Oracle começa a cobrar pelo plug-in ODF

127 respostas
king_of_gods

SÃO PAULO ? A Oracle começou a cobrar pelo plug-in ODF para Microsoft Word, criado pela Sun para importar e exportar arquivos Open Document Format.

Clientes e usuários que acessarem o site do complemento, que era distribuído gratuitamente, ainda vão encontrar a frase ?Get it now: Free?, mas, ao clicarem no link, vão encontrar um aviso de cobrança no valor de US$ 90 por usuário.

Além disso, a empresa oferece uma modalidade de suporte não obrigatório com duração de um ano e custo de US$ 19,80 por usuário. Além disso, só é possível adquirir o plug-in em quantidades acima de 100 licenças, criando um valor mínimo obrigatório de US$ 9 mil.

O complemento, disponível desde 2007, era distribuído gratuitamente para clientes e usuários e ajudou a popularizar o formato ODF.

Fonte: Info

Estava demorando…

127 Respostas

deniswsrosa

Eu havia submetido a mesma notícia, e sinceramente esse produto não vi o sentido de se tornar pago, ainda mais 90 obamas, se a intenção é popularizar o ODF esse com certeza foi um passo pra trás.

sim… eu estou me tornando uma viúva da sun.

UMC

Só faltava essa por enquanto…

A Oracle já esta cavando a cova pro JAVA e derivados!

vlw

juniorsatanas

VIVA O CAPITALISMO… a JVM VAI SER 1 REAL, eu uso a OpenJVM mesmo … ahahha

UMC

juniorsatanas:

VIVA!!!

E se o suporte acabar pro OpenJVM !?!? rsrs
100% Oracle!
:smiley: :smiley:

vlw

saulods

E pessoal, ondem isso vai parar ? ou está apenas começando? em outro post, perguntei sobre o Mysql ? até agora só vi o logo da oracle no rodapé !!!

1

agora que ela eh dona do mySql acho q ela nao vai querer mta concorrencia com o seu banco de dados principal ($$$)

eh acho bom comecar a migrar pra outro banco :twisted:

UMC

agora que ela eh dona do mySql acho q ela nao vai querer mta concorrencia com o seu banco de dados principal ($$$)

errado quem não já fez isso!
O MySQL já esta enterrado a 7 palmos!

vlw

saulods

Pessoal, o postgree tem algum “rabo preso com a oracle ?” ( desulpe minha ignrancia ).

juniorsatanas

O MySQL já esta enterrado a 7 palmos! 2

mchiareli

A Microsoft adorou essa, agora que o ODF vai pro brejo mesmo…rsrs

josenaldo

Sabe o que é foda?

É que não podemos fazer absolutamente NADA a não ser boicotar a oracle. Claro que isso não vai ter impacto nenhum, pois meu chefe, que é quem tem a grana pra comprar, não vai boicotar. :frowning:

Alguém aí tem alguma idéia do que podemos fazer? Podem me dizer se a comunidade tem força pra fazer alguma campanha contra isso?

Abraços

Diabo_Loiro

estudar c# e escala/rails ser flexível dependendo da merda e so ir trabalhar com algo diferente.

O mais legal e que como java e relativamente difícil e bem simples de aprender profundamente outra linguagem, em algums meses alguem que programa bem em java e conhece o funcionamento domina c#, não a preocupação sobre esse caso agora que da dó e pena de ver essas merdas… pq acho que quase todo mundo que escolheu java e que freqüenta esse forum ou seja tem a manha de entrar todo dia nele e estar antenado com o mundo java tem um certo “amor” pela liguagem e como se agente observasse aguem destruindo nossas coisas pessoais.

mais eu acredito que eles so vão fazer essas coisas toscas mesmo.

pois por exemplo eu estava conversando com um amigo na IBM o motivo de ter dado tanta briga entre outras coisas para completar a compra e que as licenças Apache e Sun são muito antigas… por exemplo eles não poderão licenciar o java senão a IBM ia falir quase tudo na ibm e baseado em java pois quando foi feito foi baseado nas licenças da sun… imagine quantos bilhoes todo mundo inclusive orgãos governamentais etc… que usão java tiverem que pagar milhoes por ele sendo ja estava sendo usado a anos.

o resto do mundo não ia deixar a oracle fazer o que quiser tão facil.

josenaldo

Sair do Java pro C# é largar o cão pra abraçar o capeta.

Bem, sinceramente, vou esperar muito antes de investir em qualquer coisa da Oracle. Scala e Rails são bem mais atraentes, no momento.

G

Caramba, só pq a Oracle anunciou cobrança de um produto, ja estão matando o java e o mysql. O pessoal aqui viaja muito hein. Bom mesmo era Sun né, que dava tudo de graça e foi pro brejo.

M

1 de abril:

E desde quando eles são concorrentes? São dois mercados distintos. Você acha que se não existisse MySQL alguém iria comprar o Oracle? Tanto que a Oracle está melhorando o MySQL.

Foi a mesma coisa da Sybase quando comprou o Watcom, que hoje é o Sybase Anywhere e os dois convivem bem.

pedroroxd

ihhhh começo, tinha demorado!!!

Adelar

Vamos fazer uma vaquinha e comprar o código da Oracle… :smiley:

pedroroxd

É… se cada um do guj der 1000 reais, talvez agente consiga algumas coisas…

saulods

essa fooi boaa

saulods

marcosalex:
1 de abril:

E desde quando eles são concorrentes? São dois mercados distintos. Você acha que se não existisse MySQL alguém iria comprar o Oracle? Tanto que a Oracle está melhorando o MySQL.

Foi a mesma coisa da Sybase quando comprou o Watcom, que hoje é o Sybase Anywhere e os dois convivem bem.

VC acha que essas melhora pode ser para competir com o MS SQL Server ?

K

Olha, o que estou achando mais engraçado é a Microsoft dizer que a equipe do WordPad está preocupado com o Google Docs que fez uma régua para dar mais visual no editor online deles.

Bom, o Java logo, logo vem uns truques na manga para a Oracle faturar, se tá cobrando por um plugin, piolho de software, imagina pelo Java que é o Filé Mignon.

K

Vamos lá, chutando valores para os produtos que poderão ser “cobrados”, e acho que pode ser estes valores, cada um de o seu palpite, é da Oracle e ela pode cobrar, tem todo o direito e é justo, pagou por eles.

Java SDK Basic - Free (Api’s limitada, não compila algumas por limitação da versão)
Java SDK FULL - $2.500,00 (Por desenvolvedor)
JRE - 100,00 (Download) pagamento via paypal.

NetBeans IDE 7 - Basic - Free
NetBeans Enterprise 2010 Full - $3,500.00

Mysql Basic LE - Free (50 registro por tabela, sem multi select, sem order by, sem left join, right join, apenas uma tabela);
Mysql Enterprise Full - $3.200,00

VirtualBox LE - Free (Uma máquina virtual com 64MB de RAM e 512MB de HD - SOMENTE WINDOWS 95)
VirtualBox FULL - $3000,00

Bom, só estes produtos que me lembro que eram da finada SUN, se tiver outros, estes valores são apenas chutes, não vou ficar surpreso em ver preços no que era gratuito antes, rsss.

MauNunes

Concordo.
Na boa, enquanto uns dão diversas ferramentas de graça, empresas desenvolvem softwares para serem vendidos por milhões de reais. Não seremos hipócritas, a ponto de ficarmos todos revoltados porque a Oracle comprou a Sun e esta combrando por um produto. Aposto que qualquer um que estivesse no lugar de algum executivo da oracle faria a mesma coisa. Afinal de conta ninguem faz nada de graça.
Mas já vocês reclamam tanto, porque não tornam o trabalho de vocês “open work”.

Malkav.Felipe

O LOCO BIXOOO!!!

Olha o preço da licença de UM PLUGUIN! :shock: (que é preciso comprar 100 de uma vez só)

Mas que droga hein :roll:

maior_abandonado

saulods:
marcosalex:
1 de abril:

VC acha que essas melhora pode ser para competir com o MS SQL Server ?

se não existisse mysql, quem deixaria de usa-lo também não usaria sql server… há quem use mysql no lugar de sql server apesar de ser bem pouca gente usando mysql em .net ou trocando umbanco pelo outro, mas quem for largar um mysql e pagar por um BD paga logo por um oracle…

quanto ao enterro do mysql que estão dizendo ai essa noticia comprova o contrario… a maior vantagem do mysql pela fama que ele sempre teve, foi de ser um banco leve e rápido, então um aumento de 200% onde ja é rápido não é pouca coisa…

quanto ao java, seria ridiculo a oracle cobrar por licensas de JDK ou JRE como estão dizendo, isso afundaria o java, se até eu ou a maioria aqui sabe, quanto mais quem conhece do negocio (a oracle), cobrar pelo java seria como cobrar pelo flash ou mesmo pelo .net framework (se nem a microsoft faz isso acham mesmo que a oracle vai fazer?)

não sei nem por que eu respondo esse monte de troll…

agora quanto a noticia do tópico… isso é realmente lamentável… muito mesmo… a unica possível vantagem disso seria tenta fazer o pessoal baixar um open office que é gratuito ao invés de usa o plugin para o office que esse pessoal já tem… mas se for isso ainda acho uma pena…

josenaldo

Me desculpem, mas esse negócio da Oracle sair cobrando por ai não é justo não.

Muita gente adotou esses projetos, não por serem de graça, mas por serem open source. Se permitirem que a Oracle compre e feche tudo o que ela quiser, sabe o que vai acontecer? Lembram do IExploder? Do media Player? Pois é. Eles vãomatar a inovação e nos manter reféns.

Software livre não quer dizer que precisa ser de graça. A Sun não soube granhar dinheiro com Open Source, mas existem empresas que ganham. Red Hat está aí pra mostrar isso. Os modelos podem conviver. O que não pode acontecer é um modelo onde eu, que raleitanto pra estudar Java justamente pra não ficar refem da Microsoft, agora virar refém da Oracle.

Desculpa, o mundo pode ser capitalista, mas não precisa ser filho da puta.

Felagund

Corram para as colinas

meu deus quanto fanatismo, minha nossa eu vi aqui nessa Thread por causa de UM plugin, que garanto que logo logo alguem desenvolve outro open source, jã noticiaram a falencia do java, jã noticiaram a falencia do MySQL, já disseram que não vale mais a pena investir no Java e no MySQL… Sinceramente pessoal deixem de achismos, esse pensamento é justamente o que leva uma empresa a descontinuar um produto, imagine se a oracle quiser ver como esta a aceitação do mysql e visse algo no estilo “migre para outro banco” diversas vezes? Eu descontinuaria o projeto.

Concordo que 90 doletas por um plugin é piada ne, tão parecendo a M$.

UMC

Felagund:
Corram para as colinas

meu deus quanto fanatismo, minha nossa eu vi aqui nessa Thread por causa de UM plugin, que garanto que logo logo alguem desenvolve outro open source, jã noticiaram a falencia do java, jã noticiaram a falencia do MySQL, já disseram que não vale mais a pena investir no Java e no MySQL… Sinceramente pessoal deixem de achismos, esse pensamento é justamente o que leva uma empresa a descontinuar um produto, imagine se a oracle quiser ver como esta a aceitação do mysql e visse algo no estilo “migre para outro banco” diversas vezes? Eu descontinuaria o projeto.

Concordo que 90 doletas por um plugin é piada ne, tão parecendo a M$.

Eu aposto contigo que as afirmações vão se concretizar!
Pode demorar vai vai acontecer!
Vai surgi um novo JAVA!

vlw

J

Concordo plenamente ahuahau

Kenobi

Bom a comunidade sempre tem a opção de apoior o desenvolvimento de projetos como o OpenJDK - http://openjdk.java.net/

Produto a Oracle tem o direito de cobrar. Na minha opinião vai te uma JVM Developer que não é paga e uma Enterprise, otimizada com junção do JRockit, essa sim paga.

Essa é a política da Oracle, não cobrar de desenvolvedores e cobrar da companhia em produção, que tem grana pra bancar e ganha grana com a plataforma (ROI), nada mais justo.

Quanto as empresas de vocês aqui faturam em cima de aplicações sob a JVM ? Resposta : Nenhuma mede TCO e ROI praticamente e não sabem ! Mas se o core business é apoiado na mesma, logo um % consideravel é inerente aos produtos que hoje a Oracle detém a propriedade e vai cobrar por isso e eu faria o mesmo.

Desculpem-me a sinceridade, mas o Jonathan Schwartz’s afundou a SUN, era um imbecil e o tio Larry sabe sim ganhar dinheiro. Quem já trabalhou de perto com as duas empresas, sabe bem a diferença estratégica entre uma e outra, nem dá pra começar a comparar…Sun era virgem perto da Oracle.

J

UMC:
juniorsatanas:

VIVA!!!

100% Oracle!

vlw

Muitas outras empresas dependem do Openjdk para criar suas proprias jvms. A oracle não é a única a dar suporte para ele, não se preocupe.

J

Diabo Loiro:
estudar c# e escala/rails ser flexível dependendo da merda e so ir trabalhar com algo diferente.

O mais legal e que como java e relativamente difícil e bem simples de aprender profundamente outra linguagem, em algums meses alguem que programa bem em java e conhece o funcionamento domina c#, não a preocupação sobre esse caso agora que da dó e pena de ver essas merdas… pq acho que quase todo mundo que escolheu java e que freqüenta esse forum ou seja tem a manha de entrar todo dia nele e estar antenado com o mundo java tem um certo “amor” pela liguagem e como se agente observasse aguem destruindo nossas coisas pessoais.

mais eu acredito que eles so vão fazer essas coisas toscas mesmo.

pois por exemplo eu estava conversando com um amigo na IBM o motivo de ter dado tanta briga entre outras coisas para completar a compra e que as licenças Apache e Sun são muito antigas… por exemplo eles não poderão licenciar o java senão a IBM ia falir quase tudo na ibm e baseado em java pois quando foi feito foi baseado nas licenças da sun… imagine quantos bilhoes todo mundo inclusive orgãos governamentais etc… que usão java tiverem que pagar milhoes por ele sendo ja estava sendo usado a anos.

o resto do mundo não ia deixar a oracle fazer o que quiser tão facil.

Aprender qualquer linguagem de programação não é tarefa difícil não. E detalhe: java é != c#, completamente mesmo.

Luca

Olá

Só um adendo para falar uma coisa que todo mundo já sabe a algum tempo e eu mesmo já escrevi aqui no GUJ:

Todos os técnicos que criaram o MySQL e trouxeram até os dias de hoje, já sairam da Oracle. Os principais criaram uma outra empresa e já lançaram o MariaDB usando a mesma base e código do MySQL.

[]s
Luca

UMC

juliocbq:
UMC:
juniorsatanas:

VIVA!!!

100% Oracle!

vlw

Muitas outras empresas dependem do Openjdk para criar suas proprias jvms. A oracle não é a única a dar suporte para ele, não se preocupe.

Hum bacana então!
Que notícia boa essa!
:smiley:
vlw

UMC

Luca:
Olá

Só um adendo para falar uma coisa que todo mundo já sabe a algum tempo e eu mesmo já escrevi aqui no GUJ:

Todos os técnicos que criaram o MySQL e trouxeram até os dias de hoje, já sairam da Oracle. Os principais criaram uma outra empresa e já lançaram o MariaDB usando a mesma base e código do MySQL.

[]s
Luca

Isso vai acontecer com o JAVA também!

vlw

J

Luca:
Olá

[]s
Luca

Essa postura da Oracle realmente é muito esquisita. Quando falamos de capitalismo, falamos de inteligência também. Não é nem um pouco inteligente desacreditar o mercado dessa maneira.

fredferrao

Realmente o fanatismo, achismo, e tudo mais com ismo, ta dominando o tópico.
Ta parecendo aqueles paises muçulmanos, tem la uma multidão, ai um cara da um grito ou solta um peido :shock: , todo mundo entra em panico e um monte morre pisoteado. Aff! A coisa aqui ta proxima disso.

Corram para as colinas++

M3g4d3th

fredferrao:
Ta parecendo aqueles paises muçulmanos, tem la uma multidão, ai um cara da um grito ou solta um peido :shock: , todo mundo entra em panico e um monte morre pisoteado. Aff! A coisa aqui ta proxima disso.

Corram para as colinas++

Hahahaha que preconceito com os muçulmanos…

K

Qual seria o novo nome do Java se a Oracle não permitisse que usem a palavra Java para a comunidade Open Source?

• jNew
  • jCross
  • Jaspion
  • jOpen
  • Jemeba
  • Javul
  • Javali

Pensei nestes nomes, acho que o certo seria explorar melhor o OpenJDK e dar bons feedbacks, eu larguei mão do netbeans, não vejo ele de graça por muito tempo.

J

M3g4d3th:
fredferrao:

Corram para as colinas++

e coloca preconceito nisso.

fredferrao

M3g4d3th:
fredferrao:

Corram para as colinas++

Só se for da sua parte. É apenas uma constatação. Um fato, onde viu o preconceito? Onde houve um PRÉ - conceito?? Falem por favor??? Ou voce nega que este tipo de coisa não é comum nos paises muçulmanos como india, palestina etc.

j0nny

Quanto flame por causa de um plugin começar a ser cobrado :?
Tá certo que, na minha opinião, a Oracle nc devia ter o Java nas mãos, mas ela tbm não vai extinguir o Java assim ou sair cobrando o olho da cara.

J

fredferrao:
M3g4d3th:
fredferrao:

Corram para as colinas++

Só se for da sua parte. É apenas uma constatação. Um fato, onde viu o preconceito? Onde houve um PRÉ - conceito?? Falem por favor??? Ou voce nega que este tipo de coisa não é comum nos paises muçulmanos como india, palestina etc.

me desculpe mas é muito preconceito mesmo. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Não vamos misturar cor, raça ou credo em um debate de empresas. Numa boa mesmo.

fredferrao

juliocbq:
fredferrao:
M3g4d3th:
fredferrao:

Corram para as colinas++

me desculpe mas é muito preconceito mesmo. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Não vamos misturar cor, raça ou credo em um debate de empresas. Numa boa mesmo.

Novamente só se for da sua parte.
Mas pense o que quiser, como disse ninguem é obrigado a concordar com o SEU preconceito.

Mas se preferir, para o bem da sua alma, altero o disse para algo assim: “Tao paracendo aqueles paises onde tem aquelas aglomerações religiosas, e entao com algum alarde qualquer a multidão entra em panico e um monte morre pisoteado”.

“O preconceito mora na mente, quem quer ver preconceito ve até onde ele nao existe”

1

os muculmanos podem ate se concentrar em multidoes,
mas com certeza eles se reunem de uma forma mto mais organizada do que mtas outras manifestacoes existentes por ai…
ou sera que ninguem peida nas multidoes no vaticano,
na 25 de março… dentro de um busao lotado :lol:

Luca

Olá

1 de abril:
mas com certeza eles se reunem de uma forma mto mais organizada do que mtas outras manifestacoes existentes por ai…

O que tem isto a ver com ODF? Amigos, vamos voltar ao tema do tópico. Quem não tem nada para contribuir não precisa escrever só para queimar seu filme.

[]s
Luva

J

Luca:
Olá

1 de abril:

O que tem isto a ver com ODF? Amigos, vamos voltar ao tema do tópico. Quem não tem nada para contribuir não precisa escrever só para queimar seu filme.

[]s
Luva

não tem nada haver mesmo. Se o objetivo é popularizar o odf, acho que a oracle agiu de maneira contrária.

L

tem loko pra tudu " 1 de abril" deve ser zuera msm desse muleke!!

1

Luca:
Olá

1 de abril:

[]s
Luva

bom que eu saiba… o topico nao foi um questionario de perguntas e respostas… isso eh uma discussao, formada por todas as respostas contidas no topico, cada pagina, entao se alguem nao entendeu o q eu quis dizer sobre o preconceito que foi abordado, eh q nao eh a melhor forma incluir religiao no meio (interpretacao ajuda as vezes)

Oracle começa a cobrar pelo plug-in ODF - legal eu nao vou comprar mesmo :roll:

king_of_gods

A questão não é se vamos comprar ou não. A questão é que a politica de cobrança de ferramentas até então free pode se espalhar por outras ferramentas.

Imagina você na semana que vem for baixa ro MySql e descobrir q ele vai ser cobrado? Ou o Virtual Box? NetBeans? E afins…

Pode ser que ela não venha taxar ferramentas da plataforma JAVA, mas isso já é um alerta para toda a comunidade a procurar alternativas.

fredferrao

Bom peço desculpa a todos, infelismente o meu post foi usado para descambar de vez com o tópico.
Num mundo preconceituoso qualquer palavra é um perigo. Entao perdao aos demais.

Continuemos com o topico. Plugin ODF?? Qua diaxo é isso? Alguem realmente usa isto??? O que vejo é o contrario, todos mundo salva como *.doc, pelo menos aqui na empresa.

josenaldo

Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.

Resultado: boa parte da comunidade tem que GASTAR (com Oracle ou não) por causa da Oracle. Pra quem adotou Netbeans por causa do custo, vai ser ótimo!

Pra vocês terem uma idéia de como o mercado funciona, participo de um projeto que vai ser feito em Flex (mesmo com Flex Builder sendo pago). Dentre as opções iniciais de tecnologia RIA, nem incluiram o Java FX por causa da incerteza que existe sobre o futuro dela.

Vocês acham que isso não vai acontecer com Mysql?

Cada vez que a Oracle pega uma tecnologia free e passaa cobrar, o mercado começa a temer pelo futuro do Java e do Mysql.

E nem adianta falar em fork. Mais de 90% dos projetos opensource, segundo o sourceforge, são mantidos apenas pelos proprios criadores. Se este sai do projeto, ele morre. E o fork, normalmente, só dá certo se o criador se envolve.

Sobre o Mysql, acho sim que ele vai morrer com o tempo. E que o Maria DB vai ocupar o seu lugar.

J

king_of_gods:
1 de abril:

Oracle começa a cobrar pelo plug-in ODF - legal eu nao vou comprar mesmo :roll:

A questão não é se vamos comprar ou não. A questão é que a politica de cobrança de ferramentas até então free pode se espalhar por outras ferramentas.

Imagina você na semana que vem for baixa ro MySql e descobrir q ele vai ser cobrado? Ou o Virtual Box? NetBeans? E afins…

Pode ser que ela não venha taxar ferramentas da plataforma JAVA, mas isso já é um alerta para toda a comunidade a procurar alternativas.

Eu nem me preocuparia com isso. Se a Oracle passar a comercializar esses produtos passo a usar outros sem o menor problema, inclusive posso desenvolver em outras linguagens sem o menor problema.

J

josenaldo:
Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.

Resultado: boa parte da comunidade tem que GASTAR (com Oracle ou não) por causa da Oracle. Pra quem adotou Netbeans por causa do custo, vai ser ótimo!

Pra vocês terem uma idéia de como o mercado funciona, participo de um projeto que vai ser feito em Flex (mesmo com Flex Builder sendo pago). Dentre as opções iniciais de tecnologia RIA, nem incluiram o Java FX por causa da incerteza que existe sobre o futuro dela.

Cada vez que a Oracle pega uma tecnologia free e passaa cobrar, o mercado começa a temer pelo futuro do Java e do Mysql.

E nem adianta falar em fork. Mais de 90% dos projetos opensource, segundo o sourceforge, são mantidos apenas pelos proprios criadores. Se este sai do projeto, ele morre. E o fork, normalmente, só dá certo se o criador se envolve.

Sobre o Mysql, acho sim que ele vai morrer com o tempo. E que o Maria DB vai ocupar o seu lugar.

Realmente é muito custoso sim. Mas como profissionais esse tipo de mudança não deve nos afetar. Morre uma tecnologia, mas existem n outras disponíveis.

M3g4d3th

fredferrao:
juliocbq:
fredferrao:
M3g4d3th:
fredferrao:

Corram para as colinas++

Novamente só se for da sua parte.
Mas pense o que quiser, como disse ninguem é obrigado a concordar com o SEU preconceito.

Mas se preferir, para o bem da sua alma, altero o disse para algo assim: “Tao paracendo aqueles paises onde tem aquelas aglomerações religiosas, e entao com algum alarde qualquer a multidão entra em panico e um monte morre pisoteado”.

“O preconceito mora na mente, quem quer ver preconceito ve até onde ele nao existe”

Caramba velho que preconceito de novo com culturas diferentes, países diferentes… pow mano… feroz isso. =/
:cry: :frowning:

deniswsrosa

Com tanta discussão boba ja tá me dando saudade dos flames do thiagosc pelo menos dava pra tentar extrair alguma coisa!

Agora, não existe essa de jre, java ser pago, pior ainda o netbeans ser pago, se isso acontecer eu mesmo vou ser um dos primeiros a trabalhar em um fork.Isso se eu já não fizer isso com esse plugin.

Sobre a notícia, não acho que seja motivo pra começarem a correr pras colinas, mas esse pra mim foi um dos primeiros erros da oracle além de aumentar o preço da certificação. Pois essa atitude só vai fazer com que os formatos privados da microsoft continuem com sua soberania.

oracle–;

josenaldo

juliocbq:
josenaldo:

Realmente é muito custoso sim. Mas como profissionais esse tipo de mudança não deve nos afetar. Morre uma tecnologia, mas existem n outras disponíveis.

O problema é que esse tipo de mudança afeta. E muito!

Existe um custo de estudo para o profissional. E para a empresa, existem n custos para mudar uma tecnologia. Não é a toa que muita empresa ainda usa Cobol.

O problema existe quanto uma empresa OBRIGA todas as outras a mudarem apenas para que ela tenha lucro. Isso PREJUDICA outras empresas, pois elas gastam sem ganhar nenhum benefício, apenas são obrigadas a reinventar a roda. Até a MS aprendeu e parou de obrigar seus desenvolvedores a reescrever todo o sistema a cada versão do visual studio.

E sobre haver outras tecnologias, não é tão simples assim. Não existe no mercado outro plugin para ODF do MS Office. Agora, alguém vai ter que fazer. E ainda se arriscar a ser processado por quebra de patente, direito autoral ou coisa parecida. Ou seja a comunidade pode ficar sem opções e ser obrigada a pagar. Resultado: ODF vai ter mais problemas para ser aceito.

J

josenaldo:
juliocbq:
josenaldo:

O problema é que esse tipo de mudança afeta. E muito!

Existe um custo de estudo para o profissional. E para a empresa, existem n custos para mudar uma tecnologia. Não é a toa que muita empresa ainda usa Cobol.

O problema existe quanto uma empresa OBRIGA todas as outras a mudarem apenas para que ela tenha lucro. Isso PREJUDICA outras empresas, pois elas gastam sem ganhar nenhum benefício, apenas são obrigadas a reinventar a roda. Até a MS aprendeu e parou de obrigar seus desenvolvedores a reescrever todo o sistema a cada versão do visual studio.

E sobre haver outras tecnologias, não é tão simples assim. Não existe no mercado outro plugin para ODF do MS Office. Agora, alguém vai ter que fazer. E ainda se arriscar a ser processado por quebra de patente, direito autoral ou coisa parecida. Ou seja a comunidade pode ficar sem opções e ser obrigada a pagar. Resultado: ODF vai ter mais problemas para ser aceito.

Tem custo sim claro. Mas comprar a camisa da tecnologia é um erro fatal pelos mesmos motivos que você citou. É isso que eu quero dizer. Se por acaso o netbeans for comercializado, espero que a oracle lucre muito, pois eu poderia mudar de ide sem problemas, e até de linguagem. Eu estou falando como profissional e funcionário, não como empresário.

italomaia

Josenaldo, lembrando que tem também o python como opção =D

benflodin

Se a Sun cobrasse eu pagaria! acho que devemos tomar iniciativas e promover algo como um MariaDB Day #WIN

josenaldo

Muito bem lembrado, Italo.

Já cheguei a brincar com Python. Na época estava me decidindo entre Python e Ruby pra estudar. Acabei decidindo pelo Ruby por uma necessidade de projeto. Mas Python ainda está em minha fila de espera. rsrsr

M

Calma, Josenaldo! Você está entrando em desespero! heheheh

A Oracle não vai cobrar pelo OpenOffice e nem vai te impedir de salvar seus arquivos do OpenOffice pra .doc ou pra .docx. O que ela está cobrando é para um plugin do MS-Office que faz o caminho inverso. Normal, já que quem tem MS Office paga por ele e empresas que querem comunicar com outra suíte, paguem pra isso também. Isso é bom porque vai capitalizar a divisão da Oracle responsável pela suíte sem que ela mesma seja paga.

O próprio Eclipse está cheio de plugins proprietários e nem por isso vejo desenvolvedores cortando os pulsos :lol:

Quanto ao Netbeans, a Oracle também já afirmou que ele continuará gratuito e aberto. Até o jDeveloper hoje em dia está comuma licença mais permissiva…E o MySQL já saiu ganhando com a aquisição, conforme o outro post aqui no GUJ e calando os profetas do caos que até estão inventando preços agora…

A Oracle não investe bilhões em uma tecnologia pra matá-la, senão era só deixar do jeito que estava que a Sun já estavamorrendo mesmo…E dada as dezenas de aquisições que a empresa já fez, nenhum produto saiu perdendo com elas.

E é bom lembrar que as ferramentas da Oracle SEMPRE foram gratuitas pra desenvolvedores, muito antes de qualquer empresa fazer qualquer coisa pra ajudar.

J

marcosalex:
Calma, Josenaldo! Você está entrando em desespero! heheheh

A Oracle não vai cobrar pelo OpenOffice e nem vai te impedir de salvar seus arquivos do OpenOffice pra .doc ou pra .docx. O que ela está cobrando é para um plugin do MS-Office que faz o caminho inverso. Normal, já que quem tem MS Office paga por ele e empresas que querem comunicar com outra suíte, paguem pra isso também. Isso é bom porque vai capitalizar a divisão da Oracle responsável pela suíte sem que ela mesma seja paga.

O próprio Eclipse está cheio de plugins proprietários e nem por isso vejo desenvolvedores cortando os pulsos :lol:

Quanto ao Netbeans, a Oracle também já afirmou que ele continuará gratuito e aberto. Até o jDeveloper hoje em dia está comuma licença mais permissiva…E o MySQL já saiu ganhando com a aquisição, conforme o outro post aqui no GUJ e calando os profetas do caos que até estão inventando preços agora…

A Oracle não investe bilhões em uma tecnologia pra matá-la, senão era só deixar do jeito que estava que a Sun já estavamorrendo mesmo…E dada as dezenas de aquisições que a empresa já fez, nenhum produto saiu perdendo com elas.

E é bom lembrar que as ferramentas da Oracle SEMPRE foram gratuitas pra desenvolvedores, muito antes de qualquer empresa fazer qualquer coisa pra ajudar.

Rapaz, você tem razão. Se alguém tem que pagar pelo ms office, então que o ms office pague para exportar para o openoffice. É uma visão interessante.

J

Muito bem lembrado, Italo.

Já cheguei a brincar com Python. Na época estava me decidindo entre Python e Ruby pra estudar. Acabei decidindo pelo Ruby por uma necessidade de projeto. Mas Python ainda está em minha fila de espera. rsrsr

Claro, com certeza. O que não falta é ferramenta. Eu já tenho duas linguas para aprender. D e Python. Andei compilando umas brincadeiras em python para o .net. Ele funciona bem legal.

sergiotaborda

josenaldo:

Na boa, o mysql não é assim tão bom para merecer tanta preocupação.
O MySQL foi , passado, bom para web porque não era transcional. Portais podiam muito bem usá-lo e era leve para essa finalidade, mas apenas para essa. O motor transacional não é otimizado assim. E nesse cenário o Postgres é melhor.
O PostgreSQL nasceu como um concorrente do Oracle e o é até hoje. É o melhor banco de dados de entre todos eles, pagos ou não.
Apenas um arquiteto embcil ou vendido iria usar Oracle ou MySQL ou qq outra coisa em vez de PostgresSQL. Hoje em dia os portais estão migrado para NoSQL o que significa que cada vez menos o mysql importa alguma coisa.

A Oracle tem agora o oracle db, o mysql e o javaDB. São bancos diferentes para objetivos diferentes. A Oracle não pode simplesmente fundir tudo num so porque eles não são compativeis em temos de finalidade a que se destinam. Por outro lado, a concorrencia é cada vez mais forte. Os bancos grande, incluive o oracle, viraram express , assim como o visual studio da microsoft o que significa que ninguem está interessado em cobrar dos desenvovledores como nos anos 80. Agora a ideia é cobrar das empresas que usufruem dos produtos. É por isso que aOracle e outros querem ter um stakc completo. Elas querem que nós façamos aplicações que rodam no ambiente deles para que eles possam vender esses stacks.

Se fazemos uma aplicação para 100 usuários simultaneos e ela precisa funcionar para 10000 o stack é a solução para aumentar, não é alterar a aplicação. Isso vai de encontrou ao conceito de nuvem e ao fato das aplicações serem cada vez mais portáveis.

O fato da Oracle cobrar pelo plugin não significa nada, pois só irá usá-lo quem usa o formato nativo do word. E hoje em dia isso vai sendo raro pois o próprio word já le odf. Ou seja, está se combrando uma ferramenta “obsoluta” para forçar a adoção do ODF e o abandono o fomato word.
É o mesmo que vender um plugin para converter o IE6 para funcionar como o firefox 3.6. O embecil que não quiser trocar o IE para a versão 8 ou instalar o firefox 3.6, vai ter que pagar por esse plugin ou viver no submundo das aplicações compatievis com IE6.

Mesmo que a Oracle cobre pela JVM , ela irá compara dos usuários, não dos desenvolvedores. E aqui, “usuarios” significa “empresas ricas que querem JVM turbinadas” ou seja, o mercado do JRockit ( cuja existencia prova que existem tais clientes ricos).

G

sergiotaborda:
O fato da Oracle cobrar pelo plugin não significa nada, pois só irá usá-lo quem usa o formato nativo do word. E hoje em dia isso vai sendo raro pois o próprio word já le odf. Ou seja, está se combrando uma ferramenta “obsoluta” para forçar a adoção do ODF e o abandono o fomato word.
É o mesmo que vender um plugin para converter o IE6 para funcionar como o firefox 3.6. O embecil que não quiser trocar o IE para a versão 8 ou instalar o firefox 3.6, vai ter que pagar por esse plugin ou viver no submundo das aplicações compatievis com IE6.

Sérgio, assino embaixo do que você disse. Agora pela manhã eu lí essa notícia aqui no GUJ e me pareceu uma pequena estratégia para forçar a galera a mudar logo para o OpenOffice. E na minha opinião essa postura somente ajuda ao próprio OpenOffice. O tal “usuário” é muito acomodado, ele prefere mil vezes usar um plugin do que mudar logo. Já que agora a coisa é paga, ou ele usa uma versão antiga ou muda de vez para o OpenOffice ao invés de tentar essas “magias negras”.

G

Qual? Aquela que eles juram que o banco está milagrosamente 200% mais rápido sem ao menos mostrar os benchmarks? Para mim isso é apenas falação.

Kenobi

Eu vejo os developers aqui falando : Ah se a Oracle cobrar tal produto eu paro de usar.

Vamos lá, a Microsoft cobra do Developer, a Oracle não te fo$$$de, ela cobra do nossos clientes: bancos, seguradoras, teles … E esses não nos dão plano de saúde de graça, desconto amigo nos seus produtos e ainda por cima faturam alto em cima dessas soluções (vide post anterior).

Então porque defender o empresariado ? Defendo a liberdade e custo free do desenvolvedor, ou seja, meu interesse !! O dia que a Oracle cobrar de nós programadores, ou pra aprender ou pra produzir, aí sim eu saio fora, do contrário acho justo o empresariado arcar com o custo do aprimoramento dos produtos, afinal essa $ é investida e volta diretamente para nós desenvolvedores em soluções mais robustas.

A lógica é simples: Tira budget da empresa de marketing, entre outros gastos, e coloca em pesquisa nas companhias de IT - Oracle, Progress, Tibco, IBM, Terracota, GridGain…

deniswsrosa

Kenobi:
Eu vejo os developers aqui falando : Ah se a Oracle cobrar tal produto eu paro de usar.

Vamos lá, a Microsoft cobra do Developer, a Oracle não te fo$$$de, ela cobra do nossos clientes: bancos, seguradoras, teles … E esses não nos dão plano de saúde de graça, desconto amigo nos seus produtos e ainda por cima faturam alto em cima dessas soluções (vide post anterior).

Então porque defender o empresariado ? Defendo a liberdade e custo free do desenvolvedor, ou seja, meu interesse !! O dia que a Oracle cobrar de nós programadores, ou pra aprender ou pra produzir, aí sim eu saio fora, do contrário acho justo o empresariado arcar com o custo do aprimoramento dos produtos, afinal essa $ é investida e volta diretamente para nós desenvolvedores em soluções mais robustas.

A lógica é simples: Tira budget da empresa de marketing, entre outros gastos, e coloca em pesquisa nas companhias de IT - Oracle, Progress, Tibco, IBM, Terracota, GridGain…

“GridGain” é um framework que merece investimento, eu implementei uma grade computacional no meu tcc usando incriveis 7 classes :shock:

G

Pois é, o problema é você meter isso na cabeça de um diretor ou presidente da empresa. Eu trabalhei muitos anos em uma graaande tele aqui do Brasil, e sabe qual é o pensamento deles com TI? puro gasto. Para eles TI é apenas dinheiro jogado fora. Eles preferem pagar 1MI por uma propaganda com gente sorrindo do que investir em TI.

josenaldo

Pois é, o problema é você meter isso na cabeça de um diretor ou presidente da empresa. Eu trabalhei muitos anos em uma graaande tele aqui do Brasil, e sabe qual é o pensamento deles com TI? puro gasto. Para eles TI é apenas dinheiro jogado fora. Eles preferem pagar 1MI por uma propaganda com gente sorrindo do que investir em TI.

Claro

Marketing dá retorno. O cara investe 1MI, fatura 5MI, tirando os custos, lucra 3 MI. Você não investiria?

Agora ele investe 1 MI em TI, os caras enrolam, entragam algo que ele não quer, obrigam ele a gastar mais 1MI além do combinado, alegando licenças e outras coisas. E no fim, ele tem que gastar mais 3 MI em manutenção. E o retorno nisso? Muitas vezes, menos de 1 MI. E aí, dá vontade de investir num cenário deses?

ATENÇÃO: Números ficticios!

M

josenaldo:

O mercado não vai temer o futuro do Java caso a Oracle comece a cobrar. Na verdade, o mercado não da a minima para o que é Java, quanto mais o seu futuro. :slight_smile:

Quem vai temer sim, são aqueles que usaram Java de graça todo esse tempo e continuam duro, ou aqueles que pretendem começar a usar Java para praticar o que é conhecido como “movimento opensource” (só usar e não dar nada em troca).

KWill

Se o problema tem a ver com custos, vamos usar o Apache POI e promover os formatos doidos da Microsoft até que a Oracle recue e libere o plugin de graça de novo.

Inté.

G

josenaldo:
Marketing dá retorno. O cara investe 1MI, fatura 5MI, tirando os custos, lucra 3 MI. Você não investiria?

Agora ele investe 1 MI em TI, os caras enrolam, entragam algo que ele não quer, obrigam ele a gastar mais 1MI além do combinado, alegando licenças e outras coisas. E no fim, ele tem que gastar mais 3 MI em manutenção. E o retorno nisso? Muitas vezes, menos de 1 MI. E aí, dá vontade de investir num cenário deses?

Mas então vamos desligar os computadores do mundo e começar a usar papel e caneta. Diga para a tele que trabalhei, e de onde saiu essa história toda, para fazer as habilitações na base do fax, emitir uma nota fiscal na mão…

D

sergiotaborda:

Na boa, o mysql não é assim tão bom para merecer tanta preocupação.
O MySQL foi , passado, bom para web porque não era transcional. Portais podiam muito bem usá-lo e era leve para essa finalidade, mas apenas para essa. O motor transacional não é otimizado assim. E nesse cenário o Postgres é melhor.
O PostgreSQL nasceu como um concorrente do Oracle e o é até hoje. É o melhor banco de dados de entre todos eles, pagos ou não.
Apenas um arquiteto embcil ou vendido iria usar Oracle ou MySQL ou qq outra coisa em vez de PostgresSQL. Hoje em dia os portais estão migrado para NoSQL o que significa que cada vez menos o mysql importa alguma coisa.

A Oracle tem agora o oracle db, o mysql e o javaDB. São bancos diferentes para objetivos diferentes. A Oracle não pode simplesmente fundir tudo num so porque eles não são compativeis em temos de finalidade a que se destinam. Por outro lado, a concorrencia é cada vez mais forte. Os bancos grande, incluive o oracle, viraram express , assim como o visual studio da microsoft o que significa que ninguem está interessado em cobrar dos desenvovledores como nos anos 80. Agora a ideia é cobrar das empresas que usufruem dos produtos. É por isso que aOracle e outros querem ter um stakc completo. Elas querem que nós façamos aplicações que rodam no ambiente deles para que eles possam vender esses stacks.

Se fazemos uma aplicação para 100 usuários simultaneos e ela precisa funcionar para 10000 o stack é a solução para aumentar, não é alterar a aplicação. Isso vai de encontrou ao conceito de nuvem e ao fato das aplicações serem cada vez mais portáveis.

Mesmo que a Oracle cobre pela JVM , ela irá compara dos usuários, não dos desenvolvedores. E aqui, “usuarios” significa “empresas ricas que querem JVM turbinadas” ou seja, o mercado do JRockit ( cuja existencia prova que existem tais clientes ricos).

Na boa, pra começar, acho que arquiteto é quem faz arquitetura.
Agora, não é imbecil quem usa MySQL. Não faz diferença pra mim Oracle, MySQL, PostgreSQL ou qualquer outro se uso Hibernate. Aliás, nunca houve no mundo Java. Desde que comecei no Java, só ouço e vejo Hibernate. Parece que SQL é quase morto.
Agora, como não sou novato na área de TI e muito mais velho que grande parte da maioria do fórum, com certeza, ai vai minha pequena experiência nas diversas outras áreas que passei:
NoSQL nem deve ser comparado ou pensado como tal, ele é usado para outra finalidade, onde o banco de dados poderia ser muito bem um bloco de textos. Mas faltava um bloco de textos bem indexado ou com boas ferramentas que o fizessem. Portais, como disse, podem usufruir disso, blogs também. Não faz sentido ter banco de dados. Nunca fez. É importante distinguir uma série de textos que tem um papel e fundamento em uma época e vira histórico em 1 ano, sem quase acesso e sentido. Banco de dados não foi feito para essa finalidade, nunca.
Mas, seja como for, qualquer banco de dados escolhido, não acho o PostgreSql o melhor. Oracle é o melhor. Só acha postgresql melhor quem nunca teve que trabalhar com grandes quantidades de dados, mas grandes mesmo, com queries complexas, o que muitas vezes vai além do que um desenvolvedor faz.
Aliás, 99% dos desenvolvedores e os que arrotam se dizendo “arquitetos” não fazem a mínima idéia do que é uma querie complexa em uma empresa grande com milhares de dados consultados minuto a minuto. Se soubesse, DBA estava extinto para sempre. E, em grandes empresas, ele tem muita utilidade.
Só espero que novatos não leiam declarações como essa levando aos quatro cantos que mysql não é legal, que postgresql é o melhor e que matem a Oracle porque fez isso e aquilo.
Não olhem, o pessoal mais novo ai, pelo seu lado. Licença para grandes empresas não representam nem 1% do seu faturamento. Em vários casos, isso em 1 mês. Eu sei que é pouco imaginável gastar para meros mortais 1 milhão com software, no mínimo, mas saibam que existem perdas, e falo de perdas reais, de dinheiro não faturado por “n” motivos que ultrapassam a casa dos milhões em uma empresa. Isso é perda para elas. Só acha que software é perda quem vive o mundo de empresas médias e pequenas. Faz anos que vejo empresas de grande porte investindo pesado em software. Só vejo a SAP crescer, não o contrário.
A Sun quis fincar o Java nas empresas, fazendo muitas ganharem bilhões e ela mesmo, arrecadando alguns milhões. A Oracle não é idiota e está fazendo pagar quem realmente tem pagar e não apenas ganhar.
Agora, quanto ao assunto do tópico, é natural cobrarem pelo que é pago, como já disseram, por razões óbvias, o office é pago. ODF no Office na faixa é pra mim besteira.
Quanto aos chorões de plantão, lembre-se que muitos aqui ganham dinheiro sob uma plataforma que vem de graça, uma IDE que é de graça e até banco de dados é de graça. Pra vir é de graça, pra entregar o trabalho é pago, correto? Não pra mim, tem coisa errada ai.

K

Quanto aos chorões de plantão, lembre-se que muitos aqui ganham dinheiro sob uma plataforma que vem de graça, uma IDE que é de graça e até banco de dados é de graça. Pra vir é de graça, pra entregar o trabalho é pago, correto? Não pra mim, tem coisa errada ai.

Falou e disse a experiência, essa bondade não ia durar muito tempo, só acho que o OpenJDK pode deslanchar se o Java for cobrado, igual ao Delphi, enquanto ele existir e ainda conseguirem pirateá-lo o FreePascal Lazarus sempre vai ficar para trás.

Luca

Olá

Só para lembrar… praticamente todas as linguagens são gratuitas. Das poucas que conheço que são pagas me lembro as da Intel (Fortran e C) e o Delphi que na verdade cobra pela IDE. Então não há nada de errado neste modelo.

Não acredito que um dia a Oracle cobre pelo Java. Mas lembrem-se que a Oracle comprou a BEA e junto veio o JRockit que a BEA vendia e que a Oracle provavelmente também venderá.

[]s
Luca

Kenobi

Claro

É esse tipo de visão que nos afunda, enquanto profissionais de tecnologia. Como a VISA iria estabelecer seu modelo de negócio sem tecnologia ? Assim como milhares de corretoras, bancos, seguradoras, teles, grandes varejistas que escalam para milhões de clientes e “COMPUTAM” seu modelo de negócio numa escala imaginável de trabalho se fosse braçal.

Nós praticamente somos o motor das companhias e hoje existe diversas métricas para apontar o retorno desse “investimento”, aliás o Gartner Group é especialista nisso e aconselho o pessoal a se registrar e começar a ler alguns informes, eles orientam o conteúdo de acordo com o perfil. - http://www.gartner.com

O marketing, concordo é a exposição da empresa ao mercado e todas são complementares. Agora se você reparar, em muitas campanhas o retorno não chega a 4% e dependendo da estratégia que se adota em TI, você pode trazer um substancial retorno ao seu negócio.

Tenho um caso prático disso, trabalhei no pasasdo no projeto Amelia.com do Grupo Pão de Açúcar, que utilizava até o momento uma solução de e-commerce da IBM. Com a substituição para um eCRM-Server (BlueMartini) as vendas online subiram 30%, ou seja, muito maior que qualquer campanha de marketing.

E se você quer saber o que afundou o projeto, foi justamente o marketing : Amélia é pejorativo na cultura feminina, logo a campanha acabou com a popularidade do site.

Andre_JavaWorld

O que me preocupa nessa historia toda é como o Oracle vai “Fazer Java”, mas acho que a qualidade so vai tender a aumentar, afinal a oracle nao é conhecida como a empresa do banco de dados da esquina… mas o que aumenta a minha preocupacao é a saida de James Gosling da Oracle, ele se demitiu, acho que seria muito interessante conhecer as razoes que levaram ele que é conhecido como “pai do Java” a tomar uma iniciativa dessas…

Abraços

André Martins

J

Andre_JavaWorld:
O que me preocupa nessa historia toda é como o Oracle vai “Fazer Java”, mas acho que a qualidade so vai tender a aumentar, afinal a oracle nao é conhecida como a empresa do banco de dados da esquina… mas o que aumenta a minha preocupacao é a saida de James Gosling da Oracle, ele se demitiu, acho que seria muito interessante conhecer as razoes que levaram ele que é conhecido como “pai do Java” a tomar uma iniciativa dessas…

Abraços

André Martins

O Gosling pode ter saído por várias razões. Desde ser demitido, ou não concordar com o modelo de administração da Oracle. Se preocupar com saída de Gosling não tem cabimento.

J

knowledgebr:

Falou e disse a experiência, essa bondade não ia durar muito tempo, só acho que o OpenJDK pode deslanchar se o Java for cobrado, igual ao Delphi, enquanto ele existir e ainda conseguirem pirateá-lo o FreePascal Lazarus sempre vai ficar para trás.

Eu prefiro usar o freepascal ao delphi. O pessoal usa mais o delphi hoje por puro preconceito, ou dependência de alguns componentes( que mesmo assim poderiam ser usados com lazarus). O freepascal suporta várias coisas que o delphi em mais de 10 anos nunca sonhou em ter.

J

Luca:
Olá

Só para lembrar… praticamente todas as linguagens são gratuitas. Das poucas que conheço que são pagas me lembro as da Intel (Fortran e C) e o Delphi que na verdade cobra pela IDE. Então não há nada de errado neste modelo.

Não acredito que um dia a Oracle cobre pelo Java. Mas lembrem-se que a Oracle comprou a BEA e junto veio o JRockit que a BEA vendia e que a Oracle provavelmente também venderá.

[]s
Luca

Linguagem nenhuma é paga. O que pode ser pago é o compilador. Esse compilador da intel que você citou é usado para compilar praticamente todos os projetos da microsoft(Os projetos que exigem extrema perfomence, como os SOs). Se não mje engano, a uns 5 anos atrás, a licença dele estava na casa dos $20000. É o melhor compilador de c++ hoje.

K

juliocbq:
Luca:
Olá

[]s
Luca

Linguagem nenhuma é paga. O que pode ser pago é o compilador. Esse compilador da intel que você citou é usado para compilar praticamente todos os projetos da microsoft(Os projetos que exigem extrema perfomence, como os SOs). Se não mje engano, a uns 5 anos atrás, a licença dele estava na casa dos $20000. É o melhor compilador de c++ hoje.

Muito alto este valor, fui ver o preço dele, nos estados unidos o maior valor é de $2699,00 e $3295,00 dólares, dependendo do que for fazer e dar retorno se paga mesmo, ainda acho que a Oracle vai cobrar por IDE’s avançadas.

J

knowledgebr:
juliocbq:
Luca:
Olá

[]s
Luca

Muito alto este valor, fui ver o preço dele, nos estados unidos o maior valor é de $2699,00 e $3295,00 dólares, dependendo do que for fazer e dar retorno se paga mesmo, ainda acho que a Oracle vai cobrar por IDE’s avançadas.

chutei muito alto mesmo. Pela qualidade dele, mesmo os $20000 estaria barato.
O netbeans hoje é a melhor ide para desenvolvimento que existe na minha opinião. Ele é melhor que todas as ferramentas pagas juntas. O eclipse é muito bom, mas tem a maioria dos plugins proprietários.

nofan
Isso é estrategia da oracle pra ganhar mercado e não perder, com a grande adoção do open office pelo governo as empresas que trabalham com o mesmo vão ter que adotar o OO ou pagar pelo plugin, mostra que a oracle sabe atacar e ataca pra valer nada de comer pelas beiradas, um pouco arriscado mas é briga de gente grande.
Kenobi

Exato e os desenvolvedores devem ficar despreocupados, afinal, software para desenvolvimento é sem taxas, de banco de dados ao SOA Suíte, pode ser baixado e usado livremente.

Ela cobra de quem tem que realmente pagar.

Eu também adoraria ter um Speedy Freeware, mas a telefônica cobra, assim como cartão de crédito sem juros, ou plano de saúde por apenas 19.90 cobrindo Einstein. “Não existe jantar de graça”…

Luca

Olá

Nada a ver com o assunto do tópico mas vou colocar aqui só para escrever uma frase logo abaixo:

O Michael Nygard (do Release It) escreveu ontem em http://www.michaelnygard.com/blog/2010/04/the_future_of_software_develop.html :

Michael Nygard:

I fear that Java will have to be abandoned to the “Enterprise Development” world. It will be relegated to the hands of cut-rate business coders bashing out their gray business applications for $30 / hour. We’ve passed the tipping point on this one. We used to joke that Java would be the next COBOL, but that doesn’t seem as funny now that it’s true. Java will continue to exist. Millions of lines of it will be written each year. It won’t be the driver of innovation, though. As individual programmers, I’d recommend that you learn another language immediately and differentiate yourself from the hordes of low-skill, low-rent outsource coders that will service the mainstream Java consumer.

Depois que li o Michael, lembrei que o COBOL também é pago.

E nada do que a Oracle possa fazer, voltará a fazer do Java a linguagem queridinha de todos como já foi antes, principalmente no meu caso. O Java já estava em declínio muito antes da Oracle imaginar a possibilidade da compra da Sun. O Java sobreviverá nos grandes projetos já feitos com ele e nas excepcionais APIs disponíveis gratuitamente como por exemplo Lucene, Solr, Mahout, Hadoop, Sl4j, alguns commons e mais outros que não lembro agora.

[]s
Luca

fredferrao

Luca:
Olá

Nada a ver com o assunto do tópico mas vou colocar aqui só para escrever uma frase logo abaixo:

O Michael Nygard (do Release It) escreveu ontem em http://www.michaelnygard.com/blog/2010/04/the_future_of_software_develop.html :

Michael Nygard:

I fear that Java will have to be abandoned to the “Enterprise Development” world. It will be relegated to the hands of cut-rate business coders bashing out their gray business applications for $30 / hour. We’ve passed the tipping point on this one. We used to joke that Java would be the next COBOL, but that doesn’t seem as funny now that it’s true. Java will continue to exist. Millions of lines of it will be written each year. It won’t be the driver of innovation, though. As individual programmers, I’d recommend that you learn another language immediately and differentiate yourself from the hordes of low-skill, low-rent outsource coders that will service the mainstream Java consumer.

E nada do que a Oracle possa fazer, voltará a fazer do Java a linguagem queridinha de todos como já foi antes, principalmente no meu caso. O Java já estava em declínio muito antes da Oracle imaginar a possibilidade da compra da Sun. O Java sobreviverá nos grandes projetos já feitos com ele e nas excepcionais APIs disponíveis gratuitamente como por exemplo Lucene, Solr, Mahout, Hadoop, Sl4j, alguns commons e mais outros que não lembro agora.

[]s
Luca

E quem vai substituir java no “Enterprise” a curto e médio prazo?? Ruby?? acho que tem muito chao e farinha pra comer ainda, e com bastante fermento diga-se de passagem.

Sim sim, nao estou alienado defendendo java ate debaixo da terra, foi uma pergunta seria e proposital, eu sei que tu apostou algumas fichas no rails :smiley:

J

Luca:
Olá

Michael Nygard:

[]s
Luca

Ele citou um ponto que realmente eu pensei muito uns tempos atras. Java se tornar uma tecnologia específica para Enterprise.

Kenobi

Bom, acho que em termos de reumuneração o profissional terá que aprender a lidar com software enterprise, como Complex Events, BPM-BPEL, ESB, Grid - CloudComputing, BI entre outros para poder de fato ter um aumento expressivo no valor hora.

Aqui vale a regra, quanto custa hoje um especialista em CloudComputing ? Quantos vocês conhecem no mercado ? Esse é o ponto …

Sem diferencial, você fica cada vez mais sujeito as regras do capitalismo e a tendência é de baixa, até mesmo para o Ruby, já que há uma galera começando a dominar a linguagem e frameworks correlatos.

Luca

Olá

Ruby e Rails já estão entrando nas grandes empresas. Todas elas tem aplicações CRUD que não há o menor sentido fazer com Java. Como Ruby veio do PERL e tem muito mais facilidade para tratar texto do que o Java, há muitas aplicações empresariais que ficam muito mais fáceis de desenvolver com Ruby.

Mas não acho que o futuro pertence a uma só linguagem. Pobre da empresa que colocar todas as suas fichas em uma só tecnologia. Para mim o futuro das empresas é poliglota. Com MUITO espaço para Ruby/Rails mas principalmente com espaço para tecnologias que aproveitem estes 10 anos que o Java construiu um sem número de soluções fantásticas.

No momento estou brincando com Mahout e Hadoop e estes 2 são bons exemplos de como o Java será usado no futuro. Não duvido que surja algum framework que permita acessar o Mahout via REST como se faz com o SOLR, muito usado pela turma do Ruby/Rails.

E uma coisa que acho que já falaram aqui mas é importante lembrar de novo é que há uma enorme oportunidade para se usar alternativas melhores do que um banco de dados tradicional. Muita coisa que antes a gente fazia com os MySQLs da vida, hoje podemos fazer de forma muito mais eficiente usando um NoSQL como o REDIS (agora da VM Ware, dona da SpringSource), o CouchDB, MongoDB ou Cassandra. Acho mais fácil usar alguns NoSQLs com outras linguagens do que com Java mas isto pode ser uma dificuldade minha.

O arquiteto de uma grande empresa que fechar os olhos e as portas para o que está acontecendo no mundo lá fora pode ganhar eventualmente uma boa notinha agora mas provavelmente trabalha contra os interesses futuros da empresa.

[]s
Luca (uso Java desde 1997 mas só consegui o primeiro emprego com Java em 1999)

Victor_Neves

DoS na Oracle já!!! \o/ :twisted: :twisted:

deniswsrosa

E Scala?? como fica nessa história toda?

fredferrao

Não só scala, como varias outras linguagens que rodam na JVM, pq o problema da discussão é a plataforma java e nao a linguagem java.

Alias uma pergunta aos Rubistas, onde roda a maioria da apps feitas em Ruby on Rails?? Na JVM ou na Ruby VM ou onde???

M

Não só scala, como varias outras linguagens que rodam na JVM, pq o problema da discussão é a plataforma java e nao a linguagem java.

Alias uma pergunta aos Rubistas, onde roda a maioria da apps feitas em Ruby on Rails?? Na JVM ou na Ruby VM ou onde???

Desculpa, mas o único problema que vejo aqui é ter que abandonar o nome Java, que é registrado pela Oracle/Sun, no momento que a implementação opensource se tornar a oficial.

M

Luca:
Olá

Ruby e Rails já estão entrando nas grandes empresas. Todas elas tem aplicações CRUD que não há o menor sentido fazer com Java. Como Ruby veio do PERL e tem muito mais facilidade para tratar texto do que o Java, há muitas aplicações empresariais que ficam muito mais fáceis de desenvolver com Ruby.

Mas não acho que o futuro pertence a uma só linguagem. Pobre da empresa que colocar todas as suas fichas em uma só tecnologia. Para mim o futuro das empresas é poliglota. Com MUITO espaço para Ruby/Rails mas principalmente com espaço para tecnologias que aproveitem estes 10 anos que o Java construiu um sem número de soluções fantásticas.

[]s
Luca (uso Java desde 1997 mas só consegui o primeiro emprego com Java em 1999)

Eu discordo, colocar todas as fichas numa tecnologia pode ser arriscado, mas pode ser bastante lucrativo. Uma coisa não impede a outra. O que a maioria dos programadores não entendem, é o que futuro não pertence a linguagens, nunca pertenceu. O futuro pertence a aplicações e nelas que estão as oportunidades. Se vc é especializado num tipo de aplicação não vejo problema em aprender so aquela linguagem, mas quem pretende trabalhar com diferentes aplicações geralmente quer usar a melhor linguagem para cada uma.

Marky.Vasconcelos

Po… péssima noticia.

Vou ser radical e começar a usar banco de dados OO.
Estilo aquele NeoDatis que nunca testei na pratica mesmo.

Marky.Vasconcelos

Ahh… além do plugin ODF ser pago agora a Microsoft lançou junto com o Facebook o Docs.com pra facilitar a distribuição de arquivos Office.

Bem… Oracle está enterrando tudo aquilo que não da dinheiro e dando força pras outras empresas indiretamente.

Felagund

Na Ruby VM, na JVM só JRuby, e o JRuby não está sendo usado em escala igual ao do Ruby tradicional.

fnandos

É só um plug-in e para que? Para o Microsoft Word, não me surpreenderia se tivesse dedo da MS nisso, não seria a primeria vez.

J

O ruby tá em todo o lugar, inclusive na clr como ironruby. E roda mais rápido que o próprio.

Luca

Olá

Mark_Ameba:

Não perca seu tempo. Use para estudar algum NoSQL que é realmente uma tecnologia que veio para ficar e substituir com vantagem os bancos de dados tradicionais em muitos casos (mas não em todos). Principalmente para quem tem a safada palavrinha escalabilidade nos requisitos de projeto.

[]s
Luca

Luca

Olá

Entendi seu raciocínio e acho que faz sentido. Acredito que muitas empresas grandes tradicionais seguirão pensando assim. Mas eu não escrevi pensando no presente. Escrevi sobre o que imagino que possa acontecer e como eu faria se fosse um gestor de empresa grande preocupado em deixar as portas abertas. Só esqueci de citar a plataforma .NET que também precisa ser considerada como alternativa.

A especialização é uma faca de 2 gumes. Pode ser muito bom a curto prazo. Mas pode impedir subir na vida. Foi eassim que procedi a vida inteira sempre me especializando em algum nicho e tentando explorá-lo. Porém é preciso estar sempre atento para não ficar como herdeiro de legado que é terrível e praticamente impeditivo de qualquer possibilidade de subir na vida. Então recomendo e acho até que o que escreveu foi nesta linha, que se for para se especializar, que seja no negócio. Quem entende de cartão de crédito é muito mais importante para a VISA do que quem sabe Java super bem. Outra especialização que pode ser boa e sem risco de virar o cara do canto da sala atrás do armário, único que sabe isto ou aquilo é estudar novas tecnologias e isto é outra coisa que sempre fiz.

[]s
Luca

juniorsatanas

SCALA = UMA MERDA ESCALÁVEL
RUBY = UMA BOSTA FEITA POR JAPONES
PHP= UMA GAMBIARRA MAU FEITA
C# = COPIA MAU FEITA DO JAVA * MAL
JAVA= UMA MERDA BURROCRÁTICA, CLASSI PRA TUDO

CLIPPER = FUTURO DA HUMANIDADE !

JUNIORSATANAS.

Marky.Vasconcelos

Luca:
Olá

Mark_Ameba:

Não perca seu tempo. Use para estudar algum NoSQL que é realmente uma tecnologia que veio para ficar e substituir com vantagem os bancos de dados tradicionais em muitos casos (mas não em todos). Principalmente para quem tem a safada palavrinha escalabilidade nos requisitos de projeto.

[]s
Luca

Hmm… gostei da ideia. Vou fazer isso.

Jesuino_Master

Como já disseram por ae(me perdoe quem foi, mas não guardei o nome) pagar as grandes empresas pagam.

Meu medo é acabar com a liberdade que vemos hoje no mundo Java, pois daí muitas oportunidades se vão.

Um exemplo, a SAP adota Java os portais(Netweaver), o Android, a própria Oracle usou muito o Java antes de adquirir a Sun…

Kenobi

Jesuino Master:
Como já disseram por ae(me perdoe quem foi, mas não guardei o nome) pagar as grandes empresas pagam.

Meu medo é acabar com a liberdade que vemos hoje no mundo Java, pois daí muitas oportunidades se vão.

Um exemplo, a SAP adota Java os portais(Netweaver), o Android, a própria Oracle usou muito o Java antes de adquirir a Sun…

Hora dessas empresas começarem a tirar $ do bolso e começar a investir na JVM Open. Até agora foi muito fácil se apoiar na Sun e deixá-la investir praticamente sozinha, com excessão da IBM que sempre contribuiu, afinal o Eclipse veio de lá.

Jesuino_Master

Kenobi:
Jesuino Master:

Hora dessas empresas começarem a tirar $ do bolso e começar a investir na JVM Open. Até agora foi muito fácil se apoiar na Sun e deixá-la investir praticamente sozinha, com excessão da IBM que sempre contribuiu, afinal o Eclipse veio de lá.

Verdade. Se todas contribuíssem com algo como a IBM fez, o Java estaria fortíssimo hoje!

M

Jesuino Master:
Kenobi:

Verdade. Se todas contribuíssem com algo como a IBM fez, o Java estaria fortíssimo hoje!

Mas as outras empresas reclamavam que a Sun centralizava muito as decisões. Se a Oracle conseguir rever essa estratégia o Java tem uma alavancada.

Richard_Mendes_Madur

Acho que alguns estão equivocados quanto ao MySQL.
Para os que acham que o MySQL está enterrado a 7 palmos:
http://br-linux.org/2010/200-oracle-apresenta-versao-beta-do-mysql-muito-mais-rapida/.

Valeu!

G

Richard Mendes Madureira:
Acho que alguns estão equivocados quanto ao MySQL.
Para os que acham que o MySQL está enterrado a 7 palmos:
http://br-linux.org/2010/200-oracle-apresenta-versao-beta-do-mysql-muito-mais-rapida/.

Valeu!

Eu não consigo entender como tem gente que ainda acredita nisso. Cadê os benchmarks para mostrar que realmente está 200% mais rápido? Falar aos quatro ventos que está bom é uma coisa, mas e cadê o resultado de verdade?

Richard_Mendes_Madur

Caro Garcia,
Sim, o artigo do link não traz nenhum benchmark e eu também não fiz nenhum.
Adoraria ver esse benchmark também…

Postei o link apenas com o intuito de mostrar que o mysql não morreu nas mãos da Oracle.
Além disso, apesar de 200% mais rapido ser um valor bastante expressivo, acredito sim
que isso possa ter ocorrido.
A Oracle tem como principal produto o seu banco de dados e, com certeza, eles não conseguiram o respaldo que tem de um dia pro outo.

Abraços!

M

Richard Mendes Madureira:

A Oracle tem como principal produto o seu banco de dados e, com certeza, eles não conseguiram o respaldo que tem de um dia pro outo.
Abraços!

Tem muitos bancos que são várias vezes mais rápido que o MySQL. O próprio Sybase Anywhere que trabalho já teve consultas que consegui quase 7 vezes mais rápido. Por que a Oracle, maior empresa de banco de dados do mundo não conseguiria dobrar a performance em algumas operações? Sem falar que quando a Oracle anuncia algum ganho nos lançamentos do Oracle DB, geralmente os ganhos são até maiores. Foi assim com o 8i e 9, por exemplo. Por que agora ela faria o oposto?

JavaFXMan

Engraçado…depois dessa transação Oracle x SUN a onda agora é fazer terrorismo, é essa a palavra…Terrorismo.

Já pararam para imaginar que os produtos da MS sempre foram pagos e nem por isso foram enterrados? Existe sempre alguém desenvolvendo com eles. É claro que isso seria muito ruim pra comunidade se vier a acontecer com o java, mas a oracle tem pleno direito de fazer…e aí vamos abandonar o java por causa disso? certo, vamos…pra onde? rails? ok mas alguem pode chegar e comprar e a mesma coisa acontecer…e o ciclo continua… esse é o mundo capitalismo meus caros amigos.

K

JavaFXMan:
Engraçado…depois dessa transação Oracle x SUN a onda agora é fazer terrorismo, é essa a palavra…Terrorismo.

Já pararam para imaginar que os produtos da MS sempre foram pagos e nem por isso foram enterrados? Existe sempre alguém desenvolvendo com eles. É claro que isso seria muito ruim pra comunidade se vier a acontecer com o java, mas a oracle tem pleno direito de fazer…e aí vamos abandonar o java por causa disso? certo, vamos…pra onde? rails? ok mas alguem pode chegar e comprar e a mesma coisa acontecer…e o ciclo continua… esse é o mundo capitalismo meus caros amigos.

Acabou o milho, acabou a pipoca, a Oracle não vai deixar sugar como era antes com a Sun, isso com certeza não.

renamed

Eu andei lendo essa discussão e resolvi opinar.
Na minha (humilde) opinião hehe, a compra da Sun pela Oracle foi estritamente comercial. A Oracle não quer saber de MySQL, ODF e, muito provavelmente, de Java.
A Oracle realizou a compra apenas 2 semanas depois que uma velha concorrente dela, a IBM, fez uma oferta que a Sun não aceitou.

Sobre a Oracle querer acabar com o MySQL, na época eu li isso (e sem querer achei de novo)

http://www.infoworld.com/d/developer-world/what-if-oracle-bought-sun-microsystems-859

Sobre a Oracle acabar com o Java:

http://info.abril.com.br/noticias/negocios/oracle-compra-sun-por-us-7-4-bilhoes-20042009-5.shl

Para mim, a compra da Sun é uma tentativa de enfraquecimento da IBM, rival histórica da Oracle, desde os primórdios do modelo relacional.

Kenobi

Amigo, a Oracle antes de comprar a Sun, comprou a BEA que era uma empresa de middleware com produtos feitos sob a plataforma Java e tinha até sua própria jvm. Ela pagou 8 bi por essa aquisição, você acha que ela não liga pro Java ?

Pense em Mobile na atual realidade e aplicações feitas na linguagem, em ServerSide (companhias) onde a Oracle pode ofertar todo seu portfólio, JVMs mais robustas com opção comercial de suporte e por aí vai. Só a marca Java já valia o valor que ela pagou na SUN o resto veio de lambuja.

O Mysql por sua vez, ocupava o lugar que a Oracle nunca conseguiu penetrar : Nova geração de empresas (statups), principalmente empresas Web. Seria a porta de entrada com produtos usando CloudComputing da SUN.

Acredite, a Oracle não liga se você vai gastar comprando o DB 11g ou Mysql, com tanto que gaste nos seus produtos :slight_smile: e vai aumentar o portfólio.

Se você olhar a cronologia, há 10 anos atrás a SUN iria comprar a Oracle. O Larry sacou que o grande talento da companhia era a força de vendas e descobriu um modelo fenomenal de comprar empresas e produtos e trabalhar fortemente no mercado e é o que tem feito.

Já viram a quantidade de empresas que compraram nos últimos 5 anos ? Está por 55 pra mais e continuam comprando sem parar.

Hoje a única peça que falta no quebra-cabeça no meu ponto de vista é consultoria, que a Oracle é capenga. Acredito que a próximo alvo da Oracle é a Accenture…hehe :slight_smile: Aí sim IBM que se cuide.

Hoje no mundo Enterprise a Oracle é o Google, acredite !! Tá dominando tudo…

PS: Antes que me julguem, não gosto da Oracle, preferia a SUN e BEA ainda no mercado !! :slight_smile:

pedroroxd

²
Tava demorando…

xymor

Se a Oracle der um passo em falso pode ter certeza que no dia seguinte as comunidades de Python, Go e Postgres vão aumentar 10000% com pessoas que não tem sindrome de Estocolmo.

Uma Microsoft já é suficiente.

Genial. :smiley:

K

xymor:
Se a Oracle der um passo em falso pode ter certeza que no dia seguinte as comunidades de Pyhton, Go e Postgres vão aumentar 10000% com pessoas que não tem sindrome de Estocolmo.

Uma Microsoft já é suficiente.

Genial. :smiley:

Oracle nem liga o que falam aqui, ela vai dar importância pra quem paga ela.

M

JavaFXMan:

Mas os trolls são sempre os mesmos. A grande maioria os ignora…

Grinvon

A coisas estão sendo invertidas, uma coisa é a ferramenta nascer FREE e depois não dá alternativa a não ser cobrar.

Outra é a ferramenta já nascer PAGA.

M

Grinvon:
A coisas estão sendo invertidas, uma coisa é a ferramenta nascer FREE e depois não dá alternativa a não ser cobrar.

Voce tem a alternativa de procurar outro fornecedor. Ha quanto tempo sabe que a Sun foi comprada pela Oracle?

Grinvon

mochuara:
Grinvon:

Voce tem a alternativa de procurar outro fornecedor. Ha quanto tempo sabe que a Sun foi comprada pela Oracle?

Acho que você não entendeu…

Uma coisa é você lançar uma ferramenta já PAGA, compra quem quer, sabendo que sempre irá ter o suporto pago e blá blá blá.

Outra coisa, é você ter uma ferramente free e do nado, pegar todos de surpresa, “forçando” você a comprar se precisar atualizar. Não condeno o fato de ter deixado free, condedo o fato de não lhe possibilitar outras escolhas, se distribuissem em duas versões, uma free (tipo community) e outra paga, seria muito melhor.

M

Grinvon:

Acho que você não entendeu…

Uma coisa é você lançar uma ferramenta já PAGA, compra quem quer, sabendo que sempre irá ter o suporto pago e blá blá blá.

Outra coisa, é você ter uma ferramente free e do nado, pegar todos de surpresa, “forçando” você a comprar se precisar atualizar. Não condeno o fato de ter deixado free, condedo o fato de não lhe possibilitar outras escolhas, se distribuissem em duas versões, uma free (tipo community) e outra paga, seria muito melhor.

Mas a ferramenta lançada que você instalou, pode usar tranquilamente. A versão do plugin a partir de agora é que é paga, coisa natural. E se a pessoa quiser, pode instalar gratuitamente o Open Office e salvar o arquivo no formato que quiser. Várias empresas tem versões comerciais e livres, equilibrando a receita e aproveitando o melhor dos dois mundos.

É só pensar: o OpenDocument virou padrão e foi adotado por muitos governos de diversos países. Esses governos tinham duas opções: ou adotar o OpenOffice ou comprar o MS Office e baixar o plugin da Sun/Oracle. Dessa forma, o plugin estava sendo um tiro no pé. Com o plugin pago, ou a MS é forçada a melhorar seu plugin nativo se quiser vender a esses governos ou então eles adotarão o OO, muito mais estratégico.

Sem falar que o dinheiro arrecadado com os plugins contribui pra sanear a divisão do OpenOffice, permitindo que o mesmo continue livre e gratuito.

M

Eles não vão invadir seu computador e obrigar a usar o cartão de crédito para instalar uma nova versão. Apenas vc vai ficar com uma versão descontinuada e sem qualquer tipo de suporte ou garantia, como diz o usuário marcosalex, tranquilo.

G

Saiu um artigo no br-linux sobre uma possível teoria a respeito.

http://br-linux.org/2010/uma-teoria-sobre-a-razao-de-a-oracle-ter-passado-a-cobrar-pelo-plug-in-do-odf-da-oracle/

?Andy Updegrove pode ter quebrado o código na decisão aparentemente insana da Oracle de começar a cobrar uma taxa de US$90,00 para o antes gratuito plugin ODF para o Microsoft Office. Isso é, US$90,00 por um pacote mínimo de 100 licenças, mais 22% de taxas de suporte e atualizações. A Oracle realmente pensa que as empresas aceitarão isso, ou está tentando matar o produto totalmente?

O plugin ODF foi desenvolvido para permitir que usuários do Microsoft Office pudessem trocar documentos com usuários do OpenOffice.org. Ele funciona com planilhas, apresentações e documentos de texto e a Sun o forneceu gratuitamente por anos. Então, por que a Oracle, subitamente, decidiu cobrar por ele? Qualquer que seja a estratégia da Oracle, a empresa não está se explicando. À primeira vista, parece loucura, mas Andy Updegrove tem uma teoria que diz mais ou menos o seguinte: O que faz sentido é isso: você ainda pode baixar uma cópia do OpenOffice.org gratuitamente, e utilizá-lo para abrir o documento do outro formato. Depois, você pode exportá-lo de novo para um formato que o MsOffice leia. Em resumo, você pode baixar 100 cópias de uma suite de escritório completa, de graça, ao invés de 100 cópias de um plugin por US$9.000,00. O que você faria?

É por isso que a precificação do plugin é uma beleza. Agora, ao invés de 100 usuários com um plugin, você tem 100 pessoas que descobrirão como é fácil usar o OpenOffice.org. Como é fácil? Muito mais fácil do que você imagina, principalmente se você tem um computador que roda uma versão mais recente do que o Office 2003, e a odeia. Quando você baixar o OpenOffice.org, vai parecer que você tem uma bela e familiar cópia do seu Office 2003 de volta ? e de graça. Não é uma beleza?

A quantidade de empresas que utilizam o plugin ODF provavelmente não é grande o suficiente para aumentar a base de usuários do OpenOffice.org
consideravelmente, mas faz muito mais sentido baixar o OO.org do que pagar por um plugin, exceto em grandes organizações. Como Updegrove aponta, o lucro potencial desse plugin não adiciona grande coisa ao lucro da Oracle, portanto, a causa mais provável é que a empresa vê benefícios estratégicos na mudança.

O que ainda é preocupante é que muito pouco está saindo da Oracle a respeito dos seus planos para o OpenOffice.org. A principal preocupação de Updegrove é o ODF, mas eu estou mais interessado na implementação do trabalho principal. Lidar com a Sun como motor principal por trás do OpenOffice.org tinha seus prós e contras, mas pelo menos, você tinha algum tipo de resposta da empresa. A Oracle, até agora, está dando muito pouca informação. Eu tentei obter alguns comentários de algumas pessoas da antiga Sun na Oracle e muito pouco está sendo divulgado. Isso não parecer ser, particularmente, um bom augúrio para o OpenOffice.org.

No curto prazo, a precificação do plugin pode ser boa para o OpenOffice.org. No longo prazo, a gestão da Oracle pode não ser.?

Criado 19 de abril de 2010
Ultima resposta 4 de mai. de 2010
Respostas 127
Participantes 44