Nova Certificação Sun: Sun Certified EJB Developer Java EE 6

31 respostas
mestrecapablanca

JavaCertified (http://www.facebook.com/javacertifiedprofessional) Sun Certified EJB Developer Java EE 6 beta exam now available through July 31. Just $50 and and passing the beta counts for full final exam credit. Be one of the first to earn a Java EE 6 credential and provide input into the final version of the exam. Register at prometric.com/sun

Pessoal, a Sun lançou um exame beta ao custo de 50 dólares para uma das suas novas certificações, que vai dividir em duas a antiga SCBCD: uma prova só de EJB e outra só de JPA.

Fui dar uma olhada no site da Sun aqui do Brasil e ainda não há novidades no quadro (http://br.sun.com).

A nova grade de certificações é: http://content.yudu.com/A1h149/BRTG/resources/index.htm?referrerUrl=

Agora quando vai entrar no Brasil não sei…

O que vocês acham desse novo panorama? Vale a pena “correr” pra tirar as certificações “antigas” e não ter o trabalho de tirá-las em dobro em futuro próximo?

31 Respostas

sergiolopes

Uau, a beta agora é paga! Novos tempos desde a Oracle…

leonardom

Pelo jeito foi-se o tempo que as betas eram free. A Oracle vai fazer dinheiro até com certificações beta!

Adelar

E essa separação em duas partes heim… :frowning:

Att.

Andre_Brito

Eu vi que tem a certificação pra JPA agora… Não achei muito legal isso… Tirar a Business pra montar em 2. Isso sim é vontade de ganhar dinheiro. Tomara que a ‘SCEJB’, ‘SCJPA’ e SCJP fiquem mais difíceis.
Isso de uma certificação beta ser paga achei paia demais… Muito tosco.

C

Bom dia

Eu estava interessado em fazer a SCBCD 5 até o fim do ano, com essa mudança acho que vou esperar então até eles lancarem essas novas certificações aqui no brasil.

M

Bom, tudo bem que o JPA cresceu bastante. Em tese seria até interessante, mas mesmo assim não gostei.

Pelo menos melhor que a Sun fazer certificação Netbeans e SCJP Plus.

marcuskbra

alguém sabe qual o conteúdo dessa prova?

FrancoC

Andre Brito:
Eu vi que tem a certificação pra JPA agora… Não achei muito legal isso… Tirar a Business pra montar em 2. Isso sim é vontade de ganhar dinheiro. Tomara que a ‘SCEJB’, ‘SCJPA’ e SCJP fiquem mais difíceis.

Concordo. A JPA é uma sub-especificação da EJB. Não vejo motivos para separa-las. Espero que essa versão beta não vingue.

fabiocsilva

Por acaso fui olhar o preço da SCJD na página da Prometric e não a vi lá. Já essa de EJB Developer está disponível. Parece que a Oracle tá mexendo nisso agora rsrsrsrs

L

Quem não tem, não compensa fazer mais SCBCD?

Melhor fazer o novo?

O que acham?

Mr_Arthur

FrancoC:
Andre Brito:

Concordo. A JPA é uma sub-especificação da EJB. Não vejo motivos para separa-las. Espero que essa versão beta não vingue.

Já eu achava que JPA era uma especificação totalmente diferente da de EJB.
O negócio é que eu não sei se tem conteúdo suficiente pra uma certificação sozinha.

JavaFXMan

Uma coisa eu achei interessante, o nome da certificação. Será que essas certificação não vão ter seus nomes alterados futuramente? SCJP para OCJP… sei lá.

V

rs rs rs demorou até pra isso acontecer, tenho até medo do que está por vir.
Será o nome das certificações vai mudar também em breve…!?! já pensou: Sun Certified Oracle Java Programmer…

Andre_Brito

Exatamente. Se tiver coisas bem avançadas dá pra fazer uma prova legal… Mas daí teria que ser BEEEM específica e ficar bem mais difícil. Daí eu acho que seria interessante.

mestrecapablanca

A notícia saiu agora oficialmente no boletim da Oracle, recebido por mim via email:

http://www.oracle.com/dm/11q1field/51041_java_developer.html?msgid=8866970&eid=[telefone removido]&lid=1

Alessandro_Lazarotti

Isso não é verdade, pelo menos não quando se trata de JavaEE 6.
Java Persistence 2.0 ( JSR-317 ) não faz parte da mesma especificação que os Enterprise JavaBeans 3.1 ( JSR-318 ), por isso faz sentido essa nova divisão nas certificações. O mesmo não ocorria no passado, quando EJB3 e JPA1 faziam parte da mesma especificação, a JSR-220.

xdraculax

Porque ficam surpresos com a Oracle dobrando preços, cobrando betas, dividindo certificações (ou seja, ela não dobrou o preço, ela quatruplicou)?

M

Não alimentem os trolls

xdraculax

Não sou troll.

Só que muita gente acha que software livre existe, na verdade não existe, é um farsa.
Cedo ou tarde alguém compra a força que a emrpesa adquiriu através da comunidade, e cobra por isso nos produtos. Ou cobra pelos serviços de consultoria.
O que tem de errado nisso? Nada! E é por isso eu me “surpreendo com a surpresa das pessoas” mediante esta situação.
Isso é polêmico, mas é minha opinião.

E minha pergunta foi por isso - não deveriam surpreende-se com isso, é normal, e vai ter mais coisas.

Você deveria pensar um pouco na pergunta, as vezes ela quer dizer mais do que está escrito.

M

xdraculax:

Só que muita gente acha que software livre existe, na verdade não existe, é um farsa…

Não alimentem os trolls [2]

Livre x gratuito

lgi2020

Né por nada não… Mas pagar por uma certificação beta, principalmente uma vez que antigamente era free, é demais pra mim.

Abraços.

xdraculax

Concordo, dividir certificações, cobrar mais caro, até que dá aceitar só com a orelha quente.

Cobrar beta? É sacanagem.
Depois coloca no curriculum que fez uma certificação beta da Oracle.

E o custo da certificação que eram em torno de R$ 330,00, ficou em quanto agora? Sei que ficou mais caro, mas quanto?

M

xdraculax:

E o custo da certificação que eram em torno de R$ 330,00, ficou em quanto agora?

Continua em 330 reais, pra terror dos profetas do apocalipse. E cobrar por seviços não vai contra o software livre, muito pelo contrário.

F

Mais cedo ou mais cedo ainda teremos Oracle obrigando a fazer aqueles cursos de 5 mil reais para tirar certificação.

Não duvido nada, pois eu só não tirei os OCPs da vida devido essa “pequena” obrigação de cursos.

Quem tirou os antigos exames e “pagou barato” para se certificar devem estar felizes.

Apesar que pagar 330 para comprar um mísero voucher já era uma baita exploração…

O governo deveria ser responsável por aplicar “todas as certificações/provas de faculdade/vestibular/etc” assim não importa se a pessoas tem 10, 15, 20 anos… se passou na prova merece o diploma/certificado…

Ai era só focar nos “exames” e deixar o mercado decidir qual o melhor jeito de aprender… seja por livros/cursos/internet seja como for… se passou na prova merece o diploma… então faria mais sentido focar nos “exames”…

Agora exigir curso para tirar qualquer diploma é o cúmulo… quem tem 5 anos de experiência nunca iria tirar um certificado se “exigisse curso”…

M

Cara, você quer que governo entre no meio?

galileu.gt

wellington.nogueira:
Não cheguei a achar tão ruim assim (exceto por terem “dobrado” o valor), eles especializaram as certificações separando itens que podem ser utilizados com pouca dependência um do outro (ou estou enganado :stuck_out_tongue: ).

Mas no Training Guide, têm uma informação extra:
Fazendo a certificação JSF e Servlets+JSP você se torna "Mestre Certificado Sun de Web Corporativa"
Fazendo a de Web Services e JPA você se torna "Mestre Certificado Sun de Web Services"
Fazendo a de JPA e EJB você se torna “Mestre Certificado Sun de Componentes de Negócio”

E não fala nada de prova para tornar-se Mestre (pelo menos isso).

Vamos ver se haverão mais modificações…

Tem um “*” que deixa claro que nao tem uma prova para virar “Mestre”. Ao tirar as duas que são pre requisitos voce vira automativcamente “mestre”.
Mas acho que isso é puro marketing… Não muda nada.

mestrecapablanca

Agora mais uma questão foi “respondida”:

Acabei de receber o boletim da Oracle e lá eles falam como será o retake daqui para frente:

[i] TENHA DUAS CHANCES DE OBTER CERTIFICAÇÃO COM UM PACOTE

Com o pacote de certificação Java ou Oracle Solaris de valor agregado, você pode fazer uma grande economia em treinamento e certificação e ainda ter duas chances de ser aprovado no exame de certificação. Cada pacote inclui:

* Treinamento em CD-ROM ou orientado por instrutor para ajudar na sua preparação.
* Simulado ePractice.
* Voucher para o exame de certificação.
* Repetição gratuita, caso você precise repetir o exame.

*Não se aplica a todos os países. Consulte os termos e condições para saber a disponibilidade. [/i]

Ou seja, agora você só tem retake se comprar o voucher + Curso da Oracle + simulado.

Brincadeira…

M

mestrecapablanca:

Ou seja, agora você só tem retake se comprar o voucher + Curso da Oracle + simulado.

Brincadeira…

Não é bem assim, a Sun também tinha promoções de voucher+curso+simulado com retake. Uma vez a empresa onde trabalhei até sorteou um funcionário pra essa promoção. Aqui mesmo no GUJ tem tópicos sobre gente que comprou esse tipo de pacote, isso não significa que agora só vai ter retake dessa forma.

mestrecapablanca

Novidades:

JavaCertified
More Java EE 6 Certification Beta exams are now available! Just $50 USD for the beta period. 1) JPA Developer 2) Web Services Developer 3) JSP and Servlet Developer 4) EJB Developer. See details/objectives for each exam here: http://bit.ly/bjAJL8 (scroll to the bottom of the page for the beta links)

fabiocsilva

Ninguém vai querer pagar pra fazer uma prova beta com objetivos tão mal definidos. Fica difícil saber até mesmo se a prova é de múltipla escolha ou não. Ou seja, é uma ótima oportunidade, acho que vou fazer :lol:

WellingtonRamos

Não cheguei a achar tão ruim assim (exceto por terem “dobrado” o valor), eles especializaram as certificações separando itens que podem ser utilizados com pouca dependência um do outro (ou estou enganado :stuck_out_tongue: ).

Mas no Training Guide, têm uma informação extra:
Fazendo a certificação JSF e Servlets+JSP você se torna "Mestre Certificado Sun de Web Corporativa"
Fazendo a de Web Services e JPA você se torna "Mestre Certificado Sun de Web Services"
Fazendo a de JPA e EJB você se torna “Mestre Certificado Sun de Componentes de Negócio”

E não fala nada de prova para tornar-se Mestre (pelo menos isso).

Vamos ver se haverão mais modificações…

Criado 9 de junho de 2010
Ultima resposta 11 de jun. de 2010
Respostas 31
Participantes 20