eu não ligo muito para celular (embora eu comprei para minha esposa um N95 e no final, eu uso muito o GPS dele), mas esse ai eu fiquei realmente impressionado.

Como o Luiz disse, não adianta ser lançado, temos que esperar alguém para trazer para nós :slight_smile:

Luiz_Aguiar

O mais incrível é ver em sites de fanboys da apple/iphone (eu uso mac viu) os caras falando que a Nokia não tem capacidade de fazer um teclado virtual descente, por isso colocou teclado físico no N97 rsrsrs
Será que ninguém viu a surra que o 5800 da no teclado do iphone, não tem nem como comparar, nem chegar perto.

M

"

marcelomartins

Qualquer coisa que a Apple faz sai um monte de clones.

louds

Luiz Aguiar:
O mais incrível é ver em sites de fanboys da apple/iphone (eu uso mac viu) os caras falando que a Nokia não tem capacidade de fazer um teclado virtual descente, por isso colocou teclado físico no N97 rsrsrs
Será que ninguém viu a surra que o 5800 da no teclado do iphone, não tem nem como comparar, nem chegar perto.

Fanboys em geral são um saco, não importa muito o fabricante.

Vamos então só criticar os dispositivos e não as pessoas?
Ou então logo mais vai ter gente soltando um “eu prefiro usar um startac ao XYZ” e ai o bicho vai pegar.

M

Tenho um n95 8GB e ele não deve nada ao iPhone. Das características que “saltam aos olhos” as vantagens do Nokia:

• é mais leve;
  • tem uma câmera fotográfica infinitamente melhor;
  • tem câmera frontal;
  • faz videos com qualidade de DVD;
  • tem receptor de rádio;
  • infravermelho;
  • é quadband;
  • suporta 6 horas de conversação, contra 5 e pouco do iPhone…

Mais do que isso, por dentro, são parecidos. Ambos usam ARM 11 como base de seu processador, ambos possuem aceleração gráfica via placa PowerVR MBX e ambos usam praticamente o mesmo sistema GPS. Porém a Apple tem um “marketing” agressivo, forte, capaz de ludibriar milhares de pessoas que acham bonitinho o telefone dela. E nisso a Nokia é tão gelada quanto seu país de origem.

Eu, hoje, não perderia tempo pra trocar de celular por um n97 se esse já estivesse a venda no brasil e eu tivesse a grana necessária hehehe… mas iPhone é, antes de tudo, uma marca criada com base no marketing.

C

Eu troco meu N95 por um ipod touch 2a geracao.

AlexandreNeves

show… :smiley:

danieldestro

Que tal o touchscreen?

marcelocastellani:
Das características que “saltam aos olhos” as vantagens do Nokia:

• é mais leve;

Realmente, 15 gramas a mais vai rasgar meu bolso (N95 - 120g x iPhone 135g). E por falar em bolso, o iPhone cabe melhor no meu, por sua anatomia. Ele é muito mais fino, apesar de mais largo e comprido (porém, tem tela BEM maior).

Infinitamente não! 2 megas x 5 megas. Mas sicneramente pra mim não faz diferença. Se eu quiser foto de qualidade boa, uso minha digital Sony/Kodak/Samsung/Casio/etc, com lentes, definição e flash muito superiores.

marcelocastellani:
- tem câmera frontal;

• faz videos com qualidade de DVD;
  • tem receptor de rádio;
  • infravermelho;
  • é quadband;
  • suporta 6 horas de conversação, contra 5 e pouco do iPhone…

Não sei da qualidade do vídeo do N95, mas se é DVD, acho que vou comprar uma e fazer uns filmes de casamento pra ganhar dinheiro… rsrsrsrs… Chega a ser de cinema? Se for, estou mudando de profissão. :smiley:

Ainda bem que a bateria do iPhone dura o suficiente pra eu falar o que preciso e recarregar quando preciso. 6 ou 5 horas, quando tiver que ficar na mão, você ficará, acredite!

Dependo o que você chama de ludibriar. Eu pesquisei antes sobre iPhone e N95, tanto pelo hype, pelo visual, funcionalidades e características técnicas, além, claro, da função telefone. Escolhi bem pegando o iPhone (geração 1) e sou feliz com ele.

Se eu tivesse grana eu compraria um Porsche, mas como não tenho, fico com meu velinho mesmo, mesmo tendo grana pra comprar um melhor. Não acho que valha pagar mais de 2 mil num celular, seja ele qual for.

E olha as imagens ali em cima. Qual “seduz” mais? hehehe… aaaa… vem iPod junto. Vem no N95?

brunocl14

muito show esse cel. choreei.

Luiz_Aguiar

só por não ser o iTunes, que acho um dos piores players que já usei na vida, já gosto da idéia de ouvir música rsrs

danieldestro

Não uso o iTunes como player. Apenas para criar as listas de músicas e vídeos e transferir para o iPhone.

Kenobi

Acho gozado como Design vira “Ludibriar”. Se a Apple não entrasse nesse segmento, estaria vendo os mesmos telefones. Quer queira quer não, ela entrou sacudindo o mercado.
Nokia que já saiu do Japão pq não aguentou o tranco da concorrência local, não quer perder terreno e está certa, vai investir para conseguir se segurar.

A Apple veio com boas novidades, definitivamente uma WEB usável em celular. Antes mesmo de estar aqui oficialmente o Iphone já respondia por mais de 54% do uso de internet via celulares. Entre milhares de outros pontos é inegável a contribuição tecnogólica que trouxeram e sinceramente analisando SO + SDK e Patentes como MultiTouch eles estão ainda à frente.

O N97 inegavelmente é um hardware melhor que o Iphone, mas essa não é a proposta do Iphone. Aliás , quem assistir a apresentação de lançamento vai ver claramente que a intenção da Apple era fazer um Telefone que fosse usável, simples de se manusear e esse quesito cumpriram muito bem. Nunca sabia como fazer uma conference call por exemplo com meu nokia antigo, tinha que ler manual e talz, ali no “estilão apple” ícones bonitinhos, simples à mão.

Vão dizer que em termos de UCD - User Centered Design a Apple não inovou ? Vista vem copiando fortemente, assim como outros softwares que não ITunes são bem parecidos até com features como o flow… O Banshee segue o mesmo jeitão e se reparar até o listen usa uma logotipia parecida.

Basta olharem a apresentação do Symbian ScreenPlay - http://www.symbian.com/symbianos/os_screenplay.html , até a posição dos ícones como barra de energia ,e o mais absurdo o incoming - Muita cara de pau !! :slight_smile:

Sinceramente, assim como no mundo PC , prova que a Apple em questão de UCD mata a pau e desenha a tendência…

Ludibriar é prometer algo e não cumprir e ao meu ver não foi isso que aconteceu com o IPhone.

A Apple infelizmente não faz lançamentos sem ter ao menos um protótipo perto do final, portanto vai ser difícil saber o que estão tramando para evolução do brinquedo, ou seja, outras versões, já que o n97 ainda não está disponível.

Ainda prefiro o design da apple, dizer que o N97 é elegante ? Aquilo é comprar PC ao Mac …rss E se design não fosse importante, a Pininfarina poderia fechar as portas , Jimmy Choo não venderia um sapato e Ermenegildo Zegna não seria sua escolha para terno na hora de casar :slight_smile: Isso sem falar de MontBlanc ,Manolo Blahnik, Tiffany entre muitas outras empresas que possuem no seu maior diferencial o Design.

M

Que falta faz?

Não vou perder tempo e comentar daqui pra baixo por que percebi que vc é fã-natico da/pela Apple. Usei argumentos técnicos e recursos, não paixão. Meu mail foi uma comparação técnica. Vc tem um iPhone, eu um N95 8GB… ambos custam o mesmo, eu acho o meu melhor, vc acha o seu… mas eu acho melhor por quesitos técnicos, não por que tem icones bonitinhos…

Já ví paixão por mulher, time de futebol e até por político… agora paixão por marca de equipamentos eletrônicos é foda… parei por aqui…

Luiz_Aguiar

Eu por exemplo vou usar Touch pq parece que esta tudo convergindo para isso, ou seja, logo não vai ter aparelho sem touchs, mas não me faz a menor falta, isso é gosto, não tecnologia mesmo.

Meu perfil de usuário de celulares e outras tranqueiras do tipo é: é feio, cabe no bolso, mas tem um monte de recursos legais? é esse mesmo que eu quero!
outro perfil que não é o meu: é lindo, é fashion, é todo mundo vai pagar pau, mas não tem tanta coisa bacana, nem coisas que ja usava antes e vou sentir falta, mesmo que use pouco! esse não é meu perfil!

Poxa, vamos parar de falar que quem quer fotos boas usa a compacta? pode ser? estamos falando de celulares, ok?!
Quem quer fotos boas comprar uma Canon 50D de quase $1000 e mais um jogo de objetivas ai de uns $3000, não uma compacta, encerrado o assunto então?
Engraçado que quem tem um Nokia ou um Sony, nunca falam isso rsrs

Já ouviram a qualidade de som de um modelo XpressMusic da Nokia? com fone estéro bluetooth, é show de bola… Kenobi, tu manjas pacas de música, faça esse teste :wink:

Tbm fico na mesmo linha do amigo acima, gosto de debater esse tipo de assunto, ms sempre pro lado técnico, acho qeu todos saem ganhando.

[]'s

M

"

W

Kenobi:
Acho gozado como Design vira “Ludibriar”. Se a Apple não entrasse nesse segmento, estaria vendo os mesmos telefones. Quer queira quer não, ela entrou sacudindo o mercado.
Nokia que já saiu do Japão pq não aguentou o tranco da concorrência local, não quer perder terreno e está certa, vai investir para conseguir se segurar.

A Apple veio com boas novidades, definitivamente uma WEB usável em celular. Antes mesmo de estar aqui oficialmente o Iphone já respondia por mais de 54% do uso de internet via celulares. Entre milhares de outros pontos é inegável a contribuição tecnogólica que trouxeram e sinceramente analisando SO + SDK e Patentes como MultiTouch eles estão ainda à frente.

O N97 inegavelmente é um hardware melhor que o Iphone, mas essa não é a proposta do Iphone. Aliás , quem assistir a apresentação de lançamento vai ver claramente que a intenção da Apple era fazer um Telefone que fosse usável, simples de se manusear e esse quesito cumpriram muito bem. Nunca sabia como fazer uma conference call por exemplo com meu nokia antigo, tinha que ler manual e talz, ali no “estilão apple” ícones bonitinhos, simples à mão.

Vão dizer que em termos de UCD - User Centered Design a Apple não inovou ? Vista vem copiando fortemente, assim como outros softwares que não ITunes são bem parecidos até com features como o flow… O Banshee segue o mesmo jeitão e se reparar até o listen usa uma logotipia parecida.

Basta olharem a apresentação do Symbian ScreenPlay - http://www.symbian.com/symbianos/os_screenplay.html , até a posição dos ícones como barra de energia ,e o mais absurdo o incoming - Muita cara de pau !! :slight_smile:

Sinceramente, assim como no mundo PC , prova que a Apple em questão de UCD mata a pau e desenha a tendência…

Ludibriar é prometer algo e não cumprir e ao meu ver não foi isso que aconteceu com o IPhone.

A Apple infelizmente não faz lançamentos sem ter ao menos um protótipo perto do final, portanto vai ser difícil saber o que estão tramando para evolução do brinquedo, ou seja, outras versões, já que o n97 ainda não está disponível.

Ainda prefiro o design da apple, dizer que o N97 é elegante ? Aquilo é comprar PC ao Mac …rss E se design não fosse importante, a Pininfarina poderia fechar as portas , Jimmy Choo não venderia um sapato e Ermenegildo Zegna não seria sua escolha para terno na hora de casar :slight_smile: Isso sem falar de MontBlanc ,Manolo Blahnik, Tiffany entre muitas outras empresas que possuem no seu maior diferencial o Design.

Concordo plenamente com vc. Eu tenho um sony (acho que eh um dos ultimos modelos que saiu), tem uma camera otima, mms, sms, mp3, jogos, etc etc. Sempre fui muito satisfeito com ele. Mas sinceramente eu usei somente UMA VEZ a net nele porque eu sempre achei um saco, no iphone eu navego direto. Fora os aplicativos legais que eu sempre uso tipo Facebook, Wordpress, Twitter, you tube e eu publico diretamente fotos do iphone pro meu flickr tb.

Teclado super facil de usar eh uma mao na roda quando vc tem que mandar sms em diferente linguas pra determinadas pessoas, nao preciso sair da tela que eu estou escrevendo o sms e ir em configuracao, trocar a lingua padrao, voltar pro sms e escrever, mandar, trocar a lingua novamente, NADA DISSO. No iphone ali no tecladinho do sms vc ja switch para qualquer lingua q vc tenha configurado e ja troca tudo ate o corretor ortografico.

O numero de aplicativos pro iPhone so vao aumentar e logo muito mais aplicativos uteis, por exemplo, aqui na suecia eu tenho “SL trafiken” e “Res i Stockholm” que eu posso ver todos os horarios de onibus, trem, metro. Tracar rotas de viagem, etc etc.
Tem tb o “SF Bio” que eh da rede de cinemas, eu compro ate tickets pelo aplicativos, vejo horarios, assisto traillers e outras coisas.
O Maps aqui funciona muito bem tb, sempre uso quando estou perdido em algum lugar.
O design impecavel, nao tem nem o que discutir.
IPod, sem comentarios.
Games, sempre achei jogo de celular uma MERDA, pro iphone tem muita coisa legal. (pra quem gosta de games como eu)

Pontos fracos:
As vezes da umas travadas e eu tenho que dar um reboot.
Nao tem MMS ( tinha isso no meu sony e as vezes eu usava, mas nao eh nada que comprometa)
Aconteceu uma ou duas vezes o sinal 3g sumiu e eu tive que rebootar, achei estranho.

Fora isso estou super satisfeito, estou usando muito mais o iphone do que meu antigo sony. Como eu disse a interface dele eh muito mais facil de usar.
Eu nunca fui fan de apple, tive iPod e soh. Sinceramente eu demorei pra decidir comprar um iphone fiquei com o peh atras mas quando eu comprei achei fora de serie, ate comprei um iMac depois disso hahaha

//Daniel

M

"

W

marcosalex:
windsofhell:

Teclado super facil de usar eh uma mao na roda quando vc tem que mandar sms em diferente linguas pra determinadas pessoas, nao preciso sair da tela que eu estou escrevendo o sms e ir em configuracao, trocar a lingua padrao, voltar pro sms e escrever, mandar, trocar a lingua novamente, NADA DISSO. No iphone ali no tecladinho do sms vc ja switch para qualquer lingua q vc tenha configurado e ja troca tudo ate o corretor ortografico.
//Daniel

Navegação na web, tela grande e facilidade de uso são os tres pontos fortes do iPhone.

Com certeza.
E eu acho fantastico a possibilidade de trocar de idioma tao facil, sem precisar ficar indo em configuracoes. Isso era muito chato no meu sony ericsson.

danieldestro

Que falta faz?

Não vou perder tempo e comentar daqui pra baixo por que percebi que vc é fã-natico da/pela Apple. Usei argumentos técnicos e recursos, não paixão. Meu mail foi uma comparação técnica. Vc tem um iPhone, eu um N95 8GB… ambos custam o mesmo, eu acho o meu melhor, vc acha o seu… mas eu acho melhor por quesitos técnicos, não por que tem icones bonitinhos…

Já ví paixão por mulher, time de futebol e até por político… agora paixão por marca de equipamentos eletrônicos é foda… parei por aqui…

A mesma paixão que você tem demonstrado! O iPhone é o único Apple que tenho, nunca fui fã, mas admiro alguns produtos sim, pela inoção e qualidade. Antes tinha Nokia. Sou apartidário de marca. Compro aquilo que se encaixa no meu propósito.

Melhor, Pior. É tudo relativo!

Um Corsa e uma BMW me levam ao mesmo lugar. Um é mais bonito, mais potente, mais isso ou aquilo. Um custa X e o outro 10X. Mas ambos, no final, cumprem com o que cada proprietário espera. Seja com ou sem extras, a um custo X ou 10X. A escolha é pessoal.

Pense nisso!

marcelomartins

Discussão sem fim.

Vocês que falam mal do iPhone não conseguem entender realmente sobre o que se trata a plataforma dele.

Alias, nem eu, nem ninguém consegue me explicar :smiley:

Grife. Bolsa de 10 mil, carro de 5 milhões, celular que não faz nada por 2.600 na claro. É sobre isso que se trata.

Compra quem quer.

Acha pouco que quer.

Quem quer um dispositivo eletrônico baseado em um processador e uma tela para interface com usuário busca recursos. E recusros é Nokia, SE, HTC.

Quem não quer nada disso, e já conseguiu vislumbrar o invislumbravel e não se importa com nada disso e quer o mais lindo, bonitinho, cut-cut. :smiley:

marcelomartins

A propósito, esse tópico era sobre o N97 mas já descambou para comparações.

Saiu hoje a tabela de preços do iPhone na TIM que estará disponivel a partir de amanha.

Tem iPhone 3G com plano de 93 reais por 1.300. Bem melhor que os planos da Claro e Vivo.

M

"

rodrigoK

Completanto a galeria de imagens:

Acho que sua definição de design está um pouco equivocada.
Quando você faz um sistema ou site você não se preocupa com o design, com seu cliente.

O design do site abaixo bonito ou feio?
http://www.luizaguiar.com/

Abraços,

marcelomartins

Boa ricardo. Perfeita a foto. Isso explica porque um tem tantos recursos e no outro falta tanto :slight_smile:

Mas essa foto não mostra a diferença mais importante.

Pq o N95 dá pra levar no bolso. Eu levo o meu diariamente.

Já com o iPhone é bem desconfortável caminhar com ele no bolso da calça. Isso quando não fica metade pra fora.

danieldestro

marcelomartins:
Já com o iPhone é bem desconfortável caminhar com ele no bolso da calça. Isso quando não fica metade pra fora.

A não ser que você use calça agarradinha… heheheeh… meu iPhone cabe normal nos meus bolsos. O que incomoda às vezes é a capa protetora, que é de silicone. Mas pelo menos me salva de riscos, arranhões e quedas. Você já teve iPhone ou carregou no bolso?

marcelomartins

danieldestro:
marcelomartins:

A não ser que você use calça agarradinha… heheheeh… meu iPhone cabe normal nos meus bolsos. O que incomoda às vezes é a capa protetora, que é de silicone. Mas pelo menos me salva de riscos, arranhões e quedas. Você já teve iPhone ou carregou no bolso?

Nunca tive um iPhone. E seria impossivel eu ter um porque, um celular sem radio FM pra mim é peso de papel. :slight_smile:

Mas já mexi tanto que deu pra cansar os dedos. Na ultima empresa que trabalhei o cara que sentava do meu lado tinha um, então quase que diariamente eu tava dando uma mexida, como costumo fazer com o celular de todo mundo. Conheço algumas pessoas que tem iPhone e iPod Touch e inclusive conheço uma pessoa que já teve um iPhone. Isso mesmo, é ex-usuário. A maior reclamação dele era a falta de praticidade para transporte por causa do tamanho do aparelho. Tinha que carregar na mão. Ele também reclamava de não poder trocar arquivos por bluetooth porque é bloqueado. E depois que viu a mulher falando no meu celular me indicando o caminho na rua se indignou por a Apple não permitir esse tipo de aplicação.

rodrigoK

Desculpa, mas as únicas calças que conheço com bolso pequeno assim a ponto de um celular ficar pra fora, são femininas.

Abraços,

marcelomartins

Desculpa, mas as únicas calças que conheço com bolso pequeno assim a ponto de um celular ficar pra fora, são femininas.

Abraços,
Sim, as mulheres também querem ter iPhones. Elas tem direitos :wink:

Afinal, ele é lindo né?

E “metade pra fora” é exageiro meu.

kaique

A negada já tá levando é pro pessoal as discussões…uahauhaua
Só uma colocação: o lance de não ser possível a transferência de arquivos pelo bluetooth no IPhone não é por causa de bloqueio, mas sim porque o IPhone não tem implementado o protocolo de transfêrencias de arquivos pelo bluetooth. O único protocolo que ele implementa é a comunicação com fones de ouvido. Se não me engano, o protocolo é o A2P.
A limitação é bem mais cruel do que um simples bloqueio, é uma ausência de tecnologia mesmo…

[]'s.

Luiz_Aguiar

rodrigoK, design pra quem faz tem um significado, pra quem consome, tem outro. [;)]

marcelomartins

kaique:
A negada já tá levando é pro pessoal as discussões…uahauhaua
Só uma colocação: o lance de não ser possível a transferência de arquivos pelo bluetooth no IPhone não é por causa de bloqueio, mas sim porque o IPhone não tem implementado o protocolo de transfêrencias de arquivos pelo bluetooth. O único protocolo que ele implementa é a comunicação com fones de ouvido. Se não me engano, o protocolo é o A2P.
A limitação é bem mais cruel do que um simples bloqueio, é uma ausência de tecnologia mesmo…

[]'s.

Não acho que alguém está levando pro lado pessoal aqui. Pelo menos é minha opinião.

O fato de não implementar a transferência de arquivos é por si só um bloqueio. Uma coisa que os telefones de 200 reais no pre pago fazem e o iPhone não faz.

Outra coisa, ele também não suporta o A2DP, que também é uma coisa básica. Principalmente pra mim que tenho fones bluetooth.

Luiz_Aguiar

Qualquer celular que se proponha a ser “multimídia” A2DP é requisito básico.

Nisso a Sony e Nokia estão à frente, agora se vc não ligar de mudar seus hábitos e fazer coisas que gosta, pode comprar um sem e usar fones com fios de 3m rs

marcelomartins

Luiz Aguiar:
Qualquer celular que se proponha a ser “multimídia” A2DP é requisito básico.

Nisso a Sony e Nokia estão à frente, agora se vc não ligar de mudar seus hábitos e fazer coisas que gosta, pode comprar um sem e usar fones com fios de 3m rs

Pois é, é por ai.

A Apple até tem um fone de ouvido que funciona sem fio com o iPhone. Mas é só esse fone. Apple <–> Apple.

danieldestro

ai que esta o ponto, Luiz. Nao precisei mudar habitos.
Antes eu tinha um Nokia 6230 com mtas funcoes, mas nunca usei bluetooth de fato (a nao ser pra testar o kit connect do Stilo de um amigo), dentre outras.

Eu sei que o iPhone peca por N motivos, mas pra mim ainda cumpre o papel que eu queria. Por isso o escolhi no lugar de um N95, ha um ano atras.

Eu gosto de Nokia e sei da qualidade, nao falei mal, ao contrario dos anti-apple/iphone aqui.

E acho que nao da pra comparar um novo produto, mais moderno (n97), com um que ja estava ai (iphone).

E design nao eh algo bonito que esconde algo ruim. Isso eh diferencial. Vide Ferrari.

marcelomartins

Mas essa não é a comparação padrão quando foi lançado um produto novo (iphone) com um que já estava ai (n95)?

E para ser querente com o que estava dizendo, o N97 é MAIOR, mais GROSSO e MAIS PESADO que o iPhone 3G.

Ainda bem que a Nokia não prejudica as funcionalidades do aparelho em prol do design. Atualmente seria difícil fazer um produto com todas as funções do N97 com a finura do iPhone (detalhe que o iphone não é tão fino. As bordas é que são finas, mas o aparelho é mais grosso que a primeira versão).

Mas daqui a pouco talvez seja possivel.

rodrigoK

marcelomartins:
Sim, as mulheres também querem ter iPhones. Elas tem direitos :wink: Afinal, ele é lindo né?

E “metade pra fora” é exageiro meu.

Sim, minha esposa tem um, vai na bolsa dela, as raras vezes que foi no bolso não ficou nem um pouco para fora, volume o N95 faz mais, afinal é +/- 2x o iphone (fat) e em comprimento não tão menor.

Fácil exagerar quando se quer colocar defeitos.

Realmente, nem por isso você deixou de se preocupar com o isso, o que não quer dizer que o conteúdo seja ruim, tanto para quem consome quanto para quem cria.
Sua colocação foi generalista, ou os consumidores do seu site vão ver um conteúdo ruim?
Acredito que não tenha pensado/aprovado o design com esse pensamento, não é.

Abraços,

danieldestro

Video: Iphone vs N97, quem é o melhor?

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=7089

marcelomartins

danieldestro:
Video: Iphone vs N97, quem é o melhor?

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=7089

Não entendi. Como assim querer comparar o N97 com o iPhone?

Luiz_Aguiar

Não é isso que fizeram até agora, comparar o iPhone (novo) com o N95 (velho) ?

Agora não podem reclamar rs

marcelomartins

Luiz Aguiar:
Não é isso que fizeram até agora, comparar o iPhone (novo) com o N95 (velho) ?

Agora não podem reclamar rs

Mas não é essa a questão. É que são duas coisas tão incomparáveis que não tem nem comparação :slight_smile:

J

Pode fechar o tópico…
Depois desse vídeo, não tem mais o que discutir :slight_smile:

M

"

marcelomartins

Mas pensando bem:

Na página do iPhone no submarino http://www.submarino.com.br/portal/iphone-3g diz o seguinte:

:shock:

neohacker

marcelomartins:
Mas pensando bem:

Na página do iPhone no submarino http://www.submarino.com.br/portal/iphone-3g diz o seguinte:

:shock:

Poderia eu, processar a Submarino por calúnia ??
Brincadeirinhaaaaa :smiley:

C

“The Flickr Camera Finder, Yahoo’s statistical counter of camera use among its members, shows that since the arrival of the iPhone 3G model earlier this year, the phone has vaulted not only over all other camera phones, trouncing the Nokia N95 in second place, but also almost all ordinary cameras.”

http://www.flickr.com/cameras

V

Muito show!! :mrgreen:

rodrigoK

cmoscoso:
“The Flickr Camera Finder, Yahoo’s statistical counter of camera use among its members, shows that since the arrival of the iPhone 3G model earlier this year, the phone has vaulted not only over all other camera phones, trouncing the Nokia N95 in second place, but also almost all ordinary cameras.”

É porque a câmera dele é ruim, imagina se fosse boa.

Abraços,

J

rodrigoK:
cmoscoso:

Abraços,

Quantidade de usuários utilizando a câmera não significa que ela seja boa.

Se fosse assim, então o gol seria o melhor carro do brasil, pois é o mais vendido…

paulofafism

Os telefones da Nokia são excelentes. Possuo um Nokia N81 8G e ele é muito bom. Esse Nokia N97 e show de bola, quem sabe eu tenha um

rodrigoK

jdeveloper:
rodrigoK:

Abraços,

Quantidade de usuários utilizando a câmera não significa que ela seja boa.

Se fosse assim, então o gol seria o melhor carro do brasil, pois é o mais vendido…

Você leu o que eu escrevi?

Abraços,

M

"

fredferrao

E pra quem quiser comprar olha o preço da criança ae em pré-venda, sem subsidios de operadoras:
http://nokia.submarino.com.br/promotion/index.site?pmid=30444

J

Sou mais o 5800, que vc encontra na faixa de 800 reais no ML…

B

Ainda rezando para sair o Samsung Galaxy

marcelomartins

O preço de R$ 2.400,00 reais parece ser o padrão para os lançamentos da Nokia no Brasil. É o mesmo preço do lançamento do N95, do N95 8GB e do N96.

Quando comprei meu N95 8GB ele tinha sido lançado a 1 semana e custava exatamente esse preço. Com os subsidios paguei R$ 670,00 que valeram cada centavo.

Vai ver quanto custa outros aparelhos TOPS com subsidio e vai perceber que é bem mais caro que o N97.

Outra coisa, o N95 8GB, 3 meses depois do lançamento já estava custando BEM menos.

danieldestro

E por falar em celulares caros: http://tecnologia.uol.com.br/album/20090817_celulares_album.jhtm#fotoNav=10

S

O N97 tá em promoção no Submarino: http://www.submarino.com.br/produto/11/21602177/pre-venda:+nokia+n97+touchscreen+qwerty+3g+wi-fi+camera+5mp+gps+32gb
E em 12x sem juros :lol:

I

Já esta a venda ???

Criado 3 de dezembro de 2008
Ultima resposta 3 de dez. de 2008
Respostas 101
Participantes 32