Pesquisa - O quê você gostaria de ver mais no GUJ?

81 respostas
Rafael_Steil

Pessoal,

com o intuito de melhorar o GUJ para todos, disponibilizando conteúdo cada vez mais relevante, gostaríamos de saber o que cada um de vocês mais deseja no GUJ. Mais notícias sobre TI em geral? Mais artigos? Vídeos? Downloads? Newsletters? Promoções?

A idéia é ouvir o máximo de opiniões, e juntar tudo para formar uma base de foco de desenvolvimento de novas funcionalidades.

E ai, qual a opinião de voês?

81 Respostas

J

Deixa eu começar com a minha. Tenho visto muitas perguntas relativas a livros, sempre perguntando se é bom ou não e por ai vai. Falta uma área para discutir livros. Acho que isso incentivaria, pelo menos os autores brasileiros (que nem são tantos assim) a participar.

taaqui

Um grande banco de dados com todos os tipos de livros voltados para o mundo java de preferencia um lugar para botar as especificaçoes dos livros com fotos e dicas, e lugazinho para botar opinioes de nossos companheiros

guilhermevh

Mais artigos, acho que existe muitos artigos básicos, e esquecem que as pessoas evoluem. Seria interessante ter um foco mais avançado. E quem sabe um lugar para pessoas as divulgarem os seus trabalhos independentes. :-o

kaique

Concordo com o Guilherme. Acho que poderia ser feito algo com foco em pesquisa acadêmica. Algo que fosse sempre sendo colaborado que possa se tornar uma boa fonte de busca para quem está fazendo iniciação científica ou buscando contribuir com algo para a comunidade.
Isso poderia deixar o GUJ como referência para quem deseja realizar pesquisas científicas…

[]'s.

airan

Acho que seria muito interessante dar uma focada nos artigos, que colaboram bastante para a evolução “independente” e downloads, assim faria os pessoal ficar mais focado dentro do GUJ, criando um padrão, e ajuda para iniciantes.

Abraço

Andre_Fonseca

talvez uma área específica para tratar de projetos open-source com java, ruby, etc, talvez poderia bolar uma parceria ai entre o GUJ e os projetos

M

"

javaBeats

artigos++

(isto é, não só publicar mais artigos, mas também revisar e adequar os existentes)

xymor

Um sistema tipo stackoverflow.com de pergutas respostas.

jcmird

Concordo… Deviamos ter mais artigos…E gostei da sugestão da parte de livros e de trabalhos acadêmicos…

Andre_Brito

Concordo com o Guilherme. Acho que poderia ser feito algo com foco em pesquisa acadêmica. Algo que fosse sempre sendo colaborado que possa se tornar uma boa fonte de busca para quem está fazendo iniciação científica ou buscando contribuir com algo para a comunidade.
Isso poderia deixar o GUJ como referência para quem deseja realizar pesquisas científicas…

[]'s.
Eu estou de acordo.

Abraço.

Edufa

tags, artigos ou howto simplezinhos com busca e tags para facilitar mais ainda, pq existem inumeras duvidas q foram respondias inumeras vezes, tudo bem q qq um pode ir para a busca, mass e pudessem concentrar as receitinhas de bolo, “formalizar o tudo o que vc queria saber sobre…” acho q ajuda muitos iniciantes

lelodois

kaique:

ambos

erickles

++

Mais artigos e tutoriais, seria interessante tutoriais passo a passo sobre os principais frameworks do mercado (Struts, JSF, Hibernate, Spring), detalhando e mostrando exemplos de cada um deles, seria ideal para iniciantes.

Marcio_Nogueira

Video aulas sobre JSF,Struts,Hibernate,JPA, Java em geral. :wink:

C

Classificação dos artigos:

• básico
  • intermediário
  • avançado

[]'s.

J

Edufa wrote:
tags, artigos ou howto simplezinhos com busca e tags para facilitar mais ainda, pq existem inumeras duvidas q foram respondias inumeras vezes, tudo bem q qq um pode ir para a busca, mass e pudessem concentrar as receitinhas de bolo, “formalizar o tudo o que vc queria saber sobre…” acho q ajuda muitos iniciantes

Exemplos que eu, um iniciante, queria ver por aqui:

• JTable, modelos, etc (registre-se que já existem dois artigos);
  • Datas, máscaras, formatos, campos de numerário, etc;
  • Banco de dados x Java no geral;

Claro que deve-se considerar todos os níveis, do básico ao avançado.

Existem muitas soluções na busca do fórum, mas cada um trata a sua maneira. Qual o caminho mais tradicional e correto para lidar com cada situação?

Sei que já pedi demais, mas no geral falei uma coisa só: +++ ARTIGOS E TUTORIAIS!!!

mchiareli

TAGS…

Acho que a parte de tutoriais, cada um pode contribuir um pouco, e não ficar esperando que a lista de tutoriais simplesmente cresça sozinha… =)

Gostaria de ver uma de ver uma seção do guj dedicada ao Groovy / Grails… =)

Seria legal uma agregador de blogs aqui no guj tb…

R

Groovy and Grails
Concordo, muito mais java do que ruby e muito menos espaço no forum hoje!

andrepestana

Acho que deveria ter mais artigos, tutoriais e uma parte para falarmos sobre livros.

Na parte sobre livros poderia ser assim: quem lesse um livro poderia fazer um review do livro e postar sobre o livro. Acho que isso seria interessante e o guj poderia ganhar dinheiro com o link para comprar o livro :wink:

jonata.zurchimitten

eu acho que era para criar uma parte
só sobre formação
cursos
faculdades
pós
e outra de vagas de esmprego e estagios
é algo interesante

maior_abandonado

erickles:

Mais artigos e tutoriais, seria interessante tutoriais passo a passo sobre os principais frameworks do mercado (Struts, JSF, Hibernate, Spring), detalhando e mostrando exemplos de cada um deles, seria ideal para iniciantes.

é concordo…

artigos e tutoriais…

ricardo.narezi

Acredito que faltem mais tutoriais, mostrando desde o zero como construir uma aplicação web por exemplo…
onde baixar os arquivos necessários, como montar a estrutura das pastas, como configurar cada framework utilizado… enfim, algo bem detalhado, tipo passo a passo para alavancar o conhecimento da galera…

Ricelli_Martins

Eu concordo com o erickles, deveria investir bem mais em artigos. Tipo passo a passo sobre os principais frameworks do mercado (Struts, JSF, Hibernate, Spring). Isso ajudaria até aquleles que desejam fazer iniciação científica.

celsofurtado

Sem dúvida alguma, mais artigos!!!

B

Eu acredito que screencasts seriam um grande diferencial o guj.

E algum lugar para os usuários pedirem que seja criado um artigo ou screencast que gostaria de ver , ai depois outro usuário que dominasse o assunto pedido iria só criar aquele artigo ou screencast.

mchiareli

Isto pode partir da propria comunidade né, nao precisamos esperar apenas que os responsaveis pelo guj façam… =)

dudaskank

Gostei da idéia dos livros e críticas aos mesmos. Certamente ajudaria bem.

Acho também que a parte dos artigos e tutoriais deveria ser transformada em wiki, assim facilitaria o envio de novos materiais e sua atualização também.

Luiz_Aguiar

Um botãozinho para doações financeiras para os moderadores rsrs :slight_smile:

screencasts++

Metaleiro

[color=darkblue]Projetos open source, que os usuários do GUJ possam participar, áreas específicas que funcionassem como os artigos para esses projetos [/color]

A

Fala Rafael,

Concordo com a grande maioria aqui escrita e reforço essa também: colocar datas nos artigos.

chun

Minha sugestão seria ele começar a salvar o meu usuario logado igual a antes :stuck_out_tongue:

serathiuk

Essa parte de artigos poderia se transformar numa wiki. Acho que ficaria mais fácil atualizar, pois não necessariamente quem escreveu o artigo irá atualiza-lo. Ou criar uma wiki a parte.

jgbt

Gostaria de ver menos Trolls :twisted:

Agora serio, artigos são sempre bem vindos. Pode ser ate links para artigos externos. No estilo dos posts que tinham antigamente “Então voce gostaria de saber sobre<Coloque seu interesse aqui>”

[]´s

M

"

M

"

Pedrosa

Gostaria de uma seção de screencasts, e artigos e tutoriais mais atualizados como Spring 2.5, Ruby on Rails, EJB 3, JBoss Seam …

dreamspeaker

Um blog colaborativo.

Os posts funcionariam como pequenos artigos, com aprovação (da moderação?).

O formato de blog é bacana porque os posts podem ser menos formais e longos que um artigo, e menos bagunçado que um tópico no fórum. E podem ser “extendidos” por outros colaboradores - ter vários posts para o mesmo assunto, algo assim. Um “blog do GUJ”.

Sei lá, uma viajada. Nem tava pensando nisso antes de ler esse tópico!

Abraço! :wink:

peerless

Mais artigos, e concordo com a parte dos livros também.

A proposito Rafael, e a questão das camisas do guj? catch (Exception e) {} ?

bsmachado

Bem, como ja disseram, uma parte de livros sobre Java, PHP, .Net, C…
Seria bom e também o GUJ poderia colocar uma tabela com os preços de alguns livros, os mais vendidos, nos principais sites na web como o Submarino, Americanas, FNAC…
Uma parceria assim seria bom… Não so para o GUJ, mas também para os usuários do desse exelente Fórum…
Outra coisa, colocar mais tutoriais usando o Netbeans e o Eclipse, links uteis de alguns sites relacionados a TI também ajudaria bastante…
:wink:

evil.hunter

Gostaria de ver mais artigos sobre tecnologias emergentes.

D

Eu queria mais artigos, tutotriais e uns screencast.
Mas isto tem que partir de nós usuários, acho que melhor foma disso seria uma wiki.Assim, todos poderiam coloborar.
Falta uma área de divulgação de projetos open source.

E quem sabe umas camisas, pq não??

j-menezes

Na minha opiniao, repensar as regras para moderadores, que falam mau de java aqui neste forum.

paulohbmetal

Seção para livros com resenhas e avaliação dos mesmos.

Paz e bem!

rbcunha

Artigos e Tutoriais, básicos e avançados.

Roger75

Acho que seria interessante uma parte de tutoriais/artigos em vídeos como no YouTube, mostrando passo a passo as instruções.

souzaJr

Eu acho que deveria ter uma opção pra visualizar a listagem das mensagens sem resposta (somente elas), na ordem decrescente de data. Isso pode incentivar as pessoas a ajudarem mais!

Rubem_Azenha

A parte de artigos deu uma esfriada nos ultimos dois anos…

paulohbmetal

Acho que isso, também, é decorrente do crescimento do n° de blogs.

Paz e bem!

L

Gostaria que cada resposta de um usuário tivesse aquele ranking de cinco estrelas. E no perfil de cada usuário, haveria a pontuação média de todas as respostas dadas. Assim, com as pessoas sendo avaliadas por qualidade, não por quantidade, haveria um desincentivo a alguém que só responde coisa sem-noção.

mario.fts

++

+++

A gente podia montar uma “força-tarefa” pra atualizar os artigos existentes pelo menos.

D

Eu acho, particularmente, desnecessários os artigos. Creio que seria bom um agregador de blogs, como alguns vem fazendo. A idéia é as pessoas votarem nos melhores blogs e artigos, aparecendo assim em destaque. Isso incentiva o criador do blog a atualizar e escrevem sem ter a necessidade de estar vinculado diretamente ao fórum.
Como já sugeriram, a idéia de ter um fórum para discutir livros é interessante.

rafagil

wiki++

tonyam

Pesquisas Avançadas, com vários filtros

peczenyj

um planet :slight_smile:

D

Seria legal se tivessem estudos que “descascassem” alguns frameworks, mostrando por que determinada estratégia de implementação foi escolhida em detrimento de outra (e também qual seria esta outra opção).

Seria escolhido um framework ou ferramenta open source e em um determinado componente seria explicado por que foi escolhido aquela implementação, o que está certo, o que está errado, quais são as vantagens deste estilo de implementação, quais são seus problemas.

Edufa

Poder marcar se um topico está resolvido ou em aberto ainda, apesar disso poder ser feito direto no titulo se for um atributo, poderia facilitar a busca por tópicos abertos para quem quer contribuir, quem sabe ainda poder indicar melhor resposta, mas aí acho que lembra demais o yahoo perguntas, apesar de ser interessante :wink:

Osmar_Junior

Mais artigos :wink:

neohacker

Artigos++ (Refactoring)
Wiki++

victorwss

Mais emoticons (o javaranch é rico nisso), e no geral o pessoal não abusa muito não.

T

Leonardo3001:
Gostaria que cada resposta de um usuário tivesse aquele ranking de cinco estrelas. E no perfil de cada usuário, haveria a pontuação média de todas as respostas dadas. Assim, com as pessoas sendo avaliadas por qualidade, não por quantidade, haveria um desincentivo a alguém que só responde coisa sem-noção.

Já houve esse ranking de estrelinhas e deu bastantes problemas.

Entretanto, talvez um esquema como o de Duke Stars ( http://wikis.sun.com/display/SunForums/Duke+Stars+Program+Overview ) fosse usável; o problema, obviamente, é implementar isso. ( Eu falo isso porque consegui chegar ao nível Gold, com exatamente 500 pontos :stuck_out_tongue: )

Rafael_Steil

Legal pessoal, estou gostando das sugestoes.

Uma das primeiras coisas que gostaria de fazer eh mexer nos artigos, de fato. O que tenho em mente é disponiblizar um editor wysiwyg para escrever artigos diretamente no site, e os proprios usuarios ajudariam na revisao do conteudo, e posteriormente entraria como artigo oficial. Alem disso, para os artigos existentes, permitir a adicao de tags e classificacao em nives “Basico, Intermediario, Avancado”.

Sobre o wiki, qual seria um bom? Os que eu lembro conhecer sao todos horriveis ou dificieis de customizar.

Rafael

ramilani12

Olá
Rafael , uma coisa que gostaria no GUJ e que não vejo nos foruns é tag clouding.
Seria interessante nós usuários “tagear” os posts conforme a nossa visão sobre o conteudo discutido.
E na pagina principal poderia apresentar as tags mais utilizadas. Uma ideia semelhante ao site do globo.com bem ao rodape do site apresenta as palavras mais buscadas.

Rafael_Steil

O JForum 3 tem suporte a tags. Logo logo colocamos aqui no GUJ.

Rafael

ramilani12

Rafael Steil:
O JForum 3 tem suporte a tags. Logo logo colocamos aqui no GUJ.

Rafael

Legal, seria semelhante ao delecious , flickr?

Malkav.Felipe

O pessoal anda pedindo muitos artigos… seria complicado realizar campanhas para incentivar a publicação deles? Tipo o apostilando.com com ranking de melhores artigose tal… com premiação talves (meio complicado).

Como iniciante eu também axo boa a ideia de mais artigos…

webjoel

Olá!

Concordo com todos acima, como sou iniciante em Java, e muitos são, pois Java não é somente mais uma linguagem, já se tornou uma tribo, uma cultura, uma coisa totalmente diferente de todas as outras, por isso todo cuidado é pouco, e quanto mais itens, artigos, dicas, notícias para iniciantes, melhor será.

Andre_Fonseca

Rafael Steil:
Legal pessoal, estou gostando das sugestoes.

Uma das primeiras coisas que gostaria de fazer eh mexer nos artigos, de fato. O que tenho em mente é disponiblizar um editor wysiwyg para escrever artigos diretamente no site, e os proprios usuarios ajudariam na revisao do conteudo, e posteriormente entraria como artigo oficial. Alem disso, para os artigos existentes, permitir a adicao de tags e classificacao em nives “Basico, Intermediario, Avancado”.

Sobre o wiki, qual seria um bom? Os que eu lembro conhecer sao todos horriveis ou dificieis de customizar.

Rafael

oi Rafael

conheço o JSP Wiki, eu nunca usei, mas o fato de ser escrito em Java poderia ajuda na integração ao forum?

o que eu conheço, já instalei e usei foi o MediaWiki, que é o sistema base da Wikipedia

sandeco

Mais vídeos:

• Vídeo aula
  • Paletras em vídeo
  • Podcast
Shelson

rafael,

seria possivel integrar o guj dentro de blogs pessoais ?

por ex. eu colocar as mensagens, mesmo q em rss, disponiveis dentro do meu blog ?

yorgan

Acho que seria interessante bolar um calendário para que o pessoal pudesse cadastrar eventos sobre Java. Pelo tamanho da comunidade acho que seria facil manter ele e também seria uma maneira simples para compartilhar com o pessoal os evetens que estão acontecendo por ai.

[]´s

Daniel

Shelson

yorgan:
Acho que seria interessante bolar um calendário para que o pessoal pudesse cadastrar eventos sobre Java. Pelo tamanho da comunidade acho que seria facil manter ele e também seria uma maneira simples para compartilhar com o pessoal os evetens que estão acontecendo por ai.

[]´s

Daniel

Excelente ideia Daniel !

Atualmente o pessoal coloca em notícias, mas a idéia de uma agenda seria genial.

E

Se fossem disponibilizados mais artigos,apostilas, talvez ajudaria ainda mais todos que acessam o site.
Gosto muito de participar.valeu!

T

Dona Lara, se você quiser saber o que é o GUJ, leia este artigo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/GUJ

Djonatah

Ei,

como ficaram as camisas do GUJ? (Eu nao consegui achar o topico novamente - mecanismo de busca nao tah legal =/)

Abracos
<><

victorwss

Realmente, dar um jeito nesse mecanismo de busca é importante.

O

Seria legal um fórum pra discussão sobre problemas computacionais interessantes.

S

Minha sugestão é uma mudança na atitude dos moderadores. Acho que deviam passar a banir os trolls do fórum, ao invés de trancar os tópicos sem noção que eles criam ou que incitam flames.
Tem um troll que enche o saco (posso falar o nome por MP, se quiserem).

Edit: agora que fizeram sugestões para o JForum. Eu acho que “citações múltiplas” são uma boa idéia. Alguns fóruns têm isso: você clica no botão citar de cada post e depois em responder. Seu post aparece com todos os (quote) organizados.

T

Alguns foram realmente banidos; outros é bem difícil banir, porque normalmente eles criam novos usuários.

Um exemplo que posso dar foi um tal de AU_UK, que criou dezenas de usuários no fórum oficial da Sun - forums.sun.com. Ele era tão controverso que, mesmo o fórum não sendo moderado naquela época em que ele aterrorizou o forums.sun.com, o pessoal tinha de ficar arrancando fora os usuários que ele criava e criava repetidamente, até que, pelo jeito, alguém foi falar com ele pessoalmente e ele acabou “sossegando o facho”.

http://forums.sun.com/thread.jspa?threadID=622708&tstart=30180

Não pense que eu não quero ter aquele botãozinho “banir usuário” na minha página de administração do fórum :twisted:
É que sabemos que isso não resolve; o que normalmente resolve, só que não temos recursos para isso, é falar com o troll “cara a cara” (e se mesmo isso não resolver, aí fica complicado. Uma ordem judicial para o cara ficar afastado pelo menos 200 metros de um computador com acesso à Internet? Tenham dó.)

marcio0

Schuenemann:
Minha sugestão é uma mudança na atitude dos moderadores. Acho que deviam passar a banir os trolls do fórum, ao invés de trancar os tópicos sem noção que eles criam ou que incitam flames.
Tem um troll que enche o saco (posso falar o nome por MP, se quiserem).

Edit: agora que fizeram sugestões para o JForum. Eu acho que “citações múltiplas” são uma boa idéia. Alguns fóruns têm isso: você clica no botão citar de cada post e depois em responder. Seu post aparece com todos os (quote) organizados.

Completando a sugestão, um exemplo é o fórum CifraClub, você clica nos posts que quer citar, e eles ja aparecem la embaixo no resposta rápida.

S

quote=thingol alguém foi falar com ele pessoalmente e ele acabou “sossegando o facho”.
[/quote]
Devem ter quebrado os dedos dele :lol:

Não sabiam que baniam por aqui. É que tem um bem chato que de vez em quando solta uns flames. Mas valeu a resposta.

Criado 15 de março de 2009
Ultima resposta 2 de abr. de 2009
Respostas 81
Participantes 68