Notícia de Charles Ditzel divulgada no http://cld.blog-city.com/read/1126337.htm .Informa que usuários do Eclipse estão migrando para o NetBeans, um dos motivos seria que o NetBeans inicializa mais rápido e, que o SWT do Eclipse fora da plataforma windows é lento e tem seu desempenho comprometido pelo GTK. Por outro lado em plataformas não Windows o NetBeans 4.1 e IntelliJ IDEA tem sido a solução mais viável e está dando um show de performance em desenvolvimento swing . Relata também comentários de usuários do Eclipse que migraram para o NetBeans http://www.netbeans.org/switch/realstories.html , e que a atual versão 4.1 beta do NetBeans possui o “ Import Eclipse Projects “ que é uma ferramenta extremamente fácil para importar projetos Eclipse.
Usuários do Eclipse migram para o NetBeans
75 Respostas
Opa… Será que vai começar mais uma daquelas discussões quentes!!!
Bom… não vejo problema algum em usuários eclipse migrarem para o NetBeans… afinal, eu desenvolvia em Netbeans e migrei para o Eclipse!!
Como já disseram: “No mercado há espaço para mais de uma IDE!”
Como já disse, quando se trata de Swing, acho que o Netbeans é excepcional. Mas quanto disseram que estão migrando por causa de desempenho … hummm… ai pisaram na bola!
Utilizo o Eclipse em um Linux Slackware, e mesmo assim roda muito mais rápido do que no Netbeans rodando no Slackware também!!!
Outros argumento são válidos, mas performance…???
NetBeans pode até ficar mais rápido, mas não é um diferencial em potêncial!!
Um Grande Abraço!
Thiago
Se escolher uma IDE eh o seu maior problema ao desenvolver software, entao por favor troque de emprego comigo, pq a IDE eh o uuuuuuuuultimo dos meus problemas (eu uso IntelliJ IDEA e Eclipse). Alias, se vc trabalha num projeto tao facil que ate um editor de tela Swing tipo o do NetBeans, VEP ou algo do genero resolve a parada, entao eu reforco o pedido :mrgreen:
Isso eh verdade. As vezes fica-se viajando muito no comeco escolhendo o “time” de IDE, framework view, framework MVC, framework ORM, API para log, conversoes XML, banco de dados, linguagem de script compativel com VM Java, etc, e o principal, que eh o trampo mesmo, demooooora pra sair (ou nem sai, dependendo do projeto). Eu ja fiz isso e as vezes ainda faco, em projetos pessoais, claro. 
Resumindo: para de escolher IDE, pega o Eclipse logo e vai programar. :mrgreen:
Marcio Kuchma
…ou o IntelliJ, ou o NetBeans, ou o JDeveloper, pegue o que tiver por perto. O importante eh o que sai, nao como entra :mrgreen:
Vi o pessoal aqui comentando sobre o InltelijIDEA
Apesar de IDE ser o menos importante, a curiosidade é imprescindível… fui dar uma olhadinha sobre o que ele faz de legal!!
Parece muito interessante… Vou ter que experimentar!!!
Tirando essas que são muito legais:
find duplicated code
structural search & replace
split editor << famigerado
O Eclipse tem todo o resto
(ok, jsp e ejb precisa de plugin)
E passei a respeitar e gostar mais ainda do Eclipse após a palestra sobre plugins do Louds. A arquitetura dele é algo simplesmente fantástico.
O pessoal que fala mal do Eclipse porque “tem que baixar um monte de plugin” não sabem do que estão falando :hunf: o próprio Eclipse é um plugin hehe palavras do DQO “o Eclipse na verdade é só a splash screen”.
Tem mais umas coisas legais no IDEA, as teclas de atalho por exemplo sao bacaninhas e acho que todos os refactorings tao na ponta dos dedos (alias, eu tou usando ele sem mouse ja :D). Ele vem com um monte de analises diferentes de codigo alem do “find duplicate code”, tipo a analise de dependencias circulares, que eh bem util.
Mas, de fato, se for pela arquitetura, o Eclipse detona :mrgreen:
se o problema é fazer telinhas de cadastro, acho que devem ficar com o netbeans… 
quando ele tiver o mesmo suporte a refctoring do eclipse, talves eu pense em mudar…
ps. ja usei netbeans ate a versão 3.6.
[]'s
Netbeans era um treco meio tosco que se parecia com uma IDE, né? :twisted:
Viche… também não é pra tanto!!!
O Netbeans tem lá suas qualidades…
por exemplo… imagine que você foi obrigado a usar o JBuilder… por exemplo. Imagine que o site do Eclipse deu pau, e que é impossível obtêlo… e que ainda por cima vc tem que trabalhar com Swing…
Há… mais um detalhe… o IntelijIDEA Faliu!!!
Daí é só vc usar o Netbeans nas escondidas e pronto!
Acho que o NetBeans ainda vai ganhar algum espaço no mercado com o tanto de mudanças que ocorreu nele… mas vamos esperar para ver.
Thiago
Usem o NetBeans 40 ou 4.1, vcs. vão gostar...principalmente para desenvolvimento WEB. É usar para acreditar...
Abraços;…
Esqueci de mostrar porquê…"" Smile
Arrow
O que voce pode fazer agora:
Facilmente percorra e navegue suas classes usando o novo componente Navigator. Percorra e configure a classpath do projeto utilizando os nos das Bibliotecas nas visoes do Projeto. Automaticamente gere arquivos de depuracao e ações de projetos com Builds de construcao existentes (Ant integrado). Monte projetos com raizes de fonte multiplas. Crie uma aplicacao de J2EE, automaticamente some modulos de EJB e modulos de Web, e faca deploy da aplicacao. Crie um modulo de EJB e faca deploy como um modulo stand-alone ou empacote uma aplicacao de J2EE. Crie rapidamente Session Beans, Entity Beans e Message-Driven Beans. Crie Entity Beans que usam um schema existente de banco de dados. Crie um modulo de Web, gere chamadas a EJBs, e ou faca deploy do modulo de Web como uma aplicacao de Web Stand-Alone ou pacote de uma aplicacao de J2EE (TomCat integrado). Crie, registre, e teste servicos de Web. Experimente as aplicacoes de amostra para aprender e entender a tecnologia de J2EE. Importe seus projetos de J2EE existentes. Valide suas aplicações usando o J2EE Verifier. Visualmente configure seu EJBs, Web Services e Components de Web. Acrescente multiplas pastas de modulo EJB ou modulo Web, crie testes >> de Unidade como uma parte do projeto (JUnit integrado). Importe projetos do Eclipse com “Eclipse Project” , diretamente da pasta workspace; Tomcat 5.5…integrado; Suporte e refatoração; Suporte à desenvolvimento WEB " COMPLETO " Padrões recentes de JSP,Servlets,JSTL e JSF. Mobility Pack para criação de MiDlets (MIDP 1 e MIDP 2) Etc…etc…etc…
A versao final esta prevista para meados de Maio:
October 22, 2004: NetBeans IDE 4.1 Early Access 1 Release
January 2005: NetBeans IDE 4.1 Early Access 2 Release
February 2005: NetBeans IDE 4.1 Beta Release
May 2005: NetBeans IDE 4.1 Final Release
Obs. Apesar de ser uma versão Beta pode ser usada sem problemas.
Agora faz o seguinte, fica percorrendo a internet procurando plug-ins que facam a mesma coisa. E quando voce encontrar lembra tambêm que existe o modulo Mobile do NetBeans totalmente integrado entao apenas senta e chora. Arrow
PS. Também uso o Eclipse 3.1M4 + MyEclipse+ FacesIDE+ HTMLEditor…ok…
Falar de NetBeans 3.6 é como falar de Eclipse 2.0 , isso já é passado experimente o novo NetBeans 4.1 e o utilizem com os seus recursos vcs. vão gostar…sem bugs…sem travamentos fantásticos…sem…ufa…etc…
" NetBeans na cabeça e os pés no chão...."
Abraços…e espero a réplica…
Eh a galera do netbeans descobrindo as maravilhas que o Eclipse suporta a decadas 
Rafael
Rafael,
O quê por exemplo e sem plugins ok…, vc. pode dar exemplos disso???
8)
PS…Meu time (Santos F.C.) tá uma caquinha, mais o NetBeans não… :twisted:
Willian, nao existe exemplo sem plugins. O Eclipse É todo feito de plugins. Tudo. O Netbeans apenas vem com tudo embutido na distribuicao padrao, enquanto no Eclipse voce tem que pegar algumas coisas por fora.
Eu nao disse que o Nebeans eh ruim, voce que esta sentindo-se acuado ;).
Rafael
Caro Rafael,
Vc. Respondeu o que eu queria, e me sinto feliz com a tua competência e honestidade…, regra que está se tornando uma das qualidades do GUJ.
Abraços…
PS…
" Sinto em vc. uma pequena queda pelo NBens, mais não quer dar o braço a torcer…
:roll: "
Eu uso o netbeans com um skin do Eclipse, mas nao espalha :mrgreen:
Rafael
Comecei a testar o NetBeans a partir dessa versão 4.1 beta, achei bem mais rápido que o Eclipse, tanto na inicialização quanto no code-completion.
Uma coisa que sempre me incomodou no Eclipse são as paradas que ele dá de vez em quando (deve ser o GC rodando), ainda não vi isso com o NB.
Achei o Antialiasing do NB ruim, acho que por isso que vem desabilitado. :mrgreen:
Algumas dicas p/ melhorar o uso:
:arrow: Mude todas as fontes para Courrier New, tamanho 13 em todas as categorias. A aparência fica bem melhor: fica em Tools -> Options -> Editing -> Java Editor -> Fonts and Colors.
:arrow: Diminua o tempo que leva p/ aparecer o Code completion (eu gosto de 0):
Tools -> Options -> Editing -> Java Editor -> Delay of Completion Window Auto Popup.
:arrow: Mude o Code completion p/ case-insensitive (do jeito original é inútil): Tools -> Options -> Editing -> Java Editor -> Case Sensitive Code Completion.
Nos próximos dias irei usá-lo para meus estudos, vamos ver se mudo de vez. Quem tiver mais dicas de como melhorar seu uso, aceito sugestões.
Ola pessoal… não gosto de entrar nesta briga… mas lah vou eu!!
Uso o NetBeans a anos e gosto muito dele. Não troco ele pelo Eclipse, apenas de existirem facilidades não encontradas na ferramenta que uso. É questão de GOSTO!!! Então, por favor, não há necessidade de discutimos algo tão trivial, já que a melhor ferramenta é aquela a qual você melhor trabalha.
Tenho artifícios para supi alumas necessiddes da ferramenta, como gravar macros personalizadas, a questão de teclas de atalho é totalmente (100%) modiicável, etc…
A última versão (4.1) está muito melhor, incomparável com a versão 3.x.
[]'s
E a conclusão da história eh???
Faz o seguinte, vâmo todo mundo usar vi?! :mrgreen:
VI???
Mas o EMacs é muito melhor que VI!!!
Sugestão:
Vamos abrir um post para comparar o VI e o Emacs!!
Diogenes, me desculpe pela brincadeirinha que fiz em cima!!!
Sim, concordo!
Sim, concordo também!
Se você não gosta desta briga, então por que você puxou sardinha para o Netbeans??? Você deve estar se perguntando:
-Mas onde puxei sardinha???
Resumão: Não a nada de errado em puxar sardinha para uma IDE. É que na realidade todo mundo gosta de uma boa briga, assim como você. As comprações são inevitáveis, e ao mesmo tempo são muito contrutivas para que de uma forma essas ferramentas continuem sempre evoluindo! No mercado sempre haverá espaço para NetBeans e Eclipse, apesar de todo mundo gostar mais de eclipse :lol: !!!
Eu ainda gostaria de ver um post onde nossos avós debateram sobre qual editor de texto é melhor:
VI x EMACS
Nao! Emacs! Emacs emacs emacs! :mrgreen:
Mas, falando serio, nao tem conclusao. Cada um usa o que convem, e pronto 
Gente eu começei a discussão e " apesar da bronca maior, não ter sido publicada tudo bem...", eu resolvi fazer Yoga e meu mestre " Severino" mandou eu repetir o seguinte choan....
" Pensei em parar de usar o NetBeans 4.1, mas eu sou brasileiro e não desisto nunca! "…
" Pensei em parar de usar o NetBeans 4.1, mas eu sou brasileiro e não desisto nunca! "…
E como na vida somos um eterno aprendiz, sinto que o grupo sempre esteve e vai estar cada vez mais unido e, que temos a nossa opinião para discutir, argumentar pq. nós somos profissionais e competentes no que fazemos independente da ferramenta ou etc... e isso é o que importa....
Quando troquei a linguagem que trabalhava pelo Java, senti que seria o caminho certo e continuo seguindo o caminho....e aprendendo graças a vcs. e isso eu tenho que agradecer sempre....e dizer obrigado.....a todos...

fora que esses dias queria programar algo em C/C++ e só precisei instalar o CDT no Eclipse. Acabou… tenho uma ferramenta para duas linguagens… 
Tb tem plugin p c/c++ :editado: no NetBeans
eu quis dizer
O netbeans não era nada interessante para aplicações corporativas anteriormente à versão 4.1. Neste caso, o eclipse dava de 200x0, devido ao seus pluguins para tal função (como o lomboz).
Eu utilizo o 4.0 para desenvolvimento desktop, e o considero melhor que o eclipse neste quesito.
Agora, pelo que vejo no site do netbeans, as novidades para o desenvolvimento J2EE são pra lá de empolgantes, como se vê em
http://www.netbeans.org/kb/41/quickstart-j2ee.html, além do suporte ao desenvolvimento visual de aplicações J2ME, como se vê em http://www.netbeans.org/kb/41/quickstart-mobility.html.
Bem, esperemos… 
Sim, puxei sardinha pro Netbeans sim, mas por questão de gosto. Até uso o eclipse, mas casos muito específicos, e só pra constar, não tenho nada contra o Eclipse, apenas não consigo usa-lo, por questões de uso, ou mesmo, costume.
[]'s
O problema que qdo vc se acostuma com o Eclipse, vc começa a ver um mundo diferente… melhor… plugado…
Talvez seja por causa da influência exercida pelo Green Peace! :mrgreen:
Relato Real:
Em uma análise de desempenho e produtividade entre o eclipse 3.0 e o netbeans 4.0 para desenvolvimento de uma aplicação J2EE foram encontradas grandes dificuldades em setar o plugin Lomboz. Foram 4 dias inteiros sem conseguir setar o ambiente, isto é, sem conseguir rodar um “hello world”. Em contrapartida, na utilização do netbeans a produtividade foi imediata. O fato dele vir com um tomcat interno ajudou muito. Nas questões de refactoring e gerenciamento de arquivos e deploy os dois são muito similares, a não ser que o deploy no eclipse é gerenciado pelo plug-in e não pela própria ide.
Devido a isso foi escolhido o netbeans para o desenvolvimento.
Lisandro Alavez Pacheco
Coordenador Técnico.
Relato Real:
Em uma análise de desempenho e produtividade entre o eclipse 3.0 e o netbeans 4.0 para desenvolvimento de uma aplicação J2EE foram encontradas grandes dificuldades em setar o plugin Lomboz. Foram 4 dias inteiros sem conseguir setar o ambiente, isto é, sem conseguir rodar um “hello world”. Em contrapartida, na utilização do netbeans a produtividade foi imediata. O fato dele vir com um tomcat interno ajudou muito. Nas questões de refactoring e gerenciamento de arquivos e deploy os dois são muito similares, a não ser que o deploy no eclipse é gerenciado pelo plug-in e não pela própria ide.
Devido a isso foi escolhido o netbeans para o desenvolvimento.Lisandro Alavez Pacheco
Coordenador Técnico.
Realmente o Eclipse pecava ou ainda peca nesse quesito, mas o WebTools veio pra suprir essa necessidade e pelo jeito vai conseguir ao nivel do Eclipse. Apesar dele ainda nao ter uma versao final ja to usando ele e ta bom demais.
Essas dificuldades com ele nao existem pois tu pode baixar ele com eclipse ja instalado.
Ps.: Nao sei quando foi feito o teste, mas 4 dias é muita coisa pra instalar um plugin.
]['s
Uso o Netbeans deade a versão 3.6 Esta versão 4.1 promete, tem tudo que (eu) preciso para trabalha, acho simples, fácil de usar, intuitivo…
Mas realmente, IDE não adianta muito se você não melhorar, dia após dia, as suas práticas de programação. Afinal de contas, creio que a maioria aqui aprendeu a programar com Notepad. IDEs servem para acelerar nosso trabalho e tornar o processo de desenvolvimento menos penoso através de dezenas de vantagens. Portanto eu acredito que a escolha da IDE é um ponto secundário e profundamente pessoal. Gosto é que nem C…
Uma coisa que me irrita muito é a famosa “white toolbar of death” do eclipse… pô… toda hora aquela porcaria trava!!!
Hahaha… mas uso eclipse a 1 ano mais ou menos… acho mto bom(fora a white toolbar) :mrgreen:
Mas o pessoal aqui tá querendo migrar pra NetBeans, vamos ver se o trem é baum! 
Pessoal, apanhei muito do ant/antenna no eclipse com eclipseME e não saiu nada. Eu sei que a culpa foi minha (foi mesmo?) de não ter dado conta do recado.
Se me perguntarem prefiro o wtk pra compilar meus projetos em j2me.
Bem, daí eu fui instalar o netbeans 4.1-beta pra ver qualé que é a dele com o mobility pack.
Acontece que durante a instalação quando está em 8% ele sempre trava (executando o storage builder ). Tentei duas vezes até agora. Nada.
E quando eu cancelo ele dá a tela de erro que está em anexo.
A máquina tem 128 de RAM e este é o único ponto ao meu ver em que ela deixa a desejar no hardware. E windows XP como SO.
Bom, aí fica a dúvida: Como opinar sobre as ide’s???
Bem que eu queria testar o netbeans… vou tentar lah em casa. Se instalar eu testo.

Eu estou desenvolvendo com Java ha apenas 1 ano, mas tenho 15 anos de desenvolvimento com C/C++, VB, VB.NET (argh!) e PHP. Eu acredito que ferramentas não são nada sem conhecimento, habilidade e criatividade.
Porém, ferramentas são necessárias, e muito, principalmente quando se fala em produtividade. Nos últimos 12 meses eu testei Eclipse, NetBeans e JDeveloper, tanto em ambiente Windows como Linux. Minha escolha: Netbeans - por vário motivos:
- Descomplicação com plugins (versões incompatíveis, ec.).
- Swing puro (defendemos ou não a tecnologia?).
- Interface mais intuitiva (opinião pessoal e de minha equipe tb!).
- Melhor suporte a programação gráfica.
- Melhor suporte a programação web.
O Eclipse tem, de fato, recursos fantásticos; porém o Netbeans 4.0 já possui a maioria deles também (ser o primeiro não significa que será sempre o melhor).
E se a vantagem são os plugins, no site Netbens.org há uma boa lista deles também. Por exemplo, estou usando o plugin UML da Visual-Paradigm para Netbeans e ele é ótimo.
Fica registrado o testemunho. Saudações a todos.
Um pouco mais de lenha nesta fogueira… Netbeans é TIGER COMPATIBLE!
(J2SE 5.0)
[]´s
… assim como o Eclipse, IntelliJ IDEA e tantas outras IDEs 
Rafael
Really? My fault!
I think that only the Netbeans was full J2SE compatible!
Sorry by my bad post 
It´s just a joke. I´m feel bad to answer about my mistake in portuguese.
Ficou pior em ingles, com tantos erros gramaticais (“think that only the Netbeans”, “was full J2SE compatible”, “sorry by my bad” e “I’m feel bad”) 
Nao esquenta. A gente eh chato, soh, mas nao morde 
Yes! 
É rir para não chorar. :oops: :oops: :oops: Não esquento não, como eu disse, foi só brincadeira. Além disso, meu inglês só serve pra leitura mesmo 
Mas, para termiar o expediente… Viva o Eclipse, Viva o Netbeans, Viva a tecnologia Java!
Bye!
Relato Real:
Devido a isso foi escolhido o netbeans para o desenvolvimento.Lisandro Alavez Pacheco
Coordenador Técnico.
Pois é. Acho que sua equipe precisa aprender a usar ferramentas de descompactação (aka WinZip) antes de mexer com Java. Talvez isso ajude na próxima vez: http://www.objectlearn.com/support/docs/installation/install.jsp
Ola
O lomboz realmente eh dificil de instalar pois exige compatibilidade com outros plugins. Porem isto esta bem claro no site deles. Mais de 15 minutos na instalacao eh indicio de que nao leram nada.
[]s
Luca
A discussão está boa!
Bom Eu também utilizo o Eclipse 3.0 com MyEclipse e acho fantástico a integração dessa ferramenta com o Struts. Para falar a verdade é o maoir motivo de Eu estar utilizando o MyEclipse. Porém no NetBeans não vi nada de integração com o Struts, tipo “wizards” que ajudam na configuração do Struts -Config, criação das jsp,forms e actions. Estou falando besteira???
Então fica minha dúvida: Será que compensa perder essa facilidade que o Eclipse/MyEclipse me proporciona???
Caramba…lançaram o Eclipse M6 , para dar mais suporte ao Tiger…No NetBeans num tem disso não…é instalar e Usar…???.
:arrow:
Ricardo Moura,
"Porém no NetBeans não vi nada de integração com o Struts, tipo “wizards” que ajudam na configuração do Struts -Config, criação das jsp,forms e actions. Estou falando besteira??? "
Sim vc. esta falando besteira pq. não experimenta usar o NetBeans 4.1, ler a documentação no site do Jakarta e ver como é a integração NetBeans + Struts.+jsp. e etc..sem plugins viu.......
:twisted: :twisted:
4 dias pra instalar e configurar o Lomboz no Eclipse? O que foi isso? Teste com uma equipe de macacos da Nasa? Ou foi uma equipe de programadores VB?
[]'s
C.sem plugins viu…:twisted: :twisted:
O que voce quer dizer com isso? Voce ja viu como eh a arquitetura do Eclipse? tudo eh plugin, inclusive o core dele. Logo, dizer “sem plugin” eh o mesmo que dizer “nao vale usar o Ecipse para testar as funcionalidades do Eclispe”.
Rafael
Ok…Rafael Steil,
""Logo, dizer “sem plugin” eh o mesmo que dizer “nao vale usar o Ecipse para testar as funcionalidades do Eclispe”. “”
Desculpe foi falta de atenção da minha parte :oops:
eu tava lendo isso… e apesar de não ser mestre EM JAVA resolvi dar minhas dedadas aqui…
eu acho que quando se fala em COMERCIAL se quer mesmo é resultados…
é como disseram lá em cima…
“se a IDE fosse o maior dos nossos problemas…”
eu acho que o Eclipse te obriga a fazer umas coisinhas a mais, gastando uns segundos a mais, e quando se trata de COMERCIAL reforço a ideia de que o que se quer mesmo é o resultado…
O NetBeans parece ser melhor pra J2ee em geral… um exemplozinho é que eu até hoje não consegui fazer um servlet no Eclipse, pq não sei onde estão as bibliotecas…
e,
é isso, eu ainda prefiro meu JDeveloper, tenho mais tempo pra pensar nas coisas que realmente podem me causar problemas…
[por favor se tiver falado merda… alguem ai me xinga…]
Bom… Bastaria voce adicionar o servlet-api.jar (que vem com o Tomcat, Jetty, OCJ4 etc ) no projeto
(Botao direito no nome do projeto -> Properties -> Java Build Path -> Add External Jar)
Nossa, vou fazer um tutorial disso :mrgreen:
Rafael
Olá,
Nao saber onde esta uma API que sera necessário em um projeto é um problema que vai alem da IDE. Acredito que o desenvovledor tem obrigacao de saber o que é preciso para rodar o sistema sem problemas, isso nao é culpa do Eclipse.
Mas pensando bem pode até ser culpa do proprio Netbeans que nao deixa nem seus usuarios saberem quais API’s/JAR’s estao usando no desenvolvimento. Deve ser por isso que temos tantos post nos foruns basico e vancado dizendo.
Quem nunca viu um post assim atira a primeira pedra. :mrgreen:
]['s
Bom…acho que o pessoal tá confundindo “IDE boa” com “IDE pra quem não sabe o que está fazendo”
Realmente, fazer um projeto sem saber as bibliotecas de que ele precisa é osso…é a mesma coisa que sentar num avião e reclamar “pô, eu tenho que puxar o manche??? A decolagem tinha que ser automática também!!”
Eu sempre fui muito fã do Eclipse, desde que vi ele funcionando numa palestra sobre AOP com AspectJ no SBLP 2004 (sim, usando um plugin…a idéia toda é essa).
Já experimentei o NetBeans 3.6 e achei horroroso…mas isso é passado. Por isso, quando ouvi falar que o 4.1 estava tão excelente assim, fui experimentar de novo…e achei muito bom!
Só que como viciado em Eclipse, senti falta de muita coisa que facilita a codificação: Ctrl+1 (QuickFix), warnings pra pacotes não usados, etc…
O Guilherme Silveira é meio testemunha: pra brincar no NetBeans 4.0, eu fiz o Desafio MundoJava da revista nº 10 nele…fiz com pacotes e depois tive que tirar qdo li a seção sobre como submeter trabalhos. Apaguei o pacote no NetBeans, mudei os .java de lugar e tal…e ele não me avisou que o pacote que uma das classes tava importanto não existia mais…coisa que a gente se acostuma do Eclipse, e apanha depois.
Mas fora isso, ele tá muito rapidinho mesmo, e a interface está muito agradável; mas continuo “no escuro”, com meus plugins, e com muito gosto!!
Eu uso IntelliJ IDEA e JDev e estou feliz, se eu tive-se hardware colocaria a maravilhosa IDE JBuilder. 
IDE eh legal, eu uso o Eclipse nu e cru (eu amo o treco do eclipe pra completar codigo sozinho como fechamendo de chaves…)
pq eu sempre gostei de desenvolver td na mao, apesar d com IDE grafica facilitar mto isso, eu gosto mesmo eh d faze td digitando mesmo… eh gosto pessoal, acho q foi o costume de programar HTML, PHP, CSS e Javascript durante 4 anos em bloco de notas 
Com certeza acho melhor o Netbeans. O Eclipse é uma ótima ferramenta, mas esta morrendo nela mesma, pois tem muita gente mexendo e não é projetada para ser uma ferramenta RAD. O usuário deve conhecer vários detalhes para torna o Eclipse um bom ambiente.
Já o Netbeans 4.1, mesmo a sua versão beta é muito superior, principalmente porque já tem todo o ambiente para EJB sem precisar de ANT para depolys automáticos e outras coisas que no Eclipse é uma burocracia. IDE já ´deve ser feita para facilitar e não para fazer o cara perder tempo.
Essa é a minha opinião. Ainda utilizo o Eclipse. Mas já estou utilizando o Netbeans e em breve ficarei com a melhor ferramenta, que para mim é que tornar o meu trabalho mais simples.
Não gosto de perder tempo procurando plugins e pior tendo que ficar estudando uma coisa que muitas vezes nem evolui e pior é descontinuado, como muitos plugins do Eclipse, principalmente quando muda a versão.
Ai ai…olha ond eeu vou amarrar meu bode…
Quem tá mexendo nela de tanta gente assim? Se você pensar desse jeito, Java e J2EE já foram pro buraco, com toda aquela galera do JCP e as diversas implementações…
Ok, entendi que na sua opinião uma IDE RAD é melhor que uma não-RAD. Bom, cada um temo direito de pensr o que quiser, ams RAD por RAD o VB é bem mais que o Netbeans.
Já te ocorreu que eu posso não trabalhar com EJBs?
Ou com Web?
Já te ocorreu que existem plugins para o eclipse que, como o Rafael mencionou, transformam a plataforma eclipse em diversas IDEs, inclusive IDEs RAD?
Exemplos, por favor.
Uma vez me falaram que o IntelliJ IDEA tinha uma versão OS mas não achei, olhei o site lá mas não era nenhuma das três. Todo mundo fica falando que esse troço é legal, eu queria ver como é…

Bom, nao tem versao open source, mas tem um trial. Se voce quer testar, o download eh gratis 
Rafael
Uma vez me falaram que o IntelliJ IDEA tinha uma versão OS mas não achei, olhei o site lá mas não era nenhuma das três. Todo mundo fica falando que esse troço é legal, eu queria ver como é…![]()
![]()
![]()
A versao OS deles tu tem que solicitar via e-mail (nao lembro se tem formulario no site). Eles so liberam se comprovar que sera para uso em projetos OS, estilo as licensas do Jira e do Confluence.
]['s
Caraca… eh mesmo? massa isso!
Rafael
Bem…
Como ja disseram… o melhor eh vc programar onde vc melhor souber… as ides tao ficando niveladas por cima agora isso eh bom 
Mas eu sempre gostei do NetBeans
Enfim
(Ubuntu+NetBeans4.1RC2+MySQL)*mp3³=Trabalho sem problema 
Agora q o nb pelo linux é zilhoes de vezes mais rapido isso n se discute
Opa galera,
Sou novo por aqui, e sou novo em Java, mas vou dar meu pitaco também…
Eu testei tanto o NetBeans 4.0, quanto o Eclipse 3.1M4. Ambos no Linux (Debian e Ubuntu), e a pesar de algumas frustrações iniciais e alguma instabilidade acabei optando pelo Eclipse. Tá certo que o ambiente influenciou, todo mundo aqui usa o Eclipse e sobram dicas de como e quais plugins instalar… eu dou dicas de linux pro pessoal de desenvolvimento e eles retribuem com dicas de Java 
Estou começando a dar meus primeiros passos com WebApplications, e até agora vinha usando o Lomboss e o TomcatPlugin… Mas abandonei os dois quando vi o WebToolsPlatform. O troço é animal, ele te lista todos os servlets e respectivos mapeamentos, tem um editor de JSP e *ML muito, mas muito bom, e ainda permite separar teus projetos por Ambiente (1.3, 1.4, 5.0) e por servidor ( Tomcat 4, 5.0, 5.5, JBoss, WebLogic …). Tem um monitor de TCP/IP e HTTP que não deve nada ao do NetBeans, além de fazer o deployment em servidores locais ou remotos!!! Muito maneiro mesmo, só falta entender direito como funciona. 
Quanto ao NetBeans… o que eu posso dizer? É uma ferramenta muito poderosa também, mas falta alguma coisa. Não sei se são as toneladas de plugins, ou o code-completion milagroso, ou ainda as mensagens de erro que corrigem teu código magicamente… só sei que pra mim, melhor que o Eclipse ainda não tem.
Depois de tantas paixões expostas, registro as minhas:
Linux + J2SE 1.5 + Tomcat + MySQL + Netbeans = :thumbup:
[ ]´s
Ops…
Onde se lê 1.5 leia-se 5.0 :oops:
"Eu já pensei em parar de usar o NetBeans 4.1, mas eu sou brasileiro e não desisto nunca! "

Depois que compraram uma licenca do IntelliJ nunca mais cheguei perto do netbeans … mesmo tendo ele instalado na minha maquina …
Agora eu estou dividido entre o Eclipse e IDEA …
Caro scottys0,
Dei uma olhada nas fotos muito legais, agora estar indeciso quanto ao IntelliJ ou Eclipse. Vc… é uma cara inteligente é IntelliJ na cabeça e nem se fala mais no assunto…ou vc. quer ficar maluco de tanto instalar plugins que fazem a mesma coisa.
:evil:
Depois que compraram uma licenca do IntelliJ nunca mais cheguei perto do netbeans … mesmo tendo ele instalado na minha maquina …Agora eu estou dividido entre o Eclipse e IDEA …
Po cara, se você tem uma licença do IntelliJ, não existe dúvida nenhuma, é 100% IntelliJ IDEA, the most intelligent IDE for Java ($$$).

o netbeans, na minha opinião, é bem mais estável para desenvolvimento jsp\servlet\tomcat… todos os plugins do eclipse que eu testei até hj, nenhum funcionou 100%,ou não da deploy direito, ou não reconhece taglibs, ou não mapeia os servlets corretamente…
o problema que o editor de código java do Eclipse é beeeeeeeeem superior ao do netbeans… sem falar nos plugins para hibernate\ww\etc…
Eu simplesmente nao consigo entender o povo que usa plugin pra fazer deploy e configurar o web.xml. Eh totalmente anti-produtivo isso. A coisa mais facil que existe eh apontar o contexto do server para o diretorio do projeto, e pronto. Sem perder tempo e paciencia gerando jar, war, ear e restartando o server milhares de vezes.
Rafael
ok ok… fazer deploy em desenvolvimento é improdutivo, mas gerar os mapeamentos do web.xml é um pé…
Usando um framework tipo Struts, WebWork, Tapestry ou o que seja, voce so mexe no web.xml uma ou duas vezes, entao qual o problema? 
o problema é que eu não estou usando struts, WW, Tapestry ou o que seja 
mas bah, vou usar o WW mesmo…
(Eclipse e NetBeans) ??? produzem sistemas macarrônicos e péssimos!!!
diretamente do pré sal … escavou em rsrs … ainda pra falar groselha … cada ummm
hauhauahu pelamordedeus…
use o notepad pra “produzir” o sistema