Sindpd denuncia contratação irregular em TI

149 respostas
danieldestro

A instituição classifica contratação por PJ como “fraude” e abre busca por denúncias contra empresas que contratam mediante terceirização.

Por Tatiane Seoane, DO COMPUTERWORLD
25 de setembro de 2008 - 12h34

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados do Estado de São Paulo (Sindpd) tornou pública a iniciativa de buscar denúncias de empresas que contratam trabalhadores como pessoa jurídica. A primeira manifestação aconteceu por meio de comunicado no jornal Valor Econômico desta terça-feira (23/09).

Nestes últimos dois dias - desde a publicação do comunicado - o sindicato recebeu cerca de 70 e-mails com denúncias, segundo Emerson Morresi, diretor da instituição. Ele afirma que o Sindpd entrará com ação judicial contras as companhias denunciadas e levará as acusações aos Ministérios Público e do Trabalho.

De acordo com Morresi, os empresários que buscam e fazem a contratação de “falsas cooperativas, de falsos estagiários, e autônomos e de PJs” (conforme comunicado) “são vilões” e não estão cientes das punições de contratações fora da CLT.

Este trabalho existe por parte do Sindpd há quatro anos, porém apenas agora o sindicato tornou pública a iniciativa. “Temos visto crescimento da receita de até 50% das empresas de Tecnologia da Informação no País, enquanto o índice de contratações irregulares aumenta cada vez mais”, diz Morresi. No entanto, o presidente da entidade de classe não soube informar o porcentual de contratações irregulares de profissionais de processamento de dados, computação, informática e tecnologia da informação, em relação a contratos formais.

A fraude na contratação de trabalhadores prevê pena de um mês a um ano, na dicção do Código Penal, artigo 203 e multa. Morresi informou que até a próxima semana o comunicado será publicado também nos jornais Folha de S. Paulo e DCI - Comércio, Indústria & Serviços.

Para denunciar, os trabalhadores podem entrar em contato por meio do telefone ([telefone removido] ou através do e-mail [email removido].

149 Respostas

danieldestro

Para mim isso é uma atitude do sindicato só para ele abocanhar mais dinheiro.

abelgomes

faço das suas palavras as minhas…

victorwss

Muito estranho esta entidade que existe a décadas e nunca moveu um dedo sequer para defender qualquer coisa decidir agora agir para fazer algo.

Não sei qual é a intenção deles, mas é muito estranho.

reinaldob

++

velo

++
++

O que vale pro sindicato é receber a parte deles todo ano do nosso suado dinheiro. Na hora que tu precisa de algo eles nunca podem fazer nada.

Na real, qr reduzir o emprego informal na área de TI? Fácil, luta pra diminuir os impostos sobre a folha de pagamento. E eu to falando em impostos, parte do governo. Pq pra político reforma na CLT é acabar com 13º e/ou férias e/ou benefícios.

Alias, PJ que assina contrato depois quer processar empresa, tinha que ser processado por fraude pra ficar esperto. Se tu era CLT pq recebeu grana pela empresa? :twisted:

VELO

marciosantri

Nunca vi sindicato de informática fazer nada de útil pelos profissionais da área.
Pra mim se a pessoa aceita trabalhar como PJ, é uma decisão dela. Nunca vi ninguém na nossa área com falta de esclarecimento neste assunto para que algo dessa natureza vire “denúncia”.

PadrE

Bah!!!

Sera que isso eh uma boa mesmo ??? Sera que as empresas apontam um arma pro cidadão na entrevista para ele ter que abrir um empresa e trabalhar como PJ ???

Ngm eh bobo hoje em dia… sabe o que ganha e o que perde trabalhando como PJ e tb sabe que isso eh uma questão de escolha…

Ao meu ver, trabalhar PJ não eh crime algum e nem CLT… agora, CLT Flex… (pqp…) ngm merece…

O Sindicado deveria parar de correr atras do povo PJ para que eles se tornem CLT… e correr atras do povo CLT Flex… isso sim eh trapaça…

Pra mim, o sindicato quer mais é ganhar dimdim em cima do pessoal PJ mudando eles para CLT… afinal, com CLT o sindicato leva a grana logo em folha… enquanto que PJ nem tem chances…

Como ja disseram… o sindicato existe a um bom tempo e so agora quer das as caras impedindo o povo de trabalhar como PJ ??? a para com isso… o que tem de errado em trabalhar como PJ que nao entendi ate agora ???

Sera que eles querem o nosso bem ou so querem que os [telefone removido] trabalhadores PJ paguem sua contribuição ???

Muito estranho isso… muito estranho mesmo…

Se liga ae sindicato… ve se impede o CLT Flex e deixa os PJ em paz…

Fui !!!

velo

Meu sonho era viver num país onde tu não é obrigado a ter um direito.

Sindicato é um direito do cidadão. Mas no Brasil se é obrigado a sustentar o sindicado, mesmo que ele não faça nada por você. Legal né?

VELO

neofito

Coisas absurdas como essa só acontecem no Brasil mesmo… Tá na cara que eles estão apenas defendendo o “direito” deles, de abocanhar uma porcentagem de cada trabalhador. Ridículo.

furutani

Olá

Sou da mesma opinião.
Pra mim sindicato só serve para enche o saco. Eu sou CLT e todo ano tenho que levar uma cartinha dizendo que não quero “contribuir” para eles.

velo

furutani:
Olá

Sou da mesma opinião.
Pra mim sindicato só serve para enche o saco. Eu sou CLT e todo ano tenho que levar uma cartinha dizendo que não quero “contribuir” para eles.

Em SC a carta tem que ser feita a mão e entregue pessoalmente no sindicato.

É um perigo alguem falsificar algo assim…

VELO

PadrE

furutani:
Olá

Sou da mesma opinião.

Tai uma coisa que ngm divulga…

Engracado neh… vc nao eh obrigado a pagar o sindicato, mas eles sao do lema… “Todos vao contribuir, quem n quizer que fale”… orra… onde ja fiu isso ??? Um treco que eh opcional mas vc deve pagar senao se manisfestar ?? Se sindicato fosse bom, todos iriam atras para contribuir… e nao teria isso te vc ter que enviar uma carta para nao pagar… fora que vc tem que levar a carta pessoalmente… e de proprio punho… pqp

Por falar nisso… alguem ai sabe direitinho o procedimento para nao ter que contribuir para o sindicato ?? Sei que teve uma correria em 2007 por causa disso…

Fui !!!

L

velo:
furutani:
Olá

Sou da mesma opinião.

É um perigo alguem falsificar algo assim…

VELO

Em São Paulo tbm. Devido ao tempo que leva pra andar em São Paulo, muitos acabam desistindo e deixando pra lá, pq o tempo gasto não compensa.

velo

lavh:
velo:

Em São Paulo tbm. Devido ao tempo que leva pra andar em São Paulo, muitos acabam desistindo e deixando pra lá, pq o tempo gasto não compensa.

Mas eu aposto que eles não tiveram a intenção.

Só fazem isso pensando no bem estar do trabalhador. Vai que um colega de trabalho mal intencionado falsifica a sua carta e te priva do direito de ser explorado.

Bem, passaporte na mão. Só falta um trampo, visto e passagem :oops:

VELO

L

PadrE:
furutani:
Olá

Sou da mesma opinião.

Tai uma coisa que ngm divulga…

Engracado neh… vc nao eh obrigado a pagar o sindicato, mas eles sao do lema… “Todos vao contribuir, quem n quizer que fale”… orra… onde ja fiu isso ??? Um treco que eh opcional mas vc deve pagar senao se manisfestar ?? Se sindicato fosse bom, todos iriam atras para contribuir… e nao teria isso te vc ter que enviar uma carta para nao pagar… fora que vc tem que levar a carta pessoalmente… e de proprio punho… pqp

Por falar nisso… alguem ai sabe direitinho o procedimento para nao ter que contribuir para o sindicato ?? Sei que teve uma correria em 2007 por causa disso…

Fui !!!

O RH da sua empresa é obrigado a avisar os funcionários que eles serão descontados por causa do sindicato, e de fornecerem todas as informações para quem não deseja contribuir.

S

Tudo mundo tem a mesma opinião?!

Eu acho que o Sindpd é um sindicato ruim, mas FINALMENTE parece que resolveu fazer alguma coisa, talvêz tenha mudado algum dirigente, talvêz seja só fogo de palha, sei lá…antes tarde do que nunca. Torço para que algo de bom saia disso.

Existem empresas de TI que contratam irregularmente isso todo mundo sabe. As empresas que contratam desta forma tem uma vantagem ilícita em cima daquelas que querem trabalhar corretamente.

Eu acho que quem não estiver satisfeito com a lei, que fale com o deputado ou senador em quem votou para que acabem com essa bobagem de férias, 13o, fundo de garantia, aposentadoria que o que vale é o livre mercado, até lá a lei não é opcional.

Acho que essa mania de falar mau de sindicalista é coisa de militar, que tinham interesse me propagar essa imagem. Tem sindicalista bom e sindicalista ruim, assim como tem empresario bom e empresario ruim, médico bom e médico ruim… mas todos os países desenvolvidos tem sindicatos fortes e atuantes.

Abraços,

Sannon

M

Só agora eles descobriram que tem empresa que contrata PJ?

São poucos sindicatos no Brasil que funcionam, a maioria não fazem nada.

M

Atualmente ganho bem menos trabalhando na categoria CLT mas possuo Plano de Saude , ferias , 13o ,PL, bonus e auxilio refeição.
Particularmente prefiro a modalidade CLT .
Mas , já aconteceu comigo situação onde estava empregado como CLT e fui obrigado a trabalhar como PJ . Passei a ganhar mais dinheiro mas o nivel de instabilidade era tanta que se eu saisse de “ferias” iria perde o emprego para outro profissional. Acabei saindo da empresa pois não me adaptei a esse tipo de trabalho.

Claro que o sindpd quer mesmo é aumentar sua receita mas as coisas só funcionam aqui nesse país na base do interesse financeiro .

velo

Bem, eu jah trabalhei como PJ, tendo ferias (15 dias uteis a cada 12 meses trabalhados), auxilio de até 100 reiais no plano de saude e auxilio educação (quando era do interesse da empresa, pagaram ingles e duas certificações pra mim)

CLT não é o céu e PJ não é o inferno, hehehhe, nem o oposto é valido.

Depende muito to lugar onde você tá, se você tem família, essas coisas.

Quando eu vi o meu primeiro contracheque como CLT depois de tempos como PJ eu comecei a procurar emprego novamente, kkkkkkk. CLT você sofre um assalto a cada 30 dias.

VELO

josenaldo

Mas e os profissionais que QUEREM MESMO ser PJ?

Eu pude optar, na minha empresa atual, por PJ ou CLT. Eles me deram a escolha, cada qual com suas vantagens e desvantagens, mas fizeram de forma que ficou equivalente.

Por razões pessoais, eu QUERO PJ e não vou deixar FDP de sindicato nenhum me tirar isso!!!

Acho que eles tem sim, de atuar nos casos onde o profissional é obrigado a ser PJ. NOs casos de direitos que são lesados. Mas para os que querem, sinto muito. Eu quero ser PJ. Eu quero que essa PJ se torne uma EMPRESA. Eu quero ser empreendedor. Qual o problema nisso?

Não gosto da mentalidade de sindicalista, não gosto dessa briguinha “patrão X empregado”. Essa disputa ficou pra decada de 60, pô! Vivemos numa área onde quem quer trabalhar pode sim crescer por conta própria vivemos uma era de oportunidades! E esse povo aí fica com essa mentalidade tacanha de “eu sou um coitadinho e meu patrão malvado quer me ferrar”. VAI TRABALHAR PORRA! Inventa algo, estuda, se joga. Faz alguma coisa de útil de verdade"

Na hora de fazer greve pra exigir aumento de salário e menos trabalho, todo mundo quer. Agora, dar duro pra fazer algo diferente, pra construir o próprio destino, aí nego só sabe é reclamar. Quer trabalhar 8 horas só por dia? FAÇA ISSO! É SEU DIREITO! QUER TER ESTABILIDADE? É SEU DIREITO! MAS ME DEIXE COM MEU DIREITO DE CRESCER, DE NÃO TER ESTABILIDADE, DE ME AVENTURAR, DE TRABALHAR MUITO E ME SENTIR REALIZADO COM ISSO!

Me descupem os preguiçosos, mas a vida só é dura pra quem é mole!

E me desculpe pelo desabafo. Simplesmente odeio quando gente preguiçosa que tenta me levar pro mesmo buraco. Quer viver sua vidinha de forma mediocre? O direito é seu. Isso não é da minha conta. Quer pular da ponte? Não quero, obrigado. Mas se quiser, só falar que eu ajudo!

neofito

Falou tudo josenaldo…

O Brasil deveria ser um país livre. Mas na prática não é isso o que vemos. Temos que contribuir com impostos absurdos, sem ter os benefícios na mesma proporção, somos obrigados a ter um cindicato que acha que somos metalúrgicos (sendo que a coisa na nossa área é bem diferente). E outra, ultimamente as vagas CLT têm aumentado muito, justamente pq as empresas estão vendo q a contratar um “carinha de tecnologia” pra resolver um problema não é o melhor negócio: eles precisam de mão de obra estável. Somos nós que garantimos o lucro deles.

Tô na luta pelo meu próprio negócio também, e espero que a empresa que uso para emitir minhas nf’s mensalmente se torne uma empresa forte e atuante nesse mercado que não sabe valorizar o profissional.

volnei

PadrE:
Bah!!!

Sera que isso eh uma boa mesmo ??? Sera que as empresas apontam um arma pro cidadão na entrevista para ele ter que abrir um empresa e trabalhar como PJ ???

Não, mas se aproveitar da necessidade tambem é uma forma de apontar uma arma!

Por mais que seja uma escolha é ilegal! Aqui no Brasil é ilegal, e ninguem sabe dizer realmente até que ponto compensa neh…

É engraçado, todo mundo reclama a vida inteira que não existe sindicato que eles não fazem nada e quando resolvem fazer algo todo mundo cai matando… se é uma forma de eles arrecadarem dinheiro, bom, desde que estejam brigando pelos nossos direitos (e isso sabemos que não tá acontecendo) eu não vejo porque eles não ganharem. Eu sempre defendi a criação de um orgão forte para acabar com os “programadores” que aprenderam a programar em banca de revistas…

Sinceramente, se não é injusto com os trabalhadores é uma forma de trapassear as empresas que procuram trabalhar da maneira correta, uma empresa dessas hoje não consegue manter um funcionário na CLT pq outra não tão honesta assim paga mais como PJ no entando tem uma carga de impostos bem menor. Ontem acharam essa forma de burlar os impostos, hj já inventaram a CLT Flex, amanhã vão fazer a CLT total flex power e assim por diante…

Bom, não estou indo contra a opinião de vcs, apenas colocando minha opinião pessoal sobre o assunto, que ao meu ver, involve muito mais doque um salário melhor…

devel.andrerocha

Historicamente os sindicatos não lutam mais pelos trabalhadores…e sim pelos próprios bolsos…é só observar o absurdo que acontece nas fábricas, greve em cima de greve, gente sem qualificação ganhando mais dq gente formada e achando pouco…concordaria com brigas em favor de salários abusivos…ou cargas horárias abusivas mas não vejo isto acontecer com PJ…honestamente acho muito mais lucrativa este tipo de contratação…

S

concordo com você !

alguem aqui poderias citar as benfeitorias consedidas e conquistas pela nossa grande CLT (Aqueles q as defendem)??

esse povo esta se lixando pra gente.

mcbarsotti

kkkkkkkk
sindpd, que ridiculo, essa porcaria de sindicato não faz nada de bom, só quer aumentar os clts para abocanhar mais e mais dinheiro.
os politicos falam que estão criando mais empregos e mais pessoas estão sendo empregadas, na verdade estão sendo obrigadas a virar clt, isso é ridiculo, eu tenho direito de ser pj, cooperado, ou qq outra coisa que eu quiser e pronto.

abraços!

pinto

josenaldo:

Eu pude optar, na minha empresa atual, por PJ ou CLT. Eles me deram a escolha, cada qual com suas vantagens e desvantagens, mas fizeram de forma que ficou equivalente.

Por razões pessoais, eu QUERO PJ e não vou deixar FDP de sindicato nenhum me tirar isso!!!

Acho que eles tem sim, de atuar nos casos onde o profissional é obrigado a ser PJ. NOs casos de direitos que são lesados. Mas para os que querem, sinto muito. Eu quero ser PJ. Eu quero que essa PJ se torne uma EMPRESA. Eu quero ser empreendedor. Qual o problema nisso?

Não gosto da mentalidade de sindicalista, não gosto dessa briguinha “patrão X empregado”. Essa disputa ficou pra decada de 60, pô! Vivemos numa área onde quem quer trabalhar pode sim crescer por conta própria vivemos uma era de oportunidades! E esse povo aí fica com essa mentalidade tacanha de “eu sou um coitadinho e meu patrão malvado quer me ferrar”. VAI TRABALHAR PORRA! Inventa algo, estuda, se joga. Faz alguma coisa de útil de verdade"

Na hora de fazer greve pra exigir aumento de salário e menos trabalho, todo mundo quer. Agora, dar duro pra fazer algo diferente, pra construir o próprio destino, aí nego só sabe é reclamar. Quer trabalhar 8 horas só por dia? FAÇA ISSO! É SEU DIREITO! QUER TER ESTABILIDADE? É SEU DIREITO! MAS ME DEIXE COM MEU DIREITO DE CRESCER, DE NÃO TER ESTABILIDADE, DE ME AVENTURAR, DE TRABALHAR MUITO E ME SENTIR REALIZADO COM ISSO!

E me desculpe pelo desabafo. Simplesmente odeio quando gente preguiçosa que tenta me levar pro mesmo buraco. Quer viver sua vidinha de forma mediocre? O direito é seu. Isso não é da minha conta. Quer pular da ponte? Não quero, obrigado. Mas se quiser, só falar que eu ajudo!

Josenaldo, em primeiro lugar, acho que não foi a sua intenção ofender ninguem, e quero deixar claro que tambem não quero fazer isto.
Concordo plenamente com vc quanto à liberdade de escolha.
Todos devem ter o direito de escolher como querem ser contratados, CLT, PJ, ou seja lá o que for.
Pessoalmente, sempre que puder escolhar, vou de PJ.
Da mesma forma, admiro o empreendedorismo e quero muito que todos obtenham todo o sucesso que merecem, que façam crescer as suas empresas, gerem emprego e progresso para o país.
Mas chamar quem trabalha 8 horas por dia de preguiçoso, e acusá-lo de levar uma vida medíocre, é uma enorme injustiça.
Deve-se respeitar aí tambem, além das limitações de cada um, o seu direito de escolha.
Há vida além do trabalho.
Na minha escala de valores, por exemplo, nada é mais importante que uma hora de convivência com minha família. Assim como outro pode preferir estar com seus pais. Ou com a namorada. Ou simplesmente jogando o seu game preferido.
Quem prefere trabalhar 12, 16 ou mais horas por dia que o faça, se isto o faz feliz.
Mas, na minha opinião, isto é suicídio.
Isto sim é pular da ponte.

LeandroRodrigues

Vc já leu o art. 7 do capítulo II dos direitos sociais na nossa constituição? é em cima dele que a clt foi escrita, por que oq está na constituição só é valido que hover lei que a regularize.

PJ não tem medate dos direitos que são garantidos por lei para CLT.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiçao.htm

rafagil

É tudo uma questão de gosto…

Eu prefiro trabalhar como CLT, mas já trabalhei como PJ, ainda tenho minha empresa aberta e faço alguns freelas por ela. Nada de mal nisso.

Eu prefiro CLT porque não tenho q me preocupar em ficar guardando dinheiro pra férias, 13º, FGTS e etc.

Mas tem gente q prefere PJ, porque tem mais controle sobre o dinheiro e etc…

Onde trabalho hj, sou CLT, e da minha folha só é descontado o IR (que eu também pagaría como PJ) e o FGTS (que também precisaria guardar se fosse PJ). VT, VR, Plano de Saúde, Curso de Idiomas, Plano odontológico, tudo com desconto simbólico de R$ 1,00.

Ou seja, como foi dito acima, também vai depender muito da empresa onde vc trabalha.

O que eles deveríam fiscalizar melhor são empresas que contratam como PJ ou estágio só pra pagar menos, ou seja, a pessoa tem q trabalhar como funcionário, bater cartão (exatamente, isso acontece) e etc. e não ganha um salário alto suficiente para equivaler a um CLT.

Só que, o que as pessoas tem q entender, é que você não precisa se sujeitar a trabalho nessas condições, ou seja, não deve temer o mercado. Não tá feliz? Sai e arruma outro melhor.

“Ninguém dá nada pra ninguém”, tudo é interesse, as empresas tbm não contratam PJ pq são boazinhas e querem “o melhor do funcionário”.

Quem pode mudar o País somos nós, não adianta reclamar de sindicato, de empresas malvadas e etc. Tome uma atitude! Estude muito, faça seu trabalho ter valor, e aí vc escolhe onde e como prefere trabalhar.

rafagil

pinto:
josenaldo:

Josenaldo, em primeiro lugar, acho que não foi a sua intenção ofender ninguem, e quero deixar claro que tambem não quero fazer isto.
Concordo plenamente com vc quanto à liberdade de escolha.
Todos devem ter o direito de escolher como querem ser contratados, CLT, PJ, ou seja lá o que for.
Pessoalmente, sempre que puder escolhar, vou de PJ.
Da mesma forma, admiro o empreendedorismo e quero muito que todos obtenham todo o sucesso que merecem, que façam crescer as suas empresas, gerem emprego e progresso para o país.
Mas chamar quem trabalha 8 horas por dia de preguiçoso, e acusá-lo de levar uma vida medíocre, é uma enorme injustiça.
Deve-se respeitar aí tambem, além das limitações de cada um, o seu direito de escolha.
Há vida além do trabalho.
Na minha escala de valores, por exemplo, nada é mais importante que uma hora de convivência com minha família. Assim como outro pode preferir estar com seus pais. Ou com a namorada. Ou simplesmente jogando o seu game preferido.
Quem prefere trabalhar 12, 16 ou mais horas por dia que o faça, se isto o faz feliz.
Mas, na minha opinião, isto é suicídio.
Isto sim é pular da ponte.

Falou tudo, também sou do tipo que não faço horas extras, pois tenho vida lá fora. Mas, preguiçoso? eu? muito pelo contrário, sempre estudei muito, pra terminar meu trabalho no horário, sem ter q me matar pra fazer as coisas.

Pra mim, quem nunca consegue cumprir prazos e sempre faz horas-extras é incompetente!

Trabalho há vários anos na área, sempre tive excelentes feedbacks, e devo ter feito no máximo umas 10 horas extras em toda a vida profissional.

LeandroRodrigues

Concordo… As empresas só contratam como PJ por que é mais barato para elas

danieldestro

Eu entendo o que o Josenaldo (talvez) quis dizer.

Ele não disse que quem é CLT e trabalha 8 horas por dia é medíocre ou preguiçoso, mas sim GRANDE parte das pessoas que se acomodam e se acostam em empregos e carteiras de trabalho, achando que só aquela situação é suficiente pra vida delas, ou seja, não faz nada de diferente, não se mexe para melhorar e ainda quer cobrar dos outros (sindicatos, governo, empresas) que a situação melhores, sendo que ela não faz nada em sua contrapartida.

Conheço caso de gente que pediu aumento e o chefe perguntou: “O que você fez aqui no último ano para achar que merece um aumento?”. A pessoa não soube responder, logo, não ganhou o pretendido incremento.

Procure sempre estar à frente, ser um ativo para quem te contrata. Certamente nunca precisará pedir um aumento. E se não te derem, mude de empresa.

No meu prédio existem uns 4 porteiros em turnos diferentes. Três deles ficam lá o tempo todo de fofoca, picuinha e não fazem nada. Um dia vi um deles estudando e perguntei o que era. Ele disse que ia prestar um concurso. Hoje ele não trabalha mais lá, felizmente e para a sorte dele.

S

Eu entendo o que o Josenaldo (talvez) quis dizer.

Ele não disse que quem é CLT e trabalha 8 horas por dia é medíocre ou preguiçoso, mas sim GRANDE parte das pessoas que se acomodam e se acostam em empregos e carteiras de trabalho, achando que só aquela situação é suficiente pra vida delas, ou seja, não faz nada de diferente, não se mexe para melhorar e ainda quer cobrar dos outros (sindicatos, governo, empresas) que a situação melhores, sendo que ela não faz nada em sua contrapartida.

Conheço caso de gente que pediu aumento e o chefe perguntou: “O que você fez aqui no último ano para achar que merece um aumento?”. A pessoa não soube responder, logo, não ganhou o pretendido incremento.

Procure sempre estar à frente, ser um ativo para quem te contrata. Certamente nunca precisará pedir um aumento. E se não te derem, mude de empresa.

E todos os PJ não são acomodados ?

PJ acomodado, picareta, preguiçoso e incompetente também existe, ou não ?

volnei

Concordo plenamente aliás, é como dizem “vc perde a saude pra ganhar dinheiro e depois gasta todo dinheiro que ganhou pra recuperar a saúde” e eu acrescento ainda “se tiver tempo”. Eu trabalho como CLT, 8 horas por dia e se isso é ser preguiçoso eu escolho ser preguiçoso e viver.
Uma horinha extra é bom de vez enquando sim, ajuda no orçamento e talz mas falo pra vc como uma pessoa que já sofreu na pele com transtornos devido ao stress e não dejesaria isso a ninguem, isso na maioria das vezes não vale a pena!

R

Sou PJ, trabalho 9 horas por dia e nada mais! Não trabalho de sábado, nunca (e já faz 4 anos que trabalho como PJ)
Vez ou outra é necessário, mas é difícil ser necessário.

Agora, gente acomodada tem em todo lugar, e não é pq o cara é CLT ou PJ que ele é mais esperto ou mais pró-ativo, tudo é uma questão de circunstância.

Quanto ao sindpd, prestei serviço pra eles durante um bom tempo, e pra outros sindicatos da capital de são paulo. E vou lhes dizer, que o melhorzinho é o Sindpd.
Mesmo assim, acho que essa presepada ai é por causa da eleição.

Frentic

Nosso país tem leis, e todo mundo fechou os olhos pra elas. PJ significa pessoa jurídica, você responde por uma empresa.

O problema não é o cara contratar um PJ (uma empresa) pra fazer um trabalho. O problema tá em as empresas encherem seus corredores de “PJs” pra burlar o fisco. Sai mais barato pra ela te ter lá como PJ, nao te dar direito algum (13o, ferias, passagem, FGTS, etc), jogar a carga tributaria nas tuas costas pseudo-“compensando”, e sim, no nosso país, isso é crime.

O fato do sindicato estar se movendo agora é pra que as empresas sejam obrigadas a contratar os PJs como CLT e pagar uma multa pesada pra cada um. E isso só está acontecendo nesse momento por um motivo simples: As eleições.

Não to falando que CLT é melhor que PJ. Simplesmente trabalhar como “PJ”, da forma como estão fazendo, não pode e é crime.

Abraços,
Frentic

PS: Vale lembrar que se o imposto de PJ fosse 30%, 3% a mais que CLT, NINGUEM IRIA QUERER SER PJ. Ou seja, o motivo É fugir da carga tributária CLT, não sejamos hipócritas :slight_smile:

S

Na minha opinião, se você trabalha dentro de uma empresa, só tem 1 cliente, emite nota pra ele mensalmente e você se acha empreendedor, você é ingênuo. Não estou dizendo que seja o caso de alguém aqui, eu só acho que este tópico não é para empreendedores que emitem nota, e sim para a contratação irregular de PJ para burlar a lei.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

Historicamente falando os sindicatos não lutaram pelos próprios bolsos apenas, não. A não muito tempo atrás trabalhava-se 16 horas por dia sem finais de semana, e se a jornada fosse reduzida para 13 horas os alguns economistas diziam que o mundo iria parar e todas as indústrias iriam falir. Isso é fato histórico, creio que todo mundo com 1 pingo de informação já saiba disso.

A greve faz parte dessa negociação. O ser humano é ganancioso, ele não vai abrir mão de um lucrinho a mais facilmente. Um economista disse 1 século atrás que a lei da demanda e oferta precisa ser testada de tempos em tempos com greves.

Veja o exemplo dos bancos, que tem lucro recorde ano após ano, mas todo ano tem greve de bancários para serem reajustados e pela distribuição de lucros. Recorde atrás de recorde de lucratividade e mesmo assim só brigando muito para os funcionários receberem uma parte disso. Agora os bancos estão abrindo empresas de informática para prestarem serviços para eles mesmos só para fugirem de distribuir lucro e reajustar os funcionários de TI de acordo com o sindicato dos bancários.

O mais importante aqui é termos a mente aberta e mantermos o nível do debate. Acho que algumas pessoas não entenderam o questionamento em pauta. Não existe razão para se chamar alguém que nem se conhece de preguiçoso, isto é agressão gratuita e é um absurdo.

Abraços,

Sannon

pinto

Muito sensato, concordo plenamente.

M

Cada um em seu quadrado :smiley:

Segue link que encontrei no site apinfo com uma planilha de comparação entre salários entre os vinculos CLT x PJ x CLT FLEX e cooperado .

http://www.apinfo.com/sal.xls

F

O duro é que a hora extra de pj quase sempre vale o mesmo que a hora “normal”, o que eu acho injusto. Se a pessoa tem que passar a noite ou o fim-de-semana trabalhando nada mais correto que seu valor/hora ser aumentado, como acontece em clt. Acho que isto é uma das grandes vantagens da empresa contratar pj (ter alguém que trabalhe muito mais que as 40h semanais). Pois a conversa que sempre ouço das empresas é que eles vão gastar X com o funcionário, esse X pode ser clt e ir boa parte para impostos ou pode ser X em pj e ir p/ o bolso do cara. Claro que ai são empresas que tb não oferecem nenhum benefício aos seus clts, logo as pessoas acabam preferindo ser pj. Tem também a questão de ficar doente, e ai como fica a vida do pj? E sair de férias tb, para conseguir um mês de descanso tem que ser muito bem conversado, pois o empregador coloca como se estivesse fazendo um favor a você.

Acho que como a maioria desta área é jovem vale a pena os “riscos” de ser pj, pois tem muita disposição para fazer horas extras, não tem filhos e, em teoria, fica menos doente.

No final é cada um por si, as empresas buscam seu lucro, o sindicato tb, nós devemos fazer o mesmo.

O que eu acho engraçado é que tem empresa que contrata por pj, o que tb lhe dá direito de chutar o cara pra rua a qualquer hora e quando o pj consegue algo melhor e sai fora (afinal o mercado está muito aquecido), o empregador reclama que hoje ninguém mais veste a camisa da empresa.

No momento eu prefiro ser pj, mas acho que as empresas deveriam oferecer pelo menos plano de saúde, afinal sai bem mais barato do que cada pj pagando o seu. Sei de empresas que já oferecem isto aos seus pjs, mas creio que seja a minoria.

E como somos “empresas de uma pessoa só”, os impostos podiam ser menores… :lol:

erickles

furutani:
Olá

Sou da mesma opinião.

Eu tbm…

Roger75

Eu também acho que o Sindicato não faz nada pela gente, só serve pra cobrar impostos. Mas o fato é que você, estando empregado como PJ, não entra oficialmente nas estatísticas das taxas de emprego. E, como o governo disse que geraria milhões de vagas, para ele é interessante que as pessoas sejam contratadas como CLT.

R

Nunca entendi essa diferença de PJ e CLT, fui CLT 6 anos e hoje sou PJ, eu no momento quero ser PJ, estou lucrando e feliz com a minha situação, me sinto bem assim e nem me passa pela cabeça ser CLT mesmo com as propostas que oferecem.

Porque é tão dificil deixar entender que PJ é uma forma de contratação normal, é uma escolha de ambas as partes.

Rubem_Azenha

Por que esse pessoal simplesmente não deixa a gente trabalhar em paz?

fiaux

Deixando de lado a discussão sobre ser crime ou não, ser coisa de preguiçoso ou não trabalhar como CLT, etc. Mas e como é que a gente faz se atualmente cada vez mais temos vagas de PJ? Sendo de certa forma forçado a aceitar a situação? Vou deixar de trabalhar? Tenho contas a pagar… se eu como PJ estou irregular e alguém estiver a fim de me regularizar, e que isso não signifique redução de meu salário, beleza! Quero as coisas certas.

T

ai é dificil hem… normalmente quando perguntam pretenção de PJ e CLT eu passo a mesma… e sempre dizemq que CLT é no minímo 10% menos…

fiaux

ai é dificil hem… normalmente quando perguntam pretenção de PJ e CLT eu passo a mesma… e sempre dizemq que CLT é no minímo 10% menos…
Sim, é dificil, mas acho que ninguém vai querer que reduza seu salário, ou vai?

m0ska

Pode até ser que o sindicato nunca tenha prestado serviços de real valor, mas concordo que este lance de PJ é uma forma de exploração.
Nós já temos muita desvalorização em nossa área e est e tipo de “terceirização” é um mecanismo que ajuda a desvalorizar ainda mais o trabalhador na área de T.I

Acredito que a atitude de quem trabalha de P.J ajuda a desvalorizar ainda mais a nossa área. A desvalorizar os direitos que a classe trabalhadora demorou tanto pra conquistar.

danieldestro

Classe trabalhadora? hahahah… parece o Lula ou um sindicalista falando.

Essa legislação trabalhista brasileira é um dos maiores atrasos para um crescimento econômico mais sustentável do nosso país. Ele onera a todos: empregador e empregado.

Eu sou PJ há quase 8 anos e nunca me senti explorado. Pelo contrário, eu tenho muita flexibilidade e todas as vantagens (não estou falando de benefício) que eu preciso. Não ouso nem pensar em virar CLT. Acho um abuso ter 27,5% de IR retido na fonte, fora o INSS e outros. Além do mais, eu posso prestar serviços a outras empresas, o que faço esporadicamente.

Eu não quero que o governo seja minha babá. Eu quero eu mesmo garantir minhas próprias necessidades, e sendo PJ, eu me sinto mais livre para fazer isso, embora eu tenha uma carga de impostos consideravelmente alta.

Concordo que o mercado pode “obrigar” as pessoas a virarem PJ, criando demanda apenas para esta modalidade. É ai que deve entrar o governa e sindicatos para evitar os abusos. Mas EU não quero ser obrigado a aceitar ser CLT ou PJ. Quero poder escolher como quero trabalhar.

Sociedades mais modernas (e menos paternalistas) tem sistemas de contrato de trabalho mais flexíveis, sem tirar a pele de que trabalha.

Rafael_Nunes

27,5% de desconto na sua folha de pagamento sem ter nenhum retorno não é?
Eu chamo isso de no mínimo ‘estelionato’

m0ska:

Nós já temos muita desvalorização em nossa área e est e tipo de “terceirização” é um mecanismo que ajuda a desvalorizar ainda mais o trabalhador na área de T.I

Desvalorização?!?
Você já chegou a comparar o salário da área de T.I com a média salarial das outras áreas do seu país? A área de T.I é uma das mais bem remuneradas.

m0ska:

Acredito que a atitude de quem trabalha de P.J ajuda a desvalorizar ainda mais a nossa área. A desvalorizar os direitos que a classe trabalhadora demorou tanto pra conquistar.

Quem desvaloriza é esse bando de ‘prego’ que tem no mercado que trabalha por mixaria ou não sabe negociar um contrato.
E que direitos você se refere?
Eu particularmente não quero que o Estado seja minha babá.

L

Cara, como assim pede o mesmo?

A não ser que seu trabalho PJ pague Convênio médico, odontológico, vale refeição, décimo terceiro, fgts, férias e tudo o mais pra você, pedir a mesma coisa chega a ser igenuidade. Por exemplo, 5000 é um bom salário para um CLT Pleno, mas pra um PJ Pleno que não tem benefícios é um salário ridiculo.

Não tenho nada contra os PJ, mas quando PJ começar a achar que ganhar o mesmo salário de um CLT é um bom negócio, será o fim para nós e a alegria das empresas.

rafagil

A não ser que seu trabalho PJ pague Convênio médico, odontológico, vale refeição, décimo terceiro, fgts, férias e tudo o mais pra você, pedir a mesma coisa chega a ser igenuidade. Por exemplo, 5000 é um bom salário para um CLT Pleno, mas pra um PJ Pleno que não tem benefícios é um salário ridiculo.

Não tenho nada contra os PJ, mas quando PJ começar a achar que ganhar o mesmo salário de um CLT é um bom negócio, será o fim para nós e a alegria das empresas.

Exatamente, esse é o problema: As empresas querem pagar para um PJ o mesmo que deveriam pagar para um CLT, economizando assim os encargos.
E o pior, muita gente aceita isso, e ainda acha q está ganhando bem.

m0ska

Blz, mas … no dia que eu for demitido? E o meu décimo terceiro? E meu seguro desemprego? E o meu 1/3 de férias? Aliás, e minhas férias? Se um dia eu ficar doente e não puder trabalhar mais, quem vai me sustentar? O empregador de PJ?

Tudo bem que quem trabalha com clt tenha que pagar muitos impostos. Tudo bem que a política trabalhista do governo precisa ser melhorada e muito. Mas PJ pra mim é tapar o sol com peneira.

Agora dizer que eu pareço o Lula falando é me ofender hehehehehe

celso.martins

O cálculo do IR é proporcional. Dá uma olhada aqui. O imposto tende a 27,5% e me parece que não chega nunca, pq sempre tem a dedução. O cara que ganha R$100.000,00/mês paga 26,99999% ou algo assim.

Agora, o INSS realmente é cruel.

Mas os impostos como PJ também não são nada amigáveis. Tem IR do mesmo jeito, só que tem contador, ISS, etc. etc. etc.

Mas como normalmente o cara que é PJ compensa os os benefícios de CLT (já trabalhei nas duas formas e hoje sou CLT), acho que o ponto focal é mais na negociação do que na forma de contratação.

Hoje recebo líquido como CLT cerca de 80% do que vinha liquido para a minha mão quando era PJ. Contando VT, TR, 13º e férias. Não fiz o cálculo do FGTS, PO, PS, Seguro de Vida.

Abraços

celso.martins

m0ska:
Blz, mas … no dia que eu for demitido? E o meu décimo terceiro? E meu seguro desemprego? E o meu 1/3 de férias? Aliás, e minhas férias? Se um dia eu ficar doente e não puder trabalhar mais, quem vai me sustentar? O empregador de PJ?

Você deve pensar nisso tudo antes de assinar o contrato. Se ficar doente e realmente não puder trabalhar quem deve te sustentar é o seu “pé-de-meia” que você deve ter feito. Mas se estiver torrando a grana toda… já era.

Abraços

fabim

Gente que nao sabe ganhar dinheiro com inteligencia, atrapalhando quem sabe.
O pior do Brasil é o brasileiro. Ridiculo essa do sindicato.

PS: Nao estou defendendo PJ nem CLT (sou CLT).

T

o mesmo valor para os dois casos, por que não quero ser CLT e se for, dados todos os impostos e encargos… que me paguem o mesmo valor… o que não quer dizer que seja bom ou ruim (como você citou sobre valores), é assim, se eu fosse pedir 1.000 como PJ, pediria os mesmos 1.000 como CLT, se fossem 10.000 PJ, seriam 10.000 CLT… pelo simples fato de não querer ser CLT, ou seja, passo um valor ‘mais alto’ para o CLT, forçando um PJ.

P

O ideal não seria brigar pelo retorno dos 27.5% decontados ?

Muita, mas muita gente mesmo, aceita ser PJ por falta de opção.

Fui PJ por algum tempo e ganhei um bom dinheiro assim, mas não creio que isso seja o ideal.
Acho que deveriamos “brigar”, ou o sindicato brigar, por uma reforma na CLT, e não brigar por “POGs” como PJ.
PJ é gambiarra ! Salvos excessões, logico ! Tem gente que realmente faz papel de prestador de serviços. Mas deve ser muito pouco.

Putz, tem PJ que marca ponto !! :shock:

A

Eu acho totalmente errada a contratação PJ e ponto final. Tenho meu emprego CLT, com um salário que considero justo. E tenho também minha empresa, pela qual emito nota dos meus freelas…

Notaram a diferença? Se vc trabalha, no mesmo lugar, durante meses, indo todo dia, ficando 8 horas, está configurada uma relação de emprego. Essa relação é regida pela CLT e TEM que ter carteira assinada. É LEI!

Os freelas, são projetos fechados. Sou contratado como uma empresa para entregar um projeto. Tem inicio, meio e fim! De vez enquando até contrato um temporário pra ajudar. E sim, quando exigido pela lei, assino a carteira. Isso sim é empreendedorismo. Não essa “empresa de um homem só que só presta serviço pra uma empresa”.

Odeio essas pseudo justificativas de “Ah, não pago o sindicato porque ele nao faz nada pela gente”. Concordo que o sindicato deixa a desejar, mas se ele nao faz nada, a culpa também é sua. Se não está satisfeito, vá lá! Reclame! Participe do sindicado! Se candidade a presidente!! Ficar sentado reclamando e falando que não vai dar o dinheiro é fácil. Quero ver todo mundo fazer sua parte participando!

Se está insatisfeito achando que os impostos que vc (ou sua empresa) paga para o governo não dá retorno. Faça a mesma coisa… Vá lá… reclamete… tome atitude… Não pagar o imposto só faz tornar a carga tributária mais alta para os que pagam.

Quem sabe se as empresas para quem vcs trabalham como PJ não pagassem os impostos que devem, como CLT, a carga tributaria das pessoas fisicas nao ia baixar??

E lógico… A empresa que não contrata seus funcionários como CLT está sonegando imposto e tendo uma vantagem ILEGAL sobre as que contratam. Assim, fica mais difícil a empresa que cumpre a lei sobreviver, fazendo que com só sobrevivam as que praticam a contratação por PJ,forçando com que os profissionais se submetam a esse tipo de contratação por falta de opção. Ou então o profissional pode sempre escolher morrer de fome… Se isso não é por uma arma na cabeça, eu não sei o que é.

Ok, voces acham a lei injusta? Ótimo… pressionem os seus vereadores, senadores, prefeitos, governadores e presidente para mudar a lei. Infringir a lei não resolve o problema, só te torna um infrator.

Bom… antes que alguém vista a carapulsa, não me referi a ninguém e a nenhum post específico. Esse é apenas meu ponto de vista, com algumas contra-argumentações expostas em outros posts. Acredito que as leis existem para serem cumpridas. Se a lei está errada, ela tem que ser mudada e nao infrigida.

S

É exatamente isso o que penso.

dreamspeaker

Cara, tirando a “carapulsa” (na verdade é carapuça) você tá certinho. O problema é que as pessoas não são assim, você tá querendo mudar o comportamento de uma sociedade, indiretamente o comportamento do ser humano brasileiro que vive no Brasil, como dizem os humoristas.

Justo, mas infelizmente utópico. Faça uma reflexão e pense se você mesmo nunca fez algumas dessas coisas que você critica. Volta e meia eu me pego fazendo mer(*)a, por ação ou omissão. É complicado.

Quando ao sindicato, acho que hoje em dia, via de regra, ações de sindicatos “para o bem” de qualquer grupo tende a ser hipocrisia pura.

M

e o ior é que se não me engano agorá não existe mais esta opção de mandar a cartinha … se não me engano agora se tornou obrigatorio …
essa corja …
bando de sangue suga !

luistiagos

acho q estes sindicatos deveriam se pronunciar é contra o governo e os impostos abusivos… tanto para CLT como PJ… trabalhamos como loucos e damos quase a metade daquilo que recebemos para um bando de vagabundo do governo que enfiam nosso dinheiro naquele lugar… isto ngn vai contra… somos todos os dias arrombados por um monte de vagabundo do governo e contra isto cade o sindicato??? ou melhor cade os direitos humanos??? se sou roubado por algum bandido posso dar queixa na policia… porem e para quando somos roubados por estes vagabundos para quem nos queixar??? e quem não da dinheiro para estes vagabundos é um criminoso…

A

É, a situação é realmente complicada.

Não acho quem trabalha com CLT preguiçoso e nem quem trabalha como PJ omisso…

Só é fato que, quem é PJ, é muito menos amparado legalmente do que os celetistas…

Como foi dito, às vezes se é obrigado a aceitar o mercado, a dançar conforme a música (é a arma na cabeça…)

Andreban, concordo com muita coisa que você escreveu, penso assim também…

Mas, tal como DreamSpeaker, já me peguei sendo omisso, não reclamando, desmotivado…

Pros sindicatos é uma situação extremamente cômoda… o dinheiro deles está “garantido”…

As formas de protesto contras os mesmos são coibidas pelas barreiras burocráticas… (onde já se viu pra desfiliar-se ter que fazer uma carta de próprio punho e ir, pessoalmente, lá???)

Os protestos contra o governo são, de maneira similar, também coibidos…

Quem protesta, luta, faz piquete, fica indignado está, nos atuais moldes, fadado ao desânimo pelas constantes decepções que terá…[

Algum de vocês citou que os discursos sindicalistas não mudaram… Isso é verdade… continua aquela mesma coisa PASSIONAL que foi no erguer do movimento sindical nacional (liderado pelo Lula)…

É triste… mas alguém vê uma luz no fim do túnel?? (que não seja um trem em sentido oposto?)

victorwss

AdrianoPalm:
É, a situação é realmente complicada.

Não acho quem trabalha com CLT preguiçoso e nem quem trabalha como PJ omisso…

Só é fato que, quem é PJ, é muito menos amparado legalmente do que os celetistas…

Como foi dito, às vezes se é obrigado a aceitar o mercado, a dançar conforme a música (é a arma na cabeça…)

Andreban, concordo com muita coisa que você escreveu, penso assim também…

Mas, tal como DreamSpeaker, já me peguei sendo omisso, não reclamando, desmotivado…

Pros sindicatos é uma situação extremamente cômoda… o dinheiro deles está “garantido”…

As formas de protesto contras os mesmos são coibidas pelas barreiras burocráticas… (onde já se viu pra desfiliar-se ter que fazer uma carta de próprio punho e ir, pessoalmente, lá???)

Os protestos contra o governo são, de maneira similar, também coibidos…

Quem protesta, luta, faz piquete, fica indignado está, nos atuais moldes, fadado ao desânimo pelas constantes decepções que terá…[

Algum de vocês citou que os discursos sindicalistas não mudaram… Isso é verdade… continua aquela mesma coisa PASSIONAL que foi no erguer do movimento sindical nacional (liderado pelo Lula)…

É triste… mas alguém vê uma luz no fim do túnel?? (que não seja um trem em sentido oposto?)

Bem, a menos que você arremesse aviões em prédios, guilhotine autoridades em praça pública ou faça outras coisas extremas, algo que pode ser tentado é sugerir alterações na legislação e entrar em contato com deputados e senadores tentando obter apoio deles. O resto acho que é perda de tempo.

A

Você foi direto ao ponto que eu queria… perda de tempo…

Sobre as outras alternativas que você sugeriu (as das sugestões de mudanças na legislação) já vi e participei de tentativas frustradas…

Emails sem resposta ou com a típica resposta: “ÓTIMAS SUGESTÕES, VAMOS ANALISAR” etc, etc, etc…

Ainda sobre os sindicatos, acho que uma “desfiliação em massa” combinada, talvez, até similarmente à um flashmob (http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob) seria uma forma de protesto bacana… concorda?

tchapine

Caracas, que absurdo isso…
Pessoal, pq eles não deixam os PJs em paz e parem com essa patifaria?
Eu gosto dessa forma de contratação e como nosso amigo disse, ninguém coloca uma arma na cabeça de niném para se abrir empresa…

Deixem-nos trabalhar em paz…

Sela.

SmartCardMan

Olhem… não foi dificil achar esse pdf… so gastei 5 minutos do meu tempo procurando ele e 5 lendo… o que ja me fez ter uma repulsa significativa a esse sindicato.

http://www.sindpd.org.br/conteudo/publicacoes/ata_prestacaodecontas_2007.pdf

atentem para a seguinte parte:

tirem suas próprias conclusões.
sou pj e continuarei assim.

tchapine

Concordo plenamente… Hoje as ações tomadas em prol de determinado grupo é uma simples forma de “angariar fundos” para aqueles que, hoje, destorcem a real missão deste que deveria ser o instrumento do trabalhador brasileiro para reivindicação de suas necessidades…

Eu não necessito ser CLT, eu necessito de ter uma forma honesta de ganhar o meu dinheiro e sustentar minha familia. Sinceramente fico muito bravo, perplexo com tais situações, pois mostra que continuamos sendo subestimados e, as vezes, obrigados a fazer aquilo que beneficia as minorias.

Bom, desculpem o tom meio agressivo.

ABS!

marcusco

Em BH…isto quase não existe, mas nosso sidicato…deixa prá lá.
Mas concordo aos que falaram sobre a arrecadação do sindicato.
sindicato seria para lutar a favor dos funcionários, mas o que acontece
é que parece que recebem propinas…e todos sabem pra que…
Deixar tudo como está e nada mais. Isto é cômodo.

G

Sindicato de Informática?
É para inglês ver. Alguns montam ONGs para ganhar dinheiro fácil… e outros SINDICATOS…

Porque será que existe a modalidade de contratação PJ?
Ah! deve ser por causa da carga tributária absurda incidente na CLT.

PJ é ilegal?
Seria desde que o governo não ficasse com quase metade do salário do profissional com carteira assinada.

Os sindicatos deveriam lutar pela redução da carga tributária e maiores incentivos para os empregadores, mas no Brasil, onde a previdência social está falida e a corrupção fazendo parte da cultura, sempre procura-se fazer o que é mais fácil apenas para se aparecer.

SmartCardMan

gyowanny:
Sindicato de Informática?
É para inglês ver. Alguns montam ONGs para ganhar dinheiro fácil… e outros SINDICATOS…

Porque será que existe a modalidade de contratação PJ?
Ah! deve ser por causa da carga tributária absurda incidente na CLT.

PJ é ilegal?
Seria desde que o governo não ficasse com quase metade do salário do profissional com carteira assinada.

Os sindicatos deveriam lutar pela redução da carga tributária e maiores incentivos para os empregadores, mas no Brasil, onde a previdência social está falida e a corrupção fazendo parte da cultura, sempre procura-se fazer o que é mais fácil apenas para se aparecer.

prefeito.

V

++

Eu não entendo eles…
Acham que são espertos. Eles nunca vieram me perguntar se estava tudo bem, ou se eu gostaria de mudar algo.
Ou se eu acho que tem algo errado.
Só sei que eles adoram abocanhar uma graninha a qual eu já tratei de solicitar o não pagamento daquele sindicato.

Agora eles querem acabar com PJ…hum… porque será né $$$ !

saoj

Eu acho que eu tenho o direito de trabalhar da maneira que eu quiser, por PJ, CLT, ABC, DOD.

Tenho o direito de trabalhar por dinheiro ou por um prato de comida.

Tenho o direito de trabalhar de graça.

Acho que o meu trabalho é meu e eu tenho o direito de vendê-lo da maneira que eu quiser.

Ou não?

Estou meio confuso. Melhor deixar o meu sindicato tomar conta de mim mesmo… E o Lula tb… Eles estão aí para cuidar de mim… Essa é a missão abençoada deles na Terra… Eu é que devo ser um pecador que não consigo entender isso… :roll:

Marmentini

antenção pessoal do sindicato deem uma olhada no www.apinfo.com.br
90% das vagas são pj…

sem comentarios…

B

saoj:

Eu acho que eu tenho o direito de trabalhar da maneira que eu quiser, por PJ, CLT, ABC, DOD.

Acho que o meu trabalho é meu e eu tenho o direito de vendê-lo da maneira que eu quiser.

Ou não?

acho que tecnicamente se a lei fosse aberta desse jeito não teria como punir, por exemplo, empresas que possuem escravos, o que ainda acontece muito aqui no Brasil. Leis atrasadas, para um país atrasado.

saoj

bobmoe:
saoj:

Ou não?

acho que tecnicamente se a lei fosse aberta desse jeito não teria como punir, por exemplo, empresas que possuem escravos, o que ainda acontece muito aqui no Brasil. Leis atrasadas, para um país atrasado.

Uma pergunta: É possível fazer alguém de escravo sem uma arma apontada para sua cabeça? Que tal ao invés de assumir que todo mundo vai ser escravo, ensinar os poucos que o seriam que escravidão é abominável e que ele é livre por direito, possui um ego e uma auto-estima maravilhosos e deve ir por si só ao encontro da sua felicidade sem se submeter ao júbilo de terceiros?

Esquece, acho que viajei…

A

Pessoal… não julguei nem quem é CLT nem quem é PJ… é uma opção de cada um…

Tava falando da postura dos sindicatos em relação aos CLT… não ajudam… não fazem nada… e ganham por isso…

Sobre a questão da arma apontada… acho que existe sim a arma, simbolicamente…

Você tá procurando emprego… em alguns casos… ou você trabalha como PJ ou não trabalha… principalmente nas grandes capitais…

Simbolicamente, considero isso uma “arma apontada”…

saoj

Vamos supor que eu me mude para a Serra Leoa por algum motivo. Lá um mestre tribal chegará para mim e falará, ou vc trabalha pra mim por um prato de comida ou se vire para conseguir comida. Vc é livre para escolher…

Isso é uma arma apontada para minha cabeça? Tem o mestre tribal a obrigação de me pagar o salário que eu ganharia em SP como programador Java?

Seguindo a sua linha de raciocínio, vc está em SP e constata que a maioria das empresas ou te contratam como PJ ou não te contratam. Cadê a arma? Têm essas empresas obrigação de te contratar como CLT ganhando um salário de europeu? O dono da empresa tb não é livre? Ou ele é um escravo produtor de empregos com salários altíssimos?

Será que o problema não está na falta de emprego e no custo do emprego, causado pelos hipócritas que dizem que estão lutando pelos seus direitos mas na verdade estão te ferrando cada vez mais?

Eu trabalhei nos EUA e o momento mais sublime foi quando eu assinei o meu contrato de emprego e ele se chamava “AT WILL”. Basicamente dizia que a empresa pode te mandar embora a qualquer momento sem ou com motivo e vc pode pedir demissão a qualquer momento sem ou com motivo.

Mas isso não deve ter nada haver com o fato de lá haver muito mais emprego e um pedreiro por exemplo ganhar 10 vezes mais do que um pedreiro brasileiro. Uma coisa não tem nada haver com a outra… Eu devo ser um pecador… Bonzinho é o governo, os sindicatos e todos aqueles que se preocupam com os direitos dos trabalhadores oprimidos e combatem os empresários gananciosos e egoístas.

A

Saoj, caríssimo…

Em nenhum momento defendi o governo não… considero e sempre considerei as taxas abusivas… muito abusivas… não to defendendo o sistema…

Também não estou julgando a empresa que opta por contratar em PJ… economia todos tem o direito (não amparado pela NOSSA LEI) de fazer…

Estou só explanando a minha visão sobre a situação do trabalhador que, por vezes, mesmo querendo desfrutar dos benefícios que o regime CLT oferece, vê-se obrigado a trabalhar como PJ, com a constante preocupação de ser mandado embora(sem entrar no mérito da qualidade do profissional) sem amparo… (seguro desemprego, férias… e etc).

Essa é a minha visão…

Sobre os sindicatos… eu mesmo, atualmente, estou P da vida com o meu… até sugeri um flash mob de desfiliação em massa…

Concordo, plenamente, que o problema está no governo e nos sindicatos…

Só quis dar meu pitaco em relação ao simbolismo da arma na cabeça…

danieldestro

saoj, você sabe como funcionam as leis trabalhistas dos EUA?

Por exemplo, aqui no Brasil a gente paga IR, INSS, sindicato (e outros) e, teoricamente, tem seguro desemprego (mixaria), seguro do INSS, 13ro, férias, FGTS e licença maternidade.

E o que tem lá fora? Quais os encargos e benefícios? Lá eles dão VT, VA, previdência etc?

Eu trabalhei nos EUA em 2000/2001 e 2002/2003, mas era estagiário, então não tinha essas coisas. Inclusive eu podia restituir TODO o imposto pago depois que voltasse ao Brasil.

Eu prefiro um modelo de lei trabalhista mais flexível, menos oneroso e que VIABILIZE o crescimento sustentável do país.

Eu li esses dias que APENAS pouco mais de 30 milhões dos brasileiros tem carteira assinada, o que representa 33% da população. Acho um nível baixo. Alguém tem o dado de um país desenvolvido?

Acho que se os impostos fossem mais justos e equilibrados, mais pessoas pagariam por ele.

saoj, a gente sabe que poucos no Brasil são privilegiados e tem uma auto-suficiência maior. A maioria do povo é gado, acomodado e não faz nada por si próprio. Credito isso à história brasileira.

Eu acho que alguns direitos (da maioria) devem ser garantidos, mas deve-se dar o direito à minoria que pode e quer optar trabalhar como desejar, dentro de lei. Eu sou parte deste último.

saoj

Eu apenas acho que isso é a consequência e não a causa. Uma pessoa que nasce no Brasil tem o mesmo potencial de uma que nasce nos EUA…

O cara que trabalhou, acordou cedo, estudou, assumiu riscos, batalhou é visto com inveja. Já aquele que está lá pedindo a Deus e ao Lula que o ajude é visto com piedade. Os primeiros tem a obrigação “moral”, religiosa, social e o escambal de dividirem suas conquistas e seus salários com os segundos…

Isso seria apenas injusto se não fosse também totalmente ineficaz gerasse cada vez mais pobreza… Em vez de dar o peixe ao cara, ensine ele a pescar. A única maneira de melhorar isso é exaltar o valor do SER HUMANO como ser independente e capaz. E não exaltar a dependencia desse mesmo homem ao estado, ao clero e ao próximo.

Não é construindo mais escolhas para ensinar religião e dar merenda. Tem que ensinar FILOSOFIA ao cara!

ddduran

saoj:
danieldestro:

saoj, a gente sabe que poucos no Brasil são privilegiados e tem uma auto-suficiência maior. A maioria do povo é gado, acomodado e não faz nada por si próprio. Credito isso à história brasileira.

Eu apenas acho que isso é a consequência e não a causa. Uma pessoa que nasce no Brasil tem o mesmo potencial de uma que nasce nos EUA…

O cara que trabalhou, acordou cedo, estudou, assumiu riscos, batalhou é visto com inveja. Já aquele que está lá pedindo a Deus e ao Lula que o ajude é visto com piedade. Que justiça é essa eu realmente não sei…

Bom a realidade no nosso pais não é bem assim. Acho que o povo brasileiro é um pouco bem acomodado mesmo, mas a culpa disso é da classe media pra cima que tem condições de brigar e refletir sobre seus direitos.

Vivemos em um pais em que pessoas não tem acesso a educação, livros e vive pra comer.
Devemos lembrar que apenas 2% da população(não sei se ainda é assim) tem acesso a universidade no nosso pais.
E a classe pobre quando tem acesso dificilmente consegue leva-la até o final.

70,56% da população nordestina por exemplo vive abaixo da linha da miseria, elas estão preocupadas com o que vão comer amanha e não com seus direitos trabalhistas por exemplo.
A esses só resta rezar amigo.

saoj

“Historicamente, o país mais próximo do minarquismo pura foram os Estados Unidos da América durante o periodo de 1780 até 1913. Durante este período os EUA se transformaram de uma economia rural e primitiva, que possuía menos de 1% do volume de produção global, para o país mais rico e industrializado do mundo, com um terço da produção industrial global.”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minarquia

ddduran

Pois é. Então você ve como um estado dita o destino da grande maioria da sua população, imagina como o Brasil cresceria se fosse taxado em apenas 3%!!!

Mudando um pouco a prosa. Sempre que vejo essas discussões de imposto me lembro dessa materia
http://www.infonet.com.br/edmirpelli/ler.asp?id=9256&titulo=Edmir_Pelli

Acho que muitos de vocês já leram isso, mas gostaria de compartilhar. É bem revoltante.

Desculpa se estou desvirtuando o tópico.

saoj

ddduran:
Pois é. Então você ve como um estado dita o destino da grande maioria da sua população, imagina como o Brasil cresceria se fosse taxado em apenas 3%!!!

Mudando um pouco a prosa. Sempre que vejo essas discussões de imposto me lembro dessa materia

Acho que muitos de vocês já leram isso, mas gostaria de compartilhar.

Maravilhoso! Obrigado por compartilhar!

E viva o Lula, viva a justiça social, viva o tamanho do estado (ele é necessário!), viva o salário mínimo a 2 mil reais (dinheiro dá em árvore!) e viva o “Ordem e Progesso”! :wink:

Agora vou voltar ao trabalho aqui pois preciso pagar o meu IPTU. Não querem fazer uma vaquinha para me ajudar a pagar isso não?

Proteu_Alcebidiano

saoj:
ddduran:

Acho que muitos de vocês já leram isso, mas gostaria de compartilhar.

Maravilhoso! Obrigado por compartilhar!

E viva o Lula, viva a justiça social, viva o tamanho do estado (ele é necessário!), viva o salário mínimo a 2 mil reais (dinheiro dá em árvore!) e viva o “Ordem e Progesso”! :wink:

Agora vou voltar ao trabalho aqui pois preciso pagar o meu IPTU. Não querem fazer uma vaquinha para me ajudar a pagar isso não?

More em uma casa menor que seu imposto também será, correto? :wink:

Voltando ao tópico, o profissionais que vejo trabalhando na nossa area abrem empresa pra prestar seus serviços…qual a utilidade de um sindicato para esse povo? (sendo eu um desses)

Abraço :roll:

ddduran

Meu eu nunca tive nenhum contato com esse sind…

Cara, eu gostaria de saber se só na area de TI é comum o tipo de contratação PJ ou se é uma modalidade comum em varias areas.
Dos meus colegas que não são da TI não conheço nenhum que trabalhe como PJ (a não ser os empresários de verdade)

danieldestro

Muitas pessoas da área de educação física são contratadas como autônomos. Um amigo estava assim e a situação dele era muito ilegal. O clube não pagava nada e o contrato dele era de “uso de imagem”. Acredita?
Sou PJ, mas eu tenho muitas coisas que não me enquadrariam como um funcionário propriamente dito.

pinto

Não se preocupem, o governo está decidindo o que é “melhor” para nós.

Governo quer restringir contrato de terceirizado

ramilani12

Acho que o governo está com razão
Alguem poderia citar se alguem conhece algum PJ que trabalha a mais de 5 anos na mesma empresa?, poxa isso e um vinculo empregatício…

danieldestro

Eu não trabalho, mas PRESTO SERVIÇO para mesma consultoria há quase 8 anos, além de projetos para outros clientes.
Não me considero um funcionário e estou muito bem assim, obrigado!
O Governo só olha para o próprio umbigo e não para as reais necessidades da população.

pinto

ramilani12:

pinto…
Alguem poderia citar se alguem conhece algum PJ que trabalha a mais de 5 anos na mesma empresa?, poxa isso e um vinculo empregatício…

Em Curitiba, se vc procurar, encontra no mínimo uns 400 que trabalham há mais de 5 anos para o HSBC.

saoj

Eu acredito que algum poucos entendem que estão prejudicando e muito aqueles que dizem ajudar. Isso é falta de caráter e desonestidade mesmo.

Já a maioria que está nesse Governo, o excelentíssimo presidente incluído, é simplesmente ignorante em relação a economia. Nunca ouviram falar de Hayek, Friedman, Mises, etc.

Não fazem a mínima idéia de que um país só é viável com economia livre e desregulada, e que historicamente os países que adotaram isso só fizeram progredir e melhorar a qualidade de vida do seu povo.

Será que o governo não tem Internet nem Google? Consomem bilhões de folha de pagamento e não tem ninguém lá para fazer uma pesquisa?

http://www.google.com.br/search?q=Mises
http://www.google.com.br/search?q=Hayek
http://www.google.com.br/search?q=Friedman

Ah, deixa pra lá. Esses caras devem ser todos uns imbecis! Bom mesmo foi Lenin, Stalin, Mao, Fidel, Chaves e Marx. Eles sempre colocaram o bem-estar do povo em primeiro lugar! Basta transformá-los em abelhas e cupins que todos serão felizes! :roll:

Mas o governo trabalha muito! Como um bom religioso, sue objetivo sempre é ajudar o próximo. É um ato nobre e altruísta! E pra isso ele precisa de bastante gente: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/09/06/executivo_ja_tem_mais_de_1_milhao_de_servidores-548115481.asp

[color=red]FAZER CARIDADE COM O DINHEIRO DOS OUTROS É ABOMINÁVEL !!! É MUITO IMORAL !!![/color]

victorwss

pinto:
ramilani12:

pinto…

Em Curitiba, se vc procurar, encontra no mínimo uns 400 que trabalham há mais de 5 anos para o HSBC.

Esta matéria se refere a prestadores de serviços dentro de órgãos públicos.

Se você tem uma empresa que contrata uma prestadora de serviços por 100 anos, o problema é seu.
Mas se é o governo que contrata, então a coisa é diferente.

EDIT: Ok, reli a matéria e vi que entendi errado.

Thiago_Senna

Não seria muita inocência achar que o governo está de fato fazendo caridade com o dinheiro dos outros? Não tenho fontes, mas há quem vê isso como investimento. Opiniões bem diferentes, não?

saoj

Boa colocação! Tenho que pensar um pouco para poder argumentar em relação a isso. Mas não deixa de ser esquisito eu tomar o seu dinheiro para fazer um “investimento” no cara que não está produzindo nada… não? Investimento pressupõe retorno tb… Tudo é uma questão de coletivismo versus individualismo. No primeiro alguém tem que me ajudar, sempre: Deus, Lula, o patrão, o vizinho, etc. No segundo eu entendo que a única pessoa que pode me ajudar sou eu mesmo… É uma questão de filosofia de vida…

danieldestro

Senão vai virar predadorismo. Igual na época dos dinossauros. O mais forte sobrevive.

saoj

O mais forte não não mata o mais fraco. Ele simplesmente sustenta o mais fraco. O problema é que do jeito que as coisas vão, os mais fortes serão sufocados pelos mais fracos, e depois quem sustenta os mais fracos?

O mais forte não conseguirá sustentar os mais fracos com uma arma apontada para sua cabeça. Não conseguirá produzir riquesas a base de chicote e sabendo que o que ele produzir terá que repartir com milhares.

E o fraco pode muito ser forte com incentivo e filosofia. Todo homem nasce com o mesmo potencial.

S

Você já aventou a possibilidade de eles conhecerem porém discordarem da sua opinião? Você citou apenas 1 lado da história, você conhece, por exemplo, Marx e Engels?

Você não fica constrangido em disparar um monte de frases neoliberais enquanto os pregadores do neoliberalismo aprovam a socialização dos prejuízos indo contra exatamente ao que eles pregam, exatamente como fez o FHC no PROER? Pelos quais, diga-se de passagem, o presidente do banco central do FHC já foi julgado e condenado a 13 anos de cadeia?

A que pais você se refere? No mundo atual, no planeta terra, creio que você não consegue citar nenhum país que tenha seguido as teorias que estes economistas pregam, mas todos querem que os outros as sigam. Certamente esse país não fica na Europa do estado de BEM ESTAR SOCIAL ou dos U.S. do PROTECIONISMO AOS PRODUTOS AGRICOLAS? Talvêz esse país fique na Africa, ou na Ásia…

Desses que você citou eu só li Marx, você poderia me dizer qual parte da obra dele você realmente leu e dizer qual ponto você discorda? O resto eu concordo que realmente não são exemplos a serem seguidos, mas o Stalin não é pior do que o Bush.

( off-topic: Abro um parenteses no tópico para recomendar o filme www.zeitgeistmovie.com, é um documentário americano distribuido gratuitamente pela internet, fala sobre religião, 11/9 e “economia”. É realmente impressioante. )

Ainda citando o PROER, se um presidente dá dinheiro ao povo ele é populista, se dá a banqueiros é estadista, é isso? Seria melhor continuarem com funcionários terceirizados, então? Melhor pra quem? Melhor, porque seria mais barato ou melhor porquê é mais fácil de beneficiar empresários financiadores de campanha?

Porquê o presidente neoliberal teve PIB negativos e o presidente ignorante teve PIB de 6,2% seis anos após a saida do neoliberaloide?

Se TODOS os indicadores sociais e econômicos estão melhores na atual gestão, será que não está na hora de uma revisão de conceitos?

Uma coisa é certa, com o aquecimento da economia, que está ocorrendo no governo do ignorante, sem-dedo, sindicalista, analfabeto, nordestino ( esses adjetivos não falam, mas pensam. Bom, aqui em SP alguns <cought>Serra<cought> falam ), vai permitir que, quem tiver interesse, re-negocie a própria situação um pouco melhor.

O que constroi grandes nações é a integridade e a honestidade. Jeitinhos para burlar impostos e a lei, não.

Abraços,

S

O mais forte não não mata o mais fraco. Ele simplesmente sustenta o mais fraco. O problema é que do jeito que as coisas vão, os mais fortes serão sufocados pelos mais fracos, e depois quem sustenta os mais fracos?

O mais forte não conseguirá sustentar os mais fracos com uma arma apontada para sua cabeça. Não conseguirá produzir riquesas a base de chicote e sabendo que o que ele produzir terá que repartir com milhares.

Discordo. Não existe forte e fraco, existem perfis diferentes que se complementam e que precisam 1 do outro. Não existe empresário sem empregado nem empregado sem empresário. Não é uma relação de submissão ou de força, é de hierarquia organizacional e ajuda mútua.

saoj

Seus argumentos são bons, pelo menos são educados e tentam seguir uma linha lógica.

Não vou entrar no confronte de idéias, porque isso não vai acabar nunca, vai virar flame, etc. E tb porque me cansei um pouco de falar tanto… Acho que o meu recado já foi passado…

Só vou falar três coisas:

1. Países como: Chile, Coréia do Sul, Hong Kong, Singapura, cresceram muito mesmo com o modelo neo-liberal e estão anos luz na frente do Brasil em termos de edução e qualidade de vida.

2. "O país do mundo hoje mais próximo do minarquismo, segundo os adeptos desta teoria, é Hong Kong, porque tem a melhor proteção da propriedade privada no mundo, a segunda menor carga tributária e praticamente não existem tarifas de importação e exportação. Durante os 99 anos (1898-1997) em que foi administrada sob o conceito minarquista Hong Kong se tornou uma ilha de prosperidade e riqueza, em forte contraste com a República Popular da China, dirigista e estatista. Tal foi o sucesso obtido pela filosofia minarquista que a República Popular da China decidiu conceder status autônomo ao território quando esse foi transferido de volta a seu controle, em 1997. Outras economias Asiáticas, notadamente os “Tigres Asiáticos”, adotaram políticas semelhantes de baixas tarifas, governo enxuto, e confiança na economia de mercado. Talvez o melhor exemplo seja o de Singapura. Com isso obtiveram sucesso econômico que economias fortemente dirigidas como Brasil, Índia e China, não conseguiram replicar.

Historicamente, o país mais próximo do minarquismo pura foram os Estados Unidos da América durante o periodo de 1780 até 1913. Durante este período os EUA se transformaram de uma economia rural e primitiva, que possuía menos de 1% do volume de produção global, para o país mais rico e industrializado do mundo, com um terço da produção industrial global." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minarquia

Se vc acha isso justo e digno, é um direito seu, mas eu não acho nem um pouco: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/09/06/executivo_ja_tem_mais_de_1_milhao_de_servidores-548115481.asp

1. As melhorias que estamos observando no governo Lula são totalmente artificiais e insustentáveis. Qualquer país pode melhorar se auto-fagocitando, como foi o caso da Argentina por exemplo. Mas com o estado do tamanho que está e com a carga tributária do tamanho que está, logo, logo a bomba vai explodir. Todo país socialista começa bem, mas no médio/longo prazo simplesmente implode. O parasita acaba matando o hospedeiro. Isso está provado na história (coreía do norte e coréia do sul / alemanha oriental e ocidental), mas se vc acha diferente, ok, posso respeitar.
saoj

Discordo. Não existe forte e fraco, existem perfis diferentes que se complementam e que precisam 1 do outro. Não existe empresário sem empregado nem empregado sem empresário. Não é uma relação de submissão ou de força, é de hierarquia organizacional e ajuda mútua.

Empregado sempre existirá pois seres humanos que precisam (e devem) trabalhar honestamente sempre existirão. Se há gente/população há empregados.

Agora empresários nem sempre existirá. Tente abrir uma empresa no Brasil e tire suas próprias conclusões. E quanto menos empresários menores são os salários. E o governo não produz nada, ele parasita quem o faz. Tire o empresário da equação e todos morrem. Ou vc acha que é só imprimir dinheiro?

Meu blog explica bem isso: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/241.page

O problema dos socialistas e dos anti-neoliberais é que eles acham que existe fartura e abundância no mundo, e que basta um iluminado qualquer para reparti-la. Não conseguem entender o óbvio: riquesa e bem-estar não dão em árvore. Alguém precisa criar isso. O ser humano tem uma super-população, ou seja, não sobrevive na natureza de forma naturalmente. Alguém tem que trabalhar e assumir esse ônus.

Marx falou a seguinte pérola: Vc deve produzir conforme a sua capacidade e ganhar conforme a sua necessidade. Então peguemos os caras do Google e repartimos a sua fortuna com os outros mais necessitados e totalmente menos capacitados. Isso é simplesmente a inveja ao invés da justiça. Se fosse possível, tudo bem, em nome de “Deus” (não acho que Deus gostaria disso…), vá lá. Mas o problema é que isso é inviável e qualquer sociedade com esse pensamento simplesmente morre (se auto-destrói).

danieldestro

É muito fácil velejar o barco quando o vento está a favor. Quando ele sopra contra, quero ver para onde o “navegante” consegue levar o barco.
Lembro de um país sul americano que teve o crescimento do PIB maior apenas que o Haiti em guerra civil. E não faz muito tempo.

S

Ok, sendo breve:

1o - HK e Singapura tem condições geopolíticas bem distintas da nossa, não serve como referência para um país continental, senão era só transformar isso aqui em paraiso fiscal ai todos nós moraríamos nas Bahamas.

2o - Se o problema é a carga tributária, vejam: No início do governo FHC = 26% do PIB, ao final do governo FHC=36% do PIB. Carga atual = 36% do PIB. O que cresceu é a base, não a aliquota. Pesquisem e comprovem.

3o - Todo mundo conhece Karl Marx por fofocas, mas quem LEU de fato ? Eu não acredito em fofocas e o que eu lí não é nada nem parecido com essa “pérola” acima. Quem tiver curiosidade pelo assunto, os livros não são enciclopédias, são bem pequenos e podem ser lidos em poucas horas.

4o - Água é bom? Claro, mas até água em excesso é veneno ( não é uma força de expressão, é veneno mesmo ). O mesmo se aplica a teorias econômicas de esquerda ou direita. Quem fala algo, tem uma opinião e/ou um interesse. Os ditatores justificaram seus atos nas teorias socialistas que não tem nada a ver com homicídio, e os mesmo que propagam as teorias neoliberais radicais as jogam no lixo ao mesmo tempo que pregam que outros a sigam quando é de seu interesse. O importante é não sermos ingênuos e pensarmos sobre o assunto.

5o - O mundo na época do Bill Clinton foi céu de brigadeiro perto do que foi o mundo na era Bush. E se o que faltava para se testar as políticas atuais era uma crise, estamos passando por uma pra ninguém botar defeito. Vamos ver como iremos estar, e se estivermos bem ao final, vamos ver quais opiniões vão estar as mesmas e quais vão ter mudado.

Abraços!

PS: É gente, eu sei que ficou um pouco off-topic, mas as vezes é irresistível… :wink:

danieldestro

O fato do governo atual ter aumentado (dobrado) o COFINS, o IOF e outros tributos não entra nesta conta?

celso.martins

danieldestro:
É muito fácil velejar o barco quando o vento está a favor. Quando ele sopra contra, quero ver para onde o “navegante” consegue levar o barco.
Lembro de um país sul americano que teve o crescimento do PIB maior apenas que o Haiti em guerra civil. E não faz muito tempo.

IMHO, me desculpe, isso é hipocrisia de direitista. O governo do “barbudinho ignorante” passou por mais crises do que o governo do FHC. Isso sem contar com o governo do nosso “ilustre” Collor de Melo.

Concordo em parte com o saoj. Não devemos trabalhar para sustentar os menos favorecidos. Mas, creio eu, devemos trabalhar para nós mesmos e, ao mesmo tempo, ensinar o caminho a quem não sabe. É a velha história do “ensinar a pescar”. Se o cara não quer, o problema é dele, do governo e de nós mesmos, já que, provavelmente, seremos assaltados, sequestrados, etc na primeira oportunidade. O simples fato de ignorarmos um fato, não implica na sua ausência. Isso é filosofia. Nas grandes cidades, não existe mais a história de pobre de um lado e rico de outro. Os dois lados, simplesmente, coexistem no mesmo espaço.

Convenhamos, imagina um cara que mora na favela, acorda as 5hs para trabalhar, chega as 22hs em casa, ganha um salário mínimo por mês e ve um “fogueteiro” que tem a metade da idade dele e ganha 4x o que ele ganha? Cá entre nós, me parece que a tentação é grande demais. Só os “fortes” resistem, tentam estudar e melhorar de vida para SAIR da favela. Acho que isso é fato em todas as grandes cidades brasileiras.

Noutro dia apareceu uma reportagem sobre a entrada de crack na comunidade rural. Muitos diriam: “É ignorancia!”. Eu pergunto: “Será?”. Porque tem outra centena que não usa nada, contrapondo a centena que usa? Essa centena “careta” dizendo direitinho os malefícios da droga? Dizendo que o cara “dá um gás” em um dia e no outro não se aguenta de pé?

Tem muita gente (e acreditem, eu conheço) que tem a maior força de vontade de crescer, mas a mãe, alcóolatra, acabou com os neurônios do cara ainda na gravidez. O pai, ao invés de estudo, deu porrada e mandou ir para rua vender bala, limpar para-brisas ou fazer malabaris no sinal. Esses caras, são vilões ou vítimas?

Não adianta, o problema social também é nosso e não adianta enfiar a cabeça num buraco, como um avestruz, e “fazer de conta” que só acontece com o vizinho. O problema é nosso. Um povo corrupto, só pode ter um governo corrupto. Essa para mim é uma das maiores verdades do mundo. Se você dá uma “cervejinha” para o guarda para não te multar, você merece os deputados e senadores que tem. Qual a solução? Anda certo. Vota certo. Não vota por um favor. E não é só camiseta. Outro dia um amigo, bem de vida, veio pedir voto para um vereador amigo dele porque “o pessoal conhecido ficaria bem”. Sabe o que acho? Dane-se ele. Eu tenho condições de correr atrás do meu sustento e, graças a Deus, não pretendo votar num safado porque meia dúzia de gatos pingados (me incluindo) vão se dar bem. Todos tem que se dar bem. Essa cultura do individualismo, do eu exclusivo, é que mata a nossa sociedade.

Concordo completamente com o Sannon.

Não concordo nem um pouco com o comunismo. Concordo com alguns pontos do capitalismo e com outros do socialismo (!= comunismo). Acho que um merge das duas filosofias seria o ideal.

Abraços.

celso.martins

O fato do governo atual ter aumentado (dobrado) o COFINS, o IOF e outros tributos não entra nesta conta?

Você acha que o FHC faria diferente?

A venda da Vale por preço de banana foi um bom negócio? Ela é uma das empresas mais lucrativas do mundo.

Não concordo com todos os pontos do governo Lula, como também não acho que o governo FHC tenha sido um fracasso total. Como por exemplo, aplaudo a privatização das teles. Mas você acha que a venda de uma Petrobrás, por exemplo, seria um bom negócio?

Acho que o equilíbrio é tudo. Para mim toda extremidade é burra e acaba se perdendo nos próprios argumentos.

Abraços.

danieldestro

Concordo com muitas das coisas que escreveu, porém, a constituição garante os direitos dos “coitadinho” também.

Sobre o trecho citado acima, de que crises você fala? Só se for das crises internas que o próprio pessoal do governo dele criou (mensalão, quebra de sigilo do caseiro, dentre outros).

Sei que FHC criou a CPMF (na verdade substituiu o IPMF) e aumentou outros tributos. Mas eu credito a ele as grandes mudanças econômicas que colocaram o país num rumo mais sólido. Não vejo no Lula as mudanças. Ele pegou o bonde andando e acelerando. Agora o bixo parece estar freando. Espero, para o nosso bem, que ele saiba colocar mais tração.

celso.martins

Concordo com muitas das coisas que escreveu, porém, a constituição garante os direitos dos “coitadinho” também.

Sobre o trecho citado acima, de que crises você fala? Só se for das crises internas que o próprio pessoal do governo dele criou (mensalão, quebra de sigilo do caseiro, dentre outros).

Cara, sinceramente, fico feliz que tenha entendido o que eu disse.

Corrupção é mal do Brasil, como eu já disse antes. Não posso falar por você, mas vejo muita gente que critica a corrupção do governo e da polícia e, na primeira oportunidade, dá a tal da “cervejinha” pro guarda. Como conheço uns dois ou três que “vai para o pau” e não admite dar um centavo para a polícia.

Quanto as crises, estamos vivendo uma agora. Vamos ver como nos saimos. Quanto as anteriores, cito a que quase quebrou a Argentina, a ocasionada pelo el loco Chaves e Morales, a crise na China e desaleração da economia americana com o governo Bush.

Veja bem, não concordo com a postura do governo Lula nas questões Venezuela-Bolívia. Para mim, ele deveria ter sido mais energético. Mas até que ponto? Até que ponto temos moral para criticar a postura americana de polícia do mundo se queremos ser a polícia da América Latina?

Será que o Morales estava de todo errado? Será que o gás não pertence à Bolívia? Será que a Petrobrás (consequentemente o Brasil) não estava explorando um país menos favorecido? É fácil criticar na posição de brasileiros. Mas e se nos colocarmos no lugar deles?

A questão é complicada e, na minha opnião, merece uma análise mais profunda.

EDITADO: IMHO, o FHC segurou o plano que ele criou (e foi um dos pontos fortes do governo dele, inclusive como Ministro) com os bilhões das privatizações. O Lula ainda não vendeu nada e manteve a economia nos trilhos.

EDITADO2: Em segundo lugar, estamos vindo de uma história ditatorial muito recente. HA! E nesses eu meto o pau mesmo. A ditadura militar quase conseguiu destruir o país. Estamos votando para presidente há 18 anos. Eu não tinha a pretensão de que aprenderíamos tão rápido, principalmente com relação aos parlamentares que, para mim, são a maior corja desse país.

Abraços.

danieldestro

Mas o Lula não privatizou rodovias, estradas de ferro e hidrelétricas?

Eu também concordo com “O pior do Brasil é o brasileiro”. A gente tem o que merece.

Não sou 100%, mas faço a minha parte, e isso vai desde a carteirinha de estudante, até corrupção, ética e meio ambiente.

saoj

O cara que nasce na favela não tem direito de me assaltar, do mesmo jeito que um cara que nasce feio não tem direito de estuprar. Isso é relativismo ético: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/245.page E é fato que a natureza não é nem nunca será igualitária. Uns nascem em melhores condições que outros. Se o homem fosse um bicho, os mais fracos seria naturalmente eliminado, seriam as presas mais fáceis. Mas como o homem pensa ele entende que matar o mais fraco é imoral. Todos tem direito a vida e o dom maior do ser humano é sua mente, e quanto a isso todos nascem com o mesmo potencial.

Entendo que algumas pessoas nascem em condições totalmente desfavoráveis, mas isso não é justifica para adotar medidas e políticas suicídas, para transformar o estado nesse monstro que é hoje.

Só com o progresso é que os salários vão aumentar, a qualidade de vida e as condições humanas vão melhorar. Isso se faz incentivando a iniciativa privada, cortando impostos, reduzindo o tamanho e a interferencia do estado, e ensinando filosofia para o cara e não religião. Isso é tudo que o governo não está fazendo, muito pelo contrário. O estado é parte do problema e não da solução. Qualquer governo socialista pode prosperar no curto prazo parasitando a sociedade. Mas isso como a história já mostrou várias vezes é uma bomba relógio, e nem precisa saber história para ver isso…

Outros países fizeram isso, e aqui poderia ser feito tb. Mas isso não interessa nem um pouco aos políticos e aos religiosos. Povo consiente e com auto-estima elevada deixa de ser massa de manobra. Enquanto isso as pessoas vão continuar se perguntando: “Quem é John Galt?

celso.martins

Não disse que ele tem o direito de assaltar. Apenas mostrei uma conseqüência do egoísmo extremo. Do EU exclusivista. Todos nós precisamos de todas as pessoas. Desprezar esse fato conduz a um isolamento e a uma vida mais animal do que racional. É nisso que não concordo com a maioria dos filosofos atuais. O EU exclusivista não deve ter espaço na sociedade moderna.

Será que nasce com o mesmo pontencial? Em termos de “mente” concordo com você. Mas será que se o aparelho mediador entre a mente e o mundo exterior - o cérebro - estiver danificado não vai ser mais difícil da mente se expressar?

Nós não somos mais bichos. Pensamos. Aí está o ponto. E a caridade, o auxílio aos mais fracos não é privilégio só dos seres humanos, como você disse. As zebras protegem o quanto podem os filhotes e os doentes, durante um ataque de hienas ou leões. O mesmo acontece com os gnus, elefantes, etc.

Acredito que seja muito fácil ter esse seu pensamento enquanto somos jovens, fortes e cheio de energia. Mas o tempo passa. Um dia seremos os mais fracos. Será que esse pensamento permanecerá quando formos nós a necessitar da ajuda e piedade dos outros? Alguém diria: Ah! Eu faço uma previdência privada. Mas a questão é um pouco mais profunda do que isso. Se você for um velho rico e solitário, provavelmente vai virar um rabugento, se perdendo em si mesmo.

saoj:
Entendo que algumas pessoas nascem em condições totalmente desfavoráveis, mas isso não é justifica para adotar medidas e políticas suicídas, para transformar o estado nesse monstro que é hoje.

Só com o progresso é que os salários vão aumentar, a qualidade de vida e as condições humanas vão melhorar. Isso se faz incentivando a iniciativa privada, cortando impostos, reduzindo o tamanho e a interferencia do estado, e ensinando filosofia para o cara e não religião. Isso é tudo que o governo não está fazendo, muito pelo contrário. O estado é parte do problema e não da solução. Qualquer governo socialista pode prosperar no curto prazo parasitando a sociedade. Mas isso como a história já mostrou várias vezes é uma bomba relógio, e nem precisa saber história para ver isso…

Não confio no Socialismo e nem no capitalismo egoísta. Prefiro um merge das duas filosofias. Com o direito a propriedade, mas com o dever de consciência de ajudar o próximo. Não é sobre religião que estou falando. Já parou para pensar que poderia ser você, com uma vida inteira de pobreza e desenganos e ainda ter que ouvir filosofias indiferentes de pessoas que, provavelmente, nunca passaram uma dificuldade e proferem uma teoria embasada em um único lado do prisma.

Com relação aos salários, pelo que andei vendo nos últimos anos, a taxa de empregos cresceu e o salário médio subiu acima da inflação. Nós, uma pequena elite que provavelmente estudou em colégio particular, não sentimos tanto. Mas será que nós, que ganhamos salários de mais de 10 salários mínimos, temos que estar sempre no foco? Temos que ser os coitadinhos que não consegue nem comprar um iate ou uma ferrari? Será que quem precisa comer não tem mais prioridade?

E outra coisa. Como eu já disse, a maioria das coisas não depende só do presidente. Parece um paradoxo, mas o executivo não consegue governar enquanto tivermos essa corja no judiciário e no legislativo. Pessoas que, assim como o pensamento que você profere, são individualistas e só olham para o próprio umbigo. E será que está dando certo? Essa cultura do tenho que me dar bem?

E quanto a ensinar religião ou filosofia, é uma opinião sua. Creio que você esteja sendo bem específico: filosofia de filosofos ateus. Será que isso não é tentar fazer uma lavagem cerebral? Como a Igreja fez nos séculos passados? Impor um pensamento é deplorável para mim. Discutir idéias e deixar livre esse tal de pensamento é, para mim, a coisa mais louvável que podemos ter.

Já li esse artigo há alguns dias quando vi na sua assinatura. E, sinceramente, na minha opinião: Discordo completamente com tudo que ele disse. Não é porque ele se diz filosofo, escreve um monte de palavras bonitas que eu preciso concordar com as idéias que ele expressa. Não existe uma vírgula em que eu concorde nesse texto.

Abraços

celso.martins

Mas não melhorou? As estradas privatizadas aqui no RJ são centenas de vezes mais seguras do que as que estão por conta do governo. Hoje, você vai daqui para a região dos lagos de uma forma muito mais segura. Separa 50 paus para os pedágios e os pastéis na bera da estrada e teremos uma viagem tranquila. =)

Com relação às hidrelétricas sou bem mais reticente. Não gosto muito dessa história de gringo mexendo com nossos recursos naturais.

Mesmo assim, a arrecadação não chega aos pés do governo FHC.

Perfeito. Também não sou 100%, mas se cada um fizer a sua parte chegamos lá.

Abraços.

saoj

Se eu fosse pobre eu ia querer que as pessoas fossem neo-liberais, assim o país prosperaria e eu teria a oportuniadde de melhorar de vida e quem sabe até passar de pobre para rico. Não faltam exemplos de pobres que nasceram em condições adversas e ficaram ricos. Concordo que tem que ajudar o cara, mas isso não surte efeito. Quem gosta de viver de esmolas? Todo mundo precisa ter auto-estima… Sofrimento não é uma virtude, como alguns religiosos pregam: sofra aqui, que no céu vc terá a recompensa… Se formos para esse lado o argumento está encerrado, não pode haver um debate racional e sugiro o artigo: “O dragão de Sagan”: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/12.page

E vc fala como se o homem já nascesse com um destino traçado pra ele. A beleza da vida é que tudo é possível. Nada garante que um rico vai ser sempre rico e um pobre sempre pobre. O mundo dá voltas e só com trabalho se consegue as coisas… Não é rezando nem elegendo o Lula que eu vou prosperar, mas apenas se eu trabalhar duro…

Sem pobre, não existiria rico, e vice-versa. Alguns serão bem-sucedidos, outros não. Assim é a vida. Hoje ve ganha amanhã vc perde. Mas a justiça tem que prevalecer acima de tudo e os bem-sucedidos criarão o progresso que pelo menos irá tornar a vida dos mais necessitados digna. Pelo menos ele vai poder ter um trabalho com um salário descente.

O pedreiro americano ganha 10 vezes mais do que o brasileiro. Daí vc tira suas conclusões…

celso.martins

saoj:

Não é sobre religião que estou falando. Já parou para pensar que poderia ser você, com uma vida inteira de pobreza e desenganos e ainda ter que ouvir filosofias indiferentes de pessoas que, provavelmente, nunca passaram uma dificuldade e proferem uma teoria embasada em um único lado do prisma.

Se eu fosse pobre eu ia querer que as pessoas fossem neo-liberais, assim o país prosperaria e eu teria a oportuniadde de melhorar de vida e quem sabe até passar de pobre para rico. Não faltam exemplos de pobres que nasceram em condições adversas e ficaram ricos.

E vc fala como se o homem já nascesse com um destino traçado pra ele. A beleza da vida é que tudo é possível. Nada garante que um rico vai ser sempre rico e um pobre sempre pobre. O mundo dá voltas e só com trabalho se consegue as coisas… Não é rezando nem elegendo o Lula que eu vou prosperar, mas apenas se eu trabalhar duro…

Sem pobre, não existiria rico, e vice-versa. Alguns serão bem-sucedidos, outros não. Assim é a vida. Hoje ve ganha amanhã vc perde. Mas a justiça tem que prevalecer acima de tudo e os bem-sucedidos criarão o progresso que pelo menos irá tornar a vida dos mais necessitados digna. Pelo menos ele vai poder ter um trabalho com um salário descente.

O pedreiro americano ganha 10 vezes mais do que o brasileiro. Daí vc tira suas conclusões…

Não acredito nem em destino. Quanto mais que ele seja eterno.

Também tenho alguns exemplos de pessoas que conseguiram sair da pobreza para uma condição melhor, como eu disse em outros posts. Mas, infelizmente, não é a maioria que tem pais conscientes (a maioria nem tem) que o coloca para estudar e não para sustentar a família. Continuo achando que você fala de uma posição cômoda. A questão desse cara não é a prosperidade do país. É o buraco negro de injustiças em que ele vive. E por causa disso muitos deles pegam em armas para lutar contra os neo-liberais hipócritas que falam da condição dele, sendo que nunca precisou jogar limão para o alto para comprar farinha.

Já leu alguma coisa sobre a história americana? E da brasileira? Tivemos os mesmos rumos? Na história você encontra a resposta pro pedreiro americano que ganha 10x o que o brasileiro ganha.

Abraços.

saoj

Vc fala como se eu e todo mundo que trabalha honestamente fossemos culpados por isso. Não falo pelos outros mas eu tenho plena e total consiência que eu não sou culpado por isso. O fato de o país ser pobre é fruto da filosofia do povo desse país, que cultua a dependencia, o coletivismo, o paternalismo, o “Deus ajuda” e por aí vai… Progresso não aparece por reza e pena… Alguém precisa criá-lo para o pobre largar os limões…

Vc já ouviu falar em Serra Leoa? Em Afeganistão?

Imagina eu ou vc lá, quanto nós ganharíamos? Seria uma baita “injustiça” né, programadores capacitados ganhando salário de fome ou um prato de comida. Ou queremos um país próspero e sustentável baseado no trabalho e na justiça meritocrática ou vamos ficar se auto-destruindo, incentivando a dependencia. Não questiono a moralidade disso (mais difícil num país altamente religioso) mas sim a eficiência (mais fácil basta usar lógica).

E nada justifica pegar em armas para sair matando e roubando os outros. Se eu nasço feio eu posso estuprar? Se eu tenho fome eu posso roubar? Isso é o relativismo ético do tudo é permitido dependendo da circunstancia: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/245.page Isso eu acredito que vc vai concordar comigo…

celso.martins

saoj:

A questão desse cara não é a prosperidade do país. É o buraco negro de injustiças em que ele vive. E por causa disso muitos deles pegam em armas para lutar contra os neo-liberais hipócritas que falam da condição dele, sendo que nunca precisou jogar limão para o alto para comprar farinha.

Vc fala como se eu e todo mundo que trabalha honestamente fossemos culpados por isso. Não falo pelos outros mas eu tenho plena e total consiência que eu não sou culpado por isso. O fato de o país ser pobre é fruto da filosofia do povo desse país, que cultua a dependencia, o coletivismo, o paternalismo, o “Deus ajuda” e por aí vai… Progresso não aparece por reza e pena… Alguém precisa criá-lo para o pobre largar os limões…

A questão não é a esmola. A questão é tentarmos não ser indiferentes, como a idéia que você passa. O que tento dizer é que o fato dele ser pobre e não ter condições de melhorar de vida não é um problema só dele. É nosso.

saoj:

Vc já ouviu falar em Serra Leoa? Em Afeganistão?

Imagina eu ou vc lá, quanto nós ganharíamos? Seria uma baita “injustiça” né, programadores capacitados ganhando salário de fome ou um prato de comida. Ou queremos um país próspero e sustentável baseado no trabalho e na justiça meritocrática ou vamos ficar se auto-destruindo, incentivando a dependencia. Não questiono a moralidade disso (mais difícil num país altamente religioso) mas sim a eficiência (mais fácil).

Acho que estaríamos discutindo as mesmas coisas. Só que acredito que você concordaria mais comigo. =)

Claro que a prosperidade é necessária. Sendo religioso ou não, isso é um fato. Progresso racional é essencial a todos. Em nível de sociedade, profissional e pessoal. A questão que combato é, simplesmente, a indiferença com pessoas que, muitas vezes, não tem culpa por estar nesta situação. Não ser indiferente, tentando fazer alguma coisa por ele. Não dando dinheiro, mas algo que ele possa levar consigo o resto da vida: educação moral e intelctual. Uma palavra amiga, muitas vezes, vale mais que uma moeda de 1 real. Tente fazer isso. O bem-estar que te proporciona, ver aquele cabra evoluindo, não tem nada a ver com religião.

Eu acredito em Deus, sou Kardecista. Mas já reparou que você, aparentemente ateu, falou mais em Deus e em religião do que eu? Até essa linha eu ainda não tinha escrito uma única vez a palavra Deus. =)

Abraços.

PS: EDITADO:

Eu não estou justificando. Estou contando um fato. Mais uma vez: O ato de justificarmos ou não um fato, não implica, necessariamente, na sua ausência.
Claro que não compactuo com esse tipo de atitude.

saoj

Eu sou extremista e isso tem vantagens e desvantagens. Entre preto e branco eu escolho um ou outro. Não fico no cinza… Na verdade isso é fruto apenas das minhas convicções baseadas em evidências empíricas e observação da realidade a nossa volta. Já morei fora do Brasil, e acho que isso foi fundamental na minha formação intelectual e filosófica.

Eu ajudo muita gente, mas aqueles que merecem ser ajudados. Acho que abrindo a mente do cara para filosofia estou ajudando muito mais que aqueles que falam para ele orar que Deus vai ajudar ou contar com o Lula ou com a CLT. As vezes dou dinheiro para alguém, mas deixo sempre claro que não é esmola, e sim um ato egoísta meu. Estou te dando esse dinheiro porque me dá prazer ajudar uma pessoa com os seus valores e a sua luta. Geralmente essas pessoas não aceitam, então vc tem que insistir e pedir para elas aceitarem por vc e não por elas. Existe uma diferença fundamental entre sacrifício e benevolência. No discurso de John Galt isso é explicado…

Tenho consiência que se as pessoas a minha volta estiverem melhor eu também estarei bem melhor. E é exatamente por isso que defendo o individualismo, pois o coletivismo leva a miséria, a infelicidade, a culpa e a dependência.

Mas o debate foi bom! Obrigado pelo papo.

Um abraço, Celso!

danieldestro

Porque vocês não viram antropologistas? ehehehehe…

danieldestro

FHC não pode privatizar, mas Lula pode? hehehehe…

Eu sou mais a favor das privatizações. As privatizadas viraram empresas muito mais lucrativas, modernas e prestando serviços a mais gente (não dicuto a qualidade do serviço, mas hoje todas as empresas deixaram a qualidade para tráz).

A Ingleterra privatizou todas as suas empresas.

Empresa pública só serve para maracutaias, cabide de empregos políticos e corrupção com dinheiro público.

S

danieldestro:
FHC não pode privatizar, mas Lula pode? hehehehe…

Eu sou mais a favor das privatizações. As privatizadas viraram empresas muito mais lucrativas, modernas e prestando serviços a mais gente (não dicuto a qualidade do serviço, mas hoje todas as empresas deixaram a qualidade para tráz).

A conta de 26% - 36% foi antes da queda da CPMF e de o Cofins e do IOF terem dobrado. Cofins e IOF sobre operações financeiras, diga-se de passagem. A CPMF pesava bem mais que o Cofins e o IOF, certamente.

Sobre privatizações:

O PSDB privatizou a anchieta-imigrantes da seguinte forma: reformou, duplicou, construiu pedágio e privatizou para a empresa do filho do Covas. Preço do pedágio hoje? Mais ou menos uns 16 reais / 100 quilômetros.

A privatização da Fernão Dias: depois que a empresa que ganhou reformar a estrada, com dinheiro dela, ela pede autorização para construir pedágio de 0,99 reais a cada 100 quilômetros.

A Ingleterra privatizou todas as suas empresas.

Empresa pública só serve para maracutaias, cabide de empregos políticos e corrupção com dinheiro público.

Engraçado que uma Vale, Petrobras, Telebras, etc, os “empresários” querem, né? Porquê eles não REALMENTE investem em empresas e as constrõem? Se o estado é tão ruim, pq as grandes blue chips brasileiras são estatais/ex-estatais? E o dinheiro destas privatizações?

Todo governo tem corrupção? Sim, creio que todo governo tenha, mas são diferentes níveis de corrupção e intenções.

Acho que o pior problema do Brasil é a falta de uma imprensa livre. A imprensa noticia de acordo com o interesse das empresas. Leiam, por exemplo, o Caso Veja no site do Luis Nassif www.luisnassif.com.br ou o site do PHA www.paulohenriqueamorim.com.br ou Carta Capital www.cartacapital.com.br.

Abraços,

Sannon

danieldestro

O preço do pedágio das federais não é auto-sustentável. Logo o preço explode.

S

Só 1 pergunta.

Você afirma isso baseado em quê?

ramilani12

danieldestro:
Eu não trabalho, mas PRESTO SERVIÇO para mesma consultoria há quase 8 anos, além de projetos para outros clientes.
Não me considero um funcionário e estou muito bem assim, obrigado!
O Governo só olha para o próprio umbigo e não para as reais necessidades da população.

Exato Daniel e assim que deveria funcionar essa separação entre funcionário e prestador de serviço…

B

no caso da petrobras porque apenas ela tem o direito de explorar petróleo em território nacional :wink:

quanto ao dinheiro de privatizações normalmente é usado pra pagar dívidas… as dos bonitões que fizeram obras faraonicas no passado.

S

bobmoe:
Sannon:

Engraçado que uma Vale, Petrobras, Telebras, etc, os “empresários” querem, né? Porquê eles não REALMENTE investem em empresas e as constrõem? Se o estado é tão ruim, pq as grandes blue chips brasileiras são estatais/ex-estatais? E o dinheiro destas privatizações?

no caso da petrobras porque apenas ela tem o direito de explorar petróleo em território nacional :wink:

quanto ao dinheiro de privatizações normalmente é usado pra pagar dívidas… as dos bonitões que fizeram obras faraonicas no passado.

Desde 1995 a Petrobrás não tem mais o monopólio. http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=petrobras+quebra+de+monop%C3%B3lio&meta=

Lamento mas não foram pagas dívidas de ninguém do passado… http://www.economiabr.defesabr.com/economia_hoje.htm

Cada vez mais eu vejo que é realmente mais fácil quebrar um Átomo do que um preconceito…

danieldestro

Exato! Os preconceitos de ambos os lados.

victorwss

E que tal privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e as Universidades públicas?

Espero nunca ver isso acontecer.

paulog

Olha, se privatizarem o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal pelo menos não vai ter mais sigilo bancário de caseiro sendo quebrado (ou vai?)…

Já é alguma coisa.

:slight_smile:

marcelomartins

Me metendo na conversa, e falando de governos, vamos analisar os Y.

Gosto de avaliar os governos pensando em Y. Que é uma teoria que eu criei e tenho utilizado muito.

Voltando ao passado.

Governo Collor: acredito que o governo Collor teve um Y importante, que foi a abertura do mercado brasileiro. Analisamos, ele poderia ter deixado tudo como estava, não ter mexido na politica de importação do pais. Esse seria um caminho do Y. O outro caminho do Y era escolher abrir o mercado brasileiro para importações. Ele (o governo) ESCOLHEU fazer diferente, escolheu mudar, e melhorou a vida no pais. Talvez ele tenha ganhado alguma coisa com isso, talvez ele tenha ganhado dinheiro de empresas estrangeiras, mas como eu não posso provar nada fico na minha. Ficou provado que durante a campanha utilizou alguns milhões ilegais e sofreu o impeachment.

Governo Itamar: o maior Y de todos os tempos. Junto com o FHC criaram o Plano Real que acabou com a inflação de 50% ao mes no Brasil. Quem viveu antes dessa época sabe das piadas do tipo: “ah, só faço isso quando acabar a inflação”. Se referindo que isso nunca aconteceria. O Governo poderia não ter feito nada, poderia ter escolhido o caminho de dizer: quando eu cheguei já tava assim, mas escolheu tentar e deu certo.

Governo FHC: surfando pelo plano Real, não foi dificil se eleger. Acredito que o maior Y do governo FHC foi as privatizações, que foram excelentes para o Brasil. Aqui no RS, tem gente que pensa que o pobre governador Antônio Brito privatizou a CRT, sem nem querer saber que quem fez isso foi o governo federal, no caso o FHC. (Hoje o Antônio Brito é diretor da Claro, empresa do homem mais rico do mundo, enquanto outros governadores que passaram por aqui não conseguiriam emprego nem de porteiro do prédio que trabalho, no mínimo, teriam que tirar o BIGODE :wink: ). O governo poderia não ter feito nada, poderia escolher o caminho de deixar o telefone custando 2 mil reais e demorando 2 anos para receber. Já tava assim quando eles chegaram. Mas escolheram mudar. Talvez eles tenham ganhado dinheiro com isso, mas como eu não posso provar nada, fico na minha.

Governo Lula: Alguém pode me dizer quais as escolhas do governo Lula? Quais são os Y do governo federal? Eu tenho certeza que se o Pais estivesse a 6 anos sem presidente nos estaríamos com os mesmo “indicies melhores em todas as areas”. É reu confesso por ter utilizado BILHÕES ilegais durante a campanha. Se o pais fosse sério já tinha sofrido o impeachment.

Desde que eu descobri a politica de verdade tenho me desiludido com ela. Isso foi em algum momento a uns 10 anos atrás. Muita gente vende o voto e quem tem dinheiro se elege. O próprio Lula só se elegeu depois que o PT se transformou no partido mais rico do Brasil. Mas a pior coisa é discutir politica com pessoas INCOERENTES.

E por INCOERENTES são TODOS que apoiam o Lula, Chaves, e essa corja e se escondem atrás de um cara chamado Marx. Se escondem porque não tem como provar que suas idéias INCOERENTES FUNCIONAM. Marx disse isso, Marx disse aquilo. Marx já governou um pais? Já aplicou as idéias dele em algum lugar. Eu digo, no mundo real, com pessoas egoistas (governantes, governados, e quem sobrou), não funciona. NÃO FUNCIONA.

O Saoj deu exemplos, é assim que se discute.

E INCOERENTE, é dizer que o FHC não pode privatizar estrada. O lula pode cobrar uma pequena quantia pra ti passar por um pedaço de terra que era teu. O FHC não pode criar imposto que incide sobre a movimentação financeira, o Lula pode verificar se o imposto de renda está correto atravéz da cobrança de um imposto sobre movimentação finandeira.

A Yeda (PSDB) não pode tentar aumentar o ICMS do RS. Teve manifestação na frente do governo.

O Olivio (PT) pode, TRES VEZES.

INCOERENCIA. INCOERENCIA.

Aqui no Sul a gente sofre. Tenho pena do Fogaça, vai apanhar que nem cachorro.

luistiagos

qdo vi o topico teria certeza q ao final o assunto seria totalmente outro… e acertei…

S

Incoerente mesmo é quando as opiniões são apresentadas como fatos concretos e os fatos concretos simplesmente não aconteceram.

Apenas para citar 1 exemplo, extraido do Wikipédia, Verbete Olívio Dutra:

“… e sem maioria na Assembléia Legislativa, sofreu derrotas como a não aprovação do aumento do ICMS. …”

O resto que você escreveu nem vou contra argumentar porquê é você expondo a sua opinião, e a minha eu acho que já expus o suficiente.

Sinceramente, eu acho que existe realmente muita coisa a se criticar no governo atual que é medíocre na minha opinião, mas eu não consigo concordar com nenhuma das críticas que são apresentadas aqui, justamente por falta de coerência.

Abraços!

marcelomartins

Sim, você esta apenas comprovando que eu estava certo. Foi exatamente isso que eu falei. Vou colar aqui embaixo de novo:

Marcelo Martins:
A Yeda (PSDB) não pode tentar aumentar o ICMS do RS. Teve manifestação na frente do governo.

O Olivio (PT) pode, TRES VEZES.

Desenhando: A governadora Yeda tentou aumentar o ICMS do RS. Não conseguiu. Durante a tentativa teve VÁRIAS manifestações por integrantes da oposição (leia-se PT).

ANTES disso, no governo Olivio Dutra, ele tentou por TRES VEZES e também não conseguiu.

No governo olivio para o PT era certo. No governo Yeda para o PT era errado.

Isso é INCOERENCIA.

Isso é FATO.

Isso não é OPINIÃO.

(entra vinheta com musica forte).

felipeguerra

Marcelo, isso é inerente à democracia. Oposição esbraveja mesmo…

O problema é quando isso não é ético!

Adoro uma polêmica… :twisted:

S

Marcelo,

Quer dizer que o PSDB votou contra o aumento no ICMS quando era oposição e quando virou situação ele acho que poderia aumentar o imposto! ( platéia ao fundo exclama um “Ohh” de indignação e espanto )

É claro que a minha afirmação acima foi tendenciosa.

Sim, o que você escreveu não deixa de ser um fato. Li o seu post com mais cuidado para ver onde eu tinha entendido errado, talvêz por ler rapidinho, mas eu poderia ser 20x que eu iria entender a mesma coisa que eu entendi da primeira vez. Sua crítica ao PT valeu de forma idêntica ao PSDB.

[quote=felipeguerra
[/quote]
Concordo plenamente. A questão é realmente até onde é ético fazer “oposição sistemática”, que é o que o PT fez antes e o que o PSDB faz agora.

[quote=felipeguerra

Adoro uma polêmica… :twisted: [/quote]

Eu tbm :smiley:

Bom, que já enjoou do assunto pode sempre usar o “unwatch”, né…

Thiago_Senna

permitam-me um pitaco:

Engraçado como em 2006 um certo candidato a presidência que fora derrotado por Lula não conseguiu nem chegar no segundo turno das eleições para prefeito de 2008. Interessante como a opinião dos paulistanos oscilam, pois nas eleições presidenciais os paulistanos votaram nele em massa.

Engraçado que na hora de falar que um analfabeto e desinformado não sabe votar muitos falam de boca cheia. Mas olhar para o próprio nariz ninguém olha.

marcelomartins

Erro de novo.

O PSDB votou contra quando o Olivio tentou o aumento do ICMS e o PSDB votou contra quando a Yeda tentou o aumento do ICMS.

Projeto de aumento de alíquotas sofre derrota UNANIME. Os deputados do PSDB também votaram contra a Yeda do PSDB

Mas o PSDB não é santo. Ninguém é. Sou COERENTE.

Já dei meu recado, assunto encerrado pra mim.

:slight_smile:

felipeguerra

Em São Paulo, vc pode analisar alguns pontos para se ter uma idéia do jogo político:

1 - Estado mais rico e, portanto, mais reacionário do país;

2 - Mídia alinhada e militante;

3 - População extremamente preconceituosa, um exemplo:

Quase cinco da tarde, na região dos Jardins. O filho de um amigo chega da votação com três colegas. O rapaz é o único que votou em Marta Suplicy. Dos colegas, dois preferiram Kassab. O outro votou em Geraldo Alckmin.

• Na verdade, eu e toda minha família somos malufistas, mas o Kassab é o único que pode ganhar dessa “vaca” da Martaxa ? diz Paulo (vamos chamá-lo assim), exaltado.

• Sim, as taxas devem ter prejudicado muito sua família… ? pondero.

• Meu pai fez a empresa dele sem ajuda de ninguém. A gente ta cansado de pagar os impostos que o PT inventou. Cada dia tem um imposto novo.

• Que imposto novo?

• Vários.

• Mas quais?

• Vários. Tudo para sustentar vagabundo nordestino. E olha que eu não sou nem um pouco racista. Tenho até amigo japonês, negro, de todo tipo. Mas com esse negócio de bolsa, o cara se acostuma a não trabalhar e fica tomando cachaça o dia inteiro. É preciso ensinar o cidadão a pescar, e não dar o peixe.

Fonte: Viomundo

4 - Um governador que quer chegar a presidência de qualquer forma (e provoca um racha no próprio partido):

Por enquanto é isso…rs

celso.martins

Cara(s) o Lula manteve o país nos trilhos. Em 2001 apareceu uma Regina Duarte desesperada e hipócrita na televisão dizendo que estávamos perdidos se o Lula ganhasse. Não aconteceu. Isso é fato. Nos livramos do FMI. Isso é fato. Passamos por diversas crises sem recessão e com aumento de emprego e renda. Isso é fato. A máquina do governo é gigantesca, os impostos são necessários. Isso é fato e não é novo. O Lula tem culpa no cartório quanto ao aumento da máquina do governo. Isso é fato. Se ele quisesse reduzir a máquina, o congresso e o senado não deixariam. Isso é fato. Se tentasse acabar com auxílio-paletó, auxílio-moradia e outros absurdos a câmara e o senado não permitiria. Isso é fato. Como eu disse, o Lula não é uma unanimidade (como nenhum é), nem concordo 100% com o governo dele, mas fez o país crescer sem vender nossos recursos naturais, como fez o FHC com a vale. Cadê o dinheiro da vale? Foi usado para manter o dólar, manter o governo e manter as famílias deles. Quando o dinheiro acabou e o FHC viu que o “seu pupilo” não assumiria, o que ele fez? Quase destruiu 8 anos de trabalho dele mesmo. Só para deixar o PT ferrado. Isso é mau-caratismo. Isso é anti-ético. Isso não é pensar no Brasil. Isso é fato.

O governo Collor de Melo não abriu nada. Quem começou a abertura foi o governo Sarney. Não foi condenado apenas pelos absurdos de campanha. Foi condenado porque “surrupiou” milhões das poupanças e somente hoje estamos voltando a ver algum dinheiro. Um absurdo, na minha opnião, alguém ainda tentar achar alguma coisa boa no governo desse safado… mas concordo que não é um absurdo para a direita tentar justificar seus próprios absurdos.

No governo Itamar, só posso dizer isso: HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHA
Ele não governou, quem governou foi o FHC. Isso era, inclusive, motivo de piada na época.

Quanto as privatizações, se repararem bem nos meus posts anteriores, perceberam que falei que:“Fui muito a favor da privatização das teles”. Não gosto de gringo mexendo com nossos recursos naturais, só isso.

Quanto as estradas, também elogiei a privatização. Disse que melhorou. Não disse que no governo de um pode e no outro não pode.

E com relação a oposição, também só posso dizer isso: HUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHA
O maior exemplo disso é a direita que passou a criticar os pacotes que o próprio governo dela colocou em votação, só para tentar prejudicar. Eu vejo caciques do PSDB, PMDB, PFL… errr… DEM criticando coisas que até 2002 apoiavam. Qual o nome disso? Hipocrisia.

Como já disse também, não compactuo com todas as idéias de Marx. Mas acho que podemos extrair coisas boas. Como também do capitalismo. Para mim o equilíbrio é tudo, como naquele símbolo chinês ying-yang, xing-ling, sei lá. Quem tende a uma das extremidades tende a cuspir besteiras como elogiar alguma coisa do governo Collor.

Em quase todos os escândalos no senado e na câmara, a direita é maioria. Inclusive no espisódio do mensalão. Os mentores eram do PT, mas o que tinha de deputado e senador de direita envolvido, não está no gibi.

Resumindo:

Pontos fracos, IMHO:
Lula: Não gosto da política de alianças, do morde e assopra, de ter inflado a máquina do governo para se cercar de gente que governaria por ele e acho que ele deveria ter sido mais energético em alguns casos.

FHC: Pensamento elitista. Muito apoio a bancos e empresários e quase nenhum à população. Típico político no estilo de Maluf e muito bem representado por Agildo Ribeiro.

Erro fatal dos dois e de todos os outros: Não investiram em educação e saúde como acho que deveriam. Sabe porque? Por que um país ignorante e doente é mais facilmente manipulado. Simples assim.

Abraços.

paulog

marcelomartins só uma coisa:

Palmas para você.

Nunca tinha visto um comparação tão perfeita.

danieldestro

Eu já fui muito de ideologia partidária, mas perdi esse tom, senão já estaria inflamado agora. Inclusive já fui processado por um político por me envolver com isso e buscar defender os interesses públicos ao invés dos particulares (os dele) - mas no fim não deu em nada. Tenho minhas convicções e NÃO VOTAR no PT é uma delas. Mas são minhas, baseadas em minhas experiências de vida.

Mas ao longo do tempo só percebi que “torcer” por um partido político, um personagem político ou algo assim, é como torcer para um time de futebol. Não há razão ou lógica, apenas emoção, coração.

Todos fazem igual e diferente, todos fazem mal e fazem bem. Mais mal do que bem. Todos acertam e erram. Erram mais do que acertam.

A gente é quem sofre nisso tudo. Mesmo que tenhamos engajamento político e ideológico, sofreremos eternamente na mão desta laia corrupta, viciada e arranjada.

E sabem porque? Porque nós todos somos assim!

O brasileiro é por natureza corrupto e mal intencionado. Ou vocês discordam?

Edufa

danieldestro:

Eu não concordo…
Mas qto vc quer para q eu concorde com vc ? risos

celso.martins

danieldestro:
Eu já fui muito de ideologia partidária, mas perdi esse tom, senão já estaria inflamado agora. Inclusive já fui processado por um político por me envolver com isso e buscar defender os interesses públicos ao invés dos particulares (os dele) - mas no fim não deu em nada. Tenho minhas convicções e NÃO VOTAR no PT é uma delas. Mas são minhas, baseadas em minhas experiências de vida.

Mas ao longo do tempo só percebi que “torcer” por um partido político, um personagem político ou algo assim, é como torcer para um time de futebol. Não há razão ou lógica, apenas emoção, coração.

Todos fazem igual e diferente, todos fazem mal e fazem bem. Mais mal do que bem. Todos acertam e erram. Erram mais do que acertam.

A gente é quem sofre nisso tudo. Mesmo que tenhamos engajamento político e ideológico, sofreremos eternamente na mão desta laia corrupta, viciada e arranjada.

Concordo em gênero, número e grau. Acho que deveríamos observar as coisas com o olhar da razão e não da emoção. Combatemos um cabra de um partido aqui e amanhã ele está aliado com o partido que você defende, ou até mesmo se filiando a ele. Prostituição.

Já fui ferrenho defensor do PT e anti-PSDB e anti-PFL, PMDB etc. Creio que eu tenha amadurecido um pouco e hoje o voto vai para o menos corrupto e que tenha se envolvido em menos escândalos. Que tenha feito mais, ou que seja totalmente honesto, ainda desconheço um único sequer. IMHO, antes que tentem gritar alguma coisa, Heloisa Helena é doida, assim como o falecido Enéas. =)

Não ganhamos nada defendendo um lado ou outro. Muito pelo contrário, perdemos. O Brasil todo perde.

Só quando o povo começar a analisar, pesquisar, estudar antes de votar, para localizar qual canditado vai fazer o melhor para toda a sociedade, esse país começará a melhorar. Temos que parar de pensar no próprio umbigo e/ou votar em um cara porque é de um partido ou de outro. Como eu disse, a política é prostituida.

Melhorando o país como um todo, melhoraremos todos juntos.

Abraços

L

Enquanto isso…

http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/multi/2008/10/06/04023164E4A91326.jhtm?no-inicio-do-2-turno-marta-promete-banda-larga-gratuita-04023164E4A91326

Não deixem de assistir o vídeo…

ddduran

lavh:
Enquanto isso…

http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/multi/2008/10/06/04023164E4A91326.jhtm?no-inicio-do-2-turno-marta-promete-banda-larga-gratuita-04023164E4A91326

cara, tem gente que não tem vergonha de iludir as pessoas mesmo, só quem já tem acesso a internet vai acabar sendo beneficiada

danieldestro

Para ter acesso a internet, tem que ter computador. Aquelas pessoas do vídeo ao menos tem isso?
O PT (e os petistas) são engraçados. Eles condenam as atitudes elitistas dos outros. Mas, e as deles?
De social, isto não tem nada. Não adianta ter inclusão digital se você nem tem inclusão social ainda.

L

ddduran:
lavh:
Enquanto isso…

cara, tem gente que não tem vergonha de iludir as pessoas mesmo, só quem já tem acesso a internet vai acabar sendo beneficiada

ddduran, acho que nem isso viu.

Se isso sair do papel, vai ser assim:

-A internet que eles vão dar vai ser uma porcaria, pior que linha discada, você vai ter que continuar pagando a sua internet normal, mas por causa dessa maldita internet de graça, o seu imposto vai subir em 40% pra pagar os custos.

Queria ver qual o planejamento desse projeto, mas provavelmente isso não existe.

danieldestro

Acabei de mandar a seguinte mensagem no “contato” do site da candidata Marta:

Vamos ver se recebo uma resposta.

Acho que isso que deveríamos fazer. Cobrar!

Consciência é tudo. Não adianta prometer se não podem cumprir.

Ela tbm diz que, junto com o Lula, vão fazer o Metrô. Mas o Metro não é de responsabilidade do governo estadual???

luistiagos

ja virou politica isto aqui…
pois bem falando de eleições e politica… o melhor mesmo e votar nulo… pois é uma vergonha a maioria é tudo um bando de vagabundo… e é uma palhaçada neste pais o voto obrigatorio… pq tem as pessoas que são muito facilmente manipuladas e são estas pesoas que fazem estes bando de vagabundos entrarem no poder… o voto tenque ser opcional… vota quem quer assim como é nos EUA!

Criado 29 de setembro de 2008
Ultima resposta 8 de out. de 2008
Respostas 149
Participantes 57