Quer comprar a SUN? A hora é essa

172 respostas
febatata

É o que diz a matéria no site ComputerWorld.

Parece que alguns setores da SUN não estão mais dando os lucros desejados, fala-se na venda parcial ou integral da empresa.

Dêem uma lida na matéria.

O que vocês acham que mudaria para a comunidade JAVA se por exemplo uma HP comprasse a SUN?

172 Respostas

Leozin

A Oracle vai comprar (cof cof)

luistiagos

isto não seria muito bom para o java… pois estas empresas interessadas tem o foco em hardware e iriam deixar as tecnologias de software de lado…

T

Você está falando a Microsoft, não? (Você leu a segunda página do artigo?)

J

4 bilhões? O.O

O Google poderia compra-la! :roll:

O problema é se a Microsoft se interessar, ai…nem deus sabe. :shock:

Luiz_Aguiar

RedHat ? rs

Jair_Rillo_Junior

Eu até compraria, mas comprei o Wii Fit esses dias, então estou sem dinheiro :twisted:

Agora falando sério. Certamente a venda da Sun iria mudar um pouco o mundo Java. Porém hoje, além da JCP votar/escolher as novas especificações, a JVM é opensource. Portanto, mesmo alguma empresa comprando a Sun, não irá facilmente acabar com toda a cultura que o Java criou nesses últimos anos.

Mesmo uma Microsoft comprando a Sun, continuará existindo a JVM , outras empresas/pessoas vão continuar no JCP, novos releases serão lançados e etc.

chun

Se a Sun for vendida para MS pode ter certeza que é o fim do java como conhecemos…

Leozin

Agora é sério

Já não é de hoje que a Sun vem tendo problemas sérios em sua gestão. Nada mais previsível do que isso. As notícias ruins que acercam a compania faz com que qualquer um queira passar longe e a tendência é só piorar. Pra quem acompanha o mercado, pode dizer que “esse poço não tem fundo”, dá uma olhada nas ações:

http://www.nasdaq.com/aspx/dynamic_charting.aspx?symbol=JAVA&symbol=&selected=JAVA&timeframe=1y&charttype=line

Até seria interessante que uma empresa com mais responsa compre a Sun, porque se isso não acontecer agora, logo logo vão estar leiloando a empresa por mixaria.

chun

Se essa empresa que comprar a Sun se chamar “Microsoft” é bom dar adeus ao java como conhecemos…

Jair_Rillo_Junior

chun:
Se essa empresa que comprar a Sun se chamar “Microsoft” é bom dar adeus ao java como conhecemos…

Porque? Na sua opinião, iria mudar para melhor ou pior?

chun

Java seria descontinua lentamente…
Iria fazer uma “vista cega” ao mercado… não acredito que seria destruiido do dia para noite… apenas não mais “trabalho” em cima…

IDE’s como NetBeans estariam automaticamente condenadas… bem como todo suporte ao mundo OpenSource que hoje tem respaldo de todos os lados da Sun…

Outra coisa terrivel seria a criacao de coisas parecidas com o que a mesma MS fez com o java no inicio… bizarrices que transformariam o java em um tipo de “maluco beleza” hehe…

E se a JCP não deixar ? Simples… descontinuam a VM deles… deixam parados e “entregam de vez” a comunidade… que na minha opinião não é assim “tão ativa” para produtos deste tipo…

Claro , eh a MINHA opinião…

Andre_Fonseca

Vamos sair todo mundo comprando voucher, quem sabe ajuda?? 8) :shock: :smiley:

Andre_Fonseca

Os produtos mais importantes da Sun são os processadores e servidores Sparc, o sistema operacional Solaris e software Java. :?:

J

Sun à venda? Analistas especulam sobre o futuro da companhia

?De certa forma, o preço em queda livre das ações da Sun proporciona um bom negócio, considerando-se seus cerca de US $4 bilhões em espécie disponíveis, um portfólio significativo de propriedade intelectual e patentes e, é claro, tecnologia e produtos respeitados?

HP fecha compra da EDS e prepara demissões

Após meses de negociação, a HP fechou em US$ 13,9 bilhões a compra da Electronic Data Systems.

:shock:

J

Se o Google comprasse, o mundo já teria seu dono, rs. :lol:

bruno.leite

Isso não é meio preocupante para nós profissionais java?

chun

Se a Sun for vendida para a HP , fujitsu , google ou IBM não :slight_smile:

bruno.leite

chun:

a MS é o verdadeiro perigo ne?!
mas pq pra essas outras empresas naum teria perigo?

alexrosa

Sinceramente? é uma pena ter que ler esse tipo de notícia, apesar de já estar rolando o maior burburinho de que a Sun estava quebrada.
Vendo o indice das ações da empresa mesmo, dá pra ficar muito assustado, é muito lamentável, muito mesmo.

Agora vos pegunto: Pra que gastar a grana que gastaram comprando a MySQL pra quebrar agora? fala sério, que indigestão :smiley:

Vamos rezar para que a M$ não compre a Sun e torcer para quem sabe o Google comprar, ai sim, seria muito bom pra gente.

Abraços,
Alexandre.

P

Uma fusão ou aquisição Microsoft-Sun seria impensável cinco anos atrás, mas agora parece mais viável, já que as duas empresas têm trabalhado cada vez mais juntas após um acordo judicial e uma amizade recente (forçada pela demanda dos clientes por interoperabilidade em 2004), escreveu Lyman.

chun

bruno.leite:
chun:

a MS é o verdadeiro perigo ne?!
mas pq pra essas outras empresas naum teria perigo?

Prq não é do interesse delas matar o Java… elas tem produtos em cima desta plataforma… e seria um suicidio comprar para desgastar o java…

Já a MS é uma especie de “midas ao contrario” onde ela toca vira merda…

Compra empresas para acabar com elas… vide o bafafá do mercado quando ela disse q ia comprara yahoo… com absoluta certeza voce veria todos os usuarios do yahoo mail migrados para o Live Mail assim como todo o resto… iao tirara a bandeira do yahoo e colocar Live Search e pronto… tá feita a fusão…

D

A M$ nao vai comprar a SUN …pelo menos duvido muito…

como disseram… existem empresas com produtos em cima da plataforma java que não querem que o java “morra”.

e sinceramente, por mais q a M$ ou alguma empresa destrua a sun, pise em cima do java… ainda teremos java nos servidores e nas aplicações comerciais por muuuuuuito tempo.

“( DELPHI ? )”

L

Não vejo problema nenhum se a Sun for comprada por uma outra empresa, nem se esta for a Microsoft.

Qual é? O Java é open source! O JCP é aberto, e é onde a Red Hat e a Apache Software Foundation têm bastante influência. Dificilmente vai mudar o status quo. Quem comprar a Sun está mais interessado na parte de hardware da companhia.

T

O Java em si agora independe da Sun (eis uma das vantagens do modelo open-source); mesmo que a Sun falisse e deixasse todo mundo na mão, devido ao altíssimo investimento que muitos fizeram no Java (a IBM e a Oracle principalmente) não haveria problemas tão grandes assim.
Mesmo para quem tem máquinas Sparc, a continuidade talvez fosse garantida pela Fujitsu (embora ela também forneça servidores com Intel Itanium). Pelo que imagino, talvez a linha Sparc sumisse aos poucos, assim como ocorreu com o PA-RISC e o Alpha.

leandrokjava

Estou torcendo para que a Google compre.

lgi2020

Eu só ficaria feliz se a SUN fosse comprada pela Google.

Se for pela M$, não espero coisas boas para o JAVA.

leandrokjava

lgi2020:
Eu só ficaria feliz se a SUN fosse comprada pela Google.

Se for pela M$, não espero coisas boas para o JAVA.

concordo plenamente.

:slight_smile:

mcbarsotti

Galera, a JCP está ai para isso, não importa se a microsoft, oracle, redhat, google ou qualquer outra empresa comprar, a JCP que dita o futuro do java, sendo assim, se a sun afundar ( coisa que eu acho muito dificil de acontecer ) o java vai continuar como sempre, com a IBM, Intel, Oracle investindo no Java, o JCP decide as tecnologias, avanços e etc, e nós continuamos a mesma coisa, postando duvidas/respostas no guj e etc…

sem alarme!!! isso ta até parecendo o forum da msdn!! :lol:

abraços!!!

luistiagos

Microsoft Visual J# rules…

M

"

chun

Minha humilde opinião:

A MS não destruiria o java… simplesmente deixaria as coisas beeeeeeeeemmmmmm mais lentas… se hoje temos uma VM “nota 10” e com uma performance estraordinaria como a HotSpot é graças a Sun… e isso conta MUITO no quisito evolução do Java… e a evolução acessivel né… prq a IBM fecha a VM dela de uma forma muito idiota (apenas computadores IBM podem rodar ?) entre outras por ae… este sentido que não gosto da ideia da MS adquirindo ela…

luistiagos

Mas dai quem iria usar o Lava??? sera que o C# faz tanto sucesso como o java? se ela fissese isto acredito que estara dando um tiro no proprio pe visto que java é uma das linguagens mais famosas e com mais recursos que existe…

o que podiam fazer e uma nova vm que so roda em windows…

Rubem_Azenha

marcosalex:

Pode até ser, mas pra começar, não vai se chamar Java, já que essa marca pertence à Sun.

Se alguém comprar a Sun, ela leva junto a marca Java também. :wink:

chun

Esfriar uma tecnologia é bem mais facil do que vc imagina… viste o que ela fez com o delphi :slight_smile:

M

"

Leozin

marcosalex:
luistiagos:

Mas dai quem iria usar o Lava??? sera que o C# faz tanto sucesso como o java? se ela fissese isto acredito que estara dando um tiro no proprio pe visto que java é uma das linguagens mais famosas e com mais recursos que existe…

o que podiam fazer e uma nova vm que so roda em windows…

Como o colega acima falou, não seria morte súbita. Iria sangrando a tecnologia aos poucos, como fez com o Delphi.

Mas no caso do Delphi foi uma evolução.

fnandos

Qualquer um menos a MS em nome da humanidade

chun

Evolução ?

Você realmente acha que prender uma linguagem a CLR ( que é comandada pela MS) é uma evolução ? O delphi antes tinha a liberdade de criar e executar em qualquer lugar… sem nenhuma restricao… binarios estaticos e tudo mais…

E hoje ? Tem que convifer com os [telefone removido] Service Packs do .Net…

Não vejo evolução nisso , nem eu e nem o mercado…

Tanto que quem usa Delphi.Net ou pula pro VS direto ou vai para o Java…

L

Delphi? Vocês tão loucos! A diferença entre Java e Delphi é tão gritante que não dá pra concluir que o primeiro terá o mesmo destino do segundo.

Vamos lembrar uma coisa para reforçar: Java é open source e JCP é aberto. A marca Java é propriedade da Sun? Se for, mudemos o nome e o logotipo e todo mundo fica feliz. Muita gente ganha dinheiro com Java: IBM, Oracle, Red Hat, Nokia… Acha mesmo que haverá uma interrupção ou mesmo uma “morte lenta”? Fala sério!

danieldestro

Dêem uma olhada na estratégia da Oracle, que nos últimos anos comprou a JD Edwards, People Soft, Siebel, BEA Systems, além de dezenas de empresas menores.

As menores viraram vapor e eles assumiram a tecnologia com nome Oracle.

As grandes companhia têm os produtos inseridos no portfólio da companhia, inclusive com o nome antigo (www.oracle.com).

No caso da BEA, os produtos vão se fundindo com o Oracle Fusion Middleware e em alguns anos deve apenas ter o nome Oracle. Talvez aconteça o mesmo com os outros grandes.

O comprador nunca iria matar os produtos da Sun, mesmo porque isso seria fonte de receita para a companhia e faria parte da estratégia de manter os atuais clientes e abocanhar novos.

Simplesmente acabar com Java e outros produtos seria um suicídio, ou jogar dinheiro na latrina.

chun

danieldestro, e desde quando a MS se preoculpa com isso ?

josenaldo

Se a MS comprar a Sun, haverá dor e ranger de dentes. Alguém aí já pensou em começar a estudar Python, linguagem que está sendo fortemente apoiada pelo Google??? rssrrs

M

"

rodrigo1

:lol: … muito bom … :lol:

chun

:lol: … muito bom … :lol:

++

T

Bom, eu nunca fiquei correndo da Microsoft, tanto é que consegui renovar meu MCDBA e meu MCSE (preciso atualizá-los para MCITS). Mas eu odeio a POF que é necessária para programação em ambiente Microsoft (“Programação Orientada a Fé”).

febatata

Caramba! Eu postei a notícia de manhã e vim ver agora no final da tarde.
Muito legal que bastante gente respondeu!
Adicionando a minha opinião, acredito que a SUN não será vendida.
MAAAAAAS, se a caso fosse, torço para que não seja a M$, pois por N motivos citados por todos, eles fariam matariam a tecnologia.
Com o forte crescimento de dispositivos MÓVEIS e INTERNET, a grande briga será entre a Microsoft (Windows Mobile) , a Nokia que está com o Symbian, o Google com o Android (que talvez role a integração com Symbian).
Nos dispositivos que não têm nenhum desses ambientes, impera o J2ME.
Para que derrubar o JAVA? Para forçar o .NET framework ao invés da JVM, e assim deixar todo mundo preso no .net.
Sem contar o ambiente coorporativo, desktops, web, etc.
Sem dúvida, espero que o Google compre e faça bom uso do JAVA!

P

Eu também acredito que a Sun não será vendida, e caso for dificilmente o JAVA vai morrer, isto porque os desenvolvedores que utilizam está linguágem são muito fiéis a ela… E este é o maior patrimônio da SUN…

Inclusive ela deveria começar a utilizar isto para aumentar a venda de seus produtos…

vitu

Se a MS comprar a Sun nada vai mudar.

Eu gostava de tomar Skol. Acho um cerveja muito boa.
Hoje gosto mais da Antartica. Cerveja excelente.
Mas a Bohemia sem dúvida a melhor.

Quem se pergunta se isso e tudo AMBEV.

Isso sim é monopólio.

Se a MS comprar a Sun vai se a mesma coisa.
Produtos fortes de um mesmo fabricante brigando cada vez mais.
Fora que vai ter mais incentivo ao Java e marketing ferrenho.

Resumindo. Nova Schin não presta. :smiley:
Se beber não programe.

mcbarsotti

só não concordo com a Antartica! ahuehuaehuae

faelcavalcanti

josenaldo:
Alguém aí já pensou em começar a estudar Python, linguagem que está sendo fortemente apoiada pelo Google??? rssrrs
também percebi isto após o google code jam 2008! não sei o tanto porque, mas tenho curiosidade em saber de fato.

C

Galera nao ta sabendo que java é open source? dane-se a Sun.

xwillianss

Isso é culpa do OpenSource. Vocês já repararam em uma coisa? Você constrói um produto(sistema), com todo o sacrifício do mundo passa dias e noites em claro, toma várias xícaras de café(que faz mal a saúde). Pronto! Derrepente seu sistema sistema esta lá prontinho para ser distribuído. Você constrói um site disponibiliza o download e pronto, toda a comunidade opensource(ou “opensugas” é um acronicto de sangue-sugas ) lhe agradece. Em troca você não recebe em nada, em parte, pois você ainda pode ganhar com o suporte ou publicidade no seu software. Mas isso é um problema no outros países a cultura é outra, aqui no Brazil(com “z” mesmo") todos nós achamos que tudo tem que ser de graça. O profissional não é valorizado. Isso gera uma onda de prejuízos para quem desenvolve um bom sistema. Porque tudo aquilo que você faz, tem que retorno financeiro mesmo que seja a longo prazo e não retorno de gratidão… se gratidão fosse retorno estaríamos todos quebrados financeiramente.

Eu cito sempre uma frase: “Guarde o que você tem hoje para usufruir no futuro com mais felicidade”;

xwillianss

mcbarsotti:
vitu:

Eu gostava de tomar Skol. Acho um cerveja muito boa.
Hoje gosto mais da Antartica. Cerveja excelente.
Mas a Bohemia sem dúvida a melhor.

só não concordo com a Antartica! ahuehuaehuae

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK vocês esqueceram da SOL…

xwillianss

… uma outra coisinha que esqueci de mencionar foi que o PHP 6 está saindo do forno. Caso o JAVA pegue um resfriado e conseqüentemente uma tuberculose e por fim fique de quarentena, agente poderia brincar no PHP6. rsrsrs…

febatata

Sem dúvida eu prefiro Bohemia!

Kenobi

Se a Sun fosse vendida, divisão de software como alguns acionistas desejam, a compra será feita entre IBM ou Oracle. Acredito que como a Oracle acabou de adquirir a BEA, talvez esteja descapitalizada para tal e a IBM por sua vez, poderia se consolidar no mercado Middleware, aquirindo a Sun. Faria mais sentido a compra pela IBM.

chun

Pelo AMOR de deus… vamos comecar a compara PHP com Java ?

PELO AMOR DO SANTO GUARDA !!!

Link_pg

Olá!

Não sei o porque de tanta preocupação, tem tanta linguagem por ai, se o java passar a não lhe agradar é simples: aprenda outra linguagem… (ou crie uma nova, sei lá)

Abraços

M

"

M

"

codemonkey

Pessoal,

Tudo isso é pura especulação, alguem que leu e mal interpretou a noticia (nao to falando de voces, e sim do pessoal da computerworld)

vamos comecar pelo titulo da materia original: “Sun for sale? Dropping profits, stock price fuel speculation
Fujitsu, HP leading candidates if Sun is open to acquisition”

IFFFFFF Sun is open to acquisition…

a sun nao está a venda… mas caso ela esteja aberta a aquisicao… a HP e Fujitso seriam serias candidatas.

http://goodgearguide.com.au/index.php/id;[telefone removido]
http://www.networkworld.com/news/2008/082108-sun-buyout-rumors.html?fsrc=netflash-rss

sobre a microsoft… alguns viram a briga danada da microsoft em comprar o Yahoo (lembrando q o principal rival da MS no cenario atual nao eh o java, e sim o Google) … SE… a M$ tivesse algum interesse em adquirir a Sun… com certeza ela teria se pronunciado… como fez inumeras vezes com o Yahoo.

e por favor… parem de espalhar q a Sun esta a venda por que assim so piora a situação da mesma… afinal… boatos sux…

Long live Duke!

rmala_ti

Pessoal, confesso que fiquei muito preocupado com a idéia da M$ comprar a Sun.
Se isto acontecer, mesmo que a empresa não estrague o Java, uma grande parte de desenvolvedores irão abandonar a linguagem, simplesmente por ver o nome Micro$oft associado ao produto. :evil:

Acredito que o Java é pra muitas pessoas muito além de uma linguagem robusta, representa também uma forma de dizer NÃO ao monopólio da Micro$oft

Particularmente, se a Sun for mesmo a venda, irei torcer pelo Google.

Abraço.

B

concordo.
acredito que a IBM hoje sabe ganhar mais dinheiro com Java do que a própria Sun. Por outro lado estaríamos ferrados, pq a IBM ganha muito dinheiro complicando as coisas (vide o caso de SOA).

Jair_Rillo_Junior

Eu realmente acho dificil uma MS ou Google comprarem TODA a Sun. Porque? Pelo fato que a Sun não é apenas software. Tanto MS quanto Google não trabalham diretamente com venda de hardwares.
Por esse fator, tanto a Fujitsu como a HP são fortes condidatos (isso se realmente a Sun for vendida).

Agora o que pode acontecer é sim a Sun vender algumas áreas dela. E nesse caso, eu acho que ela deveria vender o que realmente não está trazendo lucro e manter o seu capital intelectual (através dos softwares) e ganhar dinheiro com isso. Como? Entrando de cabeça no mundo de outsourcing. A Sun tem uma boa IDE (Netbeans), uma exclente Plataforma (Java), um banco de dados que tem seus méritos (MySQL), vários profissionais, além de outras ferramentas. Então acredito que ela possa ganhar dinheiro com isso trabalhando diretamente com os clientes. Assim como a IBM fez um tempo atrás, vendendo toda a parte de maquinas pessoais (para a Lenovo) e se focando mais na prestação de serviços e outsourcing.

Agora se a Sun vender sua parte de software para uma MS da vida, ai eu não sei exatamente o que pode acontecer a longo prazo. Alias, se vender para qualquer empresa que seja, as coisas serão diferentes.

Mas como já disseram, é tudo especulação.

LPJava

bom! eu tb acho dificil se M$ comprar a SUN ela mudar a questao do JAVA, é como falaram, existe outras empresas com interesses e grandes negocios em cima do java e milhoes/bilhoes de $ em cima disso que nao dar para descontinuar uma tecnologia a medio prazo nao, pelo contrario… Agora quem for comprar tera que escolher qual area da SUN comprar e quais estao a venda… a respeito do phyton como citado nas paginas anteriores… realmente o google vem usando com maior frequencia um exemplo é a vaga de emprego abaixo. Agora se a sun for vendida que o google compre!

Vaga para Estágio - Gogogle, em 22/08/2008

O time de sysadmins aqui de Zurich está procurando estagiári@s com
experiência em C e Python, e interesse em desenvolvimento de kernel. A
legislação aqui na Europa funciona de maneira diferente, portanto,
pessoas fazendo mestrado ou doutorado podem fazer estágios. No caso de
pessoas de nacionaliade brasileira, não é possível conseguir vistos de
trabalho para pessoas sem graduação completa, então, infelizmente,
esta oportunidade é somente para pessoas formadas em Ciência da
Computação que estejam fazendo mestrado ou doutorado. Inglês fluente
também é uma exigência. O tempo mínimo para o estágio é de 6 meses,
podendo durar até 1 ano. Somente currículums em inglês serão
considerados. Favor enviar e-mail em inglês, com o assunto: “Linux
Systems Administrator Intern” para nanda AT google PONTO com
http://www.empregosbahia.com.br/

flw!

tchandy

Isso é culpa do OpenSource. Vocês já repararam em uma coisa? Você constrói um produto(sistema), com todo o sacrifício do mundo passa dias e noites em claro, toma várias xícaras de café(que faz mal a saúde). Pronto! Derrepente seu sistema sistema esta lá prontinho para ser distribuído. Você constrói um site disponibiliza o download e pronto, toda a comunidade opensource(ou “opensugas” é um acronicto de sangue-sugas ) lhe agradece. Em troca você não recebe em nada, em parte, pois você ainda pode ganhar com o suporte ou publicidade no seu software. Mas isso é um problema no outros países a cultura é outra, aqui no Brazil(com “z” mesmo") todos nós achamos que tudo tem que ser de graça. O profissional não é valorizado. Isso gera uma onda de prejuízos para quem desenvolve um bom sistema. Porque tudo aquilo que você faz, tem que retorno financeiro mesmo que seja a longo prazo e não retorno de gratidão… se gratidão fosse retorno estaríamos todos quebrados financeiramente.

Eu cito sempre uma frase: “Guarde o que você tem hoje para usufruir no futuro com mais felicidade”;

cara, odeio criar flamewars, mais se vc não sabe o que fala, PELO AMOR DE DEUS, NÃO FALE ASNEIRA!

RaulCarlin

Porque ninguém sequer cogitou a IBM? Só vi duas pessoas comentando sobre essa possibilidade, o resto da galera toda cagxxxx por causa da Microsoft… não vejo porque disso… é a mesma coisa que cogitar que um dia a MS comprasse a RedHat, no way…

king_of_gods

SE a Sun for realmente vendida, em partes ou não. Acho que se forem venderem as partes de softwares o GOOGLE caira matando em cima.

Pense o JAVA nas mãos dos caras do Google, seria um crescimento estrondoso pra linguagem. Teriam altos investimentos e uma disciminação em massa.

Vale lembrar que a um tempo atrás o google usava bastante o java, e mudou para python.

Acho mto provável que se for venderem a Sun, venderam em partes e começará pela parte de hardware.

P

Microsoft comprar a Sun? Bem, eu acho que a IBM estaria a todo vapor para fazer isso. O produto interessa MUITO a ela.

E uma coisa, isso de comprar a empresa para matá-la é lenda. Existe algum jeito de algo dar lucro depois de morto? E o objetivo sempre, nao importa o qual - é o lucro.

Enquanto isso vamos continuar com nossas especulações mercadológicas baratas (todavia emocionantes) sobre o assunto.

javaBeats

Vamos fazer uma vaquinha. Eu contribuo com R$ 10,00.

Senhores, bons desenvolvedores Java como são, e experientes, devem saber muito bem: avoid the FUD!
Já sofreram tanto com isso, porque não aprendem…

M

"

rodrigues.danilo

Eu entro na vaquinha só pra não ver um “Java Basic” sendo lançado…

Abs!
Danilo

peczenyj

Até o “opensource” levou a culpa pela “venda” da Sun e o “fim” do Java.

Eduardo_Bregaida

Não tem nada a ver, iria continuar evoluindo pelo JCP do mesmo modo… :smiley:

Leozin

Você está falando sério?

kicolobo

Só pra lembrar: em 1996, a Apple estava basicamente na mesma situação
(e quase foi comprada pela Sun, que ironia!).

Hoje, vale mais que a IBM. Sendo assim, não há nada com o que se desesperar.
Empresas gigantescas como a Sun não são compradas/desaparecem de um dia para outro.
E, mesmo que fosse comprada pela Microsoft, esta não seria IDIOTA ao ponto de tentar destruir algo tão valioso quanto a plataforma Java (também, não conseguiria, pois existe a JCP exatamente pra isto).

C

peczenyj:

Até o “opensource” levou a culpa pela “venda” da Sun e o “fim” do Java.

Pelo culpa da venda ate pode ser, mas nao acredito que java possa ser mais controlado por alguma empresa em particular.

kicolobo

E gente, vocês leram o artigo?

Não está sendo dito “a Sun está a venda”, mas sim que está em uma situação na qual poderia sofrer uma oferta de venda. Capiche?

G

hauhauhay

o kra tava grilado heim… tah loko… open source não eh pegar tudo pronto e distribuir não, existem varias coisas ai… como a colaboração entende… e quem te disse q o seu sistema é bom o suficiente para atender a todos, ai que tah o grande charme da coisa, varias pessoas contribuindo para melhoria do software

vlws

Eduardo_Bregaida

Gente… vcs tão fazendo tempestade num copo d´agua igual do Open JDK, Java não morreu, a SUN ta caindo e subindo o tempo todo, se vender não vai acabar o Java, relax… :smiley:

Marcio_Duran

A filosofia do OpenSource é algo bom, mas não existe maior interesse por parte tanto no Governo como setores maiores de grupos empresas de TI, em manter uma tecnologia como Java no seu sentindo inicial.

Hoje pelas novas adoções e implementaçãos frente outras tecnologias, JAVA foi e fez seu papel, o tempo é de mudanças, estamos na web 2.0.
É bem provavel que a IBM tome a retaguarda de comprar a Sun, para ter uma aproximação de serviços ao mercado OpenSource,não só isso podendo incluir novas features e soluções para o projeto Eclipse entre outras invoções.

Avelino

xwillianss:

Antes do opensource, qual era o preço da licença Java mesmo? :shock:

P

Marcio Duran:
A filosofia do OpenSource é algo bom, mas não existe maior interesse por parte tanto no Governo como setores maiores de grupos empresas de TI, em manter uma tecnologia como Java no seu sentindo inicial.

Hoje pelas novas adoções e implementaçãos frente outras tecnologias, JAVA foi e fez seu papel, o tempo é de mudanças, estamos na web 2.0.
É bem provavel que a IBM tome a retaguarda de comprar a Sun, para ter uma aproximação de serviços ao mercado OpenSource,não só isso podendo incluir novas features e soluções para o projeto Eclipse entre outras invoções.

Eu acho que você não entende que Java não é uma linguagem, mas uma plataforma de desenvolvimento. Vai demorar anos até alguma outra plataforma ter a maturidade do Java.

E ao colega que falou que é normal as empresas fazerem isso, discordo. è normal as empresas agregarem produto X para o seu portifólio. E qual seria a vantagem se a microsoft acabasse com o Java? Nnehuma. Nunca ia conseguir acabar, e outra, ela ia perder MUITO mercado e ia abrir novas portas também. Portanto, isso é nulo.

P

rs.

Fato é que tudo que balança o tempo todo, uma hora cai. Murphy comprova.

xymor

Parece consenso que se a MS comprar a Sun o java acaba mas não seria quase tão ruim se ela fosse adiquirida pela IBM, Oracle ou RedHat?
Essas companias são grandes vendedores e comprando a Sun ganhariam grande poder político no JCP.

Isso poderia até estraçalhar a JVM com cada vendor oferecendo forks da JVMs, JDK e JEE stacks completamente incompatíveis com as outras(efetivamente criando variações do java que parecem mas não são).

P

Cara, java não vai acabar. Porque ai daria espaço para alguma nova plataforma surgir. E a Microsoft nao quer mais desafios se ela fosse comprar, simples.

victorwss

Se ela não conseguiu comprar o yahoo, duvido que consiga comprar a sun.

E por sinal, se a Microsoft começasse a negociar a compra com a Sun, podem ter certeza que o Google, a Oracle, a Apache, a IBM e a Red Hat não iam ficar caladas de braços cruzados esperando.

E vamos supor que a Microsoft comprasse a Sun. Neste ponto, concordo em partes com o que muita gente disse, eles iam tentar matá-lo lentamente (com uma “dotnetização” do java e colocando entraves na sua evolução). A comunidade open source do java infelizmente é fraca, mas não seria por isso que o java morreria exatamente porque o Google, Oracle, Apache, IBM, Red Hat e cia ltda assumiriam o lugar da sun em coordenar o desenvolvimento do java e dariam um “chega pra lá” para a Microsoft.

Quanto o cara lá que meteu o pau no open source umas páginas atrás, meu, fazia tempo que não via alguém escrever uma merda como aquela.

vitu

Quem fez do Java o que ele é.
Não foi a sun, foi sua comunidade.
Se não fossem as ferramentas e frameworks “livres”, Java nunca teria a visibilidade que tem hoje.

xwillianss

rmalati:
Pessoal, confesso que fiquei muito preocupado com a idéia da M$ comprar a Sun.
Se isto acontecer, mesmo que a empresa não estrague o Java, uma grande parte de desenvolvedores irão abandonar a linguagem, simplesmente por ver o nome Micro$oft associado ao produto. :evil:

Acredito que o Java é pra muitas pessoas muito além de uma linguagem robusta, representa também uma forma de dizer NÃO ao monopólio da Micro$oft

Particularmente, se a Sun for mesmo a venda, irei torcer pelo Google.

Abraço.

Eu fico me perguntando. Será que a Microsoft, vai estragar uma coisa que dá lucro? Como uma empresa tenta estragar um produto para apostar em outro?
Acredito que a Microsoft, vai manter a comunidade, e a linguagem vai continuar a mesma. O que pode haver de mudança é ela cobrar pelo JAVA só isso, assim como ela faz com o .NET. Por muito tempo a MS vem tentando desenvolver uma plataforma a altura do JAVA sem sucesso. E vocês acham que ela depois de adiquirir a SUN ela vai mudar alguma coisa? NÃO.

Exemplo tenho da Borland, comprada pela Microsoft que apesar de ser agora baseado em .NET tem 50% do seu capital controlado pela MS. Mudou pouca coisa com Delphi, apenas se adequou a plataforma .NET, mas a sintax continua a mesma.

Acho que nóticias assim sobre a SUN, parte de pessoas que querem destruir a comunidade JAVA.

Mauricio_Linhares

Acho que eu perdi essa. Onde foi que a Microsoft comprou a Borland?

faelcavalcanti

não passa de uma mera parceria até onde eu sei/soube!

kicolobo

Sobre a venda da Sun, contar uma coisinha legal pra vocês.

Desde o ano retrasado, a diretoria da Sun começou a recomprar suas próprias ações, diminuindo assim a quantidade presente no mercado e, com isto, evitando cair em armadilhas montadas por especuladores.

E, o mais interessante: a maior parte das ações da Sun atualmente são de propriedade da… própria Sun.
Sendo assim, a compra da empresa pela Microsoft, ou qualquer outra firma pode até ocorrer. PODE, mas o que será comprado será uma fatia INFIMA da empresa e, mais interessante: sem direito a voto.

PS:
Só pra lembrar, em 1997 a Microsoft investiu US$ 150 milhões (ou 100?) na Apple comprando ações. Estas ações não davam direito de voto, nem por isto a Apple afundou, pelo contrário.

chun

A Apple nao afronta MS… não faz nem cocegas… nem hoje em dia… já o Java…

kicolobo

Apple não afronta Microsoft?

Interessante: porque nos EUA, uma fatia crescente (e dominante (entre os três primeiros colocados)) do mercado é da… Apple.

Mercado de música e entretenimento digital , quem domina? Apple. (Zune quem? Cadê a Microsoft aqui?)

Desenvolvimento de sistemas operacionais. O melhor é da… Apple (a Microsoft até tenta copiar, mas não consegue coitada, basta comparar o Vista (cópia barata))

Mercado acadêmico nos EUA (que é aonde se forma o consumidor pós-formado) é dominado pela… Apple.

Telefonia. O aparelho (leia plataforma) de maior sucesso em todos os tempos é o … já ouviu falar de iPhone? (só pra lembrar, ao que tudo indica, o futuro está aqui, e não mais no desktop) O que é mesmo Windows CE? :slight_smile:

É, tem razão. Se formos ignorar “apenas” estes pontos, realmente, a Apple não faz nem cócegas na Microsoft: da um soco na fuça. :slight_smile:

chun

O carro chefe da MS é o Windows e o Office… no que a Apple pode chatear ?

em nenhum dos dois… tanto que o proprio Mac roda Windows:)

Enquanto a Apple faz o melhor… a Microsoft faz o mais facil e o difundi de maneira mais pratica e o “Jegue-ware” agradece :slight_smile:

O resto… é resto para a MS…

chun

Desde que entrei para informatica escuto esse papinho que o MacOS é melhor , mais rapido e bla bla bla…

E em 2008 90% dos computadores desktop rodam… WINDOWS !!!..

Quantos anos ainda vao precisar para que a apple consiga pelo menos metade disso ? 30 ? 40 ?

kicolobo

chun:

Enquanto a Apple faz o melhor… a Microsoft faz o mais facil e o difundi de maneira mais pratica e o “Jegue-ware” agradece :slight_smile:

Pera aí, deixa eu ver se entendi: Windows é mais fácil de usar que o Mac OS??? Já usou um Mac? Com base em que critério você pode afirmar isto?

Com relação ao Office, bem: a Microsoft faz para o Mac também, nada contra, ainda é o grande ganha pão da empresa, e o fato de manter a versão para o Mac só demonstra que, para a Microsoft, garante a sua sobrevivência no mundo pós-Windows (cada dia mais presente).

Mas fato é: o desktop está com os dias contados. O futuro é web, é mobile. E nestes dois quisitos, a Microsoft perde. E feio.

Com relação a dizer “O resto… é resto para a MS…”, se for de fato verdade, por que ela investe TANTO nestas áreas?
Por que gasta bilhões no Zune e em serviços de venda de música então? Pérolas aos porcos? E com relação ao Windows CE? Também?

O que você chama de “resto”, na realidade, se for fazer uma análise decente, vai perceber que é a chave pra sobrevivência da própria Microsoft.

chun

Já usei Tiger… acho o teclado horrendo… o MacOS muito afrescalhado, a maneira de que ele trabalha com janelas é meio estranha e na cultura “Windows” que é dissiminada no mundo dos desktops OU voce faz algo parecido ou fica fadado aos Geeks ou grupo especifico de pessoas (pessoal que meche com imagens por exemplo)

Quanto ao office… sim ela faz para o MAC, nao pense que ela faz para o Mac prq existe muuuita receita… por favor veja nos livros de historia o prq a MS comecou a fazer e ainda mantem o office para MAc… eh o mesmo motivo para qual existe o IE para Mac… nao tem muito a ver com “receita gerada”

Desktop com os dias contados ? Concordo com vc… daqui uns 40 anos ele realmente vai ser minoria… tem outra… muito melhor… “O mainframe esta com os dias contados”… heheh quem nunca ouviu falar desta ? Só precisa avisar o mercado enterprise…

Ela DIVERSIFICA… a MS é muito grande para ficar ficada em um só produto… ou linha… ela diversifica em várias areas oferencendo assim UMA SOLUCAO e nao mais apenas o software… não só o Windows e sim uma solução de vida para a empresa…

O zune foi um fracasso de mercado, acredito que mais pelas “ideias mau implementadas” que pelo produto propriamente dito… mas foi uma aposta da MS errada… existem tantas outras que ela acertou…

Tendo em vista que a MS dificilmente CRIA algo… ela COPIA e torna acessivel a qualquer jegue… e nisso que ela ganha… enquanto os outros fazem o melhor… ela faz o mais facil, porem é claro que nem sempre ela acerta hehehe…

Chave de sobrevivencia ? Voce poderia me mostrar algum balancço da MS onde QUALQUER COISA que ela faça que supere a receita da duplinha dinamica Windows+Office ?

danieldestro

O único modo de investir dinheiro diretamenta em uma empresa com compra de ações é no IPO ou em nova oferta de papéis. Senão o capital fica concentrado no mercado acionário, e não na empresa.

Muitas empresas recomprar seus papéis, fecham capital e são vendidas ou mudam a estratégia. Acontece de vez em quando.

R

…seja lah quem for comprar, ou, se é verdade ou mentira, não interessa. Isso é mercado, mudanças acontecem, não adianta ficar falando: ahhh fim do Java, se for, que seja. O mercado está aí pessoal…o que for de bom, será aproveitado.

agora, quanto a respeito de HP, Apple, Microsoft, Sun…cada um, investe onde ela é forte. 8)

ex: Apple não vai investir em Java, comprar ações, etc, etc e tal…ela vai investir onde é BOA e FORTE. Imagens , Produtos (SoftWares) para propaganda, como a própria Globo Usa…a Microsoft investe no seu produto maior, Office, Windows…Oracle, no seu banco e ERP…
eh, eh por aí…mudanças, mudanças acontecem! mercado é isso aí ! :wink:

kicolobo

Hoje não. Se você tiver visão de funil, e ignorar o amanhã, aí sim, você está 100% correto. Caso contrário…

Aplicações como Google Docs (que são a tendência) tornam o desktop obsoleto a partir do momento em que passam a ser acessadas por dispositivos móveis.
É fato. o iPhone é sinal dos tempos
Com relação a comparar com a famosa “mainframe com os dias contados”, bem: mais um argumento fraco. Os mainframes de fato FORAM substituidos pelas redes e pequenos servidores. Ainda existem? Sim, mas nem de perto com a força que tinham antes. Fato.

Esta é a sua opinião pessoal sobre a usabilidade do sistema, ou seja, não é objetiva. Ignorado portanto :slight_smile:

Te contar um negócio: já faz mais ou menos uns dois anos que não existe IE para Mac.
Existe Office para Mac por causa da receita. No dia em que a MS matar o Office pro Mac, pode apostar: se não houver outra alternativa, o Mac morre.

T

Acho que era interessante a Apple comprar o StarOffice/OpenOffice da Sun, já que a IBM já fez a sua versão do OpenOffice e a vende como “Lotus Symphony” faz algum tempo. É um movimento defensivo que pode ajudá-la se ela realmente brigar com a Microsoft.

xwillianss

kicolobo:
chun:

Pera aí, deixa eu ver se entendi: Windows é mais fácil de usar que o Mac OS??? Já usou um Mac? Com base em que critério você pode afirmar isto?

Com relação ao Office, bem: a Microsoft faz para o Mac também, nada contra, ainda é o grande ganha pão da empresa, e o fato de manter a versão para o Mac só demonstra que, para a Microsoft, garante a sua sobrevivência no mundo pós-Windows (cada dia mais presente).

Mas fato é: o desktop está com os dias contados. O futuro é web, é mobile. E nestes dois quesitos, a Microsoft perde. E feio.

Com relação a dizer “O resto… é resto para a MS…”, se for de fato verdade, por que ela investe TANTO nestas áreas?
Por que gasta bilhões no Zune e em serviços de venda de música então? Pérolas aos porcos? E com relação ao Windows CE? Também?

O que você chama de “resto”, na realidade, se for fazer uma análise decente, vai perceber que é a chave pra sobrevivência da própria Microsoft.

Não existe sistema operacional fácil, burro é quem o manuseia e acha-o difícil.

xwillianss

…olha essa discussão não vai levar ninguém a lugar nenhum.
Com o fantasma da morte do Java rodando a SUN, o Ruby me parece uma alternativa convincente ao JAVA.
Por falar em Ruby. Andei lendo na net algumas coisas sobre Ruby. Derrepente me deparo num fórum, e uma pergunta de um usuário me intrigou. A pergunta foi a seguinte: “como faço para percorrer todo um array de números inteiros, pegar os valores pares e imprimir o dobro do seu valor?”. Fiquei “matutando” como posso fazer isso? Daí peguei o interpretador de Ruby, instalei no meu querido Linux Fedora e coloquei a mão na massa. Pronto, conseguir resolver!!! Pois é lanço um desafio aqui(não estou subestimando ninguém aqui, apenas quero mostrar algumas vantagens do Ruby frente ao Java, caso ele morra) para qualquer um fazer isso em java em apenas uma linha de código. Não vale separar com ; na mesma linha

Leozin

Essa eu não sabia também. Ou o amigo anti-open-source alí em cima está usando a mesma droga do Marcio Duran ou a gente anda muito fora das notícias.

Willians, você tem algum link que diz esse fato, da Microsoft ter comprado 50% da Borland?

danieldestro:
O único modo de investir dinheiro diretamenta em uma empresa com compra de ações é no IPO ou em nova oferta de papéis. Senão o capital fica concentrado no mercado acionário, e não na empresa.

Muitas empresas recomprar seus papéis, fecham capital e são vendidas ou mudam a estratégia. Acontece de vez em quando.

Cara eu não sabia dessa. Apesar de eu estar lidando a pouco tempo na bolsa com ações/opções, eu nunca tive ouvido falar de empresa que faz um novo IPO. Como funciona esse lance?

kicolobo

xwillianss:
Com o fantasma da morte do Java rodando a SUN, o Ruby me parece uma alternativa convincente ao JAVA.
Por falar em Ruby. Andei lendo na net algumas coisas sobre Ruby. Derrepente me deparo num fórum, e uma pergunta de um usuário me intrigou. A pergunta foi a seguinte: “como faço para percorrer todo um array de números inteiros, pegar os valores pares e imprimir o dobro do seu valor?”. Fiquei “matutando” como posso fazer isso? Daí peguei o interpretador de Ruby, instalei no meu querido Linux Fedora e coloquei a mão na massa. Pronto, conseguir resolver!!! Pois é lanço um desafio aqui(não estou subestimando ninguém aqui, apenas quero mostrar algumas vantagens do Ruby frente ao Java, caso ele morra) para qualquer um fazer isso em java em apenas uma linha de código. Não vale separar com ; na mesma linha

Não entendi: aonde está o fantasma da morte do Java? Com o crescimento do número de linguagens sendo executadas na plataforma (Groovy, JRuby, Scala, etc.). Some isto ao fato de nunca, em nenhum momento na história, uma plataforma possuir tantas bibliotecas, frameworks e ferramentas de terceiros, sinceramente, não estou conseguindo entender de onde saiu esta idéia.

Por que Ruby seria uma boa alternativa ao Java? O fato de possibilitar escrever coisas com apenas uma linha não é, aliás, exclusividade do Ruby: Perl e Lisp nos trazem isto a décadas. Se este é o tal ponto crucial da mudança pro Ruby, por que as pessoas não migraram em massa pro Perl?

com relação ao desafio, segue a solução:
for (int i : vetor) if (i % 2 == 0) System.out.println(i * 2);

Sinceramente, nesta discussão percebe-se que faltou reflexão a respeito dos seguintes fatos referentes ao artigo citado no início do post:

• Quem escreveu o artigo? Um site citando a opinião de um analista econômico
  • O fato da Sun já estar fazendo buyback de suas ações a no mínimo dois anos
  • O fato de que, se a Sun desaparecer da noite para o dia, ainda existe uma comunidade fortíssima para manter o Java (Java viraria algo como o C/C++. Totalmente mantido pelo fato de ser padrão e pela comunidade)
fabim

Java + Mircrosoft?

Apenas uma palavra: LINDO

A

xwillianss:

meudeus nem comento

febatata

Tirando os flames, eu aprendi muito com tudo isso, mas tem gente levando a coisa pro lado pessoal.
Acho que esse post está dando mais pano pra manga do que deveria.
Acredito que o JAVA é mais forte do que qualquer coisa, mas o mercado “Gira”.
Já estou me imaginando programando em Ruby, ou Python daqui uns 10 anos…

victorwss

aleeebr:
xwillianss:

meudeus nem comento

Putz, já falou merda 2 vezes só neste tópico.

Rubem_Azenha

Essa eu não sabia também. Ou o amigo anti-open-source alí em cima está usando a mesma droga do Marcio Duran ou a gente anda muito fora das notícias.

Willians, você tem algum link que diz esse fato, da Microsoft ter comprado 50% da Borland?

Puxa, sou um consultor da MSFT e não sabia? :twisted:

Marcio_Duran

Leozin, ataca a pergunta, se alguém concorda ou discorda ao meu ponto de vista, você que apresente melhores argumentos ou então fecha-se em sua ignorância.

Antes de ficar jogando algo aqui, em termos da minha ótica sobre Java , se quer saber, penso que as empresas estão buscando hoje soluções dinâmicas em linguagem mais flexíveis a adoções de novas metodologia.

Não vou ficar discutindo o codigo ou a novidade do ano, isso é que todo os dias eu vejo no forúm, case de sucesso ou situações de melhores praticas isso é para paises de primeiro mundo, aqui sobrou a comunicação de byte-code para byte-code, quando não, a fúria descabida e sem proposito de ser, de não saber se questionar.

xwillianss

Ta bom ta bom tabom… desculpa bando de experts… eu li a notícia errada. Na verdade a Borland deixou de lado o Delphi, que está agora nas mãos da CodeGear. Mas mesmo assim eu continuo dizendo que o Ruby vai dar o que falar. rsrsrs… Vocês lembram quando o Java 1.0 começou? 8)

javaBeats

Wow… minha nossa.

Mas independente da empolgação do nosso amigo aí, o Ruby já está dando o que falar, há muito tempo. E pessoalmente, eu acho esse movimento do mercado de TI muito saudável. Prefiro o programador pragmático ao xiita.

E principalmente… acho extremamente importante o que o “stack” Java vem incorporando nos últimos tempos, no que diz respeito à relação da plataforma com linguagens como Ruby. Esse é o caminho, no meu ponto de vista, da evolução da plataforma, e consequente garantia de estabilidade no mercado - independente de como a Sun esteja.

chun

xwillianss,

Então tá… vamos inverter… a MS faz o sistema operacional para burros, logo ela ganha só 90% da fatia do mercado…

Agora, ela é burra ? pense…

chun

kicolobo,

1. Não é visão de funil… é apenas não se guiar por um ACHISMO… :slight_smile:

2)Meu deus… vc esta me dizendo que o Google docs substiu um office ? por favor… não vou nem comentar… iPhone ? rapaz… isso é coisa de magnata… ou vc acha que as empresas vao sair comprando iPhone por causa do google docs ? isso vai demorar decadas… “dias contados” é pra acabar hein ?

1. Claro que é MINHA opinião… e se ela fosse tão errada… hoje teriamos milhoes de pessoas usando mac no brasil… e isso está bem longe da realidade… e não tanto pelo preço… e sim prq não basta sem bom… TEM QUE SER PARA JUMENTO… senão fica que nem o linux… encalhado no desktop.

2. Deixa eu te contar outro… eu te disse que EXISTIU e o MOTIVO prq existiu está na historia… e foi o mesmo motivo que fez o Office para MAC voltar a todo vapor… o que hj não é tão realidade assim… tendo em vista que os releases são extremamente descontinuos…

Agora vc me confundiu… até agora o GRANDE MAC era o senhor de todas as coisas… mas… agora se a MS acabar com o office o MAC morre ? Que coisa hein ?

Se a MS não tá nem ai pros concorrentes… para interoperar e tudo mais… a Apple é PIOR AINDA… ela não tá nem ai MESMO… veja o q ela fez com o Java , o que ela fez com iPhone versão 1… até mesmo o iPod que em uma epoca só funcionava para Mac…

Não gosto da MS em vários quisitos… mas a Apple é LAMENTAVEL. Não sei prq sempre vem a minha cabeça “Bonitinho mas ordinario”

P

xwillianss:

Me desculpe, mas se voce acha que nao existe OS dificil, voce nunca usou OpenBSD pra segurança de redes.

Fantasma de morte do Java rondando a Sun? Que mentira é essa? Java não morre não cara. Tá meio que na cara isso. Tá mais claro do que água.

Agora eu acho que voce tem uma visão equivocada que Java é simplesmente uma linguagem de programação, mas não uma plataforma de desenvolvimento. E outra coisa, Claro que dá pra resolver esse desafiozinho ai que voce postou em Java (em qualquer linguagem dá, acho que só em Brainfuck que nao rs) mas se o numero de ponto-virgula for sinal de qualidade de código, hohoho. É uma parametrização até bem… ruinzinha.

robson.simonassi

E galera não vamos deixar a SUN na mão vamos fazer uma doação srsrsrrsrs

se tivermos mais de milhões de programadores JAVA no mundo, se cada um doar $1.00 será que levanta a empresa, é melhor do que vender para a microsoft MONOPOLIZAR o mercado.

rsrsrsrsrrr

P

Bando de experts ou pessoas minimamente informadas e com um pingo de lógica na cabeça?

Toda linguagem e o ******* a quatro dão o que falar. A Borland tinha um setor empresarial que cuidava das ferramentas de development dela chamado CodeGear que ficou cuidando do Delphi, foi só isso. Agora se nao me engano a CodeGear foi vendida pra Embarcadero por uma merreca. Nesse ano ainda.

Lembrar de quando o Java 1.0 começou? Han, lembro, E DAI? :slight_smile:

robson.simonassi

Então galera vamos fazer uma vaca para SUN

Se existir mulhões de programadores JAVA no mundo , se cada um doar $1.00 conseguimos arrecadar um bom dinheiro para erguer a SUN, do que deixala ser vendida para MS monopolizar o mercado…]

RSRSRSRSRSRSRSR

kicolobo

Chun, eu não estou defendendo a Apple. Só estou dando um exemplo no qual a Microsoft simplesmente não destruiu um concorrente (e exponho alguns casos nos quais ela, querendo ou não, apanha feio). No que diz respeito a lidar com concorrência, Apple é MUITO pior que a Microsoft. Todos sabem disto (em momento algum disse o contrário).

Não usei achismo em momento algum, pelo contrário, se ler novamente o post, verá que usei argumentos.
Isto se chama argumentação. Achismo equivale a afirmações do tipo “existe vida na lua” sem apresentar argumentação. Basear-se na própria opinião, como você mesmo menciona na sua resposta, isto sim é achismo :slight_smile:

Agora vc me confundiu… até agora o GRANDE MAC era o senhor de todas as coisas… mas… agora se a MS acabar com o office o MAC morre ? Que coisa hein ?

Em que momento eu mencionei o “GRANDE MAC” senhor de todas as coisas? Só mencionei um fato. A Apple está lultando no meio de um monopólio. Se não se adapta, morre. A suite de aplicativos de produtividade dominante (e melhor) é o Office. Pessoas compram o Mac pensando que não vão ficar isoladas justamente devido à presença do Office na plataforma. Simples.

Leia com atenção amiguinho. Não disse isto. Só que a partir do momento em que este tipo de aplicação se difundir, usuários comuns irão tender a preferi-la em detrimento do Office, OpenOffice ou qualquer outro desktop. Está em todo lugar, é mais leve e possui as funções básicas. Claro, se quiserem algo mais avançado, irão para o Office, mas para o pão com manteiga, estas aplicações (veja o Zoho por exemplo) quebram e bem o galho. É a tendência.

Beleza: cadê o tal motivo misterioroso então?

Sabe, acho que refletir um pouco antes de responder de maneira tão empolgada (como você fez no último tópico) ajudaria a discussão a progredir.

chun

kicolobo,

1. Minha opinião ? Voce acha que o carro chefe da Microsoft ser “office e windows” é MINHA opinião ? Acho melhor vc dar uma olhada no mercado para ver o impacto das duas familias de produtos perante o resto…

2. Lutando ? Cobrar 8 mil reais por um MAC para mim não é lutar , é cagar e andar (com o pedao da palavra)

3. Esse tipo de aplicação só se difundirá o dia que ficar UTILIZAVEL no ambiente corporativo… o que temos hj é uma piada perto dos recursos que um office system oferece… Você já a produtividade dele quando colocado de maneira colaborativa ? É simplesmente incrível… e olha que eu não gosto da MS hehehe…

4. UM deles foi a injeção da microsoft na apple em meados de 97-99, procure no youtube videos e vai entender bem…

refletir ? você que vem com a velha afirmacao " prq macos eh muito melhor que windows" com argumetnos do tempo do epa e eu tenho que refletir ? Meu deus…

victorwss

Sergio Figueras:
xwillianss:

Me desculpe, mas se voce acha que nao existe OS dificil, voce nunca usou OpenBSD pra segurança de redes.

Fantasma de morte do Java rondando a Sun? Que mentira é essa? Java não morre não cara. Tá meio que na cara isso. Tá mais claro do que água.

Agora eu acho que voce tem uma visão equivocada que Java é simplesmente uma linguagem de programação, mas não uma plataforma de desenvolvimento. E outra coisa, Claro que dá pra resolver esse desafiozinho ai que voce postou em Java (em qualquer linguagem dá, acho que só em Brainfuck que nao rs) mas se o numero de ponto-virgula for sinal de qualidade de código, hohoho. É uma parametrização até bem… ruinzinha.

Não testei, mas acho que em brainfuck seria isso: Na primeira posição você coloca o tamanho do array, (entre 0 e 255), seguido por números entre 0 e 127 (se colocar de 128 a 255 dá overflow).

[>[-]>[-<++>]<.<[->>+<<]>>–]

kicolobo

chun:
kicolobo,

1. Minha opinião ? Voce acha que o carro chefe da Microsoft ser “office e windows” é MINHA opinião ? Acho melhor vc dar uma olhada no mercado para ver o impacto das duas familias de produtos perante o resto…

2. Lutando ? Cobrar 8 mil reais por um MAC para mim não é lutar , é cagar e andar (com o pedao da palavra)

3. Esse tipo de aplicação só se difundirá o dia que ficar UTILIZAVEL no ambiente corporativo… o que temos hj é uma piada perto dos recursos que um office system oferece… Você já a produtividade dele quando colocado de maneira colaborativa ? É simplesmente incrível… e olha que eu não gosto da MS hehehe…

4. UM deles foi a injeção da microsoft na apple em meados de 97-99, procure no youtube videos e vai entender bem…

refletir ? você que vem com a velha afirmacao " prq macos eh muito melhor que windows" com argumetnos do tempo do epa e eu tenho que refletir ? Meu deus…

Opinante Chun,

não, não estava me referindo ao fato de Office e Windows serem o carro chefe da Microsoft tratar-se de um achismo seu, e sim opiniões anteriores suas (o porque do Mac ser “horrível” de usar na sua opinião. Você devia ler com mais atenção meus posts)

Com relação ao preço, sim: é lutar. Se estivessem ganhando, teriam um preço melhor. O que de fato, já está acontecendo: o MacBook e o iMac estão com um preço bem competitivo (ignorando os modelos mais caros, é claro: MacBook começa com preços a partir de 2799 e iMac a 3300), mas esta é outra história, e nada tem a ver com o tema deste tópico

Tópico 4: olha! repetindo o que já havia escrito no meu primeiro post! :slight_smile:

“refletir ? você que vem com a velha afirmacao " prq macos eh muito melhor que windows” com argumetnos do tempo do epa e eu tenho que refletir ? Meu deus…"
A indústria diz isto: basta ler a imprensa internacional: PcWorld, EWeek, CNet, etc. Repare no seu último post. Repete algumas das coisas que já escrevi. Se tivesse refletido, talvez isto não tivesse ocorrido. :slight_smile:

Um abraço.
PS: esta discussão Mac vs PC não se encaixa neste tópico, se quiser, podemos discutir em PVT. Meu msn é [email removido]. Eu só tentei expor um contra-exemplo de como a Microsoft nem sempre destrói seus concorrentes.

xwillianss

chun:
xwillianss,

Então tá… vamos inverter… a MS faz o sistema operacional para burros, logo ela ganha só 90% da fatia do mercado…

Justamente… kkkkkkkkkkkk. Por eles serem burros, a Microsoft ganha. Afinal, vocês já viram aguma pessoa inteligente como eu e voces, gostar de porcaria? Só aceitamos o Windows em nossas máquinas não por sermos burros mas sim por necessidade. Se nós fossemos burros não instalaria-mos Windows pirated nas nossas máquinas… como nós somos inteligentes ai sim agente busca sempre um crackezinho…

chun

kicolobo,

1. Não são baseado em opinioes e sim em sondagem do mercado… mais uma vez vc se faz de cego em ler os meus posts… te convidei a olhar para o mercado e ver quantas instalacoes temos da familia windows e da familia office versus todo o resto… é uma conclusão baseado no mercado de desktops…

2. Humm… se a sua afirmação fosse verdade não teriamos um iPod tão caro aqui no brasil ainda, acredito que não tem muito a ver com “vender um monte para baratiar”

3. Quanto a repetição, se fosse repetido você não teria me perguntado :slight_smile:

4. A industria diz isso ? Acorde , do que adianta falarem isto e no final venderem pc’s com windows ? Faça o que eu falo mas nao faça o que eu faço ? Se você desse o braço a torcer isso não tivesse ocorrido…

Minha discussao não é Mac VS PC e sim MS é infinitamente superior que a apple na maioria dos quisitos que você disse… e não prq ela tem o MELHOR e sim prq ela FAZ pensando no mercado jegue…

Mas concordo que perdeu o foco :slight_smile: Até !

chun

xwillianss:
chun:
xwillianss,

Justamente… kkkkkkkkkkkk. Por eles serem burros, a Microsoft ganha. Afinal, vocês já viram aguma pessoa inteligente como eu e voces, gostar de porcaria? Só aceitamos o Windows em nossas máquinas não por sermos burros mas sim por necessidade. Se nós fossemos burros não instalaria-mos Windows pirated nas nossas máquinas… como nós somos inteligentes ai sim agente busca sempre um crackezinho…

essa cultura da “espertisse” (existe essa palavra ?) do brasileiro é que me mata :frowning:

xwillianss

chun:
xwillianss:
chun:
xwillianss,

essa cultura da “espertisse” (existe essa palavra ?) do brasileiro é que me mata :(

Esperteza existe… mas nesse contexto serve, afinal somos burros mesmo…

P

xwillianss:
chun:
xwillianss,

Han?

Bem, tudo é relativo dependendo do referencial (Isso abre novas possibilidades). :slight_smile:

Acho que tem muita coisa por trás e que essa conversazinha de que “usuario burro usa windows” é a mais pura balela de gente que não sabe o que fala mesmo. Conversinha xiita de quem está começando a usar Linux ou usa a uns 1.6 anos. (Na maioria dos casos, ja esotu dizendo antesq ue venham me acusar de algo aqui). Aquela velha besteira “Window$ é uma porcaria” (notem o cifrão).

Terceira M no tópico. Brincadeira viu.

R

…eu quero que o mar pegue eh fogo…peixe assado eu VOU comer !!!

Gabriel

Eu sinceramente não sei qual o problema que algumas pessoas tem com o Windows e a Microsoft.
O windows tem suas vulnerabilidades e falhas? Isso todos sabemos, mas todos sabemos também que é o sistema operacional mais fácil de se usar e mais utilizado no mundo todo.

Pra quem falou ai que o windows é so para burros, faça-me o favor. Eu já tive experiências com o mac os, com algumas distros de linux, com o windows 3.11, 95, 98, xp e vista. O windows(pelo menos para mim) é o mais fácil e mais intuitivo sistema operacional para se usar. Só por isso é sistema para burros?

Como disse o Sérgio Figueras, isso é papinho de gente que está começando a usar o linux e acha “cool”, acha descolado entrar numa comunidade de internet e falar que open source é legal(não estou falando que não é), que a “M$” é do mau, que eles fodem tudo e blablabla.

Eu tenho certeza que pelo menos 90% das pessoas que falaram sobre isso só neste tópico não tem conhecimento de causa pra falar e a maioria não tem nem idéia do que está falando.

Pra quem fala também que a Microsoft iria foder o Java, e não sei o que…em relação a isso não posso opinar.
Mas para os que falam isso, façam o seguinte: baixem um trial do Visual Studio, algum tutorial sobre C# e façam alguma coisa nele.
Eu já trabalhei com Java, trabalho há um ano e meio com .NET. Esses dias eu fui fazer uns exercicios de Java na faculdade e abri o Eclipse. E cheguei à conclusão de que não voltarei a desenvolver em Java nunca, a não ser que seja extremamente necessário.

Quem conhece o Visual Studio sabe do que eu estou falando, em relação a IDEs(sei que não é o assunto do tópico) as IDEs do Java são ridiculas perto do que temos no Visual Studio.

chun

O que o VS tem que o NetBeans 6.1 não tem ? O Contrario posso enumerar aqui :slight_smile:

javaBeats

Agora vai virar um flame war de linguagens?

Me surpreende este tópico ainda estar aberto.

Gabriel

chun:

O que o VS tem que o NetBeans 6.1 não tem ? O Contrario posso enumerar aqui :)

Enumere, por favor.

A

Netbeans é free e faz a mesma coisa que o VS pago, grande vantagem trabalhar com .NET

Tudo que é lib “nao-trivial” voce tem que comprar pro C#, não que isso nao ocorra em Java, mas algumas voce mesmo pode citar, grande vantagem denovo .NET

Se for falar de IDE’s pagas, põe o novo JBuilder2008 do lado do VS e comenta o resultado

Voltando ao topico, qual seria o impacto nas certificações Java se a Sun fosse vendida? ( Seja pra qualquer empresa )

Gabriel

aleeebr:
Netbeans é free e faz a mesma coisa que o VS pago, grande vantagem trabalhar com .NET

Tudo que é lib “nao-trivial” voce tem que comprar pro C#, não que isso nao ocorra em Java, mas algumas voce mesmo pode citar, grande vantagem denovo .NET

Se for falar de IDE’s pagas, põe o novo JBuilder2008 do lado do VS e comenta o resultado

Voltando ao topico, qual seria o impacto nas certificações Java se a Sun fosse vendida? ( Seja pra qualquer empresa )

Faz a mesma coisa mesmo?

Não me lembro de nenhuma empresa que trabalhei que precisaram comprar um lib, nem ninguém que já fez isso algum dia, ou algum problema que não pode ser resolvido nos fóruns da msdn porque o cara precisava comprar alguma coisa.

Sinceramente não conheço o JBuider, não posso opinar sobre isso.

Rubem_Azenha

chun:

O VS possibilita desenvolvimento em .NET

Uma comparação pra lá de parcial:

A

Rubem Azenha:
chun:

O VS possibilita desenvolvimento em .NET

Uma comparação pra lá de parcial:

http://sunnytalkstech.blogspot.com/2007/09/visual-studio-2008-vs-netbeans-60.html

seria burrice se o netbeans possibilitasse tbm

o link mostra que o netbeans free é melhor que o VS08, q é pago

entao antes de falar besteira leia um pouco

chun

Veja Gabriel,

Eu vou apenas respondeu seu “flame” pois alem de afirmar coisas que você não soube enumerar você ainda responde uma pergunta com OUTRA… então tudo bem…

1. Suporte UML integrado
  2. Suporte a dezenas de fornecedores no core
  3. Suporte a Ruby On Rails
  4. Suporte a PHP
  5. Suporte a INTEROPERABILIDADE com padroes do .Net 3.5
  6. Suporte a dezenas de controles de versão
  7. Multi-plataforma
  8. Não tem 3GB de tamanho…

e mais muitos outros… e com a mesma quantidade de wizards que o VS… te convido a fazer um webservice usando netbeans e a fazer um webservice usando VS… então… você não conhece o mercado de IDE’s java de um ano e meio para cá… não pode fazer essas afirmações…

Detalhe… é tudo DE GRAÇA… e com qualidade profissional…

Não vou continuar esse flame… apenas quro deixar bem claro que uma COISA EH UMA COISA… outra COISA EH OUTRA COISA… nao misture.

C

Vamos todos nos compras as ações da sun para que a MS nao botar as mãos XD

M

"

felipeguerra

Agora compreendo porque um simples boato de que um banco está na iminência de falir, pode realmente quebra-lo.

As pessoas são descontroladas, entram em debates inúteis baseados em especulações!

C

Ah então me fale como eu faço pro meu Windows não pegar vírus?

pessoal ta viajando no tópico

sera q em algumas semanas veramos a sum sendo comprada (’:cry:’)

rodrigopmatias

C3:
Ah então me fale como eu faço pro meu Windows não pegar vírus?

pessoal ta viajando no tópico

sera q em algumas semanas veramos a sum sendo comprada (’:cry:’)

Para o seu windows não pegar virus basta deixar o seu computador no estado desligado, assim os vírus não conseguem ter acesso de administrador e não danificam o seu OS, existem outras opções mas esta é a mais pratica.

Hehe brincadeira, que loucura em, alguns dias atras estava lendo este tópico, bem produtivo, todo mundo lascando o pau na microsoft, isto é normal, muitos acham que o problema da humanidade se resolveriam, quebrando a M$, não pessoal, se vcs não gostam dos produtos deles, usem outros fornecedores como os fornecedores de Linux, BSD ou qualquer outro produto. Concordo que a M$ tem um passado imundo; ela deu um banho na IBM quando lançou o W95 de um projeto em conjunto que deveria criar o OS/2.

Quanto a possível aquisição da SUN pela Microvirus acho pouco provável, uma empresa em constante perda de mercado comprar uma empresa que esta em efeito parafuso. Acredito que alguma empresa de hardware que concorre diretamente com a SUN possa a englobar, assim apostaria em empresas como a IBM, HP e Novel que são empresas que possuem perfis parecidos com a SUN.

Só o tempo nos dirá, e se o Java é tão forte como todas dizem ele vai resistir uma vez que Java Core já é GPL e mesmo que a MicroCheats compre a SUN ele sobreviverá.

OpenJDK é a luz no final do túnel.

kicolobo

O que a Microsoft fez com o Visual Basic 6?
Lançaram o VB.net, o que ocorreu com o VB6? Fácil de migrar? Claro! Basta reescrever TODO o seu código!
Mas não é VB? É! Só no nome, como linguagem, é outra totalmente distinta! Mas ainda temos o VBA, certo? Errado! A Microsoft está planejando excluí-lo das próximas versões do Office!!!

O que a Microsoft fez com o J#?
Não deu muito ibope. Investiu no nosso maravilhoso J#? Claro! Pena que o abandonamos!

O que a Microsoft fez com o Visual Fox Pro?
Uau! Tecnologia “fantástica” para criação de aplicações baseadas em bancos de dados. Muita gente investe nela. O que a Microsoft faz com ela? Descontinua!

O que as três acima possuem em comum? Microsoft! Querem mais exemplos de tecnologias nas quais investimos uma FORTUNA e depois afundamos ou já é suficiente?

O que houve com o Java desde 1996?
Continua aí
O que houve com o C desde 1973?
Continua aí
O que houve com o C++ desde 1985?
Continua aí.

O que as três tem em comum? Baseadas em padrões abertos e mantidos pela comunidade.

Uma boa justificativa para pular fora da Microsoft seria a proteção do seu investimento. Simples assim.

M

"

A

A verdade é que eles querem fazer um monte de coisa e fazem td mal feito daí veem que fico uma bosta e tentam “atualiza” o negocio e acabam piorando, eu acho que a M$ não vai querer comprar a Sun (hipoteticamente), mas se comprar vai demorar muuuito tempo pra pode descontinuar Java, vejam só quantas aplicações no mundo inteiro usam a tecnologia Java, isso mesmo, eu falei tecnologia Java, não linguagem Java, Java a muito tempo não é mais somente uma linguagem, do jeito que já ta difundida e no nivel que está acho que nao tem mais volta… Java não vai cair, mesmo se a Sun quebrar

kicolobo

Java é o C de amanhã. Não há com o que se preocupar.

xwillianss

Sim conheço muito bem… Ele é ótimo para quem gosta de drag and drop.

xwillianss

Quanto ao Ruby esquece… quando cheguei na parte de Objetos… desistir… rsrsrs… porque em Ruby OOP é uma bagunça total, complicado demais… acho que por ter uma sintax muito simples e enxuta, ela acaba confundindo a nossa lógica ao invés de ajudar. Mas de qualquer forma vou esperar o mercado de Ruby crescer para investir nela de cabeça.

A

voltando a pergunta

O que aconteceria com as certificações numa possivel venda da Sun? Perderiam a validade?

wchagas

Se a Microsoft comprar a Sun, provavelmente o Java vai pro além pois uma das grandes divergências e mancial de problemas entre a Sun e a M$ vem sendo o Java. Não esqueçamos que já existe o J# que é o Java que roda no dotNET. provavelmente a M$ vai pegar o que as plataformas sun do java tem de bom, agregá-las ao J# e pronto.

Agora no contexto sistema operacional, provavelmente a Microsoft mantenha o Solaris para entrar no segmento do Unix ou, pegar a tecnologia do sistema operacional para agregá-la ao Windows.

Mas isto é a minha opinião :smiley:

faelcavalcanti

aleeebr:
voltando a pergunta

O que aconteceria com as certificações numa possivel venda da Sun? Perderiam a validade?

nao há porque se desesperar. assim como a evolucao da plataforma regido pelo jcp, as certificacoes continuarao valendo da mesma forma.
ah nao ser que os dirigentes comecem a fazer burrices! :wink:

Kenobi

Ruby é o mais próximo possivel do SmallTalk, então não entendi sua dificuldade toda, já que tudo no Ruby é de fato Objeto.

C

É a primeira vez que ouco falar que uma sintaxe enxuta atrapalha expressar sua logica.

Enquanto isso nao acontece escolha uma outra linguagem para aprender. Eu recomendo dar uma olhada em Python.

C

Kenobi:

Ruby é o mais próximo possivel do SmallTalk, então não entendi sua dificuldade toda, já que tudo no Ruby é de fato Objeto.

Objective-c possui um modelo de programacao mais proximo ainda de Smalltalk nem por isso é uma linguagem facil.

kicolobo

É a primeira vez que ouco falar que uma sintaxe enxuta atrapalha expressar sua logica.

Dois. :slight_smile: Provavelmente foi mal expresso, não é possível.

Kenobi

cmoscoso:
Kenobi:

Objective-c possui um modelo de programacao mais proximo ainda de Smalltalk nem por isso é uma linguagem facil.

Minha explanação era referente a OOP que ele ressaltou. Não afirmei que era a linguagem mais próxima do SmallTalk e sim que Ruby é muito próximo, o que é completamente diferente. ( Leia o contexto).

Ainda faz sentido, pois a sintaxe do Ruby é infinitamente mais fácil que Objective-C , meu ponto de vista pessoal.

michelantunes

A situação não será critica se a SUN for vendida, pois a comunidade tem a seguinte premissa: JAVA.equals(“Open Source”);

victorwss

Brainfuck tem uma sintaxe extremamente simples e enxuta. Nem por isso é fácil expressar a sua lógica nela. :slight_smile:

P

Brainfuck tem uma sintaxe extremamente simples e enxuta. Nem por isso é fácil expressar a sua lógica nela. :)

Brainfuck tem sintaxe enxuta? Concordo quanto ao simples, mas nao quanto a ser enxuto.

viniciusalvess

Eu creio que a venda afetaria um pouco

pinto

Finalmente uma opinião consistente e bem fundamentada. :lol:

A

esse brainfuck eh pra nego doente não?

eduveks

A comunidade tem esta premissa? Esta começando a ter… com todos os JDKs que temos agora… quem vai definir o padrão no caso da SUN ser vendida e de quem comprar não der grande atenção ao Java?

Acho que no fundo no fundo é capaz de ser no mínimo uma situação um pouco desconfortável…

M

"

paulofafism

Bem galera não podemos nos precipitar e sair tirando conclusões o que podemos fazer é esperar e ver o que acontece.

kicolobo

Sinceramente, acho que é MUITO barulho por nada, mas não pude deixar de prestar atenção nesta opinião:

Este tipo de posição me lembra algo como o diálogo abaixo:

_ Veja! Um carro se aproxima de nós em alta velocidade!
_ Não se precipite amigo! Vamos ver o que acontece!

:slight_smile:

ps: desculpem, mas não pude me conter. :slight_smile:

L

Credo… ainda bem que não se aumenta nada!!! he he he
Pode ser que a empresa esteja passando por um mau momento!!! mas e daí?
Isso não significa que vai falir, ou ser vendida ou ser apossada por outra ou englobada em outra…seja como for…

Toda empresa ou corporação tem seus altos e baixos… depois altos…depois baixos novamente…e assim vai…

Quanto falatório…
Até concordo em espressar opinião… mas já estão traçando um caminho…tipo…já escreveram a história da sun inteira até o fim dela neste fórum he he he…

em relação

O que se faria? nada…isso quem decide é a diretoria da empresa… (não me refiro a linguagem Java, mas sim a Sun…)

hiroc

what a topic…kkk

isso aki tá igual um brainfuck msmo…rs

MoacirRF

hahahaha…Microsoft Lava…Genial!!

O problema da microsoft comprar a sun, é o investimento no open-source, que vai ser ZERO!!!
E os projetos que recem sairam do forno no Java One 2008, como é que vão ficar? javaFX, EJB 3.1. Ainda tem o Glass Fish, Mysql, Virtual Box, etc… A sun com certeza era quem devia injetar mais grana e pessoal para trabalhar nesses projetos. Duvido que a Microsoft faria tudo isso.

Nada contra a Microsoft, mas se Microsoft comprar a SUN, vai dar merda!!

Como já dizia a Regina Duarte: "Tô com medo…"
heheheh
Abraço!

Criado 26 de agosto de 2008
Ultima resposta 17 de nov. de 2008
Respostas 172
Participantes 66