isso que eu quis me referir, não importa a ferramenta de automatização que você use, tudo depende de COMO você usa e principalmente, o por que ela faz X coisas. No caso do hibernate eu fui irônico, tal como o resto dos exemplos que citei. 
chun:
Voce esta tendo uma crise… eu estou criticando o RAVE utilizado pelo Studio Creator… e nao todas ferramentas com atomação do planeta… por favor… menos choro e mais objetividade…
Se eu quisesse fazer TUDO na mao… usava eclipse de uma vez…
Se fosse falta de objetividade, você teria citado o RAVE antes e não agora 
E, por favor, não venha me falar de choro, porque depois que falaram que não era permitido postar links diretos de blogs, você foi um que quase teve um filho 
É lorota sim, concordo contigo, conheço os plugins de hibernate, de spring que ele tem e tal e são bem produtivos, já utilizei também o Colaborator várias vezes 
E também concordo que o eclipse é uma “IDE Genérica”, que dá pra desenvolver em C++ também, com AspectJ ou com o Flex Builder, mas o eclipse é focado no java :).
O netbeans também se pode desenvolver em outras linguagens, além de C++, com netbeans tem até aquele esquema de programar em VB no netbeans
Eu não vejo isso como algo ruim, se elas manterem o foco e os objetivos, não há nada de errado em inserir editores e compiladores de outras linguagens
Coincidência, eu também 
Bom, tomara que isso saia no NetBeans 6, digo, para que você possa optar em querer usar o Rave ou não, porque forçar o desenvolver a usar uma tecnologia é meio cruel não? Porque, se o NetBeans 6 ficar tão bom quanto o pessoal aguarda, vou querer voltar pra ele, pra poder fazer os sistemas em JSF, mas usando tobabo, adf etc e nem sempre rave