Pessoal, quem imagina que C/C++ já morreu, está enganado.
Fui programador C/C++ por muito tempo. Atualmente trabalho com Java (já fazem 2 anos), porém, de vez em quando fico “brincando” com C. A produtividade em Java é indiscutível, porém, de vez em quando ainda tenho que recorrer ao C, geralmente quando tenho que compilar e customizar algum código fonte de algum aplicativo, lib ou driver para Linux (a maioria em C). Talvez seja por isso que o C ainda tenha tanta popularidade.
Só para se ter uma idéia, semana passada, um cliente solicitou um sistema. Na minha cabeça, o sistema iria nascer em Swing. Quando fui ver o requisito, deveria ser feito em C++ Builder
. Bom, fazer o que, era ele que iria pagar o leite das crianças
. O fato que o sistema iria rodar junto com outras dezenas de sistemas já feita em C++, e por isso ele não queria colocar um único sistema em Java.
Na minha opinião, tanto o C quanto o C++, se um dia morrer, ainda vai demorar muito. E o Java, pode cair sua popularidade, porém com tantos aplicativos rodando em mobile, server e mesmo em Desktop, é muito pouco provável que irá morrer. Pode até cair alguns pontos a mais no ranking, devido a pulverização das linguagens na JVM, mas nada significativo ou alarmante.
Abraços,