Nova revista MundoJava número 29 -AnoV

23 respostas
W

Jà bancas a revista MundoJava número 29:

• Desenvolvendo aplicações desktop ricas na Plataforma NetBeans.
  • Animações 2D em JavaFX na prática.
  • Binding, Componentes, Customizados e Template de Telas no SwingBeans 1.2.
  • Click Framework.
  • Acesso a Serviços Multimídia em Java ME com SIP-API e IMS.
  • Tendências em foco: Java e o Mundo Web.
  • RSS dinâmico, rápido e fácil com ROME e STRUTS 2
  • Escolhendo uma ferramenta Case Gratuita para modelagem UML.
  • Modelando Transações de Facade a AspectJ.
  • De olho no mercado: Educação continuada de um Desenvolvedor
  • Mundo OO: O Ciclo Ágil de um Dia
    E mais o Poster Mundo Java: Resumão SCJP- Parte III
    Vamos ler e postar nossos comentários.

23 Respostas

L

Na minha humilde opinião foi a edição mais fraquinha da revista até agora.

Nenhum artigo que eu batesse o olho de cara e falasse “Nossa, esse eu preciso ler
agora pq é muito bom”

Eu particularmente não gosto de artigos How-To de ferramentas e frameworks, e achei
que isso apareceu demais.

Eu gostaria da revista mais voltada para assuntos sobre arquitetura, linguagens de programação,
assuntos teóricos etc.

Já dei algumas sugestões, mas darei elas de novo.

-Programação funcional a fundo, usando Scala ou JRuby ou qlq outra.
-Usando linguagens de scripting na prática. Onde aplica-las no mundo real.
-DSLs

Não quero desmerecer de forma alguma o trabalho do Guerra e dos que escreveram para a revista.

Esta é só a minha humilde opinião!

Tenho certeza que muitos prefeem artigos How-To

[]'s

peerless

:roll:

Pessoal das revistas poderiam dar uma boa olhada nos nossos topicos “whats hot” …

dm_thiago

o/

O conteúdo me parece bem interessante, mas tambem gostaria de um artigo sobre arquitetura. Parabéns ao pessoal da revista.

[]'s

antoniopopete

A revista é voltada para todo tipo de leitor, então acho que deve haver um mix entre os níveis das matérias…

LeoMarola

Gosto das opiniões do Taurion (Coluna Tendências em foco).

Artigos “How-To” existem a rodo a internet. Prefiro artigos que permitem o leitor tirar conclusões depois de pensar/pesquisar/estudar sobre.

Agora, concordo que essa edição, pelo menos pra mim, deixou u mpouco a desejar… pelo menos acho que irei usufruir pouco dela, pelo menos agora.

Lembrando que não quis por em cheque a qualidade da revista… sempre muito boa e não se comparando a similares do assunto … :roll:

[]'s

dipeloco

lavh:

Nenhum artigo que eu batesse o olho de cara e falasse “Nossa, esse eu preciso ler
agora pq é muito bom”

Eu particularmente não gosto de artigos How-To de ferramentas e frameworks, e achei
que isso apareceu demais.

Eu gostaria da revista mais voltada para assuntos sobre arquitetura, linguagens de programação,
assuntos teóricos etc.

Já dei algumas sugestões, mas darei elas de novo.

-Programação funcional a fundo, usando Scala ou JRuby ou qlq outra.
-Usando linguagens de scripting na prática. Onde aplica-las no mundo real.
-DSLs

Não quero desmerecer de forma alguma o trabalho do Guerra e dos que escreveram para a revista.

Esta é só a minha humilde opinião!

Tenho certeza que muitos prefeem artigos How-To

[]'s

Só tenho a dizer que concordo plenamente…

Foxlol

Penso que a maioria dos desenvolvedores Java que utilizam o fórum trabalham com mais frequência sobre a plataforma JEE.

Esta revista está voltada para desenvolvimento Desktop e para quem utiliza vai ser de muito bom proveito.
Para os demais realmente não será interessante e neste caso não cabe criticar, muito menos o modo como a revista transmite a informação(how-to, etc…). Desde que a mesma tenha feito isso de maneira eficiente(o que é o caso).

Estão reclamando sem ao menos ler.

Abraços.

jorgefrancisco

Atualmente trabalho com desenvolvimento de aplicações desktop, e essa edição caiu como uma luva para mim… achei muito interessante, apesar de gostar muito também de questões de projeto, arquitetura, etc.

Parabéns ao pessoal da revista!

[]'s

Marcio_Nogueira

Sou assinante da revista Mundo Java, e tenho gostado muito das matérias públicadas na revista. Um tópico em particular que me interessou nesta edição é qual ferramenta case (Open Source) escolher para modelagem UML.
Um abraço. :wink:

Eduardo_Bregaida

Parabéns, o Guerra anda sumido daki :smiley:

nbluis

lavh:

agora pq é muito bom”

Quase concordo.

O artigo do Rodrigo Yoshima é bem interessante.
Parabéns ao Rodrigo.

E ao plus do CV também.

Até mais.

lucasap2005

Revista ta excelente.
Porém existem revistas Mundo Java anteriores melhores que essa, isso eu concordo.

LeoMarola

Foxlol:
Penso que a maioria dos desenvolvedores Java que utilizam o fórum trabalham com mais frequência sobre a plataforma JEE.

Esta revista está voltada para desenvolvimento Desktop e para quem utiliza vai ser de muito bom proveito.
Para os demais realmente não será interessante e neste caso não cabe criticar, muito menos o modo como a revista transmite a informação(how-to, etc…). Desde que a mesma tenha feito isso de maneira eficiente(o que é o caso).

Abraços.

Li toda a revista antes de opinar. :wink:

Feedback é importante não?

luistiagos

Acho excelente enfim uma revista abordar a pparte desktop… o problema e que 99% das edições das principais revistas sobre java (Mundo Java e JavaMegazine) abortam so web… apesar de 80% do mercado ser web… é dificil um desenvolvedor java nunca ter precisado fazer nada desktop… eu por exemplo sempre trabalhei em empresas focado em sistemas web mas em 2 delas tive que fazer aplicações desktop… e realmente sinti uma certa dificuldade por ter trabalhado pouco com isto e pela falta de materiais sobre desktop em revistas e na web… praticamente todos focam web… e não existe o programador java web e o programador java desktop ou o programador java mobile… existe apenas o programador java… e realmente é fundamental ter o foco em outras plataformas que não sejam web… JME tem bastante a até uma revista especializada em aplicações moveis… mas desktop qse não vejo nada e é algo que faz muita falta ter materias focado nisto… agora minha sujestão para que o leitor bata o olho no artigo e ache algo importante:

-> Geoprocessamento em java
-> Aplicações em IA na pratica
-> Criação de um app P2P
-> Trabalhando com APIs de edição de imagem
-> IA voltado a web (boots inteligentes… etc…)
-> O melhor de Ajax (criação de efeitos avançados como drag and drop… etc…)

Foxlol

LeoMarola:
Foxlol:

Abraços.

Mencionei seu nome ou a carapuça serviu? :lol:

mvargens

Não quero ser do contra mas eu adoro os artigos how-to. Principalmente de frameworks e ferramentas complicadas.
É verdade que tem vários artigos na internet disponiveis com how-to, Mas poucos são realmente aproveitaveis, ou de qualidade. É preciso uma boa garimpada para ter algo de qualidade. A revista tem me poupado bastante tempo nesse sentido compilando informações que eu teria que ficar caçando.
Só acho a maioria dos how-to um pouco básicos ( Apesar da qualidade ). Poderiam condizer mais com a necessecidade do dia a dia.
Tambem gostaria de ver mais material de arquitetura, mas não conceitos e sim coisas práticas. To cançado de matérias sobre SOA que me convencem cada vez mais que é algo puramente abstrato. Nada de concreto e usável no mundo real.

Quanto a aplicação desktop (swing) ja trabalhei em 2 projetos grandes para duas empresas grandes.
Não é nada perdido aprender Swing hoje em dia. No mercado de varejo aplicações web não atendem bem as nececidades do cliente. (Que usam teclas de acesso ao invés do mouse).

Edit: Esqueci de mencionar que na mesa de operações da bolsa de valores tambem não se usa web. Lá a agilidade fala bem mais alto que qualquer coisa. É ai que as aplicações Swing entram forte. Mercado financeiro de ações (bancos) tambem costuma usar aplicações Desktop e não via browser.

Luiz-SP

Eu gostei:

O ciclo ágil de um dia (até o eu uso do CV tava legal)

Modelando Transações

E a Matéria de capa sobre o netbeans… muito boa

LeoMarola

Foxlol:
LeoMarola:
Foxlol:

Abraços.

Mencionei seu nome ou a carapuça serviu? :lol:

Acho que foi referido a todos que postaram anteriormente, logo, dá direito de resposta :lol:

Guerr

Estou sumido nada! É só procurar que acha uns posts meus por aí!

O feedback de vocês realmente é muito importante! Todas as opiniões são bem vindas!

Nós procuramos sempre tratar os temas e assuntos de forma conceitual, mas sem nunca esquecer o lado prático, mostrando como fazer. Algumas vezes os artigos acabam focando mais em uma parte ou em outra, mas ao ler o artigo tenho certeza que os leitores irão perceber que o lado conceitual não foi esquecido e que sempre é feita uma análise qualitativa da ferramenta e da tecnologia que está sendo mostrada.

Pessoalmente gostei muito dessa edição focada para desktop pois existem muitas coisas novas nessa área para Java! A plataforma Netbeans é uma opção interessante para quem desenvolve com Swing. O artigo sobre JavaFX procura mostrar na prática aquela promessa de que ele será um forte concorrente ao Flash. Por fim, também apresento a nova versão do SwingBean, que trás diversas novidades para facilitar a vida dos desenvolvedores.

Mas não esquecemos do pessoal que trabalha com web: tem o artigo sobre o Click Framework (com uma abordagem que eu achei bem interessante) e sobre a criação dinâmica de RSS com o ROME e o Struts 2. Além disso, quem desenvolve para plataformas corporativas sempre precisa saber sobre as opções existentes para a criação de transações!!!

Abraços e continuem comentando!!!

marcosbrandao

Não dá pra dizer que esta edição está ótima, olhando pela capa.
As ultimas edições da MJ estavam muito boas, geralmente quando lançavam e eu olhava as materias, já ficava com vontade de ir comprar. Infelizmente esta edição não tive essa impressão.

Mas existem vários publicos a serem atingidos, e esta edição está boa para o pessoal que trabalha com desktop.
Acredito que muitos não gostaram por a maioria serem desenvolvedores de aplicações J2EE.

Acho que tem assuntos interessantes também, como criação de RSS e desnvolviemnto agil e TDD.

Mas na verdade, só da pra avaliar a revista se ler ela, antes disso só podemos deduzir.

cv1

ATÉ!? :mrgreen:

Omeganosferatu

Aeee nao achei pra comprar aqui ainda nesse fim de mundo que eu estou… hahahaha
vou esperar até sabado que as bancas recebem mercadoria…
parabens pra galera do mundo java… sempre otimos artigos

raphaf

Parabéns ao pessoal da revista! O artigo do Rodrigo Yoshima, “O ciclo ágil de um dia”, está muito interessante.

Criado 17 de maio de 2008
Ultima resposta 23 de mai. de 2008
Respostas 23
Participantes 21