O que aconteceu com o GUJ? Explicações aqui

65 respostas
Rafael_Steil

Quem tentou acessar O GUJ, PortalJava, RSJug ou JForum.net nos últimos dias deparou-se com uma inusitada e nada agradável mensagem de erro, informando sobre problemas no servidor e a consequente indisponibilidade dos sites.

Na quinta-feira 23/03, uma falha na controladora RAID afetou os 2 HDs do servidor, resultando em perda de dados e a necessidade de configuração de uma nova máquina, além de outras tarefas administrativas relacionadas a situação.

Houve considerável perda de dados - 70 mil mensagens do fórum, 8 mil usuários e algumas dezenas de artigos. Estamos trabalhando para tentar recuperar pelo menos parte dos dados.

Todos os usuários registrados entre 25/08/2005 e 23/03/2006 devem registrar-se novamente.

O novo servidor conta com um sistema de backups automatizado.

Agradecemos a colaboração e compreensão de todos. Agora é seguir adiante e retomar o processo normal!

Equipe GUJ

65 Respostas

cv1

ouch :frowning:

Rubem_Azenha

Bom, o jeito recuperar o conteúdo perdido :frowning:

maykoninfo

:frowning:

Mauricio_Linhares

Kcta, que desastre…

Aqui, o PortalJava, o RSJUG e o site do JForum todos perdidos…

É bom começar a procurar pelo menos o pessoal que escreveu os tutoriais durante essa época pra remandar tudo pra cá né. Já to aproveitando e colando os materiais do “Hibernate 3 Avançado” aqui e os arquivos do de “Introdução ao Hibernate”.

J2Alex

O GUJ é um referência pra todos nós… é um grande pena o que aconteceu… :frowning:

Rafael_Steil

Os artigos e tutoriais nos temos, bastando apenas reinserir os registros na base de dados.

Faremos isso no decorrer dos proximos dias.

Rafael

H

Maurício Linhares:
Kcta, que desastre…

Aqui, o PortalJava, o RSJUG e o site do JForum todos perdidos…

É bom começar a procurar pelo menos o pessoal que escreveu os tutoriais durante essa época pra remandar tudo pra cá né. Já to aproveitando e colando os materiais do “Hibernate 3 Avançado” aqui e os arquivos do de “Introdução ao Hibernate”.

Como agora vou viver sem os tutoriais do GUJ!!!

zelopes

GUJ, PortalJava, RSJUG, JForum…

nossa…isso parece conspiração :cry:

uma pena…torço pra que o máximo possa ser recuperado…realmente isso tudo são referências para nós…

Z

PQP! :frowning:

bombbr

Os dados (e os participantes é claro) são a maior riqueza deste forúm…
Espero que consigam recupera-los.

[]s

marcelomartins

Bah, foi um desastre mesmo! Pelo menos está voltando…

E vamos reconstruir todo os pedaços quebrados, e voltar mais fortes ainda…

Eita! :smiley:

danieldestro

Oracle Database 10g UNBREAKABLE, em Grid neles.

heheehhehe… Tô zuando…

Uma pena a perda intelectual que tivemos. É como um cérebro que sofre um dano de um trauma em um acidente. Felizmente o cérebro consegue reconstruir as ligações sinápticas dos neurônios e reaprender várias coisas.

Bom pro GUJ! Bom pra nós!

ps: só para constar, eu perdi cerca de 400 mensagens.

Paulo_Silveira

Oi pessoal. Só para constar, ainda há chances de recuperarmos… sao pequenas, mas há.

1112

“Ouch” mesmo.

Mas o importante é recuperar os artigos e tutoriais. As mensagens, mesmo com alguns tópicos bem interessantes que serão perdidos, são o de menos. Bem, teremos de explicar o que é classpath mais algumas vezes, nada de novo aqui.

ranophoenix

:cry:

Ironlynx

Carnivore neles!!! 8) :lol:
Peraí, pegou fogo nos discos???Se pegou f…
“Controladora Maledetta”… :evil:

Fabricio_Cozer_Marti

aeeeeeeeeee guj de volta! :smiley:

[edit]
perdi 900 mensagens :cry:
[/edit]

ta mas o q importa eh q ta no ar ja

David

Perdi 400 mensagens! :shock:

Mas é isso ai. O importante é que estamos de volta…

farribeiro

Mas uma pergunta, este é o sistema de forúm mais recente?

Editado

Ainda continuo sendo viciado em GUJ!

o forúm tem alguns exceptions

Rafael_Steil

Sim, 2.1.6 eh a versao mais recente do jforum

Rafael

bush

Trocando a controladora por uma funcional?

tRuNkSnEt

Vixi …

E todos aqueles conceitos de backups? Backups diários, políticas de segurança lógica e física, desastres, terremotos, dilúvios? E aqueles conceitos de servidores imagem, planos de contingência e afins? Foram todos jogados pelos ares assim como se joga bosta nos ventiladores? AUhAUhAuhAuAH (vamos rir para não chorar)

Esse negócio de “chance de recuperação” melhor esquecer. Se “alguém” não tomou os devidos cuidados melhor deixar a bosta como está porque quanto mais meche mais ela fede.

É bem da verdade que somos uma comunidade e que – confesso - sou um grande viciado nesse sistema de pergunta e resposta intitulado fórum. Sabendo disso vamos nos agarrar em cada ponta dessa manivela e girar e girar até a engenhoca voltar a andar :).

É isso ai (…) viva os moderadores e administradores que fazem o nosso conhecimento de cada dia sem cobrar nada por isso e ainda tem de aturar chatos como eu!

Beijunda e bola para frente!

[Editado]
E foi se embora uns 600/700 posts
[/Editado]

M

:lol:

Z

Alguém tem um cache com os topicos do “Então você gostaria de um barraco?”, pra gente discutir tudo denovo?? :mrgreen:

paulohbmetal

af!!! :?

A paz!!

Luiz_Aguiar

Desculpem a pergunta idiota, não havia backup ?

Luiz_Aguiar

hehe agora que percebi, voltamos no tempo, estamos em 08 de 2005… hehhe :slight_smile:

Mas é isso galera, nada é perfeito né, realmene pela pena pela perda de dados do guj !

F

Umas 600 mensagens e uma estrelinha a menos, mas o GUJ de volta. :wink:

]['s

kuchma

Agora eh retomar o ritmo normal… ficou esquisito durante uns tres dias nao gastar alguns minutos no forum a cada 3/4h de trabalho… :slight_smile:

Marcio Kuchma

boaglio

Agora temos que olhar pra frente!

GUJ, touch the boat! :smiley:

eduardo_lopes

eu já tava com saudades… hauahauahua… vamo lá, bola pra frente!

:roll:

marcushlm

o chato eh que o sistema de busca vai ficar fraquim… imagina a quantidade de topicos interessantes que foram perdidos? :?

e sem contar minhas 300 mensagens perdidas, avatar e estrelinhas hehehe

tiagops

Não tinha backUp ? :cry:

david.laks

pelo q entendi, o backup nao funcionou… estranho :stuck_out_tongue:

eh uma pena, mto azar ^^

mas é isso ae, bola pra frente pq nao adianta ficar choramingando :smiley:

Luiz_Gustavo

Perdi 300 posts…
Não é pelo número… é pela informação que eles continham…

Kenobi

Luiz_Gustavo:
Perdi 300 posts…
Não é pelo número… é pela informação que eles continham…

Realmente é lamentavel … Backup diário talvez seja exagero, mas um quinzenal caia bem … ao menos mensal !!

Pedrosa

Que pena, fiquei uma semana de férias, acho que perdi minhas mensagens também.

rodrigoallemand

Uns perderam 300 posts, outros 500…
Eu tb perdi 400!!! mas o pior não é isso!!!
Eu quase não tinha nascido na data de retorno do bkp do GUJ!!!

Cadê o Delorean!!!
Vamos voltar e fazer um backup!!!

renatosilva

Poxa, uma pena mesmo, uma pena. Tomara que consigam recuperar as mensagens, passa um EasyRecovery ae :frowning:

oliveirarenan

Uma das gerencias do PMI é Gerência de Riscos.

Deveriamos prever eventuais perdas.

Mas torço para que o andar da carruagem continue normalmente e que a equipe do guj possa reparar as perdas q tivemos.

Boa Sorte a Todos.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

K

danieldestro:
Oracle Database 10g UNBREAKABLE, em Grid neles.

heheehhehe… Tô zuando…

Uma pena a perda intelectual que tivemos. É como um cérebro que sofre um dano de um trauma em um acidente. Felizmente o cérebro consegue reconstruir as ligações sinápticas dos neurônios e reaprender várias coisas.

Bom pro GUJ! Bom pra nós!

ps: só para constar, eu perdi cerca de 400 mensagens.

Testando… testando

jack_ganzha

Realmente uma pena ter perdido os dados. Que dor de cabeça. Mas é bom ver todos dispostos a chutar a bola pra frente. :wink:

valeuz…

J

Beleza pessoal, todos nos perdemos coisas nesse incidente que ocorreu.

Bola para frente, e vamos parar de dizer que o pessoal deveria tomar mais cuidade e talz… Todo mundo sabe disso, inclusive os donos do GUJ. Provavelmente o que menos eles precisam nesse momento e de lição de backup, controle de risco e muito menos o que é PMI.

Aos donos do GUJ, força pessoal e meu reconhecimento pelo excelênte trabalho feito até hoje.

J.E.Z

Bem eu ateh que perdi pouco, soh o meu user hehehehe :smiley:

O que eu mais lamento no fim foi o meu favoritos, que ja tava com uma boa quantidade de informações coletadas no GUJ :’(

E o mais lamentável, é que além de eu ter perdido o catálogo, essas informações nem devem existir mais aki.

Mas vamos ver pelo lado positivo, só de o GUJ ainda existir ja é uma grande coisa.

O mais importante do GUJ que são os USERS, que continuam aki. E todo o conhecimento ja postado continua disponível em seus cérebros. É só ir postando denovo.

Abraço ao pessoal do GUJ e boa sorte na reestruturação do portal.

[edit]
POST numero 1 denovo, isso eh rOx a LoT :smiley:
[/edit]

marcelo_emanoel

Caramba apesar dos pesares… estou mto feliz do GUJ ter sobrevivido a td isso… :slight_smile: ja estava começando a ter crise de abstinencia… heheheh abria o navegador e nada do guj… ::frowning: mas agora o importante é continuar com o ótimo trabalho q ja era feito. :slight_smile:

renatosilva

J.E.Z:
E todo o conhecimento ja postado continua disponível em seus cérebros. É só ir postando denovo.

No meu é que não tá, sou altamente dependente dos tópicos e vou sentir muita falta deles :smiley:

kuchma

Galera, com certeza ninguem gostaria que ocorresse o que ocorreu - entretanto como ja foi falado diversas vezes, o pessoal gasta seu tempo pessoal pra manter o site, e esse tempo nao eh remunerado.

Isso nao quer dizer que criticas nao sejam bem-vindas, muito pelo contrario. Apenas quer dizer que administradores de sistemas com tempo livre e boa-vontade tambem sao bem-vindos para ajudar. :wink:

Marcio Kuchma

A

Aew galera,

Que bom que o forum voltou em!

Que pena que so tenho uma palavra para explicar tudo isso … Aprendizes. Backup anual é foda!
Quando eu defendi a regulamentação da profissão foi justamente por isso, evitar esses script kids brincando de transformar codigo php em java.

Bom … já que perdi meu usuário criei esse outro so para poder desabafar … Flw, até nunca mais!

[Editado]
Sinceras desculpas mas que falta de cabeça em galera … fui-me!
[/Editado]

J2Alex

Aprendizes:
Aew galera,

Que pena que so tenho uma palavra para explicar tudo isso … Aprendizes. Backup anual é foda!
Quando eu defendi a regulamentação da profissão foi justamente por isso, evitar esses script kids brincando de transformar codigo php em java.

Bom … já que perdi meu usuário criei esse outro so para poder desabafar … Flw, até nunca mais!

[Editado]
[/Editado]

Já foi tarde…

Ironlynx

Pq vc não fala o mesmo da RoseHosting que é um provedor grande, coisa e tal…?A falha dela foi grotesca.Imagine um cliente coorporativo que dependa da base… :evil:

Rafael_Steil

Ironlynx:

Pq vc não fala o mesmo da RoseHosting que é um provedor grande, coisa e tal…?A falha dela foi grotesca.Imagine um cliente coorporativo que dependa da base… :evil:

Na verdade a rose nao pode ser culpada, uma vez que eles oferecem sistema de backup, o qual nos nao haviamos contratado.

Rafael

peron

Tudo bem, pode-se dizer que não culpa-los é uma premissa válida, porém, pensando mercadologicamente (sou estudante de marketing), se esses caras fizessem backup dos dados do guj, mesmo com o serviço não contratado, e, tivessem esses dados agora, poderiam até cobrar por isso. e não seria pelo valor, e sim um cliente super satisfeito, que não perdeu seus dados e indicaria-os para muitos outros, e os usuarios também, sabendo da qualidade do serviço prestado (quantos usuarios o guj tinha mesmo?) e, consequentemente, nós aqui fariamos uma vaquinha para bancar esse custo.

Mas isso é só uma observação… eu fiquei muito feliz quando vi que meu usuário não precisou ser recriado, e, que todos estão animados em colocar o conteudo novamente (tutoriais, etc…) …

Meu, falando serio, tava ficando histérico quando digitava o guj e nao entrava…

O pessoal aqui até brincou que eu que derrubei o site do guj, de tanto acessar :lol: :lol: :lol:

Quero parabenizar a equipe que faz um portal fantástico que esta me ajudando e muito no aprendizado desta poderosa ferramenta.

Abraços

thaiz_cr

Ola Pessoal!!!

Poxa, tbm já tava ficando triste de não acessar o GUJ nesses dias!!!
Foi uma pena mesmo, mas agora é bola p/ frente, começando pelo novo regitro…perdi meu usuário, :stuck_out_tongue:

[]´s a todos!!!

Grinvon

Mas que bom que está voltando, mesmo com as perdas.

marcelomartins

Aprendizes:
Aew galera,

[Editado]
[/Editado]

Hehe… foi perdido muitas mensagens, mas a melhor parte do GUJ nunca se perde :slight_smile:

R

Tive que me cadastrar denovo :frowning: ! Adoro esse forum… mas que mancada hem :? Perdi todas as minhas mensagens… tinha umas 150
Bom… bola pra frente… o site de vcs é otimo e naum vou deixar de usar e tentar contribuir por causa disso.
Abraços.

ramilani12

Hehheheh eu tentando logar … :twisted: com a minha senha de 6 meses atrás … :oops:

Depois de 20 minutos caiu a ficha que recuperam o backup…

bola p/ frente !

bush

Boa notícia galera, hoje trocaram as controladoras dos HDs do servidor do GUJ por controladoras funcionais e conseguiram recuperar todas as mensagens perdidas.

Demorô, mas conseguiram !!! :shock: :mrgreen:

[ ]'s

Mauricio_Linhares

bush:
Boa notícia galera, hoje trocaram as controladoras dos HDs do servidor do GUJ por controladoras funcionais e conseguiram recuperar todas as mensagens perdidas.

Demorô, mas conseguiram !!! :shock: :mrgreen:

[ ]'s

Se isso foi uma piada, foi de péssimo gosto :evil:

A quantidade de usuários e as minhas mensagens continuam as mesmas de meses atrás.

Cocota

Perdi tudo também.
Mas quem sou eu? um nada, então perdi nada.

Num gostei muito deste comentário abaixo:

Que pena que so tenho uma palavra para explicar tudo isso ...... Aprendizes. Backup anual é foda! 

Bom ...  que perdi meu usuário criei esse outro so para poder desabafar ... Flw, até nunca mais!

Exagerado d+ esse rapaz.
Até parece que ele nunca fez uma merda que o fez aprender.

Como todo revoltado, foi embora.
:roll:

danieldestro

Aproveitando. Quando é enviado email de notificação do GUJ, de tópicos paginados, a URL vem errada:

Em vez de:

http://www.guj.com.br/posts/list/92/29765.java

Vem:

http://www.guj.com.br/posts/list/9229765.java

Rafael_Steil

Isso eh um bug do jforum 2.1.6… ja esta arrumado no cvs.

Rafael

danieldestro

danieldestro:
Aproveitando. Quando é enviado email de notificação do GUJ, de tópicos paginados, a URL vem errada:
Em vez de:
http://www.guj.com.br/posts/list/92/29765.java
Vem:
http://www.guj.com.br/posts/list/9229765.java

Ainda não foi arrumado no GUJ! :frowning:

renatosilva

É verdade

bebad

:evil:
que merda eim…

O esquema era fazer um servidor só para uploads de arquivos do GUJ, tutoriais e etc, tipo um TomCat separado…
ai colocava lá só as coisas mais importantes, tutoriais aprovados, materiais e cursos… :roll:

no que precisarem, estou disponivel.

[]s a comunidade.

Criado 26 de março de 2006
Ultima resposta 18 de jan. de 2007
Respostas 65
Participantes 50