Sun compra MySQL

73 respostas
R

Pessoal a Sun comprou o MySQL, por aproximadamente 1 bilhão de dólares

Sun Microsystems Announces Agreement to Acquire MySQL, Developer of the World’s Most Popular Open Source Database

Sun Growth Strategy Accelerates With New Position in $15 Billion Database Market
SANTA CLARA, CA January 16, 2008 Sun Microsystems, Inc. (NASDAQ: JAVA) today announced it has entered into a definitive agreement to acquire MySQL AB, an open source icon and developer of one of the world’s fastest growing open source databases for approximately $1 billion in total consideration. The acquisition accelerates Sun’s position in enterprise IT to now include the $15 billion database market. Today’s announcement reaffirms Sun’s position as the leading provider of platforms for the Web economy and its role as the largest commercial open source contributor.

http://www.sun.com/aboutsun/pr/2008-01/sunflash.20080116.1.xml

http://blogs.mysql.com/kaj/sun-acquires-mysql.html/

73 Respostas

Luiz-SP

Vixi!!!

maquiavelbona

Será que agora teremos um application server com DB embutido? Virá o glassfish com MySQL 5 de brinde? Ou vão implodir o MySQL e investir todo o esforço no JavaDB?

Ainda espero para ver se vai ser boa essa aquisição.

Até!

Emerson_Macedo

Se eles por acaso quiserem enfraquecer o MySQL, que seria uma grande burrice, como já existem empresas como o Google, que tem o código fonte (aberto), teremos continuidade por parte de outros vendors.

bandrade

Se eu fosse a Sun focaria na integração Java / MySQL / IDE´s assim como a Microsoft faz.

Quem toma as decisões sobre plataforma, gosta de ver esse tipo de coisa (facilidade / velocidade de desenvolvimento e aprendizagem).

Imagina o netBeans criando automaticamente as conexões com o banco, mapeamento ER, criação de DAL, etc… assim como o VS2008 faz.

eduveks

wow notícia bombástica!!!

Bem agora vamos ver o que acontece… isto promete…

E foi um bom precinho… 1 bilião quem diria, grande negócio :stuck_out_tongue:

kaique

Era doidera agora a Sun investir em algo do tipo mysql para ser usado em aplicativos móveis, junto com JME…
Ou isso existe e o leigo aqui é que não conhece?? :stuck_out_tongue:

[]'s.

Luiz-SP

bandrade:
Se eu fosse a Sun focaria na integração Java / MySQL / IDE´s assim como a Microsoft faz.

Quem toma as decisões sobre plataforma, gosta de ver esse tipo de coisa (facilidade / velocidade de desenvolvimento e aprendizagem).

Imagina o netBeans criando automaticamente as conexões com o banco, mapeamento ER, criação de DAL, etc… assim como o VS2008 faz.

É ficaria igualzinho ao VB!!!

Luiz-SP

Isso mostra que os banco relacionais ainda têm fôlego para ficar por aí por muito tempo!!!

bandrade

LuizClaudio:
bandrade:

Não despreze o C#. :wink:

Luiz-SP

bandrade:
LuizClaudio:
bandrade:

Não despreze o C#. :wink:

Não desprezo C#, só não gosto muito de ferramentas RAD, vc acaba ficando longe do código, num gosto disso.

bandrade

Bem, ficar criando DAL e mapeando ER é uma tarefa repetitiva e chata. Se já for integrado a IDE que estou usando, bem melhor. prá que ficar utilizando ferramentas externas (com mesmas features) se dá prá usar o que já vm integrado?

Imagine o hibernate por exemplo, esse mapeamento ER, geração de DAL poderia ser feito utilizando o hibernate já integrado à IDE.

E o código gerado é legivel e bem feito. Não vejo porque não utilizar.

saoj

Mas o projeto não era open source até outro dia?

peerless

Perfeito. Extraordinário.

T

Acho que a Sun vai embarcar na onde de desenvolvimento rápido para web. Rápido e descomplicado. JSF é bom, mas assim como a plataforma java por completo é uma faca de dois gumes. Nem sempre ser esclável e multiplaforma são argmentos decisivos na hora da escolha da tecnologia. Para pequenos projetos, tempo e custo são fatores que contam mais e nesse ponto as vezes a Sun perde para concorrência…

Luca

Olá

Falando em ir as compras, a Oracle voltou a carga em cima da BEA e agora admite pagar 8.5 bi. As ações da Oracle caem muito.Parece que os investidores não estão gostando de pagar cerca de 21 dólares por ação um empresa cujas ações estão abaixo de 16.

http://online.wsj.com/article/SB120048691486294361.html?mod=googlenews_wsj

[]s
Luca

W

Simplesmente vai fazer o que a IBM promete e não faz.Ou seja trazer embutido um SGBD no core business de sua plataforma, seja uma IDE,APP Server, Java, RoR etc. disponibilizando então todo um arsenal para aplicações de missão crítica. Apesar que o PostgreSQL seria muito mais negócio para a Sun.

Mas o projeto não era open source até outro dia?
Erá mais uma empresa Alemã que desenvolve SAP (e até dava suporte ao MySql) não está usando mais esse banco e menos U$$ que o previsto.

Emerson_Macedo

Sim, sempre foi. Isso não significa que não existe uma empresa que cuide do fonte como distribuidor principal.

Nada me impede de começar a distribuir meu MySQL com algumas customizações. Mas e ai, quem vai querer o meu MySQL ao invés do da Sun?

O Jboss foi adquirido pela RedHat lembra? É a mesma coisa.

O fato dessas empresas terem por nome o mesmo nome de algum produto (geralmente o produto principal) as vezes gera confusão.

nbluis

Notícia interessante.

Mas sinceramente, não faço idéia dos planos que eles tem com este negócio.

nbluis

Luca:
Olá

Falando em ir as compras, a Oracle voltou a carga em cima da BEA e agora admite pagar 8.5 bi. As ações da Oracle caem muito.Parece que os investidores não estão gostando de pagar cerca de 21 dólares por ação um empresa cujas ações estão abaixo de 16.

http://online.wsj.com/article/SB120048691486294361.html?mod=googlenews_wsj

[]s
Luca

Notícia de ultima hora.
BEA Systems concorda em ser adquirida pela Oracle por US$8,5 bi

gledson85

Tô vendo Java Orientado à banco de dados num futuro próximo.

nbluis

Tô vendo eu abrindo uma pastelaria o dia que isso acontecer… :lol: :lol: :lol:

ramilani12

Espero que eles trabalham em cima do Mysql Cluster

chun

bandrade:

O NetBeans já faz isso a varios anos com MySQL e derivados…

I

bandrade, esta ferramenta que faz mapeamento ER, gera classes POJOs e DAOs a partir do modelo ER já existe. Mas ainda não esta disponivel para comunidade java, dentro de alguns meses estará. Só para se ter uma idéia, ela tem um modelador de dados semelhante ao ERWIN e DBDESIGNER, tem tb um modelador de classes com wizard para criar classes POJOS e DAOs a partir do modelo ER. Usa frameworks STRUTS2, SPRING2, ajax myCRUD, JPA/Hibernate Annotations. Gera actions STRUTS2, JSP, etc.

chun

Eu só não entendo aonde ela quer chegar com isso… ela poderia muito bem usar o MySQL colocar dentro de seus produtos (afinal… 90% das licenças são GPL) e nao precisar desembolsar 1bilhao…

Emerson_Macedo

Simples, da mesma forma que a empresa anterior provavelmente ganhava dinheiro com o produto a Sun pode potencializar este ganho. E tem mais um detalhe: estrategicamente, IBM, Oracle e outros, fornecem soluções integradas de Application Servers e Banco de dados. A Sun pode estar de olho nisso (Apesar que eu achar isso bobeira em termos de desenvolvimento, mas na questão de marketing …).

ricardosoares

Acho q o objetivo é eles poderem vender soluções completas, dominando todos os produtos garantindo o suporte.

Pacote: SPARC/Solaris/SunAppServer/MySQL (Hw / SO / App / DB)

Deixa de depender de terceiros (Oracle, IBM) e de integradores.

deve alavancar vendas, pois é atraente confiar a necessidade nas mãos de um único fornecedor como a Sun.

leandrokjava

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012008/16012008-5.shl

ricardosoares

… e,

seria show se eles embutissem uma versão embedded na jvm.

leandrokjava

heheheh pior…
que nem o gledson85 falou.

Tô vendo Java Orientado à banco de dados num futuro próximo.

leandrokjava

~.

Luca

Olá

ricardosoares:
… e,

Putz, cheiro de Clipper no ar.

Só para lembrar: estamos em 2008

[]s
Luca

chun

Agora sun tem que focar para acabar o Falcon logo… InnoDB é da Oracle… e o negocio tá começando a esquentar… estou prevendo boicotes no futuro…

ricardosoares

Luca:
Olá

ricardosoares:
… e,

Putz, cheiro de Clipper no ar.

Só para lembrar: estamos em 2008

[]s
Luca

Também não sou fã de aplicações desktops, mas elas existem até hoje ( 2008 ) e deve perdurar bastante.

À mim, DBF pouco me faz lembrar MySQL e Clipper menos ainda me lembra Swing/SWT. Só pra lembrar.

kicolobo

Será que vão mudar o esquema de licença dual do MySQL?
Bem que podiam trocar a licença GPL por outra menos restritiva, que facilitasse a vida de quem deseja desenvolver aplicações comerciais com o MySQL.

Vai ser bom pra nós. Os caras da MySQL AB já estavam começando a deixar a versão community meio que de lado em detrimento da paga.
E a Sun aposta alto em código aberto.

chun

Duvido que abandonem a GPL

orlandocn

como assim gerar classes a partir de modelo ER existente??? eu achava que ate agora o modelo ER era semanticamente muito mais pobre que OO!

seria um bizarro mapeamento relacional/objeto?

J

MySQL/Java/ Ide…Agora sim! :twisted:

bandrade

orlandocn:
como assim gerar classes a partir de modelo ER existente??? eu achava que ate agora o modelo ER era semanticamente muito mais pobre que OO!

Ainda não vi nenhuma empresa, com projeto grande e de alta disponibilidade utilizar banco OO. Então, vamos ter que continuar mapeando para ER por um bom tempo… ou utilizamos o BigTable…

Ratao

Difícil saber se é uma boa ou má notícia hehehehe… O que será que pretendem com isso?! Além lógico de incorporar no NB.

raphael_adrien

PessoALL, será que a SUN não pretende lançar um produto novo o banco O.O mas usando a imagem do MySQL, e esse banco O.O ja esta integrado no netBeans, algo inovador.
Posso ta falando uma grande besteira, mas tive essa ideia louca agora.

chun

Nao entendo prq tem gente falando tanta besteira… voces acham que em sã conciencia a Sun ia embutir o MySQl dentro da instalacao do NetBeans ? por favor rapaziada… quanta besteira… nenhum bd é embutido junto com o netbeans… o UNICO que vem… é o JavaDB que tah dentro do JDK… uma epoca eles colocaram o HSQL… justamente por ser pequeno…

Agora engordar mais 50 mb o netbeans e colocar um banco do peso do mysql pro cara fazer aplica;'ao de padaria ? acho que [e besteira… quanto a integracao… ela jah existe a ANOS com os bancos mais populares do mercado que tem driver JDBC…

Repito… se fosse para colocar dentro do NetBeans ela nao precisava ter gasto 1 bilhao… NetBeans eh GPL e MySQL tmb… poderiam ser distribuidos juntos numa boa.

I

Orlando,

Eu concordo em número e grau com vc, mas bancos de dados relacional ainda são os grandes bambam do mercado coorporativo, e isso vai longe. Então o que fazer com os bancos de dados legados? Como migrar a aplicação cliente, ou parte dela, para um paradigma OO ? Gerar as classes entity no braço ? ou usar uma ferramenta de mapeamento objeto relacional para agilizar o processo ?
É claro que o Netbeans faz isso, o eclipse com seus plugins da vida, etc. Mas se eu tiver uma ferramenta de modelagem ER e Classe integrado, que permita eu sincronizar as alterações do banco de dados e também atualizar o meu diagrama de classes, e que informe qual é o impacto que uma modificação pode causar na minha aplicação e banco de dados e outras cossitas.
Eu já experimentei alguns mapeadores objeto relacional, mas acabei tendo que fazer muitos ajustes na mão, por isso resolvi desenvolver uma ferramenta que fizesse isso e muito mais … quem sabe podemos um outro tópico só pra discutir esse assunto, até porque é muito vasto.

raphael_adrien

Não acho tanta besteira assim não, posso começar vender uma solução completa para desenvolvimento da visao a base de dados e uma unica ferramenta, o que são 50 mb a mais em uma instalação.
Acredito que haverá uma forte mudança no MySQL, mas o que será que vem por ai???

chun

Voce acha REALMENTE que o MySQL eh assim tao plug and play ? Soh ele come uns belos megas quando usado de maneira seria (usando InnoDB)… a instalacao dele eh um saco… e tem que ficar com um servico rodando… eh bem longe de plug and play…

Acho muito mais viavel ele vir junto com o Glassfish…

Luca

Olá

E o que hoje em dia impede isto?

O fato de você não poder incluir softwares GPL junto com a distribuição do seu produto não impede que o instalador do seu software faça o download do que é GPL ou do que necessita de uma licença comercial diretamente no cliente e configure normalmente.

Se fosse tão difícil assim como você deixa transparecer ninguém usava o MySQL e outros softwares GPL.

O que você não pode é vender o que não é seu. Em outras palavras, cobrar por software GPL. Mas nada impede que cobre o preço que quiser pelo que é seu.

[]s
Luca

peczenyj

O esquema de ports do BSD funciona assim, se não me engano: o codigo GPL é pego através de download e compilado com algumas modificações feitas pelo script de port.

raphael_adrien

Se fosse tão difícil assim como você deixa transparecer ninguém usava o MySQL e outros softwares GPL.
O que você não pode é vender o que não é seu. Em outras palavras, cobrar por software GPL. Mas nada impede que cobre o preço que quiser pelo que é seu.

Luca, não poderia cobrar pelo MySQL isso eu concordo, mas poderia cobrar pela integração do MySQL com minha ferramenta. Pensei em algo assim…

Abraços, alguem sabe na net o que SUN pretende com essa compra.

raphael_adrien

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2008/01/16/sun-compra-mysql-por-us-1-bi/

Luca

Olá

Não, o connector também é GPL. Você tem que jogar todo o preço em cima da sua ferramenta como faria se ela usasse Oracle ou SQL Server.

[]s
Luca

Ironlynx

Depois de ver um link postado pelo Luca aqui que de 10 graandes sites(como o YouTube), 7 usam MySQL, dá para imaginar… a Sun tá dando passos “junto” com o Google, e o que ela quer é domínio mesmo.

E Luca, eu não sou refratário tanto assim a ter um mysql embutido na VM.Mas só acho que primeiro a Sun deveria dar suporte melhor a coisas simples como as API´s de Impressão e reconhecimento de dispositivos.

Luca

Olá

É só lembrar para que serve a VM para ver que não tem sentido embutir uma base de dados nela.

[]s
Luca

Ironlynx

Sim, posso ver que “não tem nada a ver” com Core(e o propósito) a que foi proposto, mas eu acho que a Sun sempre pecou por não “dar atenção” aos pequenos.Poderia ser o space4j, o Prevayler, ou o próprio HSQLDB(vou testar o Derby-java DB- amanha pela primeira vez)… uma olhada da Sun na comunicação entre dispositivos(o mundo tá virando USB…) seria bacana também.

D

O que este projeto falcon ?Sinceramante acho que ela
não vai enfraquecer o MySql.Mas concordo que tem
outras muitos simples que SUN poderia dar atenção.

kicolobo

Só pra lembrar uma coisa que até agora não foi mencionada aqui: existe uma versão embedded do MySQL :slight_smile:

Agora, se a Sun quiser realmente dominar, o que ela tem de fazer é pegar as ferramentas da versão paga do MySQL e liberar geral.
Se fizer isto, a concorrência fica abalada, pois o ponto no qual o MySQL perde feio para diversos outros BDs é justamente no quesito ferramentas administrativas.

Imaginem: a Sun desenvolvendo ferramentas violentas para o MySQL. O que o SQL Server da Microsoft tem de bom são justamente as ferramentas!

Pra finalizar e destruir geral, bastaria mover o MySQL da licença GPL para alguma menos restritiva, que facilitasse o desenvolvimento de software comercial.

É uma receita bem simples a meu ver :wink:

Com relação a embutir o MySQL no Netbeans, bem: não vejo grandes ganhos com isto. Acho inclusive desnecessário.

U

aqui tem algumas respostas: http://blogs.sun.com/jonathan/

Eduardo_Bregaida

eduveks:
wow notícia bombástica!!!

Bem agora vamos ver o que acontece… isto promete…

E foi um bom precinho… 1 bilião quem diria, grande negócio :stuck_out_tongue:

Provavelmente ficará tão bom quanto o PostGreSQL, a Sun aparentemente vai investir :smiley:

orlandocn

bandrade:
orlandocn:

Ainda não vi nenhuma empresa, com projeto grande e de alta disponibilidade utilizar banco OO. Então, vamos ter que continuar mapeando para ER por um bom tempo… ou utilizamos o BigTable…

esta absolutamente correto e acredito que dificilmente vai mudar tao cedo, ate pq OO nao tem uma base matematica solida como a algebra relacional.

o que levantei foi o fato de muitos desenvolvedores partirem de um modelo relacional e gerar um modelo OO como se isso fosse normal, quando na verdade deveria ser o contrario, so depois de criado meu modelo OO eu passaria a me preocupar com a serializacao desse modelo no disco.

desculpem por nao ter sido claro no post anterior.

B

1 bilhão para descontinuar e mexer no javadb ? duvido… go go go mysql :slight_smile:

Leozin

Agora vamos concluir: Sun comrpa MySQL e ganha de brinde um arqui-inimigo, a Oracle

http://opensource.sys-con.com/read/486678.htm

Em um dia parece que muitos morreram e uma nova era de “não somos mais amigos” vai começar

Sinceramente acho que isso vai ser legal :slight_smile:

tchandy

MUITO interessante…

É esperar para ver no que vai acabar isto :wink:

Hal_Jordan

Nossa, perfeito… Eu sou fa de MYSQL… alias sou doido q por mysql q nem sou pra java… meu “casamento nerd”… ahahaha

D

Mas eu não entendi o SQLServer tem ferramentas violentas realmente ,mas tá dizendo que se tirar estas
ferramentas ele fica igual ao MySQl ou inferior?

kicolobo

Não, não estava falando com relação à qualidade.
Estava me referindo à visão de mercado. O grande diferencial do SQL Server em relação ao MySQL são justamente as suas ferramentas.

É muito comum em empresas de médio ou grande porte, você ver os gerentes de TI (ou qualquer outro responsável) optando pelo SQL Server em detrimento do MySQL devido às suas ferramentas de apoio.

Na maior parte das vezes, o gerente de TI não possui conhecimento técnico suficiente para dominar um SGBD (qualquer um) sem as ferramentas, então acaba pensando ser o MySQL menos produtivo ou inferior ao SQL Server. Some-se a isto o fato de já estar acostumado à plataforma Windows e o SQL Server acaba virando A opção de escolha.

Conheço diversos casos de pessoas que optaram pelo SQL Server em detrimento do MySQL (vacilo total na minha opinião) justamente por esta razão.

Meu ponto é: se a Sun investir em ferramentas melhores para o MySQL, ele irá comer boa parte do mercado do SQL Server, pois além de ter superado o problema das ferramentas, há também a vantagem do preço.

Alkamavo

sim senhora…

Zakim

galera… vai nascer o JavaMyAdmin… hehehehe… power d+

a sun ta atirando pra tudo quanto é lado… se amanha ou depois o Java não rolar mais, ela terá outros projetos para apoiar…

F

Yeah!

Ótima notícia, vcs sabiam que até o yahoo usa mysql?
mysql é ótimo!

Hal_Jordan

Nao concordo muito em relação a ferramentas… o GUI tools do mysql é muitooo bom… E o workbench tem chances de se tornar a melhro ferramenta de modelagem que existe :wink: :wink: :wink: :wink:

F

Acho que dá pro gasto as ferramentas:
DBDesigner
PhpMyAdmin
EasySQL - plugin do Eclipse

Claro que dá pra melhorar muuuito, principalmente o DBDesigner

Andre_Fonseca

TOAD >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> DBDesigner :smiley:

Dieval_Guizelini

Eu gostei,

acho que seria legal contar com uma vm embutida no mysql, daria para escrever umas procedures em java (melhor que no Oracle espero), e a integração do postgresql com java ainda ta feio.

Já pensaram quantos sites que utilizam php/perl e outras coisas que poderiam continuar fazendo requisições ao MySQL e utilizando o java no backend.

Acho que a SUN também irá investir mais no DBD do que no InnoDB, e será bem fácil integrar o Java DB, a estrutura é parecida com o BDB.

fw

D

Olha essas ferramentas mencionadas para MySQL
relamente são boas dão conta do recado mas
de forma alguma se compara a do SQLServer2005
faz tudo que numa ferramenta só acho que a sun
precisa investir neste segmento sim.Mas acho
que o MySQL tem evoluir mais começou a trabalhar
com stores procedure a partir da versão 5.0.

Rubem_Azenha

Pergunta:

Com a compra da MySQL a Sun vai querer investir na duplinha Java+MySQL ou Servidores Sun+MySQL?

Criado 16 de janeiro de 2008
Ultima resposta 21 de jan. de 2008
Respostas 73
Participantes 39