Sun Microsystems prestes a demitir 6.000 funcionários

60 respostas
Leozin

E, como já não é de agora que a Sun está mal das pernas, a mais nova notícia é bem cruel para a empresa.

Mais informações em: http://money.cnn.com/2008/11/14/news/companies/sun_microsystems/index.htm?postversion=[telefone removido]

Pra quem acompanha o mercado, percebe-se que desde janeiro do ano passado, as ações da Sun vem despencando, sendo em nessa época ela estava a aprox. U$ 25,00 e hoje está em torno de U$ 4,00

Aqui tem o gráfico: http://finance.yahoo.com/echarts?s=JAVA#chart1:symbol=java;range=5y;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on;source=undefined

Falando nisso, em Setembro/2000, ela chegou a valor mais de U$ 230,00. Será que rolou algum split ou algo do gênero? Porque cair tudo isso é bem assustador.

60 Respostas

chun

Isso não é nada bom para o java.

peerless

chun:

Isso não é bom para NADA no ramo de tecnologia.

quebrado

Reza pro google comprar a sun e não a microsoft!
senão teremos java basic. rsrsrs :lol:

marcelomartins

Acho que não, porque olhando desde 2000 dá pra ver que caiu bastante, ai se manteve por algum tempo de 2002 até 2008 em torno de 20 dolares, e agora caiu muito de novo.
http://finance.yahoo.com/echarts?s=JAVA#chart3:symbol=java;range=19991101,20081113;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on;source=undefined

Bem, ou se recupera, para o nível de 20 de novo, ou quebra de vez.

javaBeats

Não vejo porque seja uma notícia ruim para o Java. A única hipótese de uma compra da Sun por terceiros afetar a linguagem negativamente é a questão da marca (Java). Mesmo com toda a ignorância de alguns tomadores de decisões, a existência de “OpenJava” e “Java” no mercado, na minha opinião, não há de provocar grandes perdas para quem trabalha com a linguagem.

Mas, não deixa de ser mais um bom motivo para abrirmos nossas mentes e conhecermos novos paradigmas, novas linguagens, novas tendências. Isso sempre foi saudável e altamente recomendável. Ainda assim, hoje é essencial para um analista/programador conhecer Java (independente de qual seja sua linguagem principal, a chance de você ter de trabalhar com Java é grande). Portanto, acredito que a importância e relevância da linguagem/plataforma se mantenha viva por um longo tempo.

E quanto aos FUDs com forks e coisas do gênero… já houveram vários posts aqui na casa desmistificando a maioria das críticas.

T

Eu acho que vai rolar uma divisão sim…

Investidores Pressionam Venda da Sun Microsystems

Pela notícia acima a dúvida é se é “menos pior” vender tudo ou dividir e vender…

Kenobi

Eu não sei como não demitem esse CEO fanfarrão !! O cara em 2005 compra por 4,5 Bi uma empresa que hoje não passa de 700 milhões. Não satisfeito, paga 1 Bi numa empresa ( MySql) que ninguém consegue enxergar como vai promover a Sun, retornar em negócios.

Isso sem contar as inúmeras cagadas: Linux distruição que não decolou, ApplicationServer delegado ao OpenSource pq não conseguiam conduzir internamente, ESB produto mal acabado, e por aí vai … Sun está afundando há tempos.

Pior que a Oracle já fez a compra certa - BEA , agora vai querer a Sun pra que ? A JVM da BEA dá um pau na JVM da Sun. ApplicationServer, ESB, entre outros produtos … Sun divisão de software está morta, serve somente como laboratório universitário para especificações.

Não possuem equipe de qualidade em marketing e estratégia, vai afundar mesmo !!

chun

O Glassfish eh uma otima alternativa ao Jboss :slight_smile:

quase 90% das pessoas que não gastam milhoes de dolares para ter a jvm da bea ou da ibm utilizam a jvm da sun…

entre outros :slight_smile:

luistiagos

e sera que uma suposta falencia da sun isto iria afetar as certificações?

robsonperassoli

quebrado:
Reza pro google comprar a sun e não a microsoft!
senão teremos java basic. rsrsrs :lol:

muito boa essa do java basic.
ahsiuahiusaiusai

pois acho que a google ou a microsoft comprando, não haveria muita diferença.

o bixo tá feio!

javaBeats

Pois é, é a pergunta que não quer calar. Isso que dá alguém sem formação ou mesmo experiência em gestão assumir responsabilidade de CEO!

Já dizia a minha vó, “Cada macaco no seu galho!”

heitormachado

Bom, o gráfico mostrado no link já diz: http://finance.yahoo.com/echarts?s=JAVA#chart1:symbol=java;range=5y;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on;source=undefined.

Não está nada bom para a SUN.

Putz, isso mesmo não está nada bom para a SUN mesmo!!!

Mas a GOOGLE e a MICROSOFT já estão de olho.

Portanto, será que as certificações Java irão acabar? Já quem elebora a prova é o pessoal da SUN junto a PROMETRIC?

javaBeats

A Oracle é uma forte candidata à comprar uma suposta divisão de software da Sun. Mas, Oracle, IBM, Microsoft, Google… pura especulação, por enquanto.

Quanto às certificações, na minha opinião, depende do quão lucrativo é o negócio para a Sun hoje, e qual seria o desempenho em uma suposta divisão da empresa. Respostas para estes pontos definiriam qual o impacto sofrido pelos serviços educacionais da Sun.

A

a

Leozin

marcelomartins:
Acho que não, porque olhando desde 2000 dá pra ver que caiu bastante, ai se manteve por algum tempo de 2002 até 2008 em torno de 20 dolares, e agora caiu muito de novo.
http://finance.yahoo.com/echarts?s=JAVA#chart3:symbol=java;range=19991101,20081113;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on;source=undefined

Bem, ou se recupera, para o nível de 20 de novo, ou quebra de vez.

Mas é bem estranho é? Uma ação custar mais de U$ 200,00 e agora tá U$ 4,00. Se não rolou nenhum split desde lá (ou o gráfico pode estar errado), podemos concluir que a coisa está BEM FEIA MESMO.

Caiu mais de 95% desde então. É bem assustador

Fabio_Kym_Nascimento

Mas é isso mesmo:

http://portalexame.abril.com.br/agencias/reuters/reuters-tecnologia/detail/investidores-pressionam-venda-sun-microsystems-177776.shtml

:frowning:

xymor

Acho que Oracle, IBM, Red Hat, e SpringSource levam o java nas costas tranquilo pelo menos na area que mais importa, server side. Uma pena pois sempre achei que o java seria uma boa plataforma client-side tambem, nao fosse a imcopetencia da Sun.

Impressionante sua incapaciade de ganharar dinheiro com a plataforma que eles mesmo criaram. Sun é a maior piada.

peerless

luistiagos:
e sera que uma suposta falencia da sun isto iria afetar as certificações?

Sério que tua preocupacao eh essa? :lol:

louds

Se a Sun falir ninguém vai notar.

L

Se a Sun falir, é possível que:

:arrow: o êxodo de desenvolvedores do MySQL se estanque;

:arrow: o OpenOffice tenha um controle mais democrático, e que inovações que eram sempre barradas pela burocracia da Sun sejam finalmente inseridas no produto final;

:arrow: o OpenSolaris deixe de ser o “patinho feio” dos sistemas Unix de código aberto;

:arrow: o Java seja como sempre foi,  que a SpringSource, a Apache e a Red Hat são as que carregam todo o ônus das inovações.

Então não estou tão preocupado assim.

peerless

Leonardo3001:

:arrow: o Java seja como sempre foi, já que a SpringSource, a Apache e a Red Hat são as que carregam todo o ônus das inovações.

Inclua a Oracle ai também :wink:

Rubem_Azenha

chun:
O Glassfish eh uma otima alternativa ao Jboss :slight_smile:

quase 90% das pessoas que não gastam milhoes de dolares para ter a jvm da bea ou da ibm utilizam a jvm da sun…

entre outros :)

Acho que da pra entender o Edgar

victorwss

As ações da Sun despencaram 77 por cento este ano, mais que o dobro do recuo do índice Nasdaq. Na terça-feira, os papéis da empresa encerraram cotados em cerca de 4 dólares, o menor valor em 13 anos. A ação se desvalorizou 98 por cento desde 2000, época do boom das empresas de tecnologia.

Em outubro, a Sun sofreu prejuízo trimestral de 1,7 bilhão de dólares e o presidente-executivo, Jonathan Schwartz, disse que medidas de corte de custos estavam sendo trabalhadas.

Apesar da pressão sobre os preços dos ativos da Sun, o analista Trip Chowdhry, da Global Equities Research, alertou que os interessados em adquirir a companhia devem pensar duas vezes.

“Se você comprar essa companhia, vai estar comprando problema”, afirmou. “A estrutura de custo bateu no teto. A linha de produtos futuros não existe e clientes estão saindo. Quando você considera essas coisas, somente uma companhia estúpida pensaria em comprar a Sun.”

A empresa vale 3 bilhões e em 3 meses teve prejuízo de 1,7 bilhão. Ou seja, já saiu do vermelho e agora a coisa tá preta. Os ratos estão abandonando o navio.
Nesse ritmo, não é de se duvidar que declare falência lá pelo começo de 2009, tomara que consiga arrumar um comprador legal (exemplo: google, contra-exemplo: microsoft) ou então que arrume milagrosamente um plano de recuperação brilhante.

victorwss

Leonardo3001:

:arrow: o OpenOffice tenha um controle mais democrático, e que inovações que eram sempre barradas pela burocracia da Sun sejam finalmente inseridas no produto final;

:arrow: o OpenSolaris deixe de ser o “patinho feio” dos sistemas Unix de código aberto;

:arrow: o Java seja como sempre foi,  que a SpringSource, a Apache e a Red Hat são as que carregam todo o ônus das inovações.

Se a Microsoft comprar a Sun, é possível que:

:arrow: veremos o velório e o enterro do MySQL;

:arrow: veremos o velório e o enterro do OpenOffice;

:arrow: veremos o velório e o enterro do OpenSolaris;

:arrow: veremos a estagnação completa do desenvolvimento do Java e um crescimento forte do .NET,  que a SpringSource, a Apache e a Red Hat serão sempre vetadas e ignoradas.

Então eu estou muito preocupado sim.

faelcavalcanti

só sonhando

G

Eu Gostaria que a parte cliente do java (swing, applets e agora javafx) consegui-se um bom status,
mas so vejo isso se for nas mãos da google.

wswillianss

Eu me lembro dos tempos da Borland, com seus C++Builder, Delphi…

kapa01

já que as ações da Sun estão baratas vou aproveitar para fazer uma pergunta.
Alguem sabe como comprar ações da Sun?
vou arriscar em comprar algumas ações e torcer para que o valor chegue aos $20,00 e depois vender, ou então eu quebro junto com a Sun hehe.

benhatev

Essa demissão em massa da Sun, já é reflexo da crise Norte Americana, e acreditem essa crise já chegou aqui!

Marky.Vasconcelos

kapa01:
já que as ações da Sun estão baratas vou aproveitar para fazer uma pergunta.
Alguem sabe como comprar ações da Sun?
vou arriscar em comprar algumas ações e torcer para que o valor chegue aos $20,00 e depois vender, ou então eu quebro junto com a Sun hehe.

Eu esperaria para ver se eles pensam em algum plano para subir as ações.
Se não é perda na certa… ou não.

mcbarsotti

chun:

Issó só é ruim para a propria Sun, porque o Java continua na msm, conforme todos já falaram milhoes de vezes… O JCP é seu amigo, conheça ele e verá que o Java em si continua a mesma coisa… o maximo que pode acontecer é mudar a detentora da marca, podendo ser google, ibm entre outras gigantes.

hiroc

É pessoal,
lendo aqui as mensagens desse tópico me lembrei de que a Microsoft não quer mais comprar o Yahoo neh? (pelo menos foi a última notícia que eu li a respeito disso) Talvez, TALVEZ, isso nos mostre algum sinal: será que ela já tá de olho na SUN agora? heheh

M

"

L

marcosalex:
A Sun é muito ruim de marketing e estratégia. Das grandes tecnologias o Java é uma das poucas que não tem evagelizadores,aqueles caras chatos que acreditam que a sua tecnologia é a melhor do mundo e que nenhuma outra presta.

Ao contrário, gente evangelizador de Java tem de sobra, é que agora eles falam “Java é a melhor plataforma do mundo” ao invés de “Java é a melhor linguagem do mundo” de anos atrás.

O fato é que a Sun não ganha dinheiro com Java, mas sim com venda de servidores, que vai mal das pernas.

Acho que quem for comprar a Sun, vai deixar Java de lado e empurrá-la pra comunidade de código aberto. Mas mesmo assim, a Oracle, pra mim, seria um comprador problemático porque estrangularia o MySQL.

Só minha opinião.

AUser

mcbarsotti:
chun:

Issó só é ruim para a propria Sun, porque o Java continua na msm, conforme todos já falaram milhoes de vezes… O JCP é seu amigo, conheça ele e verá que o Java em si continua a mesma coisa… o maximo que pode acontecer é mudar a detentora da marca, podendo ser google, ibm entre outras gigantes.

A Sun tem voto majoritário no JCP. Portanto ela pode incluir qualquer coisa ou retirar o que quiser.

Agora se alguém comprar vai ter esse direito.

E isso é bom? Pode ser que sim, que não. Mas riscos nao são legais.

victorwss

AUser:
mcbarsotti:
chun:

A Sun tem voto majoritário no JCP. Portanto ela pode incluir qualquer coisa ou retirar o que quiser.

Agora se alguém comprar vai ter esse direito.

E isso é bom? Pode ser que sim, que não. Mas riscos nao são legais.

Pois é. Se a Microsoft comprar a Sun, já viu a merda que vira no JCP, né?

marcelomartins

Nos estamos falando da ações da SUN, mas as ações da Microsoft também não estão nada bem. Estão valendo o mesmo que valia em a 10 anos atrás, a.k.a. 1998.

Será que o pessoal do .NET também está preocupado, eu aposto que não.

Dá pra dizer que as ações ainda valem bem mais que as da SUN. Mas vem caindo a tempo, e como saber se vai parar logo e voltar a subir?

robson.simonassi

Opah Blza Galera

Por que a SUN não faz igual a Wikipédia, faz um movimento para arrecadar dinheiro, me parece que existe 250 Milhões de desenvolvedor JAVA pelo mundo, pensa só se cada um doar pelo menos 1 DOllAR para empresa que nos proporcionou nossos empregos nunca cobrou nada por informaçõe e pela liguagem principalmente, não custaria nada para nós fazer essas doações, o que acham ?

D

C ta louco, são 6 milhões de desenvolvedores!

Verdade, todas as empresas sofreram a oracle, ibm e até o google um pouco principalmente nesse ultimo ano.

Rubem_Azenha

marcelomartins:
Nos estamos falando da ações da SUN, mas as ações da Microsoft também não estão nada bem. Estão valendo o mesmo que valia em a 10 anos atrás, a.k.a. 1998.

Será que o pessoal do .NET também está preocupado, eu aposto que não.

Dá pra dizer que as ações ainda valem bem mais que as da SUN. Mas vem caindo a tempo, e como saber se vai parar logo e voltar a subir?

O caixa que a MSFT tem da e sobra para aguentar um bom tempo com zero de receita.

dudaskank

Já estou até imaginando o Java no Visual Studio 2009 :stuck_out_tongue:

D

Aff, não ia postar ia editar um topico.

Não acho que os problemas da SUN irão afetar o java, oque eu acho que ai sim as coisas vão melhorar!

K

Kenobi:
Eu não sei como não demitem esse CEO fanfarrão !! O cara em 2005 compra por 4,5 Bi uma empresa que hoje não passa de 700 milhões. Não satisfeito, paga 1 Bi numa empresa ( MySql) que ninguém consegue enxergar como vai promover a Sun, retornar em negócios.

Isso sem contar as inúmeras cagadas: Linux distruição que não decolou, ApplicationServer delegado ao OpenSource pq não conseguiam conduzir internamente, ESB produto mal acabado, e por aí vai … Sun está afundando há tempos.

Pior que a Oracle já fez a compra certa - BEA , agora vai querer a Sun pra que ? A JVM da BEA dá um pau na JVM da Sun. ApplicationServer, ESB, entre outros produtos … Sun divisão de software está morta, serve somente como laboratório universitário para especificações.

Não possuem equipe de qualidade em marketing e estratégia, vai afundar mesmo !!

Cara, essa novela já vi, isso aconteceu com a Borland, ela não quebrou, mas deixou de ser o que era no passado, largou mão de tecnologias que não davam lucro para ela e focou em outra área, deu suas ferramentas para outra empresa, muito atrapalhada as estratégias de negócios dos caras lá, só fizeram merda.

Vai saber se a Sun não fez merda em dar o Java, ficou abrindo tudo, agora toma o prejuizo, comprou até o Mysql, sabe-se lá onde isso vai dar, o cabeção do Mysql já pediu as contas lá porque se sentia engessado com estilo de trabalho da Sun.

knowledgebr

Leozin

robson.simonassi:
Opah Blza Galera

Por que a SUN não faz igual a Wikipédia, faz um movimento para arrecadar dinheiro, me parece que existe 250 Milhões de desenvolvedor JAVA pelo mundo, pensa só se cada um doar pelo menos 1 DOllAR para empresa que nos proporcionou nossos empregos nunca cobrou nada por informaçõe e pela liguagem principalmente, não custaria nada para nós fazer essas doações, o que acham ?

Isso deve ser efeito de “pré-feriado”

D

Deve ser mesmo!

V

Para quem já desenvolve isso não vai impactar em nada… até alguém assumir a sun e fazer merda!!

SHAADON

é o seguinte …ninguém vai comprar ninguém, essa é a verdade…
com a crise mundial como vcs acham que alguma empresa vai ter grana pra compra outra…

a não ser que o governo dos EUA entrem em sociedade com a SUN do contrário o bicho vai pegar… :?

B

SHAADON:
com a crise mundial como vcs acham que alguma empresa vai ter grana pra compra outra…

a não ser que o governo dos EUA entrem em sociedade com a SUN do contrário o bicho vai pegar… :?

Cara, Microsoft, Google e algumas outras empresas, tem grana pra comprar 10 Sun´s se realmente quiserem. Se elas considerarem um bom negócio comprarão com certeza, independente de crise financeira. Isso pra elas pode ser até bom, pois elas podem comprar por um preço menor ainda.

rubinelli

SHAADON:

Ué, mas essa é justamente a hora de comprar empresas a preço de banana. A crise pode ter chegado, mas tem muita empresa com dinheiro vivo no banco na área de tecnologia.

C

Bruno_Leonardo:

Cara, Microsoft, Google e algumas outras empresas, tem grana pra comprar 10 Sun´s se realmente quiserem. Se elas considerarem um bom negócio comprarão com certeza, independente de crise financeira. Isso pra elas pode ser até bom, pois elas podem comprar por um preço menor ainda.

Resta saber se a sun esta a venda…

M

"

K

marcosalex:
Apesar das ações da MS e Google terem despencado, na prática as duas ainda estão com crescimento recorde de receita e lucro. E o dinheiro em caixa da MS é monstruoso.

Particularmente, gostaria que o Java ficasse na mão da Google, Fundação Apache ou Oracle, nessa ordem. Mas ainda torço e acredito na recuperação da Sun. Não vamos matá-la antes da hora.

Negócios são negócios, Só não entendo porque a Sun investe 1bi para comprar o Mysql e não investe no Java?

louds

A JVM da Sun vem piorando frente as concorrentes a um bom tempo. Tanto J9, JRockit e Harmony cada dia que passa vão se aproximando e mesmo passando a HotSpot em termos de performance e recursos.

A Sun cada que passa se torna uma empresa mais descartável. Em 2-3 anos se ela sumir ninguém vai nem perceber. Ainda mais agora que os seus principais clientes faliram.

Rubem_Azenha

louds:
A JVM da Sun vem piorando frente as concorrentes a um bom tempo. Tanto J9, JRockit e Harmony cada dia que passa vão se aproximando e mesmo passando a HotSpot em termos de performance e recursos.

Ate o Harmony? Links, por favor :slight_smile:

Achei que ele tinha morrido com o Java GPL.

louds

Não, a BCL do Harmony é usada no Android. Para links eu sugiro olhar o site do projeto: harmony.apache.org

boaglio

Como vai ser enterrado se tem a comunidade open source pra tocar esses projetos?

A SAP já adotou o MySQL, no pior dos casos ela comprava as ações da empresa pra ela. :slight_smile:

Quanto ao OpenOffice? A IBM aproveita e compra também!

gilmarcand

Infelizmente a Sun demorou a entender que quem abaixa a cabeça e olha em somente uma direção não pode atuar na área de tecnologia. Eles criaram a plataforma Java mas não imaginavam o sucesso que ela seria, senão teriam tentado explorado isso. Ao contrário, continuaram focando sua receita em venda de servidores, e quando a maioria do pessoal viu que existiam opções melhores e mais baratas, eles começaram a se dar mal. Paralelamente a isto, outras empresas (Red Hat, Oracle e até microempresas) iam ganhando dinheiro com Java. O nome disso é incompetência administrativa.
Torço para que eles se recuperem porque, a verdade é que ninguém pode afirmar quais as conseqüências que a falência ou venda da Sun podem trazer para a comunidade de desenvolvedores Java. Pode ser pior, ou melhor.

A

Velório e enterro do MySQL? Mesmo que a Microsoft compre a SUN, jamais ela abandonará o MySQL; mesmo que seja para usar tudo o que o MySQL dá de pau no MS-SQL.

Ela até poderia inovar o MS-SQL com tecnologias do MySQL, abandonar o MySQL, nunca. Todos sabemos que o MySQL é muito superior ao MS-SQL.

Poderia até parar a distribuição, porém continuariam tirando tecnologias do MySQL e passando para o MS-SQL (que está melhorando a passos de tartatuga).

victorwss:
Leonardo3001:

Se a Microsoft comprar a Sun, é possível que:

:arrow: veremos o velório e o enterro do MySQL;

:arrow: veremos o velório e o enterro do OpenOffice;

:arrow: veremos o velório e o enterro do OpenSolaris;

:arrow: veremos a estagnação completa do desenvolvimento do Java e um crescimento forte do .NET,  que a SpringSource, a Apache e a Red Hat serão sempre vetadas e ignoradas.

Então eu estou muito preocupado sim.

M

"

ramilani12

A bola da vez google:

Google vai dispensar empregados terceirizados, diz jornal
Empresa diz não ter planos de demitir funcionários contratados.
Plano de reduzir terceirizados já existia antes de fase aguda da crise.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL875131-6174,00-GOOGLE+VAI+DISPENSAR+EMPREGADOS+TERCEIRIZADOS+DIZ+JORNAL.html

Criado 14 de novembro de 2008
Ultima resposta 26 de nov. de 2008
Respostas 60
Participantes 41