Por que o Netbeans? Parte 2

25 respostas
Luiz_Aguiar

Segunda parte do artigo mostrando as novas (ou melhoradas) features do Netbeans 5.5 que esta saindo em breve, como já de costume, o artigo contém um video demostrativo com audio do autor explicando o que esta fazendo.

Essa segunda parte cobre as seguintes features:
:arrow: Java EE 5
:arrow: Mobility Pack
:arrow: SOA Tools
:arrow: Visual Web Pack
:arrow: Open Source Community

http://www.netbeans.org/download/flash/why-netbeans-part2/player.html

Boa diversão!
:smiley:

25 Respostas

Leozin

esse Visual Web Pack é a integração do Java Studio Creator com o Netbomba?

Luiz_Aguiar

Parece que foi chupado do JSC sim esse módulo.

T

Devem ter reimplementado algumas coisas que eram proprietárias e não podiam ter seu fonte liberado como Open-Source (mesmo que fosse uma simples alteração de licença no código-fonte :P, que acredito que tenha sido a maior parte das alterações ), e outras que são incompatíveis com o NB 5.0 (note que o JSC roda sob o NetBeans 4.1 se não me engano). É por isso que não liberaram tudo logo de cara no NB 5.0.

Paulo_Silveira

É. Tem algumas features beeeem impressionantes! Os plugins são bem legais mesmo… o de JSF e o de EBJ, só é chato o código que ele gera dos métodos dos managed beans.

Agora, o que é simplesmente insuportavel é quando o autor do cast pressiona CONTROL ESPACO e aparecer “waiting”… e aposto que o micro dele tem no minimo 2 processadores…

chun

Paulo Silveira:
É. Tem algumas features beeeem impressionantes! Os plugins são bem legais mesmo… o de JSF e o de EBJ, só é chato o código que ele gera dos métodos dos managed beans.

Agora, o que é simplesmente insuportavel é quando o autor do cast pressiona CONTROL ESPACO e aparecer “waiting”… e aposto que o micro dele tem no minimo 2 processadores…

O codigo gerado segue a filosofia do .Net , ou seja , cada pagina tem eu .java e seu .jps ligados de forma que TODO e qualquer componente da pagina tem um representante na classe java , até um simples label vai ter um componente no .java +/- assim:

private com.sun.rave.Label lbl;

pois bem… esta eh a forma encontrada pelo pessoal da Sun e da propria MS para tornar as coisas mais Swing-like possivel…

Quanto o waiting… é praticamente instantaneo… quem usa NetBeans sabe que ele ocorre somente quando vc starta a IDE ( afinal ele faz caching até das classes que não estao importadas… coisa que até hoje o eclipse não faz… tente digitar JFrame j = new JFrame(); e na outra linha digite j. e se voce nao importar… o eclipse nao mostra , o netbeans sim. )

Digamos que o NetBeans 6 vai melhorar bastante isso ( quem já testou o M3 viu isso. )

Leozin

chun:
Paulo Silveira:

O codigo gerado segue a filosofia do .Net , ou seja , cada pagina tem eu .java e seu .jps ligados de forma que TODO e qualquer componente da pagina tem um representante na classe java , até um simples label vai ter um componente no .java +/- assim:

pois bem… esta eh a forma encontrada pelo pessoal da Sun e da propria MS para tornar as coisas mais Swing-like possivel…

E você vê isso como algo ruim? Ou você pefere que exista 10 jsps com somente 1 managed bean?

Eu achei interessante esse esquema, eu já mexia com o Studio Creator desde os primórdios e acho muito legal a produtividade que ele faz o desenvolver ter. Além disso, não achei o código gerado por ele inútil, pelo contrário, você fazer um jsp em xml é muito mais prático, não tem mistura de HTML loko em código. Outra coisa interessante é que ele gera os componentes na página “bindados” :slight_smile: não tem nada criado direto no jsp.xml :stuck_out_tongue:

Luiz_Aguiar

Na verdade o novo editor só vai ser incorporado no M5, no M4 vai sair o merge da parte EE 5 da versão final 5.5 para o 6.0, mesmo assim não espere maravilhas até um dois M pra frente, pois deve ficar instável por um tempinho né.

chun

Leozin:
chun:
Paulo Silveira:

E você vê isso como algo ruim? Ou você pefere que exista 10 jsps com somente 1 managed bean?

Eu achei interessante esse esquema, eu já mexia com o Studio Creator desde os primórdios e acho muito legal a produtividade que ele faz o desenvolver ter. Além disso, não achei o código gerado por ele inútil, pelo contrário, você fazer um jsp em xml é muito mais prático, não tem mistura de HTML loko em código. Outra coisa interessante é que ele gera os componentes na página “bindados” :slight_smile: não tem nada criado direto no jsp.xml :P

Digamos que eu nao uso dessa “forma” , esse negocio de arrastar e soltar componente em uma pagina web nunca fez a minha cabeça… porem o pessoal do Visual Studio vende isso como “produtividade” , fazer o q né ?

Leozin

chun:
Leozin:
chun:
Paulo Silveira:

Eu achei interessante esse esquema, eu já mexia com o Studio Creator desde os primórdios e acho muito legal a produtividade que ele faz o desenvolver ter. Além disso, não achei o código gerado por ele inútil, pelo contrário, você fazer um jsp em xml é muito mais prático, não tem mistura de HTML loko em código. Outra coisa interessante é que ele gera os componentes na página “bindados” :slight_smile: não tem nada criado direto no jsp.xml :P

Digamos que eu nao uso dessa “forma” , esse negocio de arrastar e soltar componente em uma pagina web nunca fez a minha cabeça… porem o pessoal do Visual Studio vende isso como “produtividade” , fazer o q né ?

Pô cara, é que você tem que entender, que não é todo mundo que:
-> Cria um projeto novo
-> Cria todas as configurações no web.xml
-> Configura todo navigation-case no faces-config.xml
-> Gera todo JSP/XML e Backing Beans
-> Configura temas do rave
-> Configura o classpath pro jstl, jsf-api/impl entre outros
-> Coloca as diretivas taglib na jsp
-> Dá deploy, start/stop server
-> entre outras coisas…

em um minuto! Você, por exemplo, que faz tudo isso em menos de um minuto, não faz diferença né? Mas para os meros mortais, isso é útil, já que eles não são tão ágeis como você. Espero um dia chegar nos seus pés :slight_smile:

Ah e por favor, se alguém fizer isso em menos de um minuto também como o chun, por favor, me ensine como, porque eu não faço idéia de como fazer isso :frowning: acho que isso se deve a anos e anos de experiência…

Se você não acha isso produtivo, acha que é propaganda da m$, por que tu utiliza netbeans? Por que tu não cria tudo no braço mesmo, só com arquivos de texto, sem nenhuma ferramenta auxiliadora? :slight_smile:

chun

Leozin:
chun:
Leozin:
chun:
Paulo Silveira:

Pô cara, é que você tem que entender, que não é todo mundo que:
-> Cria um projeto novo
-> Cria todas as configurações no web.xml
-> Configura todo navigation-case no faces-config.xml
-> Gera todo JSP/XML e Backing Beans
-> Configura temas do rave
-> Configura o classpath pro jstl, jsf-api/impl entre outros
-> Coloca as diretivas taglib na jsp
-> Dá deploy, start/stop server
-> entre outras coisas…

em um minuto! Você, por exemplo, que faz tudo isso em menos de um minuto, não faz diferença né? Mas para os meros mortais, isso é útil, já que eles não são tão ágeis como você. Espero um dia chegar nos seus pés :slight_smile:

Ah e por favor, se alguém fizer isso em menos de um minuto também como o chun, por favor, me ensine como, porque eu não faço idéia de como fazer isso :frowning: acho que isso se deve a anos e anos de experiência…

Se você não acha isso produtivo, acha que é propaganda da m$, por que tu utiliza netbeans? Por que tu não cria tudo no braço mesmo, só com arquivos de texto, sem nenhuma ferramenta auxiliadora? :)

Calma cocada :wink:

O que eu disse é que em projetos grandes esse negocio de arrastar e soltar simplesmente não funciona :slight_smile: Voce precisa de regra de navegações bem mais complexas… componentes com integração bem maior… não adianda… quase tudo que está “pronto” segue um padrao de funcionamento… se vc nao o segue , voce terá grandes problemas :slight_smile:

Não só acho balela da grossa , como nao uso… faco toda a parte de integracao com assistentes que AJUDAO e nao fazem da maneira deles…

Utilizo NetBeans prq nao suporto a quantidade de plugins inuteis e imprestaveis que vejo no eclipse… e prq acredito que se eu uso Java quero uma IDE para Java e não uma IDE feita em Java. Simplequente quero baixar a IDE e usar… e nao sair instando 12938712938172 plugins para conseguir desenvolver com dignidade.

Mas isso não cabe a discussao … se vc ficou ofendido pelo fato que mensionei sobre o VisualStudio… me desculpe , mas é a pura realidade :slight_smile:

Detalhe… eu nao acho que as coisas devem durar um minuto , afinal , tudo depende de como é complexo ou não o seu software… para uma padaria… eu acharia nota 10 ficar arrastando e soltando em uma pagina web… mas para um projeto mais serio eu prefiro controle das coisas.

Leozin

Olá :slight_smile:

Se você sabe exatamente o por que de um código específico ser gerado por uma IDE, qual a sua finalidade e qual alteração deve ser feita para se ter um comportamento X? Teria eu grandes problemas? Se eu implantasse IoC/DI no meu projeto que foi feito com o Studio Creator, ele ficaria ruim se crescesse somente pelo fato de algumas coisas a IDE ter gerado?
Isso vai de programador para programador. Se o cara sabe analisar o que presta ou não, sabendo das consequência que isso pode trazer pra um projeto de grande porte, sabendo o que inserir/retirar, o que há de mais com código gerado pela IDE?

Sem contar, meu caro, se levarmos isso como algo totalmente do mal, então o Hibernate também é ruim para projetos grandes né? Ah, pelo amor de Deus, o iReport também né? Puts! As ferramentas administrativas de banco de dados também, tal como o Enterprise Manager do SQL Server e o pgAdmin do Postgres! Pra que utilizar o Enterprise Architect? Por que não usar o paint? Também devemos salientar que nossos clientes tem a vida inteira para esperar um software! Ah e que nossos patrões também tem a vida inteira pra ficar pagando pra gente R$ 40,00/hora, mesmo que 95% do tempo estamos construindo coisas para poder começar a pensar em solucionar um problema específico e 5% do tempo estamos focando na solução do problema :slight_smile:

Netbeans foi feito em que? Fortran? aiai…

Bom, não sou evangelista de nada, xiita e tal, que digo que somente uma linguagem presta, que somente a IDE que eu uso é boa e que o “concorrente” não presta. Eu prefiro conhecer os dois lados da moeda em vez de ficar falando mal sem conhecer, pior, somente repassando o que falam :slight_smile: Então não tem o porque eu ficar ofendido, se você achar que expressar uma opinião é questão de ficar ofendido, daqui a pouco muita galera do fórum do Geral vai se pegar no soco não concorda?

chun

Leozin:
Olá :slight_smile:

olá :slight_smile:

Eu não disse que o codigo gerado pelo Studio Creator é ruim… porem segue um controle só dele… o dia que voce quiser abdicar do rave :slight_smile: já era :slight_smile: vc chegou a verificar o .jsp ? Algumas coisa serem geradas pela IDE é NORMAL… e sadio… mas a IDE tem o controle interino sobre o codigo eu já não concordo muito…

Esta afirmacao de que Hibernate é ruim para projetos grandes é uma afirmação sua :slight_smile: e não concordo não :slight_smile: Tudo depende de como voce usa.

Voce esta tendo uma crise… eu estou criticando o RAVE utilizado pelo Studio Creator… e nao todas ferramentas com atomação do planeta… por favor… menos choro e mais objetividade…
Se eu quisesse fazer TUDO na mao… usava eclipse de uma vez…

Mais uma vez voce nao leu direito… NetBeans é feito em Java para ser uma IDE Java… e isso deixa ele muito mais pratico para desenvolver , pois todo mundo FOCA em um horizonte apenas… essa estoria de que NetBeans não tem plugin pra nada é pura lorota… afinal… ele já vem BEM completo e tem metade do tamanho do eclipse. Já o eclipse é feito em java e é uma IDE GENERICA… JAVA é apenas mais uma linguagem dentro dela…

Concordo… porem comparações são inevitáveis.

Verdade… sorte que não é o meu caso. eu utilizo os dois lados da moeda :slight_smile:

Exato… e volto a dizer… acho que as IDE’s tem que gerar codigo que digamos é… “util e repetitivo” , agora o que o projeto RAVE faz não me agrada… é apenas a MINHA opiniao :slight_smile: nada mais. Já tentou usar o RAVE juntamente com o MyFaces ? h0h0h0h… use e terá uma surpresa :twisted:

Leozin

isso que eu quis me referir, não importa a ferramenta de automatização que você use, tudo depende de COMO você usa e principalmente, o por que ela faz X coisas. No caso do hibernate eu fui irônico, tal como o resto dos exemplos que citei. :slight_smile:

chun:
Voce esta tendo uma crise… eu estou criticando o RAVE utilizado pelo Studio Creator… e nao todas ferramentas com atomação do planeta… por favor… menos choro e mais objetividade…
Se eu quisesse fazer TUDO na mao… usava eclipse de uma vez…

Se fosse falta de objetividade, você teria citado o RAVE antes e não agora :slight_smile:
E, por favor, não venha me falar de choro, porque depois que falaram que não era permitido postar links diretos de blogs, você foi um que quase teve um filho :stuck_out_tongue:

É lorota sim, concordo contigo, conheço os plugins de hibernate, de spring que ele tem e tal e são bem produtivos, já utilizei também o Colaborator várias vezes :slight_smile:
E também concordo que o eclipse é uma “IDE Genérica”, que dá pra desenvolver em C++ também, com AspectJ ou com o Flex Builder, mas o eclipse é focado no java :).
O netbeans também se pode desenvolver em outras linguagens, além de C++, com netbeans tem até aquele esquema de programar em VB no netbeans :stuck_out_tongue: Eu não vejo isso como algo ruim, se elas manterem o foco e os objetivos, não há nada de errado em inserir editores e compiladores de outras linguagens

Coincidência, eu também :slight_smile:

Bom, tomara que isso saia no NetBeans 6, digo, para que você possa optar em querer usar o Rave ou não, porque forçar o desenvolver a usar uma tecnologia é meio cruel não? Porque, se o NetBeans 6 ficar tão bom quanto o pessoal aguarda, vou querer voltar pra ele, pra poder fazer os sistemas em JSF, mas usando tobabo, adf etc e nem sempre rave :slight_smile:

chun

Percebi :slight_smile:

1º RAVE não é um conjunto de plugins e sim a tecnologia que esta ao redor de toda construção do JSC…

2º Nao gostei mesmo :slight_smile: acho besteira nao poder postar link de blogs :frowning:

Leozin:

Bom, tomara que isso saia no NetBeans 6, digo, para que você possa optar em querer usar o Rave ou não, porque forçar o desenvolver a usar uma tecnologia é meio cruel não? Porque, se o NetBeans 6 ficar tão bom quanto o pessoal aguarda, vou querer voltar pra ele, pra poder fazer os sistemas em JSF, mas usando tobabo, adf etc e nem sempre rave :)

Como disse antes… RAVE é o framework do coração do JSC , duvido que deixem isso opcional… acho q eles nem conseguem deixar opcional… senao seria mais uma JSR :frowning: e eu acredito bem mais nos WebBeans do Seam que no RAVE :stuck_out_tongue: MAAAAASSSS , eh o unico que faz desenvolvimento visual hj em dia :stuck_out_tongue: paciencia…

Luiz_Aguiar

Senhores… retomem o foco do tópico please :!: :smiley:

P

não consegui utilizar o Visual Web Pack .
Alguma dica ?

NetBeans 5.5 RC2

chun

pm:
Alguma dica ?

NetBeans 5.5 RC2

Ele ainda nao saiu :stuck_out_tongue: sai soh no final de novembro :slight_smile:

Luiz_Aguiar

pm:
Alguma dica ?

NetBeans 5.5 RC2

já esta disponível?

P

ups…

desculpem-me pela falta de atenção ou pela ansiedade !!! :oops:

Luiz_Aguiar

NetBeans 6.0 M4 Report
Download Milestone download
Stabilization Oct 16th-Oct 23rd
Released Oct 24th
What’s New and Noteworthy
M4 contains new features you might find interesting. In brief following new features were added and tested in M4:

* Java EE 5 support was merged from NetBeans 5.5 into NetBeans 6.0. You can now use Java EE 5 features with Glassfish app server
* Integration with Windows Shell is now possible try Open With feature.
* Profiler added several interesting features: Dynamic Attach, CPU live results and Heap Walker improved as well.
* Other features you might find interesting are: Inline Diff, Flat packages in Classes view, Copy of call stack to clipboard and some new Editor features.
* Mobility Pack has its first Milestone so don't forget to check it as well.

Review full list of new M4 features for complete picture of what’s new in M4. M5 will be stablized during a week of Nov 20th and released around Nov 27th. It will feature a new Java/Editor infrastructure and that will be a big change.

daviscabral

Minha primeira participação!
Olá a todos!

Bom, o que acharam do Netbeans agora?

renatosilva

Até que não é irritante esse novo, e no Java 6 até que tá rapidinho…

Daniel_Quirino_Olive

Não é irritante se você não se importar com a qualidade do código gerado pela ferramenta quando você desenvolve Swing ou JSF. Para coisas quick’n dirty, netbeans é o que há. :stuck_out_tongue:

daviscabral

Rapaz, notei isso mesmo hoje cedo.
Coloquei uns botões e uma tabela e nossa, entuxou de coisa que não precisa.

Desenvolver para a web com código xhtml semântico usando netbeans esquece né? :slight_smile:

antonioni.rocha

O netBeans 5.5 tem um bugzinho na hora de salvar um form swing, precisa-se clicar duas vezes no botão ‘save all’ :?

Criado 23 de outubro de 2006
Ultima resposta 23 de dez. de 2006
Respostas 25
Participantes 10