Novidades do Eclipse 3.2 - Dicas e Truques

16 respostas
Luiz_Aguiar

Apresentação disponibilizada por Chris Laffra mostra as novidades introduzidas a versão 3.2 do Eclipse.

Vale conferir!

http://www.eclipse.org/evangelism/resources.php?id=20060526-laffra-eclipse32-whatsnew

16 Respostas

boaglio

Muito bom mesmo! :thumbup:

Luca

Olá

Alguém sabe quando sai a versão final?

Conforme a lista abaixo, a cada semana sai um novo Release Candidate da versão 3.2. Ontem saiu a RC6.

3.2 Stream Stable Builds
Build Name Build Date
3.2RC6 Fri, 26 May 2006 – 00:10 (-0400)
3.2RC5 Fri, 19 May 2006 – 12:06 (-0400)
3.2RC4 Fri, 12 May 2006 – 16:00 (-0400)
3.2RC3 Fri, 5 May 2006 – 13:06 (-0400)
3.2RC2 Fri, 28 Apr 2006 – 13:15 (-0400)
3.2RC1a Wed, 19 Apr 2006 – 16:40 (-0400)
3.2RC1 Thu, 13 Apr 2006 – 17:18 (-0400)

3.2M6 Fri, 31 Mar 2006 – 20:00 (-0500)
3.2M5a Thu, 23 Feb 2006 – 16:56 (-0500)
3.2M5 Fri, 17 Feb 2006 – 11:15 (-0500)

[]s
Luca

boaglio

Luca:
Olá
Alguém sabe quando sai a versão final?

Diz a lenda que sai em Junho!

http://www.eclipse.org/eclipse/development/freeze_plan_3.2.html

Luiz_Aguiar

Primeira quinzena de junho provavelmente.

Rubem_Azenha

Melhoraram mais a usabilidade do eclipse (até onde eu vi no PDF). Vai ficar mais confortável usa-lo.

A

Eu acho que usabilidade ainda é um ponto fraco do eclipse. Exemplo: abre um editor e aperta CTRL+O, CTRL+E, CTRL+F7, ALT+SHIFT+X, ALT+SHIFT+W. Estas “janelas” tem propósito parecido, mas funcionam de modo gratuitamente diferente. Ás vezes sutilmente diferente, o que é pior (ex: CTRL+E não aceita camel-case, enquanto que CTRL+O aceita)…

Esse tipo de problema parece ser uma espécie de “efeito colateral” do desenvolvimento modular e distriubuído do eclipse.

[EDIT: corrigi um erro]

O

Nesse novo lançamento do eclipse não tem nada de “novo” só um monte de melhoriazinhas, uso o eclipse, mas ta ficando difícil assim.

Não tem nada que empolge. Vcs acreditam que eu uso o eclipse hoje em dia só por causa da função do editor java de botar o ; (ponto e vírgula) automaticamente na posição correta(geralmente no fim da linha). Essa é uma das coisas mais simples e geniais, mas que só vi no eclipse até hoje em qualquer editor de qualquer linguagem. Mas se for só isso de vantagem chega uma hora que não vai dar mais…

fmeyer

Sim … acredito … tanto que uns dias atras conversando com um colega chegamos a conclusao que quase 2/3 dos programadores java nao saberiam programar em um editor sem code completion. essa conversa nasceu editando um arquivo java no vi do linux no servidor de homologacao.

Z

2/3? Como é que vocês chegaram a essa conclusão? :smiley:

(A equipe tem 30 pessoas, e dessas 20 não saberiam?)

O

Mas vc tem que concordar comigo, a bibilioteca java por si só já é gigante, decorar tudo no meu ver é uma baita perda de tempo. Ninguém tem memória de elefante pra lembrar qual é o tipo de dado que cada método de cada classe que java tem. E nem vale comparar com com C como já vi gente fazendo, no meu tempo nós sabíamos tudo decor… E isso fora os frameworks e afins. É uma grande bobagem achar que um programador é melhor que o outro pq ele sabe decor um punhado de métodos.
Saber o que a biblioteca java contém é outro história, isso sim é inprescindível.
Ou como já vi um professor meu: tem um professor que programa tudo no papel, e funciona…
Legal o cara é um gênio, mas pergunto: Pra quê isso? Só pra dar showzinhos?

dudaskank

pra isso que tem o javadoc :wink:

Ou como já vi um professor meu: tem um professor que programa tudo no papel, e funciona…
Legal o cara é um gênio, mas pergunto: Pra quê isso? Só pra dar showzinhos?

se o cara que te ensina não souber fazer, você vai confiar nele? pense nisso…

Luiz_Aguiar

Sim… e é super produtivo ficar usando o javadoc ao invés de simplesmente digitar. (ponto) e ver as opções.

O

Mas se vc aperta . no elclipse o javadoc aparece tb. É muito mais prático. Não vejo a diferença em ver no javadoc ou no autocompletar que vcs estão falando.

rodrigousp

Programando em eclipse …
Parte burocrática:

New -> Project … Java Project
Project Name: teste
New -> Folder
Folder Name: src
New -> Source Folder
Folder Name: src
New -> Class
Class Name: A

Criar um método main.

main [Ctrl + Space,  ENTER]

Dentro do método, instanciar uma variável, por exemplo do tipo Vector.

i = new Vec[Ctrl + Space](); [Enter]

Mmmm… esqueci de declarar a variável.

[UP, Ctrl + 1, ENTER]

Esse nome não tá bom. Melhor mudar…

Ctrl + Space, ENTER

Observação: Geralmente, Ctrl + Space, e Ctrl + 1 geram uma lista de possibilidades. O “, ENTER” significa que você nem precisa pensar. A primeira opção da lista é a que te interessa.

Você também poderia mudar o nome da Classe.
Apague o nome A e digite um outro nome (Ctrl + 1, ENTER)

Dentro do método main, você pode iterar pelos valores de args usando o Loop-for mais manjado do mundo.

for[Ctrl+Space, selecione for - iterate over array with temporary variable]

Vamos exibir esses valors… (dentro do loop…)

sysout[Ctrl + Space]
s[Ctrl + Space]

E se você colocar para o eclipse adivinhar o que você quer nos métodos, é mais ninja ainda… Coloque o código abaixo do sysout.

valor = "Teste";[Ctrl +1, ENTER]
string.equals[Ctrl + Space, ENTER];
O

PQP, não sabia desses negócios… só o usava pra fazer as importações e completar tipo lista.[ctrl+espaço] pra ver as possíbilidades ou lista.con[ctrl+espaço] pra preencher o resto em nomes grandes. Tenho que estudar mais o eclipse.

dudaskank

Sim… e é super produtivo ficar usando o javadoc ao invés de simplesmente digitar. (ponto) e ver as opções.

pra isso que tem a ide :wink: o problema é quando uma hora vc não puder baixar 200 MB com o Eclipse e seus 700 plug-ins pra tudo que vc imagina e tiver que usar o vim como o colega ali. o ponto é que vc não pode depender tanto dela.

Criado 27 de maio de 2006
Ultima resposta 31 de mai. de 2006
Respostas 16
Participantes 10