Gostei da iniciativa, no entanto minha opinião é que estão certos em 50% e errados em 50%
pois se trata de especulação e isso é meio incerto.
Pontos que acredito ter grande chance de ocorrer:
*Construção de Arquiteturas visando o mais simples
*Equipes de trabalho distribuídas e com culturas diferentes, mas mesmo ideal.
*Integração de novas linguagens na JVM JAVA
*E algumas outras que não sei explicar mas ficou subliminarmente entendido
Pontos que acredito ter pequena chance de ocorrer:
*Nanotecnologia tendo previsões incertas: _10 anos atrás eu fazia curso técnico no SENAI e as reportagens e mídia dizia
que 10 anos seguintes, a nanotecnologia iria reinar… Hoje avançou mas não foi nem 50% do previsto.
Robôs que curam doenças e outros assuntos, acredito ser possível mas ainda está muito longe disso começar a ser feito.
No mundo caótico que estamos vivendo, duvido que os países aceitem fazer isso pois ainda há muita violência, terrorismo
e outras ameaças também no mundo virtual que são muito perigosos.
Atualmente tenho cerca de 30 anos e temo admitir que talvez eu não viva para ver a nanotecnologia entrando em ação,
baseando no fato da idade média no Brasil ir por volta de 70 a 80 anos.
*Sobre mulheres revolucionarem o mercado, principalmente em programação Java.
Acredito que isso é uma opinião que só entra para apimentar o assunto, pois a 20 anos atrás dizia-se o mesmo e olha como o mundo está hoje?
Defendo a ideia sim de que as mulheres são importantíssimas para o mercado, mas o que importa não é se entram ou não no mercado, o que importa
é se a cultura das pessoas mudam, pois caso contrário no fim da história as coisas vão continuar as mesmas ou piores.
*Sobre Java sumir do mercado, acredito que seja também para apimentar a discussão:
Java é Rank 1 no TOP de linguagens conforme o TIOBE http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html
O que muda é que novos frameworks vão surgindo. Mas acredito que possam lançar tipo um “JAVA2” ou seja uma linguagem evoluída
que permita trabalhar com os novos tipos de dispositivos mas que conserve os fundamentos e leis do JAVA atual.
Mas isso seria tipo aprender a usar mais um framework novo. Agora dizer que as linguagens mostradas no slide vão substituir Java
é um termo apelativo, pois pode ser que sim e pode ser que não, mas na minha opinião até lá acredito que já vou estar aposentado
e não precisarei me preocupar.
Essas são minhas opiniões positivas e negativas, mas parabéns pelo trabalho.