Quanto vale o seu código ?

15 respostas
programaçãojava
Java.Hacker

Uma coisa que observo aqui, é uma demanda gigantesca de pessoas qualificada se ajudando e respondendo em um fórum altamente técnico mas não se direciona entender que a entrega da solução, que vem através de um processo que vai gerar riqueza para o cliente.

15 Respostas

lvbarbosa

Não entendi muito bem o que você quis dizer, por causa da falta de coerência do texto.

Acho que todo mundo é livre para fazer os acordos que bem entender. Se você só trabalha com uma cláusula de participação nos lucros no contrato, ótimo pra você. Nem o patrão é obrigado a dar isso ao empregado, nem o empregado é obrigado a exigir isso. É um contrato voluntário, ambas as partes fazem o que acham melhor e devem ser livres para assiná-lo ou não.

Java.Hacker

O que acontece é rotular os quanto você ganha em k´s ao desenvolvimento, ao invés de valoriza-lo, não entregamos código mas sim o produto. Somos livres para negociar o que queremos mas não é bem assim quanto ao mercado de TI, que lhe exige o que bem entender. Na minha humilde opinião, é que querem rotular o que você merece realmente ganhar, e paga-se muito pouco pra um desenvolvedor de software.

Jonathan_Medeiros

Na minha opnião cada um faz o seu próprio salário, a empresa não é obrigada a pagar o que você pede assim como você não é obrigado a aceitar o que qualquer empresa te oferece!
Logo se você tem certeza que seu trabalho vale X então cobre por X e não aceite menos do que isso, quem precisa do profissional de TI são as empresas, e não o contrário!
A resposta é simples, valorize seu trabalho!

Java.Hacker

Isso mesmo , meu código meu dinheiro.

lvbarbosa

Amigo, o que define o preço de um produto ou serviço (no caso a mão de obra especializada) não é um indivíduo, mas um negócio chamado oferta e demanda.

Você pode cobrar 20 milhões de reais por sua hora de consultoria, mas quem é que vai pagar? Sempre vai ter alguém vendendo a hora por um preço mais baixo. Essa é a beleza do livre mercado: a concorrência gera baixa de preço e aumento de qualidade gradual.

Se vários programadores se juntassem e fizessem um cartel para manter o preço alto, ia ter gente furando e vendendo serviço mais barato para conseguir enriquecer.

Se o governo passa uma regulamentação fixando o preço mínimo da mão de obra, muita gente que não consegue prestar um serviço que valha pelo menos esse preço especificado vai ficar desempregado.

lvbarbosa

Boa sorte pra achar quem pague o tanto que você quer cobrar.

Java.Hacker

É ter a sorte de pegar um projeto bom, a gente se qualifica pra sermos empresas dentro de empresas, acho que essa lógica da demanda do emprego e desemprego vai da expertise de cada profissional.

Java.Hacker

Isso mesmo, o preço do meu pensar é um direito meu.

lvbarbosa

A troca de mão de obra por dinheiro é voluntária. Ambas as partes saem ganhando. Você não tá fazendo um favor pra empresa quando vende sua mão de obra pra ela. Ambos precisam um do outro, e por isso a troca acontece.

Jonathan_Medeiros

Esse seria o melhor cenário, concordo!
Porém atualmente a maioria das empresas realizam exploração de mão de obra, querem ter um excelente profissional mas não querem pagar o valor que o profissional vale.

lvbarbosa

Ninguém é obrigado a dar valor pro serviço de ninguém. Se você acha que seu serviço vale 10.000 por mês para apertar um parafuso (só um exemplo), vai ter um cara que aperta o mesmo parafuso por 8.000, e adivinha? O mais barato vai ser contratado, se o serviço for igualmente satisfatório.

Se a empresa quer pagar paga X para ter um profissional, é porque é isso que ela acha que ele vale. Se não achar ninguém para trabalhar na vaga por X, e se ela realmente precisar de um profissional, vai aumentar o valor se puder. Se não puder subir, vai ficar sem o profissional.

O preço de algo está diretamente ligado ao valor que aquilo agrega para quem está comprando. Esse valor é influenciado tanto por aspectos objetivos (custo de produção, lucro com vendas, etc.) como por aspectos subjetivos (emoções, por exemplo).

Não adianta querer ditar o preço das coisas. O que define preço é oferta e demanda. Não é o quanto você cobra, mas o quanto as pessoas estão dispostas a pagar.

Como eu disse antes, você pode cobrar o preço que quiser pelo seu serviço, não tem ninguém te obrigando a vender sua mão de obra por um preço específico.

O que eu mais vejo na internet é gente que faz curso que não tem demanda (sei lá, turismo, arte, moda) reclamando que a profissão não é valorizada, pedindo pro governo tomar medidas. O que elas esquecem é justamente o que eu disse antes: ninguém é obrigado a dar valor pra ninguém. Você lucra de acordo com sua utilidade para a sociedade, e é isso que deve influenciar sua escolha de profissão se você pretende ganhar dinheiro.

Isso é o básico de economia. Fica a leitura pra quem quiser: https://mises.org.br/Article.aspx?id=2515

Jonathan_Medeiros

Realmente, concordo plenamente com sua resposta!

Java.Hacker

Nos temos uma vantagem, de trabalhamos com tecnologia e isso é um assunto transformador na sociedade, todo o mês temos coisas novas pra aprender, quando eu disse , quanto vale o seu código é por vejo o assunto em um aspecto dominador , perante a sociedade , hoje o que move tudo , são algoritmos computacionais, você pode transformar com algo revolucionário é totalmente novo, como eu disse , somos empresas dentro de empresas, acredito que empreender em Tecnologia da informação seja o futuro de todos nós.

j-menezes

Quanto vale o seu código ?

Pergunta complicada essa.
Digamos que você desenvolveu um software muito bom e de tecnologia, mas não tem uma carteira de clientes usando ele, então você pode calcular o salario médio de um programador multiplicar pelo tempo de desenvolvimento e acrescentar um percentual.

Se tiver uma carteira de clientes usando ele, aí já muda, normalmente pode pegar o quanto ele gera de lucro anual e multiplica por 10 anos.

Todavia, isso é realmente difícil de avaliar, você pode colocar o preço que você quiser e se achar comprador ele valeu o preço pedido.

Java.Hacker

Nossa profissão é maravilhosa, podemos ganhar o que quisermos.

Criado 10 de outubro de 2018
Ultima resposta 11 de out. de 2018
Respostas 15
Participantes 4