A lista de novidades é bem grande e cheia de links detalhando. Acho que só não chamaram de versão 7 porque estão esperando o Java 7. HTML5, CSS3, JSON, além de melhor integrar com as ferramentas da Oracle, como o Weblogic, ADF e Oracle DB.
As principais novidades:
[list]
Completado o suporte à especificação Java EE 6
Suporte ao WebLogic Server e GlassFish 3.1
Melhorar o suporte ao PHP (que falaram que ela não iria mais suportar)
Melhorar o suporte a JS, JSON, X/HTML (inclusive versão 5) and CSS3
Muitas melhorias no Maven com JEE6
Adicionado plugin pro ADF e PrimeFaces
Mostra as tags depracated no faces config
Da mesma forma que a Sun simplificou o desenvolvimento com o MySQL dentro da IDE, a Oracle acrescentou o Oracle DB, que agora tem os drivers abertos pra atender a licença do Netbeans.
Melhorou a integração do Glassfish com a IDE
[/list]
Além disso, a Oracle cita que as próximas versões do JDeveloper e Netbeans vão permitir trabalhar em projetos integrados, permitindo que usuários do JDeveloper possam migrar para o Netbeans e vice versa (meu inglês é ruim, mas tive a impressão dela incentivar mais a ida pro Netbeans do que o caminho inverso) e que os mecanismos de plugins do JDeveloper vão aceitar os plugins feitos pro Netbeans.
Inacreditável , a Oracle está caminhando para finalizar o JDeveloper…
E eu errei na minha previsao hehehe
jzaires
Gostei… eu até achei que a Oracle fosse dar um fim no Netbeans, ou promoveria mais o JDeveloper…mas fui surpreendido.
davidbuzatto
Bom ler isso. Bom para os semeadores de FUD aqui do GUJ tbm.
Marcos, concordo com vc quanto a versão. Venho falando isso faz quase um ano
Só espero que a Oracle deixe o NetBeans caminhar do jeito que sempre caminhou e não comece a transformá-lo no JDeveloper.
Abraço!
Adelar
Nossa! Eu esperava boas notícias, mas não tantas
Concordo.
Att.
J
juliocbq
davidbuzatto:
Bom ler isso. Bom para os semeadores de FUD aqui do GUJ tbm.
Marcos, concordo com vc quanto a versão. Venho falando isso faz quase um ano
Só espero que a Oracle deixe o NetBeans caminhar do jeito que sempre caminhou e não comece a transformá-lo no JDeveloper.
Abraço!
Sim, o netbeans é eclético. Se for virar muito para o ee já não serviria muito pra mim.
arthurgon
Não fiquei surpreso…mas ainda não caí em nenhuma empresa que utilizasse o NetBeans. Sempre…desde que comecei a desenvolver,foi Eclipse na veia…então…pra mim nada mudou em matéria de IDE. Mas concordo que será melhor pra todos se a Oracle deixar o NetBeans seguir o caminho dele naturalmente, sem forçar para outra ferramenta.
A lista de novidades é bem grande e cheia de links detalhando. Acho que só não chamaram de versão 7 porque estão esperando o Java 7. HTML5, CSS3, JSON, além de melhor integrar com as ferramentas da Oracle, como o Weblogic, ADF e Oracle DB.
As principais novidades:
[list]
Completado o suporte à especificação Java EE 6
Suporte ao WebLogic Server e GlassFish 3.1
Melhorar o suporte ao PHP (que falaram que ela não iria mais suportar)
Melhorar o suporte a JS, JSON, X/HTML (inclusive versão 5) and CSS3
Muitas melhorias no Maven com JEE6
Adicionado plugin pro ADF e PrimeFaces
Mostra as tags depracated no faces config
Da mesma forma que a Sun simplificou o desenvolvimento com o MySQL dentro da IDE, a Oracle acrescentou o Oracle DB, que agora tem os drivers abertos pra atender a licença do Netbeans.
Melhorou a integração do Glassfish com a IDE
[/list]
Além disso, a Oracle cita que as próximas versões do JDeveloper e Netbeans vão permitir trabalhar em projetos integrados, permitindo que usuários do JDeveloper possam migrar para o Netbeans e vice versa (meu inglês é ruim, mas tive a impressão dela incentivar mais a ida pro Netbeans do que o caminho inverso) e que os mecanismos de plugins do JDeveloper vão aceitar os plugins feitos pro Netbeans.
Ow Marcos Alex,
Você que tem mais contato na Oracle e com o sr. Elison, o Java vai continuar livre ou vão cobrar por algo mais por estas melhorias?
Falowz.
maior_abandonado
noticias boas…
a unica coisa que eu não gosto mesmo no netbeans é o debug dele que falta uma opção de ir passando linha a linha ao invéz de ir de um ponto para o outro… claro que ida pra se virar sem isso mas seria bem melhor desse jeito…
paulohbmetal
\o/
Paz e bem!
paulohbmetal
maior_abandonado:
noticias boas…
a unica coisa que eu não gosto mesmo no netbeans é o debug dele que falta uma opção de ir passando linha a linha ao invéz de ir de um ponto para o outro… claro que ida pra se virar sem isso mas seria bem melhor desse jeito…
Hein?!! Vc quer debugar linha a linha, é isso? Se for, vc deve estar usando errado ou equivocado pois, existe ha eras…
Paz e bem!
Felagund
maior_abandonado:
noticias boas…
F7 fio, uso isso desde a versão 5 ± hehehehe
Espero que tenha a opção de salvar a senha do glassfish v3, to cansado de todo dia ter que digitar a senha ¬¬
paulohbmetal
Felagund:
maior_abandonado:
noticias boas…
Espero que tenha a opção de salvar a senha do glassfish v3, to cansado de todo dia ter que digitar a senha ¬¬
hehe. Devo usar isso desde a versão 3, 3 e alguma coisa…
Paz e bem!
maior_abandonado
paulohbmetal:
maior_abandonado:
noticias boas…
Hein?!! Vc quer debugar linha a linha, é isso? Se for, vc deve estar usando errado ou equivocado pois, existe ha eras…
Paz e bem!
como?
no eclipse eu vo descendo linha a linha com o F6… no netbeans eu não encontrei algo similar, como ficaria?
Felagund
paulohbmetal:
Felagund:
maior_abandonado:
noticias boas…
hehe. Devo usar isso desde a versão 3, 3 e alguma coisa…
Paz e bem!
Nossa, mechi com o netbeans a primeira vez era o 4 ou 4.5, uma carroça disfarçada de IDE ehhehehe, como ele evolui foi magnifico hehe
Felagund
maior_abandonado:
paulohbmetal:
maior_abandonado:
noticias boas…
Paz e bem!
como?
no eclipse eu vo descendo linha a linha com o F6… no netbeans eu não encontrei algo similar, como ficaria?
Coloca o breakpoint e quando para vai teclando F7
paulohbmetal
maior_abandonado:
paulohbmetal:
maior_abandonado:
noticias boas…
Paz e bem!
como?
No meu caso está configurado no F8. Mas (como eu faço sempre) tem como personalizar. E vc pode deixar como vc usa no Eclipse também e, para isso, vá em:
Tools->Options->Keymap->Profile e escolha Eclipse. Daí os atalhos que vc está acostumado no Eclipse irão responder no Netbeans também.
Para vc ver os atalhos que vem por padrão, vá em Help->Keyboard Shortcuts card
Que irá abrir um PDF com os atalhos da "criança".
Paz e bem!
chun
maior_abandonado:
noticias boas…
Isto existe a décadas.
maior_abandonado
Felagund:
maior_abandonado:
paulohbmetal:
maior_abandonado:
noticias boas…
Paz e bem!
como?
Coloca o breakpoint e quando para vai teclando F7
orra valeu hein cara o aviso…
o que eu estava pensando (o similar ao F6 do eclipse) acabei procurando, era com o F8 mais se não fossem vocês eu pensaria que não tem…
brigadão mesmo, vivendo e aprendendo…^^
maior_abandonado
paulohbmetal:
maior_abandonado:
paulohbmetal:
maior_abandonado:
noticias boas…
Paz e bem!
como?
No meu caso está configurado no F8. Mas (como eu faço sempre) tem como personalizar. E vc pode deixar como vc usa no Eclipse também e, para isso, vá em:
Tools->Options->Keymap->Profile e escolha Eclipse. Daí os atalhos que vc está acostumado no Eclipse irão responder no Netbeans também.
Para vc ver os atalhos que vem por padrão, vá em Help->Keyboard Shortcuts card
Que irá abrir um PDF com os atalhos da "criança".
Paz e bem!
valeu cara…baixei aqui
insonix
E o eclipse e a IBM, onde ficam nessa historia toda?
M
marcosalex
Uma vez li uma discussão sobre isso. A Oracle colabora com o Eclipse, mesmo sendo um concorrente teórico do JDeveloper. Mas agora será que compensa apoiar três IDEs? Tudo bem que todas as IDEs contribuem pra divulgação da plataforma Java e o Eclipse é a mais usada, a Oracle ganha aumentando a popularidade da linguagem, que é a mais usada no mundo. Mas o pessoal é dividido sobre qual forma seria mais lucrativa.
Eu, particularmente, não faço a mínima. hehehehe
luistiagos
não duvido que daqui a pouco a oracle comece a cobrar pelo NetBeans… esta é a politica dela…
G
garcia-jj
Espero que agora aposentem de vez o Jdeveloper e incluam o Netbeans nas ferramentas oficiais da Oracle. Só espero que a integração entre Netbeans e Glassfish seja bem melhor do que a Oracle fez com o Server Adapter do Glassfish3 com Eclipse. Já abri issue com os bugs e não fui levado com seriedade.
Só fiquei com dúvida… o Weblogic já vem distribuído com o Netbeans ou ele possui apenas o adapter?
davidbuzatto
garcia-jj:
Espero que agora aposentem de vez o Jdeveloper e incluam o Netbeans nas ferramentas oficiais da Oracle. Só espero que a integração entre Netbeans e Glassfish seja bem melhor do que a Oracle fez com o Server Adapter do Glassfish3 com Eclipse. Já abri issue com os bugs e não fui levado com seriedade.
Só fiquei com dúvida… o Weblogic já vem distribuído com o Netbeans ou ele possui apenas o adapter?
Até o momento só o adapter.
Junto com o NetBeans vem o Glassfish e o Tomcat, sendo que a instalação padrão sugere o Glassfish.
[]´s
M
marcosalex
hehehe
Tava demorando pra alguém vir com a mesma estória de sempre.
Aleksandro
Para os que acreditavam que a oracle não vê o que comprou ou não sabia exatamente o que estava comprando(Sun), acreditem a oracle fará o que melhor será para o seu negócio, se o netbeans melhorou e hj é interessante investir ela o fará , se o jdeveloper valer a pena dar continuidade ela o fará tbm, coisa que duvido, acredito que daqui para frente ela lançará netbeansdeveloper , integrando ambas e virando apenas uma IDE.
Para nós desenvolvedores e para aqueles sarcásticos que acreditam que a oracle iria falhar ou algo do tipo e que os criticos de plantão do guj que diziam que era o fim da linguagem e tal , isto é mais uma prova que a oracle jogará o jogo e com certeza visará seu lucro…mas com certeza a linguagem e ou plataforma java sairá cada vez mais fortalecida e para nós isto é muito bom , grande abraço a todos …
pintofree
Cara, to torcendo para que saia uma ide boa dessa fusão, o jdev tem umas sacadas boas, mais falha em muitas coisa onde o netbeans se da bem
Felagund
Cara, cada vez que leio teu nick to risada, ahuauhuha.
o JDev usei muito pouco, uma versão antiga, tinha alguns drag’n’drop interessantes, mas lento d+, não sei como está hj, mas acho que tirar o melhor dele e trazer para o netbeans como um plugin algo nesse estilo pode ser interessante.
chun
Se a Oracle for com muita cede ao pote , ela vai se estrupiar , entao… é mais barato para ela continuar a desenvolver o NetBeans , o Glassfish e o JDK no formato atual…
Na minha opiniao ela apenas vai fechar o codigo do JDK da Sun… OU torna-lo “um lixinho de testes” , socar tudo quanto é porcaria nele… e vender o JRockKit como a “solucao ideal”…
Muitos vao achar “DALHE ORACLE , O NEGOCIO EH DEIXAR O JDK 7 OPEN” , IMHO este vai ser o começo do fim. (do jdk da sun)
Adelar
O que acharam da nova versão do JRE da Oracle? Não sei se é só impressão minha, mas parece que melhoram muito a performance.
Att.
chun
Impressão sua.
pintofree
O que uma impressora falou para outra?
Essa Pagina e sua ou a impressão é minha?
Felagund
pintofree:
O que uma impressora falou para outra?
Essa Pagina e sua ou a impressão é minha?
peor piada do sul do mundo
M
marcosalex
Não tem sentido porque os dois são dela. E a Oracle manifestou que quer fundir as duas VMs.
E, na boa: nem a Microsoft que é a Microsoft cobra pela máquina virtual do .NET, por que a Oracle cobraria?
Pra servidores de aplicação o Glassfish a Sun já tinha a versão livre a paga e a Oracle manteve.
Eu apostaria em uma versão comercial do Netbeans, como acontece com o Visual Studio. Ou integrasse melhor as duas ferramentas e deixasse o JDeveloper como a comercial.
chun
marcosalex:
chun:
Na minha opiniao ela apenas vai fechar o codigo do JDK da Sun… OU torna-lo “um lixinho de testes” , socar tudo quanto é porcaria nele… e vender o JRockKit como a “solucao ideal”…
Não tem sentido porque os dois são dela. E a Oracle manifestou que quer fundir as duas VMs.
E, na boa: nem a Microsoft que é a Microsoft cobra pela máquina virtual do .NET, por que a Oracle cobraria?
Pra servidores de aplicação o Glassfish a Sun já tinha a versão livre a paga e a Oracle manteve.
Eu apostaria em uma versão comercial do Netbeans, como acontece com o Visual Studio. Ou integrasse melhor as duas ferramentas e deixasse o JDeveloper como a comercial.
Deus te ouça !
J
juliocbq
Adelar:
O que acharam da nova versão do JRE da Oracle? Não sei se é só impressão minha, mas parece que melhoram muito a performance.
Att.
Você não vai ver diferença alguma, a não ser que use o novo coletor de lixo, que será preciso ser ativado.
-XX:+UnlockExperimentalVMOptions -XX:+UseG1GC
Mas sinceramente, se você quer ver diferença, utilize o jdk7 ou o openjdk.
J
juliocbq
marcosalex:
chun:
Se fundir as duas vai criar um produto muito bom(pelo menos imagino, já que nunca usei a outra vm). O que o java precisa agora é de funcionalidade e desempenho mesmo, e não mais açúcares sintáticos adicionados as plataformas.
O netbeans tem tudo que todo tipo de profissional precisa. Eu larguei de usar o qt creator para usá-lo com c++ e o qt framework. Só espero que essas funcionalidades não sejam esquecidas.
M
marcosalex
juliocbq:
O netbeans tem tudo que todo tipo de profissional precisa. Eu larguei de usar o qt creator para usá-lo com c++ e o qt framework. Só espero que essas funcionalidades não sejam esquecidas.
O Netbeans já tem RAD pra C++ como o Qt Creator?
J
juliocbq
marcosalex:
juliocbq:
O Netbeans já tem RAD pra C++ como o Qt Creator?
Ele usa o qt designer embutido(além de todas as ferramentas do qt), com a vantagem de eu ter um processador de código do nível do netbeans, com refatoração e tudo mais.