Segue ai o primeiro flash tutorial em PORTUGUÊS do NetBeans, ele trata sobre o uso de JPA (Java Persistence API) no desenvolvimento de aplicações. Vale a pena conferir.
Parabens exelente noticia, pra qm nao sabe nada de jpa eh uma boa introdução !!! :shock:
rvaldomiro
Meu Deus!!
O NetBeans tá destruindo o Eclipse :shock:
Tô vendo que vou mudar de IDE logo-logo…
fec
Ótimo post…Netbeans na vêia agora!!
antonioni.rocha
Uau…! Mãos a obra…
Paulo_Silveira
janelas e wizard demais. codigo gerado demais. catch Exception demais… mas excelente screencast do Canedo
rbamartins
Caramba velho, deu até vontade de voltar a trabalhar pra Desktop.
Show de bola.
chun
prefere criar entidades na mao ?
codigo gerado ? apenas o basico ! aquilo que sempre eh necessario…
fora que para mim, codigo de tela eh lixo… tanto que o NetBeans gerencia e re-gera ele o tempo todo… , codificar com group layout na mao eh loucura…
e eu acho que particularmente codificar usando QUALQUER LAYOUT na mao… eh loucura…
chun
fora que o que pode-se fazer com as exceptions ? se vc eh obrigado a tratar elas…
entao vc nao curte JPA. e se nao curte JPA nao curte Hibernate e nem nenhum ORM.
R
ronildobraga
chun:
fora que o que pode-se fazer com as exceptions ? se vc eh obrigado a tratar elas…
entao vc nao curte JPA. e se nao curte JPA nao curte Hibernate e nem nenhum ORM.
Vc não é obrigado a tratar as exception, vc pode abstrair usando um container IOC, assim nao precisa ficar toda hora iniciando e fechando uma transação, por isso acho que ele disse muito codigo e muito try catch.
Mas é muito bom o tutorial.
chun
JPA em aplicativos Swing standard alone… aonde eu colocaria um container com IoC ?
Com ejb eh OBVIO que vc consegue fazer isso… ou usando spring… mas ali tah bem clara a utilizacao do Swing ao estilo “cliente servidor” .
Paulo_Silveira
Não preciso de muita ajuda para digitar @Ent<Control+Espaço>…
Creio que voce nao tenha assistido ao screencast inteiro. Ele nao gera apenas o basico. Ele gera codigo para delegar ao entityManager. Cria metodos persist que recebem Object, e que tem try/catch em Exception. Voce acha essa uma boa pratica? Dar catch em Exception? Por eu nao gostar de mas praticas de tratamente de excecoes eu nao gosto de JPA/Hibernate???
Chun, eu nao gosto do estilo quase-RAD do Netbeans. É minha opiniao, nao fique ofendido com isso.
Pode usar qualquer container IoC como o PicoContainer, Plexus ou Beehive. Nao precisa de Spring ou EJB.
chun
Bom quando se tem 3 tabelas , com certeza…
agora quando se tem uma aplicacao com umas 30 tabelas e todas com relacionamentos…
me desculpe… eh uma perda de tempo total… e sem nenhum proposito…
Quanto ao codigo criado… ele mostrou o que da para fazer… e eh OBVIO que dar catch em Exception nao eh uma boa pratica… porem… para uma demo eu acho mais do que aceitavel…
vou usar PicoContainer, plexus ou Beehive em uma app desktop ?
R
ronildobraga
Nao entendi… existe algum impencilio para vc usar IoC em app desktop ?
O tutorial é bem claro e demonstra várias facilidades que o netBeans possui, o assunto aqui discutido sobre IoC acho que é irrelevante para o tutorial, peço desculpas ao autor do post, mas estou curioso em saber porque vc, chun, não usa IoC em uma aplicação desktop.
chun
Simples… já ouviu falar em Elefante branco ?
Luiz_Aguiar
Entendo os pontos falhos que o Paulo diz e tbm os positivos que o chun cita, só que falta nisso tudo opções de customização, assim como os códigos do Matisse que muita gente reclama (eu particularmente não ligo muito) mas que poderia dar opções de custumização na geração desses códigos pela IDE, assim vc poderia (com templates talvez) falar pra IDE gerar os códigos de acordo com “regras/estilos” que vc passar a ela.
Mas acho que estão indo num bom caminho, é com os erros que se cresce.
P
paulocanedo
Oi pessoal… Um amigo me indicou o tópico e vim aqui dar um conferida no feedback sobre meu screencast, já vi que gerou um pouco de discursão, rs. Não era essa minha intenção. Bom a idéia do screencast é gerar conteúdo didático para os que não conhecem bem a língua inglesa (é o meu caso por exemplo), utilizo o NetBeans a muito tempo e quero contribuir bastante. Quanto a customização de código o NetBeans 6 (ainda em fase de desenvolvimento) está recebendo uma melhoria significativa nesse ponto.
Bom quanto ao motivo da discursão, dar catch ou não… É um screencast didática de nível não-avançado, se eu fosse utilizar IoC, muita gente não faz a miníma idéia do que é… aumentaria o nível de dificuldade do tutorial. Vale lembrar que é difícil agradar a gregos e troianos, mas é com as críticas, sugestões e elogios de vocês que eu posso melhorar no próximos screencasts!
Valeu aí galera!
marllonSimoes
caras… não sei porque vcs ligão e discutem com o chun… evangelista java e netbeans… eu nem ligo mais… opiniões dele pra mim são como de alguem que não pensa pra falar… sem contar a grosseria e o jeito de “não acredito que vc naum sabia disso” ou então "meu deus como vc tem coragem de falar isso… " na boa chun… o screencast eh otimo, o netbeans eh muito bom… mas não tente discutir padrão de projeto nem tamanho de elfante branco ou cor de rosa num tópico que não tem nada a ver… qdo vc conseguir terminar o teu document 5, com ejb’s e padrões by sun usando glassfish vc volta a falar de projetos em java pra desktop…
adoro flamewars… principalmente de ides… ams a melhor é aquela que satisfaz todas as suas expectativas e necessidades… não aquela que seja todos os padrões…
chun
tsc tsc marlon… eu poderia dizer prq vc foi demitido neste forum… mas te pouparei essa.
W
WilliamSilva
Oi pessoal… Um amigo me indicou o tópico e vim aqui dar um conferida no feedback sobre meu screencast, já vi que gerou um pouco de discursão, rs. Não era essa minha intenção. Bom a idéia do screencast é gerar conteúdo didático para os que não conhecem bem a língua inglesa (é o meu caso por exemplo), utilizo o NetBeans a muito tempo e quero contribuir bastante. Quanto a customização de código o NetBeans 6 (ainda em fase de desenvolvimento) está recebendo uma melhoria significativa nesse ponto.
Olá Paulo Canedo, apesar dos nhem…nhemm do post é preciso deixar claro que seu “screencast” é importante para muitos desenvolvedores pois contribui com a comunidade do mundo todo…parabéns…
Ps. aos demais quero avisar que estou aprendendo carate pela internet ok…, se cuidem…
marllonSimoes
[off-topic]
se naum me engano, o que o leonel “contou” na minha entrevista de demissão foi que haveria um processo de recomponentização java pois ainda não havia integração com os seus “SessionBeans” e os components que existiam em java… e se não me engano isso foi dito por voce à ele já que quem az a cabeça do pobre coitado é um macaco branco com uma arma na mão…
[/off-topic]
sabe dyego mande pm se quiser discutir suas habilidades em java…
quanto ao screen-cast, bom já deixei minha opinião…
W
WilliamSilva
Ps. ficou faltando divulgar a lista de discussão oficial do NetBeans…:
Como muitos já sabem foi lançado o NetBeans 5.5 em português, a versão tupiniquim foi a primeira versão totalmente internacionalizada e organizada pela comunidade, ganhando um destaque no cenário internacional sendo considerado um padrão para os outros países em termos de organização e postura.
E no último mês foi lançado a lista de discussão oficial do netBeans para os usuários da IDE aqui no Brasil, nesta lista serão discutidos assuntos gerais relacionados ao Netbeans IDE. É uma boa oportunidade para se corresponder com desenvolvedores de peso como Vinicius Senger, membro do Dream Team do Netbeans e diretor educacional da Globalcode e tirar as suas dúvidas.
tsc tsc marlon… eu poderia dizer prq vc foi demitido neste forum… mas te pouparei essa.
Afe… meu o Paulo só botou uma opinião, o Marlon nao falou nada demais, vc tá causando por tão pouco, relaxa
Tbm concordo q tem wizard demais, codigo gerado demais e catch Exception demais…
Mas o canelo quis apenas mostrar uma didática, não sei pq Chun vc cai matando, quer aparecer pra quem? 8)
chun
[off-topic]
se naum me engano, o que o leonel “contou” na minha entrevista de demissão foi que haveria um processo de recomponentização java pois ainda não havia integração com os seus “SessionBeans” e os components que existiam em java… e se não me engano isso foi dito por voce à ele já que quem az a cabeça do pobre coitado é um macaco branco com uma arma na mão…
[/off-topic]
sabe dyego mande pm se quiser discutir suas habilidades em java…
quanto ao screen-cast, bom já deixei minha opinião…
é… pelo visto vc realmente nao sabe mas eu sei o real motivo e posso te garantir q eh bem longe deste…
quanto a habilidades java… acho q nao tenho o que discutir “goiabinha”
chun
Heero Yuy:
chun:
Afe… meu o Paulo só botou uma opinião, o Marlon nao falou nada demais, vc tá causando por tão pouco, relaxa
Tbm concordo q tem wizard demais, codigo gerado demais e catch Exception demais…
Mas o canelo quis apenas mostrar uma didática, não sei pq Chun vc cai matando, quer aparecer pra quem? 8)
O marllon nao eh de hoje que fica me atacando em forum…
ele tem algum tipo de tara por mim… e se vc nao enxergou “nada de mais” na afirmacao dele… vc precisa ler melhor.
A
Alexandre_Ferreira1
Antes de ler o que o marlon escreveu. Eu vi que os dois são da mesma cidade, e ja pensei , nossa é loucura o chun e o marlon se atacarem aqui. Pois, o mercado é tão pegando regionalmente falando que um pode queimar o outro e etc…
Quando acabei de ler as duas respostas vi que ja existe um problema entre os dois.
Ai vejo que tenho razao. O Mercado é um OVO!
esb
chun:
Que falta de ética hein meu caro?
chun
esb:
chun:
Que falta de ética hein meu caro?
antes de eu faltar a etica… ele falta a etica comigo a tempos neste forum e em outros…
o comentario dele alem de nao adicionar nada… fala de coisas q ele nao sabe…
chun
ele soh nao conta os podres dele…
Eduardo_Bregaida
cara, podres ou nao, isso vcs discutem em casa :lol:
aqui não é lugar, vc critica todo mundo… relaxa aí, e qto ao aparecer, eu nao preciso me mostrar como vc, só achei ridiculo trazer “briguinhas” pessoais pra cá, q coisa de criança chun… bom… só 1 coisa, cresce :lol:
chun
aqui não é lugar, vc critica todo mundo… relaxa aí, e qto ao aparecer, eu nao preciso me mostrar como vc, só achei ridiculo trazer “briguinhas” pessoais pra cá, q coisa de criança chun… bom… só 1 coisa, cresce :lol:
Crianca EU ? quem que comecou atacando pessoal ?
Eu estou apenas na parte de meritos tecnicos… leia lah em cima e ache algum ataque MEU antes… veja o post DELE DO NADA me atacando…
dah licenca…
esse cara eh uma pedra no sapato… alem de nao entender bulhufas… vem me enchendo o saco faz anos…
e se eu tenho que crescer… voce precisa aprender a ler… e a observar as coisas.
Eduardo_Bregaida
Crianca EU ? quem que comecou atacando pessoal ?
Eu estou apenas na parte de meritos tecnicos… leia lah em cima e ache algum ataque MEU antes… veja o post DELE DO NADA me atacando…
dah licenca…
esse cara eh uma pedra no sapato… alem de nao entender bulhufas… vem me enchendo o saco faz anos…
e se eu tenho que crescer… voce precisa aprender a ler… e a observar as coisas.
Vc tem q crescer por continuar falando, meu se ele nao é nada releva, vc vem continua discutindo foge 100% do assunto, cara tem coisas contra ele e ele contra vc, é problema de vcs 2, ele disse p/ nao ligar p/ vc, pq vc queria se achar melhor em cima de todo mundo q comentava, dai vc ficou todo revoltadinho e começou a falar, resolve vcs 2 seus problemas por MP, nao me interessa se o cara é bom ou ruim, sou de SP, bem longe ai de onde vc mora… Isso nao é problema do Forum…
Acaba aqui essa discussão, voltemos a falar do TUTORIAL q pelo menos sai algo construtivo
chun
concordo com VOCE… que eh problema de nos dois… quem jogou no forum FOI ELE e nao EU.
chun
E tem outra , nao fiquei revoltadinho prq ele falou coisas para se achar o melhor… e sim prq me atacou pessoalmente…
que ele se acha a toa… eh OBVIO…
e eh um troll…
maquiavelbona
Não importa quem começou ou continuou. Terminou!
Voltemos ao tópico. Eu não assisti até o fim mas não fui muito fã da geração automática não. Tem coisas que eu costumo fazer diferente daquilo, que me agradam mais.
Até!
Obs.: Retificados ( em parte ) os erros grotescos de português.
Eduardo_Bregaida
Não importa quem começou ou continuou. Terminou!
Voltemos ao tópico. Eu não assisti até o fim mas não fui muito fã a geração automática não. Tem coisas que eu costumo fazer diferente daquilo que me agradam mais.
Até!
O problema de gerar automatico as coisas é q tem uns nomes bizarros, mtas coisas inúteis, q vc poderia adaptar melhor, é assim com .NET, é assim com NetBeans e derivados de gerar tudo automatico (nao q vc nao programe nda)
chun
Geracao automatica de codigo dá sempre uma mão…
Nem sempre é aproveitada… mas por se tratar de um tutorial, acho que foi muito bem vinda.
Mas gerar as entidades na mão é fogo… @ManyToOne@OneToMany… o negocio eh usar um Hibernate Tools ou o NetBEans…
Rodrigo.Lima
Prefiro apagar coisa desnecessária do que criar.
chun
é exatamente neste ponto q eu queria chegar
Avante
Olá Paulo!
Parabéns pela iniciativa!
Quanto aos wizards, tenho a seguinte opinião:
Você sabe o que o Wizard está criando? Sabe mesmo?
Se sim, blz… use e abuse dos wizards mas sempre respeitando as boas práticas e/ou padrões.
Agora se você quer usar a JPA e nem faz idéia de qual é a diferença entre PersistenceContext e PersistenceUnit… aí meu amigo a coisa fica feia.
Portanto, só use uma IDE RAD quando você for capaz de fazer/compreender tudo o que ela está fazendo.
ps.: Esse post não é direcionado a nenhuma pessoa ok?
fmeyer
Da pra ver pelo nivel elevado de qualidade de varias pessoas por ai
Rodrigo.Lima
Se as pessoas acham que usar wizards é para pessoas que não sabem o que estão fazendo, não é problema meu. O netbeans é uma ide que te ajuda em tudo e não obriga ninguém a usar wizards, usa quem quer. Eu acho que o pessoal que desenvolve uma ferramenta dessas não vai sair por aí escrevendo wizard que joga código sem sentido e desnecessário em todo lugar. Se achou que tem código demais, apaga, reescreve, refatora.
Agora quando o moderador do forum vem falar do meu nível sem conhecer meu trabalho, nem nunca ter trocado uma palavra comigo, o negócio complica.
Por favor caro moderador, guarde seus comentários infelizes para seus amigos ou seus subordinados.
P
pm1
marcos.junqueira:
Segue ai o primeiro flash tutorial em PORTUGUÊS do NetBeans, ele trata sobre o uso de JPA (Java Persistence API) no desenvolvimento de aplicações. Vale a pena conferir.
Se as pessoas aproveitassem toda a energia gasta em discussões que levam do nada ao lugar nenhum e desenvolvessem trabalhos como esse, o nível dos desenvolvedores brasileiros seria bem melhor!
L
lucas_sa
esta tomando hemogenin ou esta de tpm ?
pq tanta violência com os coleguinhas do forum ??
chun
Leia a msg acima desta com atencao e vc verah prq da tpm…
O
onolox
Eu jurava que era pra usar Flash com java em um tutorial.
Fabio_Kung
chun, eu já até te defendi em alguns tópicos, mas será que você não percebe que assim você só se queima?
Não me venha com os dois pés no peito. Foi só um conselho!
RaulCarlin
Hmmm, sei onde os dois trabalham/avam, já fui da concorrente de vocês… hehehehe
Sistema para TD com EJB? Interessante…
Avante
RaulCarlin:
Sistema para TD com EJB? Interessante…
Mas… JPA não é EJB
[]´s
RaulCarlin
Eu li na discussão que ele tava deesenvolvendo SessionBeans, to errado?
Não to me intrometendo não, mas acho legal que soluções para cartórios estejam sendo levadas mais à sério e sendo desenvolvidas em Java… 8)
RaulCarlin
Não to me intrometendo não, mas acho legal que soluções para cartórios estejam sendo levadas mais à sério e sendo desenvolvidas em Java… 8)
chun
Fabio Kung:
chun, eu já até te defendi em alguns tópicos, mas será que você não percebe que assim você só se queima?
Não me venha com os dois pés no peito. Foi só um conselho!
O que deve-se fazer… deixar um chato desse ficar enchendo o saco e falando besteiras ? quem fala o q quer… ouve o q nao quer.
chun
RaulCarlin:
Exato, a priori o projeto estava utilizadno Sessions EJB 2.1… mas foi convertido para EJB 3 em questão de 20 dias… por uma equipe de duas pessoas hehe… Antes JBoss… depois GlassFish , antes Eclipse , Depois NetBeans…
RaulCarlin
Faz mais de três anos que saí da empresa(você deve saber o nome)… lembro que tem muito DataFlex(hehehe) por aí pra ser abocanhado, agora a briga .Net X Java de vocês vai ser interessante…
E
edson.amorim
Caro colega,
Tem como baixar este tutorial em flsah?
Atenciosamente,
Edson
mchiareli
Paulo Silveira:
chun:
prefere criar entidades na mao ?
Não preciso de muita ajuda para digitar @Ent<Control+Espaço>…
Creio que voce nao tenha assistido ao screencast inteiro. Ele nao gera apenas o basico. Ele gera codigo para delegar ao entityManager. Cria metodos persist que recebem Object, e que tem try/catch em Exception. Voce acha essa uma boa pratica? Dar catch em Exception? Por eu nao gostar de mas praticas de tratamente de excecoes eu nao gosto de JPA/Hibernate???
Chun, eu nao gosto do estilo quase-RAD do Netbeans. É minha opiniao, nao fique ofendido com isso.
Pode usar qualquer container IoC como o PicoContainer, Plexus ou Beehive. Nao precisa de Spring ou EJB.
Eu consigo usar o picocontainer para gerenciar o entity manager com @PersistenceContext?
brunohansen
hauhauahhaa… Liga não minha primeira impressão também foi essa!
Acho que foi o título: Tutorial Flash sobre JPA + NetBeans
… Tutorial EM Flash sobre JPA + NetBeans …
… Tutorial sobre JPA + NetBeans EM Flash …
L
Link
Olá Marcos Junqueira,
Sou de Uberlandia e gostaria de saber se vc tem uma apresentação como esta que vc demonstrou em Netbeans 6.0.1 ?
Gostaria também, se você permitir, manter contato contigo pois, sou iniciante em Java e Netbeans e tenho um longo caminho pela frente. Com certeza vou precisar da ajuda dos colegas. É possível ?
Um abraço
Link
Y
yagami
Olagalera,
SouumpoucoinicianteemjavaeestoutentandousaroJPAparatrazerdadosdeduastabelas....
Osdadossãotrazidosnormalmenteuseiumesquemaqueacheinanetprarelacionarasentidadesdepersistencia.
Oproblemaéquequandokroalterarosdadosnumfuncionaaatualizaçãodatabela,porexemplo,acolunaclientequenatabelacontemoscódigosdecadacliente,égeradaumobjetoclienteqcontemonomedoclienteeeumostronatelapelatabela.Temumselectcomosnomesdosclientesqeukroalterar,eéaiqnumfunciona,quandoeuselecionooutronomeatabelanãomudasódepoisdecarregarnovamenteqaparece.
Avinculaçãodocampoéassim:jTable1[${selectedElement.cliente}]
Dentrodestacolunatemumobjetocliente.
Agradeçoqualquerajuda.
Daniel
Spool
Dei uma olhada no link.
Gostei… Muito bom o tutorial, mas com tanta discussão acabei até desanimando de continuar lendo as opiniões…