sergiotaborda:
Na boa, o mysql não é assim tão bom para merecer tanta preocupação.
O MySQL foi , passado, bom para web porque não era transcional. Portais podiam muito bem usá-lo e era leve para essa finalidade, mas apenas para essa. O motor transacional não é otimizado assim. E nesse cenário o Postgres é melhor.
O PostgreSQL nasceu como um concorrente do Oracle e o é até hoje. É o melhor banco de dados de entre todos eles, pagos ou não.
Apenas um arquiteto embcil ou vendido iria usar Oracle ou MySQL ou qq outra coisa em vez de PostgresSQL. Hoje em dia os portais estão migrado para NoSQL o que significa que cada vez menos o mysql importa alguma coisa.
A Oracle tem agora o oracle db, o mysql e o javaDB. São bancos diferentes para objetivos diferentes. A Oracle não pode simplesmente fundir tudo num so porque eles não são compativeis em temos de finalidade a que se destinam. Por outro lado, a concorrencia é cada vez mais forte. Os bancos grande, incluive o oracle, viraram express , assim como o visual studio da microsoft o que significa que ninguem está interessado em cobrar dos desenvovledores como nos anos 80. Agora a ideia é cobrar das empresas que usufruem dos produtos. É por isso que aOracle e outros querem ter um stakc completo. Elas querem que nós façamos aplicações que rodam no ambiente deles para que eles possam vender esses stacks.
Se fazemos uma aplicação para 100 usuários simultaneos e ela precisa funcionar para 10000 o stack é a solução para aumentar, não é alterar a aplicação. Isso vai de encontrou ao conceito de nuvem e ao fato das aplicações serem cada vez mais portáveis.
O fato da Oracle cobrar pelo plugin não significa nada, pois só irá usá-lo quem usa o formato nativo do word. E hoje em dia isso vai sendo raro pois o próprio word já le odf. Ou seja, está se combrando uma ferramenta “obsoluta” para forçar a adoção do ODF e o abandono o fomato word.
É o mesmo que vender um plugin para converter o IE6 para funcionar como o firefox 3.6. O embecil que não quiser trocar o IE para a versão 8 ou instalar o firefox 3.6, vai ter que pagar por esse plugin ou viver no submundo das aplicações compatievis com IE6.
Mesmo que a Oracle cobre pela JVM , ela irá compara dos usuários, não dos desenvolvedores. E aqui, “usuarios” significa “empresas ricas que querem JVM turbinadas” ou seja, o mercado do JRockit ( cuja existencia prova que existem tais clientes ricos).
Na boa, pra começar, acho que arquiteto é quem faz arquitetura.
Agora, não é imbecil quem usa MySQL. Não faz diferença pra mim Oracle, MySQL, PostgreSQL ou qualquer outro se uso Hibernate. Aliás, nunca houve no mundo Java. Desde que comecei no Java, só ouço e vejo Hibernate. Parece que SQL é quase morto.
Agora, como não sou novato na área de TI e muito mais velho que grande parte da maioria do fórum, com certeza, ai vai minha pequena experiência nas diversas outras áreas que passei:
NoSQL nem deve ser comparado ou pensado como tal, ele é usado para outra finalidade, onde o banco de dados poderia ser muito bem um bloco de textos. Mas faltava um bloco de textos bem indexado ou com boas ferramentas que o fizessem. Portais, como disse, podem usufruir disso, blogs também. Não faz sentido ter banco de dados. Nunca fez. É importante distinguir uma série de textos que tem um papel e fundamento em uma época e vira histórico em 1 ano, sem quase acesso e sentido. Banco de dados não foi feito para essa finalidade, nunca.
Mas, seja como for, qualquer banco de dados escolhido, não acho o PostgreSql o melhor. Oracle é o melhor. Só acha postgresql melhor quem nunca teve que trabalhar com grandes quantidades de dados, mas grandes mesmo, com queries complexas, o que muitas vezes vai além do que um desenvolvedor faz.
Aliás, 99% dos desenvolvedores e os que arrotam se dizendo “arquitetos” não fazem a mínima idéia do que é uma querie complexa em uma empresa grande com milhares de dados consultados minuto a minuto. Se soubesse, DBA estava extinto para sempre. E, em grandes empresas, ele tem muita utilidade.
Só espero que novatos não leiam declarações como essa levando aos quatro cantos que mysql não é legal, que postgresql é o melhor e que matem a Oracle porque fez isso e aquilo.
Não olhem, o pessoal mais novo ai, pelo seu lado. Licença para grandes empresas não representam nem 1% do seu faturamento. Em vários casos, isso em 1 mês. Eu sei que é pouco imaginável gastar para meros mortais 1 milhão com software, no mínimo, mas saibam que existem perdas, e falo de perdas reais, de dinheiro não faturado por “n” motivos que ultrapassam a casa dos milhões em uma empresa. Isso é perda para elas. Só acha que software é perda quem vive o mundo de empresas médias e pequenas. Faz anos que vejo empresas de grande porte investindo pesado em software. Só vejo a SAP crescer, não o contrário.
A Sun quis fincar o Java nas empresas, fazendo muitas ganharem bilhões e ela mesmo, arrecadando alguns milhões. A Oracle não é idiota e está fazendo pagar quem realmente tem pagar e não apenas ganhar.
Agora, quanto ao assunto do tópico, é natural cobrarem pelo que é pago, como já disseram, por razões óbvias, o office é pago. ODF no Office na faixa é pra mim besteira.
Quanto aos chorões de plantão, lembre-se que muitos aqui ganham dinheiro sob uma plataforma que vem de graça, uma IDE que é de graça e até banco de dados é de graça. Pra vir é de graça, pra entregar o trabalho é pago, correto? Não pra mim, tem coisa errada ai.