Sun libera Java DVT e abre caminho para certificação do Ginga pela ABNT

55 respostas
Avelino

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/12/02/sun-libera-java-dvt-e-abre-caminho-para-certificacao-do-ginga-pela-abnt/

A Sun Microsystems anunciou nesta terça-feira (02/12) que entregou ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital a especificação Java DVT para Ginga-J, abrindo caminho para que a tecnologia seja certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na prática, a oficialização do Java DVT tira do caminho problemas enfrentados em última hora pelos grupos responsáveis pelo desenvolvimento do middleware Ginga, a ser usado nos conversores para a interatividade da TV Digital no Brasil.

55 Respostas

louds

Fico fulo de ver uma tecnologia tão inferior as concorrentes sendo adotada como padrão.

danieldestro

Postado por “Daniel Uch”:

Estamos diante de uma grande possibilidade: a Sun Microsystems, em parceria com o Fórum SBTVD, desenvolveu uma API para o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, o Ginga. Esta API é chamada JavaDTV, e substitui as APIs do GEM, o padrão internacional de middleware para TV Digital. O problema do GEM é que ele é repleto de royalties. Com esta iniciativa sem precedentes da Sun, o Brasil sai na frente com uma especificação similar ao GEM, porém completamente livre, e que ainda incorpora as APIs de inovação brasileira, tal como a API que permite a interação entre o middleware e diversos dispositivos móveis, desenvolvida pelo Lavid/UFPB.

A notícia da liberação do JavaDTV para o Fórum SBTVD foi divulgada pelo IDG Now! Agora, o Fórum SBTVD e a ABNT precisam fechar a norma Ginga-J, que define a parte Java do middleware Ginga. Logo após a finalização desta especificação pela ABNT, o Lavid/UFPB liberará uma implementação de
referência completamente livre, o OpenGinga.

Bom, quem não quer perder tempo, e já quer começar os trabalhos, pode já se inscrever nos treinamentos da Overmedia Networks, conforme indicado pelo próprio IDG Now! Nestes treinamentos a Overmedia já utiliza uma versão em desenvolvimento do OpenGinga, ainda com as APIs do GEM. As mudanças do GEM para o JavaDTV não modificam o modelo de programação, as interfaces foram apenas reescritas para serem livres de royalties. Os cursos estão sendo ministrados em várias capitais brasileiras (com foco no Nordeste para este verão), e as inscrições podem ser feitas on-line pelo site clicando aqui.

gabrielmassote

Muito interessante.

Ao meu ponto de vista é o que impedia das empresas investirem no desenvolvimento de aplicações interativas baseadas no middleware Ginga e de sua própria evolução.

AUser

Na minha humilde opinião…

JavaTV no Brasil? Só daqui a um bom tempo! :slight_smile:

ORB_de_Souza

Como assim Batman ?
8)

louds

Como assim Batman ?
8)

Java é uma tecnologia inferior para uso em embarcados.

chun

Como assim Batman ?
8)

Qual é a tecnologia do momento para embarcados ?

L

Como assim Batman ?
8)

+1

Porque Java é inferior para para uso em embarcados?

Qual a melhor tecnologia para uso em embarcados?

Mas por favor, dê uma explicação lógica e acessível. Não somente opinões não fundamentadas.

louds

A JVM é tecnologicamente inferior quando o assunto são dispositivos embarcados por uma série de motivos.

-O footprint de memória costuma ser enorme em comparação com outras VMs - classes são empacotadas de forma burra
e o envelope para o conjunto delas é burro.

-O startup é sensivelmente maior devido ao modelo de linkagem ser quebrado - simplesmente por não existir.

-Java exige um JIT muito avançado para gerar código nativo razoável devido aos muitos furos no modelo de execução da JVM.

-Como se viu com o embrolho da DTV brasileira, usar Java significa ter que pagar royalties para uma empresa.

-Gerar bindings para APIs nativas sempre fui um porre com Java e isso até hoje não melhorou.

A lista vai bem bem longe.

Depende de muitos fatores, mas em geral Java é sempre a escolha ruim.

M

"

chun

Louds , na sua opinoa… para onde o mercado deveria apontar ? O que hoje seria tão abrangente quanto java e melhor ?

gabrielmassote

AUser:
Na minha humilde opinião…

JavaTV no Brasil? Só daqui a um bom tempo! :)

Mas tem que começar de algum ponto, e o ponto agora é esse. Já que com o Java DTV não terá que pagar Royalties.

louds:

Apontar uma boa solução seria interessante, pois apenas apontar os pontos negativos de outra é mais fácil.

Rubem_Azenha

chun:
Louds , na sua opinoa… para onde o mercado deveria apontar ? O que hoje seria tão abrangente quanto java e melhor ?

Aposto 10 reais que ele vai responder Mono :slight_smile:

chun

Será ?

louds

chun:

Ser abrangente é um dos motivos de Java ser tão ruim. Soluções sob medida e direcionadas são muito melhores.

O mercado deveria apontar para deixar de achar que existe uma única plataforma/linguagem para resolver tudo. Veja no caso
da DTV, a plataforma declarativa com ncl é muito mais interessante que a imperativa com Java.

chun

Não seria este o mesmo motivo por qual o mercado olha o linux com uam cara meio feia ?

Nem o LSB conseguiu agradar ao mercado como o esperado… será que basta apenas ser bom ?

Para um mercado todo… pensar em solucoes locais como padrao é uma boa coisa ?

Acho que no caso da escolha do java nesta hora foi devido as varias “formas” de fazer… eh mais facil dizer… faz com java.

M

A JVM é tecnologicamente inferior quando o assunto são dispositivos embarcados por uma série de motivos.

-O footprint de memória costuma ser enorme em comparação com outras VMs - classes são empacotadas de forma burra
e o envelope para o conjunto delas é burro.

-O startup é sensivelmente maior devido ao modelo de linkagem ser quebrado - simplesmente por não existir.

-Java exige um JIT muito avançado para gerar código nativo razoável devido aos muitos furos no modelo de execução da JVM.

-Como se viu com o embrolho da DTV brasileira, usar Java significa ter que pagar royalties para uma empresa.

-Gerar bindings para APIs nativas sempre fui um porre com Java e isso até hoje não melhorou.

A lista vai bem bem longe.

Louds, trabalho com desenvolvimento de firmware, se conhece software embarcado sabe o que é.

O que estão propondo pra TV Digital é algo totalmente nativo, parecido com o Jazelle, criado pela ARM e adotado em diversos microcontroladores. Não terá esses problemas que citou.

Sobre royalts, isso acho ruim. Mas sobre ser “a escolha ruim” faz uns 3 ou 4 anos que não é mais assim.

Avelino

louds:
chun:

Ser abrangente é um dos motivos de Java ser tão ruim.

Não consigo enxergar onde isso pode ser verdade. :shock:

chun

Avelino, prq java se torna um pato…

Anda…
Nada…
Voa…

Porem faz os três meia boca.

Porem a abrangencia que eu me referi foi a “base instalada” e não a “api suportada”

Avelino

chun:

Anda…
Nada…
Voa…

Entendi.

Bem, vi que o louds trabalha bastante com o projeto Mono.

Você também acha que a escolha do Java não foi uma boa idéia?

Abraços.

chun

tecnicamente falando ? NEste caso, tambem acho que java não é uma resposta boa…

Porem… se eu fosse um player do mercado… e precisasse abranger a maioria dos dispositivos… eu provavelmente não utilizaria nenhuma outra tecnologia que não fosse java… pela maturidade e pela base instalada de dispositivos…

A vida é feita de concessões… neste caso… eu estaria abrindo mão de algo mais “bem elaborado” por uma abrangencia maior do mercado…

louds

chun:

Anda…
Nada…
Voa…

Porem a abrangencia que eu me referi foi a “base instalada” e não a “api suportada”

No caso da DTV brasileira, todas tecnologias tinham a mesma abrangência quando o padrão foi discutido.
Que no caso de todas era Zero.
O fato de java existir para desktop é tão relevante para a DTV quanto o fato de usarem COBOL em mainframes.

Avelino

Com o GINGA, pelo que sei, não haverá necessida de acesso nativo.

chun

Louds…

A abrangencia que comentei não é de desktop… é de microdispositivos mesmo.

ORB_de_Souza

Tirando o marcelocastellani mais alguem trabalhou realmente com software embarcado ??
Gostaria de ouvir essa galera pois aqui na lista está ocorrendo muito “achismo” e divulgadores de opiniões de terceiros.
8)

Avelino

Não posso argumentar, pois não conheço o núcleo da JVM.

Mas esta afirmação, feita por um moderador de um blog que fala sobre Java, não deixa de ser engraçada! :smiley:

Avelino

ORB_de_Souza:
Tirando o marcelocastellani mais alguem trabalhou realmente com software embarcado ??
Gostaria de ouvir essa galera pois aqui na lista está ocorrendo muito “achismo” e divulgadores de opiniões de terceiros.
8)

Concordo…

K

Avelino:
ORB_de_Souza:
8)

Concordo…

Olha, ouço tanto falar em Java que fico até tonto, e acho que tudo é verdade, web, desktop, embarcado e outras coisas mais Java dá conta e sobra, então ao invés de ficar estudando soluções para cada coisa, resolvi entrar na moda, vou usar Java. Tecnologias como Delphi, C/C++ e Objective C são coisas ultrapassadas, foi o que sempre estou ouvindo, então vou entrar na onda do Java, paga-se bem, se a TV Digital escolheu isso então acabou, joga o resto das linguagens no lixo, vamos usar o poderoso Java.

J

louds:
chun:

Ser abrangente é um dos motivos de Java ser tão ruim. Soluções sob medida e direcionadas são muito melhores.

O mercado deveria apontar para deixar de achar que existe uma única plataforma/linguagem para resolver tudo. Veja no caso
da DTV, a plataforma declarativa com ncl é muito mais interessante que a imperativa com Java.

Tudo bem, em muitos casos NCL pode ser mais interessante, mas nem tudo se pode fazer com ele.
Como no próprio site da comunidade diz: “Quando o foco da aplicação não casa com a linguagem(NCL), o uso de programação procedural se faz necessário”.

Então o que usar?

Um dos motivos de se usar Java que sei é a idependencia de dispositovo, inovação do padrão brasieliro.

Como eu sendo uma empresa posso querer desenvolver um t-commerce que não seja abrangente a todas as plataformas/dispositovos, set-top-box com diferentes SOs? Tenho que buscar o maior número possível de possíveis compradores.

Existe outra tecnologia melhor que consiga essa abrangencia?

C acredito seja muito custoso.
Mono, será?

Abraços.

louds

Joaozava:

Existem várias outras linguagens linguagens que compilam para pcode.
Por sinal, java nesse ponto não é nada inovador, pois isso é tecnologia dos anos 80.
Porém é uma decisão que já foi tomada, agora as pessoas que se virem com uma linguagem de segunda linha como Java.

J

Mas não consegui entender quais são essas linguagens e porque são melhores que Java :slight_smile:

Para ser bom nem sempre precisa ser inovador!..se pensarmos assim cuitado do bom e velho C !

louds

Joaozava:

Mas não consegui entender quais são essas linguagens e porque são melhores que Java :)

OCaml é um ótimo exemplo. C# é outro.

Para ser bom, precisa ser… bom? E quando o assunto é linguagens de programação, java é mediocre.

Avelino

Deveríamos, então, mudar o nome da comunidade para “Grupo de Usuários Iludidos com Java: GUIJ”??? :smiley:
A pergunta que não quer calar: se Java é tão ruim assim, porque moderar um Grupo de Usuários Java???

J

louds:
Joaozava:

Mas não consegui entender quais são essas linguagens e porque são melhores que Java :)

OCaml é um ótimo exemplo. C# é outro.

Para ser bom, precisa ser… bom? E quando o assunto é linguagens de programação, java é mediocre.

Meu, me desculpe mas discordo de você, mas tudo bem. Até ai são opniões

Agora, concordo com o Avelino, e se você acha tão ruim assim, porque não vai moderar um forum no msdn?

Ale2006

Procurei na Net sobre MONO, e econtrei no site mono-project.com…porem nao entedi dereito a proposta do projeto…alguem poderia me esclarecer ???

Obrigado!!!

ORB_de_Souza

Já trabalhou realmente com isso ou com qualquer linguagem para dispositivos embarcados ?Quando digo trabalhar não é simplesmente consultar blogs com opiniões prontas (ou wikis) ou tentar fazer alguma implementação do tipo ‘hello world’.

Alguém que fez algo relevante nessa área ?
8)

M

"

chun

C# para DTV ? Rodando MS Compact Framework ? Qual a vantagem ?

M

"

louds

Boa pergunta, também não consigo imaginar uma. Tão pouco para usar JME e seus zilhões de profiles.
Porém o que impediria de usar a CLR normal?

chun

Recursos ?
Tamanho ?

louds

Se estiver falando de um STB, ele tem hardware razoavelmente avançado pois consegue fazer decoding de vídeo HD.

Celulares a mesma coisa, hardware de sobra para usar uma versão devidamente customizada da CLR.

Por exemplo, já rodei o gbrainy no nokia 880 e o tomboy foi portado com pouco esforço.

Agora se está falando de dispositivos menores que isso, provavelmente linguagens gerenciadas não são viaveis.

chun

Mas se for pensar assim vc poderia estar usando CDC no lugar de CLDC…

com CDC até swing vc usa.

chun

Voce reclama dos profiles do jme , mas não pensa duas vezes em customizar a CLR…

Dois pesos e duas medidas…

louds

chun:
Voce reclama dos profiles do jme , mas não pensa duas vezes em customizar a CLR…

Dois pesos e duas medidas…

São problemas e questões diferentes.

Oq ue não me agrada no JME (CLDC com MIPD em particular) é a enorme distancia entre aquilo que está disponível no dispositivo e aquilo exposto via Java.
Muitas vezes isso se deve ao dispositivo ser feito muito antes das JSR aparecerem e a maioria dos vendors serem muito tímidos em oferecerem extensões
proprietárias.

O ginga não se enquadra em nenhum dos profiles de JME, pois foi customizado para melhor atender àquilo que se propõe. Logo é de esperar que
o mesmo fosse feito caso fosse baseado na CLR.

Porém a questão de quanto customizar depende de como o produto final vai ser usado - se o objetivo é permitir que aplicações de terceiros usem
a máquina virtual, apenas não se pode modificar a API exposta. Enquanto que o runtime pode ser alterado de forma arbitrária, seja para favorecer
o footprint, tempo de startup ou performance final - e era principalmente neste ponto que eu me referia.

ORB_de_Souza

Enquanto que o runtime pode ser alterado de forma arbitrária, seja para favorecer
o footprint, tempo de startup ou performance final - e era principalmente neste ponto que eu me referia.

Mas esse runtime pode ser evoluído não (através de versões por exemplo) ?
Além do mais,como já foi dito,ainda vai demorar um pouco até maturar essa brincadeira toda.

M

"

alexrosa

Avelino:
Deveríamos, então, mudar o nome da comunidade para “Grupo de Usuários Iludidos com Java: GUIJ”??? :smiley:
A pergunta que não quer calar: se Java é tão ruim assim, porque moderar um Grupo de Usuários Java???

Realmente, eu li a grande maioria dos posts sobre a notícia da Sun, e fico aqui imaginando…
Será que o grupo de usuários Java, não deveria de mudar de nome, acho que poderia ser GUD (Grupo Usuários Desenvolvedores), porque realmente é engraçado.
O post fala de uma notícia muito boa pra comunidade, ai vem um moderador, “MODERADOR HEIN”, não é um meia boca que nem eu, e fala que java não funciona.
Tudo, bem criticar, acho legal até, mas fica engraçado vindo de um moderador. Acho que se o mesmo quiser emitir sua opnião, que emita, mas defender outras tecnologias no lugar da qual o próprio site propõe ai já acho um exagero. Então que se crie o GUM (Grupos de Usuários Mono) ou o GUC (Grupo de Usuários C#) e lá a pessoa emita a sua opnião, já que vai estar na comunidade da linguagem. Por que se parar pra pensar, isso vai minando a linguagem e a própria comunidade, ando abertura a outras linguagens que não tem força e nem expressão no mercado, dessa forma esquecemos o UNIDOS VENCEREMOS, mas também acho que nem tudo é java, mas aqui deveria ser.

Gostaria de deixar claro, o que estou falando não é contra a pessoa, mas como já disse em alguns outros posts: Aqui deveria ser um lugar onde se Java deveria ser unanime e não ter outras linguagens ou frameworks pipocando aqui… (COISA QUE VC NÃO VEM EM OUTRAS COMUNIDADES) se o usuário quiser que vá a luta e de uma googada.

Sobre estar defendendo o java, antes que me crucifiquem, eu não sou nengum evangelhista Java, mas acho que a proposta e pelo menos o nome do site é para falar de Java e não de Rails, Mono, Python e por ai vai… acho que assim estamos perdendo o foco, e se pensarmos java abrange muita coisa e poderia ter muitos assuntos.

Abraços

louds

Quando um moderador não está fazendo seu papel [1] não deixa de ser der diferente de um usuário qualquer. Todos moderadores do GUJ são também membros regulares da comunidade e foram convidados para ajudarem com o fórum. Seria um absurdo pensar que a opinião de um moderador tem algo de especial em relação aos demais.

[1] tais quais apagando spam, acalmando discussões, entre outros.

pcalcado

Existem fóruns que se orgulhamd e ser 100% Java, de evangelizar e defender a plataforma a qualquer custo. O GUJ não é (mais) um deles. Há muito tempo (desde antes de você se cadastrar, pelo que parece) o GUJ é um fórum aberto sobre desenvolvimento de sistemas, como foco óbvio em Java mas sem limitação e, idealmente, sem favorecimento de plataforma.

No mais, é normal que pessoas com muita experiência em uma plataforma consigam apontar facilmente onde esta não é adequada.

alexrosa

pcalcado:

Existem fóruns que se orgulhamd e ser 100% Java, de evangelizar e defender a plataforma a qualquer custo. O GUJ não é (mais) um deles. Há muito tempo (desde antes de você se cadastrar, pelo que parece) o GUJ é um fórum aberto sobre desenvolvimento de sistemas, como foco óbvio em Java mas sem limitação e, idealmente, sem favorecimento de plataforma.

No mais, é normal que pessoas com muita experiência em uma plataforma consigam apontar facilmente onde esta não é adequada.

Poisé, eu até entendo que hj o guj, já não é grupo que fala unicamente de java, mas acho que vc concorda comigo, que soa estranho vc ver alguém falando mal da plataforma, ou tendo outros tópicos que não sejam java.
O que eu acho estranho e pode de certo ponto complicar, são os usuários novatos… mas ai se eu pensar assim vão dizer que eu quero evangelhizar… e realmente acho que no fundo parece isso, mas é que soa esranho vc entrar em uma comunidade Java e o pessoal estar falando de Rails por ex.

entendeu o meu ponto de vista? E sobre este tópico, eu acho bacana, ter pessoas aqui que entendem de software embarcado e de firmware como li anteriormente, infelizmente minhas experiências ainda estão limitadas no Desktop e Web, mas notei que algumas pessoas levantaram a bandeira do Java e disseram que a tecnologia era tão boa quanto as demais, citadas e queiramos ou não, vem se tornando padrão para quase tudo, apesar que neste ponto eu discordo, nem tudo é java e isso todo mundo já está ficando caréca.

Espero que tenha entendido o meu ponto de vista.

Abraços

P

Pelo que vi, o custo dos royalties ainda não foi definido. A Sun havia solicitado o valor de R$0,89 por equipamento, mas acho que o valor ainda vai diminuir. Em outros países custo foi a metade do preço…

Pedro Felipe
Mestrando em Informática

http://viajantesmundo.blogspot.com/

P

Pelo que vi, o custo dos royalties ainda não foi definido. A Sun havia solicitado o valor de R$0,89 por equipamento, mas acho que o valor ainda vai diminuir. Em outros países custo foi a metade do preço…

Pedro Felipe
Mestrando em Informática

http://viajantesmundo.blogspot.com/

G

louds:
Joaozava:

Existem várias outras linguagens linguagens que compilam para pcode.
Por sinal, java nesse ponto não é nada inovador, pois isso é tecnologia dos anos 80.
Porém é uma decisão que já foi tomada, agora as pessoas que se virem com uma linguagem de segunda linha como Java.

Amigo, gostaria de pedir humildementeao senhor, qual seria uma linguagem apropriada segundo suas afirmações, para o desenvolvimento para TV Digital ou o Sistema Brasileiro de TV Digital??

peczenyj

A HP tem uma boa maquina virtual (o chaivm) para uso nas impressoras da linha Laserjet, infelizmente não vejo previsões para abrir o seu codigo, talvez até seja obliterado pelo tempo.

Sei disso pq eu trabalhava com testes dessa maquina.

Criado 2 de dezembro de 2008
Ultima resposta 27 de abr. de 2009
Respostas 55
Participantes 19