Sun.com, 12º domínio mais antigo do mundo, vai sair do ar

39 respostas
thiago.correa

Interessante, não sabia que o domínio foi um dos “primeiros” a ser registrado!

Terra:
O domínio www.sun.com, da Sun Microsystems, será desativado no dia 1 de junho. O endereço é o 12º site a ser registrado no mundo, em 19 de março de 1986. A Oracle comprou a Sun no ano passado por US$ 7 bilhões, e desde então vem removendo os conteúdos do Sun.com do ar.

Segundo o blog oficial OTN Garage, da Oracle, a maioria do material publicado nos sites da Sun - incluindo o OpenSolaris.com - já migrou para os servidores da Oracle e integrado ao seu site.

Falta apenas o material relacionado a uma lista de compatibilidade de hardware, que os engenheiros estão “trabalhando em uma solução”, de acordo com a OTN Garage. Ao acessar sun.com hoje, o usuário é redirecionado para uma página da Oracle.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4997968-EI12884,00-Suncom+dominio+mais+antigo+do+mundo+vai+sair+do+ar.html

[nostalgia mode=“on”]

39 Respostas

lgi2020
gilmatryx

É capaz de no Java 8 a implementação do JDK e afins já sair com os pacotes sun renomeados para com.oracle.
Será?!

G

gilmatryx:
É capaz de no Java 8 a implementação do JDK e afins já sair com os pacotes sun renomeados para com.oracle.
Será?!

Nos headers das últimas versões do 1.6 já tem “ORACLE PROPRIETARY/CONFIDENTIAL” ao invés de Sun.

deniswsrosa

Opa! ótima oportunidade para comprar o domínio, imagina quanto ainda não deve ter de acessos e pagerank!!??

PS: É uma piada, pois obviamente este domíno nao vai ser disponibilizado tao cedo.

paulohbmetal

gilmatryx:
Será?!

É mas aí o buraco é mais embaixo…

lgi2020

Beeeeemmm mais emvaixo.

Elizeu_Santos

eu gostava da sun… e sobre oracle… preferia que a IBM tivesse comprado a sun. não sabia que era a mais antiga.
opensuse 11.4 (versão extremamente recente) o JDK official ainda faz referência a sun.

K

Falta pouco pra jogar uma pá de Cal para enterra o nome Sun, o GUJ poderia inovar colocando vermelho como uma nova era, era do Oracle, esse azul da finada Sun é legal, mas o vermelho da Oracle acho mais marcante.

Diabo_Loiro

Vamos tentar comprar ele kkk. dai coloca informações sobre o sol no site.

M

Triste… Muito triste…
Sempre achei o logo da SUN um dos mais bonitos!

Marky.Vasconcelos

Podemos colocar um count-down para o sol entrar no pico de maior atividade, acabando em 2012. :stuck_out_tongue:

chun

Se a IBM tivesse comprado a Sun , teríamos o fim do Java.

G

Bons tempos quando era fácil escolher um domínio e ele estar disponível.

pintofree

Beeeeemmm mais emvaixo.

Bem La no Fundo!!!.

Quanto a vaquinha pra comprar o dominio eu ajudo.

rdsilio

!

drigo.angelo

qisso?

G

Correção: o domínio da Sun é o 11° domínio registrado, sendo registrado no mesmo dia que o da IBM.

1. 15-Mar-1985 SYMBOLICS.COM 2. 24-Apr-1985 BBN.COM 3. 24-May-1985 THINK.COM 4. 11-Jul-1985 MCC.COM 5. 30-Sep-1985 DEC.COM 6. 07-Nov-1985 NORTHROP.COM 7. 09-Jan-1986 XEROX.COM 8. 17-Jan-1986 SRI.COM 9. 03-Mar-1986 HP.COM 10. 05-Mar-1986 BELLCORE.COM 11= 19-Mar-1986 IBM.COM 11= 19-Mar-1986 SUN.COM

Adelar

Fazer um robô pra ver se o domínio está disponível e avisar pra pegar quando estiver disponível :smiley:

jzaires

Interessante mesmo, nunca tive a curiosidade de saber quais foram os primeiros, mas gostei de saber.

JxtaNode

Bom dia,

O domínio www.sun.com, da Sun Microsystems, será desativado no dia 1 de Junho. O endereço é o 12º site a ser registrado no mundo, em 19 de Março de 1986.

Eu não entendo ? em 19 de março de 1986 nasceu www.sun.com alias (correcção 11= 19-Mar-1986 SUN.COM ) !

Sabendo que :

O World Wide Web (www) nasceu em 1990 na Europa : http://en.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web
E que a primeira pagina web(www) foi feita no 25 Dezembro 1990 por o britânico Tim Berners-Lee.

E a Internet Protocol Suite TCP/IP nos anos 1980 : http://en.wikipedia.org/wiki/Internet_Protocol_Suite

A questão é mas o que é este domínio : www.sun.com ? sabendo que HTTP,HTML e os sites WEB (WWW) ainda não existiam em 1986.

OK, talvez seja o domínio da @IP da Rede Internet SUN ?? E com o protocolo aplicativo chamado GOPHER (no port 70) já que HTTP (port 80) ainda não existia.

Cordialmente

Adelar

Pode ser que não havia sido liberado ainda, mas já estavam especificadas suas informações… :?
Mas agora que fui notar… o da HP é do mesmo dia que nasci :smiley:

G

A web não existia apenas por causa do HTTP, ou seja, naquela época dominios não existiam apenas para ter um site.

sergiolopes

Não sei eu tô perdendo a piada ou se o pessoal tá achando que é sério que a Oracle vai deixar o domínio livre. É óbvio que “desativar” é mais no sentido de que tudo foi migrado pro oracle.com e o sun.com vai ficar só com os redirects. Mas ninguém falou de vender nem disponibilizar o domínio.

romarcio

Eu nunca tinha pensado nessa questão de quem se registrou 1° e tal. Interessante isso. A maioria desses 11 primeiros são empresas de tecnologia, era de se esperar.

Sobre a nomenclatura nos pacotes do java 8, acho que não fariam essa mudança.

JxtaNode

Bom dia garcia-jj ,

O que eu queria dizer é que para mim esta afirmação não esta clara ao até pior esta errada (já que tem muitas erros) :

O domínio www.sun.com, da Sun Microsystems, será desativado no dia 1 de Junho. O endereço é o 12º site a ser registrado no mundo, em 19 de Março de 1986.

Para mentes não muito rigorosas, WEB (ao seja WWW World Wide Web) e INTERNET é a mesma coisa !

Mas para mim nas origens WEB (ao seja WWW World Wide Web) = HTTP + HTML definido em 1990 e INTERNET (nos anos 1969) é outra coisa (ao seja é uma rede de redes).

E claro que na rede INTERNET podem existir muitos protocolos ao nível dos aplicativos : web, mail, telnet, ftp, ssh, gopher, Archi, Wais, skype, p2p, etc …

Nesse caso a questão é vão fechar a rede da SUN :

Name:	    SUN.COM
  Address:  137.254.16.57

O vão fechar o site WEB da SUN (http://sun.com) ? Também é claro que se fecham a rede fecham o site web, mas o inverso não é verdadeiro.

Cordialmente

W

mabiel:
Triste… Muito triste…
Sempre achei o logo da SUN um dos mais bonitos!

O logo da sun era muito bom!!! Fiquei um pouco triste quando a Oracle comprou a Sun porque eu pessoalmente nao gosto da Oracle.

Trabalhei muitos anos na area de pequisa e usava maquinas Digital com tru64 e Sun com Solares, puta saudade daquela epoca. :frowning:

thiago.correa

garcia-jj:
gilmatryx:
Será?!

Nos headers das últimas versões do 1.6 já tem “ORACLE PROPRIETARY/CONFIDENTIAL” ao invés de Sun.

garcia-jj: E aí comandante!!! Inclusive no taskmanager já aparece Oracle

gilmatryx: Cara, acho difícil o refectoring acontecer devido a retrocompatibilidade, renomear os pacotes implica em mundanças nos projetos já existentes, incluindo projetos deles mesmos!

Aleksandro

Digamos que o SOL foi e encoberto … e neste caso isto é normal , aqui no brasil , o itau comprou o unibanco e nas agências do unibanco já tá com a cara do itau, o santander comprou o abn e as agências do abn estão a lá santander já, ou seja, processo normal …

Agora se for fazer a vaquinha eu to dentro … $1

R

gilmatryx:
Será?!

Eu já acho que não, devido ao fato de que eles devem manter a compatibilidade das vesões anteriores. Ou seja, programas feitos no Java7 devem rodar no Java8 e assim por diante.
Só se eles abrirem mão disso.

thiago.correa

garcia-jj:
Correção: o domínio da Sun é o 11° domínio registrado, sendo registrado no mesmo dia que o da IBM.

1. 15-Mar-1985 SYMBOLICS.COM 2. 24-Apr-1985 BBN.COM 3. 24-May-1985 THINK.COM 4. 11-Jul-1985 MCC.COM 5. 30-Sep-1985 DEC.COM 6. 07-Nov-1985 NORTHROP.COM 7. 09-Jan-1986 XEROX.COM 8. 17-Jan-1986 SRI.COM 9. 03-Mar-1986 HP.COM 10. 05-Mar-1986 BELLCORE.COM 11= 19-Mar-1986 IBM.COM 11= 19-Mar-1986 SUN.COM

É que o funcionário da Sun que foi registrar o domínio estava loga atrás do funcionário da IBM :lol:
Por isso o domínio da Sun é o 12º

rael_gc

Sim, vc tá perdendo a piada. O deniswsrosa colocou um "PS: É uma piada, pois obviamente este domíno nao vai ser disponibilizado tao cedo. "

gilmatryx

thiago.correa:
garcia-jj:
gilmatryx:
Será?!

garcia-jj: E aí comandante!!! Inclusive no taskmanager já aparece Oracle

gilmatryx: Cara, acho difícil o refectoring acontecer devido a retrocompatibilidade, renomear os pacotes implica em mundanças nos projetos já existentes, incluindo projetos deles mesmos!

É no Java 8, talvez não, mas acho que o Java 9 eles vão quebrar tudo, kkk. Java 9 seria todo já sob concepção e direção da Oracle (“fizemos inovações: Java O9, um fork não, um refactoring e com custo $ para vc obter, etc…”).

Eu to brincando mas sempre existe essa possibilidade, e se os JDKs tivessem abstraido tudo em pacotes java.* ou javax.*, isso não seria problema para oracle (mudar as implementações) :lol:. Mas lógico, existem pacotes com.sun e omg, etc… Estou falando das implementações, não da API.

T+

M

Não tinha pensado nisso, o nome dos pacotes com o nome da Sun vão ficar por um bom tempo, no máximo serem marcados por deprecated.

Eu tinha muita vontade que a Sun/Oracle fizesse uma limpeza na API e tirasse a compatibilidade com funções muito antigas, mas não acredito que vá acontecer.

G

Não há preocupação alguma em "manter compatibilidade " para os pacotes sunw e sun. Isso porque a Sun sempre disse que o uso deles é desaconselhado. Ou seja, estão lá para uso interno do Java, não para que todo mundo use. Inclusive usando esses pacotes você perde portabilidade caso usar outras máquinas virtuais.

L

Muito bom! :smiley:

KamikazeBr
3.      24-May-1985 THINK.COM

Viram esse site? Também é da Oracle, mais me parece que foi registrado pela TUCOWS...

5.      30-Sep-1985 DEC.COM

Redirecionado para HP.COM.

E falando em o SOL se apagando, já em HELIOS SR2 o sol já não brilha mais...

Joe_AM

Você disse tudo… eu li hoje somente esta notícia e ‘fui atrás’…

Dei uma lida no blog da OTN Garage, e ele lá corrige/desmente tudo isso. Que não será vendida ou disponibilizada e sim que farão redirecionamentos 01:01 para o oracle.com

http://blogs.sun.com/OTNGarage/entry/sun_com_will_disappear_after

Almeidaah

É perfeitamente possível que a oracle num JDK8/9 da vida coloque com.oracle.
Até parece que a gente não conhece a oracle e seu espírito egoísta. :lol:

M

Almeidaah:
É perfeitamente possível que a oracle num JDK8/9 da vida coloque com.oracle.
Até parece que a gente não conhece a oracle e seu espírito egoísta. :lol:

Tava demorando pra aparecer um comentário desse :oops: :roll:

Criado 17 de março de 2011
Ultima resposta 24 de mar. de 2011
Respostas 39
Participantes 29