Projeto visa formar 10 mil programadores

94 respostas
fiaux

PLANTÃO INFO / 11/2008 / TI

Projeto visa formar 10 mil programadores

Felipe Zmoginski, de INFO Online

Sexta-feira, 14 de novembro de 2008 - 21h26

SÃO PAULO ? Um projeto público e privado promete formar 10 mil novos programadores ao longo de 2009.

Chamado de ForSoft, o projeto é uma idéia dos ministérios da Ciência e do Emprego e existe desde 2006, mas só no próximo ano terá um número ambicioso de formandos. Segundo o ministério da Ciência, o governo Federal firma parcerias com empresas de TI para dar formação de programadores a jovens de famílias pobres do país.

Ao longo de 2009, as duas pastas afirmam que aplicarão R$ 7 milhões no programa. As empresas privadas que participarem devem investir no programa, contratando professores ou cedendo suas áreas físicas, como salas e centrais de computação, para os novos alunos.

Segundo o ministério da Ciência, há uma carência na formação de programadores em várias áreas do país.

A idéia é concentrar investimentos nestas regiões e acordar com os parceiros privados para que contratem os melhores jovens formados no programa. A expectativa é que 30% dos formandos terminem o curso com uma proposta de trabalho.

Ao contrário dos cursos realizados em 2007 e 2008, no próximo ano a duração do aprendizado será de apenas seis meses e não mais um ano. Em contrapartida, as aulas serão diárias e não mais semanais.

A administração do curso avalia que este novo formato será mais eficaz na formação de programadores e diminuirá o porcentual de desistência nestes cursos.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112008/14112008-55.shl

Será que isso é bom ou ruim?

94 Respostas

E

Isso até pode parecer ruim, afinal são mais concorrentes no mercado. Porém, quanto maior o número de profissionais no mercado, maior será o número de projetos no mercado brasileiro.

josenaldo

Isso até pode parecer ruim, afinal são mais concorrentes no mercado. Porém, quanto maior o número de profissionais no mercado, maior será o número de projetos no mercado brasileiro.

Primeiro que a demanda está muito maior que a oferta. Então não existe essa concorrência.

E eu acho uma coisa boa, porque eu mesmo já coordenei e implantei um curso desse tipo em ilhéus, por dois anos.

Pra quem olhar pro seu próprio umbigo, isso pode ser ruim. Mas para os jovens carentes que só querem uma chance, isso pode ser a oportunidade de uma vida. Hoje fico feliz de ver ex alunos meus atuando na área, desenvolvendo projetos e soube que um recentemente se “meteu a besta” de abrir uma empresa. rssrrsrsrssr Para esses caras, o curso fez a diferença. Muitos hoje estão estudando pra fazer a faculdade.

Claro que existem aqueles para os quais nada muda, mas é por escolha deles…

fiaux

Minha preocupação é com relação ao termo “programador” e não com a concorrência. E também fico pensando que quando tivermos esses 10 mil programadores ficaremos como a India, mão de obra barata.

Qual será o real interesse em formar esses 10 mil programadores? Tem jovem carente por aí que não sabe ler nem escrever.

W

O ForSoft (de Formação de Recursos Humanos em Software) é um Projeto-Piloto que testa a criação de um novo modelo de formação e recrutamento de recursos humanos, em nível técnico, especificamente voltado para TI-Tecnologia da Informação, que seja

* aplicável em escala nacional, em parceria de Empresas interessadas com os Governos Federal, Estaduais e Municipais, usando EAD-Ensino à Distância;
* conjugado com os esforços de Inclusão Digital para atingir uma parcela da população carente de oportunidades, sem perder qualidade e competitividade.

Os recursos do ForSoft são provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia por intermédio da Secretaria de Política de Informática - SEPIN, e igual contrapartida das empresas participantes (chamadas ?madrinhas?). A SOFTEX participa de sua gestão e avaliação, incluindo a fiscalização de uma Auditoria Independente.

Vale lembrar que a iniciativa JEDI já faz esse trabalho em nível mundial e, em alguns estados como trabalho “voluntário” favorecendo a população mais carente colocando muitos jovens no mercado de trabalho.
Mais voltando ao “ForSoft” (= modelo Indiano de desenvolvimento), parece que está havendo uma verba monstruosa destinada à esse novo tipo de recurso que antes era chamado de “nível técnico” . Só um detalhe que me assusta pois assisti uma palestra com um consultor da SOFTEX- Campinas e notei que a intenção é vender consultoria e socar na cabeça das empresas melhorias de processos com MPS.BR, ITL, etc.
Capacitar-las como fábricas de software para vender produto/serviço com certificação ISO para o mercado externo. Temos que entender que isso já é uma conceito mundial em vários paises, finalmente o Brasil está fazendo a parte dele mais vamos ficar atentos pois nada é por acaso.
sds.

furutani

Olá

Eu acho bom, desde que formem programadores compententes, com ótimo raciocinio lógico. A linguagem de programação é detalhe.

Leozin

nossa agora eu fiquei com bastante medo

rogeriop80

???

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

O

O que eles querem é beeeem simples, mão de obra barata.

Tornar programadores um comodity é a meta deles.

Como fizeram por estas bandas com o pessoal que trabalhava com oracle, ganhavam um grana preta, aí as empresas se juntaram com a facu daqui e criaram um “curso oracle” da vida. resultado? o salário dos caras caiu 2\3.

Mais ou menos o q acontece com essa iniciativa.

lgi2020

Se será bom ou ruim, só o tempo dirá.

A principio, acho legal dar oportunidade aos que não têm (ou têm menos) condições…

De qualquer forma, sempre valerá aquela frase:
“Muitos escrevem códigos que computadores podem interpretar.
Mas programadores de verdade são os que conseguem escrever códigos que humanos conseguem entender.”

Abraços a todos.

L

Se eles souberem que formar um programador é bem mais do que ensinar a sintaxe de uma linguagem não vejo problemas.

peerless

Para os que temem “mão de obra barata” saibam que, isso já acontece a muito tempo, ainda bem que o que importa é a qualidade do trabalho. Não há mão de obra barata com qualidade, pelo menos eu desconheço (e olha que conheço muitos produtos indianos, rs).

peerless

Dependerá da coordenação do projeto, por default já podemos esperar que eles vao formar "programadores ".

Fabio_Kym_Nascimento

No meu ponto de vista, a questão é: defina programador.

Com poucas exceções, não se forma um programador em 6 meses, claro que de 10mil pessoas, vai ter um seleto grupo ai no meio “acima de média” capaz de assimilar muitos, muitos conceitos mesmo, estrutura de dados, lógica de programação, banco de dados e tantos outros, mas será um grupo pequeno.

Como eu disse antes, ficou meio vago o termo “formar programadores”, se programador for um cara capaz de montar um hello world ou uma aplicação simples, com ajuda de wizards e sem entender muito bem o que fez (embora “funcione”), é possível, mas não acho que é isso que o mercado procura.

Just my 2 cents né, quem sou eu pra julgar isso, trabalho com desenvolvimento fazem 12 anos e ainda me acho apenas um programador esforçado :stuck_out_tongue:

O

O que vcs não estão observando é q com essa massificação de programadores o cargo começa a se tornar banal sob o ponto de vista dos adm.

Ou vcs acham que um adm sabe o que é um bom programador ou um podre?

Fabio_Kym_Nascimento

onolox:
O que vcs não estão observando é q com essa massificação de programadores o cargo começa a se tornar banal sob o ponto de vista dos adm.

Ou vcs acham que um adm sabe o que é um bom programador ou um podre?

Depois de contratado ele vai saber, se começar ter muito “programador ruim” os critérios de seleção com certeza vão ser adaptadados pra filtrar, claro que num primeiro momento isso vai ser ruim, mas não vai ser o fato de ter muita mão de obra disponível que vai “banalizar” a profissão e reduzir os salários, isso só aconteceria se o excesso de mão de obra fosse realmente de qualidade, o que não vai ser um curso de 6 meses que vai conseguir.

D

Eu acho até engraçado esse projeto! :lol:

O certo presidente de uma consultoria pés na lama(Vai falir no começo do ano que vem!), disse há algum tempo atrás que tinha se reunido com o presidente lula na intento de aumentar a exportação, na concepção deste cidadão seria possivel que o Brasil se torna o maior exportador de sofwtare do mundo ao lado da India. Ele e mais um bando de donos de consultoria entraram nessa onda.

Mas por causa da propria ganancia várias consultorias estão quebradas e não vão demorar para falir, elas cometeram um grande erro começaram a ganhar licitações com valor cada vez mais baixo que as concorrentes, por isso houve um desespero pra contratar mão de obra barata eu vi coisas de estagiario na consultoria ir na planilha de custos como programdor senior, uma tremenda picaretagem. As empresas-clientes foram mal acostumadas e querem cada vez mais gastar menos e isso está acabando com as consultorias.

Tem consultoria por ai que profissionais trabalham só um dia até descobrir que está feia a situação abandona. No mercado há demanda para profissionais é enorme e vai aumentar, qualidade só se vem com tempo e esforço. Seis meses não forma nem estagiario para TI!

Essa visão já vem de longa data, agora na verdade está começando a mudar, por isso que hoje temos forte o cargo de arquiteto de software, engenheiro de software, analista de requisitos, dba. A quantidade de projetos falidos está fazendo isso mudar aos poucos.

Tem administrador que dá maior estima a um idioma estrangeiro do que a formação técnica.

rogeriop80

Se há tanto medo assim, vamos regulamentar a profissão… ai haverá um orgão para tomar conta de tudo… quem é bom, quem não é… teto salarial, normas e obrigações… e não me venham com essa de putz, vou ter que pagar uma nota por ano… mas se estão com tanto medo assim, esa nota “preta” servirá para diminuir o “medo” de vcs.

marciofermino

Péssimo,
trabalho com desenvolvimento há 20 anos, e a cada dia sempre estou aprendendo
novos conceitos,

Na verdade não é concorrência e sim mão-de-obra barata, é isso que querem

E outra com a procura estão aparecendo novos profissionais, os mesmo
sem qualificação " pena ", e com isso aparecem os “programinhas”

josenaldo

Medo sempre é normal diante da mudança.

Principalmente para os mais experientes que se sentem ameaçados pelos novos “profissionais”.

O que eu vejo é o nascimento de um novo tipo de profissional. Um que vai receber menos, e vai ser mais limitado. Mas não vejo isso como uma coisa ruim. Logo logo começará a aparecer a diferença entre um programador técnico, ue sai de um curso desses, e um Cientista da Computação, um Analista de Sistemas, um Engenheiro da Computação, enfim, alguém que passou 4 anos estudando.

Nós sabemos que em 6 meses é difícil formar um programador. E também sabemos que logo esse programa virá acompanhado de outro de mais 6 meses. E que com um ano, dá sim pra formar estagiário, que o diga os milhares de estudantes do 3 semestre que conseguem estágio.

Esse cara vai ganhar menos, mas pra quem não tinha nada, será uma chance de se profissionalizar.

Muitos vão ver a diferença de ganho entre quem estudou pouco e quem estudou mais. E vão começar a estudar e se esforçar.

E quer saber? Isso já acontece hoje! Cursos como caelum, global code e outros formam esse tipo de profissional. A diferença é que cobram. E muitos aqui no guj começaram assim.

Quanto aos mais experientes, estão com medo de que? Se vocês vão disputar mercado com esse tipo de profissional, tem alguma coisa errada na carreira de vcs…

diogopontual

Então…

Gostaria que alguém me mostrasse um ponto negativo em se oferecer capacitação para pessoas. Seja qual for a capacitação e sejam quais forem as pessoas.

Bem, mão de obra barata o Brasil já tem. Exportador de commodities o Brasil já é. Exatamente em qual ponto pode haver algo de negativo em se oferecer conhecimento?

A notícia diz que o projeto pretende formar 10.000 programadores em 2009. Abstraindo as imprecisões inseridas por quem produziu a notícia, tanto na fonte quanto no veículo, podemos reescrever o título nos seguintes termos:

Projeto oferecerá curso introdutório de programação para 10.000 pessoas.

Enfim, um percentual dessas 10.000 pessoas vai se interessar de fato pelo mundo da computação e dar prosseguimento aos estudos. O resto vai deixar a computação de lado e seguir outros caminhos, mas todas as 10.000 pessoas terão vivido uma experiência diferente, criado conceitos novos, desenvolvido novos mecânismos de abstração, incrementado a capacidade cognitiva, dentre várias outras coisas. Então… oferecer um curso, seja do que for, para 10.000 pessoas é excelente. Faz o Brasil andar para a frente.

Eventualmente, ainda vão sair daí excelentes programadores. Por excelentes programadores entendam: Excelentes desenvolvedores de excelentes softwares.

Peço ao governo que iniciativas como essa se multipliquem em todas as áreas!!! Justiça social… Distribuição de renda… Diminuição da miséria… Serão os resultados!!!

Abraços

Robsonramosabrao

Fala galera…

Na minha opinião, sendo grandes empresas que financiariam este projeto…elas mesmo sabem que não formariam programadores em 6 meses!!
Acho que formar não seria o termo correto…e sim introduzir…

Agora se o aluno será bom ou não…acho que não dependo do curso e sim da vontade da pessoa…

Abrass

mcbarsotti

10 mil programadores…
quantos desses terão competencia??
todo mundo sabe que hoje no Brasil tem trocentos caras que se dizem programadores, analistas, arquitetos… mas grande parte não manja nada e está na area só porque paga bem!

luistiagos

Quem vcs acham que devem apoiar isto? as grandes empresas de TI com ctza… e vcs acham mesmo que eles querem ajudar os pobres programadores??? hahaha… sai dessa o que querem mesmo é mão de obra barata… querem transformar o brasil em uma india… ou acham que toda esta gente ainda por cima pessoas de baixa renda vão cobrar um preço justo de seus empregadores? se oferecerem 500 real pra eles, eles topam… e a valorisação da area cai la em baixo e o Brasil se transforma na new India… com ctza no meio deste povo todo tera pessoas boas com excelente capacidades (que nem se tem la na india) porem estas pessoas não saberam seu valor no mercado e se venderão por 10 real (que nem na india) dai fodeu tudo para nós… invez destas pilantragens que querem fazer com o mercado… pq o governo não investe em mais cursos e faculdades publicas? hj em dia só entra em uma faculdade ou curso tecnico publico aquele filhinho de papai que tem grana para estudar nos melhores cursinhos do pais… deveriam priorizar a situação financeira da pessoa e não seu conhecimento adiqueirido em cursinhos… com vestibulares cada vez mais pesados coisas que aqueles que tiveram um estudo precario e pouca renda tem poucas chances de adiquirir… quem sabe investindo mais na educação em cursos e escolas tecnicas e faculdades publicas o pais não iria melhorar bem mais? onde sera que estes vagabundos enfiam o dinheiro que nos pagamos para eles???

Bem mais uma coisa é certa todos sabem como são os cursos de TI quantas pessoas tem no primeiro semestre e quantos ficam no ultimo… com certeza destes 10000 uns 4000 ou menos devem completar o curso…

fantonio

A iniciativa é ótima pois sei como é não ter nada e no final você encontrar uma luz para mudar o rumo de sua vida creio quem nem todos estes 10 mil iram conseguir o “OBJETIVO DO INCENTIVO” mas aqueles que conseguirim sejam grandes profissionais, pois para chegar aonde chegaram iram sofrer bastante, pois a falta de um computador em casa e só tendo no laboratório para programar espera-se que desenvolvam bem a lógica.

Andre_Fonseca

oi peerless,

você estava sendo irônico quando disse que o que importa é a qualidade do trabalho certo?

L

diogopontual:
Então…

Gostaria que alguém me mostrasse um ponto negativo em se oferecer capacitação para pessoas. Seja qual for a capacitação e sejam quais forem as pessoas.

Abraços

Realmente não há! O que está se debatendo aqui é a “qualidade” dessa capacitação. Se for uma capacitação que forme bons profissionais…EXCELENTE! O problema é inserir um monte de cabeça de bagre no mercado…

[]'s

diogopontual

lavh:

Realmente não há! O que está se debatendo aqui é a “qualidade” dessa capacitação. Se for uma capacitação que forme bons profissionais…EXCELENTE! O problema é inserir um monte de cabeça de bagre no mercado…

[]'s

Então… Qualidade é importante, eu concordo… Mas o que quero dizer é o seguinte: Oferecer um treinamento para 10.000 pessoas é diferente de colocar 10.000 no mercado de trabalho. Alguns desses 10.000 se tornarão profissionais da computação. O resto terá um outro ganho, também muito importante, por terem vivido uma experiência completamente nova. Se iniciativas como essa se multiplicarem pelas diversas áreas de conhecimento, nos tornaremos uma nação mais democrática e mais desenvolvida.

Abraços

josenaldo

diogopontual:
lavh:

[]'s

Então… Qualidade é importante, eu concordo… Mas o que quero dizer é o seguinte: Oferecer um treinamento para 10.000 pessoas é diferente de colocar 10.000 no mercado de trabalho. Alguns desses 10.000 se tornarão profissionais da computação. O resto terá um outro ganho, também muito importante, por terem vivido uma experiência completamente nova. Se iniciativas como essa se multiplicarem pelas diversas áreas de conhecimento, nos tornaremos uma nação mais democrática e mais desenvolvida.

Abraços

Isso eu atesto por experiência!!!

Dos 10.000 que vão fazer o curso, apenas uma pequena parte vai seguir carreira.

E sobre a qualidade, não confundam qualidade e talendo com experiência. É claro que eles vão sair crus dos cursos, mas ao menos poderão conseguir estágios, onde poderão aprender!

Cabeça de bagre não é um menino recém saído de um curso. Cabeça de bagre é um “desenvolvedor” com mais de 2 anos de experiência que não honra o teclado que usa!

Luiz_Aguiar

Eu contraria um cara desse mas não contrataria os negos formados em 90% das faculdades de SP.

Programadores ruins já tem aos montes no mercado, e todos estão trabalhando, mas ele querem mais, assim podem aumentar a demanda de projetos nessas fábricas malditas e continuar pagando R$ 10 / hora pros JR e ganhando R$ 100 / hora por cabeça, tudo se resume a mão de obra barata, quando fazem analogia a Índia, é isso que eles estão dizendo, por isso existe o rótulo antigo de peão para os programadores, pra eles programador é mão de obra barata, que não precisa de investimento e quem podem ser trocados/descartados a qualquer momento porque vai ter mais um monte de morto de fome esperando abrir uma vaguinha.

Aqui hoje temos mais de 10 vagas de java em aberto, temos quase que implorar pra aparecer cara bom, pois quem é bom esta empregado e muito bem empregado, pro modelo de trabalho dessas consultorias um cara bom pra 50 ruins está mais do que suficiente, então eles não tão nem ai pros bons profissionais.

[]'s

Luiz_Aguiar

e não esqueçam:

governo + grandes empresas + grandes valores financeiros = muito desvio do NOSSO dinheiro!

S

Também não vejo pontos negativos em ofercer capacitação para pessoas carentes.
Interesses sempre existem em qualquer manobra, mas longe de tornar um programador um commodity.

Pensem bem antes de sair comparando Brasil com Índia. Dizendo que aki a mão-de-obra vai ficar que nem na índia. Isso é bobeira. São bases econômicas totalmente diferentes, custos de vidas totalmente diferentes é tudo diferente.

Isso só deve valorizar os bons programadores. Dos 10000, infelizmente, quase nada vai ser aproveitado, pois programar exige realmente mais do que sintaxe da linguagem. Assim vão aparecer muitas peças por aew, o que vai tornar tudo mais exigente.

maurenginaldo

Eu penso que é uma boa.

Muito se comentou ha um tempo sobre um possível colapso no mercado de software brasileiro com relação à grande demanda de vagas e a baixa quantidade de profissionais. Não sei a qualidade da formação desses programadores, mas pode ser que esse pessoal ajude a tapar um pouco do buraco que tem no mercado e inpulsione o seu crescimento.

Marcio_Nogueira

Acredito que todos devem ter oportunidade em um mercado de trabalho cada vez mais ávido por mão de obra qualificada. Não vejo como concorrentes em potencial, mas como colegas com os quais poderemos trocar informações em breve. :wink:

rubinelli

Eu espero que façam uma boa seleção para garantir que essas 10.000 vagas sejam bem aproveitadas. Tem muita gente que, por mais esforçada que seja, nunca vai programar.

Eu não vejo como esse pessoal possa representar um risco para alguém com um diploma na área e pelo menos uns dois anos de Java, a não ser que a pessoa permita que a tratem como peça intercambiável. Mesmo quem tem menos experiência tem maneiras de se distinguir da grande massa.

Ratao

Luiz Aguiar:
e não esqueçam:

governo + grandes empresas + grandes valores financeiros = muito desvio do NOSSO dinheiro!

Quanto a isso eu concordo hehehhehehehe…
Também não vejo ponto negativo, pois existem faculdades por ai formando centenas, milhares pelo país sem o mínimo de capacitação também, pq me preocupar com esses que estão tendo uma chance na vida agora e não me preocupar com os outros que estão saindo das faculdades, cabe a minha pessoa me qualificar cada vez mais. Isso tudo é muito relativo! Sempre haverá concorrência, sempre haverá más remunerações e péssimos reconhecimentos pelos trabalhos em diversos casos, aliás, isso é Brasil, muitos administradores ainda preferem o “barato que pode sair caro” do que optar pelo “caro que gera qualidade”.

B

Desses 10000,

25% devem desistir no 1º ano do curso,
10% nem se formam,
10% devem realmente seguir a carreira em TI (mas só 2,5% viram desenvolvedores)
7,5% devem seguir a vida acadêmica(desde professores de cursinho de informática a doutores)
2,5% tem na realidade o sonho de fazer gastronomia.

O resto depois disso vai fazer direito ou administração. Vão se juntar ao resto da população que quer passar em concursos públicos(só 2,5% consegue).

Kenobi

Acredito que o maior problema está na transparência junto às empresas contratantes. Cansei de ver empresa indiana aqui no Brasil contratando nego júnior e alocando como sênior. Isso pode não somente ser um risco ao projeto como acaba sucateando o mercado.

Esses dias relatei que tentaram “alugar” minha certificação para uma licitação. Achei isso um absurdo e isso vai acontecer com esse montante de recém treinados. Viram commodity na mão de alguns empresários inescrupulosos, o cujo o único fim é a obtenção de lucro fácil e rápido.

Muita merda é escondida, pois em muitas empresas há a famosa “bola”, que alguns gestores fazem vistas e a empresa acaba contratando 1 profissional bom para dar uma “ajeitadinha” na situação e conseguir entregar algo completamente aquém do prometido e desejado.

O mercado está dessa forma e acredito sinceramente que enquanto não houver idoneidade por parte de contratantes e empresas, que muitas vezes eram ex. executivos das empresas diretas que prestam serviço, a coisa vai ficar assim mesmo.

É sabido que esta é a prática. Cansei de ver empresas de outsourcing sendo formadas por ex. superintendentes, cio, gerente de processos, que possuem ainda uma network fantástica na empresa, comissionada muitas vezes …

A realidade é triste, mas cada dia que passa enxergo mais por esse ângulo, devido aos diferentes projetos e empresas que vou conhecendo ao longo da minha carreira.

Robsonramosabrao

Isso é verdade…

O que tem de curiosos na área somente por interesse - salários…
Sem nenhum estudo técnico ou faculdade…

Mas…uma verdade seja dita:
O governo se quer se preocupar com a educação porque não investe na escola pública…
fazendo as coisas por baixo…

Caramba!
não há como ensinar programação se os alunos não sabem nem matemática básica…

Na minha opinião o governo só esta se preocupando com o interesse das empresas em suprir a carência de mão-de-obra com a população pobre…

Sinceramente, este curso não vai gerar nenhum “boom” no mercado, as coisas continuaram como estão
e a escola a porcaria que esta…

maior_abandonado

o buraco é mais embaixo … em tudo…

mto desvio do dinheiro

mto mais profissionais (entenda como um “estagiario no maximo”) ganhando pouco e sabendo menos ainda pras empresas, ja que isso é mto procurado

mais jogos de interesses

mais politicagem…

vai ter sido gasto (gasto e desviado) muito dinheiro, mais não vai acaba em nada…a poeira vai abaixar…e vai continuar tudo como esta…

Luiz_Aguiar

Tem poucas semanas que conversei com alguns professores que falavam sobre os alunos que estão chegando as faculdades (principalemnte nas particulares) vindo do modelo de progressão continuada, o vulgo, não repete mais.

Eles diziam que tem gente terminando segundo grau quase analfabeto, que eles estão tendo que fazer revisões desde português, matemática, porque não é possível dar nada porque a grande maioria simplesmente não tem o básico de conhecimento necessário.

Agora temos que parar de ser hipócritas e achar que todo tipo de incentivo para as classes menos favorecidas é uma boa coisa, como já mencionaram, porque não melhoram o ensino fundamental e médio, e não pegar nego sem o menos estudo e querer transformar em um “super profissional” da noite pro dia.

SHAADON

Na minha opinião isso não vai dar em nada…
Logicamente que nuca é demais incentivar o setor, falo isso porque sou técnico em programação e atualmente estou fazendo Eng. Elétrica, e vejo que não basta somente as empresas pagarem bem para programadores o que mais vejo é a falta de perfil e de dedicação das pessoas que procuram os cursos de programação em geral.
quando fiz o curso técnico começamos com 35 alunos no final só se formaram 7, na primeira prova de algoritmos que tivemos desistiu a metade.
e se isso for dado de graça o que vamos ter é apenas gastos com mínimo de retorno ou no máximo um monte de jovens frustrados, o que se diga de passagem é o que tem acontecido com grande parte da área de TI, o que mais eu ouço é pessoas reclamando, falando que se pudessem escolheriam outro curso outra formação para atuar, e dizem que o único motivo é que estão trabalhando com desenvolvimento porque dificilmente acharão trabalho que pague melhor.

O que realmente mudaria seria o governo dar maior incentivo aos profissionais que já atuam na área e buscar dentro das universidades estudantes que já tem esse perfil e sabe o que quer.

Na minha visão o que vamos ter através desse programa é um monte de gente sem conhecimento nenhum da área nem se realmente é isso que ela gostaria de fazer da vida.
Tenho um irmão que trabalha com inclusão digital de jovens aqui em Florianópolis e fala que a maior parte não está nem ai pra querer aprender alguma coisa, mas não vamos generalizar, apenas acho que a pessoa que já sabe o que quer da vida corre atrás independente das dificuldades.

E o que as empresas querem não é somente mão de obra e sim um BOM PROFISSIONAL que possa resolver o problema não criar mais.

L

Luiz Aguiar:
Tem poucas semanas que conversei com alguns professores que falavam sobre os alunos que estão chegando as faculdades (principalemnte nas particulares) vindo do modelo de progressão continuada, o vulgo, não repete mais.

Eles diziam que tem gente terminando segundo grau quase analfabeto, que eles estão tendo que fazer revisões desde português, matemática, porque não é possível dar nada porque a grande maioria simplesmente não tem o básico de conhecimento necessário.

Agora temos que parar de ser hipócritas e achar que todo tipo de incentivo para as classes menos favorecidas é uma boa coisa, como já mencionaram, porque não melhoram o ensino fundamental e médio, e não pegar nego sem o menos estudo e querer transformar em um “super profissional” da noite pro dia.

Completamente de acordo!

dorivalac

EU acho que é mais um artifico para desviar dinheiro publico, quando o SEBRAE divulga aqueles famosos investimentos em softrware, eles nnca chegam ao objetivo, o dinheiro é colhido dento do SEBRAE por gerentes que recrutam sobrinhos ou gente da familia para capitar o recurso para si mesmo.

Neste caso aí, eu acho um absurdo, mesmo porque se o governo quer financiar tecnologia, que disponibilize capital para que os programadores ja existentes, possam desenvolver colocar no mercado seus projetos para que possam requisitar mais programadores, e desta forma os novos programadores seriam financiados de qualquer forma…

Formar “DIPLOMADOS” e não formados é um erro, penso que estagiario é oque se precisa, e para ter vagas para estagiarios, necessita-se de muitas empresas… mas para financiar empresas, o dinheiro nunca chega ao objetivo

daí é a historia da corrupção… aí já é outra historia…

Pedrosa

Acho valido a iniciativa só lembrando que a fundação Bradesco já faz esse trabalho, e alguns dos melhores programadores que já trabalhei sairam de lá, mas a questão é quem garante que essas pessoas serão realmente carentes e não filhos funcionarios das empresas da Visa como Visanet,Visa-Vale etç, nenhuma empresa faz caridade pode ter certeza a idéia deles é formar e garimpar mão de obra qualificada coisa rara no mercado.

maquiavelbona

Acho o número muito astronômico pelo que eles se propõem a fazer. Formar alguém programador em 6 meses? Eu estou na área a uns 4 anos e ainda hoje consigo duvidar da minha capacidade como programador.

Tem um lado bom que vai ter alguém que vai aproveitar esse curso e vai seguir a vida, mas é claro que a grande maioria não vai. Desses 10 mil vão sair uns 100 formados realmente que só faltava a chance para entrar na área. Não adianta ser gênio se você não tem a oportunidade para mostrar que realmente é. Os outros 9900 vão ser um investimento duvidoso ( dado que todos os processos de investimento serão idôneos! ).

Até!

diogopontual

Caras… Vocês estão muito desconfiados.

O Sebrae tem muita gente boa e muita gente ruim, como qualquer organização.

O Governo também, tem muita gente boa e muita gente ruim.

Imagino que os mais abastados não estarão interessados em um curso de programação de 6 meses. Enfim… educação é sempre bom. Fazer 10.000 pessoas pensarem por alguns meses que seja em algoritmos, por mais simples que sejam, obriga as pessoas a pensar com um nível de abstração mais alto do que o normal, e joga a média do pais um pouco para cima!!! Que surjam várias outras iniciativas!!!

Em tempo… Também trabalhei com excelentes programadores que sairam da fundação Bradesco!!! Muito bom o trabalho deles!!!

Abraço

J

[color=darkblue]Se fossemos beneficiados com algum programa desse tipo estariamos felizes por ter essa oportunidade, então parei pra pensar e gostei sim do Projeto pois mostra que nosso Brasil está evoluindo e focando em Educação para o Mercado Brasileiro… So tomara que com isso não tenhamos mão de Obra Barata por ai.[/color] :!:

maquiavelbona

Esse projeto não vai inundar de mão-de-obra barata o mercado e sim tentar dimuniuir uma deficiência atual: falta de profissionais técnicos. Os ditos bons salários não são mais tão atraentes visto a qualidade de vida da profissão. A época gloriosa da computação já foi e agora é só tentar remediar. Volto a reiterar o que já disseram: não vai ser esse projeto que vão jogar os salários para baixo porque a demanda de profissionais competentes e/ou experientes ainda é enorme.

Até!

dorivalac

Eu apenas fui contra porque o mercado não esta oferecendo capital para que os programadores atuais desenvolvam seus proprios projetos, o brasil é praticametne insignificante no mundo GNU por exemplo…

Todo ano se forma milhares de programadores nas faculdaes ? quantos continuam na área ?

Refletindo sobre tudo isto, para que colocar mais dinheiro formando mais pessoas para pedir esmola porai ?

Quanto ao Sebrae, minhas experiencia é com o Sebrae de piracicaba e Campinas, e é simplismente lamentavel, nao entendo porque estas instiuições ainda funcionam…

Rodrigo_Carvalho_Aul

Eles podem formar 1 milhão de programadores… se não forem bons o mercado não obsorve e não adianta nada… que é o que provalvemente vai acontecer…

[]'s

Rodrigo Auler

T

OLá galera…

observei alguns posts, compreendo a preocupação de todos, e também fico chateado com esses movimentos por parte das empresas, sempre querendo ganhar mais, mas o mercado é assim as empresas sempre vão procurar baratear seus custos, se hoje nós custamos caro, lógico que as empresas vão se mover quanto a isso.

Não é uma iniciativa como essa sozinha que vai nos prejudicar, este tipo de projeto também tem seu valor.

Acredito é que devemos pensar em como lidar com estes movimentos que tendem sempre a banalizar a profissão de forma mais efetiva, mais organizada, se pararmos pra analizar carreiras como a de direito e medicina que ainda remuneram bem os profissionais, (embora muitos reclamen) nunca vi ninguém tentar (“formar”) um médico em um tempo reduzido pra que ele possa atender à demanda. Quando o mercado pra profissionais do direito começou a ficar complicado veio a OAB com uma prova mais rigorosa com intenção de filtrar os profissionais… e diminuir sim o número de profissionais habilitados a exercer a profissão…

estamos discutindo coisas antigas, basta olharmos a nossa volta , quais as profissões no Brasil que ainda são bem remuneradas e como estas classes se comportam em relação a chamada( “mão de obra barata”).

fabiozoroastro

Muito bom josenaldo. Concordo plenamente com o que você disse.

Abraço.

Marcio_Nogueira

Assim como o colega disse, concordo que todos devem ter oportunidade de ingressar em uma das carreiras que etá mais em evidência hoje em dia: Desenvolvedor JEE. Acredito que se ministrado por instrutores com experiência no mercado de trabalho com desenvolvimento em Java, este curso poderá formar uma nova “tropa de elite”, com esperança em um futuro melhor e maior igualdade de condições em um mercado de trabalho altamente dinâmico e competitivo. :wink:

L

Para os que acham que é um movimento para a mão de obra barata, um bom profissional, atualizado, capacitado, nunca perde seu espaço nem seu preço.

Agora, qual será o critério para seleção dos candidatos ao projeto?

Como já disseram, se pegar a classe pobre do pais (a mesma que passa pelo ensino público) e tentar passar conceitos que vão muito alem de matemática e português, conceitos que necessitam raciocinar, com certeza desses 10 mil uma porcentagem muito pequena chegará a um nível mediócre ao terminar o projeto. A grande maioria não terá a educação mínima para absorver conceitos de programação.
O que vejo e mais uma vez o Governo tentando tapar o sol com a peneira, ao contrario de Investir Forte na nossa educação publica e formar daqui a 10, 20 anos programadores, cientistas, matemáticos, profissionais de alta qualidade, o governo prefere facilitar passagem de ano, ingresso facil em faculdades publicas, particulares e agora tentar formar “Programadores”.

Acorda Brasil.

Ladim

Na minha opinião o que o governo quer com esse tipo de incentivo, e muito outros que vemos por aí, é tapar o buraco de MERD@ que é a educação básica no nosso país.
Cursos como estes, 50% das vagas em faculdades federais e muito dessas tranqueiras de leis e incentivos que o governo aprova é para tentar remediar o lixo que os alunos tem que passar no ensino fundamental e médio: professores com péssimos salários, escolas precárias(até servindo de base militar para o tráfico), material didático ultrapassado, etc e etc.
Concordo que o nosso país é muito desigual. Mas não é esse tipo de incentivo que vai acabar com a desigualdade.

Em relação aos bons profissionais acho que não devem se preocupar. Isso tudo é muito mais política do que realmente incentivo.
Uma pequena porcentagem vai realmente conseguir fazer alguma coisa da vida com o conhecimento que vão adquirir, e mesmo essa pequena porcentagem vai demorar um pouco pra chegar em algum lugar, o que eu, sinceramente, torço para que aconteça: pelo menos nosso dinheiro em impostos não vai ser jogado no lixo.

Peões de obra já existem aos montes por aí em cursos particulares, tudo bem que em menor escala. Agora só estão fazendo algo público.

Até mais,

Ladim.

Marcio_Nogueira

A questão da educação básica é complexa, não se resolve apenas com reformulação de contúdo (currículo escolar), mas com uma política de cargos e salários ben definida para professores e demais funcionários, incentivo a novas tecnologias como ferramenta de apoio aos professores e alunos. Incentivo a pesquisa, e debates sobre temas variados integrados ao dia-adia da comunidade, bem como sua realidade. :wink:

victorwss

Marcio_Nogueira:
A questão da educação básica é complexa, não se resolve apenas com reformulação de contúdo (currículo escolar), mas com uma política de cargos e salários ben definida para professores e demais funcionários, incentivo a novas tecnologias como ferramenta de apoio aos professores e alunos. Incentivo a pesquisa, e debates sobre temas variados integrados ao dia-adia da comunidade, bem como sua realidade. :wink:

Bem, já estando fora do contexto da discussão inicial, mas lá vai:

Acho que não basta apenas valorizar os bons professores com cargos, salários e tal. É preciso também atuar em outras frentes:

1. Maus alunos. Todos sabem e estão cansados de saber que há muitos alunos ruins por aí, que não contentes em estragar a sua própria formação, tentam estragar a dos colegas. Há diversos tipos destes: Aqueles que se dedicam unicamente a torrar a paciência de um colega ou um grupo de colegas, aqueles que entram de carona em trabalhos coletivos e dizem apenas “põe o meu nome aí” ou só copiam o que os outros fizeram. E obviamente, aqueles que vandalizam as escolas, agem de forma violenta, ou causam outros problemas e até crimes.

2. Maus professores. Infelizmente existem muitos maus professores por aí e tanto a sociedade, quanto o governo e os próprios professores fecham os olhos para este problema. São professores desleixados, arrogantes, que ensinam errado, se comportam mal, são agressivos, não respeitam os alunos, exigem tarefas e trabalhos excessivamente pesados, faltam as aulas com freqüência, não avaliam os alunos de forma justa e outros problemas. Infelizmente eu nunca não vi nada até hoje sendo feito para abordar esse problema que não seja algo muito tímido como pequenos cursos de atualização.

3. Criminalidade na escola. Nem é preciso dizer a gravidade disso.

Eliminando esses três problemas, a educação no Brasil já melhoraria fortemente, mesmo sem nenhum investimento em infra-estrutura e valorização do professor.

M

Em meio a tanto egoísmo no país, eu acho essa uma atitude

humilde e que beneficiará ambas partes.

E quanto a concorrência, eu acho que cada um faz por merecer,

apesar de nem sempre a concorrência ser honesta…

um pouco a mais de cultura no país não fará mal…

Abraço a todos!

WRYEL

pra mim, enquanto tiver formando programadores do famoso “arrasta e joga na tela” e ligue os pontos, não me preocuparei nem tão cedo :smiley:

Y

Eu sou ex-Monitor/Professor desse projeto aqui em Curitiba.

Houveram vários problemas de organização no piloto (02/2007 a 09/2008), mas o segundo modelo (o da matéria) pretende trazer mais qualidade no ensino… ainda por ser um projeto social traz oportunidade pra muita gente que precisa e que pode ter potencial…

Pessoalmente, eu duvido que chegue aos 10mil (só se mudar muito em relação ao piloto).

Gente boa é descoberta e formada nesse projeto!

Ótimo pra suprir um pouco da grande demanda do mercado…

À propósito, quanto à questão de “mão-de-obra barata”, na prática vi que esse é o grande motivo que esse projeto recebeu e está recebendo tanto apoio de grandes empresas de TI… elas estão com um olhão enorme nessa oportunidade.

Marcio_Nogueira

Todo projeto, em sua fase de implantação pode pecar em algum quesito. Com o tempo o problema poderá ser resolvido e em versões futuras não mais ocorrer. :wink:

F

Isso é Otimo,

e ao invez de vocês ficarem reclamando deveriam estar estudando, pois só assim teram seu valor no mercado.

Se quiser ganhar bem corra atras disso.

Estude e tire certificações, e assim nenhuma pessoa que sair do projeto vai robar o seu emprego.

Essas pessoas so vão movimentar o mercado, e todo programar sabe que programar não é pra qualquer um.

O cara tem que ser no minimo muito inteligente, então quem esta preocupaco com isso, é no minimo um desses caras que não se garantem.

R

Sou aluno formado na primeira turma deste curso, e me parece que os atuais profissionais da area estao se sentindo ameaçados por esta “massa” que vai entrar no mercado

como dito acima, para chegar aos 10 mil o curso terá que mudar muito, claro que se 10 mil peoes do tipo arrasta e clica entrassem da noite para o dia no mercado o salário iria diminuir, agora das 200 inscricoes que ocorreram para participar neste projeto so 55 entraram, destes 55 somente 7 estao trabalhando na area…

acredito que um curso assim serve mais como uma peneira para dar oportunidades a quem deseja entrar na area do que como um formador de programadores tabajara, hoje estou trabalhando na area, e agora tenho condições de comecar uma faculdade, se nao fosse este curso nao poderia fazer isto

nao me considero um programador, mas o curso me deu condições de entrar na area que eu queria. agora nao acredito que vá existir concorrencia entre um profissional recem formado em BSI/TSI/Ciencia da Computacao, com um praticamente estagiário dessa área

o curso forma pessoas que queiram aprender esta profissao, pessoas que recebem o conhecimento básico para entrar nesta área

uma boa faculdade forma um profissional da area.

A concorrencia vai existir entre quem tem conhecimento para competir, um cara que programa bem, com certeza é um profissional melhor do que um cara relaxado que faz uma faculdade mixuruca que só esta pensando em pegar o diploma, sair da faculdade e ganhar “rios de dinheiro”

todo mundo sabe que nao é assim.

A concorrencia vai existir entre quem tiver conhecimento para competir, nao se forma um engenheiro de software da noite para o dia, nao se forma um programador da noite para o dia, quem tem mais condições de conseguir um emprego, alguem que estudou 6 meses ou alguem que estudou 4 anos ?

T

Pessoal segundo a declaração de nosso colega que participou do projeto portanto sabe o que diz…

À propósito, quanto à questão de “mão-de-obra barata”, na prática vi que esse é o grande motivo que esse projeto recebeu e está recebendo tanto apoio de grandes empresas de TI… elas estão com um olhão enorme nessa oportunidade.

é interessante pra nós que exista mão de obra barata ?

oloko estamos do lado de quem ?

rsrsrsrsrrsrrsrsrrsrsrsr

luistiagos

[email removido:
]
Pessoal segundo a declaração de nosso colega que participou do projeto portanto sabe o que diz…

rsrsrsrsrrsrrsrsrrsrsrsr

Claro que é interessante… ja imaginou o numero de gambiarras que vai ter? e o numero de bugs em projetos que teram com POGramadores com cursinho de 6 meses? ou seja vão precisar de programadores de verdade para concertar muito bug porai…

Marcio_Nogueira

Acho importante apoiarmos o projeto, ao invés de ficarmos botando defeitos em uma iniciativa que visa dar uma oportunidade de qualificação profissional para quem não pode arcar com um valor que beira o inimaginável.
Todos cometemos erros quando iniciamos nossas carreira há anos atráz, com o tempo pegamos a “manha” e nos desenvolvemos.
Vejo este projeto com bons olhos, sou otimista em relação ao sucesso do mesmo, e espero que em breve estes alunos formados pelo projeto eu possa chamar de “COLEGAS”. :wink:

A

Acho que a discusão partiu para um lado um tanto egocêntrico até. Porque estamos aqui discutindo se nossos empregos estarão ou não garantidos. Acho até um tanto engraçado muitos de nós do GUJ com 2, 3, 4, 5… 20 anos de experiência se preocupar com aspirantes a programadores. Realmente não me preocupo até acho muito válida a idéia, porque podemos num futuro de 15 a 20 anos gerar uma geração de profissionais o que atrairia empresas de todo o mundo, faria as empresas daqui crescerem (já que um grande entrave é a falta de mão-de-obra). Enfim é bacana, é valido o projeto.
O que me preocupa é qualidade e o aproveitamento desses alunos. Todo mundo sabe como uma escola pública é… não quero desmerecer ninguem que estuda em uma, mas o fato é que se o governo levar o projeto como leva a educação no Brasil esse será mais um elefante branco, ou seja, vão perder tempo e dinheiro numa coisa que não servirá para nada!
Acredito nessa iniciativa se for algo continuo pensando para daqui a 10 anos, em paralelo a isso melhorar a qualidade do ensino fundamental principalmente disciplinas como matemática, ciências e português. Porque simplesmente não dá para ensinar programação a jovens que muitas vezes não sabem fazer contas simples de multiplicação.

thegoergen

Eu acho que o mercado faz a “seleção natural”.

Desses 10 mil, tomara que existam bons programadores, esses sim vão se valorizar e vão até elevar o nível da classe.

F

Eu acho que o importante eh que:

1º Quando esses 10 mil entrarem no mercado de trabalho, vão ser forçados a pagar churras… Ne Renan Ta devendo.
2º Os caras desse projeto são “até” gente boa mais não muito.
3º Leia o 1º e o 2º item.

Falando serio isso é muito bom. Não tem por que ficarem achando ruim.

:twisted:

:idea:

como disse o colega thegoergen ali em cima

Eu acho que o mercado faz a “seleção natural”.

Y

Estou do lado da profissão e das pessoas beneficiadas pelo projeto.

Nós como profissionais não devemos ser acomodados, enquanto estivermos progredindo no que fazemos não temos porque nos preocuparmos com nossos empregos…

Quanto à formação de alguns profissionais de qualidade baixa ou arrasta-e-solta, isso é normal na maioria dos cursos (muitos universitários), onde são formados profissionais nada a ver… muitos de nós vimos e continuamos vendo isso… Profissionais arrasta-e-solta somente se manterão em empregos que não exijam nada além disso…

O Renan falou certo… esse curso não forma profissionais prontos, ele ensina o que é a profissão e dá um start nos alunos nesse meio… Faculdade tbm é assim, só se aprende de verdade a profissão quando vai trabalhar na área mesmo…

Insegurança é sinal de fraqueza! Sejamos bons no que fazemos que a concorrência não será relevante.

Devemos todos nos sentirmos felizes ao saber de oportunidades assim sendo dadas a jovens com potencial… o mercado é grande, a demanda maior, e a quantidade de possíveis talentos em tantos e tantos jovens do país é maior ainda…

L

É pessoal eu so um dos Carentes que segundo alguns não sabem ler e nem escrever!

Graças a Deus consegui terminar o curos e estou muito bem Empregado!

Essa iniciativa é muito boa e não só eu como mais alunos se formaram…

É uma boa iniciativa do governo e invez de falar mal por que não á apoiamos??
Muitas empresas reclamam da falta de profissionais na area… e essa iniciativa é para suprir essa carencia…
Estive no evento de consolidação do projeto no qual foi assinado o acordo para formar 10 mil programadores eo projeto é bem solido…

E vai abrir portas para muitos jovens como abriu para mim!
Por que não pensar que com essa iniciativa o Brasil não pode se tornar uma referencia mundial na area de tecnologia e ser uma potencia nisso?

E por que temem concorrencia??
Cada um merece na medida que se esforça e eu me esforcei para estar onde eu estou!

Tudo isso graças a DEus! :smiley:

R

fim de topico nao ?

não nos conhecem, nao sabem o que aprendemos e o que nao aprendemos, nos dizem que mal sabemos fazer calculos, que mal sabemos ler e escrever, criticam criticam e tal… acredito que os profissionais da área é que serão beneficiados pelo projeto, como o colega disse acima, o mercado faz sua selecao natural.

Acredito que alguem que tenha feito um curso desses absorve melhor o conteudo quando chega a faculdade, por ja ter alguma base, daqui a alguns anos o mercado ganhará profissionais fortes, nao seremos POGramadores e sim pessoas qualificadas no que fazem, como foi dito em uma postagem, milhares de faculdades tabajara formam tecnicos nessa area todos os anos e ninguem reclama, mesmo sendo eles profissionais de nivel superior, não sei porque profissionais de nível medio, que apenas buscaram entrar na area iriam atrapalhar os “grandes programadores”

a proposito… o ftesolim é programador de cobol ! nao devia nem estar aqui ! e ta me devendo um churras ! heuhauahuah

Leozin

nossa o tanto de users randômicos oO

thegoergen

Pois é… com poucas postagens…

Espero que realmente sejam usuários, e não fake de uma pessoa só…

Quanto mais bons usuários pras nossas dúvidas e dos colegas, melhor. :smiley:

Y

São todos users mesmo.

Eu : Everton, prof/monitor da turma de Curitiba
rmarcel : Renan, era meu aluno
ftesolim : Colega do Renan na empresa na qual ele foi contratado
luih : Luís, aluno do projeto em São Paulo

Eu uso o fórum com frequência, mas só criei cadastro recentemente, o resto acredito que são usuários novos mesmo.

R

Eu uso o fórum com frequência, mas só criei cadastro recentemente [2]

na verdade me cadastrei para expor a minha opiniao neste topico…

não faria sentido um cara criar tantos fakes para isto…

L

Sou cadastrado faz um tempo já e entrei ultimamente para expor minha opinião sobre a forsoft!

Sou ex-aluno do projeto mesmo sou de São Paulo!

Marcio_Nogueira

Para atingir a meta de formar 10.000 alunos em programação demandará algum tempo. :wink:

thegoergen

Tomara que sim, porque formar tantos programadores em 6 meses é muito coisa pra pouco tempo de aprendizado, a qualidade ia ser péssima…
Levando mais tempo, com turmas mais pequenas, gera um nível mais elevado.

Marilia_Oliveira

Olá, fui aluna desse curso tbm, em Curitiba, trabalho hoje na empresa madrinha da minha turma. Acredito que vcs estão se preocupando a toa!

Houve dedicação nesse curso? Sim, e também como qualquer outro curso houve falhas, pois esse foi um piloto… Aliás esse Projeto FORSOFT2, contém melhorias significativas! - talvez, somente talvez vocês podem se preocupar agora

Estamos prontos para iniciar no mercado? Acredito que sim! - já estou nele ¬¬

Temos o mesmo conhecimento de uma pessoa formada? Não, pelo diferencial de um certificado e anos de estudo e experiência a mais, mas tinha gente na minha classe que é BOM muito BOM, e quando iniciar a faculdade já tenho uma base sólida…

Conseguiremos ser melhor que uma pessoa formada? Sim, obviamente estudando, correndo atrás e se dedicando.

Afinal, estamos no mercado e continuaremos…
Claro existe um ‘diferencial’ no nível de aprendizado que logo, logo não haverá mais!
No meu ponto de vista, vejo esse ‘diferencial’ como uma meta… por enquanto.

W

Marilia Oliveira wrote:Temos o mesmo conhecimento de uma pessoa formada? Não, pelo diferencial de um certificado e anos de estudo e experiência a mais, mas tinha gente na minha classe que é BOM muito BOM, e quando iniciar a faculdade já tenho uma base sólida…
Conseguiremos ser melhor que uma pessoa formada? Sim, obviamente estudando, correndo atrás e se dedicando.
Afinal, estamos no mercado e continuaremos…
Claro existe um ‘diferencial’ no nível de aprendizado que logo, logo não haverá mais!
No meu ponto de vista, vejo esse ‘diferencial’ como uma meta… por enquanto.
Parabéns pela sua corajem e determinação, o importante em um profissional de qualquer área é a procura por um ideal e acredito que vc. já o tem , o mais importante é a corajem de conhecer a sua pequena limitação (será…?) e querer sair das bordas para mergulhar mais a fundo.Parabéns e que sua humildade e dedicação sirva de exemplos a muitos

Marcio_Nogueira

6 meses é pouco tempo para formar um programador com uma boa base, agora, se o tempo médio de duração do curso for de 1 a 2 anos, a história pode ser outra. :wink:

Marilia_Oliveira

WilliamSilva, fico agradecida pelo elogio, acredito sim que tenho um ideal, porém por motivos financeiros terei que adiar minha Facul, e acredite fiquei mto decepcionada com isso, mas fazer o que… enquanto não posso começar ela procuro apostilas faço exercícios, conto com amigos para tirar dúvidas, acredito que estou no caminho certo :wink:

Marilia_Oliveira

Marcio_Nogueira, esse curso teve mtas mudanças, bastante mesmo…
Na realidade o que lembro é que o curso teria a duração ‘inicial’ de 1 ano, depois veio as férias e nós tivemos que continuar o curso mesmo assim, e teve mais algumas outras coisas que não lembro, só sei que o curso teve mais de 1 ano e 7 meses aproximadamente.
Mas o que nos deu uma boa base, foram as aulas extras que tivemos com o professor e a atenção dele, por que as aulas eram a distância.

PS: Se algum amigo meu puder me corrigir se estiver errada :wink:

W

Marilia Oliveira wrote: enquanto não posso começar ela procuro apostilas faço exercícios, conto com amigos para tirar dúvidas, acredito que estou no caminho certo
Porquê não aproveita as férias e faz uma imersão nos cursos a distância do JEDI http://www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp , e a medida que as dúvidas forem surgindo poste aqui no GUJ que o pessoal vai ajudando.È isso ai e bola pra frente.
sds.

Marcio_Nogueira

Willian me permite uma pergunta? Ocurso da iniciativa JEDI é gratuito mesmo ou é marketing? :wink:

AUser

Todos os anuncios do Jedi que ja vi vc pagava uma quantia minima (tipo, 300 conto por curso). Acho que isso mudou.

[]'s

Marcio_Nogueira

Marilia, pelo que você descreveu não foi o curso de te deu base, e sim as aulas extras? E a qualidade dos programadores formados pelo projeto? Você poderia atestar se é de boa qualidade e capacidade técnica? :wink:

W

Marcio_Nogueira wrote:Willian me permite uma pergunta? O curso da iniciativa JEDI é gratuito mesmo ou é marketing?
Olá, Somente para esclarecer :
A principal finalidade do JEDI(Java Education and Development Initiative) é ser um projeto colaborativo que conta com o apoio da comunidade Java de todo o mundo e, tem como finalidade:

• Melhorar a experiência do ensino e aprendizagem da linguagem java.
  • Aumentar a qualidade dos graduados.
  • Disponibilizar o material de seus cursos de forma totalmente gratuita a quem interessar.
  • Fornecer Telecentros e Polos certificadores.
  • Aumentar a qualidade e a quantidade de especialistas em Java.
  • Fornecer mão de obra qualificada ao mercado mundial.
    O Brasilia Java Users Group - DFJUG, tem o Sr. Daniel de Oliveira como JUG Leader-Founding Java Champion e, é o responsável pela coordenação do JEDI em países de lingua portuguesa. Angola,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Brasil, Moçambique, Portugal,São Tome e Principe e Timor Leste.O DFJUG possui mais de 15.000 membros e, o JEDI com 36.000 estudantes é totalmente baseado no trabalho voluntário.

Mais afinal que é o projeto JEDI ?.
-Projeto colaborativo
-Iniciado pela Sun Microsystems e pela
-Universidade das Filipinas no Java Research & Development Center e posteriormente através de colaborações da comunidade.
-Lançado em 24 de Fevereiro de 2005 na Philippines Society for Information Technology Educators (PSITE)
em Cagayan De Oro

Componentes e recursos educacionais do JEDI .
-Acesso grátis aos cursos e materiais
-Manuais des instrutores e alunos
-Slides de apresentação das aulas
-Provas, exercícios e problemas
-Material de referencia
-Software grátis
-Treinamento dos instrutores grátis
-Acesso grátis ao suporte
-Acesso grátis à listas de discussão da comunidade
-Encontros para estudantes e instrutores

Quais os seus Objetivos:

• Fazer que os materiais dos cursos de SC / TI estejam disponíveis, e gratuitamente, para todos.
    -Melhorar a experiência no ensino e na aprendizagem da linguagem Java
    -Melhorar a qualidade dos graduados em SC / TI
    -Aumentar o banco de especialistas em Java
    -Fornecer mao de obra, serviços e produtos em nível mundial.

AUser wrote: Todos os anuncios do Jedi que ja vi vc pagava uma quantia minima (tipo, 300 conto por curso). Acho que isso mudou.
Isso nunca existiu e gostaria que vc. provasse, pois esta passando uma informação que vc. mesmo desconhece, a iniciativa JEDI é totalmente baseado no trabalho voluntário.

Acesse o link http://www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp , faça seu cadastro e começe a utilizar o material de estudo inediatamente.

Abraços.
William Silva
Coordenador JEDI - São Paulo e Baixada Santista

Y

Não posso falar por ela, mas acredito que tanto a base do curso quanto a parte extra teve esse resultado. E sem prepotência, acredito que nossa iniciativa de Curitiba com esse conteúdo extra (só houve aqui) que fez os organizadores perceberem tanto a importância de conteúdo adicional e mais direcionado quanto a qualidade do material que estavam fornecendo. Pelo que ouvi falar (informações extra-oficiais), o projeto agora será menos “à distância”… será quase um meio-a-meio entre presencial e à distância. Agora também o instrutor/monitor será um técnico indicado pelas empresas patrocinadoras da turma, e não mais somente um auxiliar contratado pelos organizadores do projeto regionalmente.

Os que se dedicaram sim. Eles entraram para o mercado com uma base técnica (aqui em Ctba pelo menos) semelhante à um aluno de graduação de Sistemas de Informação no final do segundo ano… claro que sem tanto direcionamento, mas digo em relação aos conteúdos técnicos. Todos os alunos contratados tiveram mérito, mas nem todos os alunos formados tinham toda a qualidade.

Na prática, é só trabalhando mesmo que eles vão se descobrir, e as empresas que os contratam estão demonstrando um bom senso… estão investindo neles. Isso é bom pra todo mundo.

Marilia_Oliveira

Faço minha as palavras do Ykhan… (meu prof)

Marcio_Nogueira, as aulas em si me ensinaram o básico, porém a maior parte das dúvidas, ‘tira-teimas’ foram resolvidas nas aulas extras.
Acredito que tenho melhores resultados com uma pessoa me dando atenção do que um simples chat para conversar com o professor, sendo esse chat para todas as turmas que assistiam as aulas, elas por video conferência.

WillianSilva, já tenho umas apostilas aqui do JEDI, que uns amigos me encaminharam, mas vou conferir sim esse link que me passou.
Obrigada pela força.

divz

Eu estou fazendo curso de programação no SENAC em porto alegre
estou nele neesse momento. hehe
eu fico bem desanimado com esses "projetos"
pois ralei para conseguir o dinheiro para poder pagar o curso
quer dizer… ainda estou pagando pq ta curto o dindin
e eles chegam dando o bagulho de mão beijada…
oque eu demorei muito para conseguir.
acho um tanto injusto, e nos que estamos começando
ja se sentimos bastante inseguros sobre ofertas de emprego e tal…
com isso nao preciso nem comentar oque sinto ne?
mas não da nada…
quem é bom se destaca… pode ter 10… 30… 100 mil
e tem oque é merecido :wink:

abraços

Marcio_Nogueira

O resultado depende tremendamene do empenho e dedicação do aluno em aprender. Outro ponto a ser observado, é a necessidade de aplicar de forma prática os conhecimentos obtidos durante o curso para fundametá-los e garantir assim uma base sólida. :wink:

Y

divz:
eu fico bem desanimado com esses "projetos"
pois ralei para conseguir o dinheiro para poder pagar o curso
quer dizer… ainda estou pagando pq ta curto o dindin
e eles chegam dando o bagulho de mão beijada…
oque eu demorei muito para conseguir.
acho um tanto injusto, e nos que estamos começando
ja se sentimos bastante inseguros sobre ofertas de emprego e tal…
com isso nao preciso nem comentar oque sinto ne?

Cara, que triste saber que vc pensa dessa maneira, e prefere que não hajam oportunidades porque não houve pra você.

Criado 15 de novembro de 2008
Ultima resposta 8 de jan. de 2009
Respostas 94
Participantes 51