Bruno Laturner:
GabrielCardelli:
Baixei … Instalei… Essa peste num reconheceu meu drive de video… fiz uma gambiarra ele aumentou a resolução mais continuou sem reconhecer o driver… fiquei com raiva agora to baixando o Fedora pra ver…
Cansei do window$…
Abc
Que placa de vídeo dos infernos vc tem?
Eu a umas duas semanas atrás precisei passar um desktop usado para gerir o auditório na parte de apresentações e audio, tinha o Windows XP e graças as pendrivers estava cheio de virus, ai fui passar para o Ubuntu 9.04.
Só q como so precisava de uma placa gráfica com duas saidas de video, na altura colocaram uma placa velha, uma Matrox 550 sei la o q, o Ubuntu 9.04 não reconheceu a placa, nem na instalação nem depois, o Fedora 10 também não, só o Mandriva 2009 que reconheceu na boa.
Como com o Mandriva tem muita coisa que não gosto, resolvi comprar uma placa decente, comprei uma ATI X1650 PRO 256MB AGP (só tinha este e poucos outros modelos a venda, 47 euros), já q a maquina é um pouco ultrapassada, mas para o que faz chega.
Ai o Ubuntu 9.04 funcionou na boa, só q depois fui ter a brilhante idéia de colocar os drivers oficiais da ATI, em vez do driver opensource, ai ferrou tudo, o tal bug do driver da ATI para linux com AGPs. Ferrou de tal maneira que tive que reinstalar e deixar com o driver opensource mesmo, e o XGL Compiz funciona na boa com o driver open source, por isso ficou bom com o driver opensource mesmo. E pelo que pesquisei as últimas 3 versões do driver da ATI tem este “bug”, provavelmente estão descontinuando o suporte a AGP no linux.
Mas com esta experiência o q ficou claro pra mim é que o Ubuntu, ATI, e companhia, não estão a manter a compatibilidade com hardware antigo.
Então se tem um maquina antiga, tenta o Xubuntu, que tem um suporte melhor a hardware antigo e é mais leve, ou use uma versão mais antiga do Ubuntu e drivers.
Mas se não quer/pode atualizar o hardware e com o Ubuntu não consegue de jeito nenhum, como ja disse o Mandriva foi o único que resultou, sempre que tive problemas com hardware o Mandriva deu certo, mas o problema é que não consigo gostar nem a pau do Mandriva.
Já nos meus desktops, um com AMD 2.6 Ghz [1GB de Ram e NVIDIA 7600GT AGP] e outro com AMD Dual-Core 7750+ Black Edition [4GB de Ram e HD3200 PCI-E OnBoard], funcinou tudo na boa com o Ubuntu 9.04.