Novo jbossbrasil.org

32 respostas
Alessandro_Lazarotti

Com muito orgulho a comunidade JBoss Brasil anuncia a nova versão de seu portal em http://jbossbrasil.org

O portal antigo foi construído sob a plataforma Ning, que mudou sua política de serviços recentemente, fazendo-nos repensar em uma nova versão do site.

A Comunidade JBoss Brasil tem o intuito de aproximar e auxiliar desenvolvedores e entusiastas de tecnologias JBoss, além fomentar o uso de tecnologias opensources.
O novo jbossbrasil.org conta com fóruns separados por projetos JBoss, balcão de empregos, eventos, screencasts e muito mais.

Se você utiliza ou gostaria de utilizar projetos como Hibernate, Seam, Drools, jBPM, JBoss ESB, JBoss App Server e outros da stack JBoss participe da comunidade, dê sua opinião, discuta sobre os projetos, ou simplesmente vamos reunir todo mundo pra comer aquela pizza e tomar aquele chopp enquanto falamos sobre tecnologia :wink:

Segue abaixo a carta oficial do novo portal para os membros da comunidade:

Edgar A Silva:

São Paulo, 14 de Julho de 2010
[size=18]
Carta a comunidade JBUG:Brasil,[/size]

Amigos do JBoss User Group Brasil, viemos através desta informar que a partir do dia 20 de Junho de 2010 o Ning irá cobrar por toda e qualquer comunidade que esteja hospedada nele.

Essa mudança no modelo de negócio do Ning, nos deixou extremamente frustrados, pricipalmente por sermos uma comunidade sem fins lucrativos e ainda do princípio opensource. Não que o pagamento, não tenha seu valor, mas não era algo esperado ou planejado para a equipe de coordena este grupo.

O pagamento em si é aceitável, ainda mais que é pago anualmente a empresa brasileira TeHospedo(http://www.tehospedo.com.br)a nossa hospedagem, que até hoje, nunca foi tão usada. Sendo, assim, optamos em utilizar melhor este recurso, e se for para pagar por algo, que seja algo onde possamos ter mais controle e autonomia, além de investir em empresas brasileiras. Por esse motivo, estamos finalizando a nova versão do Portal da Comunidade JBoss Brasil.

[size=16]O que irá mudar?[/size]

• Conseguiremos aproveitar a base atual do Ning, que conta hoje com 1.282 Membros, no entanto, estes membros, receberão um e-mail para geração de nova senha, para ter acesso a nova versão da comunidade, esta por sua vez irá utilizar uma plataforma mais aberta e de maior controle, permitindo mais flexibilidade para algumas outras ações.

• Lembrando: Quem já é membro desta comunidade ( jbossbrasil ): Não precisa se inscrever novamente no novo site, pois receberão um link em seus e-mails para isto.

Em resumo meus amigos, passamos e vivemos grandes momento no Ning.com, é uma pena termos que abandonar este ótimo serviço, mas não acreditamos em modelos de negócios sem alternativas, este é um dos princípios do opensource. Acreditamos que os AdSense Google, numa comunidade como o JBUG:Brasil, já estava de bom tamanho como geração de receita para o Ning, mas infelizmente, eles não pensam assim sobre nossa comunidade e várias outras no mundo. Portanto, é uma hora de dizer adeus a este serviço.

Tenho a certeza que esta comunidade não irá sofrer, tão pouco morrer, na verdade, os novos recursos, só farão com que cada vez mais novos adeptos estejam ajudando, colaborando e usando tecnologias opensource JBoss.

Até o JBUG 2.0

Cordialmente

Edgar A Silva

Participem ! :wink:

32 Respostas

Andre_Brito

Bom, bom… Só falta a versão stable do JBoss 6 agora, né? :stuck_out_tongue:

chun

Quem sabe daqui uns 3 anos :slight_smile:

Alessandro_Lazarotti

Olá pessoal,

Sei que muitos querem a versão do JBoss 6 final logo, inclusive eu, mas esse processo não é tão simples como gostaríamos. Vale lembrar que NENHUM dos grandes players lançaram suas versões de servidores para a plataforma JavaEE 6, com excessão do GlassFish que é a implementação de referência, mas que a própria Oracle desencoraja para grandes projetos

De qualquer forma, notem que o foco da notícia não é servidor de aplicação, e sim sobre comunidade. Se desejarem continuar a discussão sobre o roadmap do App server, sugiro uma nova thread.

Abraços

chun

Você poderia colocar o link aonde a Oracle está desencorajando o uso do glassfish para grandes projetos ?

Alessandro_Lazarotti

Você pode ter esta mesma afirmação conversando com qualquer representante de vendas da Oracle. É o discurso padrão :wink:

chun

Estranho , pois todos os links da oracle apontao o Glassfish como sendo uma alternativa muito viavel… e revolucionaria…

Inclusive , até no portifolio de App Servers pagos ele está…

Utilizo em serviços que aguentão estados inteiros do brasil , e nunca tiva nenhum problema…

Curioso:)

Alessandro_Lazarotti

chun:
Estranho , pois todos os links da oracle apontao o Glassfish como sendo uma alternativa muito viavel… e revolucionaria…
Inclusive , até no portifolio de App Servers pagos ele está…
Utilizo em serviços que aguentão estados inteiros do brasil , e nunca tiva nenhum problema…
Curioso:)

Pois é, curioso, os vendedores deveriam mudar o discurso então, não é mesmo?
Se você quiser saber destas histórias posso te passar em off algumas discussões com clientes Oracle/Sun sobre isso, mas que de fato de nada tem haver com este tópico tão pouco seria elegante expor na internet em fórum público.

Luiz_Aguiar

chun:
Você poderia colocar o link aonde a Oracle está desencorajando o uso do glassfish para grandes projetos ?

++

Ajoelhou tem que rezar!

[]s

chun

Eu realmente gostaria de ver as discussoes :slight_smile:

Poderia enviar ao meu email ?

Especialmente se elas ocorreram depois da aquisição da Sun…

Pois falar antes , é facil :slight_smile:

é a mesma coisa perguntar pro pessoal da IBM o que eles estão achando do JBoss :stuck_out_tongue:

Luiz_Aguiar

Alessandro Lazarotti:
Você pode ter esta mesma afirmação conversando com qualquer representante de vendas da Oracle. É o discurso padrão :wink:

Do mesmo jeito que um vendedor da Fiat vai te empurrar um Stilo e não um Uno, afinal a comissão de venda é o grosso do salário dele.
Eu sempre parti da afirmação de que se um vendedor falou algo, pode ter certeza que é mentira.
:smiley:

Alessandro_Lazarotti

Luiz Aguiar:
Alessandro Lazarotti:

Do mesmo jeito que um vendedor da Fiat vai te empurrar um Stilo e não um Uno, afinal a comissão de venda é o grosso do salário dele.
Eu sempre parti da afirmação de que se um vendedor falou algo, pode ter certeza que é mentira.

Ele é o representante oficial da empresa, oras. De qualquer maneira o discurso é dividido entre dimensões do projeto, e desenvolvimento versus produção. O próprio paper da Oracle http://www.oracle.com/us/products/middleware/application-server/glass-fish-product-strategy-068148.pdf reflete esta idéia na página 13:

Agora de verdade, pela terceira, a idéia deste tópico não é fazer MAIS um tópico sobre guerrilhas glassfish vs jboss ou algo do gênero. Se alguem ficou ofendido com a declaração que fiz sobre o Glassfish, me desculpe, não foi a intenção. Mas ainda é possível no GUJ postar alguma coisa sem que depois de 1 post entre em off-topics?

chun

Curioso , realmente curioso :slight_smile:

Apoio a ideia do Stilo , com conhecimento de causa :slight_smile:

Luca

Olá

Pois é, também acho. Não entendi o que tem a ver o lançamento de uma versão futura do JBoss com o anúncio da comunidade.

Estamos matando o GUJ. Está cada vez mais rara a presença dos gujeiros antigos. Até mesmo no tópico das notícias os assuntos são completamente desvirtuados.

Tenho uma opinião pessoal e muito antiga de que o pior veneno do GUJ é permitir usuários anônimos sem verificação de email. Mas a cada dia que passa sinto que o que eu achava o maior problema pode não ser o mais grave. É comum ver o seguimento do diálogo encompridado e desestimulado por questões nada a ver ou com “crenças religiosas”

Pena. Este tópico foi apenas mais um exemplo de muitos outros. E tem muita gente boa caindo nesta esparrela e fazendo coisa parecida.

[]s
Luca

chun

Olha , eu fiz um comentario , e recebi uma noticia BOMBASTICA que a Oracle esta desencorajando o uso do glassfish…

Ué , mais do que natural eu procurar a fonte da informacao…

Agora , se virou uma saladeira… não foi minha culpa :slight_smile:

Paulo_Silveira

a última vez ouvi que o JBoss 6 sairia em setembro. Se sair em setembro isso já é mais que satisfatório e bem rápido. Além de que tem os milestones pra gente baixar já há bastante tempo (que da pra usar CDI + JPA2 com tranquilidade).

Andre_Brito

Tá bom, Alessandro Lazarotti, me desculpa. Postei em lugar errado mesmo.

romarcio

Legal saber que a comunidade JBossBrasil.org vai continuar.

Faço parte da comunidade no Ning, e sempre foi de grande utilidade.

Luiz_Aguiar

Não entendi nada… o Alessandro deu uma informação e foi pedido para que SE possível ele desse alguma fonte sobre a mesma, só isso.

[]s

SmartCardMan

Bom so pra complementar o topico, que mudou completamente de assunto, mas enfim… so por curiosidade pesquisei no site da oracle… e achei os dois links abaixo além do que o Lazarotti já havia enviado… nao vou entrar no merito da discussão sobre jboss vs glassfish mas de qualquer forma é triste ver uma empresa “botar na geladeira” um app server assim. enfim não quero prolongar a discussão ainda mais, sugiro um novo topico.

http://www.oracle.com/us/products/middleware/application-server/index.html

Adelar

SmartCardMan:
Bom so pra complementar o topico, que mudou completamente de assunto, mas enfim… so por curiosidade pesquisei no site da oracle… e achei os dois links abaixo além do que o Lazarotti já havia enviado… nao vou entrar no merito da discussão sobre jboss vs glassfish mas de qualquer forma é triste ver uma empresa “botar na geladeira” um app server assim. enfim não quero prolongar a discussão ainda mais, sugiro um novo topico.

http://www.oracle.com/us/products/middleware/application-server/index.html
http://www.oracle.com/us/products/middleware/application-server/glassfish-server-adv-sbiz-wp-080573.pdf

Pelo que entendi não será abandonado e sim focado em um mercado específico (pequenos empreendimentos), continuando como referência para servidores JEE.

Att.

ankiewsky

O Glassfish é um ótimo Servidor de Aplicações Java, ponto, uma ótima implementação de Referência! O que vai acontecer com ele? Não cabe a mim ou acho que ninguem que não esteja dentro da Oracle/Sun responder, talvez pudessemos perguntar pro “Pai Galo”, ou pra Mãe Diná.

Eu devo estar agora “classificado” como JavaBaby ou no máximo “What is Classpath” no GUJ, e um dos grandes motivos desta minha não tão ativa participação, mesmo admirando muito o trabalho das pessoas sérias por trás das cenas no GUJ é extatamente estas posturas como nesta thread.

Vejo discussões algumas vezes, parecendo um Forum de Futubol, onde um gosta do Corintians, outro do Palmeiras, São Paulo etc…

Poderiamos ter discussões bem mais ricas, que expusessem não só opiniões, que são extremamente pessoais, e como diria o sábio: “Existe a minha verdade, a sua verdade e o que realmente é certo!”.

Lazarotti informou o lançamento da continuidade da comunidade JBoss brasileira, e logo vem uma pedra sobre o lançamento de JBoss 6?.. Com qual motivo? Será que atrair mais usuários para Glassfish? Essa é a forma certa? Falar mal do produto/projeto X ou Y, eu não acredito muito nisso. Mas recentemente vi a revolta da comunidade OpenSolaris com o descaso da Oracle com o mesmo, algumas coisas nebulosas sobre o VirtualBox(um produto fantástico)…Já o Glassfish, espero muito que continue, nem que seja como uma RI. Quanto a ir pra produção, qualquer coisa vai pra produção, até sistemas em Clipper hoje dia estão em produção, se a empresa ou pessoas são felizes com isso, ok! Que sejam felizes, e viva a liberdade.

Eu vejo tanta “masturbação” em torno de tantos assuntos que não levam a nada, que se a mesma energia fosse dedicada para algo útil, puxa, teriamos muito conteúdo rico para apreciar…

O certo é relativo aos olhos do observador, mas um pouco mais de maturidade para abordar, mesmo assuntos numa comunidade vibrante como o GUJ, deveria ser uma boa prática.

Andre_Brito

Edgar, confesso que falei coisa errada. Eu poderia editar meu comentário lá, mas acho que não seria ético. O certo é pedir desculps e isso eu já fiz. Desculpa mais uma vez, se não adiantou a primeira vez. Mais que isso não eu não sei fazer. Uso JBoss onde trabalho, gosto do AS e minha intenção não era criar flame aqui. Falei na brincadeira, mas acho que não saiu como eu esperava.

CarlosEduardoDantas

Me lembrou o blog do Chapiewski

http://gc.blog.br/2010/03/01/programador-religioso-x-filosofo/

chun

Tudo comecou com uma informacao bombastica:

“Oracle desencoraja para grandes projetos”

Sem nenhuma referencia… e isso que fez toda a discussão aflorar… ankiewsky , acho que voce esta exagerando classificando uma discussao como “noob”, isso porque este é um forum (de discussoes) , o legal foi que esta informacao depois classificada como verdadeira, foi um grande baque para muita gente.

E detalhe , antes desta frase , NINGUEM falou a palavra GlassFish, então… o foco foi deturpado BEEEEM antes…

fredferrao

chun:

Sem nenhuma referencia… e isso que fez toda a discussão aflorar… ankiewsky , acho que voce esta exagerando classificando uma discussao como “noob”, isso porque este é um forum (de discussoes) , o legal foi que esta informacao depois classificada como verdadeira, foi um grande baque para muita gente.

E detalhe , antes desta frase , NINGUEM falou a palavra GlassFish, então… o foco foi deturpado BEEEEM antes…

Não, o foco foi deturbado bem antes, com os dois primeiros replies nonsense em um tópico de noticia sobre o novo portal da comunidade do JBoss:

e

Pronto, depois disto a noticia sobre a comunidade descambou para discussão de JBoss x Glassfish.

chun

fredferrao:
chun:

Não, o foco foi deturbado bem antes, com os dois primeiros replies nonsense em um tópico de noticia sobre o novo portal da comunidade do JBoss:

e

Pronto, depois disto a noticia sobre a comunidade descambou para discussão de JBoss x Glassfish.

Tem certeza que é nosense ? Você provavelmente não esperou o jboss 5.x por anos… como eu… , ai é tudo nosense mesmo…

Com certeza você não tem um bug ferrado no WELD (Jboss), onde eles estão a mais de 4 meses para corrigir… ai é tudo nonsense mesmo…

Eu apenas comentei a realidade…

Se a realidade é “nosense” para você… paciencia.

ankiewsky

Pessoal,

Essa thread nao vai a lugar nenhum, vamos encerrá-la?

Quanto a bugs, reclamações , se vc é usuário de JBoss Comunidade, vc pode ir no jboss.org ou jbossbrasil.org e perguntar lá.

Mas é para evitar que as pessoas não fiquem sem respostas que existem outras modalidades, recomendo dar uma lida nisto aqui:

http://blog.jkcosta.info/2010/07/jboss-community-ou-enterprise.html

E de resto, boa sorte a todos em seus projetos! E que o Santo Expedito não nos deixe nunca de nos ajudar

[]s

Edgar

Leozin

cara, é abrir qualquer tópico sobre JBoss no Noticias que o Chun dá xilique e vem na maior onda de Sun/Oracle fanboy, defendendo a unhas e dentes tudo que eles falam com um “amém” no final

novidade seria se nessa discussão não houvesse algo do gênero

mas qualquer um que acessa o GUJ está acostumado com tal situação. Só não sei porque o pessoal ainda dá trela pra gente como essa. A dica é: simplesmente ignore, porque continuar tal discussão não leva a lugar nenhum.

fredferrao

chun:
fredferrao:
chun:

e

Tem certeza que é nosense ? Você provavelmente não esperou o jboss 5.x por anos… como eu… , ai é tudo nosense mesmo…

Com certeza você não tem um bug ferrado no WELD (Jboss), onde eles estão a mais de 4 meses para corrigir… ai é tudo nonsense mesmo…

A realidade não é nosense, nosense é o local onde voce escolheu para posta-la, é disso que se esta falando.

chun

Leozin:
cara, é abrir qualquer tópico sobre JBoss no Noticias que o Chun dá xilique e vem na maior onda de Sun/Oracle fanboy, defendendo a unhas e dentes tudo que eles falam com um “amém” no final

novidade seria se nessa discussão não houvesse algo do gênero

mas qualquer um que acessa o GUJ está acostumado com tal situação. Só não sei porque o pessoal ainda dá trela pra gente como essa. A dica é: simplesmente ignore, porque continuar tal discussão não leva a lugar nenhum.

Acho que você deve estar , ou cego , ou ficando bobo…

Quem iniciou a discussão não fui eu.
Eu queria apenas a FONTE da informação…

Se nego ai se revoltou , é problema deles.

Agora se vc vive no seu mundo “amarelo do pirilito roxo” , onde OpenSource é bom prq é OpenSource… EU VOU FAZER O QUE ?

Só não venha falar besteira sem ler os posts.

chun

fredferrao:
chun:
fredferrao:
chun:

e

A realidade não é nosense, nosense é o local onde voce escolheu para posta-la, é disso que se esta falando.

OK , da proxima vez eu posto algo do Jboss no forum da NATURA , lá quem sabe seja menos nonsense.

rettori

Será que isso ainda vale?

Alessandro Lazarotti:
Luiz Aguiar:
Alessandro Lazarotti:

Ele é o representante oficial da empresa, oras. De qualquer maneira o discurso é dividido entre dimensões do projeto, e desenvolvimento versus produção. O próprio paper da Oracle http://www.oracle.com/us/products/middleware/application-server/glass-fish-product-strategy-068148.pdf reflete esta idéia na página 13:

Agora de verdade, pela terceira, a idéia deste tópico não é fazer MAIS um tópico sobre guerrilhas glassfish vs jboss ou algo do gênero. Se alguem ficou ofendido com a declaração que fiz sobre o Glassfish, me desculpe, não foi a intenção. Mas ainda é possível no GUJ postar alguma coisa sem que depois de 1 post entre em off-topics?

Criado 21 de julho de 2010
Ultima resposta 13 de jul. de 2011
Respostas 32
Participantes 14