Descupem ressucitar o tópico, mas não consegui postar no forum do projeto.
Ainda não sou usuário, mas gostaria de dizer que tenho um grande interesse em ver o projeto crescer, pois tive inumeros casos onde precisei de algo assim para substituir coisas muito piores que usar querys separadas em arquivos.
Só gostaria de pedir aos desenvolvedores que ao contrário do que muita gente disse aqui e com muitissimo fundamento, há exceções que parecem ser ignoradas por algum motivo (tipo discução de religião ou futebol), que é o fato de existir muitas situações em que o JPA (hibernate ou toplink) não funcionam e ponto final.
Gostaria de pedir que o projeto focasse justamente o contrário do JPA. Sim adoraria que o projeto fosse para outro rumo.
Não estou loco, se é para usar algo como JPA que use o JPA pô, afinal é uma especificação. Agora se não da para usar JPA eu queria uma alternativa facil de usar, configurar e que me de o que a maioria dos projetos que não pode usar JPA me desse.
A possibilidade de deixar os Analistas Funcionais olharem e alterarem as querys, sem precisar do java e sem medo de ser feliz.
Um arquivo sql externo facilita MUITO esse tipo de trabalho. Para esse tipo de projeto seria perfeito. Só não gostei de ter um para cada query (ou entendi errado?).
Outra coisa que combina com esse perfil de projeto (essas situações de querys montadas na unha) é a performance. Seria bom focar esse ponto tambem. Inclusive na leitura dos arquivos SQL.
Gostaria de saber tambem se ele permite chamada de procedures e functions. Isso seria excencial. O Ibatis me permite tudo isso, mas dar manutenção nos XMLs é horrivel. Eu odeio XML, apesar de admitir ser necessário para muitos casos. Mas prefiro usar somente quando realmente necessário. A ultima equipe que trabalhei tambem demonstrou dificudades com o mapeamento do Ibatis e demorou um tempinho até fluir sem erros bestas, mas que consomem tempo a toa.
Muita gente ignora o fato de que a maioria da mão de obra do mercado não é especializada, e muitos não tem conhecimento suficiente para usar um framework complexo como hibernate (facilidade? Ta brincando né? Ja viu como é trabalhar com chave composta em JPA?). E muitas empresas ja tem um perfil definido de trabalho, com profissionais que sabem muito do negócio e de SQL, mas não tem conhecimento nenhum em em java. Antes do código, o mais importante em um produto é o que ele faz.
Ja trabalhei em projeto que o Hibernate foi proibido pelos gerentes por simplismente não encontrar mão de obra disponivel tornando uma dor de cabeça a manutenção do mesmo.
Não trabalhei com hibernate o suficiênte para afirmar nada, mas não consigo ver ele sendo usado em um RP grande. Com tabelas enormes, equipe grande (de desenvolvedores e funcionais) em um mercado comcorrido e com prazos absurdos como no Brasil.
Espero um dia poder fazer parte de um projeto e equipe assim. (Seria um sonho).
Quando o mysql surgiu, muita gente criticou o fato dele não ter coisas básicas que outros banco de dados tinham e eram considearas excenciais por muias pessoas, o fato dessas coisas excenciais deixarem o BD lento tambem éra ignorado, e algum tempo depois a empresa que criou ele foi adquirida pela Sun por $1 bilhão. Claro depois dele ser reconhecido merecidamente como um (ou o mais ) rápido banco de dados do mercado.
Espero que o BoxSql consiga achar o seu espaço.
E por fim gostaria de agradecer a iniciativa e me descupar pelo texto grande.