A equipe do netbeans está liberando as novidades no editor da versão 6.0( ainda em desenvolvimento) , as novidades não parao apenas nestas… a Sun tenta deixar o editor do NetBeans tão bom ou melhor que o do eclipse… vãos esperar os proximos milestones… 
Novidades no Editor do NetBeans 6.0!
34 Respostas
Já to com o último daily build do 6.0, preciso só um tempinho pra testar, ver como esta os recursos nesse ponto do desenvolvimento.
Nas versões anteriores, sempre senti os recursos do editor um pouco lentos, em comparados ao eclipse e intellij, vamos ver como esta ficando.
A equipe do netbeans está liberando as novidades no editor da versão 6.0( ainda em desenvolvimento) , as novidades não parao apenas nestas… a Sun tenta deixar o editor do NetBeans tão bom ou melhor que o do eclipse… vãos esperar os proximos milestones…![]()
Outra coisa interessante é que as funcionalidades não param nessas anunciadas… o NetBeans 6 está apenas começando e tem como FOCO PRINCIPAL o editor… e a modularização , lemrbando que o 5.5 tinha foco em Java EE 5 , e veja que belo trabalho ficou 
ok, nao quero parecer pro-eclipse, mas nao posso deixar de falar. diversas features daí estao presentes desde o eclipse 2.x!!! Mais de 2 anos e meio atras!!!
exempos: live templates, surround with, remove unused imports (fala serio que isso nao tinha…)
O Eclipse é a referência para todas as IDEs; desde que o projeto Eclipse começou (a idéia era “eclipsar” o Visual Studio 6.0, naquela época a referência para IDEs), chegou tão longe que agora é a própria Microsoft que tenta “copiar” recursos do Eclipse.
O Visual Studio 2005 tentou copiar o máximo que pôde (se procurar em blogs.msdn.com deve haver um artigo de um desenvolvedor da Microsoft que afirma isso), mas é claro que não deu tempo.
exempos: remove unused imports (fala serio que isso nao tinha…)
Ooops! Isso já tem hoje(5.0)! Tecle Alt+Shift+F.
A Paz!!
ok, nao quero parecer pro-eclipse, mas nao posso deixar de falar. diversas features daí estao presentes desde o eclipse 2.x!!! Mais de 2 anos e meio atras!!!exempos: live templates, surround with, remove unused imports (fala serio que isso nao tinha…)
Sim, é por isso que tanta gente usa o eclipse, mas mesmo assim tem gente que usa o NetBeans porque este também tem suas vantagens, talvez também a mais de dois anos.
Eu, como usuário do NetBeans, fico feliz de ver a Sun melhorando uma coisa que no eclipse é muito melhor, porque eu sinto falta do eclipse quando olho pro editor do NetBeans.
ok, nao quero parecer pro-eclipse, mas nao posso deixar de falar. diversas features daí estao presentes desde o eclipse 2.x!!! Mais de 2 anos e meio atras!!!exempos: live templates, surround with, remove unused imports (fala serio que isso nao tinha…)
esses exmplos que voce citou já existem no NetBeans desde a versao 4.1 , porem foram melhorados a parecerem mais com o Eclipse…
Na verdade venho acompanhando essa thread já há algumas semanas, e a intenção parece ser maior em dar um ctrl+c no IntelliJ do que no Eclipse.
O que particularmente eu tbm prefiro hehe 
AVISO: a partir de hoje não estaremos mais aprovando notícias cuja fonte venha de blogs do próprio autor da notícia. Por favor, quando forem anunciar algum fato, referenciem a própria fonte da notícia.
Grato.
E alguem sabe a data prevista do lançamento do NetBeans 6.0 ?
Deve levar muiiiitos meses, pois ainda nem saiu a 5.5
AVISO: a partir de hoje não estaremos mais aprovando notícias cuja fonte venha de blogs do próprio autor da notícia. Por favor, quando forem anunciar algum fato, referenciem a própria fonte da notícia.Grato.
po que besteira… !
E alguem sabe a data prevista do lançamento do NetBeans 6.0 ?
Deve levar muiiiitos meses, pois ainda nem saiu a 5.5
5.5. sai no dia 30 deste mes.
o 6 sai em fevereiro/maio do ano q vem.
AVISO: a partir de hoje não estaremos mais aprovando notícias cuja fonte venha de blogs do próprio autor da notícia. Por favor, quando forem anunciar algum fato, referenciem a própria fonte da notícia.Grato.
po que besteira… !
É legal você divulgar as novidades, mas usar você como fonte não é algo confiável. Além disso, se você quiser divulgar seu blog, coloque-o na sua assinatura. Se as pessoas se interessarem pelo que você tem a dizer (baseado no que você fala aqui no fórum), certamente os usuários do GUJ vão se interessar em ler seu diário. Caso contrário, forçá-los a ler seu blog em busca de um notícia que está linkada dentro do seu próprio blog é muito oportunista.
Agora, falando sobre coisas relevantes. Legal ver que o povo do Netbeans está se mexendo buscando melhorar seu editor. Talvez a versão 6.0 fique igual ao Eclipse 2.0 :twisted:
Se falasse que ficaria igual a versão 1.0, eu começaria a achar que vc estava sendo irônico. hehe :lol:
Se falasse que ficaria igual a versão 1.0, eu começaria a achar que vc estava sendo irônico. hehe :lol:
É que eu não lembro do 1.0. Usei da versão 0.7 até a versão 0.9. Daí pulei para a 2.x 
Que maldade, eu prefiro o netbeans 
Sinceramente, não vejo problemas no editor do NetBeans. Vejo muita gente reclamando e pra mim é tranquilo.
O que mais gosto no Eclipse é o formato do Debug. Esse sim gostaria que o netbeans pensasse à respeito !!
Entretanto, ainda gosto muito do NetBeans. Estou vendo a diferença na prática de algumas pessoas q estão usando amateras para desenvolver JSF x o default do netbeans.
Gosto também do fato de você não precisar baixar muitos plugins como o eclipse para começar a trabalhar.
Todos os exemplos citados por vc já existiam. O que eles estão fazendo é aperfeiçoando, deixando mais simples, mais completo e usando como base os editores do IDEA e do Eclipse.
Só isso.
Aí você apelou também hein hehehehe… tudo bem que sou meio lerdo, mas até hoje eu não consegui fazer funcionar muitos recursos desse plugin… nessa parte o Netbeans é melhor faz tempo na minha opinião.
Acho que o NetBeans começou errado de procurar se equivaler ao editor do Eclipse, antes, eles deveriam melhor a tosquice de seu editor para ficar o mais paredico com o do IDEA, que em termos de editor na IDE, é o melhor de todos.
Aí você apelou também hein hehehehe… tudo bem que sou meio lerdo, mas até hoje eu não consegui fazer funcionar muitos recursos desse plugin… nessa parte o Netbeans é melhor faz tempo na minha opinião.
Muitos dos recursos do NetBeans para JSF vão vir no VWP , Visual Web Pack… no meu blog eu disponibilizei o link de alguns videos do VWP…
http://www.go-java.com/blog/2006/09/30/1159659994731.html
Previsão de um Preview está para final de novembro…
Olá
Nem me arrisco nesta discussão porque minha máquina está defasada e com os míseros 1 Gb de memória do meu Athlon 64 3400+, o Netbeans básico demora um tempão para carregar e quando instalo uma nova versão do Java ele custa para descobrir.
Pergunto quantos gigabytes de memória são necessários para usar estes recursos?
[]s
Luca
OláNem me arrisco nesta discussão porque minha máquina está defasada e com os míseros 1 Gb de memória do meu Athlon 64 3400+, o Netbeans básico demora um tempão para carregar e quando instalo uma nova versão do Java ele custa para descobrir.
Pergunto quantos gigabytes de memória são necessários para usar estes recursos?
[]s
Luca
Posso afirmar o mesmo do Callisto… tenho P4 com 1 GB de ram e fica uma carroça aqui… 
1GB dah para usar tranquilo com o VWP… o netbeans é meio lento na carga… mas no uso ele eh rapido… a versão 6 está bem mais leve tmb…
Quanto a nova versão do Java o NetBeans não descobre nada… voce precisa especificar no netbeans.conf aonde esta o jdk q voce vai usar… afinal… pode estar usando varias VM’s na sua maquina… caso esteja testando apenas… nao vai influenciar na IDE…
huahuahuahua q tal a versão 3.0 para ser mais otimista? 
Sei lá, Já usei NetBeans e nao curti tanto qto o Eclipse… Nao pq eu defendo o Eclipse, mas pq eu ainda acho o NetBeans mais lento, mais pesado e tem mtas outras desvantagens perante ao Eclipse…
Outra coisa, o Eclipse tem mto mais plugins q o NetBeans… :twisted:
huahuahuahua q tal a versão 3.0 para ser mais otimista? 
Sei lá, Já usei NetBeans e nao curti tanto qto o Eclipse… Nao pq eu defendo o Eclipse, mas pq eu ainda acho o NetBeans mais lento, mais pesado e tem mtas outras desvantagens perante ao Eclipse…
Outra coisa, o Eclipse tem mto mais plugins q o NetBeans… :twisted:
Bom , eu já vejo por outro lado… o NetBeans vem com tudo pronto… o eclipse necessita de 456 plugins para ficar “usavel” em projetos Enterprise…
Fora que existem vááários plugins… e tem outra coisa , 60% dos plugisn do eclipse OU não fazem nada de util ou são em estado alpha… ae não dah pra concorrer…
realmente a ajuda default do netbeans é muitos superior ao eclipse para plugins java EE.
agora, esperar 6 segundos por um auto complete simples de override de toString, nao da.
Sei lá. Eu acho que o Netbeans evoluiu muito mas sua comunidade parece muito mais interessada em gerar artefatos como JSFP, JSPs, interfaces SOAP… e só agora estão acertando o editor de código?
Será que as pessoas não estão priorizando coisas erradas ou o desenvolvimento Java hoje é mesmo JSF, EJB e as outras siglas? Quanto de esforço se gasta no código e quanto nisso?
E antes que alguém pergunte, eu trabalho com projetos destes que chamam de ‘enterprise’ (“coisas que rodam num middleware qualquer Java EE”, em bom informatiquês).
Sei lá. Eu gasto a maior parte do meu tempo escrevendo, debugando e testando código, por isso não vejo como ficar sem Eclipse/IntelliJ e seus fantásticos editores.
realmente a ajuda default do netbeans é muitos superior ao eclipse para plugins java EE.agora, esperar 6 segundos por um auto complete simples de override de toString, nao da.
Pois é, mas o Callisto ajudou a racionalizar um pouco isso. Hoje, trabalhar com Java EE pode não ser out-of-the-box como o Netbeans, mas já deixou de ser um caos como era antes.
Uma das outras coisas que eu reclamo muito do NB, além da sua lentidão, é a sua UI que parece ter sido desenhada por/para crianças em idade pré-escolar. O esquema de anti-aliasing é digno de dó.
Minha máquina também está defasada, um 3200+ com 1gb de ram, esse auto complete do netbeans além de demorar mais de 6s, tem vezes que ele simplesmente não carrega :? :?
estava eu pensando outro dia desses… Muito do pessoal que é xiita de Netbeans são os mesmo que metem pau no Visual Studio, porque com Visual Studio você faz tudo em 2 cliques e nem sabe o que tá rolando no código… Será que o netbeans não tá indo tudo pro mesmo caminho?
Penso que o NetBeans quer pegar o mercado do falecido JBuilder.
O Eclipse é uma segunda etapa, uma vez que o NetBeans é muito pesado e lento pra ser comparado ao Eclipse.
Não vou nem chegar nos plug-ins porque não quero falar muito mal do NetBeans.
Aff, esses com “computador defasado” eu nem comento nada viu… é da até dó de ter “só” 1 GB de RAM.
Bem, eu gosto do editor do Eclipse, nunca usei o InteliJ, e sim o do Netbeans é (era?) bem mais lento, mas também o javadoc que aparece nele quando espera o auto-completar é muito superior.
Enfim, que os dois melhorem e cada vez consumam menos memória que já vou estar contente…
flw
Penso que o NetBeans quer pegar o mercado do falecido JBuilder.
O Eclipse é uma segunda etapa, uma vez que o NetBeans é muito pesado e lento pra ser comparado ao Eclipse.
Não vou nem chegar nos plug-ins porque não quero falar muito mal do NetBeans.
O eclipse pode ser muito, mas MUIIIIIIIIIIIITO mais pesado que o NetBeans. Só de colocar Dali, WTP, JTP e outras besteiras, já fica mais lento.
Sem querer esnobar, no MacOS X e com um hardware Mac Core Duo …rsss, não vejo problema algum com o netbeans
!! Aliás, rodo o NetBeans e o Eclipse Juntos, cada uma em uma visão diferente … na boa 
e a galera fala que o ntb é pesado mas quando eu comecei a mexer com Java eu não vi bem esta realidade e olha que comecei com nbt3.6 hoje fico orgulhoso de ter visto esta aplicação crescer nbt5.5rc2 não quero criticar o eclipse mas ele nao rodava no meu misero sempro 2800+ com 512mb de ram, mesmo desabilitando o auto compiler do eclipse, sem falar que nunca consegui colocar ele para produzir JSP e por sua vez o ntb sempre foi facil. espero nao ter ofendido ninguem e o carinha que fala que o 3200+ leva 6s para rolar o auto completar eu acho que ele deve rever o sistema operacional dele pq aqui em casa com meu athlon-xp 2600+ com 512MB de ram ta rolando como bala.